Taquaritinga do Norte inaugura segunda unidade da Casa Azul e vira referência nacional no atendimento ao autismo

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte deu um passo decisivo na consolidação de sua rede de inclusão, assistência social e saúde no último sábado (20). Com a presença de autoridades federais e estaduais, o prefeito Gena Lins inaugurou a Casa Azul Unidade Pão de Açúcar, o segundo Centro de Especialidades em Reabilitação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do município.

A iniciativa coloca a cidade em um patamar de destaque na saúde pública brasileira: Taquaritinga é uma das poucas cidades do interior do Nordeste a manter duas unidades especializadas exclusivas para o público autista. A nova estrutura visa descentralizar o atendimento, beneficiando famílias de Pão de Açúcar e de comunidades vizinhas como Algodão, Vila do Socorro e Mulungu, eliminando a necessidade de deslocamento até a sede.

Durante a solenidade, o prefeito Gena Lins destacou que a obra representa a materialização de uma gestão voltada para “enxergar os invisíveis”. Em apenas sete meses, a primeira unidade da Casa Azul já contabilizou mais de 8,6 mil atendimentos. “Ouvimos o grito em silêncio de cada mãe que clamava por um olhar do poder público. Estamos trazendo dignidade e sensibilidade para onde o povo está”, afirmou o prefeito.

O evento contou com homenagens emocionantes a “mães atípicas” da região e uma apresentação do jovem Euclides Sanderson, de 20 anos, fruto do programa Arena da Inclusão, que reforçou o caráter transformador do equipamento.

O deputado federal Eduardo da Fonte, entusiasta do modelo de acolhimento, classificou Taquaritinga do Norte como uma “referência nacional” que será apresentada ao Ministério da Saúde. “Estamos levando saúde para perto das pessoas. Taquaritinga do Norte agora é modelo para o Brasil de como cuidar do autismo com eficiência e amor”, pontuou o parlamentar.

O secretário de Turismo de Pernambuco e deputado estadual, Kaio Maniçoba, reforçou a importância do planejamento estratégico da gestão. “Não conheço cidade do porte de Taquaritinga que tenha duas Casas Azuis. Isso mostra capacidade de organização e respeito pela dignidade humana”, destacou.

A inauguração serviu também como um marco de prestação de contas do ano de 2025. O prefeito Gena Lins anunciou que, além do avanço na causa autista, o município atingiu a marca de 120 mil atendimentos hospitalares humanizados e confirmou para janeiro a inauguração do Galpão da Juventude, que oferecerá cultura e esporte para 700 jovens.

“Prefeitura na Porta” encerra o ano como referência em zeladoria urbana e vai chegar a novos bairros de Caruaru em 2026

O programa “Prefeitura na Porta” finalizou 2025 com resultados expressivos ao levar, de forma simultânea, um mutirão completo de serviços de zeladoria para os bairros. A estratégia da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, garante impacto imediato nas localidades, ao chegar com dezenas de máquinas e mais de 200 profissionais a cada edição.

Ao longo do ano, foram 1.480 ruas atendidas, 445 km de capinação e varrição, 158 km de pintura de meio-fio, mais de 12,8 mil toneladas de entulhos removidos e 1.046 toneladas de lixo domiciliar coletado. Também foram realizadas 800 podas de árvores, melhorias na iluminação pública, limpeza de rios e canais, ações de paisagismo, atendimentos no castramóvel e atividades de conscientização ambiental.

A presença contínua das equipes garante resultados visíveis em curto prazo, o que é reconhecido pelos moradores, como Edilson Azevedo, que mora e trabalha na Vila Kennedy e se surpreendeu com tantos serviços ao mesmo tempo no bairro. “Nunca vi isso aqui, é a primeira vez que estou vendo esse tipo de ação pela Prefeitura. Estão de parabéns, esse tipo de serviço ajuda todo mundo, fica um negócio limpo e a cidade fica bonita”.

O secretário de Serviços Públicos, Vital Florêncio, reforçou a aceitação do programa pela população e projetou as ações para o próximo ano. “As equipes do Prefeitura na Porta permanecem nas localidades até que os espaços públicos estejam limpos, organizados e recuperados, os moradores acompanham de perto as melhorias acontecendo. O sucesso de 2025 já nos permite planejar a ampliação do programa em 2026”, afirmou.

Anderson Ferreira anuncia filiação de Raffiê ao PL para disputa de deputado estadual

O presidente estadual do PL e pré-candidato ao senado, Anderson Ferreira, segue avançando nas articulações em prol do fortalecimento da legenda em todas as regiões de Pernambuco. Nesta segunda-feira, dia 22, o caruaruense e pré-candidato a Deputado Estadual, Raffiê Dellon, se filiou ao partido para a disputa do ano que vem.

