Gestão Rodrigo Pinheiro bate recorde e Caruaru registra o melhor primeiro trimestre em geração de empregos dos últimos 14 anos

Caruaru registrou a criação de 706 novos empregos formais em março de 2026, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na soma total do primeiro trimestre, são 1.378 novos empregos, o que representa o melhor resultado do município no período dos últimos 14 anos.

Os setores que mais impulsionaram o resultado foram serviços, com 913 novos empregos, e construção, com 482 novas vagas. Dentro do setor de serviços, os principais destaques foram os segmentos de saúde, com 156 novos empregos; educação, com 86; e atividades administrativas, com 75.

Os dados reforçam o papel de Caruaru como principal polo econômico do interior de Pernambuco, especialmente, nas áreas de serviços, saúde, educação e construção civil, setores que seguem ampliando oportunidades e fortalecendo a geração de emprego e renda no município.

Governadora Raquel Lyra decreta situação de emergência em 27 municípios atingidos pelas chuvas

A governadora Raquel Lyra decretou, neste sábado (2), situação de emergência em 27 municípios afetados pelas fortes chuvas. O documento está publicado em edição extra do Diário Oficial, com prazo de 180 dias. O decreto é importante para acelerar a execução de ações emergenciais e solicitação de apoio e investimentos ao governo federal. O anúncio também foi feito aos prefeitos dos municípios atingidos durante reunião virtual na tarde deste sábado. No encontro, com a participação do diretor do Departamento de Restabelecimento e Reconstrução da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão, também foram apresentadas pela governadora as ações estaduais na assistência às famílias impactadas. Participaram da reunião prefeitos da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte.

“Conversamos com os prefeitos e prefeitas de cidades afetadas, o Estado está decretando situação de emergência para poder a gente continuar apoiando os municípios no restabelecimento da normalidade e buscar junto ao governo federal investimentos para as ações. Também debatemos com os prefeitos o passo seguinte. Primeiro era o resgate e salvamento das pessoas que estavam afetadas pelas chuvas, foram mais de 800 resgates feitos pelo Corpo de Bombeiros junto com a Defesa Civil e os municípios. Agora ajuda humanitária acontecendo, distribuição de colchões, mantimentos, apoio, abertura de escolas para colocar os desabrigados”, declarou a governadora Raquel Lyra.

O decreto de situação de emergência também considera que os habitantes dos municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelas inundações. Outros municípios ainda podem ter estado de emergência reconhecido pelo Governo do Estado após novas avaliações.

Na reunião, também foram levantados pelos prefeitos alguns danos causados pelas chuvas em suas cidades para poder receberem apoios nas ações de reconstrução. “Gostaria de agradecer ao apoio do governo estadual a Timbaúba, incluindo envio de um helicóptero para resgatar pessoas isoladas na zona rural que precisaram de atendimento. Nossa maior preocupação agora é a zona rural e os distritos sem acesso à cidade”, contou o prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros já realizou o resgate de 807 pessoas. A Defesa Civil do Estado já registrou 1601 pessoas desabrigadas e 1389 pessoas desalojadas. O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, já destinou a municípios afetados 1354 colchões, 2158 lençóis, 504 kits de limpeza e 404 kits de higiene.

Confira a lista dos municípios em situação de emergência:

1 – Abreu e Lima
2 – Aliança
3 – Araçoiaba
4 – Buenos Aires
5 – Camaragibe
6 – Goiana
7 – Glória do Goitá
8 – Igarassu
9 – Ilha de Itamaracá
10 – Ipojuca
11 – Itambé
12 – Itapissuma
13 – Jaboatão dos Guararapes
14 – Limoeiro
15 – Moreno
16 – Nazaré da Mata
17 – Olinda
18 – Passira
19 – Paudalho
20 – Paulista
21 – Pombos
22 – Recife
23 – São Lourenço da Mata
24 – São Vicente Férrer
25 – Timbaúba
26 – Vicência
27 – Vitória de Santo Antão

OPINIÃO — “Rodrigo Pinheiro acerta ao apostar em Gilvan Calado para a Educação”, por Jorge Quintino

Por Jorge Quintino

Ao observar a chegada de Gilvan Calado à Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru, a partir desta segunda-feira (4), fica evidente, que se trata de uma escolha baseada em confiança e trajetória.

Gilvan já mostrou competência em outras funções, como na presidência da Ceaca e também como secretário executivo do nosso prefeito Rodrigo Pinheiro, o que, ao meu ver, o credencia para esse novo desafio.

A decisão diz muito sobre o estilo de gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro. Uma escolha que valoriza quem já está dentro da equipe, alguém que conhece a máquina pública e que já demonstrou compromisso e isso sinaliza maturidade política e foco em continuidade administrativa. Rodrigo mais uma vez dá uma aula de sabedoria e valorização.

Outro ponto que considero importante é a experiência de Gilvan nas áreas administrativa e financeira, que irá fazer diferença ao assumir a secretaria de Educação e Esportes que é tão estratégica para nossa cidade. Ele chega com uma base sólida para lidar com os desafios da pasta, organizar demandas e instaurar o bom diálogo.

A nomeação reforça o movimento de parceria que já existe dentro desta gestão e que pode contribuir para dar mais agilidade às ações da prefeitura. Por já conhecer bem o funcionamento interno e as demandas do município, acredito que Gilvan assume com condições de dar respostas mais rápidas e efetivas, especialmente em uma área tão essencial como a educação.

Jorge Quintino é vereador, professor e vice presidente da Câmara Municipal de Caruaru

Por roubo, homem é preso no Centro de Caruaru

A Guarda Municipal de Caruaru cumpriu um mandado de prisão na noite do último sábado (2), durante ação de rotina na Avenida Rio Branco, área central da cidade.

A equipe da Patrulha Rural realizava ponto base nas proximidades do Grande Hotel, por volta das 22h30, quando identificou uma motocicleta suspeita. Após consulta da placa nos sistemas de segurança, foi constatado que o proprietário possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo expedido em janeiro deste ano.

Os agentes realizaram a abordagem e confirmaram a identidade do suspeito, que não apresentou resistência.

O homem foi conduzido à delegacia de plantão, onde ficou à disposição da Justiça para as medidas legais cabíveis. A ocorrência foi registrada pela equipe da Patrulha Rural da GM, que atua no reforço da segurança tanto na zona urbana quanto na área rural do município.

Wolney Queiroz completa um ano à frente do Ministério da Previdência Social

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, completou um ano à frente da pasta neste mês de maio. Nomeado em 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Wolney destaca que os últimos 365 dias foram marcados por intensa atuação no comando do ministério.

“Entre as ações realizadas durante o período, estão a devolução de mais de R$ 3 bilhões a beneficiários que tiveram descontos indevidos, a ampliação do atendimento previdenciário em comunidades por meio do Novo PrevBarco, além da concessão de 7,6 milhões de benefícios em todo o país. Também houve a implementação de pensões vitalícias para famílias de crianças vítimas da síndrome congênita do zika vírus”.

Ao longo do primeiro ano de gestão, o ministério ainda registrou a posse de 500 novos peritos médicos e avanços em debates sobre previdência no cenário internacional. Segundo ainda Wolney, uma das principais metas da pasta segue sendo a redução e eliminação da fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social.

Pernambuco cria 3,2 mil empregos em março e acelera geração de vagas em 2026

Pernambuco registrou saldo positivo de 3.287 empregos formais em março de 2026, segundo dados do Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O dado representa uma variação de 210% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o estado havia fechado 2.990 postos de trabalho. O resultado reflete uma forte recuperação e reforça a trajetória de crescimento do mercado de trabalho em Pernambuco em 2026.

O desempenho foi puxado principalmente pelos setores de Serviços e Construção Civil. Juntos, os dois segmentos responderam pela maior parte das contratações no mês, com destaque para Serviços, que geraram 5.900 vagas, e Construção, com saldo de 2.489 empregos. O Comércio também apresentou resultado positivo, com 1.198 postos de trabalho.

“Estamos trabalhando incansavelmente para colocar Pernambuco em destaque no desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda. Muitas obras já foram entregues e muitas estão em andamento, como habitação, estradas e creches. O resultado mostra que estamos no caminho certo para garantir mais qualidade de vida para nosso povo”, destacou a governadora Raquel Lyra.

No acumulado do ano, Pernambuco já soma 5.897 empregos formais, mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando o saldo foi de 2.786 vagas. O resultado mantém o estado entre os destaques do Nordeste, ocupando a 4ª posição na região e a 16ª colocação no cenário nacional.

Desde janeiro de 2023, Pernambuco acumula 188.983 empregos gerados, número superior ao total registrado entre 2010 e 2022, com uma diferença de 14.998 vagas, o que representa um avanço de 8,6%.

“Pernambuco vem consolidando um ambiente cada vez mais favorável à geração de empregos, com crescimento consistente e avanço em diferentes setores da economia. Os resultados refletem o esforço do Governo do Estado em atrair investimentos, fortalecer cadeias produtivas e ampliar oportunidades para a população”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Danielle Jar Souto.

“Nosso compromisso é preparar os pernambucanos para ocupar essas vagas, incentivar novos negócios e garantir que esse ciclo de crescimento seja sustentável e cada vez mais inclusivo em todo o estado”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre Gomes Neto.

O resultado de março consolida um início de ano positivo para Pernambuco e reforça a continuidade do ritmo de geração de empregos formais, com impacto direto na renda e na atividade econômica em todo o Estado.

Prefeitura de Caruaru recebe moção de aplausos por ações de inclusão através do esporte

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, recebeu, nessa terça-feira (28), uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores pelo trabalho desenvolvido pelo Núcleo Esportivo.

O projeto oferece atividades como judô inclusivo, natação, hidroginástica, dança, karatê, treinamento funcional e futebol, além de ações recreativas, atendendo crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência na zona urbana e rural.

As atividades são realizadas, principalmente, em equipamentos públicos como Centros de Referência, Unidades de acolhimento para crianças e outros espaços comunitários, ampliando o acesso da população às políticas públicas por meio do esporte.

A aluna Irimar Santos destacou o impacto das atividades: “Estou muito emocionada aqui com a turma. O que a Prefeitura oferta ajuda muito. Eu tenho dores crônicas, se eu não fizer exercício, eu não ando. Seria uma pessoa paraplégica”.

Pernambuco tem vagas abertas para mentorias on-line gratuitas de formação cultural

Pernambuco é um dos pontos de partida da Caravana Energia da Cultura 2026, que inicia no estado um ciclo de mentorias on-line voltadas a indivíduos ou grupos interessados em fortalecer sua atuação cultural. Com inscrições abertas no site caravana.culturaemercado.com.br até 4 de maio, a iniciativa é completamente gratuita e se consolida como uma estratégia de democratização da formação no campo da cultura, especialmente para agentes que atuam fora dos grandes centros.

Podem se inscrever no edital artistas independentes, grupos e coletivos culturais, agentes culturais, organizações, associações, OSCs e entidades com atuação cultural, produtores, articuladores e lideranças culturais que já desenvolvem ações em seus territórios e buscam aprimorar sua organização, planejamento e capacidade de articulação em rede. As vagas são para candidatos de qualquer cidade pernambucana.

Com carga horária de 14 horas por estado, a mentoria de Pernambuco divulga seus selecionados no dia 6 de maio nos canais oficiais da Caravana Energia da Cultura 2026 e na plataforma cult_B (cultb.art) Os encontros acontecem entre os meses de maio e setembro.

Idealizado em parceria entre Cultura e Mercado e Instituto Neoenergia, e realizado por meio da Lei Rouanet com patrocínio da Neoenergia, o projeto busca democratizar o acesso à informação qualificada e às oportunidades no campo cultural, contribuindo para reduzir desigualdades históricas e incentivar a produção no interior do Brasil.

Multiplicação do aprendizado – As candidaturas serão avaliadas com base na consistência da atuação cultural, clareza da proposta, alinhamento com os objetivos da mentoria, potencial de aplicação prática e capacidade de multiplicação do aprendizado, além da diversidade entre os perfis selecionados.

A comissão avaliadora é formada por especialistas com ampla trajetória na gestão e no desenvolvimento de projetos culturais. Responsáveis pela curadoria e coordenação pedagógica das mentorias, integram o grupo as sócias-diretoras do Cultura e Mercado, Daniele Torres, gestora de iniciativas culturais em todo o país com experiência em captação de recursos e Larissa Biasoli, coordenadora da Caravana, produtora cultural e especialista em projetos viabilizados por leis de incentivo.

Temas dos encontros – Entre os temas abordados estão a formalização e as burocracias de contratação na área cultural, a organização de coletivos culturais municipais, fortalecimento da articulação local e a compreensão das políticas públicas do setor. Nesse contexto, os participantes também conhecem a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que garante o repasse contínuo de recursos para estados e municípios investirem em cultura.

A condução das atividades fica a cargo de três mentores fixos: Lívia Carmona, gestora cultural com 20 anos de experiência e mestre em Management Intercultural (França); Cassiane Tomilheiro, diretora de Planejamento e Desenvolvimento de Políticas Culturais na Secretaria de Cultura de Peruíbe (SP) com mais de 15 anos de atuação na área; e Ivan Montanari, mestre em Gestão de Políticas Públicas e especialista em Gestão e Políticas Culturais (Universidade de Girona – Espanha).

Além de Pernambuco, o projeto também acontece na Bahia, no Rio Grande do Norte, em São Paulo e no Distrito Federal, elevando seu alcance e consolidando uma rede de formação cultural em nível nacional.

A Caravana continua – Após as mentorias, a Caravana promove, entre maio e junho, um total de 30 horas de workshops presenciais em duas cidades do interior de cada estado participante, com vagas para até 60 pessoas por município. Em Pernambuco, residentes de Camaragibe e Garanhuns recebem as atividades. Voltados à elaboração de projetos culturais, os encontros contam com facilitadores locais, garantindo uma abordagem conectada às especificidades de cada território.

Ainda em junho, como legado de alcance nacional, serão disponibilizadas gratuitamente no YouTube aulas gravadas com especialistas em cultura, ampliando o acesso à formação para agentes culturais de todo o país. Já no segundo semestre, entre agosto e setembro, turmas com 100 participantes por estado participarão de 12 horas de aulas síncronas. Os encontros abordarão temas como gestão cultural, captação de recursos, oportunidades locais e a incorporação de questões ambientais nos projetos, incluindo certificação para participantes com, no mínimo, 75% de presença.

Com foco em acessibilidade e na participação de mulheres cis, trans e negras, a Caravana Energia da Cultura também atua no fortalecimento de redes locais e redes de cultura. A primeira ocorre por meio da valorização de profissionais das localidades, que apoiam as atividades e a análise de impactos do projeto. A segunda se dá por meio da Cult_B (https://cultb.art/), plataforma digital com ferramentas colaborativas para a gestão e a operacionalização de projetos culturais, estimulando a conexão e a articulação entre agentes do setor.

FIQUE ATENTO — Confira os bairros que ficarão sem água em Caruaru

Em continuidade às obras da Adutora do Agreste, a Compesa realizará um serviço de interligação de redes para viabilizar a passagem da adutora na rua Marluce Tabosa, no bairro Indianópolis, em Caruaru. Para a execução dos trabalhos, será preciso suspender temporariamente o abastecimento de água em parte do município por 48 horas, a partir da 0h da próxima segunda-feira (04). A cidade de Riacho das Almas e o distrito de Ameixas, em Cumaru, também terão o abastecimento suspenso nesse período.

A parada é estratégica para o remanejamento de tubulações, ação que permitirá o prosseguimento das obras do trecho da Adutora do Agreste até a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Salgado, ampliando a oferta da água do Rio São Francisco para os municípios de Cumaru, Passira, Toritama, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho. A intervenção contribui especialmente para a segurança hídrica das cidades afetadas pelo baixo nível da Barragem de Jucazinho, além de estabilizar a operação em Caruaru e Riacho das Almas.

Após a conclusão dos serviços, o abastecimento será retomado de forma gradual, conforme a pressurização da rede.

SUSPENSÃO TOTAL:
* Ameixas (distrito de Cumaru)
* Riacho das Almas

SUSPENSÃO PARCIAL:
* Caruaru (40% da cidade)
Localidades: Salgado, São João da Escócia, Cidade Jardim, Rendeiras, São José, Loteamento Luiz Mariano, Sertanópolis, Jacaré, Gonçalves Ferreira, Avenida Brasil, Mirante do Vale, Fernando Lyra, Amilson Afonso, Lagoa do Algodão, Universitário, Neusa Garcia, Luiz Gonzaga, Juriti, Contendas, Rafael, Cachoeira Seca, Carapotós, Riacho Doce, Lajes, Juá, Malhada de Barreira Queimadas, além dos condomínios Morada Nobre, Quintas 1, 2, Terras Alpha, Pôr-do-Sol, Acauã, Jardim dos Coqueiros, Jardins dos Ipês, Jardins dos Alecrins, Quintas das Alamedas, Quintas das Baraúnas e Reserva Portugal.

Ministério Público estabelece regras para visitas de agentes públicos em escolas de Caruaru

Pedro Augusto/Blog Capital

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, emitiu recomendação direcionada aos vereadores e demais agentes públicos do município para disciplinar o acesso às escolas da rede municipal.

A medida foi assinada, nesta quarta-feira (29), pelo promotor de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, Antônio Rolemberg Feitosa Júnior, após relatos de entrada em unidades escolares sem autorização prévia e realização de filmagens de estudantes, servidores e dependências das escolas, incluindo menores de idade.

Segundo o documento, a recomendação surgiu a partir da Notícia de Fato nº 01866.000.350/2026, instaurada após solicitação da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caruaru, que comunicou episódios envolvendo visitas não agendadas de agentes públicos, incluindo vereadores, a escolas da rede municipal.

Entre as orientações do MPPE está a exigência de que toda visita institucional seja previamente comunicada e alinhada com a direção da escola e, quando necessário, com a Secretaria de Educação. O órgão também reforça que devem ser respeitados horários, rotinas administrativas e atividades pedagógicas, evitando qualquer interferência no funcionamento das unidades.

O documento ainda determina que o acesso a áreas restritas, como salas de aula, coordenação, secretaria e sala dos professores, só pode ocorrer com autorização da gestão escolar. Além disso, fica vedada a realização de filmagens, fotografias ou gravações de estudantes, especialmente crianças e adolescentes, sem autorização legal.

O Ministério Público também recomendou que não haja divulgação de imagens de alunos obtidas dentro do ambiente escolar ou no transporte escolar sem respaldo legal, bem como interrupção de aulas, constrangimento de servidores ou interferência em conteúdos pedagógicos.

À Secretaria Municipal de Educação e Esportes, o MPPE também orientou que formalize protocolos para visitas institucionais, dê ciência da recomendação a todos os gestores escolares e comunique eventuais novos casos de descumprimento à Promotoria.

Advertências

No texto, o órgão ainda adverte que o descumprimento injustificado da recomendação poderá resultar em responsabilizações, incluindo casos de abuso de autoridade, constrangimento ilegal, exposição indevida de menores e perturbação do serviço público.

A medida busca preservar o ambiente escolar e garantir o direito à educação em condições adequadas, além de resguardar a imagem, dignidade e integridade moral de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino.