Shopping Difusora lança campanha “Um Natal para Recordar” com promoção especial e programação temática

O Shopping Difusora inicia a temporada de fim de ano com uma ação promocional que promete movimentar o comércio e fortalecer o clima natalino no centro de compras. Desde o dia 15 de dezembro, começou a promoção “Um Natal para Recordar – Compre e Ganhe”, que presenteará os clientes com brindes exclusivos durante o período mais esperado do varejo.

Até 24 de dezembro, os consumidores que realizarem R$ 2.000,00 em compras nas lojas participantes poderão trocar as notas fiscais por uma mala de viagem de 10 kg, um item premium escolhido para este período que antecede as férias. As trocas acontecerão no 2º piso, ao lado do Detran, das 12h às 20h, com limite de uma mala por CPF e disponibilidade limitada por dia.

A promoção integra a programação natalina do empreendimento, que traz como tema “Um Natal para Recordar”, inspirada nos encantos e memórias afetivas dos anos 80 e 90. A decoração especial foi inaugurada com a chegada do Papai Noel e o acionamento das luzes, convidando o público a vivenciar um Natal cheio de nostalgia, cores vibrantes e experiências que despertam lembranças. O Bom Velhinho está presente de quinta a domingo, das 16h às 20h, acompanhado de cortejos temáticos e intervenções artísticas.

Para a gerente de Marketing, Talita Passos, a campanha reforça o propósito do shopping de criar conexões afetivas nesta época do ano: “A proposta é transformar o passeio em família em um momento especial. A promoção, a decoração nostálgica e a presença do Papai Noel se complementam para estimular que as famílias venham ao shopping viver experiências que marcam. Queremos que o Difusora seja o cenário das memórias de Natal dos nossos clientes.”

A expectativa para o período é de crescimento no movimento e nas vendas. Segundo a superintendente Maria Paula Rabelo Paes, a ação promocional e a ampliação dos horários de funcionamento fortalecem o desempenho econômico do centro de compras: “O Natal é a principal data do varejo, e ações como esta aumentam o fluxo de visitantes e estimulam a conversão nas lojas. Com a campanha Compre e Ganhe e o horário estendido, projetamos um aumento em torno de 20% no volume de clientes e de 10% no aumento das vendas, seguindo a tendência nacional e consolidando o Difusora como referência regional no período natalino.”

Além da promoção, o shopping participa da campanha solidária “Alimente a Vida”, da Apesce, arrecadando alimentos não perecíveis no ponto de coleta localizado no 1º piso. As doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade no início de 2026, reforçando o compromisso do empreendimento com iniciativas sociais.

Entre os dias 17 e 20 de dezembro, o Shopping Difusora funcionará com lojas, quiosques, alimentação e lazer das 10h às 22h. No dia 21 de dezembro, domingo, o funcionamento será das 11h às 22h para todos os segmentos. Já nos dias 22 e 23 de dezembro, o horário volta a ser das 10h às 22h em todas as operações. Na véspera de Natal, 24 de dezembro, lojas, quiosques, alimentação e lazer funcionarão das 10h às 19h. No dia 25 de dezembro, apenas as áreas de alimentação e lazer abrem, das 11h às 20h, enquanto lojas e quiosques permanecem fechados. Na véspera de Ano Novo, 31 de dezembro, todas as operações funcionarão das 10h às 19h. Já no dia 1º de janeiro, lojas, quiosques, alimentação e lazer estarão fechados.

Dia D de Testagem em Caruaru atende 86 pessoas e reforça prevenção contra ISTs

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta segunda-feira (15), o Dia D de Testagem e Aconselhamento, uma ação voltada ao cuidado, à prevenção e à promoção da saúde sexual da população. A atividade aconteceu no Marco Zero, no Centro da cidade, das 8h às 12h, com participação aberta e gratuita.

Durante a ação, 86 pessoas realizaram testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, além de receberem aconselhamento multiprofissional, com orientações sobre prevenção, autocuidado, tratamento e acompanhamento nas unidades da rede municipal de saúde. Também houve distribuição de preservativos, reforçando a importância das práticas sexuais seguras.

A iniciativa teve como objetivo estimular o diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ampliar o acesso à informação e fortalecer a prevenção, contribuindo para a qualidade de vida e o cuidado integral da população caruaruense.

Escola Municipal de Caruaru realiza segunda edição do Projeto premiado Grosslanca

A Escola em Tempo Integral Irmã Ceciliana Gross, localizada no bairro Universitário, realizou, pelo segundo ano, o projeto da “Grosslanca”, que tem como principal objetivo trabalhar a resposta pedagógica social e cultural, unindo metodologias ativas, protagonismo estudantil, pertencimento e equidade. Tendo como inspiração a Feira da Sulanca de Caruaru – símbolo da identidade cultural e resistência, estudantes dos 7º e 8º anos, após arrecadarem itens como roupas, sapatos, acessórios, brinquedos e produtos de higiene pessoal, puderam simular uma feira livre como a da Sulanca.

Com criação e circulação da própria moeda, denominada de “Gross”, no dia da feira, os estudantes assumiram papeis de gestores, vendedores, caixas e comunicadores, a fim de comercializar os produtos, igualmente como funciona na Feira de Caruaru. “Aqui, além de aprender sobre lucro, prejuízo, boas práticas de venda, aprendemos sobre o real valor do dinheiro, como devemos utilizar da melhor forma e assim fazer boas vendas”, afirmou o aluno do Arthur, do 7º ano.

O projeto, idealizado pela professora de Educação Financeira, Laila Teles, foi premiado durante este ano no edital Agentes da Transformação, uma iniciativa internacional do Teach for All, em parceria com a Fundação Lemann e o Ensina Brasil, com um aporte de R$ 5 mil, que foi utilizada para realização desta segunda edição. “É um grande honra e satisfação poder planejar e executar um projeto tão grandioso como este, onde vemos de perto o real interesse dos alunos. Eles de fato colocam a mão na massa e realizam tudo com muito carinho. Fico muito feliz com mais uma edição de sucesso e tenho certeza que as demais serão ainda melhores”, pontuou a professora.

Todos os materiais arrecadados pelos estudantes serão distribuídos durante o mês em comunidades carentes, na Casa dos Pobres, casas de passagem e aos moradores de rua.

Juntos Pela Educação: governadora Raquel Lyra projeta ampliação das escolas em tempo integral da Rede Estadual de Ensino durante Seminário de Educação de Pernambuco

A governadora Raquel Lyra liderou, nesta segunda-feira (15), o Seminário de Educação de Pernambuco, reunindo gestores escolares, técnicos, especialistas e parceiros institucionais para discutir os rumos da educação pública estadual e projetar as metas para os próximos anos. Ao destacar a importância do momento, a governadora apresentou os avanços já alcançados pela rede e falou da ampliação da educação integral em todo o Estado.

“Os próximos cinco anos vão desenhar os nossos próximos cinquenta. Temos ciclos de investimento muito importantes acontecendo agora no nosso estado: um regime de colaboração forte com os municípios, a reforma das nossas escolas, contratação de novos profissionais, estamos ampliando as vagas de creche para fortalecer a educação infantil no Estado. Também avançamos para a ampliação da rede de educação integral nos municípios, com o Estado fazendo a sua parte e garantindo o maior investimento da história da educação em Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A programação do seminário incluiu quatro mesas temáticas. Pela manhã, os debates abordaram “Alfabetização e Regime de Colaboração” e “Anos finais e Escola das Adolescências”. À tarde, as discussões giram em torno do “Ensino Médio Integral”, reforçando o protagonismo de Pernambuco nessa modalidade, e da “Educação Profissional”, com foco nas transformações do mundo do trabalho, nas economias do futuro e na inclusão produtiva.

De acordo com o secretário de Educação, Gilson Monteiro, o seminário funciona como um balanço da gestão e, ao mesmo tempo, como um espaço de projeção do futuro e escuta com os municípios. “É importante para que a gente amadureça a condição da educação no Estado e veja o que é que queremos e como desenhamos esse futuro com sustentabilidade. Embora os gestores estejam nas escolas do Estado, elas estão encravadas dentro de cada município. Dentro dessas mesas temáticas, na busca de melhor gestão e de um processo administrativo na rede escolar, a gente consegue ter uma estruturação melhor”, disse o titular da pasta.

A importância do seminário também foi ressaltada por quem vive o dia a dia das escolas. Para a gerente regional de Educação Recife Sul, Viviane Gomes, participar de um encontro como esse é uma oportunidade de renovação. “Nós precisamos o tempo todo estar renovando o nosso consciente crítico com coisas novas, ideias positivas que façam com que a gente incremente o nosso caldeirão de conhecimento, gerando novos projetos e oportunidades para os nossos estudantes”, acrescentou a gestora.

NOVA ESCOLA – Dando continuidade aos avanços na educação, o Governo do Estado anunciou a construção de uma nova Escola em Tempo Integral no Recife, com investimento de R$ 10,7 milhões. A unidade será erguida na Avenida Norte, no bairro de Santo Amaro, região central da Capital, e terá capacidade para atender até 630 estudantes em dois turnos ou 315 em período integral, ampliando a oferta de ensino integral na rede estadual. O edital para contratação da empresa responsável pela obra já foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Caruaru recebe evento automotivo em celebração à Semana do Mecânico

Em comemoração à Semana do Mecânico, a Escola Brasileira de Profissões (EBP Caruaru) realiza no próximo dia 18 de dezembro um grande evento automotivo que promete movimentar a cidade de Caruaru, reunindo profissionais, entusiastas e o público em geral em uma programação diversificada ao longo do dia.

Durante a tarde, das 15h às 17h, o evento será voltado à mecânica de motos, oferecendo serviços essenciais como troca de óleo, lubrificação de corrente e ajustes básicos, proporcionando cuidado, orientação técnica e valorização dos profissionais da área. Tudo isso de forma gratuita.

Já no período da noite, das 19h às 22h, acontece o EBP FEST CAR, um encontro especial dedicado ao universo automotivo, com exposição de carros antigos, exóticos, turbinados e rebaixados. O evento contará ainda com brindes, coffee break para o público, exposição dos patrocinadores e um diferencial que reforça o bem-estar dos participantes: serviços de massoterapia profissional, disponíveis durante a programação.

“Além de celebrar o Dia do Mecânico, o EBP FEST CAR tem como objetivo fortalecer o setor automotivo, promover integração entre profissionais e apaixonados por motores, e oferecer ao público uma experiência completa, unindo técnica, lazer e entretenimento”, explica a coordenadora pedagógica da EBP Caruaru, Laura Gomes.

O evento acontece na Rua Nunes Machado, nº 270, Praça do Rosário.

Após retomada da gestão municipal, Praça do Rosário, em Caruaru, passa por revitalização no paisagismo

A Praça do Rosário, um dos cartões-postais de Caruaru, está ganhando um novo visual com o trabalho de revitalização realizado pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). O local, que antes estava sob adoção por meio de Parceria Público-Privada (PPP), voltou a ser mantido integralmente pelo município após o encerramento da parceria com a empresa responsável.

As equipes da Sesp estão atuando nos jardins com o plantio de mudas ornamentais resistentes ao clima seco e de mais de 80 árvores nativas. A intervenção busca valorizar um dos pontos mais tradicionais da cidade, promovendo conforto térmico, beleza e bem-estar para moradores, trabalhadores e visitantes que circulam pela área.

Comerciantes do entorno já percebem a mudança e aprovam o trabalho desenvolvido pela prefeitura. “Estou achando ótimo porque deixa a cidade mais bonita e é importante para o comércio no geral. Já deu uma boa melhorada e a praça vai ficar ainda mais bonita”, comentou Bruna Raquel, que trabalha em um estabelecimento em frente à praça.

Além das melhorias no paisagismo e da manutenção contínua das praças, a prefeitura reforça a importância da colaboração da população no cuidado com os espaços públicos da cidade. Manter a limpeza, preservar as plantas e não danificar as estruturas são atitudes essenciais para garantir que esses ambientes continuem oferecendo qualidade de vida para todos.

Prefeito Rodrigo Pinheiro injeta R$ 78 milhões na economia local, no intervalo de 15 dias, com pagamento do salário de novembro e 13º

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, efetuou o pagamento antecipado do 13º salário dos servidores municipais, na última sexta-feira (12). Quase R$ 36 milhões que aquecem a economia, contribuindo para intensificar a movimentação econômica no comércio e nas feiras de fim de ano, por exemplo. A antecipação beneficiou os servidores da administração direta e indireta, e também os comerciantes e sulanqueiros, que puderam aproveitar o período da melhor forma: vendendo.

“A gente tem sentido a diferença na movimentação de fim de ano, principalmente quando liberou o 13º. São mais clientes antecipando as compras e a gente batendo a meta antes do prazo, e o que vem depois, é lucro”, destaca a comerciante Luzinete Silva.

O montante se soma a pouco mais de R$ 42 milhões que foram pagos no fim de novembro, referentes à folha salarial do mês passado. Totalizando mais de R$ 78 milhões.

A antecipação beneficia, diretamente, servidores que queiram realizar as compras de fim de ano, por exemplo. Inclusive, possibilitando que eles possam aproveitar as promoções e realizar compras no comércio local e na Feira da Moda de Caruaru – que, nesta semana, acontece normalmente na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19).

É o caso da engenheira Érica Luzia, que atua na Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb). “O décimo terceiro salário chega em um momento muito oportuno. Irei aproveitar para me presentear e comprar alguns itens de uso pessoal. Essa antecipação foi muito positiva”, comemora a servidora, entusiasmada.

Ministro Silvio Costa Filho se reúne com prefeitos do Coniape

O pré-candidato ao Senado e ministro de Lula, Silvio Costa Filho, se reúne, nesta segunda-feira, com prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano (Coniape) para ampliar o diálogo federativo e apresentar as principais ações do Governo Federal voltadas ao desenvolvimento regional.

O encontro reunirá gestores de Agrestina, Altinho, Angelim, Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Camocim de São Félix, Caruaru, Casinhas, Cumaru, Cupira, Frei Miguelinho, Ibirajuba, Itambé, Jataúba, João Alfredo, Jurema, Lagoa do Carro, Lagoa dos Gatos, Lajedo, Moreno, Panelas, Poção, Recife, Riacho das Almas, Saloá, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Benedito do Sul, São Caetano, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, São Lourenço da Mata, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes, reforçando o peso político do encontro e a capilaridade da agenda municipalista.

A Assembleia Ordinária do Coniape ocorrerá no auditório do Senac, em Caruaru, a partir das 9h.

SERVIÇO
O QUE: Assembleia Ordinária do Coniape
ONDE: Auditório do Senac, em Caruaru
HORÁRIO: A partir das 9h
QUANDO: Dia 15 (segunda-feira)

Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria

Manifestantes de diversas cidades brasileiras foram às ruas neste domingo (14) contra a aprovação do chamado PL da Dosimetria, o projeto de lei que pretende diminuir o cálculo das penas (dosimetria) de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os atos são promovidos pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, movimentos de esquerda que se mobilizaram contra a aprovação do projeto.

Pela manhã, os atos foram realizados nas principais capitais do país, entre elas, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, Fortaleza, Salvador e Brasília.

Na capital federal, os manifestantes se reuniram em frente ao Museu da República e se dirigiram ao Congresso, onde gritaram palavras de ordem e ergueram cartazes com os dizeres “Sem anistia para golpista”. Também houve criticas ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Paulista ocupada

Manifestantes ocupam a Avenida Paulista, na região central da capital paulista, neste domingo (14), para protestar contra o Congresso Nacional por causa da aprovação do Projeto de Lei (PL) da Dosimetria.

No ato, que está concentrado nos quarteirões próximos ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), estão presentes representantes de centrais sindicais de trabalhadores, movimentos sociais e estudantis e de partidos políticos de oposição ao projeto de lei. Os manifestantes entoaram, em coro, diversas vezes “sem anistia” durante o protesto, além de carregarem cartazes com mensagens como “Congresso inimigo do povo”, com destaque de crítica contra o presidente da Câmara Hugo Motta. Há ainda quem se vestiu de verde e amarelo para protestar também contra a anistia dos golpistas e contra um congresso retrógrado.

