PE na Estrada ganha reforço bilionário e acelera recuperação de rodovias em todo o Estado

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e com execução do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), anunciou o aporte de mais R$ 2 bilhões no programa de recuperação de rodovias, o PE na Estrada.

O investimento reforça a política pública de fortalecimento da infraestrutura pernambucana que, nos últimos anos, vem promovendo a recuperação da malha viária estadual em todas as regiões do Estado.

Iniciado em outubro de 2024, o programa já soma R$ 4,6 bilhões em investimentos, considerando obras entregues e em execução, com mais de 1.500 km de estradas recuperadas.

Ao todo, são 54 obras concluídas e 40 em execução neste momento. Entre os investimentos regionais, destacam-se a Região Metropolitana do Recife, com R$ 1,5 bilhão; o Agreste, com R$ 1,2 bilhão; e o Sertão, com R$ 900 milhões.

“Realizamos investimentos importantes ao longo dos últimos meses, e o reforço de R$ 2 bilhões garantidos pela governadora Raquel Lyra vai impulsionar ainda mais a recuperação da nossa malha viária. Conseguimos criar um fluxo mais ágil na entrega de projetos e licitações e, com esses recursos, vamos ampliar ainda mais a requalificação das estradas”, afirmou o secretário da Semobi, André Teixeira Filho.

Entre as rodovias em execução, destacam-se o Arco Metropolitano Viário, com 25 km de extensão, entre Cabo de Santo Agostinho e Moreno; a BR-104, com 90% das obras concluídas; e a PE-015, em Olinda, que conta com investimento de R$ 256 milhões.

Jorge Quintino preside primeira sessão como presidente da Câmara de Caruaru nesta quinta (26)

O vereador Jorge Quintino (PODE) assume, a partir desta quinta-feira (26), a Presidência da Câmara Municipal de Caruaru de forma interina. Ele conduzirá a primeira sessão ordinária nesse novo posto e permanecerá no cargo até o próximo dia 1º de março.

Como já relatado, a interinidade ocorre em virtude do afastamento temporário do presidente da Casa, Bruno Lambretta, que está à frente da Prefeitura de Caruaru durante esse período.

Atual vice-presidente do Legislativo, Jorge Quintino, será responsável por conduzir as sessões plenárias, coordenar os trabalhos legislativos e administrativos, além de garantir o pleno funcionamento da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Unidade de Saúde Auditiva de Caruaru passa a funcionar no Complexo Jacqueline Fernandes

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a Unidade de Saúde Auditiva está funcionando em novo endereço. Os serviços estão sendo ofertados na Rua Djalma Dutra, nº 215, no Centro, no Subsolo 1 do Complexo Municipal de Saúde Jacqueline Fernandes.

A mudança para o novo espaço garante uma estrutura mais ampla, moderna e acessível, proporcionando mais conforto aos usuários e melhores condições de trabalho às equipes de saúde. Localizada na região central da cidade, a unidade também facilita o acesso da população aos atendimentos.

Na nova sede, a população contará com consultas em otorrinolaringologia e fonoaudiologia, além de acompanhamento com equipe multiprofissional, composta por psicólogo e assistente social, fortalecendo o cuidado integral à saúde auditiva.

Administração de Fernando de Noronha revoga decreto do Programa Amigos de Noronha

A Administração do Arquipélago de Fernando de Noronha publicou, na última terça-feira (24), o Decreto nº 001/2026, que revoga o Decreto nº 002/2025, responsável pela criação do Programa Amigos de Noronha. A decisão foi tomada após manifestações da população noronhense e reforça o compromisso da gestão com o diálogo e o respeito à vontade coletiva.

De acordo com o administrador do distrito, Virgílio Oliveira, a medida atende aos pedidos apresentados pela comunidade nos últimos dias. “Atendendo e respeitando a soberania da vontade da população de Fernando de Noronha e os pedidos realizados, lançamos o decreto que revoga o programa Amigos de Noronha”, afirmou.

O programa havia sido instituído com o objetivo de viabilizar doações de pessoas físicas, empresas e instituições para melhorias na infraestrutura e nos serviços públicos da ilha, sem gerar custos aos cofres públicos. A iniciativa estava respaldada na Lei Federal nº 14.133/2021, que estabelece normas para licitações e contratos administrativos.

Durante o período de vigência, o programa possibilitou a implantação do Laboratório Maker na Erem Arquipélago Fernando de Noronha, a criação do primeiro Centro de Referência da Mulher e a reforma completa da Biblioteca Pública Distrital Heleno Armando. Também previa a preservação de bens históricos mediante anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além da concessão do selo “Amigos de Noronha” aos doadores como forma de reconhecimento.

A Administração reafirma que continuará conduzindo suas ações com base na escuta da comunidade e na busca por soluções que promovam o desenvolvimento sustentável do arquipélago.

Reunião do Conselho da Mulher marca Dia da Conquista do Voto Feminino com votação

A reunião do Conselho Municipal da Mulher, realizada nesta terça-feira (24), data da conquista do voto feminino no Brasil, foi marcada pelo diálogo e pelo fortalecimento da participação democrática. Na ocasião, foram apresentados e votados o regulamento interno do órgão e os nomes que passam a compor a diretoria.

O encontro reuniu representantes do governo e membros da sociedade civil no auditório Antonieta de Barros, na sede da Secretaria da Mulher. Ao todo, 10 conselheiras votaram e elegeram a secretária interina da mulher, Hannah Miranda, e a coordenadora da saúde da mulher, Andressa Pacheco, como vice-presidenta e secretária, respectivamente.

A presidenta do Conselho, Letícia Danyelle, destacou a importância do órgão. “O Conselho Municipal da Mulher representa todas as mulheres de Caruaru. Ele acompanha e contribui para a construção das políticas públicas voltadas para elas. Toda mulher faz parte desse processo e é representada pelo Conselho”, afirmou.

A representante das instituições de ensino superior, Diana Bezerra, ressaltou o simbolismo da votação. “É motivo de muita alegria ver que mulheres de realidades diferentes podem e devem estar junto conosco para mostrar que Caruaru é uma cidade que tem valorização da mulher, que consegue combater a violência de gênero e criar espaços que agregam em diferentes situações”, pontuou.

FIQUE ATENTO — Empregadores têm até sábado para entregar informe de rendimento

O prazo limite para que os empregadores entreguem aos seus funcionários o informe de rendimentos de 2025 termina neste sábado (28). No mesmo dia, as instituições financeiras e corretoras de valores devem fornecer as aplicações financeiras de seus clientes referentes ao ano-calendário de 2025.

Os contribuintes do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) precisam deste documento para preenchimento da declaração do IRPF 2026 ano-base 2025. O informe detalha todos os valores recebidos por uma pessoa física ao longo do ano passado.

Quem emite o informe é a fonte pagadora, qualquer que seja, desde microempreendedores individuais (MEI) que possuem empregados até o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

As informações que devem constar no informe de rendimento incluem: salário bruto do ano-base; Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF); Contribuições previdenciárias; benefícios, como vale-alimentação e vale-refeição; e outras deduções.

Isenção do Imposto de Renda
Desde 1º de janeiro, os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil por mês têm isenção total do imposto de renda. Para rendas que chegam até R$ 7.350, há redução gradual do imposto, com descontos maiores para valores próximos a R$ 5 mil.

Caso Marielle e Anderson: STF condena irmãos Brazão a 76 anos

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu há pouco as penas dos condenados pela participação no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro.

Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e Chiquinho Brazão, ex-deputado federal, foram condenados a 76 anos e três meses pelos crimes de organização criminosa, duplo homicídio e tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle, que sobreviveu ao atentado.

Eles estão presos preventivamente há dois anos e podem recorrer da condenação.

Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, recebeu pena de 18 anos de prisão pelos crimes de obstrução de Justiça e corrupção. Apesar de ter sido denunciado pelos homicídios de Marielle e Anderson, Barbosa foi absolvido dessa acusação.

Ronald Alves de Paula, major da Policia Militar, recebeu pena de 56 anos de prisão. Robson Calixto, ex-policial militar, foi condenado a 9 anos.

Perda dos cargos
Pela decisão, os acusados também devem perder os cargos públicos após o trânsito em julgado da condenação, ou seja, após o fim da possibilidade de recursos.

Indenização
Todos dos condenados também deverão pagar indenização de R$ 7 milhões por danos morais, sendo R$ 1 milhão para Fernanda Chaves, R$ 3 milhões aos familiares de Marielle e mais R$ 3 milhões para a família de Anderson Gomes.

Prefeitura de Caruaru diz que irá apurar envenenamento de animais no Parque 18 de Maio

A Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, vinculada à Prefeitura de Caruaru, informa à população que tomou conhecimento das situações envolvendo os animais que vivem no Parque 18 de Maio.

A Secretaria esclarece que equipes técnicas iniciarão um levantamento detalhado das condições em que se encontram os animais e do ambiente onde vivem, com o objetivo de sanar as práticas de envenenamento de animais no local.

O órgão destaca que está ciente das demandas apresentadas pela sociedade e reforça seu compromisso com a proteção e o bem-estar animal. Após a conclusão do levantamento técnico, serão adotadas as medidas cabíveis, em conformidade com a legislação vigente e com as diretrizes de proteção animal do município.

Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco passa a integrar agenda do Ministério do Turismo

Consolidada como o maior evento comercial de moda do Norte e Nordeste no formato de negócios atacadistas, a Rodada de Negócios da Moda em Pernambuco (RNMP) foi incorporada recentemente à agenda do Ministério do Turismo (MTur). A inclusão representa um reconhecimento oficial do Governo Federal à importância da iniciativa, que já movimentou R$ 619 milhões ao longo de mais de 20 anos de realização. O registro das próximas edições do projeto em 2026 pode ser consultado no endereço eletrônico https://www.turismo.gov.br/agenda-eventos/views/calendario.php.

A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e o Sebrae Pernambuco, realizadores do evento, comemoram a certificação nacional e destacam o impacto da inclusão na ampliação do alcance da RNMP. “Com esse passo, impulsionamos a visibilidade do projeto, fortalecendo Caruaru como destino de turismo de negócios no país. É uma das chancelas mais significativas para iniciativas dessa natureza e atesta o potencial e a relevância da Rodada de Negócios, que fomenta a economia da região e do Estado há mais de duas décadas”, afirma o presidente da Acic, Cláuston Pacas.

O Sebrae/PE, que apoiará a participação de 100 empresas nesta edição, também celebra mais esse reconhecimento ao projeto. “Estamos felizes em participar novamente da realização desse evento no Agreste, mostrando o produto pernambucano para o Brasil inteiro. Agora, com a RNMP integrando o Calendário Nacional do Ministério do Turismo, essa informação chega ainda mais longe. A expectativa é de que o evento seja ainda mais visitado e que haja maior conversão de negócios durante os três dias de realização”, ressalta Gilson Gonçalves, especialista do Sebrae/PE na Indústria da Confecção.

Indicadores expressivos consolidam a RNMP como o maior evento comercial de moda do Norte e Nordeste. Realizada semestralmente em uma área superior a 10.000 m², a iniciativa atrai, a cada edição, mais de mil compradores qualificados, entre convidados e espontâneos, de todas as regiões do Brasil, que se reúnem em Caruaru para firmar negócios, além de reunir mais de 200 expositores com foco exclusivo no atacado e registrar faturamento médio superior a R$ 30 milhões.

Para a próxima edição, fabricantes de Pernambuco, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo já confirmaram presença, representando os segmentos bebê, infantil e juvenil, moda feminina, masculina e íntima, fitness/streetwear, jeans e praia, além de calçados e acessórios. Entre as novidades da 41ª RNMP está a ampliação do mix de acessórios, que contará com marcas de moda autoral trazidas ao evento pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), um dos principais apoiadores do projeto.

Além dos estandes tradicionais, a RNMP oferece uma área destinada a empresas estreantes no evento. O espaço Pernambuco que Cresce reúne áreas compactas de exposição, estruturadas em um formato diferente dos estandes tradicionais, que possibilitam a entrada dessas marcas no mercado nacional através da iniciativa, garantindo visibilidade estratégica e oportunidades de crescimento com localização central, fluxo intenso e acesso a compradores de todas as regiões do Brasil.

Já a ala InoveTEX é voltada para fornecedores da cadeia têxtil e apresenta ao público credenciado novidades em fios, tecidos, aviamentos, tecnologia e soluções financeiras. Aberto ao público técnico ligado ao setor, o espaço representa uma oportunidade estratégica para expandir negócios e alcançar novos mercados, aproveitando o fluxo segmentado de visitantes do evento.

A RNMP conta ainda com a plataforma Passaporte Comprador, que disponibiliza aos participantes informações sobre voos, hospedagem, traslado, pedidos realizados, mapa do evento, lista de expositores e checklist personalizado. O evento também é aberto a visitantes espontâneos que atuem no mercado têxtil e de confecções, sendo a pré-inscrição realizada por meio do link: https://www.rnmp.com.br/inscricao. No momento do credenciamento, será obrigatória a apresentação do cartão do CNPJ com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) correspondente às atividades do setor.

A iniciativa conta com o patrocínio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). A RNMP também recebe apoio do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE) e da Prefeitura de Caruaru, além de contar com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit), da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Pernambuco (Sindivest/PE).

ARTIGO — Continuidade e Resultados: A Quebra de um Ciclo de Instabilidade na Educação de Caruaru

Por: Jorge Quintino

Historicamente, a Secretaria de Educação de Caruaru sempre foi vista como um dos maiores desafios de gestão da nossa Capital do Agreste. Não apenas pela magnitude da rede, mas por uma crônica dificuldade de continuidade administrativa. Quem acompanha a política local recorda que, nas últimas décadas, a pasta parecia viver sob um regime de “interinidade permanente”.

Se olharmos para trás, os números impressionam pela rotatividade. Na gestão do ex-prefeito Tony Gel, nomes como Jeanne Camargo e Almir Barbosa passaram pela pasta. Sob José Queiroz, foram cinco secretários em apenas seis anos. Depois, na gestão de Raquel Lyra, a dificuldade persistiu: uma sucessão de nomes — de Rubenildo Ferreira a Aline Tibúrcio, passando por gestões relâmpago e interinidades — dificultava a consolidação de um planejamento a longo prazo.

Aline, que faço a ressalva, foi lembrada pelo amigo Jaelcio Tenório, em recente evento, como parte dessa conquista desse novo tempo na passagem do bastão para kaio Colaço.

É nesse cenário que precisamos destacar a visão estratégica do prefeito Rodrigo Pinheiro. Ao dar estabilidade ao secretariado e confiar a pasta a Kaio Colaço, o prefeito rompeu uma barreira invisível, mas altamente prejudicial. A estabilidade não é apenas um conforto administrativo; é a fundação necessária para que políticas públicas saiam do papel e cheguem à sala de aula.

Como presidente da Comissão de Educação na Câmara, acompanho de perto o que essa segurança institucional permitiu realizar entre 2024 e 2025. Quando um gestor tem tempo para montar equipe e executar o planejado, a população colhe os frutos:
• Liderança no IDEPE: Caruaru alcançou a maior nota de sua história, conquistando o 1º lugar entre municípios de grande porte no desempenho do 9º ano. Isso não acontece por acaso; é fruto de um trabalho sequenciado.
• Infraestrutura de Ponta: A inauguração da Escola Municipal Santos Anjos, no bairro Kennedy, é o símbolo de uma gestão que troca prédios alugados por estruturas modernas, atendendo quase 3 mil alunos com dignidade.
• Valorização Real: Enquanto muitos municípios lutam para fechar as contas, Caruaru garantiu o reajuste salarial dos professores e a convocação de mais de 460 profissionais aprovados em concurso, fortalecendo o corpo docente.
• Avanço Digital: A entrega de 3 mil notebooks aos professores e tablets aos alunos pelo “Programa Educação Informatizada” mostra que o planejamento sobreviveu ao ciclo político e se tornou realidade tecnológica.

A educação de tempo integral avançou, o fardamento chegou no tempo certo e o diálogo com a categoria se tornou a regra, não a exceção. Tudo isso só foi possível porque houve uma decisão política de parar de interromper processos.

Caruaru hoje é referência em Pernambuco não por sorte, mas por consistência. O prefeito Rodrigo Pinheiro compreendeu que para o aluno aprender e o professor ensinar com excelência, a gestão precisa, antes de tudo, ter rumo e continuidade. Há desafios e problemas sim, não os desconhecemos nem minimizamos! Que o exemplo de estabilidade da SEDUC sirva de modelo: educação se faz com planejamento, e planejamento se faz com tempo e confiança.

Jorge Quintino é vereador, vice-presidente da Câmara Municipal de Caruaru e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes.