Mercado prevê inflação de 2025 dentro da meta pela 1ª vez no ano

Pela primeira vez em 2025, as projeções do mercado financeiro passaram a indicar que a inflação terminará o ano dentro do teto da meta estipulada pelo Banco Central, eliminando o risco de “estouro” do sistema de metas. A revisão consta no Boletim Focus desta segunda-feira (17), elaborado pelo BC com estimativas de mais de 100 instituições financeiras.

Veja o relatório do Boletim Focus

A mediana das previsões para o IPCA de 2025 caiu de 4,55% para 4,46%, rompendo um ciclo de quase onze meses em que o índice projetado permanecia acima do limite superior de 4,5%. Desde dezembro de 2024, o mercado não trabalhava com um cenário abaixo do teto.

Essa melhora recoloca a inflação prevista para o ano dentro da banda de tolerância do regime de meta contínua, que busca manter a alta de preços em 3% ao ano, podendo oscilar entre 1,5% e 4,5%. Se confirmado, o resultado eliminará o risco de descumprimento da meta.

Os números do Focus enviados pelo próprio Banco Central também mostram essa trajetória: na tabela do novo relatório, a projeção atualizada para o IPCA de 2025 aparece em 4,46%, abaixo do patamar registrado há uma e quatro semanas.

Surpresa com o IPCA de outubro reduz pressão inflacionária

A revisão para baixo ocorreu após a divulgação do IPCA de outubro, que registrou 0,09%, a menor variação para o mês em 27 anos. O resultado ficou muito abaixo da expectativa dos analistas, que projetavam 0,26%.

O principal fator foi a queda de 2,39% na energia elétrica residencial, após a mudança da bandeira tarifária da vermelha patamar 2 para a vermelha patamar 1. O alívio no preço da energia, somado à desaceleração de outros componentes, reforçou a leitura de que a inflação vem perdendo fôlego.

Juros altos e melhora fiscal ajudam a ancorar estimativas

Outro elemento central é o efeito da taxa básica de juros. A Selic permanece em 15% ao ano, o nível mais alto em quase duas décadas. Segundo o Banco Central, decisões de política monetária levam de seis a 18 meses para produzir impacto pleno na economia – período chamado de “horizonte relevante”.

Isso significa que parte da atual desaceleração inflacionária resulta de decisões tomadas ainda na gestão de Roberto Campos Neto, presidente do BC até o fim de 2024. A partir de 2025, Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passou a comandar o banco, que agora tem maioria de diretores escolhidos pelo atual governo.

A melhora parcial das contas públicas neste ano também é apontada por analistas como fator de contenção das expectativas de inflação, ampliando a percepção de responsabilidade fiscal.

O que isso significa para o bolso do consumidor

Quanto menor a inflação, maior a preservação do poder de compra, especialmente entre famílias de renda mais baixa, mais vulneráveis à alta de preços em itens essenciais. Com a expectativa abaixo do teto, aumenta a confiança de que os reajustes de preços tendem a ser mais comportados nos próximos meses.

Projeções para os próximos anos

O Boletim Focus mantém estabilidade nas previsões para os anos seguintes:

2026: 4,20%
2027: 3,80%
2028: 3,50%

STF formaliza rejeição de recursos e pena de Bolsonaro se aproxima

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta segunda-feira (17) a ata de julgamento que confirma, de forma oficial, a rejeição unânime dos recursos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por outros seis condenados no caso da trama golpista de 2022. O documento registra o resultado do julgamento no Plenário virtual da 1ª Turma, encerrado na última sexta-feira (14).

A ata, porém, marca apenas o início de uma etapa decisiva: agora, o STF deve publicar o acórdão, peça que reúne os votos completos, os fundamentos jurídicos e os detalhes da decisão, e que abre a porta para os últimos recursos possíveis antes do trânsito em julgado.

O que significa a publicação da ata

A ata funciona como um registro formal da decisão: ela confirma que todos os ministros acompanharam o relator, Alexandre de Moraes, para negar os embargos de declaração apresentados pelas defesas.

O documento não explica por que os ministros rejeitaram os pedidos. Isso só aparecerá no acórdão, que:

detalha os votos individuais;
traz trechos citados pelos ministros;
expõe concordâncias e diferenças de interpretação;
serve de base jurídica para eventuais novas manobras das defesas.
A publicação do acórdão está prevista para os próximos dias.

Quais são os próximos passos

Encerrados os primeiros recursos, as defesas ainda podem apresentar mais duas espécies:

1. Novos embargos de declaração

Usados para pedir esclarecimentos específicos sobre pontos eventualmente omissos, contraditórios ou obscuros. São o instrumento mais comum – e também o mais usado de forma protelatória.

2. Embargos infringentes

Só são admitidos quando há ao menos dois votos pela absolvição.

No caso de Bolsonaro e dos demais integrantes do chamado “núcleo 1” da tentativa de golpe, apenas o ministro Luix Fux votou pela absolvição na Primeira Turma. Por isso, a chance de esse recurso ser aceito é praticamente nula.

Quando começa a execução da pena

A pena só pode ser executada quando não houver mais recursos possíveis.

Pela prática do STF, isso costuma ocorrer após:

a análise dos segundos embargos (apresentados após o acórdão);
a confirmação de que eles não têm efeito modificativo.
Se o relator considerar que os novos recursos têm caráter meramente protelatório, pode determinar a prisão imediata, mesmo antes de tramitar todos os pedidos.

Situação de Bolsonaro e lugar do cumprimento da pena

Bolsonaro está atualmente em prisão domiciliar cautelar por causa do caso do tarifaço aplicado pelos Estados Unidos ao Brasil.

Com o trânsito em julgado da condenação por tentativa de golpe:

a tendência é que inicie o cumprimento da pena no Complexo da Papuda, ou
em uma sala especial da Polícia Federal, como previsto para ex-presidentes.
A defesa poderá solicitar prisão domiciliar, alegando questões de saúde, algo que beneficiou, por exemplo, o ex-presidente Fernando Collor, transferido para casa após condenação no Supremo.

Onde devem cumprir pena os demais condenados

Os outros réus são militares de alta patente e ex-integrantes da cúpula do governo. Eles podem cumprir pena:

em quartéis das Forças Armadas, ou
em alas especiais da Papuda reservadas a autoridades da segurança pública.
Quem teve os recursos rejeitados

Além de Bolsonaro, tiveram seus embargos negados por unanimidade:

Walter Braga Netto – ex-ministro e candidato a vice em 2022
Almir Garnier Santos – ex-comandante da Marinha
Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do DF
Augusto Heleno Ribeiro Pereira – ex-ministro do GSI
Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira – ex-ministro da Defesa
Alexandre Ramagem Rodrigues – ex-diretor da Abin
O ex-ajudante de ordens Mauro Cid não recorreu: delator, ele já cumpre pena em regime aberto e está sem tornozeleira eletrônica.

O que a Primeira Turma decidiu

A Primeira Turma rejeitou, por unanimidade, todos os pedidos de esclarecimento apresentados pelas defesas. Os ministros entenderam que:

não havia omissões a corrigir;
não existiam contradições na decisão;
os argumentos apresentados não modificavam a condenação.
O julgamento, realizado no sistema de Plenário virtual entre 7 e 14 de novembro, manteve intactas as penas de 27 anos e 3 meses impostas a Bolsonaro e as penas dos demais integrantes do núcleo principal.

O que pode acontecer a partir de agora

Com a ata publicada, o caso entra em um período decisivo:

o STF deve publicar o acórdão nos próximos dias;
as defesas poderão apresentar os últimos recursos possíveis;
a Primeira Turma decidirá se eles serão aceitos;
esgotadas as tentativas, começa o cumprimento da pena.
Na prática, o processo está a poucos passos do trânsito em julgado, etapa que transformará a condenação em definitiva e pode levar Bolsonaro e aliados ao início imediato do cumprimento da pena.

Ação Penal 2668

PREFEITA LUCIELLE ACOMPANHA TESTES DA ADUTORA DO AGRESTE JUNTO AO PRESIDENTE DA COMPESA

A prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino acompanhou, na última quinta-feira (13), os testes operacionais do trecho da Adutora do Agreste que transportará água da Transposição do Rio São Francisco para o município e região. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está conduzindo às diversas frentes de serviço que integram a fase de testes, em Caruaru. O presidente da Companhia, Douglas Nóbrega, o diretor de Engenharia, Daniel Genuíno, e técnicos da empresa estiveram juntos na ocasião.

