Um público digno de uma época de Carnaval

Pedro Augusto

O projeto Carnaval Caruaru Cultural teve o seu ápice, no último sábado (23), quando milhares de pessoas acompanharam a extensa programação festiva, que foi desenvolvida pela Prefeitura, através da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. De acordo com o levantamento da Polícia Militar de Pernambuco, ao todo, 50 mil foliões – moradores da Capital do Agreste e de municípios circunvizinhos – circularam pelos sete polos de animação do evento, que se encontravam instalados no Centro. Dentre eles, destaques para o Pedro Sucata, o Inclusão na Folia e o Estação Folia.

Durante a maratona de apresentações artísticas, que estavam sendo promovidas nos seus devidos lugares, a multidão presente foi convidada a entrar na festa sob os ritmos contagiantes do frevo, do maracatu, do coco de roda e do rock.

Morador de Gravatá, no Agreste do Estado, onde as manifestações culturais também costumam ser valorizadas, o casal Maurício e Ana Luisa Silva se mostrou encantado com a qualidade das atrações do Carnaval Caruaru Cultural. “Meu amigo, esta é a primeira vez que venho a Caruaru no período de pré-carnaval, e posso te dizer que, a partir de agora, não deixarei mais de vir para cá nesta época do ano. A cidade está de parabéns pelo o que ofereceu hoje (último sábado). Caí no frevo e agora estou acompanhando o rock do Eddie”, comentou Maurício.

Foliã de carteirinha desde a infância, Ana Luisa chamou a atenção para a organização do evento. “Percebi vários acessos com o serviço de revista da Polícia Militar. Isso foi muito bom, porque propiciou uma maior sensação de segurança a todos nós. Praticamente não vi nenhuma briga ou tumulto nos polos pelos quais circulei, o que é para se bater palmas, em tempos de violência desenfreada. No próximo ano, não só estarei aqui com o meu marido, mas convidarei mais pessoas para vir para cá. Caruaru me mostrou que não possui somente São João, ou seja, Carnaval também é excelente por aqui!”, elogiou.

O desempenho elogiável do Baile Municipal, que foi realizado no último dia 15, na Arena Caruaru, abriu os caminhos do sucesso da edição 2019 do Carnaval Caruaru Cultural. Para a prefeita Raquel Lyra, que esteve à frente de todo processo de desencadeamento do projeto, os caruaruenses mais uma vez demonstraram que também gostam de cair na folia em sua terra natal.

“O espírito do Carnaval e da cultura popular está também aqui no povo de Caruaru. Juntamente com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, demos segurança e uma festa tranquila. Vamos trazer para o calendário de Caruaru os festejos do Carnaval, fazendo a maior prévia do Interior do Estado, que já estamos fazendo”, ressaltou.

Bastante orgulhoso também com o resultado do Carnaval Caruaru Cultural, o presidente da FCTC, Rubens Junior, enalteceu a força da Capital do Agreste no tocante à realização de eventos. “Caruaru vai se mostrando para Pernambuco como um polo carnavalesco que estava só adormecido, que precisava de um incentivo. O incentivo foi dado com a participação popular, pois a festa é feita pelo povo, feita pelos blocos carnavalescos, cada um fazendo a sua alegria. De 2018 para 2019, tivemos um aumento de mais de 100% de blocos carnavalescos nas ruas de Caruaru, durante esse período que se faz a semana pré-carnavalesca. Quem não veio perdeu, mas próximo ano tem mais, porque a tendência é que o Carnaval de Caruaru cresça cada vez mais.”

FISCALIZAÇÃO

A dedicação dos fiscais da secretaria de Ordem Pública foi notória. Aproximadamente uma tonelada em garrafas de vidro foi recolhida, todo material apreendido foi destinado para reciclagem. Identificados de colete verde, os fiscais da Ordem Pública atuaram zelando pelo bem estar de todos, preservando o direito de ir e vir da população, além do ordenamento do comércio de ambulantes.

SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Caruaru considerou tranquilo os atendimentos de saúde durante as festividades. Não foi registrada nenhuma ocorrência ou atendimento relacionado a agressões físicas. Todos os atendimentos foram dentro do esperado para eventos com grandes aglomerações.

PM

Assim como os demais órgãos, a Polícia Militar realizou balanço em relação à série de eventos ocorrida no último sábado. Segundo a PM, oito controles de acessos para abordagem policial estiveram funcionando durante a data, com a atuação de centenas de policiais. Foram apreendidos pela corporação: 11 pedras de crack, seis cigarros de maconha, duas porções de cocaína, bem como porções de loló. Ao todo, 35 suspeitos foram autuados pela prática de delitos, como tráfico de drogas, importunação ao pudor e agressão física. “Consideramos o evento tranquilo com a presença de mais de 50 mil foliões”, ressaltou o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Geovani Augusto.

Tambores de Caruaru ocorreu na noite anterior

Uma noite coroada com o toque percussivo dos tambores foi como terminou, a sexta-feira (22), no Marco Zero, em Caruaru – data que antecedeu o ponto alto do Carnaval Caruaru Cultural. O evento Tambores de Caruaru reuniu mais de 150 percussionistas de projetos acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e de escolas municipais.

Sob o comando dos professores Wagner Santos, Danilo Ferreira e Carlos Filho, os participantes executaram diversos ritmos que representam a identidade cultural do povo nordestino. Teve muito toque de maracatu nação, coco de roda, mazurca, forró e diversos outros. O evento foi realizado pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), com apoio da Fundação de Cultura e Turismo.

O encontro possibilitou o intercâmbio dos alunos de percussão do SCFV com os alunos das escolas municipais, apresentando os processos das oficinas artísticas e culturais desenvolvidas no município. “Foi mais uma boa ideia da secretária Perpétua Dantas, que passou a fazer parte do Carnaval Caruaru Cultural, que não fica só no nome, abrange realmente essa multicultura que é Caruaru e Pernambuco”, frisou o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro.

A energia das apresentações contagiou o público que pôde se divertir e dançar numa verdadeira aula de cultura popular. Gente como dona Ana Lúcia Cordeiro, do Bairro Divinópolis, que foi acompanhada da afilhada. “Achei maravilhoso, emocionante, muito lindo. É importante trazer as crianças para não deixar a cultura ser esquecida e fazer continuar com as novas gerações”, comentou.

O sentimento de pertencimento cultural foi compartilhado por Willians Rodrigues, que mora no Centro. “Não é preciso sair da nossa própria cidade para buscar cultura em outras cidades, porque a cultura quem faz é a gente”, declarou Willians.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *