Tubulação de cobre é opção eficiente na hora de construir e reformar

A variedade de tecnologias para o aquecimento da água, com o uso da energia solar, elétrica e do gás, popularizou o conforto de ter água quente nas torneiras de casa. Nos novos empreendimentos, a comodidade deixou de ser um diferencial, e na modernização do imóvel, passou a ser prioridade. O encanamento para condução da água quente nas residências, no entanto, requer a atenção de quem está reformando ou tem planos de modernizar o imóvel. Isso porque as tubulações hidráulicas precisam ser adequadas para condução da água com segurança e eficácia.

Nessa escolha, a preferência deve considerar a durabilidade do material, a resistência à pressão e a temperaturas elevadas, características das tubulações de cobre, que ainda têm a vantagem de não sofrer deformações ou acúmulo de resíduos sólidos em suas paredes. “Por ser um metal e ter excelente condutividade térmica, o cobre evita a perda de calor da água, conservando-a quente no interior da tubulação até a saída”, afirma Antônio Maschietto, diretor executivo do Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre). Segundo ele, o metal se funde a 1083°C, de forma que a água e o vapor quentes não causam qualquer dano às tubulações.

“As tubulações de cobre possuem extensa vida útil, facilitam as instalações de água e gás e requerem manutenção mínima. O metal também é muito resistente à ação da cal, areia, do gesso e cimento, materiais comuns em qualquer obra”, esclarece Maschietto. Dependendo da necessidade, os tubos podem ser embutidos ou aparentes e usados para condução de água potável, água aquecida, gás, sistemas de ar-condicionado e de energia solar. O material não racha nem sofre ressecamento, por isso pode ser exposto à ação do sol, chuva, calor ou frio, em ambientes abertos.

Obras que preveem a instalação de lavadora de louças também devem considerar o uso de um duto que não sofra deformações ou rompimentos, pois há despejo de água quente sob pressão nas tubulações. Esse também é o caso de algumas máquinas de lavar com a opção de lavagem com água quente. O encanamento de cobre atende bem a essas exigências e garante a segurança dos usuários. O diâmetro dos tubos de cobre pode, inclusive, ser menor se comparado a de outros materiais, pois sua parede lisa e íntegra não retém sujeira, evitando incrustações e estreitamentos da passagem da água.

“As prumadas de cobre resistem à pressão pelo menos 3,5 vezes mais que o mínimo exigido em norma. Essas tubulações também têm grande resistência quando a pressão aumenta em função de uma parada brusca da água (caso do fechamento de uma válvula de descarga) ou um refluxo (comum quando há misturador de água fria e quente, por exemplo)”, explica Maschietto.

Comparado a outros materiais, o cobre tem ainda uma particularidade: a de ser um material bactericida, fungicida e algicida, isto é, o metal evita a proliferação de bactérias, fungos e algas. Essa característica favorece o uso do encanamento de cobre também para a condução de água potável. Também vale salientar que o cobre atende as exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *