Serviços essenciais estão no topo do ranking de reclamações do Procon

327c1498-14f0-44c1-bfe6-67dd0da53cb8

O Procon Caruaru realizou o balanço de atendimentos do ano de 2015 e ranqueou os três campeões de reclamações. Na relação traz: em 1° lugar os assuntos financeiros, a exemplo das instituições bancárias, segurados e cartões de crédito; em 2° lugar os serviços essenciais, onde se encaixam a Compesa, Celpe, entre outros; e em 3° ficaram os produtos, que são os eletroeletrônicos e móveis.

Durante todo o ano foram atendidas 13.263 pessoas na unidade do Procon Caruaru, dessas 98% dos casos tiveram resolução. No estado de Pernambuco a unidade se destaca como o maior número de atendimentos e é o Procon que tem maior índice de resolução no Brasil. “Em nosso atendimento recebemos as mais diversas queixas. Normalmente as pessoas já chegam bem chateadas, pois tentam contato com as empresas para resolver, mas não conseguem retorno. Nosso papel é mediar a solução mais justa para todos, sempre tendo como base o Código de Defesa do Consumidor”, destaca o diretor do Procon, Adenildo Batista.

O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor – Procon, é um órgão que disponibiliza de forma gratuita para a população técnicos para mediar situações em que há descumprimento do Código de Defesa do Consumidor, tanto no setor de produtos, quanto no de serviços, com as mais diversas características. Entre as principais funções, podemos destacas as seguintes: manter a harmonia nas relações de consumo; defender os consumidores de possíveis danos causados ou oriundos das relações de consumo; registrar reclamações de consumidores; educar e orientar sobre o consumo adequado de produtos e serviços; fornecer informações aos consumidores sobre os seus direitos e deveres; proteger o consumidor e garantir justiça na efetivação de seus direitos.

As pessoas que precisarem do Procon devem ir até o Centro Administrativo da Prefeitura, que fica na avenida Rio Branco, n° 315, Centro. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *