Garantindo vagas aos portadores de necessidades especiais

Com a inserção da Lei Nº 8.213 conhecida como Lei das Cotas , desde 24 de julho de 1991, os deficientes conseguiram garantir vagas no mercado de trabalho no setor privado. A lei que obriga toda a empresa que tiver mais de 100 colaboradores a empregarem entre 2% a 5% do seu quadro de funcionários com algum tipo de deficiência ou reabilitado é fundamental para a inclusão e integração social.

O Centro Universitário Vale do Ipojuca (Devry|Unifavip) atualmente tem mais 550 funcionários, alguns já enquadrados dentro das vagas de Pessoas com Deficiência (PCD) e agora está com oito vagas abertas para reforçar essa categoria. Inayan Silva, supervisor do RH do Centro Universitário, garante que o Devry|Unifavip preza pela inclusão e que emprega mais colaboradores do que é obrigado pela lei. “Nosso intuito é realmente dar oportunidade a todos, prezamos pela habilidade e o desempenho de cada um”, garante Inayan Silva que completa afirmando que as vagas que abertas nesta seleção atual não tem cargos definidos ainda. “Vamos de acordo com a aptidão de cada um, normalmente ficam na parte de atendimento, interação com o público, alguns serviços internos, mas realmente adaptamos e alocamos para o departamento que o funcionário tiver mais perfil”, finaliza.

Um exemplo de funcionária PcD é Manuela Cintra, com deficiência física no membro superior esquerdo, há 5 anos colabora e é destaque do Departamento Pessoal, auxiliando com a folha de pagamento e lançamentos, atualizando e emitindo declarações para os demais funcionários do Devry|Unifavip e garante que é uma experiência não só profissional, mas para a vida também. “Aqui eu fiz muita amizade, é uma oportunidade única, quando entrei estava em um momento bem difícil da minha vida que acabei sendo muito bem acolhida e me sentindo muito especial”, ressalta. Além de funcionária Manuela está finalizando o curso de Direito no Centro Universitário.

SELEÇÃO – Para concorrer ás vagas de PCD o candidato tem que ter ensino médio completo, disponibilidade para atuar das 08h às 18h e ter conhecimento básico de informática. Para maiores informações e inscrição: selecao@devrybrasil.edu.br ou pelo telefone 4020.4900.

Câmara vota 70 proposituras hoje à noite

Durante a 10ª reunião pública ordinária que acontece nesta terça-feira (14) no Poder Legislativo de Caruaru, serão votados 70 proposituras, entre elas, 02 indicações. A votação do projeto de lei da reforma administrativa, projetos voltados para mobilidade urbana na cidade e na zona rural, a criação de uma escola municipal de línguas, o pedido de uma audiência pública para a discussão do impacto econômico e social da implantação do UBER em Caruaru e outros assuntos relevantes entrarão em pauta durante a reunião.

O que as mulheres podem fazer para gerenciar melhor o seu tempo?

Por Christian Barbosa*

Atualmente, a falta de tempo tem sido um dos maiores problemas enfrentados pelas mulheres. Assumindo vários papéis, elas têm inúmeras responsabilidades no trabalho e em casa, e acabam abrindo mão dos cuidados consigo.

A mudança das atribuições femininas na sociedade trouxe progressos, mas também muitas cobranças. O desejo de crescer na carreira, liderar seu próprio sucesso e assumir rapidamente sua independência aliado ao cuidado da família resulta em excesso de tarefas e, consequentemente, problemas com a administração do tempo. Com tanta correria, fica difícil realizar algumas atividades prazerosas e que também são importantes.

Pensando nesse dilema, listei algumas ações que podem ajudar as mulheres a administrarem melhor o tempo para dar conta de tantas atribuições e viver melhor. Confira:

1 – Entenda suas urgências a fim de evitá-las: As mulheres têm mais urgências diárias, mas é preciso entender por que uma urgência aconteceu e o que poderia ser feito para evitá-la em uma próxima oportunidade. Aprenda com essa urgência e antecipe futuros problemas. Isso irá reduzir o tempo perdido apagando incêndios.

2 – Aprenda a delegar tarefas: Assumir todas as responsabilidades de casa sozinha faz com que a mulher não tenha tempo e fique sempre cansada. Compartilhar as atividades de casa com filhos e maridos é importante; afinal, manter a casa em ordem é responsabilidade de todos.

3 – Exercite o uso do ‘não’: Você não precisa aceitar tudo. Se você não quer fazer algo, seja sincera e diga ‘não’. Quando você diz ‘sim’ para os outros enquanto gostaria de dizer ‘não’, está assumindo tarefas circunstanciais que não gostaria de realizar.

4 – Escolha sua roupa na noite anterior: A atitude é muito simples, eficaz para ganhar tempo e pouco praticada pelas mulheres. O período da manhã, logo após levantar, costuma ser de baixa produtividade. Separar toda a roupa no dia anterior é interessante, e você pode tentar expandir essa ação deixando prontos o seu café da manhã, a bolsa, os documentos etc.

5 – Transforme seus filhos (ou familiares) em aliados da produtividade: Semanalmente, planeje tarefas com as crianças. Imprima um quadro com todos os itens que devem ser feitos dia a dia e, quando algo for concluído, estimule-as a registrarem no quadro. Isso pode se transformar em uma brincadeira divertida e ajuda a criar hábitos de organização nas crianças.

6 – Organize seus acessórios – Reserve uma caixinha com divisões para guardar seus acessórios. Coloque em cada espaço um item específico: anéis, colares, brincos etc. Faça o mesmo com as maquiagens, esmaltes e itens de beleza usados com mais frequência. A organização vai te ajudar a poupar tempo.

*Christian Barbosa é o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade. É CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Entre seus livros mais vendidos está o “Você, Dona do Seu Tempo”, onde Christian aplica conceitos importantes de produtividade à rotina feminina. Seu mais novo título é o “60 estratégias práticas para ganhar mais tempo”.

Azul ampliará operações entre Recife e Orlando na alta temporada

A Azul irá aumentar a oferta de voos entre Recife e Orlando (Estados Unidos) durante o mês de julho, período de férias escolares no Brasil e de verão nos EUA. Os novos voos, que serão operados às segundas e sextas-feiras, entre 1º e 31 de julho, já foram aprovados pelas autoridades aeroportuárias e os bilhetes já estão sendo comercializados. Atualmente, a empresa aérea tem ligações entre a capital pernambucana e o destino norte-americano às quartas-feiras (que passarão a ser realizadas às quintas-feiras a partir de 1º de julho) e aos domingos. A aeronave desta rota é o Airbus A330, o maior da frota da Azul e a com cabine mais moderna, confortável e tecnológica do mercado brasileiro.

“É com muita satisfação que colocamos à disposição mais assentos para Orlando aos Clientes de Recife e das demais regiões que fazem conexão na capital pernambucana. A alta demanda nesta rota mostra que nossa estratégia foi correta e vamos continuar investindo e ajustando nossas operações no Recife sempre que necessário para que possamos oferecer a melhor experiência aos Clientes”, comenta Daniel Tkacz, diretor de Planejamento de Malha da Azul.

Clientes tanto do Recife como de todo o Nordeste podem aproveitar os voos da Azul para Orlando. O diferencial da operação da Azul é a conectividade para toda a região, consequência do investimento feito no Recife há cerca de um ano e que beneficiou toda a região Nordeste. As conexões para Orlando por meio do aeroporto do Recife são acessíveis, com apenas uma parada, aos viajantes que partem de Salvador, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, São Luís, João Pessoa, Teresina, Belém, Petrolina e São Paulo (Campinas e Guarulhos).

A rota Recife-Orlando, sem escalas, é operada, atualmente, com exclusividade pela Azul.

A Azul já opera voos internacionais de longo curso (operados com o A330) com saída de São Paulo (Campinas) para Fort Lauderdale/Miami, Orlando e Lisboa. Ainda, conta com ligações de curta distância para Caiena (Guiana Francesa), Montevidéu (Uruguai) e Punta del Este (operação sazonal no Uruguai durante o verão).

Abertas as inscrições do programa Jornalismo Sem Fronteiras 2017

Em sua sétima edição, o programa de formação de jornalistas e estudantes de comunicação, Jornalismo Sem Fronteiras, lançado em 2012, abre a oportunidade de atuar como um correspondente internacional em Buenos Aires, aprendendo como realizar a cobertura política, econômica esportiva e cultural do que acontece na Argentina, buscando identificar fontes estratégicas locais e definindo os fatos mais relevantes do momento naquele país sob a ótica do jornalismo brasileiro.

Ser correspondente internacional é uma entre as muitas possibilidades de atuação que a profissão de jornalista proporciona. É instigante, sedutora. Um grande desafio que envolve diferentes competências, sobretudo a de conhecer a realidade de outro país e traduzi-la para o público brasileiro.

O objetivo do programa Jornalismo Sem Fronteiras é proporcionar, a estudantes de comunicação e jornalistas profissionais ou de áreas correlatas, a possibilidade de uma imersão na experiência de ser um correspondente internacional.

Durante a experiência os participantes “colocam a mão na massa”: escutam, fotografam, entrevistam, filmam, editam, participam de reuniões e produzem reportagens em vídeos e textos, que serão postados no site do Jornalismo Sem Fronteiras.

