Tapetes de Corpus Christi unem fé, arte e comunhão na Diocese de Caruaru

A Diocese de Caruaru vivenciará, no próximo dia 04 de junho de 2026, a Solenidade de Corpus Christi, uma das mais importantes celebrações da fé católica. Entre os momentos mais aguardados da programação está a tradicional confecção dos tapetes ornamentais, expressão de fé, devoção e criatividade que há gerações marca esta festa dedicada à Santíssima Eucaristia.

Neste ano, na cidade de Caruaru a produção dos tapetes acontecerá na Avenida Rio Branco, com início em frente à Catedral de Nossa Senhora das Dores. A confecção será realizada das 8h às 12h, reunindo representantes das paróquias, pastorais, movimentos, serviços e organismos da Diocese, que juntos transformarão a via pública em um grande cenário de evangelização e testemunho da fé.

A tradição dos tapetes de Corpus Christi possui profundas raízes na espiritualidade católica. Ao preparar o caminho por onde passará o Santíssimo Sacramento, os fiéis expressam publicamente sua adoração a Jesus Cristo presente na Eucaristia. Trata-se de um gesto que une arte e oração, transformando ruas e avenidas em espaços de contemplação e anúncio do Evangelho.

Os tapetes costumam apresentar símbolos eucarísticos, passagens bíblicas, imagens religiosas e mensagens de fé, esperança e fraternidade. Para sua elaboração são utilizados diversos materiais, como serragem colorida, areia, sal, flores, sementes, pó de café e outros elementos que ajudam a compor verdadeiras obras de arte efêmeras, preparadas com dedicação e espírito de serviço.

Além de sua beleza visual, a iniciativa fortalece a comunhão entre as comunidades paroquiais. Crianças, jovens, adultos e idosos colaboram lado a lado, compartilhando talentos e vivenciando um momento de unidade em torno de Cristo Eucarístico. A preparação dos tapetes torna-se, assim, uma oportunidade concreta de integração e participação na vida da Igreja.

Programação da Solenidade de Corpus Christi em Caruaru

A programação diocesana terá início na Igreja do Convento dos Capuchinhos, com os seguintes momentos:
13h – Exposição do Santíssimo Sacramento e Adoração;
16h – Santa Missa presidida por Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap., Bispo Diocesano de Caruaru;
17h – Procissão Eucarística em direção à Catedral de Nossa Senhora das Dores;
18h – Bênção do Santíssimo Sacramento e, em seguida, caminhada para o Pátio de Eventos.

No Pátio de Eventos de Caruaru, a programação será concluída com a tradicional Noite Católica, a partir das 19h30, reunindo os fiéis para um momento de louvor e evangelização com apresentações de Albanita de Cássia, Comunidade Colo de Deus e Willian Sanfona.

Atenção às programações locais

A programação acima refere-se à celebração diocesana realizada na cidade de Caruaru. Nas demais cidades que compõem a Diocese, cada paróquia organizará suas próprias celebrações de Corpus Christi, de acordo com sua realidade pastoral e programação local.
Da mesma forma, durante o período da manhã do dia 04 de junho, as paróquias da cidade de Caruaru também promoverão celebrações, momentos de adoração, missas e outras atividades próprias em suas comunidades, antes do início da programação diocesana da tarde.

Por isso, os fiéis são convidados a acompanhar os horários e atividades específicas por meio das redes sociais e dos canais oficiais de comunicação de suas respectivas paróquias.
Celebrar Corpus Christi é renovar a fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia e testemunhá-la publicamente. Ao participar da confecção dos tapetes, da Santa Missa, da procissão e dos demais momentos programados, os fiéis são chamados a manifestar seu amor ao Senhor que continua caminhando com o seu povo e alimentando a Igreja com o Pão da Vida.

A Diocese de Caruaru convida todos os fiéis a participarem desta grande manifestação de fé, unidade e devoção ao Santíssimo Sacramento, fazendo de Corpus Christi um dia de encontro com Cristo e de renovação da missão evangelizadora da Igreja.

Caçada a homicidas termina com cinco presos em operação da Polícia Civil em Caruaru

Uma grande operação da Polícia Civil de Pernambuco resultou na prisão de cinco investigados por homicídios consumados e tentados em Caruaru. A ofensiva, denominada “Consecutio”, foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (3) pela 3ª Divisão de Homicídios do Agreste, reforçando o combate à violência letal no município.

Os alvos da operação são suspeitos de envolvimento em crimes de morte registrados entre 2025 e 2026 e que vinham sendo investigados pelas 19ª e 20ª Delegacias de Homicídios de Caruaru. Os mandados de prisão foram expedidos pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Caruaru após o avanço das investigações conduzidas pela Polícia Civil.