A votação do PL ocorreu após a Polícia Legislativa retirar, à força, o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) da Mesa Diretora, que ele havia ocupado. Jornalistas foram proibidos de cobrir a ação policial e vários profissionais de imprensa foram agredidos pelos policiais.

Parlamentares da oposição preveem, para Bolsonaro, que o total da redução pode levar ao cumprimento de 2 anos e 4 meses em regime fechado em vez dos 7 anos e 8 meses pelo cálculo atual da vara de execução penal.

“A convocação desse ato foi motivada pela votação que aconteceu na Câmara dos Deputados essa semana do PL da Dosimetria. Nós entendemos que é uma anistia e que os crimes que foram cometidos contra a democracia são muito graves e não podem ser perdoados, até porque a impunidade faz com que venham outras tentativas de golpe depois”, disse Juliana Donato, da Frente Povo Sem Medo. Ela avalia que a pressão popular nas ruas é um movimento que pode, sim, levar à derrota do PL na votação que ainda ocorrerá no Senado.

Ela destaca que o ato é também um protesto contra a aprovação pelo Congresso de diversas outras pautas que vão contra o povo brasileiro. “Além da questão da anistia, por exemplo, tem o Marco Temporal, a tentativa de cassação do deputado Glauber Braga – que felizmente a gente conseguiu evitar a cassação -, e várias outras pautas que tentam tirar direito dos trabalhadores ou são em benefício dos próprios mandatos, emendas do centrão, ou em benefício das pautas dos empresários, que são, de novo, contra os trabalhadores.”

“Tudo isso está inserido em um grande ataque à democracia. O Congresso Nacional é a casa do povo, então como é que você tem uma casa do povo que vota coisas contra o povo de madrugada e impede a imprensa de entrar para documentar o que está acontecendo? Por isso que essa frase ‘Congresso inimigo do povo’ ficou tão popular na internet, porque as pessoas estão começando a entender e nós vamos ter que dar um recado em 2026 também, quando nós vamos eleger os deputados”, disse Juliana, acrescentando que atualmente a maioria dos parlamentares não representa o povo brasileiro.

O que é o PL?

O texto do PL da Dosimetria determina que os crimes de tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, implicarão no uso da pena mais grave em vez da soma de ambas as penas. O PL ainda reduz o tempo para progressão do regime de prisão de fechado para semiaberto ou aberto.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2025-12/alcolumbre-envia-pl-da-dosimetria-para-ccj-relator-e-espiridiao-amim

A mudança deve beneficiar, entre outros, os réus Jair Bolsonaro, além dos militares Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil; e Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Redução de penas

O projeto de lei (PL) da Dosimetria reduz o tempo de progressão de pena para alguns criminosos comuns, afirmam especialistas em direito consultados pela Agência Brasil. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados para beneficiar os condenados envolvidos na tentativa de golpe de Estado que culminou no 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Bolsonaro.

O professor de direito da PUC do Rio Grande do Sul (RS) Rodrigo Azevedo destaca que a mudança reduz “sensivelmente” os percentuais de cumprimento de pena para a progressão em comparação ao modelo vigente desde 2019, especialmente os crimes comuns não violentos. https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2025-12/pl-da-dosimetria-beneficia-criminosos-comuns-dizem-especialistas.

Obra de pavimentação modifica acesso ao bairro Luiz Gonzaga, em Caruaru

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, a partir da próxima quarta-feira (17), ocorrerá uma mudança no acesso ao bairro Luiz Gonzaga, em decorrência de obra de pavimentação na Rua ABC do Sertão.

Um trecho da Rua ABC do Sertão será interditado, entre a PE-095 e a Rua Luar do Sertão sendo assim, os condutores que necessitem se deslocar para o bairro Luiz Gonzaga terão que acessar a Rua Inaldo Soares da Silva. Já o trajeto de saída será pela Rua Projetada R-12, que terá sentido único em direção à PE-095.

A AMC orienta que os condutores redobrem a atenção e, logo após o término da obra, o fluxo viário deverá retornar ao normal.