Sesc Garanhuns realiza oficinas culturais durante o Festival de Inverno

O Sesc Garanhuns realiza de 22 a 25 deste mês as oficinas de Dança Afro Contemporâneo e de Dança dos Orixá Dança dos Orixás, ambas com todas as vagas preenchidas, e as de Fantoches de papel e de Brinquedos Afro, que não precisam de inscrição prévia. As ações fazem parte da programação montada pela unidade para a 28ª edição do Festival de Inverno.

As turmas de dança serão ministradas na Sala de Dança do Sesc Garanhuns, localizado na Rua Manoel Clemente, 136, no Centro. A oficina de Fantoches de Papel e a de Brinquedos Afro serão no polo Praça da Palavra Raimundo Carrera, localizada na Praça Souto Filho.

A oficina de Fantoches de Papel acontece neste domingo (22/7), a partir das 15h, e a de Brinquedos Afro será na segunda (23/7), a partir das 11h. Ambas as turmas serão acompanhadas pela assistente administrativa da biblioteca do Sesc Ler São Lourenço da Mata, Thays Meirely.

Já a oficina de Dança Afro Contemporâneo acontece no domingo (22/7) e na segunda (23), a partir das 13h. A turma será acompanhada pelo bailarino recifense Orum Santana e tem como proposta oportunizar vivências de dança afro, numa investigação criativa e contemporânea que dialogue com as tradições da cultura negra de matriz africana a partir de métodos de criação.

A de Dança dos Orixás será conduzida na terça (24/7) e quarta (25/7), a partir das 13h, pela bailarina, coreógrafa e professora pernambucana de dança contemporânea e popular Anne Costa. Ela apresentará um estudo prático-teórico das danças de matriz africana, mais precisamente, das danças dos Orixás, considerando que seus aspectos estéticos e técnicos são suporte para infinitas escrituras contemporâneas. Estas aulas de dança afro reúnem aspectos simbólicos e energéticos dos Orixás Oxum, Xangô, Ogum e Oyá, com elementos da contemporaneidade.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *