Série mostra como tendências tecnológicas podem ser aplicadas em empresas

Inteligência artificial, realidade virtual, big data e internet das coisas são recursos que já podem ser utilizados por empresas brasileiras de todos os portes. Pensando nisso, a escola digital de empreendedorismo meuSucesso.com lançou, na segunda-feira (27), a série Trends (tendências, em inglês), gravada com especialistas do Vale do Silício, nos Estados Unidos. O evento ocorreu no Cinépolis do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, com a exibição de um documentário que introduz o conteúdo da série, seguido de um debate sobre como empreendedores brasileiros podem explorar estas tecnologias.

Um dos temas abordados, a inteligência artificial, remete aos filmes de ficção científica, mas já tem aplicações muito mais práticas do que costumamos pensar. Ela é a responsável por gerenciar chatbots de atendimento ao público, por exemplo, que poupam tempo e investimentos em uma ampla infraestrutura de atendimento ao cliente. Muitas empresas trabalham apenas oferecendo esse recurso para e-commerces.

“A inteligência artificial trouxe uma capacidade de processamento de dados nunca vista antes. É possível analisar um volume imenso e fazer previsões a partir disso”, contou Vicente Carrari, gerente de negócios dos segmentos de indústria, educação e governo do Google, durante o evento. Ele usa como exemplo o mercado de educação: a inteligência artificial pode ser utilizada para analisar as razões que levam à evasão de alunos de forma até mais assertiva do que um questionário respondido pelos próprios estudantes.

A velocidade das transformações, democratização do acesso à informação e a necessidade de preparar sua empresa para o futuro foram alguns dos temas debatidos. “É essencial para o empreendedor de hoje experimentar as novas tecnologias, sentir o que podem fazer. Estamos em um estágio em que elas se tornaram acessíveis, você não precisa desenvolver do zero”, ressaltou Fernando Lemos, vice-presidente da Oracle.

Para Sandro Magaldi, CEO do meuSucesso.com, esse debate é essencial para alertar os empreendedores do país e dar a eles dimensão do que já está sendo feito por aqui. “A velocidade das mudanças hoje é impiedosa. Mas a boa notícia é que as transformações são tão profundas que todos estamos no mesmo barco. É como se o jogo tivesse zerado. Há muitos desafios à frente, mas também oportunidades incríveis”.

A série Trends é composta por cinco episódios, além do documentário exibido durante a pré-estreia no cinema. A primeira parte já está disponível na plataforma do meuSucesso.com. Todos os episódios serão acompanhados de um talk show com um especialista brasileiro, que vai falar sobre a aplicabilidade na realidade nacional de cada conceito abordado durante o estudo.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *