Jean Wyllys é alvo de ovada durante palestra em universidade de Portugal

Dois homens tentaram atirar ovos no ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), na terça-feira (26), durante uma palestra dele na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal. Wyllys falava havia cerca de 20 minutos quando um dos homens, que estava sentado na parte mais alta do auditório, se levantou e desceu alguns degraus.

A segurança da faculdade, visivelmente reforçada, logo percebeu a movimentação e fez um cerco ao homem, que tinha um caixa de meia dúzia de ovos. Ele chegou a arremessar um ovo na direção da mesa onde estava Wyllys, mas que acabou desviado por um segurança do ex-deputado, que subiu no palco do auditório e se colocou na frente. O professor Boaventura Sousa Santos e outros integrantes do Centro de Estudos Sociais da universidade, responsável pelo evento, estavam na mesma mesa.

Na sequência, um segundo homem também ficou de pé com outra caixa de ovos e foi imobilizado pelos seguranças. Junto com um terceiro, que apontava para Wyllys e participava da ação, foram retirados, sob gritos “tira, tira, tira” e “fascistas não passarão” do público.

Jean Wyllys decidiu em janeiro, conforme antecipou o jornal Folha de S.Paulo, desistir do cargo de deputado federal para o qual havia sido reeleito. Ele atribuiu a decisão a ameaças que vinham sofrendo e disse que passaria a viver no exterior.

Em Portugal, segundo funcionários do auditório onde Wyllys estava, os homens que tentaram jogar ovos no ex-deputado entraram uma hora antes de a palestra começar para garantir lugar. Garrafas de água estavam proibidas, mas, aparentemente, as caixas de ovos nas mochilas não foram identificadas pelos seguranças.

“Não peçam para tirar. Nunca tive medo dos covardes. Qualquer fascista covarde que queira se manifestar, em vez de atirar ovos ou tiros, por favor, vamos aos argumentos. Levantem-se, manifestem-se, falemos”, afirmou Jean Wyllys, logo depois do incidente.
Segundo o ex-deputado, as pessoas que atiraram os ovos “são compostas por esse ódio que não permite a diversidade”. “É um ovo, mas, se tivesse uma arma, era um tiro. Começa dessa forma e terminam executando as pessoas nas ruas. Por isso, é importante o repúdio de todas as instituições”, disse.

Durante a palestra, com o tema “Discursos de ódio e fake news da extrema-direita e seus impactos nos modos de vida de minorias sexuais, étnicas e religiosas – o caso do Brasil”, Jean Wyllys destacou que Bolsonaro explorou os medos e preconceitos das pessoas para vencer a eleição, o que também leva aos ataques que tem sofrido.

“As pessoas fazem pelas fake news, mas também pelo monstro que habita nestas pessoas, que não suportam ver um gay ocupando espaços que, na visão delas, é reservado aos heterossexuais”, destacou.

Segundo ele, sua atuação no Congresso gerava desconforto porque, para muitas pessoas, “os homossexuais são bons quando estão em espaços sem poder, quando esticam, alisam e tingem cabelos num salão de beleza, ou quando são artistas”.

Quase um mês após renunciar a seu cargo político e deixar o país sob ameaças, Jean Wyllys iniciou um giro pelo exterior dando palestras sobre a situação política nacional. Além de Portugal, o ex-deputado já falou na Alemanha e diz ter sido convidado a falar na França, Suécia e Canadá.

“Marielle vai derrubar o Bolsonaro”
Wyllys voltou a destacar que deixou o Brasil por se sentir ameaçado, agora reforçando o papel das notícias falsas, tema que pretende estudar durante sua temporada na Alemanha.

“Sofria agressões diárias durante a atividade parlamentar de pessoas que acreditavam nas mentiras que recebiam pelo WhatsApp, especialmente associando minha homossexualidade a pedofilia. Uma vez minha mãe foi agredida no supermercado por homem que gritava que ela era a mãe de um pedófilo”, descreveu.

“O sistema decidiu que precisava me eliminar. Se não pela destruição da minha reputação, da minha imagem pública, através da morte real, com um assassinato encomendado”, de acordo com ele, como ocorreu com a vereadora Marielle Franco (PSOL).

O ex-deputado fez duras críticas ao atual governo Jair Bolsonaro, que, para ele, é formado por “incompetentes e mentirosos” e que será derrubado pelas investigações do assassinato de Marielle.

“A Marielle é que vai derrubar esta canalha. Será a memória dela e será a revelação de que há relações profundas entre quem hoje ocupa a Presidência [do Brasil] e o assassinato dessa mulher que tinha muito para dar à humanidade”, disse.

Manifestações
O auditório, com capacidade para 200 pessoas, estava lotado e cerca de 100 pessoas ficaram do lado de fora por falta de espaço. Jean Wyllys foi interrompido por aplausos diversas vezes. Na rua principal da faculdade aconteceram manifestações contra e a favor da presença do ex-deputado em Portugal.

O PNR (Partido Nacional Renovador), legenda de extrema-direita portuguesa, reuniu cerca de 12 pessoas para criticar Wyllys, o marxismo cultural e a esquerda. Do outro lado da calçada, cerca de 200 saíram em defesa, com palavras de ordem contra o fascismo, entre partidos de esquerda do país e estudantes brasileiros. A Universidade de Coimbra é a que mais conta com estudantes brasileiros no país.

Após a palestra, a reportagem verificou que os dois homens que tentaram atirar ovos em Jean Wyllys confraternizavam com o grupo do PNR. Nesta quarta-feira (27), Jean Wyllys fará palestra em Lisboa e também encontrará deputados portugueses na Assembleia da República.

Folhapress

Hemope abre seleção para cargo de diretor presidente

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está com seleção pública simplificada para o cargo comissionado de diretor presidente. A seleção para o cargo foi publicada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no Diário Oficial do último sábado (16).

A remuneração para o cargo de diretor presidente será de R$ 7.973,30 para servidores com vínculo estatutário efetivo e de R$ 9.966,62 para profissionais sem vínculo estatutário efetivo no serviço público.

As inscrições estão abertas até o dia 7 de março e poderão ser feitas de forma presencial na sede da SES, no Bongi, Zona Oeste do Recife, de segunda a sexta, das 14h às 16h30, ou pelo e-mail gprt.selecao@gmail.com. Em ambos os casos é necessário apresentar a documentação descrita no edital.

A divulgação do resultado final será em 26 de março. O prazo de validade da seleção simplificada será de um ano, prorrogável por igual período.

Segundo Fernanda Tavares, gerente de política de regulação do trabalho algumas das atribuições do cargo são promover a integração do órgão, descrições sumárias, realizar melhoras como a alteração do estatuto e do manual de serviços.

Esta é a segunda vez que ocorre seleção para este mesmo cargo. A última foi no ano de 2015.

Hemope

Fundada em 1977, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco é responsável por mais de 80% das coletas de sangue no Estado e por atender mais de 90% da demanda do SUS. Só em 2018, mais de 127 mil coletas foram realizadas pelos hemocentros.

Folhape

PIB repete desempenho de 2017 e cresce 1,1% em 2018

A economia brasileira cresceu 1,1% em 2018 em relação ao ano anterior, informou nesta quinta-feira (28) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A taxa é o mesmo do que foi registrado em 2017.

No quarto trimestre de 2018, o PIB cresceu 0,1% em relação ao terceiro trimestre -uma herança considerada fraca por especialistas. Sobre o quarto trimestre de 2017, a alta foi de 1,1%.

O ritmo de atividade se manteve similar a 2017, desapontando economistas que iniciaram 2018 com expectativa de crescimento perto de 3% para o ano.

Ao longo do ano passado, as previsões foram continuamente revistas para baixo com a paralisação dos caminhoneiros, ocorrida em maio, um mercado de trabalho cuja débil recuperação se deu à base de vagas informais e incertezas ligadas às eleições presidenciais.

O resultado veio em linha ao esperado pela maior parte dos analistas do mercado financeiro. Especialistas não esperam um quadro muito diferente para 2019.

Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que, mesmo que a reforma da Previdência seja aprovada neste ano, é pouco provável que a economia brasileira encontre fôlego para deslanchar em 2019.

Passada a euforia de empresários e mercado financeiro com a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), já há quem espere crescimento abaixo de 2%, com a retomada mais forte, uma vez mais, sendo empurrada para o próximo ano.

Até meados de 2018, economistas também previam alta perto de 3% para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2019.

Segundo o analista da RC Consultores Everton Carneiro, apesar de os indicadores de confiança do empresariado estarem em alta, no mundo real ainda paira certa incerteza quanto ao governo de Jair Bolsonaro.

A dúvida quanto à real capacidade de articulação e realização do governo seria o motivo para que os empresários ainda estejam optando por esperar para retomar os investimentos no país.

A proposta da reforma da Previdência agradou e a expectativa do mercado é que ela seja aprovada, devido a uma articulação junto ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Mesmo assim, empresários estariam esperando para ver como irá se dar a negociação no Congresso antes de decidir retomarem os investimentos. “Como o governo começou muito instável, o mercado está aguardando as coisas se alinharem”, diz.

Bolsonaro recebe Juan Guaidó no Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro está reunido com o autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó. Ele chegou ao Palácio do Planalto às 13h50, acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e passou pelo tapete vermelho estendido em uma das portarias laterais do edifício principal. Os Dragões da Independência fizeram as honras na entrada.

Apesar de o Brasil reconhecer Guaidó como presidente interino da Venezuela, o encontro não é considerado uma visita de Estado e acontece no gabinete de Bolsonaro. O também presidente da Assembleia Nacional da Venezuela ainda deve se encontrar com o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Guaidó chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (28). Em sua conta pessoal no Twitter, ele disse que veio ao Brasil em busca de apoio para a transição de governo na Venezuela. Antes do encontro com Bolsonaro, ele esteve com representantes diplomáticos de outros países no escritório da delegação da União Europeia, em Brasília.

“Em nosso encontro com os embaixadores dos países da União Europeia, continuamos a fortalecer as relações com nações que reconheceram nossos esforços para recuperar a democracia na Venezuela e obter eleições livres”, escreveu. “Apreciamos o forte apoio internacional dado à nossa rota e apoio à ajuda humanitária. É hora de avançar para conseguir a cessação da usurpação que porá fim à crise na Venezuela, recuperará nosso país e estabilizará a região”, completou.

Mais cedo, também pelo Twitter, o ministro Ernesto Araújo disse que a diplomacia brasileira continua com seu “apoio irreversível e incondicional à libertação” do país vizinho.

No mês passado, o Tribunal Supremo de Justiça proibiu Guaidó de deixar a Venezuela e congelou suas contas. A Corte atendeu a um pedido do procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, aliado do presidente Nicolás Maduro. Apesar da decisão judicial, o presidente interino foi à Colômbia para articular a entrega de ajuda humanitária na fronteira e participar do encontro do Grupo de Lima, em Bogotá. Mesmo correndo risco de ser preso, ele prometeu retornar à Venezuela em breve.

Agência Brasil

Sesc Ler Buíque realiza ação educativa na abertura do Carnaval

Com foco nos foliões que vão curtir o Carnaval deste ano em Buíque, o Sesc realiza nesta sexta-feira (1º/3), dia da abertura oficial da festa, uma ação de saúde preventiva. Educadores da Unidade estarão na concentração do bloco As Carmelitas, no Centro, a partir das 19h, e vão realizar orientações sobre a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Além das abordagens feitas por quatro educadores, serão oferecidos gratuitamente preservativos masculinos e femininos, por serem a maneira mais eficaz e segura de prevenção às infecções, e gel lubrificante. A ação conta com a parceria do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Arcoverde) e da Secretaria Municipal de Saúde. “Nosso esforço é para alertar os foliões, principalmente, os mais jovens, sobre a importância de brincar o Carnaval sem comprometer a saúde e trazer riscos para outras pessoas”, afirma a assistente social do Sesc Ler Buíque, Claudia Hofmann.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Governo discute parceria para alfabetização no Estado

O governador Paulo Câmara se reuniu, na quarta-feira (27/02), com representantes da Fundação Lemann e do Instituto Natura, no Palácio do Campo das Princesas. No encontro, foi discutida a implementação de uma nova parceria do Executivo estadual com as duas entidades na área da educação. O futuro projeto, que ainda está em processo de formatação, também deverá envolver municípios para a alfabetização de crianças em Pernambuco.

Participaram da reunião o secretário estadual de Educação, Fred Amancio; o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne; ex-prefeito de sobral (CE) e parceiro da Fundação Lemann, Veveu Arruda; e as representates do Instituto Natura Carolina Ilídia e Márcia Ferri.

Alepe concederá prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca

A Assembleia Legislativa está recebendo as indicações para a concessão do prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca. A ação é a primeira da Comissão de Educação e Cultura para este ano e foi anunciada pelo deputado Romário Dias (PSD) durante a reunião do colegiado, na manhã desta quarta-feira (27).

O deputado destacou a importância dos livros para a formação do ser humano. “Não há quem supere a leitura, ela é fundamental. O ler, o escrever e o saber estão na pessoa. A única herança que levamos conosco para sempre é o saber que tivemos durante a nossa vida”, afirmou Romário.

As indicações para concorrer ao prêmio, que existe desde 2015, devem ser feitas pelos deputados estaduais, Poder Executivo ou órgão de representação da categoria dos Bibliotecários no Estado até o dia 15 deste mês. Poderão ser agraciadas até quatro prefeituras e a premiação será concedida no próximo dia 27 de maio.

A agenda de trabalho da comissão também foi tema do pronunciamento de Romário na tarde desta quarta. O deputado destacou que a ação do colegiado será conjunta e precisa contar com a participação de todos os demais parlamentares, sejam eles membros ou não da comissão.

“O colegiado, democraticamente, está à disposição de todos os 49 parlamentares da Casa. Na comissão, vamos discutir tudo o que for necessário e tudo o que for pertinente à Educação e à Cultura. Não importa qual assunto, se estiver dentro da nossa atuação, vamos debatê-lo. Faremos um trabalho totalmente compartilhado e em conjunto. Educação é um tema prioritário não apenas para Pernambuco como também para o Brasil inteiro e precisamos debater ações e iniciativas para fortalecer e melhorar este setor”, detalhou.

Além da concessão do prêmio, também foi abordada, na Comissão de Educação e Cultura, a Lei de Responsabilidade Educacional. “O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, virá à Assembleia Legislativa, em agosto, apresentar o relatório dos indicadores do ano de 2018 e é muito importante a participação dos senhores parlamentares”, adiantou Romário.

Os deputados presentes na reunião ainda sugeriram temas que serão abordados ao longo do ano, entre eles a educação profissional e à distância, o ensino domiciliar, o acompanhamento das crianças com deficiência dentro das escolas e o debate da cultura popular e erudita. Participaram da reunião da Comissão de Educação e Cultura o mandato coletivo Juntas (PSOL), as deputadas Teresa Leitão (PT) e Clarissa Tércio (PSC) e os deputados Paulo Dutra (PSB), William Brígido (PRB) e João Paulo (PCdoB).

Trump e Kim não chegam a acordo e encerram cúpula mais cedo no Vietnã

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, encerraram hoje (28), em Hanói, no Vietnã, sua segunda cúpula mais cedo sem ter chegado a um acordo.

Uma declaração da Casa Branca diz: “Os dois líderes discutiram diversos meios para avançar a desnuclearização e conceitos econômicos. Nenhum acordo foi fechado desta vez, mas suas respectivas equipes esperam se encontrar no futuro.”

Em entrevista coletiva, Trump declarou: “Basicamente, eles queriam que as sanções fossem suspensas por completo, mas nós não poderíamos fazer isso. Portanto, precisávamos nos retirar.”

No entanto, o presidente americano prosseguiu: “Mesmo sem acordo, Kim prometeu que não vai reiniciar os testes nucleares e de mísseis.”

Os líderes vinham tentando uma reconciliação antes da desnuclearização da Península Coreana.

Agência Brasil

MEC desiste de pedir vídeos de alunos cantando o Hino Nacional

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quarta-feira, 27, ao Ministério Público Federal (MPF) que desistiu de pedir às escolas que enviem vídeos dos alunos cantando o Hino Nacional. Na manifestação, a consultoria jurídica da pasta afirmou que há dificuldade de armazenar os arquivos.

O consultor jurídico Cássio Cavalcante Andrade disse ter recebido a notícia “do Gabinete do Exmo. Sr. Ministro de Estado da Educação, no sentido de que, por razões técnicas de dificuldade de guarda desse material (imagens e sons), bem como de segurança, determinará a expedição de nova comunicação, com a retirada do pedido de produção e envio de vídeos”.

Na terça-feira, 26, a Procuradoria dos Direitos do Cidadão do MPF havia dado 24 horas para que o Ministério se manifestasse. Na véspera, o governo havia enviado a escolas públicas e particulares um pedido para que filmassem os alunos cantando o Hino Nacional. O e-mail ainda recomendava que fosse lida para as crianças uma carta do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que termina com o slogan da campanha de Jair Bolsonaro: “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos.”

Pressionado, Vélez já havia recuado na terça-feira e escrito nova versão da carta, excluindo o slogan eleitoral do presidente.

Na manifestação ao MPF, a consultoria jurídica da pasta disse ainda que a sugestão de leitura do Hino não pode ser “objeto de censura”. Reforçou ainda que a informação de que as imagens deverão ser compartilhadas “somente se houver autorização segundo a lei” respalda juridicamente a proposta.

O consultor jurídico do MEC também destacou o fato de o ministro Vélez Rodríguez ter optado por uma mensagem direta à comunidade escolar, no lugar da grande mídia, decisão que seria “menos custosa aos cofres públicos” e “mais efetiva”.

Agência Estado

DOU publica revogação de decreto que ampliava sigilo de dados públicos

O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 27, publica decreto presidencial que revoga trechos do Decreto 9.690, de 23 de janeiro deste ano, que alteravam a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI) para ampliar o número de servidores que poderiam ser autorizados a impor sigilos ultrassecreto e secreto a documentos públicos.

O anúncio da revogação foi feito na terça-feira, 26, pela Casa Civil e ocorre uma semana após a Câmara dos Deputados aprovar um projeto para suspender os efeitos do decreto assinado pelo então presidente em exercício, Hamilton Mourão.

A suspensão do ato ainda teria que ser confirmada pelo Senado, porém o presidente Jair Bolsonaro preferiu entregar os pontos antes do fim do jogo para evitar uma nova derrota – o que criaria mais um episódio de desgaste em meio a um processo ainda muito de lento de articulação política do governo com o Congresso Nacional.

Nesta terça, Bolsonaro recebeu informações de que o Senado votaria hoje um requerimento para incluir a matéria na pauta de votações da Casa. Por iniciativa da senadora Eliziane Gama (PPS-MA), o documento teria apoio de pelo menos 25 assinaturas, inclusive de aliados do governo, e entraria na pauta sem caráter de urgência, o que arrastaria a votação para a segunda quinzena de março.

O Planalto justificou o recuo no decreto do sigilo dizendo que o governo tem outras prioridades no momento. “Temos outras prioridades. Mais para frente a gente resolve isso”, minimizou o secretário especial da Casa Civil para o Senado Federal, Paulo Bauer.

O decreto publicado nesta quarta-feira restitui a redação anterior dos trechos que tratam dos sigilos ultrassecreto, secreto e reservado. Com isso, a classificação de dados públicos no grau ultrassecreto, por exemplo, volta a ser como era antes, de competência privativa das seguintes autoridades, sem possibilidade de delegação: presidente da República; vice-presidente da República; ministros de Estado e autoridades com as mesmas prerrogativas; comandantes da Marinha, do Exército da Aeronáutica; e chefes de missões diplomáticas e consulares permanentes no exterior.

A revogação do decreto deve derrubar também portaria do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Augusto Heleno, que delegou ao diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a competência para classificar informações no grau ultrassecreto.

Com o ato – editado no início de fevereiro com respaldo do decreto -, Heleno também transferiu a classificação de informações no grau secreto a outros dirigentes da agência.

Agência Estado