“Sem fake news”, diz Rodrigo Pinheiro ao inaugurar nova UBS e Farmácia do Caiucá

Foto: Pedro Augusto

Pedro Augusto/Blog Capital

Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou da reinauguração da nova estrutura da UBS Caiucá I e da Farmácia Caiucá, localizada na Rua Mauá, no bairro do Caiucá. Durante o evento, o gestor aproveitou para destacar os investimentos realizados pela Prefeitura na área da saúde e fez críticas diretas à disseminação de informações falsas sobre a gestão municipal.

Em seu discurso, Rodrigo afirmou que as entregas fazem parte de uma política de investimentos contínuos no município. “Equipamentos como esse fazem parte da realidade de Caruaru. Sem conversa, sem fake news. E quem trabalha com fake news já está pagando o preço por querer toda hora mentir para a população”, declarou. O prefeito ainda reforçou que a administração busca atuar com transparência. “A gente trabalha com a verdade, do lado do bem, procurando sempre atender da melhor forma todos”, completou.

A nova UBS Caiucá I e a Farmácia Caiucá passam a funcionar em um espaço mais próximo da comunidade e devem beneficiar cerca de 3 mil moradores, ampliando o acesso à Atenção Básica e à assistência farmacêutica. A estrutura contará com atendimentos médicos e de enfermagem, vacinação, acompanhamento de gestantes, dispensação de medicamentos básicos, psicotrópicos e insulinas, além de orientação farmacêutica.

Rodrigo Pinheiro também anunciou novas entregas e obras previstas para este mês. “A gente fica muito feliz, nesse aniversário de Caruaru, de estar entregando mais um equipamento. Tem outros equipamentos de saúde que nós vamos entregar ainda este mês”, afirmou. Segundo ele, além das ações na saúde, o município segue avançando em infraestrutura urbana. “São muitas ações somente na saúde, mas claro que se juntam com novos equipamentos, mais infraestrutura e mais ruas sendo calçadas”, pontuou.

Entre os anúncios, o prefeito destacou o avanço das obras do Canal do bairro Kennedy. “Aqui pertinho tem o canal do bairro Kennedy que a gente vai começar já já. Amanhã estamos assinando a ordem de serviço do primeiro trecho”, revelou. De acordo com Rodrigo, o projeto já conta com recursos assegurados por meio de parceria entre a Prefeitura de Caruaru e o Governo Federal.

Paudalho recebe R$ 17 milhões em obras, nova creche e Cozinha Comunitária entregues por Raquel Lyra

Nesta quarta-feira (13), a governadora Raquel Lyra esteve em Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, para entregar a Cozinha Comunitária Linda Flor da Mata, que amplia o alcance do Programa Bom Prato no Estado e fortalece a segurança alimentar no território. Na ocasião, a gestora ainda autorizou o início das obras da nova creche do município, com investimento de R$ 7 milhões, e assinou ordem de serviço para a realização de intervenções de infraestrutura urbana que visam melhorar a qualidade de vida da população, destinando mais de R$ 10 milhões para a pavimentação de ruas, drenagem pluvial, trafegabilidade e construção de muros de arrimo para estabilização de encostas e prevenção de deslizamentos de terra.

“Apenas neste evento de hoje, em Paudalho, autorizamos cerca de R$ 17 milhões em investimentos para a cidade. Além disso, entregamos 23 ônibus escolares e estamos garantindo escrituras de casa e outros investimentos onde antes não se via. Criamos um auxílio emergencial para quem perdeu tudo nas chuvas, fortalecemos a segurança pública, contratamos mais policiais, seguimos cuidando da nossa gente. Eu acredito na força da união e no trabalho que transforma a vida do povo pernambucano”, disse a governadora Raquel Lyra.

Desde 2023, mais de 25,9 milhões de refeições já foram servidas nas cozinhas comunitárias de todo o Estado. Para a secretária de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), Andreza Pacheco, a chegada da primeira unidade de Paudalho representa um marco para o município. “A Linda Flor da Mata se torna um ponto de referência para as famílias que mais precisam, garantindo alimentação adequada e ajudando a reduzir a fome, a insegurança alimentar e as desigualdades na cidade”, pontuou.

As intervenções de infraestrutura urbana representam importantes investimentos e contribuirão diretamente para o desenvolvimento do município, promovendo mais segurança, mobilidade e melhoria das condições de vida da população. Um dos convênios assinados hoje contempla a execução de serviços de pavimentação em paralelepípedos e drenagem de águas pluviais em 44 ruas da cidade, totalizando aproximadamente 6,7 quilômetros de extensão. A intervenção beneficiará diretamente cerca de 25 mil moradores, proporcionando melhores condições de circulação, redução de alagamentos e valorização urbana das localidades atendidas.

O secretário executivo de Desenvolvimento Urbano do Estado, Francisco Sena, destacou a melhoria na vida das pessoas. “O Governo do Estado autorizou aqui não apenas obras de infraestrutura, mas sim qualidade de vida”.

Outro convênio prevê a execução de pavimentação asfáltica em 69 ruas do município, totalizando aproximadamente 13,4 quilômetros de extensão. A iniciativa beneficiará diretamente cerca de 39 mil moradores e contribuirá para a melhoria da mobilidade urbana e da segurança viária local. Além das obras de pavimentação, a iniciativa do Governo do Estado contempla a construção de quatro muros de arrimo. A ação possui caráter preventivo e estruturante, contribuindo diretamente para a estabilização das encostas e para a mitigação dos riscos associados a deslizamentos de terra.

Acompanhando a governadora no evento, o deputado federal Túlio Gadêlha se colocou à disposição do município. “Coloco meu mandato à disposição do povo de Paudalho. Estou pronto para contribuir junto ao governo“. Já o deputado estadual Gustavo Gouveia comemorou os investimentos. “Estamos vendo Pernambuco no rumo do desenvolvimento e podemos afirmar que agora nosso Estado está avançando”, disse.

O Centro de Educação Infantil (CEI), que será construído a partir do convênio de cooperação técnica com Paudalho vai atender até 324 crianças, distribuídas entre turmas de creche e pré-escola. A iniciativa integra a política estadual de ampliação da rede de educação infantil com a criação de 60 mil novas vagas. A prefeita de Paudalho, Paula Frassinette (Paulinha da Educação), celebrou e agradeceu pelos anúncios e autorizações no município. “Sou só gratidão ao Governo de Pernambuco que sempre está de portas abertas para nos ajudar a qualquer momento. Tenho certeza que as obras que virão, assim como a cozinha que foi inaugurada hoje, ajudarão a nossa população a avançar ainda mais”.

O ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, destacou as ações no município. “Todas as regiões do Estado têm obras estruturantes e têm a mão desta gestão. Hoje Paudalho recebe mais de R$ 17 milhões em investimentos que vão melhorar a vida da nossa população”, declarou.

Visita – Ao chegar à cidade, a gestora estadual visitou as obras da requalificação do Santuário de São Severino do Ramos, que foi reconhecido como patrimônio cultural religioso imaterial em 2018. Com a reforma, o espaço vai contar com um novo centro comercial e gastronômico, velário, estacionamento, área para missa campal e anel viário. No evento, a governadora Raquel Lyra também recebeu o título de cidadã paudalhense, aprovado por vereadores do município.

Estiveram na agenda os prefeitos Éder Waltter (Vicência), Fátima Borba (Cortês), Marcos da Roça (Chã de Alegria), Aninha da Ferbom (Nazaré da Mata), Orlando Jorge (Limoeiro), Jaiminho (Glória do Goitá) e Manoel da Retífica (Sirinhaém); além de vereadores e outras lideranças políticas locais.

Percussionista Ivison Santos conquista espaço ao lado de João Gomes e Marcelo Jeneci

O percussionista caruaruense Ivison Santos vive um dos momentos mais especiais da carreira. Com agenda intensa no São João 2026, o artista está levando o talento e a força da cultura nordestina para grandes palcos do Brasil e também da Europa, integrando apresentações ao lado de nomes consagrados da música brasileira, como João Gomes e Marcelo Jeneci.

Ao lado de João Gomes, Ivison participa de shows em cidades do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Pernambuco, São Paulo e até em Portugal, mostrando a potência da musicalidade nordestina para públicos de diferentes culturas. Já com Marcelo Jeneci, o percussionista marca presença em importantes apresentações no circuito do Sesc São Paulo, ampliando ainda mais a visibilidade de sua trajetória artística.

Outro momento especial da agenda acontece em Feira de Santana, na Bahia, onde Ivison sobe ao palco em um emocionante dueto com o sobrinho Arthur, talentoso multi-instrumentista de apenas 8 anos de idade. O encontro musical promete unir tradição, sensibilidade e o talento de duas gerações da música nordestina, reforçando a importância da cultura popular sendo passada de geração em geração.

Com o som marcante da percussão popular e uma presença de palco vibrante, Ivison Santos se consolida como um dos talentos caruaruenses que vêm ganhando destaque nacional. A agenda movimentada reforça não apenas o reconhecimento do seu trabalho, mas também a valorização da cultura de Caruaru, cidade que segue revelando artistas que encantam o mundo com autenticidade, tradição e emoção.

Ivison Santos

Ivison Santos é pandeirista, percussionista e sanfoneiro de 8 baixos. Nascido no bairro Petrópolis, em Caruaru-PE, em 1990, iniciou sua trajetória musical em 2002, através do P.I.M. (Projeto de Iniciação Musical Jacinto Silva). Em 2004, já atuava profissionalmente na percussão. Em 2009, realizou turnê na França ao lado do cantor e compositor Valdir Santos, e em 2010 esteve também na Alemanha.

Além do pandeiro, Ivison se encantou pela sanfona de 8 baixos e teve suas primeiras aulas com o mestre Heleno dos 8 Baixos, na Escola de Sanfona de 8 Baixos de Caruaru, em 2010. Em 2015, lançou seu primeiro CD, “Ivison – Passeando nos 8 Baixos”. No mesmo ano, retornou à Europa para apresentar seu trabalho autoral de percussão, pandeiro e sanfona de 8 baixos, passando por Holanda, Itália, Áustria, Alemanha e França, onde também realizou workshops de forró e ritmos nordestinos.

Ivison é inventor do “One Trio”, um instrumento percussivo que reúne, em um único músico, as funções da zabumba, triângulo e agogô. Em 2022, lançou mais uma invenção: o “Pandeiro Mudo”, desenvolvido em parceria com a marca de instrumentos musicais Contemporânea. O instrumento permite que músicos estudem pandeiro sem produzir barulho ou incomodar outras pessoas.

Arthur

Arthur nasceu em Caruaru e deu seus primeiros passos na música ao lado do tio, Ivison, aos 3 anos de idade. Hoje, com apenas 8 anos, já toca sanfona de 8 baixos, pandeiro e diversos instrumentos de percussão.

Ao lado do tio Ivison, Arthur já soma mais de 40 milhões de visualizações na internet, com vídeos que, individualmente, ultrapassam a marca de 10 milhões de visualizações. Arthur deixou de ser apenas uma promessa e se tornou realidade, representando também a continuidade e a preservação de uma arte tão importante quanto bela: tocar sanfona de oito baixos, pandeiro e percussão nos ritmos nordestinos.

Comércio na Praça – Secretaria de Segurança Municipal de Caruaru capacita comerciantes para segurança do espaço e prevenção de acidentes

Com foco na prevenção de acidentes e no fortalecimento da segurança para comerciantes e clientes, permissionários do segmento de alimentação participaram, na tarde da terça-feira (12), de uma capacitação promovida no Comércio na Praça Leocádio Porto, em Caruaru. A ação foi realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Segurança Municipal (SSM), reforçando o compromisso da gestão municipal com o cuidado e a qualificação dos trabalhadores do espaço.

Durante a capacitação, foram abordados temas como suporte básico de vida, reconhecimento de parada cardiorrespiratória, manobras de emergência, utilização do DEA (Desfibrilador Externo Automático) e combate a incêndios. O instrutor e Bombeiro Civil Nascimento destacou a importância do treinamento para quem trabalha diariamente com equipamentos e materiais inflamáveis. “Por serem, em sua maioria, barracas de lanches, é fundamental que os comerciantes saibam utilizar o extintor de forma correta e entendam o que não deve ser feito em situações de emergência”, explicou.

A comerciante Inalda Gomes, que possui uma lanchonete no local, aprovou a iniciativa. “É ótimo para todos nós aqui ter esse tipo de encontro, porque a gente lida com bujão e é sempre bom aprender mais e ter essas aulas”, afirmou.

Governo de Pernambuco inicia pagamento da quinta parcela do Fundef e beneficia mais de 55 mil profissionais de educação

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação (SEE), efetua, nesta quarta-feira (13), o pagamento da quinta parcela do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Será repassado um valor adicional superior a R$ 261 milhões, atingindo mais de 55 mil beneficiários. Esse montante corresponde a 60% do total recebido pelo Estado para ser rateado entre os beneficiários.

“Realizar o pagamento de mais uma parcela do Fundef de forma responsável e dentro de todos os prazos é mais uma maneira que o Governo de Pernambuco encontra para reafirmar o seu compromisso com a valorização dos profissionais de educação do Estado. Seguiremos assim, sem medir esforços para fortalecer cada dia mais a nossa educação pública e os nossos servidores”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A SEE vem realizando, desde 2022, o pagamento do precatório do Fundef. A segunda parcela foi depositada em 2023, a terceira em 2024 e a quarta em 2025. O repasse é referente a uma dívida que a União tem com o Estado e beneficia os profissionais do magistério da educação básica (estatutários, temporários e celetistas) que atuaram na rede estadual de ensino entre os anos de 1997 e 2006.

“Esse pagamento representa mais do que o cumprimento de uma obrigação legal com os profissionais de educação. É o reconhecimento ao trabalho de milhares de professores e professoras que contribuíram para a formação de gerações de pernambucanos. Atuamos para garantir que os repasses aconteçam com agilidade e responsabilidade, inclusive antecipando o calendário previsto em lei, mostrando o nosso compromisso com a categoria”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

HERDEIROS – Os herdeiros dos beneficiários devem atentar-se para o que consta no alvará. Existem determinações judiciais para que se cumpra os pagamentos das parcelas do Fundef. Nesse caso, não será necessária a emissão de um novo alvará. Já no caso dos alvarás individualizados, que contêm o valor da parcela a ser recebido, é preciso que o herdeiro tenha em mãos um alvará judicial para cada parcela.

Para informações sobre precatórios do Fundef, os beneficiários poderão entrar em contato pelo telefone (81) 3183-8773 / 3183-8808, pelo WhatsApp (81) 98877-1584 ou pelo e-mail: fundefprecatorio@adm.educacao.pe.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Caso prefira atendimento presencial, basta comparecer à sede da SEE, que fica localizada na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, Recife.

Anderson Luiz ganha força nas comunidades rurais de Caruaru durante o São João na Roça

O pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz (PSD) vem intensificando sua presença nas comunidades rurais de Caruaru durante a programação do São João na Roça, realizada desde o mês de abril. Ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), Anderson tem acompanhado de perto os eventos e circulado pelas localidades, mantendo contato direto com a população em um dos períodos mais tradicionais do calendário cultural do município.

Por onde passa, Anderson tem recebido demonstrações de apoio e carinho dos moradores e comerciantes da zona rural, fortalecendo sua articulação política e ampliando sua visibilidade junto às comunidades. A participação frequente nas festividades juninas também reforça a aproximação do pré-candidato com as pautas e demandas da população do campo. “É ouvindo as pessoas e estando presente nas comunidades que a gente constrói esse caminho”, destacou Anderson Luiz.