Numa série de entrevistas e conversas com alguns dos mais renomados jornalistas e correspondentes internacionais, descobrem como fazer reportagens com credibilidade, como identificar e manter fontes confiáveis, onde buscar informações exclusivas. Nesses diálogos, entendem também o que fazem e como funcionam algumas das principais instituições do país.

Além disso, têm a oportunidade de conhecer a redação de importantes veículos e circular por cidades como Buenos Aires e Madri, carregadas de história e que têm um presente social e político eletrizante. Nesse passeio intenso deparam-se com locais onde Evita Perón fez discursos emocionantes, como a Plaza de Mayo, onde também desfilavam Las Madres em sua luta contra a ditadura militar e onde ainda a população, indignada, levou um presidente da República a renunciar, fugindo de helicóptero da Casa Rosada. Um roteiro vibrante e inesquecível.

Com esse arcabouço, passando a conhecer a história recente do país, têm, enfim, a oportunidade de realizar uma verdadeira cobertura internacional. Uma experiência prática de formação profissional que se situa muito além de uma sala de aula!

A preparação do programa é realizada em São Paulo (ou virtualmente, para aqueles que moram em outros estados ou não podem comparecer na data dos encontros). São três encontros, em que acontecem oficinas e bate-papo com profissionais que ajudam a realizar melhor o trabalho durante a vivência no país de destino.

Onde: Buenos Aires – Argentina
Quando: de 4 a 14 de julho de 2017
Investimento:
O programa: 4 parcelas de US$ 337,50 (trezentos e trinta e sete dólares e cinquenta centavos)
A viagem: Passagem São Paulo/Buenos Aires/São Paulo + hotel com café da manhã + transfer + seguro saúde: US$ 1700,00 (mil e setecentos dólares) parcelados no cartão.

Encontro Comercial do Trade movimenta Bonito, no Agreste

Workshop e rodada de negócios integram a programação do evento organizado pela Felden Tours com apoio da ABAV-PE. Evento será nos dias 18 e 19 de março no Hotel Fazenda Engenho Pedra do Rodeadouro.

Buscar uma nova fórmula de impactar o mercado e promover uma experiência diferenciada aos representantes de agências de viagens de todo o Estado. Este é o objetivo do Encontro Comercial do Trade, organizado pela operadora Felden Tours com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV-PE, nos dias 18 e 19 de março, no Hotel Fazenda Engenho Pedra do Rodeadouro, em Bonito, Agreste pernambucano.

O encontro reunirá 60 participantes de todo o Estado, entre agentes de viagens, representantes de entidades e equipamentos turísticos, e tem como objetivo criar um ambiente propício para o networking e a troca de informações sobre o mercado. “Vamos oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer um novo destino, que é Bonito, famoso por suas cachoeiras, além de trocar experiências com fornecedores e capacitar os agentes de viagens”, afirmou gerente comercial da Felden Tours, Felipe Macedo.

Na programação, os participantes poderão conferir o workshop sobre Gestão de Mídias Sociais para Vendas, a ser ministrado pelos diretores da Point Promo Live Marketing, Jefferson Villela e Eduardo Ribeiro. “Vamos mostrar de que forma as mídias sociais podem ajudar na divulgação do trabalho feito pelas agências”, destaca Eduardo.

Ainda na programação, a gestora da Global Visa Soluções em Visto, Taisa Aguiar, vai tirar as dúvidas dos participantes sobre a emissão de vistos e passaportes. Encerrando as atividades, no sábado à tarde, os representantes das agências de viagens participarão de uma rodada de negócios.

O Encontro Comercial do Trade é uma realização da Felden Tours, Trapsatur e PVT Consolidadora, com o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Pernambuco (Abav-PE) e da Global Visa Soluções em Visto.

Sobre o destino – Localizado a 135 km do Recife, no Agreste pernambucano, Bonito possui uma imensa variedade de fauna e flora, encantando a todos com seus morros e cachoeiras. A cidade é considerada uma das Sete Maravilhas do Estado, além de ser conhecida como a “Terra das Cachoeiras”. Bonito recebe turistas de todo o País, que vão em busca do turismo aventura, marcado por trilhas, rapel e trekking.

O município possui uma uma boa estrutura hoteleira, com diversos hotéis-fazenda e pousadas à disposição dos turistas. No quesito gastronomia, a cidade também conta com bons restaurantes, que oferecem a típica comida pernambucana.

Sobre o hotel – O Hotel Fazenda Engenho Pedra do Rodeadouro é o único localizado na zona rural de Bonito. Cercado de belezas naturais, o hotel encontra-se no Sítio Rodeadouro, ao lado da famosa Pedra do Rodeadouro, e estende-se por cerca de 80 hectares, abrangendo também parte conservada da Mata Atlântica.Entre as atividades oferecidas estão: banho em piscinas naturais, visita às cachoeiras, trilhas e até passeio de balão.

Garanhuns sediará a III Bienal do Livro do Agreste

Lançamentos de livros, palestras, debates, oficinas, concursos literários e shows para celebrar a literatura, os escritores do Brasil e, em especial, de Pernambuco. Todas estas atividades estão programadas para a III Bienal do Livro do Agreste. O evento acontecerá na Praça Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, dos dias 17 a 21 de maio, das 9h às 21h, e oferecerá dezenas de atividades gratuitas.

O evento é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, e homenageará o jornalista garanhuense Ronildo Maia Leite, falecido em julho de 2009, e a cordelista Edilene Soares.

O escritor Raimundo Carrero é uma das presenças confirmadas no evento. Na ocasião, ele ministrará a oficina de Criação Literária e apresentará os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo de escritores clássicos ou consagrados.

Outra oficina programada é a “Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão”, a cargo dos jornalistas Sheila Borges e Diego Gouveia. A dupla de professores do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE, ensinará os participantes a produzir notícia conhecendo esse processo e criando um método próprio de apuração e validação da informação.

A Bienal também contará com uma atividade especial para os professores. Uma Jornada Pedagógica integrará a programação do evento, com palestras de capacitação, oficina e entrega de certificado ao final da jornada. Já os alunos da rede pública e particular de Garanhuns participarão de um concurso literário, que premiará os melhores textos com vale-livros.

Entre as atrações musicais agendadas, está o cantor Maciel Melo que fará show e, logo após, participará de sessão de autógrafos do seu livro “A Poeira e a Estrada”, uma autobiografia com lembranças da infância vivida no Sertão.

O cantor Xangai, que recentemente fez dupla com Macial na novela Velho Chico, também é presença certa na III Bienal do Agreste. Ele fará show apresentando seus maiores sucessos.

“Caruaru-Cidade Limpa” continua com ações

O projeto “Caruaru – Cidade Limpa”, que foi lançado oficialmente no último sábado (11), com um mutirão de limpeza e obras no Parque 18 de Maio, segue nesta semana com ações nas seguintes localidades:

Parque 18 de Maio

-Reforma dos banheiros;

-Adequação da rede de esgoto na entrada do mercado de carne;

-Pintura da casa amarela;

-Consertos de extravasamento de esgoto e buracos;

-Pintura do calçamento;

-Colocação de lixeiros

Escolas Municipais Margarida Miranda (Demóstenes Veras); Caic ( João Mota); Cesarina Moura (Distrito Rafael); Laura Florêncio (Salgado) e Gianete Silva (Petrópolis)

-Capinação;

-Varrição;

-Retirada de entulhos e metralhas;

-Campanha educativa com a equipe do Ecoatitude

Vila Kennedy e Bairro São Francisco

-Limpeza do rio Ipojuca

Jardim Panorama

-Limpeza do córrego

Salgado, Boa Vista I e II

– Mutirão de limpeza;

-Remoção de entulhos;

-Remoção de metralhas.

“Caruaru-Cidade Limpa” é uma campanha da Prefeitura de Caruaru, que tem como objetivo organizar a cidade e conscientizar a população da importância de se manter ruas, calçadas, praças, parques, rio, córregos e todas as vias livres de lixo, entulho e metralhas.

Correios anuncia o fechamento de 250 agências, denuncia Humberto Costa

correios

O Governo Temer quer sucatear as instituições públicas para depois privatizar. Esta é foi avaliação do líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), após saber que os Correios vão fechar 250 agências por todo o país. A alegando é de se trata de uma estratégia de fundir agências para “economizar”, pois a estatal estaria enfrentando uma grave crise.

“O objetivo desse governo não eleito é muito claro em relação às instituições públicas que prestam serviço para a população, como são os casos dos Correios e dos bancos públicos. Primeiro, eles anunciam um Plano de Demissão Voluntária (PDV). Depois reduzem o número de agências porque não têm efetivo para atuar nos postos de trabalho. Por fim, eles privatizam. É a maneira mais sórdida de sucatear um bem público”, sentenciou Humberto.

O Plano de Demissão Voluntária dos Correios teve a adesão de 5 mil funcionários, número menor que a expectativa, que era de 8,2 mil. O senador petista lembra que o PDV foi muito utilizado no governo FHC e ficou comprovado que o modelo acaba sucateando o órgão. “Estão paulatinamente acabando com o nosso patrimônio público e sem nenhum pudor”, avaliou o líder da Oposição.

Atualmente, os Correios contam mais de seis mil agências próprias. A nova medida dos Correios fechará 250 postos em cidades com mais de 50 mil habitantes. “O governo golpista está prestando um desserviço à população com essa ação. Teremos menos locais para utilizar os serviços postais e provavelmente esse processo de fechamento não deve parar por aí”, alertou Humberto.