Enem 2025: Inep divulga notas individuais nesta sexta-feira

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão divulgados nesta sexta-feira (16). As notas individuais poderão ser consultadas na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os candidatos poderão conferir a nota da redação e a pontuação em cada área de conhecimento avaliada (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e ciências da natureza).

O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. A partir da nota obtida, os estudantes podem se inscrever para vagas em universidades públicas ou bolsas de estudo por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As inscrições para os três processos seletivos ocorrem em períodos distintos, sendo um seguido do outro, nesta ordem cronológica: Sisu, Prouni e Fies.

Confira as datas:

Sisu: inscrições entre os dias 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pelo site;
Prouni: inscrições de 26 a 29 de janeiro, exclusivamente pelo site;
Fies: período de inscrições será divulgado posteriormente.
Treineiros
Para os chamados treineiros – candidatos que fizeram a prova, mas ainda não concluíram o ensino médio – o boletim individual do Enem 2025 será publicado posteriormente.

Lula cita caso Master e defende PEC da Segurança Pública

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (15) que a política de segurança pública de seu governo vive um “bom momento” e destacou as recentes ações de combate ao crime organizado, incluindo as investigações envolvendo desvios no Banco Master e a Operação Carbono Oculto, que apura fraude fiscal e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis.

“Nós nunca estivemos tão perto e nunca tivemos tanta oportunidade, tanta chance de chegar ao andar de cima da corrupção e do crime organizado nesse país como agora. Nesse exato momento histórico do Brasil, depois da Operação Carbono Oculto, que foi a maior operação já feita pela Polícia Federal, junto com a Polícia de São Paulo, junto com a Receita Federal, depois da Refit, quando nós conseguimos bloquear cinco navios com 250 milhões de litros de gasolina contrabandeada. Depois que nós fizemos isso, depois da situação do Banco Central com o Banco Master”, elencou o presidente durante discurso de posse do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington Lima e Silva, em evento reservado no Palácio do Planalto. A cerimônia contou com a participação de alguns auxiliares e do ex-ministro Ricardo Lewandowski.

“Nós vamos mostrar que o Estado brasileiro vai derrotar o crime organizado”, pontuou o presidente.

Lula afirmou que está confiante no avanço da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública, que tramita na Câmara dos Deputados e que definirá o papel da União no setor. “Porque a Constituição de 1988 transferiu para os estados a responsabilidade. E nós vamos saber aonde é que o Estado [União] pode participar. Não é só a transferência de dinheiro, qual é a ação da Polícia Federal, qual é a ação da Guarda Nacional que nós temos que criar com muita força, qual é a ação da Polícia Rodoviária Federal, qual é o papel de cada um”, afirmou.

Lula pediu articulação entre diferentes órgãos de Estado e disse que o enfrentamento ao crime “não é ficar apenas matando gente em favela”.

“Não é apenas ficar prendendo o pobre, vai chegar na cobertura e saber quem é efetivamente responsável, quem ganha dinheiro, quem não paga imposto, quem sonega neste país. Que é uma das razões do empobrecimento do nosso país”, prosseguiu.

Após a posse, Wellington Lima e Silva conversou com jornalistas e defendeu que a PEC avance no Congresso, onde o governo não conta com ampla base de apoio.

“Eu acredito piamente no sentido de responsabilidade do Congresso. Todo projeto, todo encaminhamento de proposta legislativa que sai do Executivo, ela vai ser apreciada pelo Congresso, pelas duas Casas. E o governo tem que fazer o esforço, no limite, para que o produto final dessa iniciativa seja condizente com o que ele espera daquela política pública e que contemple o interesse da sociedade”, disse.

Ministério
Wellington Lima e Silva disse que conversará com cada um dos secretários da pasta para avaliar eventual permanência ou substituição da equipe. Segundo o ministro, o presidente Lula deu liberdade total para a montagem dos principais cargos do ministério. Já os atuais diretores-gerais da PF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) permanecerão nos cargos.

“Na reunião de transição de ontem, eu já tinha assegurado que o diretor-geral da Polícia Federal e o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal permaneceriam, esses não vão sofrer. E no caso dos secretários nacionais, eu me permito o direito de ouvir eles, analisar o resultado e definir ajustes. Então, podem permanecer muitos deles, posso mudar um, dois, três ou quatro, o presidente deu plena liberdade para montar a equipe, não tem nenhuma circunstância, senão análise de mérito do resultado produzido até então”.

Matéria ampliada às 19h36

Congresso reunirá os principais nomes do Direito Previdenciário do Brasil em Caruaru

Caruaru será o centro do debate previdenciário nacional nos dias 12 e 13 de março de 2026, com a realização do 1º Congresso Previdenciário do Agreste Pernambucano, que reunirá grandes nomes do Direito Previdenciário brasileiro. O evento é uma realização da OAB Caruaru, por meio da Comissão de Direito Previdenciário, e homenageia o Dia do Advogado Previdenciário, celebrado em 10 de março.

Durante dois dias de programação intensa, o congresso contará com mais de 30 palestrantes, entre professores, magistrados, advogados renomados e especialistas de diversas regiões do país. A proposta é oferecer um espaço qualificado para atualização profissional, troca de experiências e conexão, promovendo debates sobre os novos rumos da advocacia, os desafios da gestão jurídica e as transformações que vêm moldando o futuro das carreiras jurídicas.

O congresso será realizado no Teatro Difusora, localizado na área central de Caruaru, e contará com palestras de referências nacionais, além de painéis temáticos voltados à inovação, à prática previdenciária e à atuação estratégica no Direito. A programação é voltada a advogados, estudantes de Direito, servidores públicos e demais interessados da área jurídica.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link: https://uticket.com.br/event/01LHCOD25D0YE0

Serviço
Evento: 1º Congresso Previdenciário do Agreste Pernambucano
Data: 12 e 13 de março de 2026
Local: Teatro Difusora – Av. Agamenon Magalhães, 444, Maurício de Nassau, Caruaru/PE

Governadora Raquel Lyra prestigia posse de Carlos Neves como presidente do TCE-PE

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta quinta-feira (15), no Recife Expo Center, no bairro de São José, a cerimônia de posse do conselheiro Carlos Neves como novo presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Ele assume a presidência da Casa de Contas para o biênio 2026-2027, tornando-se o 20º presidente da instituição, em substituição ao conselheiro Valdecir Pascoal, que estava no cargo desde janeiro de 2024.

“O Tribunal de Contas de Pernambuco exerce um papel fundamental no aperfeiçoamento das políticas públicas e na boa aplicação dos recursos. Carlos Neves chega à presidência com uma trajetória sólida, marcada pela inovação, pelo diálogo e pelo compromisso com o interesse público. Desejo a ele sorte no novo desafio”, disse a governadora Raquel Lyra.

A solenidade reuniu autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de órgãos de controle e da sociedade civil, marcando o início de um novo ciclo na condução do TCE-PE.

Ao assumir a presidência, Carlos Neves falou sobre a responsabilidade de estar à frente da instituição. “Assumo a presidência deste Tribunal de Contas com a humildade de quem conhece a grandeza e a história desta instituição e o peso da confiança em mim depositada pelos meus pares. Esta presidência será exercida em harmonia colegiada. O TCE-PE será o garantidor de que o orçamento se transforme em oportunidade real”, destacou o novo presidente.

A nova mesa diretora do TCE-PE será composta pelos conselheiros Marcos Loreto, como vice-presidente; Dirceu Rodolfo, corregedor; Eduardo Porto, diretor da Escola de Contas Públicas; e Rodrigo Novaes, ouvidor. O conselheiro Ranilson Ramos presidirá a Primeira Câmara do Tribunal.

Carlos Neves tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco em 2019. Na instituição, exerceu o cargo de ouvidor no período de 2022 a 2023, quando concentrou sua atuação na ampliação das ouvidorias municipais. Além disso, foi vice-presidente do TCE-PE no biênio 2024-2025.

AMC inicia curso gratuito módulo 1 de pilotagem defensiva para motociclistas com prioridade para a segurança no trânsito

Teve início, nessa quarta-feira (14), o curso gratuito módulo 1 de pilotagem defensiva para motociclistas em 2026. Com prioridade para a segurança no trânsito, o objetivo do curso é qualificar os condutores de motocicletas para as diversas atividades exercidas no dia a dia.

A enfermeira Josefa Ferreira enfatizou a importância da qualificação: “O curso foi muito gratificante, uma maravilha. A Prefeitura de Caruaru, junto com a AMC, estão de parabéns por promover esse curso. É de grande proveito tanto a parte prática quanto a teórica”, afirmou.

A profissional de Educação Física Brenda Ohana elogiou o curso de pilotagem defensiva para motociclistas: “teve a parte teórica, que foi muito importante para a gente saber os princípios básicos, para a gente ter mais segurança e conforto para termos mais atenção e ir para a parte prática”, frisou.

