TJPE publica edital do concurso público para o cargo de juiz substituto

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) divulgou, nesta quarta-feira (27/5), o Edital 1/2026 que torna pública a abertura do concurso público para provimento do cargo de juiz(a) substituto(a) da instituição. As inscrições têm início às 16h do dia 1º de junho e seguem até as 16h do dia 10 de julho, no site da o Getúlio Vargas, responsável pelo certame. Confira o edital publicado na edição 118/2026 do Diário de Justiça eletrônico (DJe).

O concurso tem o objetivo de suprir a escassez de magistrado (s) no Estado, cuja demanda por Justiça aumenta a cada ano. Na última segunda-feira (25/5), o presidente do Tribunal, desembargador Francisco Bandeira de Mello, anunciou a conclusão da elaboração do edital. Para o desembargador, o novo concurso é fundamental para manter – e aumentar – a agilidade, a eficiência e qualidade da prestação jurisdicional.

Ao todo, estão sendo oferecidas 30 vagas mais cadastro de reserva, sendo 5% reservadas a pessoas com deficiência, conforme a Resolução nº 75/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e das disposições constantes no edital e 30% reservadas a negros (pretos e pardos), indígenas e quilombolas, de acordo com a Lei nº 15.142/2025 e as Resoluções nº 203/2015, 512/2023 e 657/2025 do CNJ. Deste último número, 25% será destinado para negros (pretos e pardos), 3% para indígenas e 2% para quilombolas.

No momento da inscrição, os(as) candidatos(as) precisam preencher o requerimento de disponível no site da FGV; enviar, por meio de upload, o certificado de habilitação no Exame Nacional da Magistratura (Enam) emitido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam); declarar estar ciente de que, até a data final da inscrição definitiva, deverá preencher os requisitos para ingresso na carreira, conforme o edital; e realizar o envio, via upload , de foto 3×4, conforme subitem 7.4. O pagamento do valor da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 13 de julho.

Para concorrer às vagas reservadas a negros (pretos e pardos), indígenas ou quilombolas, os(as) candidato(as) deverão, no momento da inscrição, optar por concorrer a essas vagas e juntar a documentação complementar indicada no regulamento do concurso. Também será necessário encaminhar, além de foto colorida de um documento oficial, uma foto colorida, datada e recente, emitida há, no máximo, um ano e nítida. A foto precisa seguir as seguintes orientações: ambiente com boa iluminação; cabelo solto, sem adereço; destaque do rosto ao ombro. As pessoas que se autodeclararem negras(pretas ou pardas) serão submetidas ao procedimento de heteroidentificação realizado pela Comissão de Heteroidentificação da Fundação Getulio Vargas, conforme termos da Resolução nº 541/2023 do CNJ.

Os pedidos de isenção da inscrição podem ser solicitados das 16h do dia 1º de junho até as 16h do dia 3 de junho, no momento da inscrição, devendo os(as) candidatos(as) fazerem o upload dos documentos comprobatórios para a obtenção do benefício, conforme regras do certame. Somente serão aceitos documentos enviados nos formatos PDF, JPEG e JPG, cujo tamanho não exceda 5 MB. Não serão aceitos documentos encaminhados para endereço eletrônico diferente do indicado, bem como aqueles entregues pessoalmente na sede da FGV. Também não será aceito o envio dos documentos por fax, correio eletrônico ou outras vias que não a expressamente prevista no edital.

O concurso público será composto por cinco fases, sendo a primeira, a segunda e a quarta etapa de caráter eliminatório e classificatório; a terceira de caráter eliminatório e a quinta de caráter classificatório. Na primeira fase, os(as) candidatos(as) farão uma prova objetiva; na segunda serão realizadas provas escritas (discursiva e sentenças). As pessoas classificadas para a terceira etapa terão a inscrição definitiva e participarão da sindicância da vida pregressa e investigação social, do exame de sanidade física e mental e do exame psicotécnico. Na quarta fase, os(as) candidatos(as) farão uma prova oral e, na etapa posterior, será realizada a avaliação de títulos.

A primeira etapa do concurso está prevista para o dia 27 de setembro e terá questões sobre Direito Civil, Processual Civil, do Consumidor, da Criança e do Adolescente, Penal, Processual Penal, Constitucional, Eleitoral, Empresarial, Financeiro e Tributário, Ambiental, Administrativo, noções gerais de Direito e formação humanística e Direitos Humanos. A segunda etapa está prevista para os dias 6 de dezembro (discursiva e sentença cível) e 7 de dezembro (sentença criminal).

INSS: PF e CGU investigam descontos não autorizados de pensionistas

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagram nesta quarta-feira (27) uma nova fase da Operação Sem Desconto nos estados de Pernambuco, de São Paulo e da Paraíba, além do Distrito Federal. A operação investiga o esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e em pensões.

Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos 31 mandados de busca e apreensão e oito medidas cautelares de monitoramento eletrônico, além de outras medidas constritivas expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Nesta fase, a ação tem como finalidade aprofundar as investigações que visam esclarecer a prática de diversos crimes contra a administração pública, tais como constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário e atos de ocultação e de dilapidação patrimonial”, destacou a PF.

Em março, a PF e a CGU já haviam deflagrado a Operação Indébito, um desdobramento da Operação Sem Desconto. À época, policiais federais e auditores cumpriram 19 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão, além de outras medidas cautelares, no Ceará e no Distrito Federal.

Entenda
Em abril de 2025, a PF e a CGU deflagraram a Operação Sem Desconto. As investigações identificaram a existência de irregularidades relacionadas a descontos de mensalidades associativas aplicados sobre benefícios previdenciários, principalmente aposentadorias e pensões, concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A estimativa é de que entidades investigadas tenham descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. À época, pelo menos seis servidores públicos foram afastados de suas funções.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumpriram mais de 200 mandados judiciais de busca e apreensão, ordens de sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária em diversos estados e no DF.

Maior Cuscuz do Mundo confirma edição 2026 no dia 7 de junho, em Caruaru

Tem cheiro de milho no fogo, som de sanfona no ar e um encontro marcado com a tradição. No dia 07 de junho, a partir das 13h, o Alto do Moura recebe mais uma edição do Maior Cuscuz do Mundo, evento que já faz parte da memória afetiva do povo nordestino e do calendário do São João de Caruaru.

O que começou em 1993 com a tradicional Caminhada do Forró, reunindo um pequeno grupo de amigos pelas ruas da cidade, virou uma das maiores celebrações populares do período junino em Pernambuco. Hoje, o evento reúne mais de 100 mil pessoas entre moradores, turistas e forrozeiros vindos de várias partes do Nordeste.
Mais do que servir um cuscuz gigante, o evento celebra uma tradição que atravessa gerações.

O cuscuz, presente na mesa do nordestino desde cedo, se transforma em símbolo de encontro, pertencimento e orgulho cultural. É comida com memória, com história e com identidade.

A festa reúne caminhada, trio elétrico, muito forró e a já conhecida cuscuzeira gigante, que se tornou um dos grandes símbolos do São João de Caruaru. Tudo isso no Alto do Moura, bairro reconhecido como um dos maiores polos de cultura popular do Brasil.

A edição 2026 conta com apoio de marcas que acreditam e investem na força da cultura nordestina: Sazón, Pitú, Aposta Ganha, Assaí e Virtron.

SERVIÇO
📍 O Maior Cuscuz do Mundo
📅 07 de junho de 2026
🕐 A partir das 13h
📌 Alto do Moura – Trevo da Av. Kennedy | Caruaru-PE

Ceaca anuncia novo horário de funcionamento aos domingos para reforçar logística e organização

A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) passará a adotar um novo horário de funcionamento aos domingos a partir do dia 31 de maio. A medida tem como objetivo fortalecer a organização logística, garantir mais eficiência no descarregamento de mercadorias e melhorar a dinâmica de funcionamento do espaço.

Com a mudança, a Ceaca será fechada à meia-noite do sábado e reaberta à meia-noite do domingo, funcionando exclusivamente para atividades de descarregamento e organização de mercadorias. Durante esse período, não será permitida a realização de feira nem a comercialização de produtos no local.

Compradores e clientes poderão acessar normalmente o espaço a partir da meia-noite do domingo. A iniciativa busca oferecer mais estrutura, segurança e melhores condições para comerciantes, permissionários e consumidores que circulam diariamente pela Central de Abastecimento de Caruaru.

O comerciante Valmir Tavares, que atua no setor de frutas, aprovou a mudança no horário de funcionamento. “O novo horário ficou muito bom, porque dá mais tempo para a gente descansar um pouco e também melhora a organização para descarregar as mercadorias”, destacou.

A Ceaca atende atacado e varejo com ampla oferta de frutas, verduras, hortaliças e temperos e está localizada na BR-104, no bairro Cidade Alta.

Governadora Raquel Lyra entrega novo Bloco Cirúrgico Ambulatorial e a recepção do Hospital Otávio de Freitas no Recife

Dando mais um passo para reestruturação da saúde pública de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (26), a requalificação do Bloco Cirúrgico Ambulatorial do Hospital Otávio de Freitas (HOF), no Recife. Com investimentos de R$ 300 mil , a requalificação do espaço reduz as filas de cirurgia, melhora a qualidade dos procedimentos realizados e amplia a complexidade das intervenções. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora também entregou a requalificação da recepção do HOF, que faz parte do aporte de mais de R$ 158 milhões que o Governo do Estado tem investido para a manutenção do hospital.

“A requalificação do novo Bloco Cirúrgico Ambulatorial, que comporta agora cirurgias de pequeno, médio e grande portes, garante o suporte necessário para que a gente possa avançar na reforma do prédio principal do Otávio de Freitas. Ao lado disso, entregamos também a nova recepção da unidade, para um melhor conforto dos pacientes. Temos um grande investimento no HOF, com mais de R$ 100 milhões. Agradeço a todos os trabalhadores que aqui têm feito, de maneira incansável, um trabalho para garantir a melhor saúde pública para o povo pernambucano”, ressaltou Raquel Lyra.

Antes da requalificação, o bloco realizava procedimentos de baixa complexidade nas áreas de dermatologia, cirurgia geral e urologia. Com as obras, o setor avança para procedimentos mais complexos, como cirurgias por videolaparoscopia nas áreas de urologia, cirurgia geral e intervenções ortopédicas com o uso de intensificador de imagem. A requalificação prioriza a qualidade da assistência, amplia a capacidade do centro cirúrgico e mantém o perfil ambulatorial da unidade, com alta no mesmo dia, garantindo agilidade e segurança no atendimento.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que o Estado investe de forma contínua na unidade. “Temos um investimento forte do Governo do Estado em todos os hospitais da rede. Aqui no HOF, não é diferente. São mais de R$ 100 milhões investidos entre reformas estruturais, como a requalificação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Centro de Imagem, além de equipagem, mobiliário, dentre outras ações”, detalhou.

Além da modernização da estrutura física, o novo espaço também conta com equipamentos modernos e mobiliário renovado, reforçando as condições de atendimento aos pacientes. “Antes, fazíamos apenas pequenos procedimentos cirúrgicos. Hoje, conseguimos fazer de médio e grande porte, porque conseguimos modernizar esse espaço. Além disso, todos os equipamentos novos que chegaram com a modernização qualificam demais o atendimento”, finalizou o diretor do HOF, Rômulo Aquino.

6leção: programa especial sobre a Copa do Mundo vai ao ar toda segunda na PrefTV

Após o sucesso de audiência na estreia da última semana, o 6leção chegou para ficar na programação da PrefTV, emissora afiliada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Caruaru. Toda segunda, às 21h, os amantes de futebol vão poder acompanhar todos os detalhes da Copa do Mundo no canal 6 e no YouTube da PrefTV, ao vivo, com debate, análises e comentários esportivos.

O programa é apresentado por Cido Vieira que, toda semana, vai receber cinco convidados especiais na bancada da bola da PrefTV formando um time de seis comentaristas. O 6leção vai levantar o debate sobre as partidas e toda a repercussão por trás da maior competição de futebol do mundo. A programação também vai contar com correspondente internacional acompanhando de perto os detalhes dos jogos.

Além disso, nos dias de transmissão de jogos do Brasil, o 6leção vai contar com edições especiais no pós-jogo para comentar sobre as partidas.

“A cobertura esportiva da PrefTV cresce a cada dia e a Copa do Mundo, que representa toda a grandiosidade do futebol, também garante um espaço especial na grade de programação da emissora com a credibilidade que o telespectador já conhece”, afirmou Thiago Azevedo, secretário de Comunicação de Caruaru.

UNINASSAU Caruaru realiza mais uma edição do “Portas Abertas”

No dia 30 de maio, próximo sábado, a UNINASSAU Caruaru realiza mais uma edição do projeto “Portas Abertas”. A iniciativa é voltada para integrar a comunidade acadêmica e a população por meio de atividades práticas, serviços de saúde e oficinas interativas. Durante a ação, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os laboratórios de saúde da Instituição de Ensino Superior e participar de diversas práticas oferecidas pelos cursos de graduação.

A programação é composta por oficinas de brinquedos terapêuticos, desenvolvidas pelos estudantes e professores do curso de Terapia Ocupacional; demonstração de Júri Simulado, organizado pelos acadêmicos de Direito; orientações odontológicas e sessões de liberação miofascial. Os cursos de Enfermagem e Farmácia realizam aferição de pressão, testes de glicemia e triagem dos participantes. O objetivo é a promoção da saúde e do bem-estar com atendimentos rápidos e gratuitos durante toda a manhã. Não é necessário agendamento.

A diretora da UNINASSAU Caruaru, Ana Tereza Marques, destaca os impactos social e pedagógico da iniciativa para a região. “O Portas Abertas é uma oportunidade valiosa para a população, que conta com serviços essenciais de saúde e cidadania, e para os nossos alunos, pois vivenciam a prática profissional e o compromisso social desde cedo. Queremos mostrar como a educação e a extensão universitária transformam realidades e fortalecem a nossa comunidade”, afirma.

Orquestra Criança Cidadã firma parceria com o CNA para oferecer bolsas de inglês a alunos do projeto

A música sempre foi uma linguagem universal dentro da Associação Orquestra Criança Cidadã (OCC). Pelos corredores, salas de ensaio e apresentações, crianças e adolescentes aprendem a se comunicar através das notas, dos instrumentos e da sensibilidade artística. Agora, essa conexão com o mundo ganha um novo capítulo: o aprendizado da língua inglesa.

A instituição firmou um convênio com as unidades do CNA de Ipojuca (Nossa Senhora do Ó) e do Cabo de Santo Agostinho para oferecer oito bolsas integrais de cursos de inglês a alunos da Orquestra Criança Cidadã, com idades entre 9 e 10 anos. A iniciativa amplia o alcance educacional do projeto e reforça o compromisso das duas instituições com a inclusão social e a formação integral dos jovens.

As aulas acontecerão presencialmente, dentro da estrutura da própria instituição, por meio do formato “CNA na Escola Pública”, com carga horária de 36 horas por estágio. Os estudantes foram selecionados pela Orquestra Criança Cidadã a partir de critérios como renda familiar de até meio salário mínimo, assiduidade, histórico disciplinar e desempenho pedagógico.

Mais do que ensinar um novo idioma, a parceria nasce com a missão de abrir portas e ampliar horizontes para crianças que já descobriram na música uma oportunidade de transformação de vida. Para o coordenador pedagógico da Orquestra Criança Cidadã, Djalma Claudino, o projeto representa um passo importante na preparação desses jovens para o futuro.

“Essa iniciativa surge diante do nosso entendimento de como o domínio de um idioma estrangeiro pode se tornar uma poderosa ferramenta de ascensão profissional e ampliação de oportunidades. A música já os conecta ao mundo de forma universal, e agora eles também poderão se comunicar através de uma das línguas mais faladas do planeta”, afirma.

Djalma destaca ainda o impacto social e humano da iniciativa. “É extremamente engrandecedor proporcionar a esses jovens uma oportunidade que amplia horizontes, fortalece sonhos e contribui diretamente para a formação de cidadãos mais preparados para o mundo. Queremos formar artistas capazes de ocupar espaços no Brasil e internacionalmente, não apenas através da linguagem universal da música, mas também pela comunicação na língua inglesa.”

A parceria também emociona quem acredita na educação como instrumento de mudança social. Para Cláudia Pádua, franqueada do Curso CNA, a conexão entre música e ensino de idiomas nasce de valores compartilhados entre as instituições. Cláudia ressalta ainda a importância da música em sua própria trajetória e o potencial transformador da iniciativa.

“A fluência em inglês apoiará os alunos do projeto nos estudos e no mercado de trabalho além das fronteiras que o idioma poderia limitar, oportunizando um mundo inteiro de possibilidades para que cresçam, se desenvolvam e multipliquem ações de cidadania em qualquer lugar do planeta.”

O convênio terá duração inicial de um ano, podendo ser renovado. Além das aulas, a parceria prevê ações de divulgação institucional e fortalece um objetivo em comum: usar a educação, a cultura e o conhecimento como instrumentos capazes de transformar realidades.

Para os jovens músicos da Orquestra Criança Cidadã, aprender inglês talvez seja mais um passo na caminhada artística. Mas, acima de tudo, é a chance de descobrir que seus sonhos podem ecoar muito além das fronteiras.

Caruaru realizará celebração de Corpus Christi com programação especial no dia 4 de junho

A cidade de Caruaru celebrará, no dia 4 de junho de 2026, a Solenidade de Corpus Christi, uma das datas mais importantes do calendário litúrgico da Igreja Católica.

A programação acontecerá ao longo da tarde e da noite, reunindo fiéis em momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, celebração da Santa Missa, procissão e apresentações musicais católicas.

As atividades terão início às 13h, no Convento dos Capuchinhos, com exposição do Santíssimo e Adoração conduzida por movimentos, pastorais e comunidades presentes na cidade.

Às 16h, será celebrada a Santa Missa presidida por Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap., bispo da Diocese de Caruaru. Em seguida, às 17h, os fiéis participarão da tradicional Procissão Eucarística em direção à Catedral de Nossa Senhora das Dores.

A programação segue às 18h, com bênção do Santíssimo e caminhada para o Pátio de Eventos de Caruaru, onde ocorrerá, às 19h30, a Noite Católica com apresentações de Albanita de Cássia, Willian Sanfona e Comunidade Colo de Deus.

Serviço
– Evento: Solenidade de Corpus Christi 2026
– Data: 4 de junho de 2026
– Local: Convento dos Capuchinhos, Catedral de Nossa Senhora das Dores e Pátio de Eventos de Caruaru

Programação
13h – Exposição do Santíssimo e Adoração
16h – Santa Missa presidida por Dom José Ruy
17h – Procissão Eucarística
18h – Bênção do Santíssimo
19h30 – Noite Católica no Pátio de Eventos

Atrações da Noite Católica
Albanita de Cássia
Willian Safona
Colo de Deus

“Não é um favor que se faz. É uma companhia que se ganha”: apadrinhamento afetivo do TJPE muda a realidade de jovens em casas de acolhimento

Tímida. Essa foi a primeira impressão que Andrezza Andrade, de 31 anos, teve de Marina*, de 16. Foi no inverno de julho de 2025 que a jovem chegou a uma agência bancária localizada no bairro de Santo Amaro, mas foi em novembro que as duas se conheceram pela primeira vez. Marina começava como jovem aprendiz no local e Andrezza, que acabara de retornar de férias, era sua supervisora. Posteriormente, na primavera daquele ano, a relação entre as duas iria florescer.

Apesar da presença acanhada, foi a dedicação da menina, a maneira como ela se entregava ao trabalho, que chamou a atenção de Andrezza. “Eu já admirava ela”, conta a madrinha, que hoje é nutricionista. À época, quando ainda trabalhava na parte administrativa do banco, ela havia ficado responsável por supervisionar os jovens aprendizes que chegavam ao local. Entre planilhas, ligações e boletos, começava a se desenvolver uma aproximação entre as duas. O início não foi fácil: Marina falava pouco, não se abria muito, limitava-se a cumprir seu ofício e ir embora. Com o tempo, sentando lado a lado e conversando trivialidades, ambas permitiram que a conexão acontecesse. De repente, Marina já confidenciava à colega sua rotina na escola, desabafava sobre as amizades, no que Andrezza retribuía com suas próprias confissões.

Chegado dezembro, o clima de confraternização veranil já tomava conta do ambiente de trabalho. Foi então que Andrezza teve a ideia de chamar as colegas para uma pequena celebração, um fim de ano com piscina, comidinhas e descontração. A surpresa veio quando soube que uma das pessoas a quem era mais próxima ali não poderia ir. Marina vivia no Lar Bem, uma instituição de acolhimento para meninas em situação de vulnerabilidade, e para sair de lá precisava de autorização judicial, acompanhada de um padrinho ou madrinha devidamente habilitado. Insatisfeita com a falta que a menina faria, Andrezza foi conversando com ela para entender como poderia ajudá-la a ter alguns dias de diversão fora do lar. Foi aí que descobriu o programa de apadrinhamento afetivo do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), iniciativa que permite a pessoas da sociedade civil criar vínculos de afeto e convivência com crianças e adolescentes acolhidos, proporcionando-lhes passeios, fins de semana e momentos em família que a instituição, por si só, não consegue oferecer. Nesse momento, a futura madrinha já estava certa do que queria fazer.

O processo não foi imediato. Andrezza precisou comparecer ao Fórum, realizar o protocolo necessário, conversar com profissionais da psicologia e serviço social para ser avaliada. O resultado veio positivo para as duas no começo do ano seguinte, e o vínculo de amizade se tornou, também, um vínculo de madrinha e afilhada.

O primeiro dia juntas, na casa de Andrezza, se assemelhava aos primeiros dias de trabalho de Marina. O jeito retraído, a pequenez nos gestos, como se estivessem se conhecendo pela primeira vez. O sentimento da jovem, porém, era engrandecedor, e ela já disse: “eu vou te agradecer para sempre.”

Em entrevista ao TJPE, Andrezza esclarece que o sentimento da garota a preenchia, mas não como uma concessão ou serviço prestado, e sim pela parceria que nascia ali. “Meu coração sabia que eu precisava ajudar ela. Quando a gente escolhe alguém, a gente sabe, e quando vi a oportunidade de apadrinhar Marina, não pensei duas vezes. Mas é importante que as pessoas saibam que esse não é um favor que a gente faz, é uma companhia que se ganha.”

Os dias ficaram mais leves para ambas. Nos fins de semana e feriados livres, Marina se junta à Andrezza para compartilharem momentos juntas. Fazem as unhas, assistem seus doramas favoritos, vão à igreja, saem para comer. A família de Andrezza já a recebe como parte do grupo, e Marina, que de 15 em 15 dias visita a irmã biológica, ganhou mais uma rede de afeto para chamar de sua.

Cada vez mais perto de atingir a maioridade, o sentimento de Marina muitas vezes é de incerteza. O medo de um futuro sem apoio é amenizado pelas palavras da “Dinda”, como ela mesma chama Andrezza, que já deixou claro que o carinho construído entre elas não tem prazo para acabar. Independente da estação, o laço entre as duas já se fortificou para além do que a burocracia poderia limitar.
*Nome fictício

Sobre o apadrinhamento

O TJPE mantém programas de apadrinhamento voltados a crianças e adolescentes que vivem em lares de acolhimento. Há as modalidades afetiva, provedora e profissional. No que diz respeito ao apadrinhamento afetivo, este permite que uma pessoa ou família crie um vínculo com um acolhido, proporcionando convívio, passeios e presença em datas importantes, sem necessidade de adoção.

O processo inclui habilitação, avaliação e acompanhamento pela Justiça da Infância e Juventude. Para Ana Cláudia Souza, psicóloga da 2ª Vara da Infância e Juventude da capital, o programa atua diretamente no processo de formação dos jovens: “O apadrinhamento afetivo atua como uma porta para a garantia da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em instituições de acolhimento. É uma oportunidade de encontro e oferecimento de afetos que favorecem o sentimento de pertencimento e ajuda na ressignificação do papel da família, do cuidado e do respeito, ampliando o repertório emocional. O apadrinhamento vai muito além de um momento de lazer, é a mola propulsora do desejo de viver em família, ajudando o apadrinhado(a) na aceitação de se tornar filho pela adoção.”

Para saber mais sobre como ser padrinho ou madrinha, acesse:
https://portal.tjpe.jus.br/web/infancia-e-juventude/apadrinhamento