Estudante da Rede Municipal de Ensino de Caruaru é selecionado para etapa estadual do Concurso Ler Bem

Dando continuidade à 16ª edição do Concurso Ler Bem, realizado pela Associação Pernambucana de Atacadistas (ASPA), 10 estudantes do 4º ano da Rede municipal de Ensino de Caruaru, classificados na primeira etapa, passaram por mais uma eliminatória na última semana. A avaliação do corpo de jurados analisou quesitos como desenvoltura, habilidade na leitura e entonação.

Nesta etapa, foi selecionado um estudante da rede que irá representar Caruaru na etapa semifinal estadual do concurso, que acontece no dia 24 de julho. Nesta categoria, o estudante vencedor foi Luan Limeira de Assis, da Escola Municipal Professor Leudo Valença.

“Estou muito feliz e grato por esta aprovação. Independente do resultado, sei que já sou vitorioso. Quero agradecer à minha escola, à minha família e aos meus professores, que fazem parte também dessa conquista. Obrigado a todos”, afirmou o estudante Luan.

Central reforça elenco com Anderson Feijão e Cesinha para fase mata-mata da Série D

De olho no mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro, o Central segue fortalecendo o elenco para a sequência da competição. Nesta quarta-feira, a Patativa confirmou as contratações do meio-campista Anderson Feijão e do atacante Cesinha, atletas que chegam para ampliar as opções da comissão técnica na luta pelo acesso à Série C.

Anderson Feijão desembarca em Caruaru após passagem pelo Manaus-AM. O jogador assinou contrato com o clube alvinegro até o término da Série D de 2026 e chega com a missão de acrescentar experiência, criatividade e qualidade ao setor de meio-campo em um momento decisivo da temporada.

Já Cesinha foi contratado após defender o Porto-BA. O atleta reforçará o sistema ofensivo do Central e é mais uma aposta da diretoria para aumentar o poder de ataque da equipe nos confrontos eliminatórios. O jogador já realizou os exames médicos e está apto para ser inscrito na competição.

Os dois reforços se apresentam ao elenco nesta quarta-feira e iniciam imediatamente os trabalhos com o restante do grupo. Com as novas peças, o Central busca ganhar força para os desafios do mata-mata e manter vivo o sonho do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Bruno Lambreta destaca avanço de ações de terraplanagem em comunidades rurais e loteamentos de Caruaru

Pedro Augusto/Blog Capital

Durante uso da tribuna na sessão dessa terça-feira da Câmara Municipal, o presidente da Casa, vereador Bruno Lambreta, destacou uma série de ações de terraplanagem que estão sendo realizadas em diferentes regiões de Caruaru. Conforme o vereador, os serviços atendem demandas apresentadas pela população e por parlamentares, beneficiando comunidades da zona rural e áreas urbanas do município.

Lambreta ressaltou a continuidade dos trabalhos no 4º Distrito, incluindo a recuperação da estrada que liga a comunidade de Xicuru à Serra de São Bento, além de vias transversais da região. “A gente tem que prestar contas do que nós solicitamos e do que somos provocados pela população de Caruaru. Continua a ação de terraplanagem que liga a comunidade de Xicuru até a Serra de São Bento e também serão feitas algumas transversais adjacentes através dos nossos pedidos”, afirmou.

O presidente da Câmara também destacou intervenções no 1º Distrito, no trecho que dá acesso à comunidade de Olho d’Água da Cana, próximo à divisa com o município de Poção. Ele agradeceu a parceria entre o Governo do Estado e órgãos ligados ao setor agrícola. “É uma ação importante, porque existe um grande fluxo de moradores e também de distribuição da agricultura familiar e dos produtores da região”, pontuou.

Outro destaque foi o início dos serviços de terraplanagem no loteamento Ramiro Miguel de Sousa. De acordo com Bruno Lambreta, a medida traz melhorias imediatas para a mobilidade dos moradores enquanto as obras definitivas de pavimentação não são executadas. “A terraplanagem não resolve definitivamente o problema, isso só acontecerá com o calçamento, mas sabemos que já alivia bastante a situação das vias que estão recebendo esse serviço”, declarou.

Ao concluir o pronunciamento, o vereador agradeceu ao prefeito Rodrigo Pinheiro, às secretarias municipais envolvidas e ao Governo do Estado pela execução das ações. Segundo ele, os investimentos representam avanços importantes para a infraestrutura e a qualidade de vida das comunidades beneficiadas.

STF inicia sessão que vai decidir se Eduardo Bolsonaro será condenado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu há pouco a sessão que vai decidir se o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro será condenado pelo crime de coação no curso do processo.

O colegiado julga ação penal na qual Eduardo é réu pela acusação de incentivar os Estados Unidos a decretarem, no ano passado, o tarifaço contra as exportações brasileiras para pressionar a Corte a não condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro no processo da trama golpista.

O primeiro a falar será o relator, ministro Alexandre de Moraes, que fará a leitura do relatório do processo, um resumo de todas as etapas percorridas.

Em seguida, a acusação será lida pelo representante da Procuradoria-Geral da República (PGR).

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

A defesa de Eduardo Bolsonaro será feita pela Defensoria Pública da União (DPU).

Após as sustentações, a palavra será concedida a Moraes, que votará pela condenação ou absolvição do filho do ex-presidente Bolsonaro.

Os demais votos serão proferidos pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e pelo presidente do colegiado, Flávio Dino.

Em novembro do ano passado, o STF aceitou denúncia da PGR no inquérito que apurou a atuação de Eduardo Bolsonaro junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras, a suspensão de vistos de ministros do governo federal e de ministros da Corte e a aplicação de sanções econômicas da Lei Magnitsky.

Desde o ano passado, Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos e perdeu o mandato de parlamentar por faltar às sessões da Câmara dos Deputados.

Enem 2026: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina na quarta

O prazo para o pagamento do boleto da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026 termina nesta quarta-feira (17).

O valor é R$ 85, e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para a quitação está disponível na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É preciso usar a senha do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Em caso de necessidade de reimpressão, o participante deverá gerar novamente a GRU Cobrança na mesma página eletrônica.

Meios de pagamento
O pagamento da taxa de inscrição do exame pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou por meio de aplicativos bancários.

Não serão aceitos pagamentos de inscrições por meio de depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.

As opções de pagamento da GRU Cobrança são o Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dentre outros e pode variar de acordo com a instituição financeira do pagador.

Nos casos de Pix, a GRU Cobrança traz o QR Code para o participante quitar a taxa de inscrição.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Sem devolução de valor
O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem.

Também não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição realizado em duplicidade nem se for enviado um valor diferente de R$ 85.

O edital público do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Confirmação da inscrição
A inscrição será confirmada somente após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil.

Caso o valor do pagamento seja inferior a R$ 85, a inscrição não será confirmada.

Isenção da taxa de inscrição do Enem
O Inep concedeu gratuidade no Enem 2026 a candidatos dos seguintes perfis:

alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
alunos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
estudantes participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).
pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
participantes que informaram na inscrição que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico;
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A prova é a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Desde a edição de 2025, o Enem voltou a certificar a conclusão dessa etapa de ensino para os candidatos com 18 anos de idade completos e que também alcancem a pontuação mínima em cada área do conhecimento nas provas e na redação.

Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Novo limite de R$ 134 mil para o MEI avança na Câmara e pode ser aprovado em julho

O projeto que prevê a atualização dos limites de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) deve avançar na Câmara dos Deputados nas próximas semanas. Segundo o relator da proposta, deputado federal Jorge Goetten, a expectativa é que o texto seja apreciado pelo plenário até a segunda semana de julho. A proposta está em fase final de elaboração e depende apenas de alinhamentos com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e integrantes da equipe econômica do governo.

Além de elevar o teto de faturamento do MEI, o relatório pretende contemplar microempresas e empresas de pequeno porte enquadradas no Simples Nacional. Pela proposta em discussão, o limite anual do MEI subiria dos atuais R$ 81 mil para R$ 134 mil. Já o teto das microempresas passaria de R$ 360 mil para R$ 800 mil, enquanto o das empresas de pequeno porte avançaria de R$ 4,8 milhões para R$ 8 milhões.

Outro ponto considerado prioritário pelo relator é a autorização para que o MEI possa contratar um segundo funcionário. Atualmente, a legislação permite apenas um empregado. A medida é vista como um incentivo à geração de empregos formais e tem encontrado receptividade nas negociações com o governo federal. O texto também prevê a correção das faixas de enquadramento com base na inflação acumulada nos últimos anos.

Apesar do apoio de setores ligados ao empreendedorismo, a proposta enfrenta resistência da área econômica. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento avaliam que uma atualização ampla dos limites do Simples Nacional pode provocar uma redução significativa na arrecadação federal. Mesmo assim, a articulação política segue avançando, e a intenção da Câmara é concluir a votação antes do recesso parlamentar, previsto para começar em meados de julho.

CMEI Érika Patrícia ganha nova estrutura e amplia vagas para crianças no Santa Rosa

As obras de ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Érika Patrícia estão nos últimos ajustes e devem reforçar significativamente a oferta de vagas para crianças de 0 a 6 anos em Caruaru. Com a conclusão dos serviços, a unidade passará a atender quase 300 alunos em tempo integral, aumentando de forma expressiva a capacidade atual.

Localizado em uma área que atende moradores dos bairros Santa Rosa, Vassoural e localidades próximas, o CMEI contará com uma estrutura ampliada e moderna. O espaço terá 13 salas de aula, áreas de apoio para cuidados infantis, ambientes administrativos, playground, pátio coberto, refeitório, cozinha, lavanderia e outros setores voltados ao desenvolvimento e bem-estar das crianças.

Nesta etapa final, as equipes trabalham na conclusão da fachada, das redes elétrica e hidráulica, pintura, revestimentos, instalação de esquadrias e forros, além da execução do piso intertravado nas áreas externas e dos serviços de drenagem.

A expectativa pela entrega é grande entre os moradores da região. Para muitas famílias, a ampliação da unidade representa mais oportunidades de acesso à educação infantil perto de casa, além de oferecer mais tranquilidade para pais e responsáveis que precisam conciliar a rotina de trabalho com os cuidados dos filhos. A nova estrutura deverá beneficiar centenas de crianças e fortalecer a rede municipal de ensino.

Pesquisa IPESPE/Folha de Pernambuco aponta Raquel Lyra na liderança da disputa pelo Governo de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra (PSD) aparece na liderança da primeira pesquisa de intenção de voto para o Governo de Pernambuco realizada pelo Instituto IPESPE em parceria com a Folha de Pernambuco. No cenário estimulado de primeiro turno, a gestora estadual registra 44% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), alcança 42%. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro do levantamento, que é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O estudo mostra que a força eleitoral de Raquel Lyra está concentrada principalmente no interior do estado. Nesse recorte, a governadora soma 54% da preferência dos entrevistados, contra 35% de João Campos. Já na capital pernambucana e na região metropolitana, o socialista leva vantagem, atingindo 51% dos votos no Recife e 50% na periferia, enquanto Raquel registra 31% em ambas as áreas.

A pesquisa também aponta desempenho favorável da governadora em diversos segmentos do eleitorado. Entre os homens, Raquel Lyra alcança 49%, contra 37% de João Campos. Ela também lidera entre os jovens de 16 a 24 anos, com 49%, e mantém vantagem nas faixas etárias de 25 a 44 anos, com 46%, e de 45 a 59 anos, com 47%. No recorte por escolaridade, a pessedista registra 54% entre eleitores com ensino superior e 45% entre aqueles com ensino médio. Já na análise por renda, Raquel chega a 51% entre os entrevistados que recebem mais de cinco salários mínimos e marca 50% entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos.

Na projeção de segundo turno, o cenário segue equilibrado, mas com Raquel Lyra novamente à frente. A governadora aparece com 45% das intenções de voto, enquanto João Campos soma 44%. O levantamento ouviu mil eleitores pernambucanos entre os dias 11 e 14 de junho de 2026, com nível de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-06997/2026 e PE-07168/2026.

Ativação de churrasco da Seara se destaca no São João de Caruaru

Quem passa pela praça de alimentação do São João de Caruaru encontra um espaço que tem se consolidado como ponto de encontro para famílias e grupos de amigos durante a programação da festa. A área da Seara oferece opções de churrascos feitos na hora, com produtos da marca, além de um ambiente voltado à convivência e ao lazer dos visitantes.

Ao lado do estande, um palco com apresentações de forró, o Polo Camarão, anima o público ao longo da programação, contribuindo para o clima típico das celebrações juninas e ampliando as opções de entretenimento para quem circula pelo local.

O espaço também recebe ações interativas e a participação de criadores de conteúdo convidados para registrar momentos da festa e compartilhar experiências nas redes sociais. Entre os nomes que passaram pelas ativações estão Eslovênia Marques, Karolly Raissa e Samara Souto. A programação digital inclui ainda conteúdos produzidos por Ary Mirelle, que apresenta receitas inspiradas na culinária junina utilizando produtos da marca.

A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela Seara durante o São João de Caruaru 2026, evento realizado entre os dias 30 de maio e 27 de junho e que reúne milhares de visitantes em diferentes polos espalhados pela cidade. Com foco em churrasco e na experiência do público, o espaço busca oferecer mais uma opção de convivência para quem participa da maior festa junina do Nordeste.

Prefeitura de Caruaru promove Aulão de São João no Polo Camarão

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, realiza nesta terça-feira (16) o tradicional Aulão de São João, reunindo dança, música e muita animação em uma programação especial voltada para toda a comunidade. O evento acontecerá às 19h, no Polo Camarão, localizado na Estação Ferroviária.

Com a participação dos professores Belarmino Júnior, Hilka Nogueira, Eveline Lins, Nido Silva, Marcos Mercury e Jonatan Flores, o aulão promete transformar o espaço em um grande arraial fitness, unindo ritmos juninos e exercícios físicos em uma experiência de integração, bem-estar e valorização da cultura nordestina.

A iniciativa busca incentivar hábitos saudáveis por meio da prática esportiva, ao mesmo tempo em que celebra uma das maiores tradições de Caruaru durante o período junino. A expectativa é reunir participantes de diferentes idades em uma noite marcada por alegria, inclusão e muita movimentação.

*Serviço*
Evento: Aulão de São João
Data: 16 de junho de 2026
Horário: 19h
Local: Polo Camarão – Estação Ferroviária (Rua Silva Filho, 7 – Maurício de Nassau).