Raffiê é Administrador, pós-graduado em Gestão Pública, Mestrando em Inovação, Professor Universitário, já foi Diretor da 4 Ciretran em Caruaru, Diretor da Junta Comercial, ambos sendo o mais jovem da história, Assessor de Fundos e Investimentos da Sudene, e está como Secretário-executivo do CONIAPE, o maior consórcio público do nordeste. É aluno formado pelo Renova Brasil, a maior escola de formação política do país, onde foi um dos 150 selecionados entre 16 mil inscritos.

Anderson comemorou a chegada do jovem caruaruense: “Raffiê já comprovou que tem voto e que por onde passou na gestão pública deu sua parcela de contribuição com dinamismo e inovação. O PL se fortalece no agreste com essa liderança estratégica. O PL de Pernambuco só cresce, do sertão ao litoral pernambucano o partido está consolidado e com suas chapas de estadual e federal”. Comentou.

Raffiê agradeceu a recepção e afirmou que está pronto para somar nas fileiras do partido: “Sou muito grato a recepção de Anderson e André Ferreira, depois de muita análise e diálogo, vi que aqui é o melhor caminho. Nosso objetivo é ser a voz de Caruaru na ALEPE, não é aceitável que nossa cidade não tenha um representante naquela casa, e fazermos Anderson Ferreira nosso Senador, ele está pronto”. Finalizou Raffiê. Um grande evento de filiação já está marcado em Caruaru para o início do ano.

Presidente da Câmara, Bruno Lambreta celebra conquista do Selo Diamante

A Câmara Municipal de Caruaru celebra, com grande satisfação e orgulho, a conquista do Selo Diamante, o nível máximo de Transparência Pública no ano de 2025, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Esse reconhecimento é resultado direto do compromisso permanente com a transparência, da responsabilidade na gestão pública e, sobretudo, da dedicação e do trabalho incansável de todos os servidores e servidoras desta Casa Legislativa. Cada setor, cada profissional, contribuiu para que a Câmara alcançasse um padrão de excelência que fortalece a confiança da sociedade.

A conquista do Selo Diamante reafirma o nosso compromisso em servir à população de Caruaru com ética, clareza e respeito ao cidadão, garantindo o acesso às informações públicas e promovendo uma gestão cada vez mais eficiente e participativa.

Nosso agradecimento a todos que fazem o Poder Legislativo seguir avançando, com seriedade, transparência e compromisso com o interesse público.

Caruaru Shopping divulga horário especial de funcionamento para dezembro, Natal e Ano-novo

O Caruaru Shopping está funcionando em horário especial durante o mês de dezembro, incluindo o período de Natal e Ano-novo, com o objetivo de oferecer mais comodidade aos clientes nas compras de fim de ano e momentos de lazer em família.

Amanhã, dia 23 de dezembro (terça-feira), o shopping abrirá mais cedo, com lojas e operações funcionando das 9h às 23h. Já nas vésperas de Natal e Ano-novo (24 e 31/12), o atendimento será reduzido, com funcionamento das 10h às 18h para lojas e quiosques.

No Natal (25) e no dia 1° de janeiro de 2026, as lojas, quiosques e serviços estarão fechados. As operações de alimentação e lazer funcionarão das 12h às 20h, enquanto o supermercado abrirá das 8h às 20h. A academia não funcionará nesses feriados.

A partir do dia 26 de dezembro, o Caruaru Shopping retoma seu horário normal de funcionamento, incluindo abertura no domingo (28), conforme programação habitual.

Algumas operações contam com funcionamento específico, como o Centerplex, que permanecerá fechado nos dias 24 e 31 de dezembro, e a Loteria Super Sorte, que segue horários diferenciados ao longo do período festivo: 10h às 18h, no dia 24; fechado, no dia
25; das 10h às 18h, no dia 31 de dezembro, e, em
1° de janeiro, fechado.

“O centro de compras e convivência reforça o convite para que o público aproveite o clima natalino, a decoração especial e a variedade de lojas, serviços, gastronomia e lazer disponíveis, sempre com conforto, segurança e praticidade”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

Zanin rejeita ação da oposição a Raquel Lyra e mantém leilão da Compesa

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin rejeitou, na última quarta-feira (17), uma ação apresentada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que buscava suspender o leilão da concessão parcial da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), realizado no dia seguinte. O pedido, feito por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), não havia sido divulgado previamente. Apesar de protocolada pelo PCdoB, a iniciativa contou com a atuação de advogados ligados ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda presidida nacionalmente pelo prefeito do Recife, João Campos.

A movimentação expôs a articulação entre as duas siglas, que mantêm histórico de alinhamento político em Pernambuco. Embora João Campos tenha adotado publicamente uma postura discreta e crítica em relação à concessão, nos bastidores ele atuou para tentar barrar o processo, iniciado ainda na gestão do ex-governador Paulo Câmara, também do PSB. O projeto foi estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e Campos, quando deputado federal, votou contra o marco legal do saneamento.

Além da atuação partidária no STF, a Prefeitura do Recife destinou recursos públicos para reforçar a estratégia jurídica. A gestão municipal contratou, sem licitação, um escritório de advocacia paulista por R$ 650 mil para elaborar um parecer técnico contrário à concessão. O estudo serviu de base tanto para a ação do PCdoB no Supremo quanto para um pedido de medida cautelar junto ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que também acabou sendo negado.

Um dos principais fatores que motivaram a tentativa de suspensão foi o valor da outorga prevista no contrato. A expectativa é que, após a assinatura, o Governo de Pernambuco receba cerca de R$ 1,3 bilhão em 2026, ano eleitoral. Com esse reforço de caixa, a governadora Raquel Lyra (PSD) poderá ampliar investimentos em obras de saneamento e abastecimento de água, o que tende a fortalecer politicamente sua gestão e elevar o grau de risco para os planos eleitorais de João Campos.

Na decisão, Cristiano Zanin destacou que a ação foi apresentada apenas um dia antes do leilão, apesar de o edital estar disponível desde setembro do ano anterior e ter passado por período de consulta pública. O ministro ressaltou ainda que os argumentos levantados tratavam de aspectos técnicos e contratuais da modelagem da concessão, sem apontar violação direta à Constituição, o que inviabilizou o prosseguimento da ADPF no Supremo.

Feitosa acompanha aplicação da emenda para reforma da Câmara de Caruaru

Na agenda de hoje, na cidade de Caruaru, o deputado Coronel Alberto Feitosa fez uma visita na obra do novo prédio que irá sediar a Câmara de Vereadores da cidade.

O parlamentar destinou uma emenda de R$ 200.022,00 para a obra de construção da nova casa legislativa de Caruaru que será localizada na avenida Brasil. A indicação da emenda atendeu um pedido do ex vereador Val Lima. A previsão de conclusão da obra , segundo o presidente da Câmara Municipal, Bruno Lambreta , é no primeiro semestre de 2026.

Coronel Alberto Feitosa costuma acompanhar pessoalmente as aplicações das emendas parlamentares que destina. “Alguns chamam de fiscalizar, eu digo que é me alimentar de saber que meu gabinete faz coisas boas para Pernambuco”, reforçou Feitosa.

Deputado Alberto Feitosa faz balanço e projeta 2026 no Programa Jornal Vanguarda da Caruaru FM

Pedro Augusto/Blog Capital

O Blog Capital, com o seu editor Pedro Augusto, participou, nesta sexta-feira, do programa Jornal Vanguarda, da Rádio Caruaru FM. Comandado pelo jornalista Wagner Gil, tendo ainda na técnica Júlio César, o programa diário entrevistou o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, que fez um balanço sobre as suas ações desenvolvidas ao longo deste ano como parlamentar, bem como analisou o panorama político para disputa das Eleições Gerais 2026, em que buscará a reeleição.

O deputado Alberto Feitosa também fez uma prestação de conta em relação ao seu mandato legislativo em 2025. “O nosso balanço na Assembleia Legislativa é justamente aquilo que a gente faz: Assumimos a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, que tinha uma votação no passado de 500 projetos já este ano aumentos em 50% este mesmo montante, ou seja, colocamos ela para andar, fazendo leis que interessavam diretamente ao pernambucanos”.

“Como autor de projetos, destaco o de retenção de macas nos hospitais públicos do Estado, o do direito a mulher a ter acompanhante em consultas, exames e demais atendimentos, o de de criar um cadastro de torcidas organizadas e uma “lista de maus torcedores” para prevenir violência em eventos esportivos, dentre outros”, acrescentou Alberto Feitosa.   

Em relação em qual palanque estará no próximo ano, o deputado disse ainda torcer pelo lançamento do PL, partido o qual é filiado, para o Governo do Estado. “Torço para que o partido lance candidatura própria ao Governo do Estado, sobretudo após o lançamento da pré-candidatura à presidência de Flávio Bolsonaro. Iremos analisar qual cenário é o melhor. Agora, podemos adiantar que o deputado Alberto Feitosa e o PL estarão no palanque em que não estiver o presidente Lula”.

“Poderemos também apoiar a reeleição da governadora Raquel Lyra. Desde que ela não fique como “amante de Lula”. Não é amante, logicamente, de relações pessoais, mas no aspecto político. Ou seja, Lula já declarou que o candidato dele para o Governo do Estado é João Campos, para o senado Humberto Costa, e ela vai ficar como? De lá e cá? Então se declarar uma postura de centro-direita seria mais fácil! Quem está com Lula está do lado da bandalheira!”, acrescentou o deputado.

Na entrevista, o deputado Alberto Feitosa ainda comentou sobre assuntos relacionados a economia brasileira, ao escândalo do INSS e os embates entre o Legislativo e o Executivo.  

Um novo ano de paz, saúde e desenvolvimento!, por Jorge Quintino

Por Jorge Quintino.

Ao nos aproximarmos do Natal e do encerramento de mais um ciclo, somos naturalmente convidados a silenciar o coração, revisitar nossas escolhas e reconhecer o valor do tempo vivido. Estas datas carregam um profundo significado humano e espiritual: são momentos de reencontro, de gratidão e de renovação da esperança.

É com esse sentimento que me dirijo ao povo de Caruaru, reafirmando minha fé em Deus e minha confiança em um futuro cada vez mais promissor para nossa cidade.

Como vereador, trago comigo bandeiras que não são apenas pautas administrativas, mas compromissos com vidas reais. A defesa das pessoas com autismo, o fortalecimento da saúde pública, o incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão, a geração de emprego e renda, a educação como base da transformação social e o uso responsável das novas tecnologias formam um conjunto de ações voltadas para a dignidade humana e o desenvolvimento sustentável.

Cada avanço nessas áreas representa mais oportunidades, mais justiça social e mais esperança para milhares de famílias.

Integrando a base do prefeito Rodrigo Pinheiro, acompanho de perto uma verdadeira revolução administrativa em Caruaru. Uma gestão que rompe com o improviso, valoriza o planejamento e coloca as pessoas no centro das decisões. Os resultados já são visíveis e fortalecem a convicção de que estamos construindo uma cidade mais eficiente, mais humana e preparada para o futuro.

Ao celebrarmos o Natal, renovamos nossa fé no amor, na solidariedade e na paz. Que este seja um tempo de cura das dores, de aproximação entre as pessoas e de fortalecimento dos laços familiares e comunitários. E ao olharmos para o novo ano, fazemos isso com responsabilidade, coragem e esperança, certos de que ainda há muito a avançar.

Que o Ano Novo seja marcado por saúde, desenvolvimento social e oportunidades para todos. Seguiremos trabalhando com seriedade, sensibilidade e compromisso público, confiando que, com a bênção de Deus e o esforço coletivo, 2026 será ainda melhor — um ano de mais conquistas, mais inclusão, mais progresso e mais humanidade para Caruaru.

Jorge Quintino é Presidente da Comissão de Educação e vice-Presidente da Câmara Municipal de Caruaru.

Raquel Lyra leva moradia e investimentos a Caruaru em agenda pelo interior

Pedro Augusto

A governadora Raquel Lyra cumpre, neste sábado (20), uma extensa agenda administrativa em municípios do Agreste e da Zona da Mata Norte de Pernambuco, com ações voltadas às áreas de habitação, educação, mobilidade e serviços públicos. As atividades passam por Caruaru, Feira Nova, Tracunhaém e Lagoa de Itaenga, reunindo entregas e autorizações de obras que impactam diretamente a vida da população.

A programação tem início em Caruaru, às 11h, com foco na política de habitação social. No município, a governadora entrega as chaves da casa própria a 500 famílias do Condomínio Recanto das Cerejeiras, contempladas pelo programa Morar Bem PE – Entrada Garantida, iniciativa estadual voltada à ampliação do acesso à moradia digna para famílias de baixa renda.

No período da tarde, às 15h, Raquel Lyra segue para Feira Nova, no Agreste Setentrional, onde anuncia e entrega ações voltadas ao fortalecimento da educação. Entre as medidas previstas estão a construção de uma creche, a implantação de uma quadra poliesportiva coberta, além da entrega de mobiliário e de transporte escolar para a rede municipal de ensino.

Já em Tracunhaém, às 17h, a agenda inclui a entrega de um ônibus escolar, a autorização para a construção de uma creche e para a requalificação de uma praça pública. A governadora também concede o uso de um imóvel histórico, que será destinado ao incentivo da produção artesanal, atividade tradicional do município.

Encerrando o roteiro, às 19h, a chefe do Executivo estadual chega a Lagoa de Itaenga, na Mata Norte, onde inaugura uma praça e realiza a entrega de dois ônibus escolares, quatro ambulâncias e um veículo destinado ao serviço de convivência, reforçando a estrutura de atendimento e mobilidade do município.