Estado chega a 1,5 mil km de estradas recuperadas

O Governo de Pernambuco alcançou a marca histórica de 1,5 mil quilômetros de rodovias recuperadas em todas as regiões do Estado. As obras integram o programa PE na Estrada, maior iniciativa de recuperação rodoviária da história pernambucana, que já soma R$ 4,6 bilhões em investimentos.

A Região Metropolitana do Recife concentrou o maior volume de recursos, com mais de R$ 1,5 bilhão aplicados, seguida pelo Agreste (R$ 1,2 bilhão), pelas Matas Norte e Sul (quase R$ 1 bilhão) e pelos Sertões, com cerca de R$ 900 milhões investidos. Entre os trechos já entregues estão rodovias na RMR, Zona da Mata, Agreste e Sertão, conectando municípios estratégicos e fortalecendo a mobilidade regional.

Segundo a governadora Raquel Lyra, o programa avança em ritmo acelerado, promovendo desenvolvimento econômico, segurança viária e integração entre as regiões do Estado. O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, destacou que a marca histórica não encerra o programa, que segue com obras estruturantes em andamento, como o Arco Metropolitano.

Lançado em outubro de 2024, o PE na Estrada prevê investimento total de R$ 5,1 bilhões e mantém um conjunto robusto de intervenções em execução, reafirmando a retomada da capacidade do Estado de realizar grandes obras de infraestrutura.

Ações integradas levam serviços e melhorias ao Nina Liberato

Teve início, nesta segunda-feira (19), o “Prefeitura na Porta” no bairro Nina Liberato, em Caruaru, atendendo a uma demanda dos moradores por limpeza, manutenção e zeladoria urbana. Já no primeiro dia, as equipes atuaram em diversos pontos do bairro, promovendo melhorias imediatas nos espaços públicos.

“Essa é a primeira ação desse porte que a Prefeitura está fazendo, tem muito trabalho para se fazer e a gente fica muito feliz de ver a secretaria aqui. A expectativa é gigante. Quando a gente viu os caminhões chegando, foi muito bom, a equipe chegando, o trabalho acontecendo, e hoje é apenas o primeiro dia”, comemorou Aline Costa, moradora do bairro há 8 anos.

Os trabalhos seguem no bairro até a conclusão de todos os serviços previstos, garantindo que as melhorias sejam efetivas. Para isto, é preciso o apoio da população, como explica Adriana Mendes, que mora no Nina Liberato há 11 anos: “Muitas vezes, o próprio morador não colabora, a Prefeitura faz e o pessoal torna a sujar. Mas fico muito feliz de ver os serviços chegando aqui, porque é um bairro distante e carente, que precisa desse cuidado”.

Raquel Lyra reforça segurança e saúde no Recife

Pedro Augusto/Blog Capital

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpre agenda administrativa no Recife nesta segunda-feira (19), com compromissos nas áreas de segurança pública e saúde.

Pela manhã, às 10h, a gestora comanda a aula inaugural da terceira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Ao todo, 189 alunos iniciam a formação para o posto de 2º tenente da Corporação, sendo 155 homens e 34 mulheres. A cerimônia marca o início de mais uma etapa de preparação de novos oficiais que irão reforçar o efetivo da PMPE nos próximos anos.

Já no período da tarde, às 16h, no Palácio do Campo das Princesas, Raquel Lyra realiza a entrega de nove novas ambulâncias destinadas ao fortalecimento da Rede Estadual de Saúde. Os veículos vão ampliar e qualificar o atendimento hospitalar em unidades estratégicas, como o Hospital Geral de Areias (HGA), o Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB) e o Hospital Miguel Arraes (HMA), entre outras.

A agenda da governadora reforça as ações do Governo de Pernambuco voltadas à ampliação da segurança pública e à melhoria da assistência em saúde, com investimentos em formação profissional e infraestrutura hospitalar.

As Fulô levam energia e protagonismo feminino ao Carnaval de Caruaru

A Banda As Fulô confirma presença, pelo segundo ano seguido, na Semana Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru, com show marcado para 7 de fevereiro. O grupo, que desde 2009 constrói uma trajetória de resistência e protagonismo feminino na cultura popular, leva sua energia do forró também para o carnaval. A apresentação será das Fulô, com participações especiais de Kaká Kantarelli e Paulo Long, reforçando a força e a diversidade da cena cultural caruaruense.

Formada por oito mulheres maravilhosas, a Banda As Fulô é composta por artistas multi-instrumentistas, que unem talento, sensibilidade e força em cada apresentação. Mais do que uma banda, As Fulô é um movimento cultural que reafirma o lugar da mulher nos palcos, nas ruas e nas grandes manifestações populares.

Com produção geral de Conceição Gadelha, a banda segue construindo uma história marcada pelo compromisso com a cultura, pela valorização da música nordestina e pelo fortalecimento do protagonismo feminino. Estar, mais uma vez, no Carnaval Multicultural de Caruaru, no dia 07 de fevereiro, é celebrar uma caminhada iniciada em 2009, feita de coragem, persistência e muito amor pela arte.

Em mais um ano no carnaval multicultural, a Banda As Fulô mostra que tradição e inovação caminham juntas, e que as mulheres seguem fazendo história no forró, no frevo e em todos os ritmos que fazem pulsar a cultura de Caruaru.

OPINIÃO – A importância da Rodoviária Caruaruense para Pernambuco, por Jorge Quintino

A Rodoviária Caruaruense foi muito mais do que uma empresa de transporte: ela se tornou um verdadeiro elo de integração social, econômica e cultural em Pernambuco. Fundada em novembro de 1959, em um momento estratégico para o desenvolvimento de Caruaru e do Agreste, a empresa nasceu acompanhando o crescimento da cidade e ajudando a moldar sua vocação como polo regional.

Ao longo de mais de seis décadas, a Caruaruense conectou municípios, aproximou famílias, facilitou o acesso ao comércio, à educação, à saúde e ao trabalho. Para milhares de pernambucanos, especialmente no interior do estado, seus ônibus representaram a principal ponte entre o Agreste, a Zona da Mata, o Sertão e a Região Metropolitana do Recife, fortalecendo a mobilidade e a integração territorial.

Seu papel no desenvolvimento econômico foi decisivo. Ao garantir transporte regular e confiável, a Rodoviária Caruaruense contribuiu para o escoamento da produção regional, para o fortalecimento das feiras, do comércio e dos serviços, além de impulsionar o turismo e a circulação de pessoas em eventos culturais e religiosos que marcam a identidade pernambucana.

O anúncio do encerramento definitivo de suas atividades, após mais de 60 anos de serviços prestados, simboliza o fim de um ciclo histórico. As dificuldades econômicas enfrentadas pelo setor, agravadas no período pós-pandemia, evidenciam os desafios estruturais do transporte intermunicipal no Brasil. Ainda assim, a postura responsável da empresa, ao assegurar os direitos trabalhistas de seus colaboradores e cumprir suas obrigações legais, reforça o legado de seriedade que sempre marcou sua trajetória.

A história da Rodoviária Caruaruense permanece viva na memória coletiva de Pernambuco. Seu legado é feito de trabalho, dedicação e serviço público, deixando uma contribuição inestimável para o desenvolvimento do Agreste e do estado como um todo. Mais do que ônibus e linhas, a Caruaruense transportou sonhos, oportunidades e histórias que ajudaram a construir Pernambuco.

Jorge Quintino é vereador de Caruaru.

Raquel Lyra e Jader Filho garantem investimentos de R$ 500 milhões no Metrô do Recife

A governadora Raquel Lyra e o ministro das Cidades, Jader Filho, visitaram duas estações do Metrô do Recife nesta sexta-feira (16). Na ocasião, os gestores garantiram investimentos imediatos de R$ 500 milhões para o sistema metroviário que atende a Região Metropolitana. A chefe do Executivo estadual visitou o saguão principal e a plataforma de embarque da Estação Joana Bezerra, uma das mais movimentadas do complexo, e em seguida se deslocou para a Estação Central com o ministro em um dos trens do sistema.

“Após assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o Governo Federal, já estamos desenhando os investimentos que acontecerão no Metrô do Recife, por meio da decisão do presidente Lula e do ministro Jader. O Governo do Estado é parte da solução para o metrô, estamos garantindo que a população da Região Metropolitana do Recife tenha o direito de chegar em casa com tranquilidade e conforto, diminuindo o tempo de espera, trazendo mais dignidade e cidadania não só nos terminais, mas também dentro dos próprios vagões. É o início de um novo tempo, onde Pernambuco e o Governo Federal se unem para assegurar que a gente vire uma página ruim da história do Metrô no Recife”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Em dezembro de 2025 o Governo de Pernambuco e o governo federal assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para reestruturação do sistema metroviário pernambucano, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O acordo prevê um aporte inicial de R$ 4 bilhões, a ser investido pelo Governo Federal nos cinco primeiros anos de uma concessão com duração de 30 anos. O processo de concessão segue em andamento, com estudos técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O ACT ainda estabelece a abertura de consulta pública sobre o tema.

De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, o recurso de R$ 500 milhões será destinado para reformas nos trilhos, que já estão acontecendo, além da aquisição de 100 ônibus elétricos para a RMR e reforma das estações. O gestor também garantiu a chegada de trens seminovos vindos de Porto Alegre e Belo Horizonte para o fortalecimento do sistema. “Desde o início do mandato da governadora Raquel Lyra não houve um dia sequer que ela tenha estado conosco e não tenha abordado esse tema do metrô. Houve sempre a busca de tratar das soluções para a questão do transporte público da Região Metropolitana do Recife e nós estamos aqui hoje, vindo pessoalmente, assumir este compromisso. Fiquei pessoalmente tocado pela situação preocupante do Metrô do Recife e pela segurança dos passageiros”, pontuou o ministro.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, destacou que a visita é uma continuidade dos trabalhos do Governo do Estado que começaram em 2023. “Colocamos luz sobre o problema do Metrô do Recife e da mobilidade da Região Metropolitana. Temos um dos piores trânsitos do Brasil e a governadora levou isso para o presidente Lula e para o ministro Jader Filho. Em breve teremos a concessão do metrô para que possamos entregar novos trens, estações requalificadas, além dos novos ônibus para o Grande Recife, garantindo uma melhor mobilidade para a população pernambucana”, enfatizou.

Também acompanharam a visita os secretários estaduais Túlio Villaça (Casa Civil), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais); além do secretário-executivo de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves; e do presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Matheus Freitas.

Saiba como regularizar o Título de eleitor

Manter o título de eleitor regularizado é um passo importante para começar o ano sem preocupações. Estar em dia com a Justiça Eleitoral faz parte do exercício da cidadania e evita uma série de impedimentos na vida civil.

Além de cumprir um dever cívico, a regularidade eleitoral assegura direitos fundamentais, como votar e também se candidatar a cargos eletivos, caso a pessoa tenha interesse em disputar uma eleição.

Como consultar a situação eleitoral

Para saber se o título está regular ou se há alguma pendência, o eleitor precisará acessar o serviço de Autoatendimento Eleitoral, disponível no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta é gratuita, fácil de usar e permite resolver diversas situações sem sair de casa.

O passo a passo é simples: acesse o Portal do TRE; localize a área “Autoatendimento Eleitoral”; clique em “Situação eleitoral” e preencha os dados solicitados.

Caso o sistema informe que o título está cancelado ou suspenso, será necessário providenciar a regularização.

“Fiz o que tinha que fazer”, disse Moraes após transferir Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes toma posse, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Durante cerimônia de colação de grau da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) na quinta-feira (15), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ironizou a decisão em que transferiu o ex-presidente Jair Bolsonaro de seu local de detenção original, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, à Papudinha. Sem citar nomes, afirmou já ter feito o que “tinha que fazer”.

A fala foi proferida ao comentar sobre a extensão dos discursos anteriores, nos quais os demais professores ultrapassaram os três minutos combinados para a cerimônia. “Ninguém cumpriu os três minutos, quase tive que tomar umas medidas. Mas eu me contive. Acho que hoje já fiz o que tinha que fazer”, declarou.

Transferência de cela

Na noite de quinta, Moraes transferiu Bolsonaro ao quartel do 19º Batalhão da PMDF, conhecido como “Papudinha”, após sucessivas reclamações da defesa de Bolsonaro a respeito das condições da sala de Estado Maior da PF. Na nova unidade, o ex-presidente conta com um espaço mais amplo, com múltiplos cômodos, aparelhos de fisioterapia e área externa para banho de sol.

Apesar do maior conforto, a mudança de cela foi tratada com ironia por lideranças contrárias ao ex-presidente. Em 2017, ao comentar a operação Lava-Jato, Bolsonaro publicou um vídeo direcionado ao presidente Lula afirmando que “a Papuda lhe aguarda”. O vídeo voltou a circular tendo em vista que o quartel do 19º Batalhão fica dentro do complexo prisional da Papuda.

Feira da Moda de Caruaru poderá ter sua 1ª Black Friday oficial da história

Pedro Augusto/Blog Capital

Se tradicionalmente os preços de produtos na Feira da Moda de Caruaru costumam ser bastante atrativos tanto no varejo quanto no atacado, a expectativa é de que eles caíam ainda mais no próximo mês de março ou de abril, quando o empreendimento, que é considerado uma das principais forças motrizes da Capital do Agreste, poderá estar vivenciando a sua 1ª edição oficial de Black Friday.

Esta é a intenção do presidente da Associação dos Feirantes e Sulanqueiros de Caruaru (Asfac), Pedro Moura, que é em entrevista ao Blog Capital, na manhã desta sexta-feira (16), revelou  mais detalhes sobre esta iniciativa que visa impulsionar ainda mais a lucratividade da Feira, justamente neste intervalo, que é tido como um dos mais desafiadores do ano em termos de vendas.

“Esta campanha conjunta e organizada de descontos nos valores das mercadorias da Feira é inédita e poderá contribuir bastante para com as vendas dos feirantes em março ou em abril, quando tradicionalmente as vendas costumam diminuir. Iremos conversar com os feirantes, os representantes das associações ligadas ao setor, bem como com a Prefeitura e o Governo do Estado para dar andamento com esta ideia”, informou Pedro Moura.

Também na entrevista, o presidente da Asfac enalteceu o impulsionamento que a iniciativa incidirá aos demais setores do comércio, durante 30 dias de sua realização. “A iniciativa não é fácil de ser implementada, porque, ao todo, são mais de 10 mil feirantes em operação e o diálogo e a divulgação para com eles necessitam ser ampliados, mas ela é muito interessante e não tenho dúvidas de que, posta em prática, movimentará bastante as vendas da Feira da Moda, influenciando ainda, de forma positiva, em todo o comércio local”.

De acordo ainda com Pedro Moura, o objetivo da Asfac é de que a até agora edição inédita da Black Friday de Caruaru ingresse de forma oficial no calendário de atividades anuais da Feira da Moda. “Queremos sempre que o povo venha até a nossa feira para realizar as suas compras, seja para consumir ou revender, e repito: esta campanha de descontos, que poderá ser realizada em quatro feiras, poderá contribuir bastante para com a lucratividade do setor, neste intervalo já citado”, finalizou.

Prefeitura de Caruaru amplia oferta de ressonância magnética e avança na redução da fila de espera

São Paulo – Vacinação contra covid-19 aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças.

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Caruaru e a Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a oferta de exames de Ressonância Magnética, com o objetivo de zerar a fila de espera da Regulação Municipal.

Os agendamentos estão previstos para esta sexta-feira, 16 de janeiro, contemplando 55 usuários, sendo 42 encaminhados para unidades na cidade do Recife. A iniciativa garante mais agilidade no diagnóstico e no acompanhamento dos pacientes que aguardavam pelo exame.

Para assegurar o acesso ao serviço, o município também irá disponibilizar transporte gratuito até a Região Metropolitana, garantindo segurança, conforto e tranquilidade aos usuários durante o deslocamento.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Matheus Neves, a ação representa um avanço importante na assistência especializada. “Estamos trabalhando de forma integrada com o Governo do Estado para reduzir filas históricas e garantir que a população tenha acesso aos exames no tempo adequado. Além do agendamento, o transporte oferecido pelo município é fundamental para assegurar que nenhum usuário deixe de realizar o exame por dificuldade de locomoção”, destacou.

Os pacientes contemplados foram comunicados diretamente por meio de ligação telefônica. Com o agendamento feito, a Regulação repassará todas as orientações necessárias sobre data, horário e local de embarque.