Com o apoio de 20 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, equipes foram mobilizadas para cumprir as ordens judiciais e retirar de circulação indivíduos apontados como autores de assassinatos e tentativas de homicídio que contribuíram para o aumento da violência na cidade.

A Operação Consecutio faz parte da estratégia da Polícia Civil para acelerar a elucidação de crimes contra a vida e garantir que os responsáveis sejam levados à Justiça. A ação foi coordenada pela Diretoria Integrada do Interior I (DINTER I) e supervisionada pela Chefia da Polícia Civil de Pernambuco.

As prisões representam mais um passo no enfrentamento aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em Caruaru. Os presos foram encaminhados para os procedimentos legais e permanecem à disposição da Justiça.

Hemope lança campanha para incentivar doação de sangue durante o período junino

Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause abriu as ações do São João e do Junho Vermelho da Fundação Hemope, nesta terça (2). A iniciativa busca estimular as doações de sangue em um período que a demanda dos hospitais costuma aumentar devido às viagens, celebrações e maior circulação de pessoas no Estado. O objetivo é reforçar os estoques de sangue e sensibilizar a população para um gesto simples que pode salvar vidas.

“Nesse ciclo de período junino, o Hemope e o governo do Estado se mobilizam para que a gente aumente o volume de doações de sangue, caso o sistema de saúde venha a precisar. A gente gostaria de convidar todas as pessoas que estão aptas a doar sangue, que venham, é rápido, não demora, só dói uma picadinha. Esse gesto significa que cada pessoa pode salvar quatro vidas”, afirmou Priscila Krause. Ela aproveitou a oportunidade e fez a sua doação.

O lançamento da campanha aconteceu na sede do Hemope, no Bairro das Graças, ao som do tradicional forró pernambucano, tocado por um trio pé de serra. A solenidade também foi marcada pela presença dos artistas Cristina Amaral, César Amaral, Amauri Nascimento e Trio Feira de Mangaio, que levaram ao hemocentro muita animação. Além disso, os bailarinos da quadrilha junina Lumiar encantaram o público com cores, dança e tradição.

A presidente do Hemope, Raquel Santana, destacou que a proposta da ação é unir a força da cultura popular à mobilização pela doação de sangue. Ela também ressaltou o apoio recebido do Governo de Pernambuco e da Secretaria Estadual de Saúde para o fortalecimento das campanhas.

O Hemope é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial que está vinculado à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco. “Queremos reforçar que doar sangue é um ato de amor ao próximo e que a solidariedade também faz parte das nossas tradições. Com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde, seguimos fortalecendo essa importante causa”, afirmou.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores da instituição. “Em todas as campanhas, encontro a mesma dedicação, entusiasmo e compromisso de uma equipe que trabalha para salvar vidas. O reconhecimento por esse trabalho é mais do que merecido”, afirmou.

Priscila Krause lembrou também que o Governo do Estado vem investindo na melhoria de estrutura da Fundação Hemope com obras de requalificação do hemocentro e hospital, com cerca de R$ 10 milhões já investidos, inclusive nos polos do Hemope em Caruaru. “Esse é um trabalho contínuo. O Hemope representa uma rede de amor, simbolizada na doação de sangue.”

Entre guitarras e sanfonas: Polo Azulão destaca a pluralidade musical do São João de Caruaru

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o circuito dos festejos juninos está apenas começando. A partir desta quinta-feira (4), o Polo Azulão traz em sua programação a 2ª Edição do Festival Rock Azulado. O evento se trata de uma competição voltada para as bandas caruaruenses que trabalham com músicas inéditas do rock e suas vertentes. A seletiva de bandas ocorreu no último mês de abril e as selecionadas, de acordo com o edital, irão integrar a programação do Polo Azulão. O concurso começa, a partir das 19h, com as bandas “Rolê Alternativo”, “Perpétuo Insigne”, “Segundo Turno” e “Inanna”. A noite será fechada com a “Uptown Blues Band”, grupo pioneiro da cena nacional de blues e jazz, com mais de 20 anos de estrada.

Ao todo, dez bandas irão se apresentar durante as três primeiras quintas-feiras do mês de junho e serão avaliadas por jurados com atuação reconhecida no cenário musical, levando em consideração os seguintes critérios: melhor música, intérprete e compositor. A soma das notas definirá a banda vencedora, que levará o prêmio de R$5 mil e terá a participação garantida na programação do São João 2027.

Dando continuidade à programação, na sexta-feira (5), sobe ao palco o cantor caruaruense multiartista Gabriel Sá, que presenteará o público com seu novo single “Ubuntu – Eu sou porque somos”, além de um show repleto de batidas fortes advindas do axé. Em seguida, o palco dará espaço à celebração da trajetória do cantor caruaruense Erisson Porto, com um show comemorativo aos seus 30 anos de carreira. O seu repertório mesclará canções autorais e obras consagradas. “Comemorar três décadas de caminhada na música, no palco do Polo Azulão, tem grande significado, por se tratar de um polo aberto para a cultura local. O show foi preparado com muito carinho, inspirado na literatura de cordel, baião, xote e frevo, pois a música nordestina pulsa em minhas veias. Será um passeio por vários álbuns e referências musicais que me inspiraram ao longo da trajetória”, explica Erisson.

A próxima atração será a Big Band à Nordestina, grupo que une a música instrumental à música nordestina, especificamente ritmos tradicionais como baião, xote, forró, toada, marchinha e xaxado. A banda “Falamansa” será a última atração da noite. Após mais de uma década, o grupo volta à Capital do Forró em pleno período junino. Em seu repertório, o chamado “forró universitário” ou “forró pé de serra”, com raízes da música nordestina. Entre seus maiores sucessos, estão as músicas “Rindo à toa”, “Xote da alegria” e “Oh! Chuva”.

No sábado (6), a banda Amanan, vencedora da primeira edição do Festival Rock Azulado, promete um show com músicas autorais e sucessos já conhecidos dos amantes do rock. Depois, sobe ao palco a cantora e compositora caruaruense Rogéria Dera, com seu mais novo single “Conto de Fadas”, em um show que mescla o lúdico com a poesia. Dando continuidade à noite, Almério, cantor altinense que ganhou os palcos nacionais, tendo seu talento reconhecido por vários ícones da música brasileira, entre eles Maria Bethânia, com quem gravou a música “Quero você”. Fechando a noite de festejos do polo alternativo, a cantora, compositora e multi-instrumentista paraibana Lucy Alves dará o tom para aqueles que curtem o autêntico forró.

O Polo Azulão fica localizado na Rua Armando da Fonte, ao lado do Grande Hotel.

Wendy Hazin mostra os bastidores do forró em especial de São João do Festival Playlist da Globo Nordeste

A Globo Nordeste reforça sua programação junina e exibe, no próximo dia 4 de junho, às 23h15, uma edição especial do Festival Playlist, dedicada ao maior festival de forró transmitido pela emissora.

Após integrar a cobertura dos festejos juninos da Globo Nordeste em 2025, Wendy Hazin retorna neste ano para uma nova participação especial, desta vez mostrando os bastidores do evento e os momentos que acontecem longe dos palcos.

O programa mergulha na preparação da festa e traz entrevistas com artistas que são destaque na temporada de São João. A cobertura dos bastidores fica sob o comando de Wendy, que acompanha a movimentação antes dos shows, conversa com músicos e revela ao público o clima dos camarins e da produção do festival.

Com mais de 600 mil seguidores nas redes sociais, a repórter, apresentadora e criadora de conteúdo digital conquistou uma audiência fiel graças ao seu estilo leve, espontâneo e bem-humorado. Pernambucana, ela utiliza suas plataformas para compartilhar histórias do cotidiano, comportamento e elementos da cultura nordestina, aproximando diferentes públicos de temas que fazem parte da identidade da região.

O Festival Playlist integra a programação especial de São João da Globo Nordeste, que amplia o espaço dedicado à cultura nordestina durante o mês de junho, com conteúdos voltados à música, às tradições populares e aos principais eventos da temporada.

“ O São João tem uma importância muito especial para nós nordestinos, e poder mostrar os bastidores do maior festival de forró é uma experiência única ”, afirma Wendy Hazin.

Extrema pobreza em Pernambuco recua 41% entre 2022 e 2025

Entre 2022 e 2025, a extrema pobreza em Pernambuco caiu 41%, com 626.148 pessoas deixando essa condição, segundo estudo elaborado pelo Instituto de Gestão Pública de Pernambuco (IGPE), com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a redução, o Estado alcançou o menor percentual da população em situação de extrema pobreza da série histórica da Pnad Contínua sobre Rendimento, iniciada em 2012.

“Recebemos esse resultado com muita responsabilidade, porque ele mostra que Pernambuco está avançando naquilo que mais importa: melhorar a vida das pessoas. Temos trabalhado para fortalecer a economia, gerar oportunidades e garantir que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa. Quando vemos mais famílias conquistando renda, autonomia e perspectivas de futuro, temos a confirmação de que estamos construindo um estado mais justo, com desenvolvimento que alcança todas as regiões e cria condições para que os pernambucanos possam seguir em frente com mais dignidade e esperança”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O estudo mostra que a redução da extrema pobreza segue em ritmo acelerado em Pernambuco mesmo após a atualização da linha internacional de extrema pobreza pelo Banco Mundial, que elevou o valor de referência de US$ 2,15 para US$ 3 por pessoa ao dia. O novo parâmetro foi definido com base na Paridade do Poder de Compra (PPC), indicador utilizado para comparar o custo de vida entre diferentes países.

Na prática, a mudança tornou mais rigoroso o critério de classificação da extrema pobreza, ampliando o universo de pessoas que podem ser enquadradas nessa condição. Ainda assim, Pernambuco manteve trajetória de queda no indicador, impulsionada por fatores como a criação do programa de transferência de renda Mães de Pernambuco, que já acumula R$ 717,6 milhões em investimentos desde 2024 e beneficia mais de 146 mil famílias, além do crescimento econômico acima da média nacional, da redução do desemprego e do aumento da renda da população.

Em 2022, considerando o valor atualizado da linha internacional de extrema pobreza, 1.521.944 pernambucanos viviam nessa condição, o equivalente a 16,1% da população. Em 2025, o número caiu para 895.796 pessoas, ou 9,4% dos habitantes do Estado. Pelo critério anterior do Banco Mundial, que adotava a linha de extrema pobreza de US$ 2,15 por pessoa ao dia, a redução em Pernambuco foi ainda mais expressiva, superando 50% no total de pessoas nessa situação.

“Os dados demonstram de forma clara que a política de combate à pobreza conduzida pela gestão da governadora Raquel Lyra tem apresentado resultados consistentes. O crescimento econômico histórico impulsionado pelo Estado vem sendo acompanhado pelo aumento da renda, pela redução da fome e pela melhoria da qualidade de vida da população pernambucana. Pernambuco está superando os índices mais críticos de pobreza do passado e criando condições para a ascensão social das famílias”, destacou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

EMPREGOS – No período de 2023 a 2025, a economia pernambucana registrou crescimento médio superior a 3%, de acordo com dados do Produto Interno Bruto (PIB). E desde janeiro de 2023, o Estado gerou 191 mil empregos formais, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado supera em 17 mil vagas o total de postos com carteira assinada criados entre 2010 e 2022. Além do destaque na geração de empregos, Pernambuco registrou o maior crescimento do rendimento médio mensal real entre os estados brasileiros entre 2022 e 2025. Segundo dados da Pnad Contínua, a renda média da população avançou 28,5% no período, passando de R$ 1.891 em 2022 para R$ 2.430 em 2025.

Operação da PF mira contratos da Prefeitura do Recife firmados durante gestão de Geraldo Júlio (PSB)

A Polícia Federal em Pernambuco, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta terça-feira (2) a Operação Check-in, que investiga um suposto esquema de corrupção, desvio de recursos públicos, fraudes licitatórias e lavagem de dinheiro envolvendo contratos celebrados com a Prefeitura do Recife.

De acordo com a PF, os fatos sob investigação ocorreram em 2020, período em que a capital pernambucana era administrada pelo ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB), um dos aliados políticos do atual prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB).

As investigações tiveram início em 2026, após a apreensão de canhotos de cheques durante a Operação Firenze. Segundo a Polícia Federal, os documentos apontam para o suposto pagamento de vantagem indevida a um agente público do alto escalão da administração municipal por parte de uma empresa contratada pela Prefeitura do Recife.

A apuração concentra-se em contratos de terceirização de mão de obra. Somente em 2020, a empresa investigada recebeu cerca de R$ 25,8 milhões da gestão municipal. Desse montante, aproximadamente R$ 17 milhões tiveram origem em recursos federais.

A PF também destaca que a empresa mantinha contratos com a Prefeitura do Recife antes de 2020, o que pode ampliar o alcance das investigações e o eventual prejuízo aos cofres públicos.

Ao todo, 32 policiais federais e dois auditores da CGU cumpriram oito mandados de busca e apreensão nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

Os investigados poderão responder por corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa, fraude em licitação ou contrato administrativo e lavagem de capitais.

A operação recebeu o nome de Check-in em referência aos talões e canhotos de cheques apreendidos anteriormente, que, segundo a PF, indicariam pagamentos de propina ao agente público investigado.

Em nota, a Prefeitura do Recife afirmou que não é alvo da operação e ressaltou que as investigações tratam de contratos firmados com uma empresa terceirizada que atuou junto ao município em 2020. O Executivo municipal declarou ainda que permanece à disposição dos órgãos de controle para colaborar com as investigações.

Maior Pé de Moleque do Mundo será realizado neste sábado, dia 6 de junho, em Caruaru

O Maior Pé de Moleque do Mundo, atração tradicional do Festival de Comidas Gigantes, integra a programação oficial do São João de Caruaru. O evento será realizado no dia 6 de junho, a partir das 18 horas, no bairro Rendeiras, reunindo moradores e turistas em torno de uma das receitas mais emblemáticas da culinária junina nordestina. Primor é patrocinadora oficial do evento.

A iguaria gigante costuma medir entre 20 metros de comprimento e pesar cerca de duas toneladas. A produção é realizada na Praça da Mocidade e na Casa Maria do Bolo, comandada por Maria Eugênia da Silva, conhecida como Dona Maria do Bolo, criadora da iniciativa.

O projeto surgiu em 1998, criado por Ana Catarina, a filha mais nova da confeiteira, e, com o passar dos anos, a tradição ganhou projeção na cidade e se tornou Patrimônio Vivo de Caruaru.

Com o patrocínio, a Primor associa sua presença no São João a uma das manifestações gastronômicas mais tradicionais da festa, reforçando a conexão da marca com receitas típicas, memória afetiva e cultura popular nordestina. A festa contará com apresentações dos cantores Derso Luiz, Reginaldo Azevedo, além de outras atrações culturais.

Serviço de pauta:

Maior Pé de Moleque do Mundo – Caruaru

Data: Sábado, 6 de junho

Horário: 18h

Local: Praça das Rendeiras – Rua Major João Coelho, 400, bairro Rendeiras, Caruaru/PE

Câmara de Caruaru antecipa primeira parcela do 13º salário e injeta R$ 854 mil na economia local

A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quarta-feira (3) o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores efetivos e comissionados da Casa Legislativa. A medida beneficia 226 colaboradores e representa uma movimentação financeira de R$ 854.977,22 na economia do município.

De acordo com a Câmara, a antecipação do benefício ocorre dentro do planejamento administrativo da instituição. Pela legislação, o pagamento da primeira parcela do 13º salário pode ser realizado até o dia 30 de novembro.

Segundo a Casa Legislativa, a iniciativa reflete o equilíbrio das contas públicas e a organização financeira mantida ao longo do exercício. O pagamento antecipado também proporciona maior disponibilidade de recursos para os servidores em um período de intensa movimentação econômica na cidade.

Além do impacto direto na renda dos funcionários, a liberação dos valores tende a contribuir para o fortalecimento do comércio e de outros setores econômicos de Caruaru, especialmente durante o período junino, quando há aumento na circulação de recursos e no consumo.

A Câmara Municipal destacou ainda que a medida faz parte de uma política voltada para a valorização dos servidores e para a manutenção da eficiência administrativa, pautada pela transparência na gestão dos recursos públicos.

Após três anos sem reajuste, tarifa do transporte público é atualizada para garantir sustentabilidade do sistema

Após três anos sem alterações na tarifa urbana, o sistema de transporte coletivo de Caruaru passou por uma atualização no valor da passagem. A medida foi aprovada pelo Conselho Municipal de Transporte (COMUT) e tem como principal objetivo assegurar a continuidade dos investimentos e a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros.

Desde o último reajuste, realizado em 2023, diversos insumos essenciais para o funcionamento do transporte público registraram aumentos expressivos. Entre eles estão o óleo diesel, pneus, peças de manutenção, aquisição de veículos e os custos com a folha salarial dos trabalhadores do setor.

Segundo informações apresentadas durante a reunião do COMUT, o percentual aprovado foi de 4,17%, elevando a tarifa de R$ 4,80 para R$ 5,00. O índice ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos quatro anos, que ultrapassou os 11% de acordo com o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e chegou a aproximadamente 18% considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial da inflação brasileira.

Com a atualização, o valor de R$ 5,00 será aplicado aos usuários da passagem embarcada (pagamento em dinheiro), além dos cartões Leva Comum, Vale-Transporte e Servidor. Já os usuários do Leva Estudante continuarão contando com o benefício da meia-passagem, que passará de R$ 2,25 para R$ 2,50.

Além disso, os passageiros da zona rural foram beneficiados pela padronização tarifária, que permite utilizar o transporte público pagando o mesmo valor da tarifa da cidade, sem cobrança adicional.