VEJA como se vacinar no Dia D da Campanha de Influenza Municipal em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado (25) o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2026. A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

A mobilização acontecerá em diversos pontos da cidade, com horários estendidos para facilitar o acesso da população aos locais de vacinação.

Podem se vacinar: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde, puérperas, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, trabalhadores portuários, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, adolescentes em medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos), pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, população em situação de rua, povos indígenas, quilombolas e trabalhadores dos Correios.

Para se vacinar, é necessário apresentar cartão do SUS ou CPF, além do cartão de vacinação. Informações sobre locais e horários: https://www.instagram.com/p/DXen35HE7b6/?igsh=MTBwNTNqMmNhNGNsZg==

Governadora Raquel Lyra destaca que aprovação da LOA é vitória de Pernambuco

“Pernambuco comemora uma grande vitória que não tem bandeira, nem cor partidária. Ela pertence a todos os pernambucanos. Depois de 115 dias protocolados, a LOA, encaminhada pelo Governo de Pernambuco, foi totalmente aprovada na Alepe”, afirmou a governadora Raquel Lyra, nesta quinta-feira (23), após aprovação pela Assembleia Legislativa do Projeto de Lei do Executivo nº 4035/2026, que estabelece um patamar de 20% de remanejamento para os recursos definidos pela Lei Orçamentária Anual (LOA). A gestora também garantiu que sancionará o texto assim que ele for enviado ao Palácio do Campo das Princesas pela Alepe.

A governadora disse, ainda, que a aprovação dos recursos possibilitará que uma série de investimentos seja executada em todas as regiões. “Agora, o Estado vai iniciar obras estruturadoras, fortalecer a saúde, ampliar a educação, reforçar a segurança e fazer as ações chegarem onde precisam: na vida da população. Agradeço aos nossos deputados estaduais e prefeitos, em nome da Amupe, por essa conquista”, detalhou a chefe do Executivo Estadual.

Com a capacidade de remanejamento de 20%, prática que é praxe no Estado, a gestão conta com mais flexibilidade orçamentária para atender a demandas urgentes de acordo com as necessidades dos diferentes setores da sociedade, se antevendo a possíveis problemas e garantindo mais assertividade na aplicação dos recursos públicos. Além disso, o PL 4035/2026 permite que o Estado realize operações de crédito por antecipação da receita relativamente ao Orçamento Fiscal até o limite de 15% da receita corrente estimada

“É muito importante esse compromisso da Assembleia Legislativa, inclusive com a presença de deputados de oposição, pela aprovação plena do Orçamento. Pernambuco era a única Unidade Federativa do Brasil que ainda não tinha aprovado a lei, prejudicando também as prefeituras, que muitas vezes atendem à população na ponta. Agora, com a lei aprovada, seguiremos trabalhando do Litoral ao Sertão, com ainda mais vontade, porque quem tem pressa é o povo pernambucano”, completou a gestora.

CCJ da Câmara aprova avanço de PECs que propõem redução da jornada de trabalho e fim da escala 6×1

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade de duas propostas de emenda à Constituição (PECs) que reduzem a jornada de trabalho no país. Na prática, as PECs acabam com a escala de seis dias de trabalho por um de descanso (6×1). Os textos serão agora analisados por uma comissão especial e depois pelo Plenário.

O relator, deputado Paulo Azi (União-BA), concluiu que as propostas respeitam os requisitos formais e não violam cláusulas pétreas da Constituição Federal.

A PEC 221/19, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), propõe reduzir a jornada semanal gradualmente das atuais 44 para 36 horas. A transição se daria ao longo de dez anos. A proposta apensada (PEC 8/25), da deputada Erika Hilton (Psol-SP), prevê uma escala de quatro dias de trabalho por semana, com limite de 36 horas no período.

Jornada de trabalho é o limite de horas cumpridas pelo trabalhador em um período. Escala é a forma como os dias de serviço e repouso são distribuídos.

As duas propostas ganharam força com o movimento “Vida Além do Trabalho”, que busca o fim da escala 6×1 para melhorar a saúde mental e a qualidade de vida dos trabalhadores.

Atualmente, a Constituição Federal estabelece apenas que a jornada normal do trabalhador não deve ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais.

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Tarcísio Motta criticou a exaustão causada pelo modelo atual

Apelo popular
Ao defender o fim da escala 6×1, o relator classificou as mudanças como uma resposta ao desejo da sociedade e destacou que a jornada atual penaliza severamente os trabalhadores de baixa renda, em especial mulheres e jovens, que precisam de tempo para os estudos e afazeres domésticos.

“Hoje, no Brasil, quem mais trabalha efetivamente é quem ganha menos”, disse Azi.

Debate
Durante o debate na CCJ, o deputado Reginaldo Lopes, autor da PEC 221/19, definiu a atual escala 6×1 como “escravidão moderna” que prejudica a saúde de 31,7 milhões de trabalhadores. Ele argumentou que a mudança na jornada aumentará a produtividade e a formalização do emprego, combatendo o estresse que afasta do trabalho 500 mil pessoas por ano e sobrecarrega a Previdência Social.

A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) considera a redução da jornada, se aprovada, uma vitória da mobilização popular. “Mais de 70% da população brasileira é favorável”, disse.

Já os deputados Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Tarcísio Motta (Psol-RJ) enfatizaram os efeitos da escala 6×1 na saúde e nas relações familiares. Motta criticou a exaustão causada pelo modelo, dizendo que o trabalho, que deveria dignificar, “está sendo um motivo de sofrimento”.

Também apoiaram sem ressalvas a proposta de redução da jornada de trabalho os deputados Helder Salomão (PT-ES), Alencar Santana (PT-SP), Rubens Pereira Júnior (PT-MA), Patrus Ananias (PT-MG), Erika Kokay (PT-DF), Túlio Gadêlha (PSD-PE) e Marina Silva (Rede-SP).

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Kim Kataguiri disse que a proposta é só propaganda política

Por sua vez, o deputado Lucas Redecker (PSD-RS), apesar do apoio, alertou para um possível “impacto econômico negativo”, com um aumento de 22% no custo de produção, que poderia, segundo ele, gerar aumento de preços e desemprego.

Redecker sugeriu medidas de compensação aos empregadores, como a desoneração da folha. “Não existe patrão sem empregado, nem empregado sem patrão”, disse.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) rebateu o argumento de aumento de preços. “A medida não vai aumentar preço de serviço nem preço de produtos porque 66% dos trabalhadores formalizados com carteira de trabalho assinada já atuam nessa condição de 5 por 2. São mais de 30 milhões de brasileiros”, disse.

Os deputados Kim Kataguiri (MISSÃO-SP), Fausto Pinato (PP-SP) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) se manifestaram contra as PECs, argumentando que a medida é eleitoreira e não resolve o problema dos trabalhadores.

Kataguiri disse que a medida não beneficia os trabalhadores informais, “que são a maioria no Brasil”, e disse que a proposta serve apenas como propaganda política. Segundo ele, se houvesse real vontade política, o caminho seria um projeto de lei com urgência constitucional, focado no aumento da produtividade e no corte de impostos.  “O trabalhador vai enxergar que foi enganado, que foi objeto de um palanque político populista, demagogo e mentiroso”, disse.

Sóstenes afirmou que o PL deseja modernizar a legislação trabalhista, mas alertou que “uma mudança apressada” pode gerar desemprego e uma “quebradeira geral na economia”. Ele sugeriu que o debate deve ser feito com equilíbrio, buscando proteger tanto o interesse do trabalhador quanto a sustentabilidade dos setores econômicos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Forró na Caixa leva “Baile de Rabeca” para Caruaru

Caruaru recebe, no próximo dia 9 de maio, o show do grupo recifense Forró na Caixa. A apresentação será na Casa de Chico Oliveira, no bairro Universitário, e promete transformar o espaço em um grande “Baile de Rabeca”, unindo tradição e contemporaneidade. Esta é a primeira vez que o grupo se apresenta no espaço, conhecido pela identidade de preservação da cultura regional. Os ingressos custam entre R$ 40 (meia entrada) e R$ 360 (mesa para quatro pessoas) e já estão disponíveis por meio do Sympla, no link:  https://www.sympla.com.br/evento/forro-na-caixa/3380098.

Com 13 anos de trajetória, o Forró na Caixa é conhecido por sua fusão entre o forró pé-de-serra e uma pegada contemporânea, sem abrir mão da identidade da cultura popular. À frente do grupo estão Martins (voz e rabeca), Ju Valença (zabumba), Rodrigo Samico (baixo) e Rodrigo Felix (percussão), que conduzem o público a uma verdadeira celebração da música nordestina, com repertório dançante e atmosfera de festa de terreiro.

No palco, a rabeca ganha protagonismo ao lado das batidas marcadas da zabumba e das percussões, criando uma sonoridade que dialoga tanto com os bailes tradicionais da Zona da Mata de Pernambuco quanto com a cena atual da música brasileira. O resultado são shows marcados por energia cativante, coreografias espontâneas e forte interação com o público, convidado o tempo todo a dançar, cantar e “entrar na roda”.

O grupo já levou seu baile de rabeca para diversas cidades do Brasil e também para a Europa, onde se destacou pela originalidade, pela força cênica e pelo resgate contemporâneo de matrizes da cultura popular. Agora, chega a Caruaru para um encontro especial com o público de uma das cidades mais simbólicas do forró, reforçando laços entre tradição, inovação e pertencimento cultural. A apresentação é uma produção da LAS Produções.

Serviço

Forró na Caixa em Caruaru

Data: 09/05/2026

Horário: 19h

Local: Casa de Chico Oliveira, PE-095, bairro Universitário, Caruaru (PE).

Ingressos: entre R$ 40 meia entrada) e R$ 360 (mesa para 4 pessoas).

Vendas: plataforma Sympla – evento “Forró na Caixa”

(https://www.sympla.com.br/evento/forro-na-caixa/3380098)

Produção: LAS Produções

Câmara de Caruaru empossa suplente e registra mudanças na composição do Legislativo

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a posse do suplente Wagner do Santa Rosa (PDT), que passa a integrar oficialmente o Legislativo municipal.

A mudança ocorre após o afastamento do vereador Fagner dos Animais (PDT), que deixa temporariamente a Casa para assumir a Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal do município.

Com a movimentação, Wagner do Santa Rosa assume a vaga no Parlamento. A alteração também repercute no Executivo e no próprio Legislativo: Renato Lyra retorna à Câmara após deixar a secretaria que ocupava, encerrando o período de atuação da vereadora Aline Nascimento (PP).

A reconfiguração impacta ainda a dinâmica da base governista. Renato Lyra passa a exercer a função de líder do governo na Casa, enquanto Wagner do Santa Rosa assume a vice-liderança, consolidando uma nova organização no Legislativo municipal.

A posse marca mais um ajuste institucional na composição da 19ª Legislatura da Câmara de Caruaru, mantendo a continuidade dos trabalhos legislativos e das representações políticas no município.

Governadora Raquel Lyra abre etapa do Clipe no Grande Recife e reforça importância do acesso a livros

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta quarta-feira (22), a abertura da etapa metropolitana do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe) 2026. A gestora foi recebida por estudantes e profissionais da rede estadual no Centro de Convenções, em Olinda, e visitou os estandes da feira. Com programação gratuita até o dia 28 de abril, o evento reúne editoras, atividades formativas e atrações culturais, consolidando-se como uma das principais iniciativas educacionais do Estado. A chefe do Executivo destacou a importância de garantir formação contínua aos profissionais e mais acesso à cultura aos alunos.

“Pelo terceiro ano consecutivo estamos com o Clipe abraçando o Estado inteiro. Nós descentralizamos uma feira de livros que não é só isso, mas também promove debates, seminários. Beneficiamos mais de 44 mil profissionais da educação com o bônus para compra de livros e materiais que vão ajudar na formação e também permitir que eles mergulhem na leitura. Para nós, é um prazer garantir a formação contínua dos nossos profissionais, a ampliação da nossa rede pública, a infraestrutura e também o acesso a mais cultura”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A etapa do Grande Recife marca a terceira fase do circuito, que já passou por Serra Talhada e Petrolina, no Sertão, e seguirá para Caruaru, no Agreste, no mês de maio. O Clipe 2026 está alinhado ao tema do ano letivo “Educação para a Cidadania Digital e Midiática: Formando Cidadãs e Cidadãos Críticos e Responsáveis” e propõe uma abordagem interdisciplinar voltada ao uso consciente das tecnologias, ao combate à desinformação e à formação crítica dos estudantes.

De acordo com o secretário de Educação, Gilson Monteiro, a proposta é promover uma educação que use a tecnologia como aliada na formação dos estudantes. “Hoje os padrões de tecnologia, de telas, são importantes para aproximar a gente, mas não pode nos distanciar daquilo que é o objeto maior, ainda mais dentro da educação, que é a leitura. É a condição de que cada leitura, cada processo que a gente faz, possa trazer uma percepção diferente para a sociedade, de começar a interpretar, a entender os processos”, explicou o titular da pasta.

A etapa metropolitana reunirá mais de 20.700 profissionais da educação, entre professores, analistas e assistentes administrativos, vinculados às Gerências Regionais de Educação (GREs) da Região Metropolitana e das Zonas da Mata Norte e Mata Centro. Todos os professores são contemplados com o Bônus-Livro de R$ 1.090,14, enquanto analistas e assistentes administrativos recebem R$ 545,07 para adquirir livros diretamente nos estandes.

Aluna da EREM Eurico Queiroz, de Bezerros, no Agreste Central, Ana Letícia Costa recebeu o prêmio “Aluno Escritor” e comemorou a conquista. “Fico muito feliz por esse momento tão especial, é um reconhecimento muito importante para mim. Acho o Clipe muito interessante, temos as feiras e, por outro lado, apresentações culturais, palestras, é algo muito construtivo”, disse a jovem de 17 anos.

Presente no evento, o deputado federal Mendonça Filho afirmou que iniciativas como o Clipe mostram o compromisso da gestão com a educação. “Essa é a grande obra transformadora que o Governo do Estado vem trazendo. Qualquer área que se analise, da segurança até a educação, percebemos que Pernambuco vive um tempo de mudança”, disse o parlamentar.

Nesta edição, o evento conta com uma estrutura composta por 51 estandes e um acervo com obras de mais de 600 editoras. A programação acontece diariamente até a próxima terça-feira (28), das 9h às 21h, com palestras, oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais.

Acompanharam o evento os ex-prefeitos de Petrolina, Miguel Coelho, e de Itapissuma, Zé de Irmã Teca; o vice-prefeito de Olinda, Chiquinho; os presidentes dos órgãos estaduais João Baltar Freire (Companhia Editora de Pernambuco) e Eduardo Loyo (Empresa de Turismo de Pernambuco), e outras lideranças políticas.

Lula da Fonte crava apoio da Federação União/Progressista ao projeto de reeleição da governadora Raquel Lyra

O panorama político em Pernambuco ganhou um novo capítulo com a declaração do deputado federal Lula da Fonte, que, em agenda pela mata Sul, ao lado da governadora, afirmou de forma categórica o apoio da federação União Progressista à reeleição da governadora Raquel Lyra. Na fala, o parlamentar foi além e citou diretamente o nome do seu pai, Dudu da Fonte, reforçando o alinhamento político do grupo.

A declaração chama atenção por ocorrer em meio a um momento de tensão envolvendo o Partido Progressistas no estado. Recentemente, a sigla anunciou a saída do bloco governista na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), movimento interpretado como um distanciamento da base da governadora.

Apesar desse gesto na esfera estadual, a fala de Lula da Fonte sinaliza uma possível dissociação entre as estratégias locais e a articulação em nível federal e partidário. Ao cravar o apoio da federação, que reúne forças importantes do centrão, o deputado busca consolidar uma narrativa de continuidade da aliança com o governo Raquel Lyra, mesmo diante de ruídos internos.

Nos bastidores, a declaração também é vista como uma tentativa de reafirmar o protagonismo do grupo liderado por Dudu da Fonte dentro do partido e no tabuleiro político pernambucano, especialmente em um momento de rearranjos e disputas por espaço.

A tendência agora é observar se o discurso de unidade se refletirá, de fato, nas movimentações práticas do partido na Alepe e nas articulações para 2026.

Juntos pela Segurança: com investimento de quase R$ 40 milhões, Governo vai construir 25 novas delegacias no Estado

O Governo do Estado vai investir R$ 38,9 milhões na construção de 25 novas delegacias de Polícia Civil em 21 municípios. Os equipamentos estão localizados em todas as regiões do Estado: Recife, Abreu e Lima, Araçoiaba e Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR); Amaraji, Carpina, Ribeirão, São José da Coroa Grande e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata; Bezerros, Bonito, Calçado, Casinhas, Panelas, Riacho das Almas, Surubim e Venturosa, no Agreste; além de Exu, Ibimirim, Iguaraci e São José do Egito, no Sertão. No caso de Vitória de Santo Antão, serão cinco delegacias, que formarão um complexo de Polícia Civil.

“O trabalho na segurança pública segue firme em Pernambuco, através do Juntos Pela Segurança. Com a construção dessas 25 novas delegacias, estamos ampliando a presença do Estado em todas as regiões, garantindo mais estrutura para a Polícia Civil e um atendimento mais rápido e digno para a nossa população. É investimento que sai do papel e chega na vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

No Recife, a nova delegacia será instalada no bairro da Macaxeira, na Zona Norte da capital. A licitação para contratação da empresa responsável pelas obras foi publicada no Diário Oficial do último dia 09 de abril. A unidade de Abreu e Lima, também na RMR, teve seu processo licitatório concluído e as obras serão iniciadas em breve. As outras 23 delegacias já estão em fase de construção.

Os projetos foram desenvolvidos pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe), a partir de escuta junto à Polícia Civil. “O investimento em segurança pública é uma prioridade da governadora Raquel Lyra. A construção de novas delegacias em todas as regiões do Estado dialoga com a garantia de direitos e a proteção social. Esses equipamentos vão aumentar a presença do Estado nos municípios, ampliando o acesso da população à Justiça, além de melhorar o atendimento ao agilizar a resposta policial”, afirmou a secretária de Projetos Estratégicos, Simone Nunes.

A Delegacia do Recife terá uma estrutura moderna, que vai qualificar o atendimento à população, além de garantir melhores condições de trabalho aos servidores. O equipamento contará com cela de custódia (substituindo o xadrez), salas de investigação e de reconhecimento, cartório e sala lilás, espaço destinado ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência. A unidade terá 278 m² de área construída, em um terreno de 430 m².

“Estamos fortalecendo a estrutura da PCPE com investimentos que ampliam nossa capacidade de investigação e atendimento à população. Essas novas delegacias representam mais presença do Estado, melhores condições de trabalho para os servidores e, principalmente, mais eficiência na prestação do serviço à sociedade”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A obra será fiscalizada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O prazo é de quatro meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço. “Dentro dessa nova perspectiva de infraestrutura da segurança pública em Pernambuco, a Cehab tem sido responsável por monitorar e fiscalizar a execução das obras de diversos equipamentos. Além de delegacias, atuamos em batalhões da Polícia e do Corpo de Bombeiros, centros de Polícia Científica e complexos penitenciários. A construção dessa vigésima delegacia é emblemática e reflete o avanço da atual gestão também na infraestrutura da Defesa Social”, afirmou o presidente da Cehab, Paulo Lira.

CONCURSOS – Além dos investimentos em estrutura, o Governo de Pernambuco também tem atuado fortemente na recomposição do efetivo das forças de segurança por meio de concursos públicos. Até o final de 2026 serão 7 mil novos servidores para as polícias Civil, Militar, Científica, Penal e Corpo de Bombeiros, dentro do programa Juntos pela Segurança. Desde 2023, já foram nomeados mais de 3.700 novos profissionais dessas operativas.

Jorge Quintino propõe ajustes na divulgação dos horários e dias da coleta de lixo em Caruaru

Seguindo em conjunto com algumas reivindicações e dúvidas por parte da população de Caruaru a respeito da coleta de lixo nos bairros, o vereador Professor Jorge Quintino (PODE) apresentou um requerimento solicitando à Prefeitura a ampla divulgação dos dias e horários do serviço em toda a cidade.

O pedido foi direcionado à Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, com o objetivo de garantir que as informações cheguem de forma clara e acessível à população, por meio de canais oficiais como site, redes sociais, aplicativos e rádios locais.

De acordo com o parlamentar, a Prefeitura de Caruaru tem avançado nas ações de zeladoria urbana, promovendo mais organização na cidade. No entanto, em algumas localidades, moradores ainda enfrentam dificuldades para encontrar informações sobre os dias e horários da coleta.

“Nosso objetivo é garantir que a população saiba exatamente quando o caminhão do lixo passa em seu bairro. Com essa informação, as pessoas conseguem se organizar melhor, evitar o descarte em horários inadequados e contribuir com a limpeza da cidade”, destacou o vereador Jorge Quintino.

Segundo o texto, a medida é de baixo custo e pode trazer impactos positivos na organização urbana e na qualidade de vida da população.

O requerimento segue agora para análise do Poder Executivo municipal.

PF prende ex-presidente do BRB citado no caso do Banco Master

A Polícia Federal (PF) confirmou a prisão do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB) Paulo Henrique Costa nesta quinta-feira (16) durante a 4ª fase da Operação Compliance Zero. Ele é suspeito de ter descumprido práticas de governança, de forma a facilitar negócios sem lastro entre o banco público e o Banco Master. Outro alvo da operação foi o advogado Daniel Monteiro, apontado como administrador de fundos usados para dificultar a rastreabilidade de recursos ilícitos.

Em novembro de 2025, a PF deflagrou a primeira etapa da Compliance Zero. O então presidente do BRB Paulo Henrique Costa foi afastado pela Justiça e posteriormente demitido.

Em 3 de setembro de 2025, o Banco Central (BC) rejeitou oficialmente a compra do Banco Master pelo BRB, após mais de cinco meses de análise.

O negócio, anunciado em março daquele ano, já enfrentava resistência no mercado devido ao modelo de captação considerado arriscado e à qualidade questionada de parte dos ativos da instituição.

Fases recentes
Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16) os policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados no Distrito Federal e em São Paulo.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal. De acordo com a PF, “estão sendo investigados crimes financeiros, além de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa”.

Compliance Zero
Na terceira fase da Operação Compliance Zero, em março, a PF cumpriu o mandado de prisão de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Governo do DF
A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, divulgou nota há pouco na qual informa que “os fatos envolvendo o ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa estão sob análise do Poder Judiciário, a quem compete a devida apuração e o julgamento”.

Na nota ela acrescentou que, “desde o primeiro momento, todas as providências cabíveis foram adotadas, com total colaboração junto às autoridades competentes”.