Prefeitura de Gravatá acompanha agricultores que aderiram ao Garantia Safra

Os agricultores de Gravatá que aderiram ao programa Garantia Safra, recebem da Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Produção Animal, apoio e acompanhamento necessários para lidarem com o projeto, que é uma ação do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

A entrega dos boletos de pagamento é feita pela Secretaria, e acontece a partir de segunda-feira (23), no período de 23 à 25 de fevereiro aos agricultores das comunidades: Avencas, Sítio Telha Branca, Sítio Zezinho, Assentamento Valentim, Sítio Nicácio, e Sítio Caruá. A distribuição será feita em escolas e associações conforme o calendário abaixo.

Na safra 2013/2014, o valor anual do Benefício Garantia-Safra é de R$ 850,00. Vale destacar que o pagamento do Benefício está vinculado ao cumprimento de requisitos, inclusive o pagamento por parte do agricultor do boleto bancário de adesão ao Garantia-Safra e a constatação de perda pela SAF/MDA de, pelo menos, 50% da produção de culturas cobertas pelo GS no município devido à seca ou excesso de chuvas.

O valor do Benefício Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.

URB se antecipa e remove árvores com risco de queda no Monte Bom Jesus

Esta manhã a equipe de meio ambiente da prefeitura removeu duas árvores, no Monte Bom Jesus, ambas da espécie Algaroba. Uma delas chegou a tombar durante as chuvas de ontem (22). Mas, não causou danos a terceiros. A outras apresentava risco de queda e precisou ser retirada. Uma terceira árvore está sendo avaliada, caso necessário, ela também será removida.

Há três meses, as árvores do Monte Bom Jesus foram mapeadas pela prefeitura. Algumas espécies presentes na arborização urbana não apresentam raízes profundas. Por isso, oferecem risco de queda e precisam ser substituídas ao primeiro sinal de alerta. “Todas essas árvores fiaram em vermelho no nosso mapa. Quando fizemos o mapeamento não foi necessária à remoção. Mas, hoje vimos que o melhor seria retirá-las, por prevenção”, explicou Evandro Santiago, engenheiro agrônomo da URB.

Laura Gomes participa de seminário do PSB Pernambuco

Neste domingo (22), a secretária executiva de Direitos Humanos, Laura Gomes, participou do II Seminário de Planejamento dos Segmentos do PSB Pernambuco, em Guabiraba, Zona Norte do Recife. O evento teve a participação do presidente estadual da sigla, Sileno Guedes, do governador Paulo Câmara, do senador Fernando Bezerra Coelho, além de deputados estaduais, vereadores e militantes.

No encontro foram definidas as prioridades dos segmentos do partido, como Mulheres, Juventude, Sindical, Raça e Etnia, Popular e LGBT. E para ouvir todos os segmentos o partido fará, a partir do mês de maio, a Agenda 40 específica para os movimentos sociais, nas 12 regiões do Estado.

Espaço de Lazer terá aula de apresentação de esgrima

Uma atração diferente fará parte da programação do Espaço de Lazer, neste domingo, 22. Das 10h às 12h, na Rua Oswaldo Cruz, os participantes poderão acompanhar aulas de apresentação de esgrima. De acordo com Edmilson Augusto, diretor de esportes, as parcerias são importantes para movimentar o Espaço de Lazer. “Sempre procuramos encontrar parceiros para oferecer atividades novas aos frequentadores do local”, explicou.

Projeto de Mendonça que limita fusão entre partidos em votação na Câmara

O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), quer colocar em votação já na próxima quarta-feira (25) o projeto do deputado pernambucano Mendonça Filho (DEM) que limita a fusão entre partidos políticos. A informação é da Folha de S. Paulo de ontem.

Se aprovado, o projeto de Mendonça fará com que partidos recém-criados só possam ser fundidos a outras siglas após um período de cinco anos.

A proposta atrapalha as movimentações do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), que tem tentado recriar o Partido Liberal para atrair políticos descontentes nas suas legendas, e depois fundi-lo com o PSD para formar um grande partido.

A iniciativa de Kassab tem o apoio do Palácio do Planalto que vê no movimento uma chance de neutralizar a influência do PMDB sobre o governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Sob a liderança de Cunha, porém, o PMDB tem atuado no Congresso para tentar dificultar a criação de novas legendas.

Além de Kassab, o mensaleiro Valdemar Costa Neto (PR) e o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues (PR), tentam criar o Muda Brasil, que também poderia ser fundido ao PR.

Carnaval dos deputados e senadores vai durar 11 dias

Desde a última quarta (11), Câmara e Senado não votam nada. Os congressistas são obrigados a comparecer às sessões apenas quando elas são deliberativas, o que na prática libera todos os 594 deputados e senadores a só retornarem às suas atividades na terça-feira (24), quando o Congresso volta a funcionar.

Nos dias em que não há votações não há cortes nos salários, nem as faltas são contabilizadas pelas duas Casas.

O Congresso ficou praticamente vazio nesta quinta (19), quando só o Senado realizou sessão exclusiva para discursos. Foram quase três horas de debates, com 10 senadores se revezando na tribuna.

A Câmara não teve atividades. O mesmo cenário se repetiu na quarta-feira de Cinzas (17), quando só senadores fizeram discursos à tarde.

Desde que os novos senadores tomaram posse, no dia 1º, o Senado votou apenas um projeto que autoriza acordo entre o Brasil e a Organização Internacional para as Migrações. Nenhuma matéria relevante entrou na pauta.

Ministro diz que governo manterá modelo de horário de verão

A adoção do horário de verão, que termina neste domingo (22), não deve sofrer modificações pelo governo. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga,apesar de o horário de maior consumo de energia ocorrer no início da tarde, ainda vale a pena manter a mudança de horário no país.

“O horário de verão continua representando um descasamento na ponta de carga e uma economia de energia. No período, voltamos para as residências ainda com a luz do dia, o que gera uma economia energética para o país. Portanto, é válido o horário de verão”, avaliou.

O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando ocorria o chamado pico de consumo. Recentemente, o pico tem sido registrado no início da tarde, principalmente por causa do aumento do uso de aparelhos de ar condicionado.

Este ano, o governo chegou a estudar uma prorrogação da vigência do horário diferenciado, por causa da falta de chuvas, que prejudica os reservatórios das hidrelétricas. “Chegamos à conclusão de que o custo-benefício não valia a pena. Portanto, não fomos adiante na ideia”, explicou Braga.

Segundo o ministro, os relatórios finais sobre a economia de energia no período devem ser concluídos semana que vem. Dados preliminares podem ser divulgados pelo governo amanhã (20).

No início do horário de verão deste ano, a estimativa do governo era uma economia de R$ 278 milhões, com geração de energia térmica no horário de pico. Na edição anterior, a economia chegou a R$ 405 milhões.

UPAE Garanhuns busca alternativas para diminuir filas no atendimento‏

Após um ano e meio de funcionamento, a UPAE se consagra como a principal alternativa para a população dos municípios que integram a V Regional de Saúde, quando se fala em Especialidades Médicas e seus desdobramentos. Atendendo diariamente cerca de 450 pessoas nas diversas especialidades, e realizando em média 30 cirurgias e 400 exames, não há como negar a importância da Unidade no Agreste Meridional, e a referência no Estado.

Como todo projeto pioneiro, sempre há novos planejamentos e melhorias a serem feitos, e foi pensando nisso que se reuniram, nesta quinta-feira (19), a Superintendente da FPMF – Ana Cláudia Figueira, que administra a UPAE Garanhuns, o Coordenador Geral da Unidade no município – Gustavo Amorim e o Gestor da V GERES, Luiz Melo. Na pauta, a preocupação com a população que diariamente precisa usar os serviços da Unidade e devido ao grande volume de pessoas, por vezes têm que enfrentar algumas filas e certa demora no atendimento.

Isto já vinha sendo discutido entre os coordenadores da Unidade, em busca de soluções, ouvindo os usuários e detectando as falhas, e por isto, a reunião com os gestores. Já há algumas medidas a serem implantadas no mês de março para minimizar o incômodo causado pelas filas na unidade. Contudo, a resolução do problema depende também da colaboração dos municípios, que fazem o transporte dos pacientes para a unidade, da Secretaria Estadual de Saúde e dos próprios pacientes.

Como solicitação, o Coordenador Geral da Unidade pede aos cidadãos e usuários que colaborem, seguindo a orientação da equipe que diariamente recebe os pacientes para organizar o fluxo de atendimento na Unidade. Além disso, pede que atentem para a hora marcada das consultas, uma vez que não há necessidade de madrugarem em filas, já que todos os pacientes têm o atendimento garantido, com marcação prévia, pela regulação que encaminha os pacientes dos 21 municípios.

Odacy reforça apoio a ações da Codevasf no Sertão

Convidado pelos dirigentes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), superintendência regional em Petrolina, o deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, participou na última semana, de visitas à Associação de Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Acamp), localizada no N-7 do perímetro irrigado senador Nilo Coelho, e da entrega de kits produtivos de apicultura doados pela Companhia a produtores de mel ido povoado de Roçado, área ribeirinha do município. O deputado estava acompanhado de técnicos da Codevasf e do superintendente regional da Companhia no estado, João Bosco Lacerda de Alencar.

Odacy reiterou seu apoio as ações que visam a promoção e expansão da apicultura em comunidades do sertão pernambucano, especialmente nas 69 cidades da área de atuação da Codevasf no estado. Conforme o deputado, é uma grande satisfação partilhar desse trabalho junto com o governo federal, representado nessa atividade pela Companhia.

“É mais uma ação da presidenta Dilma. Como é também o caso da filha de um motorista de Dormentes que vai cursar Medicina na Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco). É mais um exemplo que nos governos do PT, filhos de motoristas, de trabalhadores rurais, pedreiros, também ganharam a chance de cursar uma graduação, de ser médico, advogado. Isso é a mudança de vida que os governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma vem realizando”, assinalou o deputado.

Na visita à Ascamp, Odacy conheceu a estrutura da associação cujo terreno foi conquistado durante a sua gestão como prefeito de Petrolina. O presidente da Associação, Natalício Luiz de Sá, fez questão de lembrar desse apoio do então prefeito Odacy Amorim ao sonho de poder conseguir o prédio para sediar a entidade. “Eu sempre agradeço a Odacy por ter viabilizado esse terreno e apoiado a nossa atividade com essa sede aqui. Ele foi decisivo nesta conquista”, lembrou.

Segundo o parlamentar, um dos focos de sua atuação como deputado é voltada para o fortalecimento produtivo dos municípios sertanejos e em Petrolina, sua principal base de atuação, a sua ação visa incrementar atividades que busquem alternativas de renda e melhoria de vida à população. Odacy faz questão de elogiar a presença da Codevasf que vem procurando fortalecer esses arranjos produtivos locais, os APLs, destinando equipamentos, orientando no uso dos materiais doados e promovendo inclusão produtiva em comunidades rurais de toda a região.

“O governo atual é de fato comprometido com o povo. Isso aqui é uma prova disso. A produção é comercializada em programas como PAA e Pnae”, disse Odacy, lembrando que na região do Roçado, deixou como prefeito, projetos para obras de esgotamento sanitário em comunidades localizadas na área ribeirinha de Petrolina. Ele reiterou que vai querer saber na frente parlamentar que criou na Assembleia Legislativa que visa a revitalização do rio São Francisco e de outros rios pernambucanos, como andam essas ações de saneamento nas comunidades localizadas nas margens do São Francisco no município.

“Vamos promover um amplo debate nessa Frente, envolver todos os municípios que margeiam o rio e cobrar que prefeitos elaborem projetos de esgotamento sanitário para tratar o esgoto de cada cidade banhada pelo São Francisco e demais rios. Vamos debater também temas como a interligação de bacias”, revelou o deputado Odacy Amorim.

 

Pronatec Agro terá mais de 23 mil vagas para o primeiro semestre de 2015

As instituições interessadas em pactuar cursos do Pronatec Agro devem ficar atentas. No dia 23 de fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) vai publicar os cursos aprovados para que os parceiros ofertantes – Institutos Federais de Educação, universidades, SENAR, SENAI, entre outros – manifestem interesse para a realização dos cursos. A pactuação das instituições com o MEC deverá ser feita a partir do dia 24 de fevereiro.

Em 2015, agricultores e familiares, jovens da área rural, além de trabalhadores rurais, técnicos do setor agropecuário recém-formados, estudantes de escolas técnicas e de ensino médio serão beneficiados com cerca de 23.700 vagas para cursos na área da agricultura e pecuária. Um aumento de aproximadamente 500% no número de vagas ofertadas, se comparado com o segundo semestre do ano passado, quando foram abertas 4.500 oportunidades.

A oferta é somente para o primeiro semestre de 2015. O acordo de cooperação é uma parceria firmada em maio de 2014 entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltado para a agropecuária. O objetivo é levar oportunidades de estudo para quem trabalha no meio rural. 

Para o primeiro semestre de 2015, devem ser ofertadas vagas para cursos na área de agricultura orgânica, fruticultura, bovinocultura de leite e de corte, avicultura, horticultura, entre outros, com carga horária de 240 horas. As aulas devem começar entre os meses de março e abril. Diversos estados do Brasil serão contemplados, com exceção do Amazonas, Amapá e Roraima. 

No entanto, segundo o secretário Caio Rocha, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC/Mapa), responsável pela promoção do Pronatec Agro, a intenção é, a cada semestre, ampliar a oferta de cursos e alcançar todos os estados. “Já estamos nos programando para chegarmos a oferta de aproximadamente 50 mil vagas no segundo semestre de 2015. Isso porque o Pronatec Agro tem como objetivo agregar ainda mais conhecimento para o produtor rural, o que vai contribuir para um projeto maior do Ministério da Agricultura, por meio da ministra Kátia Abreu, que é promover a mobilidade social no campo, aumentando a classe média rural”, disse.

Após a pactuação, os interessados poderão procurar o Ministério da Agricultura, por meio do email: depros.gab@agricultura.gov.br ou pelo telefone (61) 3218-2433, e as Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA) nos estados, para obter informações de como participar dos cursos.