Além das agendas do São João na Roça, Anderson Luiz também tem aproveitado as visitas à zona rural para destacar ações da gestão municipal. O pré-candidato acompanhou, nessa segunda-feira (11), o andamento de uma importante obra de calçamento na comunidade de Dois Riachos, demanda que foi apresentada por ele ao prefeito Rodrigo Pinheiro ainda no período em que atuava como secretário municipal de Articulação Política.

Prefeitura de Caruaru aumenta rigor e monitora obras de concessionárias nas ruas da cidade

Pedro Augusto/Blog Capital

A Prefeitura de Caruaru vem intensificando as fiscalizações para garantir o cumprimento da Lei Municipal nº 7.411/2025, que estabelece regras para intervenções realizadas por concessionárias e empresas em vias públicas, calçadas e demais espaços urbanos do município.

A legislação, sancionada em 22 de outubro de 2025, passou a determinar critérios mais rigorosos para abertura de ruas, execução de obras e recomposição do pavimento por empresas responsáveis por serviços como abastecimento de água, energia elétrica, gás e telecomunicações.

A medida busca ampliar o controle sobre serviços executados por concessionárias como Neoenergia Pernambuco, Compesa e outras empresas que realizam manutenções e obras em vias públicas, especialmente em casos envolvendo aberturas de valas, recomposições asfálticas inadequadas, afundamentos e atrasos nas conclusões de reparos.

Nos últimos dias, moradores têm observado ações práticas da gestão municipal voltadas ao cumprimento da norma. Exemplos dissos foram as instalações de placas e controles em pontos estratégicos da cidade, como no bairro Cidade Jardim (foto), indicando monitoramento e reforço nas fiscalizações das intervenções urbanas. Neste caso específico, a sinalização fez referência a serviço de responsabilidade da Compesa.

A lei foi proposta pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, por meio do Projeto de Lei nº 10.287/2025, e concede ao município respaldo para exigir autorização prévia, fiscalizar intervenções, notificar irregularidades e aplicar penalidades administrativas em caso de descumprimento das exigências legais.

Além das instalações das placas, a Prefeitura já havia promovido reuniões com concessionárias para alinhar procedimentos e cobrar adequações imediatas nos serviços realizados em ruas e avenidas da cidade.

Com as intensificações das ações, a expectativa é reduzir transtornos causados por intervenções mal executadas e garantir maior qualidade nas recuperações das vias após obras realizadas por empresas prestadoras de serviços essenciais.

Hospital da Mulher do Agreste encerra nesta terça-feira (12/05) inscrições para processo seletivo

O Hospital da Mulher do Agreste (HMA), em Caruaru, encerra nesta terça-feira (12/05) o prazo de inscrições para processo seletivo simplificado para 27 vagas de cargos de níveis médio e técnico nas áreas de Radiologia, Assistente Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Lavanderia/Rouparia, etc. As oportunidades são para início imediato e as oportunidades são extensivas a candidatos PCD’s e Reabilitados. Além dos salários brutos previstos no regulamento, serão disponibilizadas as verbas remuneratórias adicionais, de acordo com as legislações específicas, convenções e acordos coletivos.

As vagas são para Técnico em Radiologia (plantão de 24h/s semanais – fixo e ferista), Flebotomista (plantão de 12x36h/s semanais – fixo e ferista), Assistente Administrativo (plantão de 12x36h/s semanais – ferista), Auxiliar de Farmácia (plantão de 12x36h/s semanais – fixo e ferista), Auxiliar de Lavanderia/Rouparia (plantão de 12x36h/s semanais – ferista), Auxiliar de Serviços Gerais (plantão de 12x36h/s semanais – ferista), Encarregado de Higiene e Limpeza (plantão de 12x36h/s semanais), Porteiro (plantão de 12x36h/s semanais – ferista), Recepcionista (plantão de 12x36h/s semanais – ferista) e Pintor (diarista 40h/s semanais).

O processo seletivo é composto por quatro etapas: Questionário de Ética Profissional (1ª Etapa); Avaliação de Conhecimentos (2ª Etapa); Avaliação Curricular (3ª Etapa) e Entrevista Profissional (4ª Etapa). A validade do trâmite seletivo é de 06 (seis) meses, a contar da data de homologação do resultado.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente para a seleção — que possui caráter eliminatório e classificatório — através do link disponível no site do HCP Gestão — OSS (Organização Social de Saúde) responsável pela gestão do HMA: https://hcpgestao.org.br. O edital com as diretrizes relacionadas ao trâmite seletivo está disponível por meio do mesmo link.

Sobre o Hospital da Mulher do Agreste — Com um investimento total de R$ 84,8 milhões, o HMA oferta cuidado a gestantes de alto risco de 53 municípios da 2ª Macrorregião e de risco habitual de municípios que não possuem maternidade. Com 198 leitos para garantir atendimento a urgências de alta complexidade em obstetrícia e ginecologia, incluindo UTIs neonatal, neonatal SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e adulta, bloco cirúrgico com cinco salas, Canguru e ambulatórios especializados. A unidade oferece ainda espaço para acolher e prestar assistência, inclusive com residência temporária, a grávidas, mulheres no pós-parto e bebês que necessitem de cuidado contínuo sem a necessidade de internação hospitalar: a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (Casa de Maria), com 20 alojamentos e suporte de profissionais especializados. Unidade do Governo do Estado, o HMA está sob administração do HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.

ANIVERSÁRIO DE CARUARU — Lojas do Centro e dos shoppings irão funcionar no feriado

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) informa que há autorização para a jornada de trabalho nas empresas da categoria do comércio varejista (comércio em geral e centros de compras), no dia 18 de maio, feriado municipal em homenagem ao aniversário de Caruaru.

Para tanto, as empresas devem cumprir os requisitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, como o envio de comunicado eletrônico ao Sindloja por meio da plataforma E-Sind, atendendo o prazo de cinco dias de antecedência ao feriado para empresas não associadas e dois dias de antecedência para associados.

É necessário também realizar o pagamento de taxa de autorização para jornada em feriado ao Sindloja, caso a empresa não seja filiada ao sindicato; efetuar o pagamento de ajuda de custo ao trabalhador; e conceder a folga ao trabalhador, no prazo de até 30 dias.

Em caso de descumprimento dessas regras, as empresas poderão sofrer aplicação de multa prevista na CCT e também autuação e aplicação de multa pela fiscalização do Ministério do Trabalho.

Prefeitura de Caruaru assina Termo de Ajustamento de Conduta com Ministério Público para realização do São João 2026

A Prefeitura de Caruaru e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) assinaram, nesta segunda-feira (11), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) voltado à realização do São João de Caruaru 2026, reafirmando o compromisso conjunto com a organização, a segurança e a garantia das políticas públicas necessárias à execução do maior evento junino do Brasil.

“Mais uma vez, procuramos estabelecer o diálogo com as instituições competentes e os representantes das forças operativas de segurança, afirmando nosso compromisso e responsabilidade pública em torno de um evento grandioso que transcende o entretenimento e movimenta a cultura, o turismo, a economia e a identidade do nosso povo”, ressaltou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O encontro reuniu representantes do MPPE, nas pessoas dos Promotores de Justiça Antônio Rolemberg e Ivo Pereira de Lima, da Prefeitura de Caruaru e do Comitê Gestor do São João 2026, além de representantes das forças operativas de segurança — como Polícia Militar e Polícia Civil, consolidando um amplo pacto institucional em torno da realização responsável e segura da festa. A assinatura do TAC simboliza não apenas o alinhamento entre os órgãos envolvidos, mas também a construção coletiva de um ambiente de segurança jurídica, planejamento integrado e atuação preventiva.