O curso, que é promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade (AMC), em parceria com a Honda Motoparts, é mais uma importante ação desenvolvida no trânsito de Caruaru, visando a segurança viária e o bem-estar de condutores, pedestres e ciclistas.

VEJA como fazer a matrícula na Educação de Jovens e Adultos de Caruaru

Seguindo o ritmo do calendário de matrículas 2026, a partir desta sexta-feira (16) até 6 de fevereiro, a Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru abre o processo de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2026. As vagas são destinadas a jovens, adultos e idosos que não concluíram a Educação Básica e desejam retornar à escola.

Para realizar a matrícula, os interessados devem procurar a unidade de ensino mais próxima, munidos dos documentos pessoais. Além do ensino dentro da sala de aula, os estudantes EJA realizam também cursos profissionalizantes dentro do calendário curricular, o que amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e na geração de renda.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Caruaru entregou mais de 3000 certificados de qualificação aos estudantes e, a cada ano letivo, mais de 2000 estudantes são atendidos pelo programa. Atualmente, o município oferta a EJA em 37 escolas, entre a zona urbana a zona rural.

As aulas 2026 tem início no próximo dia 3 de fevereiro, sendo de segunda a sexta, das 18h45 às 22h. “Eu, como mulher negra e quilombola tenho orgulho de dizer que fiz parte da Educação de Jovens e Adultos. Além de estudar, também me tornei uma empreendedora com os cursos profissionalizantes que aqui fiz. E que venham os próximos”, pontuou a concluinte 2025, Nazarete Silva.

Ministro Silvio Costa Filho e deputado William Brigido iniciam formação de chapa de deputado estadual do Republicanos

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o deputado William Brigido deram início às tratativas para a formação da chapa de deputados estaduais do Republicanos em Pernambuco. O encontro, na sede do partido, marcou o início de um processo de construção política focado no fortalecimento da legenda no estado e na ampliação de sua representação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Durante as conversas, foi discutida a estratégia para a montagem da chapa estadual, com a expectativa de que o partido consiga eleger de três a quatro deputados estaduais no próximo pleito. A avaliação interna é de que o Republicanos vive um momento de crescimento consistente em Pernambuco, fruto da unidade partidária e do alinhamento entre suas principais lideranças.

O movimento também reforça a coesão do partido em torno de um projeto político claro, voltado para a expansão da legenda no estado e para o fortalecimento de sua atuação institucional. A ideia é construir uma chapa competitiva, com nomes que dialoguem com diferentes regiões e segmentos da sociedade pernambucana, consolidando o Republicanos como uma das principais forças políticas locais.

Após reunião, Silvio Costa Filho destacou o papel estratégico de William Brigido nesse processo.

“Brigido é um excelente quadro que vai nos ajudar na formação da chapa para deputado estadual. Além disso, ao lado de Mário Ricardo e de outros quadros do partido, vamos fazer uma chapa competitiva para eleger de três a quatro deputados estaduais”, disse Silvio.

Com trajetória marcada pela atuação política alinhada às pautas do desenvolvimento e a defesa da família, Brigido é uma voz ativa no partido.

A iniciativa liderada por Silvio Costa Filho e William Brigido sinaliza um alinhamento político sólido e um projeto claro de expansão do Republicanos no estado, reforçando a unidade partidária e a preparação da legenda para disputar as próximas eleições com competitividade e protagonismo.

“O Republicanos chega a 2026 com energia, preparo e responsabilidade para ocupar um espaço ainda maior na vida pública de Pernambuco. Estamos animados com a força do partido para as eleições deste ano”.

Por baixo da ponte: fiscalização mostra obra milionária com falhas estruturais no Recife

O vereador do Recife Eduardo Moura (NOVO) realizou, nesta quarta-feira (14), uma fiscalização inédita na Ponte Giratória, no Centro da cidade. O parlamentar alugou uma embarcação do tipo baiteira, no Cais do Marco Zero, e seguiu até a ponte para vistoriar a estrutura pela parte inferior, área que não é visível para pedestres e motoristas. Em muitos trechos foram identificados ferragens expostas, rachaduras, infiltrações, vazamentos e ausência de escoamento de água.

Durante uma transmissão ao vivo, através das redes sociais, Moura percorreu toda a extensão da ponte. Ao tocar em uma fenda com ferragem exposta, um pedaço do concreto se desprendeu e caiu na mão do vereador. “Eu fiscalizei a ponte no dia 31 de dezembro e constatamos várias irregularidades que comprovam que tudo foi entregue às pressas. Essa foi a obra porca que a prefeitura fez. A gestão de João Campos vai ter que se explicar. Disseram que a ponte estava para cair e pelo jeito o risco continua. Observando aqui debaixo, olha o absurdo que está. Só passei a mão no concreto e o pedaço soltou”, criticou Moura.

O líder do NOVO na Câmara registrou imagens de diversos pontos da estrutura com problemas visíveis, e criticou o que classificou como tentativa de ocultar falhas com intervenções superficiais de tinta emborrachada e cimento. “Gastaram bem mais do que o previsto e não tiveram a capacidade de entregar a obra pronta. Vejam a maquiagem colocando cimento, mas olha a quantidade de vazamentos. Não tem como esconder as inúmeras vigas expostas”, lamentou o vereador.

Eduardo Moura também destacou a ausência de um sistema adequado de drenagem, mesmo a ponte passando por cima de um rio, onde uma drenagem direta da água da chuva seria o mais lógico. “Na primeira fiscalização que fizemos, eu mostrei que não havia nenhum sistema para escoamento da água. Você vai sobrecarregar o saneamento na área. Isso é coisa de gente incompetente”.

A obra teve início em 2023 e deveria ter sido concluída em fevereiro de 2024, mas só foi entregue no último dia 23 de dezembro. O orçamento inicial de R$ 9,4 milhões, sofreu aditivos e chegou a aproximadamente R$ 14 milhões. O parlamentar voltou a cobrar do prefeito as explicações para o flagrante.

“João Campos isso aqui também é oportunismo eleitoral? A melhor forma de lidar com um mentiroso é simplesmente mostrar o fato. Quando ele inaugurou a ponte, juntou um monte de babões, e disse que a obra foi entregue. Usaram o nosso dinheiro pra fazer isso? João Campos acabou a sua folga. Você pode tentar me barrar de fiscalizar, mas não vai conseguir”, finalizou Moura.

Restauração da PE-180 é iniciada após articulação de Débora Almeida e Mendonça Filho

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deu início nesta segunda-feira (12 de janeiro de 2026) às obras de restauração da rodovia PE-180, no trecho que liga os municípios de São Bento do Una e Belo Jardim, no Agreste do Estado.

A intervenção atende a uma solicitação da deputada estadual Débora Almeida, apresentada em parceria com o deputado federal Mendonça Filho, que encaminharam o pedido ao Governo do Estado diante da importância estratégica da via para a região. A demanda foi prontamente acolhida pela governadora, e os serviços já estão em execução.

Com investimento superior a R$ 19 milhões, a obra contempla a recuperação completa de um dos principais corredores viários do Agreste, utilizado diariamente por trabalhadores, estudantes e produtores rurais. A expectativa é de que a restauração traga mais segurança, conforto e fluidez ao tráfego, além de fortalecer o escoamento da produção local e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

“A população de São Bento do Una e Belo Jardim comemora o início dos trabalhos, que atendem a uma reivindicação antiga e representam um avanço significativo na infraestrutura rodoviária estadual!”, ressalta a deputada estadual, Debora Almeida. “Mais uma ação estruturante do governo Raquel Lyra. A PE-180 é a estrada da integração do Polo de avicultura. Esta restauração é uma obra extremamente importante do ponto de vista econômico e social”, complementou o deputado federal, Mendonça Filho.

FIQUE ATENTO – CNH passa a ser renovada automaticamente para bons condutores

Motoristas com bom histórico no trânsito já podem contar com a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O benefício integra o Programa Bom Condutor, que entrou em operação contínua na última sexta-feira (9), com atualizações diárias pelo aplicativo CNH Brasil.

Criada em dezembro de 2025, a medida começou a produzir efeitos práticos em janeiro de 2026, valendo apenas para condutores cuja CNH venceu a partir deste mês. A expectativa do governo é beneficiar mais de 10 milhões de motoristas, com economia estimada em R$ 120 milhões em taxas e procedimentos.

Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a iniciativa estimula a regularização. “Quando a renovação é simples e automática para quem cumpre as regras, as pessoas permanecem dentro do sistema”, afirmou.

A renovação é feita automaticamente pela Senatran e a nova CNH fica disponível no aplicativo, sem necessidade de exames, ida ao Detran ou pagamento de taxas. O motorista ainda recebe um selo de Bom Condutor como reconhecimento.

Têm direito ao benefício condutores sem infrações nos últimos 12 meses e cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).

Ficam fora do programa motoristas com mais de 70 anos, condutores acima de 50 anos após uma renovação automática, pessoas com restrições médicas e quem está com a CNH vencida há mais de 30 dias.