A expectativa da Compesa é que as águas do “Velho Chico” (Rio São Francisco) cheguem em Bezerros até o final deste ano. Os testes consistem em uma série de manobras e monitoramentos para verificar o comportamento da Adutora do Agreste, a partir da água direcionada da captação na Barragem de Ipojuca (zona rural de Arcoverde), em direção à cidade de Bezerros. Numa etapa posterior, ainda em obras, será para o município de Gravatá. O trecho corresponde ao Lote 5B do empreendimento, que consiste em 54 quilômetros de adutora com diâmetros entre 800mm e 500mm, um investimento de R$ 92 milhões.

Ao visitar às frentes de serviço, a prefeita Lucielle Laurentino comemorou o andamento das obras hídricas, destacando que “Bezerros aguarda ansiosamente pela chegada de água do Rio São Francisco, principalmente diante do momento de dificuldade de abastecimento pelo qual estamos passando. Ver que as obras da Adutora do Agreste estão em ritmo avançado, renova nossas esperanças para que, brevemente, nossa população possa ter água com mais tranquilidade. Em nome da população bezerrense, expresso gratidão a governadora Raquel Lyra e todo o time envolvido nesta mega operação”, pontuou.

De acordo com a Compesa, após a conclusão da etapa que segue até de Bezerros, será a vez das intervenções avançarem para beneficiar o município de Gravatá, em 2026. Vale lembrar que a obra da Adutora do Agreste tem sido prioridade na pauta da governadora Raquel Lyra. A gestora pernambucana pediu celeridade nas intervenções para que a água do Rio São Francisco chegue o mais rápido possível à população do Agreste, uma região que historicamente enfrenta escassez de água.

Sesc celebra os patrimônios vivos de Caruaru

Caruaru, no Agreste pernambucano, é uma cidade que se desenvolveu, ao longo dos anos, por meio do comércio, sendo uma das principais do Polo de Confecções do estado. Mas a cidade é reconhecida, mundialmente, pela cultura do forró e, principalmente, pela arte do barro eternizada pelo Mestre Vitalino.

Por ser um celeiro de artistas, nas mais diversas linguagens, possui vinte patrimônios vivos reconhecidos pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe. E algumas dessas celebridades serão protagonistas do projeto “Territórios de Memória e Patrimônio” que o Sesc Caruaru realiza de 17 a 19 de novembro. As atividades serão desenvolvidas na unidade e em escolas públicas.

“Teremos a presença de pessoas que, através de sua arte, fazem de Caruaru um polo cultural de grande relevância não só para Pernambuco, mas para o Brasil também, seja na música, nas artes visuais, na literatura ou no teatro. E para que as novas gerações conheçam suas histórias, vamos leva-los para interagir com alunos da rede pública por meio das oficinas”, explica Conceição de Paulo, gerente do Sesc Caruaru.

Na segunda (17), as ações começam às 9h, com a Oficina de Manipulação de Mamulengos, que será ministrada pelo Mestre Seba, na Escola Felisberto de Carvalho. Das 15h às 17h, as atividades serão no Centro Educacional do Sesc. Lá, acontecem as oficinas de Manipulação de Mamulengos, com o Mestre Seba, de Iniciação ao Pife, com Vavá do Pife, e de Escultura em Barro, com a Mestra Terezinha Gonzaga. Às 16h, a Escola Felisberto de Carvalho recebe o sanfoneiro Gilvan Neves para uma apresentação musical.

Na terça (18), a programação será na Escola Estadual Santo Amaro. Às 9h, a Mestra Terezinha Gonzaga realiza a oficina de Escultura em Barro. Já às 15h, será a vez da apresentação do Coral Madrigal de Caruaru. Na quarta (19), na Escola José Carlos Florêncio, acontecem a oficina de Iniciação ao Pife, com Vavá do Pife, às 9h, e a apresentação do cantor Walmir Silva, às 16h.

Às 19h, no Teatro Rui Limeira Rosal, com entrada gratuita, Arary Marrocos, diretora do TEA – Teatro Experimental do Agreste, o compositor Onildo Almeida e Roberto Gercino, mestre do Boi Tira teima, participam da palestra “Patrimônio Cultural, Material e Imaterial, que será mediada por Cláudia Pinto, diretora de Relações Institucionais do Instituto Histórico de Caruaru.

