Antonio Coelho visita 5º BPM, destaca novos investimentos e os avanços no efetivo policial da região

O deputado estadual Antonio Coelho realizou uma visita institucional ao 5º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, em Petrolina, onde foi recebido pelo comandante da unidade, o tenente-coronel Vieira. O encontro teve como foco o fortalecimento das ações de segurança pública no Sertão do São Francisco e a melhoria das condições de trabalho da tropa.

Durante a visita, Antonio Coelho reafirmou o compromisso do seu mandato com o fortalecimento das forças de segurança da região. O parlamentar destacou que já destinou emendas parlamentares para o 5º BPM e anunciou que novos recursos deverão ser encaminhados nos próximos meses, com o objetivo de contribuir para melhorias na infraestrutura da unidade.

“O trabalho desenvolvido pelo 5º BPM é fundamental para garantir mais tranquilidade à população de Petrolina e de toda a região. Nosso mandato seguirá sendo parceiro da segurança pública, apoiando investimentos que ajudem a melhorar a estrutura e as condições de atuação dos policiais”, ressaltou o deputado.

Antonio Coelho também destacou o reforço anunciado pelo Governo de Pernambuco para a segurança pública do Sertão. Segundo o parlamentar, até o fim deste semestre, Petrolina e região deverão receber mais 100 novos policiais militares, dentro de um compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra.

A chegada do novo efetivo deverá ampliar a capacidade operacional das forças de segurança, reforçando o policiamento ostensivo e contribuindo para ações de combate à criminalidade em Petrolina e municípios vizinhos.

No Recife, governadora Raquel Lyra vistoria limpeza do Rio Beberibe

Nos últimos sete dias, o Governo de Pernambuco intensificou as ações de prevenção, monitoramento e resposta aos impactos provocados pelas precipitações, incluindo o decreto de situação de emergência em 27 municípios. Acompanhando de perto as ações em campo, na tarde desta sexta-feira (8), a governadora Raquel Lyra realizou uma vistoria à força-tarefa de limpeza emergencial do Rio Beberibe, no Recife, iniciada pela manhã. A iniciativa integra aporte de R$ 19,4 milhões investidos pelo Estado desde 1º de maio em medidas que envolvem assistência social, infraestrutura e proteção da população, com foco na redução de riscos em áreas vulneráveis e na contenção dos danos causados pelas chuvas.

“O Governo de Pernambuco tem realizado um trabalho constante no enfrentamento aos danos causados pelas chuvas. Nossas equipes estão mobilizadas nas ruas, atuando no resgate, salvamento e na assistência humanitária às pessoas desabrigadas e desalojadas, garantindo todo o suporte necessário às famílias atingidas. Pernambuco segue fazendo a sua parte, independentemente de receber ajuda. Já investimos mais de R$ 19 milhões para minimizar os impactos das chuvas e, desde o início da nossa gestão, temos realizado obras fundamentais de prevenção. Seguimos firmes no diálogo com os municípios e com o Governo Federal, e continuamos trabalhando para garantir a rápida recuperação das áreas atingidas”, destacou Raquel Lyra.

A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) destinou R$ 1.297.000,00 para ações emergenciais. Desse total, R$ 1.224.000,00 foi repassado, por meio do Benefício Eventual Emergencial da Assistência Social, a 27 municípios atingidos pelas chuvas, garantindo suporte imediato às famílias afetadas. Outros R$ 73.000,00 foram investidos na aquisição de alimentos destinados às cozinhas solidárias e associações da sociedade civil, fortalecendo a rede de apoio humanitário nos municípios.

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC) aplicou R$ 840,4 mil no fornecimento de itens essenciais para atendimento emergencial da população, incluindo colchões, lençóis, kits de higiene pessoal e kits de limpeza. Os materiais estão sendo distribuídos para auxiliar famílias desalojadas e pessoas impactadas pelas fortes chuvas.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) destinou cerca de R$ 3 milhões para a atuação de máquinas e equipamentos em ações emergenciais, como desobstrução de vias, contenção de áreas de risco e apoio às operações de infraestrutura nos municípios atingidos. Ao todo, quase 250 máquinas já estão em operação nas cidades em situação de emergência, atuando principalmente na recuperação de estradas vicinais, passagens molhadas e limpeza de canais. Outros 30 equipamentos já estão sendo mobilizados para reforçar os trabalhos.

Além disso, a Compesa investiu R$ 680 mil, sendo R$ 530 mil destinados a custos com mão de obra, equipamentos e materiais utilizados nas ações de manutenção e recuperação dos sistemas de abastecimento de água e saneamento. Os outros R$ 150 mil foram aplicados na operação de carros-pipa para garantir o abastecimento emergencial em áreas afetadas.

Por fim, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) já investiu cerca de R$ 13,66 milhões em obras relacionadas à recuperação de danos causados pelas chuvas, incluindo intervenções na Ponte Itaúna (PE-145) e ações de contenção de erosões em dez pontos do Estado. No total, o montante estimado para a execução das obras necessárias é de aproximadamente R$ 62,5 milhões, abrangendo também intervenções na Ponte de Tiúma (APE-408) e na Ponte PE-050. As ações incluem serviços de contenção de taludes, recomposição estrutural, proteção de corpos hídricos e recuperação de trechos afetados.

RIO BEBERIBE – O Governo de Pernambuco iniciou uma força-tarefa de limpeza e desobstrução emergencial no Rio Beberibe, no Recife, com o objetivo de reduzir os riscos de inundação no período chuvoso. A ação faz parte das medidas estaduais de prevenção a novos danos causados por possíveis chuvas e prevê a retirada de cerca de 2 mil metros cúbicos de resíduos, incluindo lixo, entulhos e vegetação. Os trabalhos seguirão pelos próximos meses até a conclusão da limpeza em toda a área.

O prefeito em exercício de Olinda, Chiquinho, considera que a intervenção vai auxiliar também a população de nove bairros da cidade. “Essa obra beneficia diretamente bairros do município de Olinda principalmente neste período de quadra chuvoso. Obras como essa, fortalecem toda a questão de gestão urbana do nosso município, mas também no Recife, já que é um rio que corta toda a cidade e a gente andando de mãos dadas com o Governo do Estado, que dá esse suporte estrutural”, declarou.

BRASÍLIA – Na última terça-feira (5), a governadora Raquel Lyra cumpriu uma série de agendas em Brasília para solicitar apoio do Governo Federal às ações emergenciais e estruturadoras voltadas às cidades atingidas pelas chuvas neste mês. Durante reuniões com os ministérios das Cidades, da Integração e do Desenvolvimento Regional e dos Transportes, a gestora estadual solicitou um pacote de cerca de R$ 8 bilhões para obras de contenção de encostas, macrodrenagem e habitação de interesse social, além de detalhar pedidos para construção de barragens, recuperação de rodovias danificadas e execução de obras viárias estratégicas em diferentes regiões do Estado.

Dia das Mães: confira a programação especial nos cemitérios públicos de Caruaru

Os cemitérios públicos de Caruaru, São Roque e Dom Bosco, terão uma programação especial neste domingo (10), preparada pela Secretaria de Serviços Públicos em celebração ao Dia das Mães.

Nos dois locais a população contará com serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, oferecendo mais acolhimento e cuidado para a população durante a data.

A programação do dia terá ainda celebrações religiosas e eucarísticas. As missas serão realizadas às 16h em um momento de fé, oração e homenagem às mães. Todos os cemitérios públicos da cidade estarão abertos das 7h às 17h.

Procon Caruaru e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis realizam fiscalização em postos do município e coletam amostras para análise laboratorial

Uma ação inédita do Procon Caruaru e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aconteceu entre a última segunda-feira (04) e esta quinta-feira (07) em postos de combustíveis de Caruaru.

Durante a fiscalização integrada, foram coletadas amostras de combustíveis que serão encaminhadas para análise laboratorial, além da verificação da regularidade no fornecimento e armazenamento dos produtos, volumetria, funcionamento das bombas abastecedoras e cumprimento das normas de defesa do consumidor.

A operação também deu continuidade às fiscalizações relacionadas aos reajustes de preços dos combustíveis. Ao todo, 39 postos foram notificados e, até o momento, 19 não apresentaram justificativas plausíveis para os aumentos praticados, resultando na lavratura de autos de infração.

O órgão reforça que as ações seguem acontecendo de forma contínua, buscando garantir mais transparência, segurança e equilíbrio nas relações de consumo.

Fagner dos Animais e Anderson Luiz destacam importância da preservação ambiental em Caruaru

Pedro Augusto/Blog Capital

O novo secretário municipal de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal de Caruaru, Fagner dos Animais, demonstrou já estar inteiramente integrado à gestão de Rodrigo Pinheiro ao gravar vídeo fortalecendo as ações de compensação ambiental no município, com o plantio de mudas de diferentes espécies de árvores.

Ao lado de Anderson Luiz e de estudantes da rede municipal, ele plantou uma muda de pau-brasil no Parque Ambiental Severino Montenegro.

“Estamos aqui realizando este plantio em comemoração ao Dia do Pau-Brasil. A vida é assim: plantamos hoje para colher no futuro. Essa ação também contou com a participação de crianças, reforçando a importância de conscientizar as novas gerações sobre a preservação ambiental”, destacou Fagner.

Anderson Luiz, que esteve sempre integrado às ações de preservação ambiental desenvolvidas pelo governo Rodrigo Pinheiro enquanto secretário de Articulação Política, também comentou a ação da Prefeitura, realizada por meio da Secretaria Municipal.

“Esse é um trabalho muito importante e simbólico, que traz uma reflexão sobre a própria vida. A analogia é justamente essa: assim como na natureza, é preciso plantar e cuidar hoje para colher bons frutos amanhã. Preservar o meio ambiente é investir no futuro e na qualidade de vida de todos”, afirmou Anderson Luiz.

Nesta semana, a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal está realizando o plantio de 75 mudas de árvores em seis praças municipais. Já no mês de abril, foram plantadas 60 mudas em diferentes áreas urbanas da cidade. Até o fim de maio, um total de 250 novas mudas será plantado no município.

Mudas

Além do plantio realizado pela secretaria, as doações de mudas para a população também vem crescendo, incentivando a arborização urbana e a participação da comunidade nas ações ambientais.

A população interessada pode retirar mudas de árvores diretamente na Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal. A SSB está localizada na Avenida José Rodrigues de Jesus, s/n, bairro Indianópolis, em Caruaru, Pernambuco.

Centro de Caruaru ganha dois novos pontos de ônibus na Avenida Rio Branco

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, o centro da cidade passa a contar com mais dois pontos de ônibus, localizados na Avenida Rio Branco, para embarque e desembarque de passageiros.

As linhas de operação na Avenida Rio Branco são:

Coletivo

114 – Nova York

Centro/subúrbio e subúrbio/centro

Tabosa

129 – Lot. José Antônio Liberato
410 – Vassoural/HRA/Santa Rosa
420 – Santa Rosa/HRA/Vassoural
431 – Bairro Agamenon/ Pitombeira
432 – Bairro Agamenon/ Encanto da Serra
449 – Santa Rosa/HRA/Rosanopolis

No sentido subúrbio/centro

Bandeira

107 – Salgado
110 – São José/ Centro Administrativo
117 – Universitário/ Via Luiz Gonzaga
123 – Cidade Jardim*
130 – UFPE
139 – Polo

Centro/subúrbio e subúrbio/centro, com exceção da linha 123 que é apenas centro/subúrbio

SÃO JOÃO 2026 — Prefeitura de Caruaru abre cadastramento para comerciantes do São João 2026 com pré-cadastro on-line

Os interessados devem fazer o pré-cadastro pelo link: www.sefazsj2026.caruaru.pe.gov.br . O acesso estará disponível das 8h às 20h deste sábado, 9 de maio. Ao concluir essa etapa, o comerciante receberá automaticamente o dia e local para comparecimento presencial e finalização do processo.

No atendimento presencial, será necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência atualizado e o valor referente à atividade que deseja comercializar.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) reforça que apenas quem realizar o pré-cadastro on-line poderá avançar para a etapa presencial, no Galpão da Estação Ferroviária.
O comparecimento na data informada é obrigatório para validação dos dados.

FIQUE ATENTO — Saiba como está a montagem do São João de Caruaru 2026

Caruaru deu início, nessa terça-feira (05), à montagem da estrutura do Maior e Melhor São João do Mundo no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga. O cronograma começou com o fechamento do espaço, etapa necessária para garantir a segurança e o andamento dos trabalhos.

Neste primeiro momento, estão sendo implantadas estruturas de grande porte, como o pavilhão de restaurantes, o camarote institucional e o palco principal, contribuindo para a geração de empregos durante a montagem. Na sequência, os serviços avançam para etapas complementares, como a instalação de barracas e ativações de patrocinadores.

Nos últimos anos, o Município passou a adotar um modelo de contratações mais técnico e estruturado, alinhado à Lei nº 14.133/2021, com foco em planejamento, transparência e controle. Auditorias, decisões do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e recomendações de órgãos de controle passaram a ser incorporadas aos processos licitatórios, garantindo atualização constante e aprimoramento da gestão. O modelo adotado pelo Município também vem sendo reconhecido pelo TCE-PE como referência na estruturação e condução de licitações públicas.

“É muito gratificante participar da montagem do São João. Daqui a alguns dias, milhares de pessoas vão estar aqui aproveitando a festa, e saber que a gente faz parte disso é motivo de orgulho”, destacou João Silva, um dos trabalhadores envolvidos na montagem da estrutura.

OBRAS DE DESVIO DA PE-145 SÃO CONCLUÍDAS ANTES DO PRAZO

Equipes técnicas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) realizaram, nesta quarta-feira (6), a liberação da interdição da PE-145, no Km 15, no Agreste.

O trecho havia sido interditado de forma emergencial para garantir a segurança do tráfego.
Um desvio foi implantado na ponte da PE-145, que receberá um novo projeto de requalificação nos próximos meses.

As obras na PE-145 já estavam em andamento e, para garantir a segurança, a ponte recebeu escoramento na estrutura. Devido às chuvas e ao risco de comprometimento estrutural, houve a interdição temporária, cuja previsão de finalização era apenas no domingo.

Com o reforço das equipes e a ampliação dos serviços, os trabalhos foram antecipados.

“A governadora Raquel Lyra determinou o monitoramento das estradas e das pontes estaduais devido às chuvas da última semana. No caso da PE-145, optamos pela interdição para realizar a execução do desvio. Estivemos acompanhando a execução dos serviços e ampliamos as equipes para antecipar o prazo inicial, que era de sete a oito dias, e finalizamos o desvio em quatro”, explica o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves.

O secretário também voltou a destacar o trabalho realizado pela Semobi e pelo DER ao longo dos dias de fortes chuvas registrados na Região Metropolitana do Recife e na Mata Norte.

“Por determinação da governadora, montamos uma força-tarefa com 15 equipes, que percorreram mais de 1.000 km em mais de 30 rodovias. Atendemos 35 ocorrências em três dias, todas relacionadas a alagamentos e pequenos deslizamentos. Não houve registro de danos estruturais nos pavimentos das rodovias”, finalizou Pedro Neves.

Segundo o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, André Fonseca, a atuação rápida e integrada das equipes foi fundamental para garantir a segurança da população.

“Não tivemos intercorrências estruturais nas rodovias, e todas as ações emergenciais para o atendimento de estradas alagadas ou de deslizamentos registrados tiveram respostas rápidas e eficazes, garantindo que a trafegabilidade nas rodovias estaduais não fosse comprometida”, pontuou.

Maio Amarelo: PRF alerta para aumento do número de colisões com motocicletas em Pernambuco

A Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco (PRF-PE) realizará, na quinta-feira (7), uma blitz educativa do Movimento Maio Amarelo, em parceria com diversos órgãos que atuam no trânsito. A iniciativa acontecerá no posto da PRF de Igarassu, localizado no Km 29 da BR 101, em Igarassu, e chama a atenção para as colisões envolvendo motocicletas, que aumentaram no comparativo deste ano com o mesmo período do ano anterior.

Em 2026, o tema do Maio Amarelo é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. Com este destaque, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) quer chamar a atenção das instituições e das pessoas que fazem parte do trânsito sobre a participação de todos na redução de sinistros, mortes e feridos nas vias brasileiras.

Dados

Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 621 sinistros envolvendo motocicletas nas rodovias federais de Pernambuco, que deixaram 788 pessoas feridas e 110 mortas. No mesmo período do ano anterior, foram atendidos 478 sinistros envolvendo esses veículos, com 596 feridos e 49 mortes.

Entre as principais causas verificadas, destacam-se a ausência de reação do condutor, com 97 registros, seguidas pela reação tardia ou ineficiente do condutor, com 75 colisões, e acessar a via sem observar a presença de outros veículos, com 72 sinistros. As três situações estão geralmente relacionadas à falta de atenção na condução dos veículos, que tem sido ocasionada principalmente pelo uso do celular.

Outro fator de risco verificado pela PRF é o trânsito de motocicletas no corredor entre veículos de grande porte, como ônibus ou caminhões. Esse comportamento nas rodovias é agravado devido ao deslocamento de ar entre os veículos e à velocidade adotada pelos condutores, que por vezes perdem o controle da moto e acabam sendo atropelados.

Além disso, quem dirige veículos maiores é afetado pelo ponto cego, que ocorre quando o motorista não consegue enxergar no retrovisor quem está muito próximo dele, o que aumenta o risco para quem está sobre duas rodas.

Maio Amarelo

A primeira edição do Maio Amarelo foi em 2014. A Senatran é a responsável por organizar o programa, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Maio Amarelo com o objetivo de promover a reflexão em todo o mundo sobre ações que possam tornar o trânsito mais seguro. Além do Maio Amarelo, o Brasil também desenvolveu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), com o objetivo de reduzir em pelo menos metade o número de mortes no trânsito.