Governadora Raquel Lyra entrega nova creche e amplia acesso à educação infantil em Camaragibe

Dando continuidade à ampliação da rede de educação infantil em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A inauguração é fruto da parceria entre o Governo do Estado e o município. A unidade recebeu investimentos de cerca de R$ 5,4 milhões, entre obra e equipagem, e possui capacidade para atender até 324 crianças da Educação Infantil. Na ocasião, foram entregues, ainda, 15 ruas pavimentadas com piso intertravado no município. A intervenção teve aporte de R$ 10 milhões, em um total de 17,5 mil m² de área. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou as entregas.

“É uma alegria voltar a Camaragibe e entregar mais uma creche para a nossa população. Cada unidade representa mais oportunidades para as crianças, tranquilidade para as mães e geração de empregos para a comunidade. Ao lado do prefeito Diego Cabral, seguimos realizando sonhos antigos da cidade, com investimentos em educação, infraestrutura, pavimentação, recuperação de estradas e tantas outras obras que melhoram a vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A unidade conta com dez salas de aula, sala multiuso, fraldário, sala de amamentação, cozinha, solário, ambientes administrativos e estrutura totalmente acessível. “Estamos entregando mais uma creche totalmente equipada, com capacidade para atender mais de 320 crianças. Essa é a sétima unidade entregue pela gestão e reforça o compromisso da governadora Raquel Lyra com a ampliação da educação infantil, oferecendo mais segurança às famílias e uma estrutura de excelência para o desenvolvimento das crianças. É assim que transformamos vidas por meio da educação”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

O equipamento integra o programa Juntos pela Educação e reforça o compromisso do Governo do Estado com a ampliação do acesso à educação infantil, por meio do fortalecimento do Regime de Colaboração com os municípios. Nesse modelo, o Estado é responsável pela construção, equipagem e financiamento do primeiro ano de funcionamento das unidades, enquanto os municípios assumem a gestão das creches.

A dona de casa Maria Silva, mãe de Nicolas e Miquéias, comemorou a chegada da creche e contou como o equipamento vai ajudar as famílias da comunidade. “Essa creche representa uma grande conquista para nós. Agora vamos poder trabalhar sabendo que nossos filhos estão em um lugar seguro, com profissionais preparados para cuidar deles. Meus dois filhos vão estudar aqui, e isso me deixa muito feliz. Tenho certeza de que todas as mães da comunidade estão agradecidas por esse momento”, pontuou.

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, agradeceu ao Governo de Pernambuco pelos investimentos e pelas ações. “Camaragibe nunca recebeu tantos investimentos em tão pouco tempo. A entrega desta creche representa um compromisso com as famílias da nossa cidade e com o futuro das nossas crianças. Seguiremos trabalhando com a gestão estadual para transformar Camaragibe e garantir mais qualidade de vida para a nossa população”, pontuou o gestor.

A política estadual voltada à educação infantil tem como foco a redução do déficit de vagas em creches e pré-escolas, apoiando os municípios na ampliação da oferta e fortalecendo a capacidade de atendimento à população pernambucana. A iniciativa prevê a criação de 60 mil novas vagas, além da promoção de ambientes seguros, acessíveis e acolhedores, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

O senador Fernando Dueire garantiu que seu mandato está à disposição para os investimentos no município. “Temos trabalhado, em parceria com o Governo do Estado, para garantir recursos que sigam transformando a vida da população”, ressaltou. Já o deputado estadual João de Nadegi destacou a importância da parceria para ampliar os investimentos no município. “Esta creche vai oferecer um espaço seguro para o desenvolvimento das crianças e mais tranquilidade para as famílias. Essa união entre Estado, município e Assembleia tem gerado resultados concretos e levado obras importantes para a população de Camaragibe”, finalizou.

PAVIMENTAÇÃO – Ainda na ocasião, a governadora Raquel Lyra entregou a pavimentação em piso intertravado de 15 ruas do município. A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Camaragibe, e resulta de um investimento de R$ 10 milhões, em uma área de 17,5 mil m².

“Iniciativas como essa visam melhorar a mobilidade do município, garantir mais segurança para pedestres e motoristas, além de aprimorar a trafegabilidade e a qualidade de vida dos moradores locais”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Rodrigo Ribeiro.

As vias concluídas ficam nos bairros de Timbi (ruas dos Médicos, dos Sociólogos e Nova Olímpia), Céu Azul (ruas dos Vigilantes, Luís Carlos da Fonseca e Castro Alves), Jardim Primavera (ruas Londrina e Campos Sales), São João e São Paulo (ruas do Livramento e São José da Laje), Tabatinga (rua Elias Pereira), Bondade de Deus (rua Redentor), Santana (rua São Braz), Bairro Novo do Carmelo (rua Santa Luísa) e Bairro dos Estados (rua Nova Londrina).

Estiveram presentes no evento o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) Paulo Lira; além vereadores e lideranças locais.

Prefeitura de Caruaru altera expediente das repartições públicas municipais na segunda-feira (29); confira o que muda

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração, informa que o expediente nas repartições públicas municipais da Administração Direta, Indireta e Autarquias será encerrado às 12h na próxima segunda-feira (29).

A medida foi estabelecida por meio de Portaria da Secretaria de Administração, com base nas atribuições conferidas por Decreto.

A alteração no horário de funcionamento não se aplica aos serviços considerados essenciais e às unidades administrativas cujas atividades não podem sofrer interrupção. Nesses casos, o atendimento será mantido normalmente, podendo ainda ser instituído regime de plantão, a critério dos titulares de cada órgão, quando houver necessidade.

Governadora Raquel Lyra reforça segurança pública com formação de 457 policiais civis, entrega de 124 viaturas

Ampliando os investimentos em segurança pública, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos policiais civis. A corporação recebe 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que vê de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada. Além disso, entregamos 124 novas viaturas para Polícia Civil e Militar, e quatro novas unidades móveis, de um pacote de seis, para combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Raquel Lyra.

O curso de Formação Profissional dos novos servidores foi promovido pela Escola Superior da Polícia Civil. A incorporação dos novos policiais amplia a capacidade operacional da instituição e fortalece as ações de investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em todas as regiões do Estado. Ainda no evento, Raquel Lyra entregou 124 novas viaturas do tipo SUV (Spin), destinadas às Polícias Militar e Civil, reforçando o policiamento ostensivo e as atividades de Polícia Judiciária no Recife e Região Metropolitana.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância da formatura. “Com a formatura da segunda turma da Polícia Civil com delegados, agentes e escrivães, são 457 novos servidores chegando na corporação, fechando um reforço de mais de 900 policiais civis desde novembro do ano passado. Assim, a gente mostra de forma concreta que o Governo do Estado tem compromisso com a segurança pública de Pernambuco”, afirmou o titular.

Presente no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, enfatizou as entregas do Estado para a instituição. “O Governo do Estado tem investido na Polícia Civil em tecnologia, viaturas e armamentos. Mas, com uma nova turma se formando, o Governo entrega aquilo que é mais positivo e forte na instituição, que é a sua força de trabalho, o servidor público”, pontuou.

Presente na cerimônia, o deputado federal Mendonça Filho destacou o simbolismo da formatura para os novos servidores e para o Estado. “É uma data que vai ficar marcada de forma inesquecível na vida de cada um de vocês e um importante reforço para a nossa segurança”, afirmou. Já o deputado estadual Joel da Harpa ressaltou o impacto dos investimentos na segurança pública. “Pernambuco está vivendo um novo momento na segurança pública. Hoje começamos a ver a esperança de um Pernambuco melhor”, disse.

O prefeito de Olinda em exercício, Chiquinho, também destacou os avanços promovidos pelo Governo de Pernambuco na área. “A segurança pública vem sendo reconstruída pelo Governo do Estado para que a sociedade se sinta mais protegida, com investimentos em estrutura, valorização dos servidores e reforço no efetivo”, pontuou.

Durante a solenidade, a escrivã Leila Fernandes de Abrantes, 1ª colocada do curso, enfatizou a emoção do momento. “Hoje, ao jurarmos honrar esta missão, reafirmamos nosso compromisso com a proteção da sociedade, com a esperança de quem mais precisa e com a coragem de servir mesmo diante dos desafios”, afirmou.

MULHER – Já as quatro unidades móveis voltadas ao atendimento especializado de mulheres em situação de violência marcam a conclusão da implantação da frota de seis equipamentos especializados que ampliam o acesso das pernambucanas. Desde 2023, o Governo de Pernambuco investiu cerca de R$15 milhões nos equipamentos.

“Nossas unidades móveis de atendimento vão circular em todo Pernambuco, levando atendimento técnico e multidisciplinar com psicólogas, advogadas, assistentes sociais para acolher qualquer pernambucana que tenha sido vítima de violência e precise de orientação e acolhimento”, afirmou a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Walkíria Alves.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamade (chefe da Casa Militar), o comandante-geral dos Bombeiros Militar de Pernambuco, Eduardo Araripe; o comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; o deputado federal Túlio Gadêlha e a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.

Raquel Lyra celebra o São João de Limoeiro na tradicional Rua da Alegria

A governadora Raquel Lyra esteve presente, neste sábado (20), no segundo dia de festas do São João 2026 de Limoeiro, Agreste Setentrional. O município conta com apoio do Governo do Estado para a realização do evento. Na segurança, até o dia 28, serão 274 lançamentos operacionais, reunindo tecnologia e reforço no policiamento, garantindo tranquilidade para moradores e visitantes.

“O São João é uma festa linda, carregada de emoção, famílias e cultura. Cada vez que venho a Limoeiro, me surpreendo com o tamanho da festa e a alegria do povo. Destaco que esse é o São João mais seguro da nossa história. Temos lançamentos de efetivo em todos os grandes polos de animação e não podia ser diferente aqui em Limoeiro”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Durante a visita, a chefe do Executivo estadual caminhou pela Rua da Alegria, principal palco da festa. A noite de sábado contou com shows de Felipe e Gabriel, Claudia Lauterea e Jorge de Altinho. O evento começou na última sexta-feira (19) e segue até o domingo (28).

Recepcionando a governadora, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, falou da expectativa da festa na cidade. “Nossa cultura popular se reveste na Rua da Alegria, no São João mais alegre de Pernambuco. Estamos muito felizes com o nosso povo curtindo a festa, com a presença de nossos visitantes e com o apoio do Governo do Estado, que nos prestigia em todas as áreas, e no São João não seria diferente”, declarou o gestor municipal.

Além do aumento dos lançamentos, o planejamento da segurança inclui monitoramento aéreo com drones, ampliação do efetivo nas ruas, fiscalização nas rodovias e ações preventivas voltadas à preservação da ordem pública e da segurança viária ao longo da programação festiva.

Acompanharam a governadora o deputado federal Túlio Gadêlha; o prefeito de Passira, Severino Silvestre; e o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo.

Em Petrolina, governadora Raquel Lyra entrega habitacional de 200 apartamentos em parceria com o governo federal

Encerrando a agenda de compromissos em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a governadora Raquel Lyra entregou, neste sábado (20), o Residencial Dom Avelar, empreendimento com 200 unidades habitacionais destinadas a beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). A iniciativa, que conta com investimentos de R$ 30,5 milhões, faz parte de uma parceria do Governo de Pernambuco e governo Federal. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também anunciou a abertura do processo licitatório para compra de um equipamento de tomografia computadorizada para o Hospital Dom Tomás, com aporte superior a R$ 8 milhões.

“Entregar casas é entregar sonhos. Hoje, 200 famílias recebem suas chaves e saem do aluguel para um lar definitivo, incluindo pessoas com deficiência e famílias neurodivergentes, que agora terão mais segurança e dignidade. Esse resultado só é possível pela união do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura de Petrolina. A partir da moradia, outros avanços chegam junto, à exemplo das creches em construção e ações para garantir água tratada nas comunidades. É assim que a gente transforma a vida das pessoas, com trabalho contínuo e compromisso em não parar”, disse a governadora Raquel Lyra.

O residencial é composto por 13 blocos habitacionais, com quatro apartamentos por andar. Os edifícios possuem três e quatro pavimentos e estão localizados na Avenida da Redenção. A entrega representa mais um avanço da política habitacional desenvolvida em Pernambuco, ampliando o acesso à moradia digna e garantindo mais segurança, cidadania e qualidade de vida para as famílias contempladas.

“Com essa parceria conseguimos tirar do papel investimentos importantes, como a entrega de unidades habitacionais que transformam a vida de centenas de famílias e reforçam o compromisso com quem mais precisa”, disse o secretário Nacional das Periferias do Ministério das Cidades, Vitor Araripe.

O Residencial Dom Avelar foi selecionado pelo Ministério das Cidades para receber recursos do FAR em julho de 2024. Desde então, foram realizadas as etapas de aprovação junto à Neoenergia, Compesa, CPRH e Corpo de Bombeiros. A operacionalização do empreendimento ficou sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, enalteceu as ações da gestão estadual no município. “O Governo do Estado nunca chegou aqui em Petrolina de mãos vazias. Sempre traz consigo ações, obras, anúncios importantes e inaugurações”.
Jaqueline Fernandes, de 35 anos, foi uma das beneficiárias que recebeu das mãos da governadora as chaves da tão sonhada casa própria. Emocionada, ela contou que sua família vivia sob a insegurança de morar de aluguel. “Tudo está acontecendo no tempo certo. É um sonho realizado, que esperei por muitos anos”, disse.

A viabilização do residencial contou com o apoio do Grupo de Trabalho GT-FAR e FDS, instituído por decreto estadual em fevereiro de 2024 para acelerar a contratação de empreendimentos habitacionais de interesse social do Minha Casa, Minha Vida Faixa 1, destinado a famílias com renda de até dois salários mínimos.

Os deputados federais Túlio Gadêlha e Fernando Filho destacaram a importante parceria dos governos estadual, federal e município: “Quero destacar o quão essencial é a união entre governo Federal, Governo de Pernambuco e Prefeitura nessas entregas, que vão de habitação a obras e serviços essenciais”, disse Gadêlha. Já Fernando completou: “A atuação conjunta permite que investimentos cheguem com mais força aos municípios, viabilizando obras e políticas públicas que, isoladamente, seriam mais difíceis de executar”, finalizou.

Também presente na solenidade, o deputado estadual Antonio Coelho pontuou que nos últimos dez anos, Petrolina aumentou sua população em mais de 100 mil pessoas, e um fator fundamental para manter esse ritmo de expansão é justamente garantir a oferta de moradias. “Isso permite que mais famílias que chegam à cidade possam construir aqui uma vida melhor”, pontuou o parlamentar. O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, complementou. “Não tem nem como mensurar o quanto isso significa para quem nunca teve um pedaço de chão para poder morar. Essa entrega devolve dignidade e respeito às pessoas, com a projeção de um futuro melhor”, disse.

Participaram da agenda os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Roberto Asfora (Turismo e Lazer); o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira; o vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho; além de Júlio Lóssio Filho, liderança política da região.

Govenadora Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.

Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo.

“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Segurança

Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.

Educação

Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.

Mobilidade

Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.

Desenvolvimento Urbano e Habitação

Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.

O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.

Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.

Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.

Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.

Assistência Social

O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil.

Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.

Recursos Hídricos

Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.

Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.

Ciência e Tecnologia

Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.

Confira os shows do Alto do Moura na véspera e dia de São João

O Polo Alto do Moura, um dos espaços mais tradicionais e visitados do São João de Caruaru, prepara dois dias de muita animação para celebrar o período mais aguardado dos festejos juninos. Nos dias 23 e 24 de junho, moradores e turistas poderão aproveitar apresentações que valorizam o autêntico forró e a cultura nordestina, mantendo viva a tradição que faz do Alto do Moura uma das principais referências do Maior e Melhor São João do Mundo.

Na terça-feira (23), a programação começa ao meio-dia com o cantor Israel Filho, seguido por Assisão, às 14h, levando ao público sucessos que marcaram gerações. Encerrando a programação do dia, a banda Vilões do Forró sobe ao palco às 16h, garantindo muito arrasta-pé para os forrozeiros.

Já na quarta-feira (24), Dia de São João e dia de mais um jogo da Seleção Brasileira, a festa começa mais cedo, com Renatto Pires, a partir das 11h30. Em seguida, às 13h15, será a vez de Túlio Milionário animar o público. Fechando a programação, Cavalo de Pau sobe ao palco às 15h, trazendo repertório repleto de sucessos que marcaram época no forró.

Além dos shows musicais, o público também poderá prestigiar uma apresentação especial do Balé de Marcos Mercury, reforçando a diversidade cultural e artística presente na programação do Alto do Moura durante o São João de Caruaru.

Polo das Quadrilhas – O Polo das Quadrilhas entra no clima das celebrações de São João com uma programação que exalta a tradição, a criatividade e a força da cultura popular nordestina. Na terça-feira (23), o público poderá acompanhar apresentações da Ori Cia de Dança, da Quadrilha Junina Molecodrilha, da Quadrilha Junina Flor de Caruá, da Quadrilha Junina Arte e Cultura do Nordeste, da Paraquadrilha e da Quadrilha Junina Sulanca, grupos que levam ao espaço espetáculos marcados por coreografias, figurinos e enredos que emocionam e encantam visitantes de todas as idades. Já na quarta-feira (24), Dia de São João, a programação conta com as apresentações de Bruguello, do tradicional Batalhão de Bacamarteiros do Alto do Moura e de Liquajupe, reforçando a valorização das manifestações culturais que fazem parte da identidade e da história de Caruaru.

Programação:

Polo Alto do Moura

Terça-feira – 23 de junho
12h – Israel Filho
 14h – Assisão
 16h – Vilões do Forró

Quarta-feira – 24 de junho
11h30 – Renatto Pires
 13h15 – Túlio Milionário
 15h – Cavalo de Pau

Polo das Quadrilhas

Terça-feira – 23 de junho (a partir do meio-dia)
• Ori Cia de Dança
• Quadrilha Junina Molecodrilha
• Quadrilha Junina Flor de Caruá
• Quadrilha Junina Arte e Cultura do Nordeste
• Paraquadrilha
• Quadrilha Junina Sulanca

Quarta-feira – 24 de junho (a partir do meio-dia)
• Bruguello
• Batalhão de Bacamarteiros do Alto do Moura
• LIQUAJUPE

Homem compra carro roubado por R$8,6 mil e é detido pela PRF em Caruaru

Um homem que estava em um carro roubado foi detido com uma réplica de pistola, no domingo (21), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O motorista informou que havia adquirido o veículo por R$8,6 mil a partir de um anúncio na internet.

Durante a abordagem em uma via de acesso à BR 232, os policiais realizaram uma verificação no carro e encontraram diversos sinais de adulteração. Ao descobrir a placa verdadeira, foi encontrado um registro de roubo desde janeiro de 2023 em São Joaquim do Monte, também no Agreste.

Em uma busca no interior do carro, a equipe localizou uma réplica de pistola embaixo do tapete do passageiro.

O motorista alegou que havia adquirido o veículo há cerca de um ano e meio, mas não soube informar o nome do vendedor e nem portava documentos da transação. Sobre o simulacro, ele disse que não sabia da existência da pistola.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Caruaru, para a adoção das providências legais.

ARTIGO — Castração: um gesto de responsabilidade que salva vidas

A castração é uma das ferramentas mais importantes para o controle populacional de cães e gatos, especialmente dos animais comunitários, que são cuidados por moradores, mas não possuem um lar definitivo.

Quando falamos em reprodução animal, os números impressionam. As gatas, por exemplo, entram no cio diversas vezes ao longo do ano e podem se reproduzir ainda muito jovens. Diversas matérias publicadas pela mídia já mostraram que um único casal de gatos pode dar origem a dezenas e até mais de uma centena de descendentes em pouco mais de um ano, considerando as sucessivas gerações que se reproduzem rapidamente.

Com as cadelas, a situação também merece atenção. Uma única fêmea pode ter ninhadas com cinco, seis ou mais filhotes. Se parte dessas crias permanecer nas ruas, em poucos meses as fêmeas estarão aptas a se reproduzir, aumentando ainda mais a população de animais abandonados. O resultado é uma verdadeira bola de neve, que torna cada vez mais difícil o controle da situação.

Infelizmente, não existem lares suficientes para todos os animais que nascem. A adoção responsável é sempre o cenário ideal, mas a realidade mostra que milhares de cães e gatos aguardam por uma família. Da mesma forma, passar toda a vida em abrigos também não é a condição mais adequada para a maioria dos animais.

Muitos cães e gatos comunitários encontram acolhimento nas ruas onde vivem. Recebem alimentação, água, carinho e acompanhamento veterinário de moradores que se sensibilizam com sua situação. No entanto, por permanecerem em áreas públicas, continuam expostos a diversos riscos, incluindo a reprodução descontrolada.

Por isso, a castração é um ato de responsabilidade e cuidado. Além de ajudar a reduzir o número de animais abandonados, ela contribui para a saúde e o bem-estar dos cães e gatos, prevenindo doenças e melhorando sua qualidade de vida.

Controlar a população animal de forma humanitária passa pela conscientização da sociedade. Castrar é evitar sofrimento, abandono e o crescimento de uma população para a qual, infelizmente, nem sempre existem lares disponíveis. É uma medida que gera benefícios para os animais, para as comunidades e para toda a sociedade.

Educação ambiental ganha protagonismo no São João de Caruaru com debate sobre sustentabilidade

A Arena Sustentabilidade do São João de Caruaru abriu portas, nesta quinta-feira (18), para a palestra “Municípios Educadores Sustentáveis e Cidades Verdes”. A programação integrou as ações do Junho Verde, campanha nacional voltada à conscientização e à preservação ambiental.

Durante o encontro, foram debatidos desafios e estratégias para ampliar as políticas de educação ambiental, promovendo a resiliência climática e a sustentabilidade nos municípios.

A atividade foi ministrada por Isis Akemi Morimoto, coordenadora-geral do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

“Quando a educação ambiental chega aos territórios, ela fortalece a participação da população e amplia a capacidade dos municípios de enfrentar os desafios das mudanças climáticas com ações concretas e permanentes. Caruaru tem sido protagonista nesse quesito e um exemplo para outros municípios, por transformar um evento mundialmente conhecido, como o São João, em uma pauta sustentável”, destacou Akemi.

A realização da palestra, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), reforça o compromisso de inserir a pauta ambiental em um dos maiores eventos culturais do país, aproximando a discussão sobre sustentabilidade da população e incentivando os municípios a fortalecerem ações de preservação ambiental.