Ainda no dia 19, às 20h, o Sesc realiza o Encontro de Corais, no Teatro Rui Limeira Rosal, logo após a palestra com os patrimônios vivos. A apresentação terá os corais Madrigal de Caruaru, Canto Livre do Sesc, o da AABB (Associação Atlética banco do Brasil) e o da Seduc (Secretaria de Educação de Caruaru.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Projeto Territórios de Memória e Patrimônio”
Realização: Sesc Caruaru
Data: de 17 a 19 de novembro
Entrada gratuita
Informações: (81) 3721-3967 (Whatsapp)

Programação
Segunda (17)
9h | Escola Felisberto de Carvalho
Oficina de Manipulação de Mamulengos, com Mestre Seba

15h | Centro Educacional do Sesc Caruaru
Oficina de Manipulação de Mamulengos, com o Mestre Seba
Oficina de Iniciação ao Pife, com Vavá do Pife
Oficina de Escultura em Barro, com a Mestra Terezinha Gonzaga

16h | Escola Felisberto de Carvalho
Apresentação musical com o cantor Gilvan Neves

Terça (18)
9h | Escola Estadual Santo Amaro
Oficina de Escultura em Barro, com a Mestra Terezinha Gonzaga

15h | Escola José Carlos Florêncio
Apresentação do Coral Madrigal de Caruaru

Quarta (19)
9h | Escola José Carlos Florêncio
Oficina de Iniciação ao Pife, com Vavá do Pife

16h | Escola José Carlos Florêncio
Apresentação musical com o cantor Walmir Silva

19h | Teatro Rui Limeira Rosal (entrada gratuita)
Palestra “Patrimônio Cultural, Material e Imaterial” com Arary Marrocos, Onildo Almeida e Roberto Gercino
Mediação de Cláudia Pinto

20h | Teatro Rui Limeira Rosal (entrada gratuita
Encontro de Corais

Prefeitura de Caruaru utiliza técnica inovadora para realizar reparos nas vias

A Prefeitura de Caruaru realiza, diariamente, reparos em diferentes vias espalhadas pelo município, como uma manutenção necessária para ajustar trechos danificados por inúmeros motivos. Para isso, a gestão tem apostado em uma técnica conhecida como “bripar”, que garante uma série de vantagens em relação às intervenções que costumam ser realizadas com argamassa, por exemplo.

Um dos benefícios que mais chama atenção é o tempo de cura, ou seja, o período em que a área que passou por reparos precisa permanecer interditada. No caso do “bripar”, os trechos são liberados para uso imediatamente após a conclusão dos trabalhos, enquanto que, nos casos do uso de argamassa, pode levar, no mínimo, 28 dias para que isso aconteça.

“Essa característica pode representar uma vantagem importante para a rotina da população. Imagine que um reparo é realizado no meio da manhã e a área estará livre para a passagem de veículos em questão de minutos, evitando dificuldades no acesso à rua ou à própria garagem”, explica a secretária executiva de Manutenção da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Danielly Almeida.

Outra vantagem do “bripar” é a durabilidade. Isso porque a técnica cria um pavimento onde o rejuntamento de brita e emulsão asfáltica aumenta a resistência da estrutura, permitindo que a pavimentação suporte cargas maiores do que o paralelepípedo assentado de forma convencional, devido a sua flexibilidade. E, neste caso, a durabilidade também está atrelada a economia para os cofres públicos.

Tanto a Siurb quanto a Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) executam a técnica nas vias da Capital do Agreste. Este é o caso dos reparos que estão sendo realizados esta semana no bairro Nina Liberato, na Zona Oeste, que estão alcançando localidades como a Avenida 22 de Abril, uma das principais vias de acesso ao bairro, e também a Rua do Frevo.

“A utilização do bripar assegura que a via seja liberada para o fluxo de veículos no menor tempo possível, reduzindo os impactos na mobilidade urbana — como a necessidade de alteração das rotas de ônibus ou de desvios por parte dos moradores — e minimizando transtornos na rotina dos cidadãos”, destaca o gerente de Engenharia da AMC, Pedro Matos.

ENTENDA COMO FUNCIONA – A primeira etapa do pavimento é uma base (camada de areia). Sobre ela, são assentados os paralelepípedos. Entre as pedras, é realizada a colocação de agregados. A área é compactada com um compactador vibratório para garantir a densidade e o acabamento. Em seguida, aplica-se a emulsão asfáltica sobre a brita, que penetra nas juntas e atua como um ligante.

Governo de Pernambuco reforça comunicação e desloca Fulvio Vagner para nova função estratégica

Pedro Augusto/Blog Capital 

O Diário Oficial deste sábado (15) oficializou a saída de Fúlvio Vagner da presidência da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC). O jornalista, que estava à frente da TV Pernambuco, passa a assumir uma nova missão na comunicação institucional do Estado em um momento considerado decisivo para a gestão.

Fulvio foi nomeado secretário executivo da pasta comandada por Rodolfo Costa Pinto e ficará responsável por ampliar a relação junto à imprensa, coordenando a divulgando as ações do governo Raquel Lyra. A movimentação ocorre em um cenário marcado pelo início da preparação para o ano eleitoral de 2026, quando a governadora deverá disputar a reeleição.

Com sólida experiência em rádio e televisão, Fulvio Vagner é considerado um dos nomes de confiança da governadora. A expectativa é que a reestruturação contribua para ampliar a visibilidade das políticas públicas do Estado e consolidar uma comunicação mais alinhada com os desafios do próximo ciclo político.

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu no tarifaço

A maioria dos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (14) tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo.

Em setembro, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que apurou a atuação do parlamentar junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras, a suspensão de vistos de ministros do governo federal e ministros da Corte. A investigação foi conduzida pela Polícia Federal que indiciou o parlamentar.

Com a decisão, o próximo passo será a abertura de uma ação penal contra o deputado. Durante a instrução do processo, ele poderá indicar testemunhas, apresentar provas de inocência e pedir diligências específicas que sejam interessantes para sua defesa.

Eduardo deixou o Brasil em fevereiro deste ano e está nos Estados Unidos (EUA). O parlamentar pediu licença do mandato de 120 dias. Desde dia 20 de julho, quando a licença terminou, o deputado não comparece às sessões e poderá ser cassado por faltas.

Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30

Julgamento
O julgamento virtual começou às 11h de hoje. Até o momento, o relator, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pelo recebimento da denúncia e para transformar o deputado em réu.

Para o relator, existem provas de que Eduardo Bolsonaro participou das articulações para o governo dos Estados Unidos sancionar as exportações brasileiras e aplicar a Lei Magnitsky contra ele e outras autoridades do Brasil.

“A grave ameaça materializou-se pela articulação e obtenção de sanções do governo dos Estados Unidos da América, com a aplicação de tarifas de exportação ao Brasil, suspensão de vistos de entradas de diversas autoridades brasileiras nos Estados Unidos da América e a aplicação dos efeitos da Lei Magnitsky a este ministro relator”, disse Moraes.

A votação ficará aberta até o dia 25 de novembro. Falta o voto da ministra Cármen Lúcia.

Somente os quatro ministros vão votar sobre a questão. Com saída de Luiz Fux para a Segunda Turma do STF, uma cadeira está vaga e só será preenchida após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar um ministro para suceder Luís Roberto Barroso, que se aposentou.

Defesa
Pelas redes sociais, Eduardo Bolsonaro classificou o voto de Moraes como “caça às bruxas”.

“Moraes vota para me tornar réu. Outros candidatos anti-establishment, como o próprio Jair Bolsonaro, e favoritos ao Senado sofrerão a mesma perseguição. É o sistema se reinventando para sobreviver. Tudo que sei é via imprensa, já que jamais fui citado. Por que Moraes não usa os canais oficiais com os EUA?”, escreveu.

A defesa de Eduardo Bolsonaro foi feita pela Defensoria Pública da União (DPU). Durante a investigação, Moraes determinou a notificação do deputado, mas ele não constituiu advogado nem apresentou defesa.

No fim de outubro, a DPU pediu a rejeição da denúncia, argumentando que o deputado não é autor das sanções e que suas manifestações são “exercício legítimo da liberdade de expressão e do mandato parlamentar”.

Sesc realiza oficinas de Hip Hop em Arcoverde

Um movimento cultural, surgido nos anos 1970, nos Estados Unidos, vem se difundido mundo afora como um símbolo da resistência dos jovens negros. É o Hip Hop, que une o rap (ritmo e poesia), o DJing (criação de batidas), o graffiti (expressão visual) e o breakdance (dança de rua) para formar cultura urbana com forte ênfase na expressão social, política e de identidade.

Com o objetivo de valorizar o movimento, o Sesc Arcoverde promove, nos dias 16 e 20 de novembro, duas oficinas de Hip Hop, na biblioteca da unidade, com entrada gratuita.

A primeira, neste domingo (16), às 14h, faz parte do Circuito Breaking Itinerante Cypher Pernambuco, idealizado pelo Hip Hop Olinda, com incentivo estadual do Edital Fomento PNAB – Categoria IV (Diversidade, Cultura e Periferia) 2024/2025. A segunda, na quinta-feira (20), também às 14h, integra o 1º Encontro dos Quatro Elementos do Hip Hop Arcoverdense.

“A ideia é estimular o surgimento de novos breakers e promover uma prática que desenvolva a autonomia intelectual e física de quem participa, contribuindo, também, para acabar com os discursos e comportamentos opressivos sobre a comunidade do movimento”, afirma Mário Lopes, bibliotecário do Sesc Arcoverde.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Serviço: Oficinas de Hip Hop, no Sesc Arcoverde
Datas: 16 e 20 de novembro
Local: Biblioteca José Lins do Rêgo (Rua Capitulino Feitosa, s/n, Centro)
Entrada gratuita
Informações: (87) 3822-2901 (Whatsapp)

Prefeitura de Caruaru reúne representantes de entidades do comércio para apresentar melhorias no trânsito

Nesta quinta-feira (13), na sala de monitoramento, a Prefeitura de Caruaru se reuniu com representantes de entidades do comércio para apresentar ações de melhoria no trânsito do município. O diálogo foi conduzido pelo secretário de Articulação Política, Anderson Luiz; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, Jaime Anselmo e o presidente da Autarquia de Mobilidade de Caruaru, Coronel Edson Nóbrega.

Na reunião, foram apresentadas diversas ações importantes visando a segurança viária e mobilidade urbana em Caruaru. Em 2025, foram implementadas no município 20 lombadas, 14 faixas elevadas para travessia de pedestres, 1561 placas de sinalização e 349 faixas de pedestres.

Outro tema relevante foram as vagas de estacionamento rotativo, que, atualmente, totalizam 1300 vagas e mais 120 em implantação. No centro da cidade, ações de conscientização para condutores e pedestres estão sendo intensificadas, devido ao aumento no fluxo viário no período de fim de ano.

O momento teve a importante participação dos representantes de entidades do comércio. Estiveram na reunião o presidente do Sindloja, Augusto Costa; o presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura; o diretor da Acic, Marcilio Sales; e o 3° vice-presidente da CDL, Almir Leite.

Anderson Luiz enfatizou a importância da reunião: “O fim de ano é um período de muito movimento em Caruaru e, por isso, é essencial manter o diálogo aberto com quem faz o comércio acontecer. A gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro está sempre disposta a ouvir e buscar soluções conjuntas para melhorar as condições e a mobilidade em toda a cidade”, pontuou o Secretário de Articulação Política de Caruaru.

“É importante demais a gente conversar com os órgãos da Prefeitura. A gente sabe que o trânsito é uma questão muito séria e muito sensível das cidades. Lógico, temos técnicos na AMC, eles sabem como fazer essa gestão do trânsito, da mobilidade, mas as entidades também precisam ser ouvidas para a gente entender que o comércio é importante, as pessoas precisam chegar até os centros comerciais para poder comprar. A gente agradece muito à gestão municipal de Caruaru por abrir esse espaço para a gente dar as ideias e sugestões de melhoria tanto para as empresas quanto para a população de Caruaru”, enfatizou o presidente do Sindloja, Augusto Costa.

AMC promove mais uma capacitação para os novos Agentes de Trânsito

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade (AMC), promoveu mais uma importante capacitação para os novos Agentes de Trânsito. Os 39 servidores concluíram o curso de Direitos Humanos Aplicados ao Trânsito, realizado durante a semana na Escola de Governo, totalizando 24 horas de curso.

Nas palestras e debates, foram discutidas pautas referentes a sexualidade, raça, gênero, comportamentos sociais e as formas corretas de abordagem e reconhecimento de gênero e nome social. O curso também contou com orientações de como abordar um condutor com transtorno do espectro autista (TEA).

“Durante o curso, aprendemos diversos conceitos, que vão desde o tratado universal dos direitos humanos e a Constituição Federal até exemplos reais sobre a importância de tratar com respeito e garantir a igualdade para diferentes tipos de público, como, por exemplo, pessoas com o transtorno do espectro autista. Portanto, foi um curso que reforçou a relevância do papel que o agente de trânsito desempenha na sociedade”, destacou o agente Martins.