Ministro Silvio Costa Filho deixa cargo em abril para disputar Senado em 2026

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira que deixará o cargo em abril para se dedicar à disputa eleitoral de 2026. Pré-candidato ao Senado, ele afirmou que a desincompatibilização seguirá o prazo legal e permitirá foco total na campanha.

Costa Filho disse se sentir preparado para representar Pernambuco, citou a experiência acumulada em cargos públicos e afirmou contar com o apoio e incentivo do presidente Lula. Segundo o ministro, o desempenho positivo nas pesquisas reforça a viabilidade da candidatura.

Ele também destacou a satisfação com os resultados à frente da pasta, especialmente o crescimento dos setores portuário e da aviação civil.

Secretaria de Educação de Caruaru abre calendário de matrículas 2026 para alunos novatos

A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru segue com o calendário aberto de 2026 para as matrículas da Rede Municipal de Ensino.

Na etapa vigente, estão abertas as solicitações de matrículas para os novatos, ou seja, os alunos que desejam ingressar na Rede Municipal. O prazo de pré-matrícula tem início nesta segunda, 12 de janeiro e segue até dia 18 deste mês.

A divulgação dos resultados finais de pré-matrícula estará disponível em 22 de janeiro e o prazo para efetivação das matrículas será de 23 a 30 de janeiro.

Confira o calendário completo:

Pré-matrícula (cadastro on-line para estudantes novatos) – de 12/01/2026 a 18/01/2026

Divulgação de resultados das pré-matrícula – 22/01/2026

Efetivação de matrículas de novatos – 23/01/2026 a 30/01/2026

Moraes autoriza progressão de Delgatti para o regime semiaberto

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o hacker Walter Delgatti Neto a cumprir o resto de sua pena em regime semiaberto. Proferida nesta segunda-feira (12), a decisão atende a um pedido dos advogados de Delgatti.

Ao solicitar que a Corte autorizasse a progressão de Delgatti para o regime semiaberto, a defesa alegou que o hacker já cumpriu mais de 20% dos oito anos e três meses de prisão a que a Primeira Turma do STF o condenou, em maio do ano passado.

O hacker foi considerado culpado de ter invadido e inserido documentos fraudulentos no sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ─ incluindo um mandado de prisão e uma ordem de quebra de sigilo bancário contra Moraes.

Nesta mesma ação, a ex-deputada federal Carla Zambelli foi condenada a dez anos de prisão e à perda de mandato parlamentar por ordenar a prática dos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica praticados por Delgatti.

PGR opinou a favor
Delgatti está preso em regime fechado desde agosto de 2023. No último dia 22, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou favorável à progressão de regime. De acordo com o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o hacker já havia cumprido, à época, mais de um ano e 11 meses de prisão, ou o equivalente a 20% da pena, tendo, portanto, direito à progressão para o semiaberto.

“Além disso, o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional atesta que o reeducando Walter Delgatti Neto apresenta bom comportamento carcerário. Dessa forma, estão atendidos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos para a progressão de regime prisional”, opinou Gonet ao responder ao pedido de Moraes, relator do processo de execução penal e do pedido de progressão feito pela defesa.

Hacker pode voltar à prisão
Em sua decisão desta segunda-feira, Moraes destacou que, de fato, Delgatti atende aos requisitos legais e têm direito a acessar “regimes [penas] menos rigorosos”, mas que voltará ao regime fechado se for condenado em outro processo ou vier a praticar novo crime doloso ou falta grave.

Delgatti ainda responde a outro processo por invadir as contas pessoais que autoridades públicas como o então juiz federal Sergio Moro e procuradores da República mantinham no aplicativo de troca de mensagens Telegram e, posteriormente, vazar o conteúdo das conversas obtidas ilegalmente.

A Justiça já o condenou, em primeira instância, a 20 anos de prisão. Como, neste caso, ainda cabem recursos, o hacker ainda não começou a cumprir a sentença.

Banco Central aceitou inspeção do TCU, diz presidente da Corte

Segundo o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, o Banco Central concordou em ser inspecionado pela Corte. O ministro afirmou que o BC se dispôs a dar acesso aos documentos sobre a liquidação do Banco Master.

Em entrevista coletiva, Vital do Rêgo contou que se reuniu com o presidente do BC, Gabriel Galípolo, nesta segunda-feira (12). “Saio do Banco Central profundamente feliz com o resultado da reunião. Fizemos reunião com objetivos claros de dizimar qualquer tipo de dúvida sobre a nossa competência”, disse.

“Definimos que o TCU vai ter acesso aos documentos do Banco Central que foram base para o processo liquidatório, que estão à disposição já a partir de hoje. Nós temos um calendário que será ajustado pelas unidades técnicas.”

Pedido de inspeção

Na segunda-feira (5), o relator da ação, Jhonatan de Jesus, havia sinalizado a possibilidade de suspender a venda de bens do Master na liquidação para impedir atos “potencialmente irreversíveis”. Em seguida, voltou atrás e mandou o caso ao Plenário.

Os embargos do BC devem ser analisados na primeira sessão após o recesso, agendada para a próxima quarta-feira (21).

Anvisa aprova novo fármaco com injeção semestral para prevenção do HIV

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (12) o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para prevenção do HIV-1, como profilaxia pré-exposição (PrEP). O fármaco tem alta eficácia contra o vírus e, além da apresentação em compromido, para uso oral, está disponível como injeção subcutânea que só precisa ser administrada a cada seis meses, o que facilita a adesão.

A indicação é destinada a adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o tratamento, é obrigatório realizar teste com resultado negativo para HIV-1.

Os estudos clínicos apresentados demonstraram 100% de eficácia do Sunlenca na redução da incidência de HIV-1 em mulheres cisgênero; além de 96% de eficácia em comparação com a incidência de HIV de base e 89% superior à PrEP oral diária.

O regime de injeções semestrais mostrou boa adesão e persistência, superando desafios comuns em esquemas diários, informou a Anvisa, por meio de sua assessoria de imprensa.

De acordo com a Anvisa, a Sunlenca é um antirretroviral inovador composto por lenacapavir, fármaco de primeira classe que atua inibindo múltiplos estágios da função do capsídeo do HIV-1.

Essa ação impede a replicação do vírus, tornando-o incapaz de sustentar a transcrição reversa, processo em necessário para que use as células do hospedeiro para se multiplicar.

A agência advertiu que, embora o registro tenha sido concedido, o medicamento depende ainda da definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

Já sua disponibilização no Sistema Único de Saúde (SUS) será avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e pelo Ministério da Saúde.

Prevenção
A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma estratégia essencial para prevenir a infecção pelo HIV. Ela envolve o uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não têm o vírus, mas estão sob risco de contrair a doença, reduzindo significativamente as chances de transmissão.

A PrEP faz parte da chamada “prevenção combinada”, que inclui outras medidas, como testagem regular para HIV, uso de preservativos, tratamento antirretroviral (TARV), profilaxia pós-exposição (PEP) e cuidados específicos para gestantes soropositivas, esclareceu a Agência.

O lenacapavir passou a ser recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em julho de 2025 como opção adicional para PrEP, classificando-o como a melhor alternativa após uma vacina, recurso que ainda não está disponível no caso da prevenção do HIV.

Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.518,65 após reajuste

A partir desta segunda-feira (12), o trabalhador demitido sem justa causa está recebendo mais seguro-desemprego. A tabela das faixas salariais usadas para calcular o valor da parcela seguiu o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2024 e foi reajustada em 3,9%.

Com a correção, o valor máximo do seguro-desemprego subirá de R$ 2.424,11 para R$ 2.518,65, diferença de R$ 94,54. O piso segue a variação do salário mínimo e aumenta de R$ 1.518 para R$ 1.621. Os novos montantes valem tanto para quem recebe o seguro-desemprego como para quem ainda dará entrada no pedido.

A parcela do seguro-desemprego é calculada com base na média das três últimas remunerações do trabalhador antes da demissão. Após a correção das faixas salariais, o benefício será definido da seguinte forma:

Salário médio Valor da parcela
Até R$ 2.222,17 80% do salário médio ou salário mínimo, prevalecendo o maior valor
De R$ 2.222,18 até R$ 3.703,99 50% sobre o que ultrapassar R$ 2.222,17, mais valor fixo de R$ 1.777,74
Acima de R$ 3.703,99 Parcela invariável de R$ 2.518,65
Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Direitos
Pago ao trabalhador com carteira assinada dispensado sem justa causa, o seguro-desemprego tem de três a cinco parcelas, que dependem do número de meses trabalhados no emprego anterior e do número de pedidos do benefício. O benefício pode ser requerido por meio do Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para ter direito ao seguro-desemprego, o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos:

• Ter sido dispensado sem justa causa;

• Estar desempregado, quando do requerimento do benefício;

• Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita em cadastro específico da Previdência Social) relativos a:
– pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, no primeiro pedido;
– pelo menos nove meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, no segundo pedido; e
– cada um dos seis meses imediatamente anteriores à data de dispensa, nos demais pedidos;

• Não ter renda própria para o seu sustento e de sua família;

• Não estar recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

O trabalhador não pode ter outro vínculo empregatício. O prazo para fazer o pedido varia entre o sétimo e o 120º dia da demissão, para trabalhadores formais, e entre o sétimo e o 90º dia, para empregados domésticos.

Procon Caruaru realizou mais de 5 mil atendimentos e alcançou índice de resolução de 96,91% em 2025

A Prefeitura de Caruaru, por meio do Procon, apresentou o balanço dos atendimentos realizados ao longo de 2025, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro. Os dados apontam que as demandas relacionadas a serviços financeiros foram as mais registradas pelos consumidores, seguidas pelos serviços essenciais e produtos.

Durante o ano, o órgão contabilizou 5.798 atendimentos, dos quais 606 resultaram na abertura de processos administrativos. Ao todo, foram firmados 340 acordos e, considerando apenas os casos concluídos, o índice de resolução chegou a 96,91%, correspondente a 5.619 demandas solucionadas. Vale destacar que 87 processos ainda aguardam audiência ou finalização e, por isso, não foram incluídos no cálculo de resolução.

Veja abaixo a distribuição das reclamações por área em 2025:

* Serviços Financeiros: 2.879 atendimentos (49,66%)
* Serviços Essenciais: 781 atendimentos (13,47%)
* Produtos: 734 atendimentos (12,66%)
* Serviços Privados: 476 atendimentos (8,21%)
* Telecomunicações: 443 atendimentos (7,64%)
* Educação: 201 atendimentos (3,47%)
* Saúde: 153 atendimentos (2,64%)
* Habitação: 86 atendimentos (1,48%)
* Transporte: 45 atendimentos (0,77%)

No campo da fiscalização foram realizadas 1.287 abordagens ao longo do ano, incluindo ações de visita técnica, notificações e autos de constatação. O Procon também esteve presente em atividades educativas promovidas pela Prefeitura e por instituições parceiras, levando orientação diretamente à população e aos estabelecimentos comerciais.

Os atendimentos ao público estão disponíveis pela Plataforma Caruaru Digital (www.caruaru.pe.gov.br), pelo telefone (81) 3101-0088, pelo WhatsApp (81) 9 8384-5909 e também de forma presencial, na Rua Silvino Macedo, 71, Maurício de Nassau.

Guarda Municipal de Caruaru recupera três motocicletas e amplia combate aos crimes patrimoniais

A Guarda Municipal de Caruaru realizou, nesta segunda-feira (12), três ocorrências distintas que resultaram na recuperação de motocicletas em situação irregular em diferentes pontos de Caruaru, reforçando a política municipal de prevenção e enfrentamento aos crimes patrimoniais.

Durante a manhã, uma motocicleta com restrição de furto/roubo foi localizada abandonada em área urbana, apresentando sinais de depredação e registro de roubo ocorrido no dia anterior. Já no bairro do Xique-Xique, no início da tarde, outra motocicleta foi encontrada sem placa e com chassi e motor adulterados, evidenciando prática criminosa ligada à receptação e clonagem de veículos.

Ainda no mesmo bairro, por volta das 14h, uma terceira motocicleta com restrição de roubo/furto foi recuperada após informações repassadas às equipes, sendo localizada juntamente com o proprietário.

Em todas as ocorrências, os veículos foram encaminhados à Delegacia de Plantão para os procedimentos legais. As ações demonstram a atuação permanente da Guarda Municipal, alinhada às diretrizes da gestão pública, com foco na presença territorial, resposta rápida e fortalecimento da segurança da população.

Lanchonete Vovó Helena deseja Feliz Natal aos pernambucanos

Um Natal de paz, magia, amor e alegria. É o que deseja toda direção e equipe da Lanchonete Vovó Helena, uma das mais tradicionais do interior de Pernambuco.

Fundada por Maria Helena Bezerra Barbosa e seu esposo, José Moura, o local é referência gastronômica quando o assunto é lanche rápido. Na Lanchonete Vovó Helena são servido os melhores sanduíches ‘misto’ e ‘americano’ do Interior de Pernambuco.

Tudo é feito com produtos fresquinhos e a tradição do alto padrão de qualidade. Sucos, café expresso, croassaint, bolos, doces, chocolates e muito mais, são servidos diariamente.

A lanchonete fica localizada no bairro Maurício de Nassau, ao lado da antiga Casa de Saúde Bom Jesus

Neste Natal, toda equipe da Lanchonete Vovó Helena deseja que a cidade continue sendo a Princesinha do Agreste, líder em desenvolvimento e na geração de empregos.

Paz, saúde e um anovo cheio de prosperidade para todos, são os votos de

Henrique, Glayce Barbosa e toda equipe da Lanchonete Vovó Helena

Mensagem de Natal do vereador Professor Jorge Quintino

 

Você já parou para pensar que, às vezes, tudo que a gente precisa é de um momento para respirar fundo e renovar a fé?!

Neste Natal, desejo que o espírito natalino renove a esperança, fortaleça os laços de união e nos inspire a construir uma cidade cada vez mais justa, solidária e humana.

O ano de 2025 foi marcado por muito trabalho e compromisso com o bem-estar da nossa gente. Atuamos em importantes pautas, ouvidas populares e audiências públicas, como as voltadas para o autismo e da fibromialgia.

Também avançamos em pautas modernas e transformadoras, como a inovação, o apoio às startups, a inclusão social por meio de bolsas de estudo para jovens em situação de vulnerabilidade e a proposta de inserir a Inteligência Artificial na educação municipal.

Que o nascimento de Cristo traga paz aos nossos corações, renove as forças das famílias e ilumine os caminhos da nossa cidade.

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, conquistas e esperança para todos.

São os votos do vereador Professor Jorge Quintino