Zona rural de Caruaru volta a ter água após operação contra ligações clandestinas

Uma operação de combate a furto de água na zona rural de Caruaru, concluída na última sexta-feira (23), desativou oito ligações irregulares que eram usadas para irrigação e enchimento de carros-pipa. O alvo foi a adutora que atende as localidades de Caraibeiras e Itaúna.

De acordo com a Compesa, foram recuperados três litros por segundo. O volume desviado deixou as duas localidades sem água por cerca de cinco meses, prejudicando diretamente 1.500 pessoas.

Agora, com a vazão recuperada, os moradores já voltaram a ter água nas torneiras. Caraibeiras será abastecida duas vezes por semana e Itaúna receberá água de segunda a sexta-feira.
A operação foi realizada pela Compesa com apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Polícia Militar de Pernambuco.

Além das ações operacionais, a Compesa realizou a atualização cadastral dos moradores da região, a fim de regularizar ligações, atualizar dados e ampliar o acesso aos benefícios da Tarifa Social, garantindo que as famílias passem a ser contempladas com condições mais justas no acesso ao serviço de abastecimento.

A companhia reforça que furto de água é crime, e que, quando praticado contra o patrimônio público ou coletivo, pode configurar crime contra a coletividade, conforme os artigos 155 e 163 do Código Penal Brasileiro, com previsão de pena de reclusão e multa. Ações de combate aliadas às ações sociais e de regularização, é fundamental para assegurar um abastecimento justo, eficiente e contínuo, beneficiando toda a comunidade.

Investigação não é perseguição: quando a narrativa tenta substituir o fato

Do Blog Pernambuco Urgente

A reportagem exibida pelo Domingo Espetacular, da TV Record, apresenta denúncias graves ao sugerir que a Polícia Civil de Pernambuco estaria sendo instrumentalizada para perseguir adversários políticos da governadora Raquel Lyra, especialmente pessoas ligadas ao prefeito do Recife, João Campos (PSB).

O ponto central que precisa ser restabelecido é simples: a Polícia Civil tem o dever legal de apurar denúncias, inclusive anônimas, quando elas chegam aos seus canais oficiais. Não investigar seria omissão funcional. Investigar não é condenar, perseguir ou criminalizar. É cumprir a lei!

A própria resposta do Governo do Estado esclarece que houve checagem de denúncias, mas que não foram encontrados elementos suficientes para abertura de inquéritos formais. Esse procedimento é padrão em qualquer polícia judiciária do país e existe justamente para evitar abusos.

Transformar a existência de uma apuração preliminar em prova de perseguição política é uma inversão perigosa. Esse tipo de narrativa não fragiliza governos, fragiliza instituições. Coloca sob suspeita o trabalho técnico da Polícia Civil e cria um ambiente em que investigar vira sinônimo de atacar, e não de cumprir a lei.

O que se observa é uma tentativa clara de retirar o fato do seu contexto institucional e inseri-lo em um ambiente eleitoral, criando uma nova narrativa política a partir de um dever funcional da polícia. Diante disso uma dúvida surge: quem está por trás dessa tentativa clara de inversão de fatos?

Polícia Civil de PE terá concurso com 400 vagas

O Governo de Pernambuco deu mais um passo rumo à realização de um novo concurso público para a Polícia Civil. Foi publicada no Diário Oficial do Poder Executivo do último sábado (24) uma portaria que redefine a composição da comissão responsável por coordenar o certame.

A seleção deverá ofertar 400 vagas, distribuídas entre os cargos de agente de polícia (250) e escrivão de polícia (150). A organização do concurso ficará sob responsabilidade de representantes das Secretarias de Administração (SAD) e de Defesa Social (SDS), que atuarão na definição das próximas etapas do processo.

Ainda não há previsão para a divulgação do edital. No entanto, a expectativa é que a banca organizadora seja anunciada nas próximas semanas, o que permitirá o detalhamento do cronograma, incluindo período de inscrições, datas das provas, divulgação de resultados, além de informações sobre remuneração e atribuições dos cargos.

O último concurso da Polícia Civil pernambucana ocorreu em 2023, com provas aplicadas entre fevereiro e março de 2024, resultando na convocação de 476 candidatos aprovados para os cargos de agente, escrivão e delegado.

A realização de um novo certame já havia sido confirmada pela governadora Raquel Lyra em dezembro do ano passado, durante a aula inaugural da última turma de formação profissional, quando anunciou a preparação de uma nova seleção, sem indicar datas específicas.

Sociedade Musical Novo Século realiza tradicional Concerto de Carnaval no próximo dia 8

Com mais um período carnavalesco se aproximando, a Sociedade Musical Novo Século realiza mais uma edição do tradicional Concerto de Carnaval, com um repertório de grandes sucessos que celebram uma das épocas mais queridas de todo o Brasil.

Este ano, a festa acontece no dia 8 de fevereiro, com a apresentação sendo realizada no coreto do Parque Florestal, sendo aberta a todos que desejarem prestigiar a boa música e a cultura. A apresentação contará com performances de grandes clássicos do frevo e de carnavais de outrora, como as clássicas cirandas, e promete ser uma festa para todas as idades.

O Concerto Carnavalesco começa a partir das 18h do dia 8.

Copa Feminina: Michele Collins apresenta Projeto Arena da Inclusão ao presidente da FIFA durante evento no Rio

A diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Missionária Michele Collins, apresentou, neste domingo (25), o Projeto Arena da Inclusão ao presidente da FIFA, Gianni Infantino, durante o evento de anúncio da identidade visual da Copa do Mundo Feminina de 2027, realizado no Rio de Janeiro. A iniciativa pernambucana ganhou projeção internacional ao ser apresentada à principal liderança do futebol mundial.

O Arena da Inclusão é um projeto desenvolvido na Arena de Pernambuco e faz a diferença na vida de pessoas atípicas, promovendo acolhimento, respeito, acessibilidade e inclusão por meio do esporte e de ações sociais. Durante o encontro, Michele destacou que a iniciativa representa um compromisso que vai além da infraestrutura esportiva. “Apresentar o Arena da Inclusão ao presidente da FIFA é levar para o mundo um projeto que nasce do cuidado com as pessoas. Pernambuco está mostrando que está preparado para a Copa não apenas em estrutura, mas também em humanidade e responsabilidade social”, afirmou a diretora-presidente.

Além do presidente da FIFA, o projeto também foi apresentado ao Ministro dos Esportes, André Fufuca, ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, e aos ex-jogadores Ronaldo e Cafu, fortalecendo o reconhecimento institucional da iniciativa.

INVESTIMENTOS NA SAÚDE — Governadora Raquel Lyra inaugura novos centros de imagem e endoscopia e Complexo Administrativo do Hospital Otávio de Freitas

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (23), um conjunto de novas estruturas no Hospital Otávio de Freitas (HOF), no Recife, marcando as comemorações pelos 70 anos de uma das mais importantes unidades da rede pública estadual de saúde. As entregas incluem o novo Centro de Imagem, a requalificação do Setor de Endoscopia e o novo Complexo Administrativo do hospital.

“Nós estamos reconstruindo a saúde pública de Pernambuco. Pegamos um Estado onde a rede hospitalar estava absolutamente deteriorada e estamos construindo um novo Otávio de Freitas. São R$ 80 milhões em infraestrutura e R$ 40 milhões em equipamentos, a construção da nova emergência que vai inaugurar em julho, mas hoje inauguramos o centro de imagem, de endoscopia e o novo centro administrativo. São mais de três mil trabalhadores com disposição de fazer a melhor saúde possível, mas faltava o Governo de Pernambuco colocar a saúde como prioridade e garantir os investimentos adequados”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com investimento de R$ 2,4 milhões, o Centro de Imagem recebeu um tomógrafo de última geração, quatro equipamentos de radiografia móvel, dois de radiografia fixa e dois arcos cirúrgicos, ampliando a capacidade de diagnóstico e o suporte aos procedimentos cirúrgicos. O Setor de Endoscopia também foi totalmente reestruturado, com aporte de R$ 1,35 milhão. A unidade passou a contar com equipamentos modernos, como videobroncoscópio pediátrico, videocolonoscópios e novas fontes de luz, garantindo mais precisão, segurança e produtividade nos exames.

“A gente caminha pelo hospital e enxerga o verdadeiro estado de mudança que vemos em todos os hospitais da rede. Novos centros e uma área administrativa, com todo mundo junto, em um ambiente só, unindo forças para fazer a complexidade que é a gestão de um hospital público”, enfatizou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Também foi entregue o novo Complexo Administrativo do HOF, que recebeu investimento de R$ 280,8 mil, oferecendo ambientes mais adequados e tecnológicos para fortalecer a gestão e melhorar as condições de trabalho das equipes. “Estamos comemorando 70 anos e essa inauguração vai ser bastante importante para todos os funcionários que vão ter mais conectividade entre eles para fluir melhor o setor e o hospital”, disse o diretor-geral da unidade hospitalar, Rômulo Aquino.

Para o supervisor de radiologia, Edvaldo Santana, que trabalha há 30 anos no hospital, os investimentos na unidade marcam uma nova fase pros funcionários. “A gente trabalhava com equipamentos sucateados e emprestados, quebravam de manhã para serem consertados à tarde, era uma briga eterna para não parar o setor. Hoje, todos os equipamentos são novos, digitais, e estamos de fato no século 21, com a capacidade de fornecer o melhor para os usuários, que realmente precisam do serviço”, disse.

OBRAS – Atualmente o Hospital Otávio de Freitas passa por uma série de obras, incluindo a construção de uma nova emergência, que contará com 118 leitos de emergência adulta e 40 leitos de UTI adulta. Também será realizada a requalificação e ampliação da emergência pediátrica, que passará a contar com 28 leitos, além da implantação de uma nova farmácia e da reforma da UTI, com 20 leitos. O investimento envolve também a construção do Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e de um novo bloco cirúrgico, totalizando um aporte superior a R$ 55 milhões.

Também acompanharam as entregas os vereadores do Recife, Agora é Rubem e Davi Muniz.

Vereador Hugo Leonardo celebra aniversário de 80 anos, de seu pai, Leonardo Chaves

Por Pedro Augusto

O ex-vereador Leonardo Chaves comemora, nesta sexta-feira (23), em Caruaru, 80 anos de vida.  Após 48 anos ininterruptos de mandatos na Câmara Municipal de Vereadores, nas Eleições Municipais 2024, ele celebrou a eleição de seu filho Hugo Leonardo Chaves, que vem dando sequência com competência e dedicação, ao seu legado legislativo em prol de melhorias para a população caruaruense.

Leonardo Chaves iniciou sua trajetória política em 1976 e foi eleito vereador por 12 mandatos consecutivos – um recorde no Brasil. Após quase cinco décadas de atuação exitosa como parlamentar, ele encerrou as suas atividades como vereador de Caruaru, em dezembro de 2024, quando foi homenageado, tendo o seu legado reconhecido na Casa, com a aprovação de forma unânime, do projeto que renomeou o plenário da Casa Legislativa para “Plenário Vereador Leonardo Chaves”.

Na ocasião, a reunião emocionou autoridades, familiares e o público presente pelo reconhecimento em vida por todo o trabalho desenvolvido por Leonardo Chaves, direcionado para zona urbana e rural do município.

Tendo a sua carreira legislativa resumida como a de um verdadeiro “servo do povo”, que participou de momentos históricos, como a criação da Lei Orgânica do Município, a mudança do local da Feira e a criação de um fundo para a construção da sede própria da Câmara, Leonardo é considerado um dos principais nomes da história política da Capital do Agreste.

“Celebrar o aniversário dele é motivo de muita alegria e satisfação, não só para mim, como também para todos os familiares e amigos, que têm a honra de conviver com a sua pessoa. Na Câmara, tenho me esforçado bastante para  dar sequência ao seu legado, conforme ele me ensinou, priorizando sempre a aplicabilidade de melhorias nas vidas dos caruaruenses”, destacou o vereador Hugo Leonardo Chaves.

Governo de Pernambuco anuncia mudanças na Adepe

O Governo de Pernambuco anuncia, nesta quinta-feira (22), que a advogada Roberta Andrade Figueirôa vai assumir a diretoria Geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), respondendo interinamente também pela presidência do órgão. A advogada substituirá Ana Luiza Ferreira, que deixa o Governo para voltar a se dedicar à iniciativa privada.

“Guiada e inspirada por duas forças da natureza, Raquel Lyra e Priscila Krause, vivi um período transformador, sempre ao lado de pessoas extraordinárias. Juntos, ajudamos a dar uma nova cara ao desenvolvimento sustentável de Pernambuco, integrando economia, meio ambiente e justiça social”, destacou Ana Luiza em mensagem enviada aos servidores da Adepe.

A governadora agradeceu a dedicação de Ana Luiza reforçando que “desde o início do nosso governo, como secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha e em seguida como a primeira mulher presidente da Adepe, Ana Luiza teve compromisso com Pernambuco que tenho certeza que levará para seus novos projetos na iniciativa privada”, destacou.

CURRÍCULO – Advogada, Roberta Andrade é especialista em contratos pela Universidade Federal de Pernambuco, em Direito Contratual e em Direito e Mercado Imobiliário pelo Instituto Luiz Mário Moutinho.

Obras da Ponte no Alto do Moura avançam e são celebradas

Os moradores do Alto do Moura têm acompanhado de perto o andamento das obras da Ponte José Gonçalves Simões, no Alto do Moura, e comemorado o avanço dos trabalhos realizados no local. A cada etapa concluída na obra, é possível entender melhor como ficará o equipamento depois de pronto e, claro, os benefícios na rotina de quem precisa transitar de um lado para o outro do bairro.

É o caso do operário José Gomes, de 57 anos, que há 20 reside no Alto do Moura. Ele trabalha há 11 anos em uma fábrica localizada do outro lado do Rio Ipojuca e, consequentemente, precisa atravessar o rio para conseguir chegar ao trabalho. Trajeto que, até pouco tempo atrás, precisava ser realizado por uma passagem molhada e que está muito perto de ser feito pela nova ponte.

“Durante o período chuvoso, por exemplo, a ponte ficava coberta de água. E quem mora por aqui precisava voltar para o Distrito Industrial, seguir pela BR-232 para ter acesso ao outro lado. Tenho certeza que a nova ponte será de grande utilidade para todos nós. Com certeza, vai ficar bem melhor”, detalha o operário, analisando como a nova ponte mudará a rotina dele.

AVANÇOS SIGNIFICATIVOS – As obras de construção da Ponte José Gonçalves Simões estão cumprindo o cronograma estabelecido pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb). É importante destacar também que o andamento dos trabalhos não atrapalha o fluxo de pedestres e veículos, que está acontecendo através de um desvio que foi construído ao lado da obra.

Raquel Lyra celebra indicação de “O Agente Secreto” ao Oscar e exalta protagonismo de Pernambuco no cinema

A governadora Raquel Lyra celebrou, nesta quinta-feira (22), a histórica indicação do filme O Agente Secreto em quatro categorias do Oscar 2026, fato histórico para o Brasil: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Elenco. A indicação consolida Pernambuco no topo do cenário audiovisual, evidenciando sua potência criativa, a excelência de seus artistas e o protagonismo cada vez mais expressivo do Estado no cinema brasileiro e no reconhecimento internacional.

“Hoje é um dia histórico para a arte e cultura pernambucana. O cinema do nosso Estado, com o filme O Agente Secreto, vai disputar quatro estatuetas no Oscar. Brindamos a Kléber Mendonça Filho, Wagner Moura e a todos aqueles que participaram da construção do filme e permitiram que, mais uma vez, nossa cultura e a cena do cinema pernambucano sejam vistos no Brasil e no mundo. Estaremos de dedos cruzados, torcendo, para que essas estatuetas venham para Pernambuco”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

O Agente Secreto é estrelado por Wagner Moura, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025 e do Globo de Ouro 2026 na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama. Ambientada no Recife de 1977, as filmagens da obra ocorreram em locais icônicos da capital pernambucana, como o Cinema São Luiz, a sede da Fundarpe e o Ginásio Pernambucano.

A gestora também ressaltou os investimentos do Governo de Pernambuco na preservação e modernização dos equipamentos culturais. O Cinema São Luiz já recebeu R$ 4,9 milhões, por meio da Fundarpe e da Lei Paulo Gustavo, destinados à recuperação do forro de gesso decorado, ao sistema de escoamento de águas pluviais e à modernização dos equipamentos de projeção e som. Atualmente, está em andamento uma nova etapa, com investimento de R$ 2,9 milhões, voltada para melhorias prediais, acessibilidade e implantação de um novo sistema de combate a incêndio, com conclusão prevista para fevereiro de 2026.