Sulanca passará a operar em jornada dupla

Foto Leonardo Cícero (53)

Pedro Augusto

O melhor período do ano em termos de vendas para a Feira da Sulanca, no Parque 18 de Maio, em Caruaru, chegou e, em 2017, uma novidade será posta em prática com o objetivo de alavancar ainda mais a lucratividade da força motriz da economia local. Deste fim de semana até o próximo dia 24, quando o país estará vivenciando a véspera do Natal, a Sulanca terá expediente duplo, ou seja, funcionará tanto nos domingos como nas segundas-feiras. As comercializações irão começar às 6h.

No intuito de ouvir as opiniões dos principais personagens da Sulanca, VANGUARDA esteve conversando, na manhã da última segunda-feira (20), nos setores do complexo, com diversos comerciantes e consumidores. No âmbito geral, os populares consultados pelo periódico se mostraram otimistas quanto à abertura seguida do local. Entretanto, VANGUARDA também encontrou quem não está tão confiante assim com a mudança aplicada – esta será a primeira vez na história da cidade que a feira funcionará num fim de ano no período de dois dias a cada semana.

Proprietário de dois bancos no setor da antiga Fundac, Omeres Moura foi um dos sulanqueiros a questionarem o incremento no número de datas. “A Sulanca não possui demanda suficiente para funcionar em dois dias com as vendas elevadas mesmo numa época de fim de ano. Pelo menos em minha opinião, essa medida não será nos próximos anos. É claro que toda tentativa para aumentar o faturamento é sempre válida, ainda mais numa época de crise, mas não estou tão otimista!”, disse.

Quem compartilha do mesmo pensamento de Omeres é o feirante do setor da Brasilitt, Lourinaldo Toritama. “Comercializo os meus vestuários há mais de 25 anos neste local e posso afirmar que a Sulanca só terá movimentação redobrada em apenas um dia. Eu mesmo só virei para cá com as minhas mercadorias nos domingos confirmados, porque tenho certeza de que as segundas serão mortas em termos de vendas. Tanto a crise econômica como a seca prolongada prejudicaram bastante os bolsos dos compradores e ainda não se há tantas previsões otimistas”, analisou.

A inclusão de mais datas de operação da Feira da Sulanca num período de fim de ano foi discutida e aprovada, conforme ressaltou a ASC (Associação dos Sulanqueiros de Caruaru), através de assembleia e pesquisa realizadas com a categoria. A mudança também acabou sendo a pauta principal, por várias vezes, de reuniões do Comando Presente, que conta com a participação não só desta associação, mas também das demais entidades ligadas à manutenção das feiras. Assim que a medida recebeu o aval do Comando, ela foi encaminhada para a Prefeitura de Caruaru, que também a avaliou e decidiu liberá-la.

Diferentemente dos feirantes citados, o presidente da ASC, Pedro Moura, está certo de que a novidade possibilitará o incremento da lucratividade do local. “Apesar de Caruaru não possuir tradição de realizar a Sulanca em dias seguidos, acreditamos que esta abertura consecutiva expandirá as vendas do espaço, já que facilitará as vidas não só dos comerciantes como também dos consumidores. Até porque, se os primeiros venderem tudo nos domingos, eles não precisarão se deslocar para cá nas segundas, e se os últimos não tiverem oportunidade de fazerem as suas compras nos domingos, contarão com toda comodidade das segundas. Ou seja, todos só têm a ganhar!”, afirmou.

É o que também aposta a autônoma Maria José Vieira. Compradora assídua dos produtos da Feira da Sulanca, ela elogiou a iniciativa de todos os envolvidos. “Agora, poderei fazer as minhas compras com tranquilidade não só aqui, mas também no Moda Center de Santa Cruz de Capibaribe. Antigamente, a correria era grande e tinha de optar por uma das feiras para adquirir as mercadorias. Tem muito feirante que reclama de tudo e acaba não se colocando nos lugares dos clientes. Se depender de mim, esta mudança dará certo.”

Local contará com mais segurança

O espaço terá mais segurança. Pelo menos é o que está prometendo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, através do incremento nos efetivos de suas corporações. Com a chegada na cidade do Biesp (Batalhão Integrado Especializado de Policiamento) e do Grupo Tático Aéreo, somada às atuações do 4º Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil, a SDS espera, enfim, reduzir o número de ocorrências criminais que vinham aumentando a cada ano na Sulanca.

De acordo com o capitão da PM, Marx Pessoa, a corporação se encontra com o planejamento pronto para ser efetivado já a partir deste domingo. “O espaço contará com policiais a mais em relação aos últimos anos e não temos dúvidas de que atenderemos as expectativas de quem irá vender e de quem irá consumir neste período. Apesar de passarmos a operar em dias seguidos, não acreditamos que haverá dificuldades, porque contaremos com os reforços do Biesp e do GTA. Ou seja, a população pode ficar tranquila, porque as atividades da Feira da Sulanca ocorrerão com a segurança que ela merece.”

Aberturas devem aumentar fluxo de lojas

Conforme já foi amplamente divulgado pela Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, haverá feiras neste fim de ano nas seguintes datas: 26 e 27 de novembro, 3, 4, 10, 11, 17, 18 e 24 dezembro. A confirmação de expediente também aos domingos deverá alavancar as vendas das lojas do Centro, que já se encontram habituadas a abrir as suas portas durante a época de fim de ano neste dia específico.

Foi o que destacou o Sindloja (Sindicato dos Lojistas de Caruaru), através de seu presidente, Alberes Lopes. “Todo comércio de Caruaru possui uma influência forte da Feira da Sulanca e o Sindloja acredita que esta novidade poderá contribuir para com a elevação das vendas nas lojas. A nossa entidade aposta que a abertura conjunta entre ambos os setores proporcionará efeitos positivos para o varejo local. Também é necessário destacar que as lojas que decidirem abrir nos próximos domingos terão de cumprir com o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho”, alertou Alberes.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *