Sesc Arcoverde movimenta a 4º edição da Mostra de Artes Geraldo Barros

DSC_1587

A produção artística de Arcoverde e região tem o Sesc como um grande parceiro. A Unidade dispõe, por exemplo, de um grupo de teatro que se apresenta em várias cidades e vem formando novos talentos a cada ano. Para estimular ainda mais a produção cultural da cidade e da região e incentivar as novas gerações a entrarem no mundo das artes, o Sesc Arcoverde apresenta a 4ª Mostra Geraldo Barros até o domingo (17/09).

A grade, que traz espetáculos de teatro e apresentações de musicais, foi aberta na tarde desta terça-feira (12/09), às 16h, na área externa do Teatro Geraldo Barros, com uma apresentação do Boi Diamante, que faz parte de um dos segmentos de expressões populares da cidade. Depois, teve Gleison Luis Nascimento e o Núcleo de Literatura do Sesc Arcoverde apresentando o projeto Ideias Poéticas, iniciativa do Laboratório de Autoria José Rabelo de Vasconcelos. No encerramento do primeiro dia, o Grupo Decripoloutotepou subiu ao palco do Teatro com a montagem “Cordelina”.

Nesta quarta-feira (13/09), as atividades tiveram início às 10h com o espetáculo “Um conto aqui, outro acolá”, com a Tropa do Balacobaco, no Teatro Geraldo Barros. À tarde, a partir das 17h, a Tropa apresenta o lançamento do gibi ”Re-Te-Tei”, no Espaço Escadaria e no Teatro. Às 20h, Maycon Nazário leva o show musical “Azeviche” para o palco do Geraldo Barros.

“A Mostra Geraldo Barros é realizada anualmente com ações pautadas na fruição e apreciação estética, experimentação e ampliação das discussões artísticas, reconhecendo o artista local como protagonista deste projeto. Também incentiva sua permanência e excelência na arte, possibilitando diálogos entre grupos locais, num processo constante de manutenção e geração de novos públicos”, explica Pedro Gilberto da Silva, professor de Artes do Sesc Arcoverde.

A primeira atividade da quinta-feira (14/09) começa às 10h e é uma iniciativa do Cineclub Locomotivo. Será exibido no Teatro o filme “Abril e o mundo extraordinário”, Christian Desmares e Franck Ekinci, indicado ao César de Melhor Animação em 2016, prêmio considerado o Oscar do cinema francês. Às 17h, no Espaço Escadaria, tem Capoeira, Maculelé e Samba de Roda, com o Grupo Cultural de Capoeira Regional Ginga Brasil. Encerrando o dia, às 20h, os alunos do Grupo de Teatro do Sesc da cidade apresentam a peça “Luzia no Caminho das Águas” com texto de Alexsandro Souto Maior.

Já na sexta-feira (15/09), o Teatro volta a receber uma sessão de cinema. Desta vez, o projeto Cine Sesc traz o filme “O mundo dos Pequeninos”, do cineasta japonês Hiromasa Yonebayashi, às 10h. À tarde, a partir das 16h, tem o som do Hip Hop com a turma do Cordel de Vagabundo & Bodecrew. Às 17h, é a vez do Afoxé Obá Ayê ser apresentado pelo Grupo Obá Ayê. As atrações vão movimentar o Espaço Escadaria.
No dia seguinte (16/09), o Grupo Pé de Vento encena o espetáculo “Contos que Voam”, no Teatro Geraldo Barros, às 10h. Na sequência, os alunos da Escola Noé Nunes Ferraz apresentam o espetáculo “O Barquinho”. Às 16h, tem o grupo de dança da Casa da Juventude com “Four Skay” no Espaço Escadaria. O Teatro Geraldo Barros volta a ser ocupado às 17h, desta vez pelos alunos da Escola Monsenhor José Kerhley. Eles vão apresentar a peça “Reis Andarilhos”. Às 20h, o público confere o pocket show “De que lado você Samba” com Juliana Vieira.

No último dia da Mostra de Artes Geraldo Barros (17/09), a grade tem início às 16h com a Associação Trupe Garimpeiros da Arte e a Associação Boi Maracatu. Será apresentado o espetáculo “Caboclinho de Jurema e uma encenação dos personagens Mateus e Catirina”, na área externa do Teatro. Às 17h, o grupo Teatro de Retalhos encena a montagem “Malassombro”. O encerramento acontece às 20hcom o pocket show “Versões”, comandado por Tiago Cordeiro.

Serviço
4ª Mostra de Artes Geraldo Barros do Sesc Arcoverde
Data: até 17 de setembro de 2017
Local: Sesc Arcoverde – Rua Capitão Arlindo Pacheco, s/n, Centro

Programação
Quarta (13/09)
17h – Lançamento do gibi ”Re-Te-Tei”, com a Tropa do Balacobaco (Espaço Escadaria e Teatro Geraldo Barros)
20h – Show musical “Azeviche”, com Maycon Nazário (Teatro Geraldo Barros)

Quinta (14/09)
10h – “Abril e o mundo extraordinário”, Christian Desmares e Franck Ekinci, iniciativa do Cineclub Locomotivo (Teatro Geraldo Barros)
17h – Capoeira, Maculelé e Samba de Roda, com o Grupo Cultural de Capoeira Regional Ginga Brasil (Espaço Escadaria)
20h – “Luzia no Caminho das Águas”, texto de Alexsandro Souto Maior, com os alunos do Grupo de Teatro do Sesc Arcoverde (Teatro Geraldo Barros)

Sexta (15/09)
10h – “O mundo dos Pequeninos”, de Hiromasa Yonebayashi, iniciativa do projeto Cine Sesc (Teatro Geraldo Barros)
16h – Hip Hop, com o Cordel de Vagabundo &Bodecrew (Espaço Escadaria)
17h – Afoxé Obá Ayê, com o Grupo Obá Ayê (Espaço Escadaria)

Sábado (16/09)
10h – “Contos que Voam”, com o Grupo Pé de Vento (Teatro Geraldo Barros)
11h – “O Barquinho”, com os alunos da Escola Noé Nunes Ferraz (Teatro Geraldo Barros)
16h -“Four Skay”, com o grupo de dança da Casa da Juventude (Espaço Escadaria).
17h -“Reis Andarilhos”, com os alunos da Escola Monsenhor José Kerhley (Teatro Geraldo Barros)
20h -Pocket show “De que lado você Samba”, com Juliana Vieira (Teatro Geraldo Barros)

Domingo (17/09)
16h – “Caboclinho de Jurema e uma encenação dos personagens Mateus e Catirina”, com a Associação Trupe Garimpeiros da Arte e a Associação Boi Maracatu (área externa do Teatro Geraldo Barros)
17h -“Malassombro”, com o grupo Teatro de Retalhos (Teatro Geraldo Barros)
20h – Pocket show “Versões”, com Tiago Cordeiro

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *