Diogo Cantarelli declara apoio a Anderson Luiz e reforça projeto político de Rodrigo Pinheiro

O ex-vereador e ex-secretário municipal de Caruaru, Diogo Cantarelli, declarou apoio ao pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz (PSD), nome que integra o projeto político liderado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro. O gesto fortalece a articulação do grupo para as eleições de 2026 e amplia a base de apoios em torno da pré-candidatura.

Além da trajetória política construída em Caruaru, Diogo mantém uma forte ligação com sua cidade natal, Itacuruba, no Sertão pernambucano, onde também possui importantes relações políticas e comunitárias. A chegada do ex-vereador ao grupo de Anderson Luiz amplia o diálogo do pré-candidato com diferentes regiões do Estado e reforça a estratégia de interiorização do projeto.

“Recebo o apoio de Diogo com muita gratidão e senso de responsabilidade. Ele conhece de perto os desafios de Caruaru, tem uma história de serviços prestados à nossa cidade e mantém uma relação muito próxima com o nosso Sertão. Seguimos unidos, ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro, construindo um projeto que pensa no presente, mas, principalmente, no futuro de Caruaru e de Pernambuco”, afirmou Anderson Luiz.

Fagner dos Animais comemora sucesso do Pet Day no Salgado

A mais recente edição do Pet Day, promovida pela Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal foi marcada por grande participação da população e resultados expressivos no bairro do Salgado. Realizado na última sexta-feira (12), o evento ofereceu diversos serviços gratuitos voltados à saúde e ao bem-estar dos animais.

Durante a ação, foram disponibilizados atendimentos veterinários, vacinação, castração, desverminação, orientações aos tutores, distribuição de brindes por parceiros e também adoção de animais, incentivando a posse responsável e a busca por novos lares para cães e gatos.

Ao todo, mais de 200 animais foram atendidos. Um dos principais resultados alcançados foi a eliminação da fila de espera para castrações no bairro do Salgado. Todos os cadastros que estavam no banco de dados da AME Animal foram contemplados durante a ação, zerando a demanda existente na localidade.

Para Fagner, o resultado demonstra a importância de iniciativas que aproximam os serviços da população. “É um resultado maravilhoso. Além dos atendimentos realizados, conseguimos orientar muitos tutores sobre os cuidados necessários com os animais e sobre a importância da castração, que contribui para a saúde dos pets e para o controle populacional”, destacou.

Novas edições do Pet Day já estão sendo planejadas e deverão contemplar outros bairros do município nos próximos meses.

Em clima de festa, Rodrigo Pinheiro recebe governadora Raquel Lyra no Alto do Moura

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, recebeu a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, neste sábado (13), no Alto do Moura, um dos principais polos do São João de Caruaru. A governadora esteve acompanhada da vice-governadora, Priscila Krause, além de secretários estaduais. Rodrigo participou da agenda ao lado de secretários municipais, do pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz, do deputado federal Túlio Gadêlha, que esteve acompanhado da jornalista Fátima Bernardes, e do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. A comitiva percorreu o espaço cumprimentando forrozeiros, turistas e comerciantes.

Durante a visita, Rodrigo destacou a parceria entre a Prefeitura de Caruaru e o Governo de Pernambuco na realização da festa e lembrou dos investimentos em mobilidade realizados para facilitar o acesso ao bairro. “Mais uma vez recebendo a nossa governadora, que é parceira da nossa festa. Estruturamos a cidade para receber os turistas e para quem mora aqui também. Entregamos recentemente a nova ponte que liga a BR-232 ao Alto do Moura, uma obra importante que garante mais mobilidade, segurança e conforto para quem vem aproveitar o São João”, afirmou o prefeito.

Raquel Lyra ressaltou a importância da cultura popular e o apoio do Estado à realização do evento. “O coração fica quentinho e a gente vê aqui o que temos de mais genuíno, que é a nossa cultura. Eu não poderia deixar de estar aqui no Alto do Moura para curtir o Maior São João do Mundo. O Governo do Estado está presente desde o patrocínio até a entrega de um São João mais seguro”, destacou a governadora. A receptividade calorosa do público marcou a passagem da comitiva pelo polo, considerado um dos principais símbolos da cultura e da tradição junina de Caruaru.

OPINIÃO — Apesar da liderança, nova pesquisa mostra João Campos em trajetória de queda e Raquel Lyra em curva de crescimento

A nova pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta semana traz uma informação que vai além da simples fotografia eleitoral do momento. Embora João Campos continue aparecendo numericamente à frente na disputa pelo Governo de Pernambuco, a evolução dos números ao longo do tempo revela uma dinâmica que começa a chamar a atenção de analistas políticos.

Em setembro de 2025, o socialista registrava 59% das intenções de voto, enquanto a governadora Raquel Lyra aparecia com apenas 24%. Naquele momento, a vantagem de João era confortável: 35 pontos percentuais.

Mas os levantamentos seguintes passaram a mostrar um movimento contínuo de aproximação. Em dezembro, a diferença caiu para 27 pontos. Em fevereiro de 2026, recuou para 20. Já em abril, o intervalo entre os dois principais concorrentes diminuiu para 17 pontos.

Agora, na pesquisa mais recente divulgada pela CNN, João Campos aparece com 45% das intenções de voto, contra 40% de Raquel Lyra. A distância entre ambos é de apenas cinco pontos percentuais. Considerando a margem de erro do levantamento, esse intervalo pode chegar a apenas um ponto.

O dado mais relevante, entretanto, não está no resultado isolado desta rodada, mas na tendência observada ao longo de toda a série histórica. Enquanto João Campos acumula sucessivas quedas nas medições da Real Time Big Data, Raquel Lyra registra crescimento consistente desde o início do acompanhamento.

Na prática, o que se observa é uma mudança significativa no cenário eleitoral. O que há poucos meses parecia uma disputa amplamente favorável ao ex-prefeito do Recife transformou-se em uma corrida muito mais equilibrada.

A movimentação também dialoga com o que já havia sido apontado pela mais recente pesquisa Datafolha, que indicou uma redução importante da vantagem anteriormente atribuída a João Campos. Os números sugerem que a disputa está mais aberta do que muitos imaginavam no início do processo eleitoral.

Sob a ótica da ciência política, situações como essa não são comuns. É relativamente raro observar um candidato iniciar uma pré-campanha com vantagem superior a 30 pontos e assistir, ao longo de vários levantamentos consecutivos, à redução gradual dessa distância, enquanto o adversário mantém crescimento sustentado.

Ainda é cedo para antecipar qualquer desfecho eleitoral. Mas os dados já permitem afirmar que Pernambuco vive um dos cenários mais interessantes do país neste ciclo. Caso a tendência registrada pelas pesquisas continue se confirmando nos próximos meses, a disputa entre João Campos e Raquel Lyra poderá se tornar um caso emblemático de recuperação eleitoral, daqueles que costumam ser estudados por estrategistas, marqueteiros e cientistas políticos por muitos anos.

AMC se reúne com representantes da Feira da Moda de Caruaru para debater estratégias de mobilidade

Nessa quarta-feira (10), foi realizada, na sede da Autarquia de Mobilidade de Caruaru, uma importante reunião com representantes da AMC e da Feira da Moda do município.

O encontro teve o objetivo de debater estratégias para otimizar a mobilidade urbana durante as feiras de grande movimentação de veículos, compradores e visitantes, como, por exemplo, as feiras da última semana (4 e 5 de junho), que reuniram mais de 100 mil pessoas.

“Uma reunião muito importante, fomos muito bem recebidos pelo coronel [Nóbrega] e toda a sua equipe. Foi uma reunião de sugestões para justamente evitar as retenções [no trânsito] principalmente nos dias de feira. Essas feiras que vão acontecer até o São João serão bem movimentadas, tudo que nós tratamos com ele [coronel Nóbrega], ele realmente vai ver com a sua equipe para melhorar a mobilidade da feira”, frisou o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura.

Prefeitura disponibiliza 400 cadeiras para idosos assistidos pela rede socioassistencial no show de Roberto Carlos

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome disponibilizará, exclusivamente para o show de Roberto Carlos, que acontecerá na próxima sexta-feira (12), 400 cadeiras destinadas a idosos já acompanhados pela rede socioassistencial do município e seus respectivos acompanhantes.

Os assentos ficarão localizados em uma área próxima ao palco, garantindo mais conforto e acessibilidade ao público atendido pela secretaria durante a apresentação.

Parte dos lugares instalados na área em frente ao palco também será destinada a convidados, incluindo convidados do artista.

Não haverá inscrições nem sorteio para acesso aos lugares disponibilizados.

Jogos do Brasil na Copa vão alterar expediente; confira os horários

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou portaria com orientações sobre o expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2026.

As regras valem para servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

De forma excepcional, os órgãos poderão flexibilizar o horário de trabalho nos dias das partidas. A autorização prevê saída antecipada dos agentes públicos, conforme o horário do jogo. Segundo a Portaria Nº 4.779, as horas não trabalhadas deverão ser compensadas entre os dias 3 de agosto e 30 de setembro de 2026.

Nos dias em que os jogos ocorrerem às 14h, a liberação poderá ocorrer a partir das 11h. Para partidas às 16h, a saída será autorizada a partir das 13h; às 17h, a partir das 14h; às 18h, a partir das 15h e às 19h, a partir das 16h, sempre no horário de Brasília.

Nos jogos marcados para as 21h30, poderão sair às 18h30 os servidores cujo expediente se encerre depois desse horário.

Nas partidas às 22h, a liberação será a partir das 19h para aqueles com jornada além desse horário.

Para quem atua presencialmente fora do Programa de Gestão, a compensação de horas ocorrerá com antecipação ou extensão da jornada diária. Já os participantes do programa, em regime presencial ou de teletrabalho, deverão cumprir integralmente as entregas previstas em seus planos de trabalho.

Caso a compensação não seja feita, haverá desconto proporcional na remuneração. O limite de compensação é de até duas horas diárias para servidores, empregados públicos e temporários, e de uma hora diária para estagiários.

A portaria determina ainda que os órgãos sigam em funcionamento durante os jogos, caso o servidor prefira manter o expediente normal. Os dirigentes também devem assegurar a continuidade dos serviços essenciais.

Começa nesta quinta-feira a Copa do Mundo de 2026

Começa hoje (11), às 14h30, o evento esportivo mais apaixonante, detentor das maiores audiências do planeta: a Copa do Mundo, que, em 2026, terá três países-sede: México, Estados Unidos e Canadá.

Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), cerca de 5 bilhões de pessoas acompanharam a Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Só a partida final, disputada entre as seleções da Argentina e da França, contabilizou mais de 1,5 bilhão de espectadores. Foi a maior audiência esportiva da história, de acordo com o relatório oficial da Fifa.

No ambiente digital, também segundo dados oficiais, o alcance acumulado ficou em aproximadamente 262 bilhões de visualizações em diferentes plataformas e quase 6 bilhões de interações.

Unir o mundo
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, diz que os recordes de audiência obtidos pelo futebol durante a Copa do Mundo se devem ao fato de esse esporte carregar consigo “a magia de unir o mundo”.

Essa união descrita por Infantino possibilita conexões culturais que foram bastante percebidas pelos brasileiros durante a Copa de 2014, tanto nos estádios do país como nos arredores das arenas e pontos turísticos das cidades que sediaram as partidas.

As expectativas da atual edição, com três países-sede e número recorde de seleções participantes (48 em vez de 32), é fazer da Copa de 2026 a maior e mais inclusiva da história.

Caldeirão cultural
Além de ampliar a dimensão territorial do torneio, a edição de 2026 reforçará uma característica tradicional das Copas do Mundo: a diversidade, uma vez que se trata de um torneio que reúne culturas, estilos e histórias diferentes.

Isso porque possibilitará conexões culturais entre as torcidas em três diferentes países. Cada um com suas características e identidades próprias.

Novidades
Em 2026, além de novidades que darão o tom das próximas Copas, como o número maior de países participantes, há algumas curiosidades a serem observadas durante a atual edição.

Por exemplo, o jogo de abertura repetirá o confronto entre México e África do Sul – o mesmo que iniciou a Copa de 2010. É a primeira vez que isso acontece desde que a competição passou a ter formato com uma partida inaugural, em vez de vários jogos simultâneos.

Outra curiosidade é que o Estádio Azteca será o primeiro da história a sediar três aberturas de Copa do Mundo (1970, 1986 e 2026).

Cerimônia de abertura
Com relação à cerimônia de abertura, a Fifa organizou um evento inédito de contagem regressiva com shows simultâneos em três cidades: Cidade do México, Toronto e Los Angeles.

Os chamados Countdown Concerts foram concebidos como uma experiência integrada entre os três países, com apresentações musicais em tempo sincronizado e transmissões cruzadas, reunindo artistas locais e internacionais no dia anterior ao início do torneio.

No México, que recebe o jogo inaugural, a apresentação destacará elementos tradicionais, com música, dança e referências à cultura local, incluindo manifestações artísticas como o papel picado, símbolo festivo do país, além de participação de talentos indígenas e expressões do folclore contemporâneo.

Artistas
Entre os artistas confirmados pela Fifa para a cerimônia no Estádio Azteca estão Shakira, Burna Boy, Alejandro Fernández, Belinda, Danny Ocean, J Balvin, Lila Downs, Los Ángeles Azules, Maná e Tyla.

Nos Estados Unidos, a cerimônia em Los Angeles terá apresentação de artistas como Katy Perry, Future, Lisa, Rema e Tyla, além da brasileira Anitta.

No Canadá, os artistas destacados são Alanis Morissette, Alessia Cara, Elyanna, Jessie Reyez, Michael Bublé, Nora Fatehi, Sanjoy, Vegedream e William Prince.

Polêmicas
Antes mesmo de começar, a Copa de 2026 já tem servido de ambiente fértil para polêmicas, principalmente por conta das políticas interna e externa estadunidenses.

Em meio à guerra contra o Irã, os EUA têm adotado políticas migratórias consideradas abusivas, dificultando vistos, de forma a restringir a entrada de jogadores, árbitros e torcedores em seu território.

Um dos casos envolve o jogador iraquiano Aymen Hussein, retido por várias horas na imigração dos EUA, onde passou por um interrogatório rigoroso. Considerado destaque da equipe, ele teve o celular inspecionado antes de ser liberado para entrar no país. Outros integrantes da delegação não tiveram a entrada autorizada.

Os EUA barraram também a entrada do premiado árbitro Omar Artan, da Somália, quando chegava ao aeroporto Internacional de Miami, vindo de Istambul. Ele foi considerado inadmissível devido a “preocupações com a verificação de antecedentes”, segundo a alfândega, em comunicado que não especificou quais seriam tais preocupações. Esta seria a primeira vez que um árbitro da Somália participaria de uma Copa do Mundo.

Já a delegação iraniana teve de mudar seus planos, após ter sido proibida de pernoitar em território estadunidense. Em princípio, estava programado que eles ficariam hospedados no estado norte-americano do Arizona.

Diante da negativa por parte do governo estadunidense, a solução foi hospedar a delegação na cidade de Tijuana, no México, para onde terão de retornar após cada partida disputada nos EUA.

Há também relatos de torcedores iranianos que tiveram seus ingressos cancelados há poucos dias do início do mundial.

TCU aprova com ressalvas contas do governo Lula de 2025

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (10), por unanimidade, as contas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva referentes a 2025, mas com diversas ressalvas e alertas relacionadas à execução orçamentária e financeira.

Os ministros seguiram na íntegra o parecer do relator das contas da União, Benjamin Zymler, que em seu voto afirmou que “as contas são fidedignas”. Contudo, Zymler apontou problemas no controle de renúncias fiscais e na trajetória da dívida pública, entre outros.

Entre aș principais ressalvas indicadas está o empréstimo de R$ 12 bilhões aos Correios, que, na avaliação do relator, foi aprovado pelo governo sem análise técnica adequada.

“Não houve um exame adequado do plano de recuperação nem dos riscos fiscais associados à concessão de garantia, pela União, ao empréstimo tomado à Empresa de Correios e Telégrafos”, disse Zymler ao apresentar o resultado do exame nas contas feito pelo corpo técnico do TCU.

As contas foram examinadas em sessão extraordinária na sede do TCU, em Brasília, que contou com a presença de três ministros de governo: Bruno Moretti (Planejamento), Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União) e Miriam Belchior (Casa Civil).

No relatório, Zymler reconheceu o cumprimento da meta fiscal para 2025, que era de gastos iguais às receitas, com tolerância de 0,25% de déficit. Contudo, ele ressalvou que o déficit do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) ficou em 0,47%, o equivalente a R$ 58,6 bilhões.

Outro ponto ressalvado pelo relator foi o tamanho das despesas que ficaram, por aprovação do Congresso, de fora da meta fiscal formal, na ordem de R$ 48,7 bilhões. Isso prejudica a confiança nas regras fiscais, destacou Zymler.

O corpo técnico do TCU apontou a discrepância entre o esforço fiscal realizado e aquele necessário para estabilizar a trajetória da dívida pública. Segundo cálculos da corte de contas, seria necessário um superávit primário de 1,94% no Governo Central.

Entre os alertas, o relatório apontou, por exemplo, a rigidez na execução orçamentária, com 91,4% dos gastos realizados pelo governo sendo de natureza obrigatória.

Outro alerta diz respeito ao tamanho das renúncias fiscais, que chegam a R$ 544 bilhões, ou 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Desse montante, 47% não têm prazo de vigência, enquanto mais de 47% de 21 das principais politicas não passam por avaliação periódica. Tais renúncias comprometem o esforço para que o governo cumpra a meta fiscal.

O TCU também destacou a pressão sobre as contas públicas exercida pelo patamar elevado da taxa básica de juros da economia, a Selic, que se encontra em 14,5% ao ano e majora o custo da dívida pública.

O parecer aprovado pelo plenário do TCU deverá agora ser encaminhado ao Congresso Nacional, a quem cabe a decisão final sobre a aprovação das contas de governo, ou seja, se elas atendem ao novo arcabouço fiscal.

Governadora Raquel Lyra lança projeto Areninhas para construção de 203 campos de futebol em todo o Estado

Reforçando o compromisso com a inclusão social e o incentivo à prática esportiva em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta quarta-feira (10), o projeto Areninhas. Com investimento de R$ 74,3 milhões do Governo de Pernambuco, a iniciativa prevê a construção de 203 campos de futebol com estrutura moderna e acessível em todos os municípios pernambucanos. As Areninhas terão como foco a promoção da convivência comunitária, especialmente entre jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou o lançamento.

“As Areninhas vão transformar nosso chão. Esses equipamentos têm esse poder, mas as cidades não têm condições de fazer sozinhas. Mais uma vez, o Governo do Estado está dando as mãos aos municípios pernambucanos. A gente só tem um Estado com cidades justas, onde se permite incluir as pessoas na prática esportiva e no lazer”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os campos terão um tamanho padrão, com 24 metros de largura e 34 metros de comprimento, com área total de 665,49 m². O gramado será sintético, seguindo a tendência observada em algumas das principais ligas de futebol do mundo. Além disso, com a iluminação, os equipamentos também poderão ser utilizados à noite. Ao redor do gramado, serão instalados alambrados, ampliando a segurança e a participação da comunidade. Para a construção do espaço é necessária a manifestação formal de interesse do município.

A secretária de Esportes, Ivete Lacerda, falou que as Areninhas serão um marco na história do Estado. “Estamos priorizando e fortalecendo o esporte pernambucano em todos os nossos municípios. Além disso, o Governo do Estado está chegando nas comunidades, fomentando sonhos e buscando novos talentos”, disse a titular da pasta.

O projeto das Areninhas foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). A obra, que tem prazo de conclusão de 60 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, será fiscalizada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). Após estarem prontos, os equipamentos serão geridos pela Secretaria de Esportes.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro, explicou como os municípios podem solicitar o equipamento. “A prefeitura apresenta o terreno ao Estado. Assim que for analisada a viabilidade, será dada autorização de início de obras. Já temos um grande volume de terrenos em vários municípios. Vamos trabalhar para que elas sejam entregues o mais rápido possível”, disse.

Presente na assinatura, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, enfatizou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Esse é mais um projeto para o povo de Pernambuco. As várias comunidades que receberão as Areninhas terão um espaço, com qualidade, para sonhar”, pontuou o gestor municipal. O prefeito em exercício de Olinda, Chiquinho, complementou. “O esporte pode ser política pública de inclusão e as Areninhas serão instrumentos para formar cidadãos. Nós, gestores municipais, só temos que agradecer”, destacou o prefeito.

O deputado estadual Kaio Maniçoba destacou a importância social e esportiva do projeto para a população pernambucana. “As Areninhas serão espaços de saúde pública, com muita qualidade, para todos os cidadãos pernambucanos”, pontuou o parlamentar.

O projeto prevê que os municípios de: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR); Caruaru (Agreste Central) e Petrolina (Sertão do São Francisco) terão, cada um, três areninhas; Já em Igarassu, Camaragibe, São Lourenço da Mata (RMR), Vitória de Santo Antão (Mata Sul) e Garanhuns (Agreste Meridional), serão construídas duas Areninhas. Todos os outros municípios do Estado terão uma Areninha, promovendo a democratização do acesso ao esporte em todo o território pernambucano.

Também estiveram presentes os deputados estaduais Antonio Moraes, Edson Vieira, Wanderson Florêncio, France Hacker e Aglailson Victor; os prefeitos Lucielle Laurentino (Bezerros), Fredson Brito (São José do Egito), Dona Graça (Catende), Paquinha (Macaparana), Severino Silvestre (Passira), Edson Lopes (Lagoa do Ouro), Saulo Maruim (Brejão), Dió Filho (Riacho das Almas), Zé Elias Filho (Calçado), Júnior de Irmã Teca (Itapissuma), Elias Meu Fii (Pombos), Gena Lins (Taquaritinga do Norte), Sóstenes Rubano (Camocim de São Félix), Diógenes Patriota (Tuparetama), Júnior de Rivaldo (Saloá), Araújo (Amaraji), Marcos da Roça (Chã de Alegria), Sandro Advogado (Chã Grande), Zé Roberto (Ferreiros), Thiago de Miel (Xexéu), Armando Pimentel (Itambé), Elcione Ramos (Igarassu), Éder Waltter (Vicência), Aleudo Benedito (Serrita), Jaiminho (Glória do Goitá), Aninha da Ferbom (Nazaré da Mata), Erivan Júlio (Salgadinho), Orlando Jorge (Limoeiro), Fátima Borba (Cortês) e Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde).