Maior Cuscuz do Mundo atrai milhares de pessoas por mais um ano

Foi realizada, nesse domingo (7), no Alto do Moura, a comemoração de uma das comidas gigantes mais importantes do São João de Caruaru: o Maior Cuscuz do Mundo. Em sua 33ª edição, o evento reuniu milhares de pessoas.

Patrícia Silva faz parte da organização do evento há oito anos e destacou o orgulho em desenvolver esse trabalho. “Queria deixar registrado meu orgulho, como empresa e como equipe, de fazer parte do Maior Cuscuz do Mundo. Não existe São João de Caruaru sem o cuscuz. Não é apenas uma comida que as pessoas vêm e comem, ele se tornou uma tradição cultural de Caruaru. Tanto que estamos levando cuscuz para outros estados. As pessoas estão começando a valorizar ainda mais a nossa cultura”, contou.

O cuscuz, que impressiona por sua estrutura gigante, alimenta tranquilamente a multidão com seus 800 kg de flocos de milho e 200 kg de acompanhamentos. O público vibrou com o momento mais esperado da tarde, quando a cuscuzeira foi destampada após a chegada do Trio Asas da América, que arrastou uma multidão na caminhada do forró.

Ainda no trio, o idealizador José Augusto, Patrimônio Vivo de Caruaru, fez um emocionante discurso sobre a importância do cuscuz para a cultura local, sendo bastante aplaudido pelo público presente.

A grandiosidade do cuscuz não atrai apenas caruaruenses e turistas. Comerciantes de outras cidades também aproveitam a oportunidade para aumentar a renda, como é o caso de José Paulo. “Eu sou de Recife e venho há cinco anos aproveitar a festa e vender minhas balas. Na primeira vez, foram amigos que me convidaram e, depois, vi a possibilidade de comercializar meus produtos. É o que venho fazendo nos últimos anos. Consigo me divertir e ganhar dinheiro ao mesmo tempo”, destacou.

Mas não são apenas turistas e comerciantes que prestigiam o evento. Os próprios caruaruenses também fazem questão de participar da festa. Segundo Lucivânia Ramos, o Maior Cuscuz do Mundo é uma das celebrações mais aguardadas do período junino. “Particularmente, a festa de hoje é a que eu mais gosto. Já venho por cinco anos consecutivos e, por ser durante o dia, a gente curte bem mais e ainda consegue ir para o pátio à noite”, finalizou.

Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho celebra 43 anos como patrimônio ambiental de Caruaru

Nesse domingo (7), o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, conhecido como Serra dos Cavalos, celebra 43 anos de existência. Administrado pela Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), o espaço é um dos principais patrimônios ambientais de Caruaru e desempenha papel fundamental na conservação dos recursos naturais da região.

A Prefeitura de Caruaru, reforça o compromisso com a conservação da área, a proteção da biodiversidade e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à sustentabilidade, garantindo que Serra dos Cavalos continue sendo uma referência ambiental para Pernambuco e para o Brasil.

Com uma importante área de reserva ambiental, o parque abriga remanescentes da Mata Atlântica, diversas espécies da fauna e da flora nativas, além de nascentes que contribuem para o equilíbrio ecológico e para a segurança hídrica do município. Ao longo de mais de quatro décadas, o Parque consolidou-se como um símbolo da preservação ambiental e da conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável.

“Celebrar os 43 anos de Serra dos Cavalos é reafirmar o compromisso de Caruaru com a preservação ambiental. Este patrimônio natural protege nossa biodiversidade, nossas nascentes e contribui para a qualidade de vida da população, sendo um legado que deve ser cuidado e valorizado por todas as gerações”, destacou o secretário, Fagner dos Animais.

Governadora Raquel Lyra entrega novos 40 ônibus e avança na renovação da frota do transporte na Região Metropolitana do Recife

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta segunda-feira (8), 40 novos ônibus que passam a reforçar a frota do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Garantindo segurança e conforto, os veículos possuem ar-condicionado, plataforma elevatória para pessoas com deficiência e espaço reservado para usuários de cadeira de rodas. Os novos equipamentos foram adquiridos através do novo PAC do governo federal. Anualmente, o Governo de Pernambuco investe cerca de R$ 500 milhões no transporte coletivo da RMR, garantindo um amplo programa de renovação, modernização e melhoria da qualidade do transporte público.

“Temos trabalhado para melhorar o transporte público de passageiros na Região Metropolitana do Recife. Desde 2023, já entregamos 420 novos ônibus com ar-condicionado, estamos trabalhando nas melhorias dos corredores de ônibus Norte-Sul e Leste-Oeste, em reformas de terminais, dentre outras ações, como as melhorias das vias metropolitanas. Tudo isso, para que todos os usuários do sistema, possam ir e voltar para casa com tranquilidade e segurança”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os veículos serão operados pela empresa Mobibrasil e atenderão as cidades de Recife, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Olinda. Os veículos seguem um padrão de controle de emissões, contribuindo para a redução dos impactos ambientais, além de oferecer maior eficiência operacional. Com a nova remessa, o Governo do Estado alcança a marca de 80 ônibus novos incorporados ao sistema em 2026, reforçando o compromisso da gestão estadual com a modernização da frota e a melhoria da mobilidade urbana.

“Temos enfrentado o desafio de transformar a mobilidade urbana na RMR. Hoje, com a entrega desses novos ônibus, chegando à marca de 80 unidades destinadas em 2026, o Governo de Pernambuco busca ampliar e renovar nossas frotas em cidades estratégicas da RMR”, destacou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves.

O presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Matheus Freitas, falou sobre as ações da gestão estadual na mobilidade urbana. “Também temos dado prioridade tanto para a requalificação dos corredores de BRT quanto das estações e dos terminais integrados. O Grande Recife tem feito sua parte, garantindo uma boa experiência ao cidadão que usa o transporte público todos os dias”, enfatizou.

A motorista Elaine Cristina, que exerce a profissão há 17 anos, destacou o impacto que os novos ônibus vão trazer no dia a dia. “Como profissional, a gente quer trabalhar com conforto e levar esse conforto para o usuário. Os carros novos garantem isso. Nós, motoristas, temos muito que agradecer”, pontuou a profissional.

Estiveram presentes na solenidade o deputado federal Eduardo da Fonte; os deputados estaduais João Paulo, Romero Sales Filho, Izaías Régis, Pastor Cleiton Collins e Henrique Queiroz Filho; os prefeitos Fátima Borba (Cortês) e Henrique Queiroz (Buenos Aires); os vereadores do Recife Alef Collins, Davi Muniz e Agora é Rubem.

Há 20 anos sem ficar em dia: motocicleta é flagrada pela PRF em Caruaru

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, nesta sexta-feira (5), uma motocicleta que estava com o licenciamento atrasado há 20 anos, na BR 232, em Caruaru, no Agreste pernambucano. O veículo possuía diversas irregularidades e era conduzido por um condutor inabilitado.

Policiais realizavam uma ronda, quando avistaram uma motocicleta sem retrovisores no Km 135 da rodovia. Durante a abordagem, a equipe constatou que o último licenciamento emitido para o veículo era de 2005.

Outras irregularidades foram verificadas, como pneus carecas, placa ilegível e escapamento ineficiente. O condutor não possuía a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e disse que havia adquirido a motocicleta há oito dias.

Além disso, o capacete utilizado pelo condutor não possuía películas refletivas nem o selo do Instituto Nacional de Metrologia Legal (Inmetro). A equipe emitiu autuações pelas irregularidades e a motocicleta foi recolhida ao pátio.

Noite Católica leva fé e emoção ao Pátio de Eventos do São João de Caruaru

A Noite Católica do Maior e Melhor São João do Mundo reuniu fiéis nesta quinta-feira (4), no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, em Caruaru. A programação foi marcada por momentos de oração e louvor, destacando a tradição religiosa que integra o calendário do São João.

A primeira atração da noite foi Albanita de Cássia, que abriu a programação com canções de fé. Em seguida, o grupo Colo de Deus subiu ao palco e conduziu o público em um momento de adoração, reunindo pessoas de diferentes idades em uma celebração marcada pela espiritualidade.

Emocionada, a psicóloga Karla Barros acompanhou a pregação de Colo de Deus, em oração “É a presença de Cristo que eu sinto. Quando a gente se abre, se permite, ele vem”, relatou.

Encerrando a programação, William Sanfona levou ao público um repertório que uniu a tradição nordestina e a música católica, fechando a noite em clima de devoção e alegria.

A programação completa do Maior e Melhor São João do Mundo está disponível no perfil oficial do São João de Caruaru nas redes sociais. instagram.com/saojoaocaruaru.oficial/

MP orienta partidos a reforçar apoio a mulheres, negros e indígenas nas eleições

Em orientação enviada aos partidos políticos nesta quarta-feira (3), o Ministério Público Eleitoral recomendou a adoção de medidas para garantir a efetividade das políticas afirmativas voltadas às candidaturas femininas, negras e indígenas nas eleições gerais de 2026. As informações são do Congresso em Foco.

O documento orienta as legendas a dar transparência à distribuição de recursos públicos de campanha, assegurar o repasse proporcional de verbas e tempo de propaganda e adotar ações concretas de prevenção à violência política de gênero, raça e etnia.

A recomendação foi assinada pelo vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, e considera decisões recentes do TSE e do STF que consolidaram mecanismos de inclusão e participação de grupos historicamente sub-representados no processo eleitoral.

Entre as orientações, o MPF recomenda que os partidos divulguem os critérios utilizados para a distribuição de recursos oriundos dos fundos públicos de campanha, especialmente aqueles destinados às candidaturas femininas, negras e indígenas. A Procuradoria também orienta que os repasses sejam realizados até 30 de agosto de 2026, prazo definido pela Justiça Eleitoral para permitir a utilização efetiva dos recursos durante a campanha.

O documento ainda recomenda que as legendas garantam um volume mínimo de recursos para cada candidatura contemplada pelas ações afirmativas, de forma a assegurar condições reais de disputa. Segundo o MPE, os valores reservados para mulheres, pessoas negras e indígenas não poderão ser utilizados para financiar candidaturas fora dos percentuais previstos na legislação eleitoral.

No campo da propaganda eleitoral, a orientação é para que os partidos distribuam o tempo de rádio e televisão de forma proporcional e suficiente para garantir visibilidade efetiva às candidaturas femininas, negras e indígenas, respeitando os critérios estabelecidos pela jurisprudência do STF e do TSE.

A recomendação também trata do enfrentamento à violência política. O MPE orienta as siglas a adotarem medidas concretas de prevenção, repressão e combate à violência política de gênero, raça e etnia. Entre as possibilidades está o uso de recursos eleitorais para custear a segurança pessoal de candidatas e financiar ações institucionais voltadas ao enfrentamento desse tipo de prática.

No caso das candidaturas indígenas, a Procuradoria destaca a necessidade de apoio logístico, comunicacional e financeiro adequado às especificidades territoriais e culturais dos povos originários. Segundo o documento, os partidos devem assegurar que o financiamento proporcional previsto pela Justiça Eleitoral produza efeitos concretos e não se limite ao cumprimento formal das cotas.

A recomendação será encaminhada aos procuradores regionais eleitorais para divulgação e acompanhamento nos estados durante o processo eleitoral de 2026.

Líder nas pesquisas e no digital: Estudo aponta Raquel Lyra como governadora mais popular do Brasil

Raquel Lyra (PSD) é a governadora com maior engajamento orgânico do Brasil no Instagram. Os dados são da plataforma internacional Fanpage Karma, uma das principais ferramentas de monitoramento e inteligência de mídias sociais do mundo, analisados pelo estudo da BN3 Marketing Baseado em Números, consultoria especializada em comunicação política e marketing digital. A coleta dos dados considerou o período de 1º a 31 de maio de 2026 e avaliou o desempenho dos 27 governadores brasileiros a partir da soma de reações, comentários e compartilhamentos gerados em publicações públicas no Instagram.

No ranking nacional de engajamento, a governadora de Pernambuco, ficou à frente de gestores de estados com maior população como Tarcísio de Freitas (Republicanos – São Paulo) e Ratinho Junior (PSD – Paraná), e de outros chefes do executivo estadual de diversas regiões com grande relevância nacional, como Eduardo Leite (PSD–RS), Jerônimo Rodrigues (PT – Bahia) e Jorginho Mello (PL – Santa Catarina). O levantamento fez o tratamento dos dados de reações, comentários e compartilhamentos gerados em publicações públicas no Instagram. Ou seja: nada de bots ou engajamento artificial. É o povo interagindo de verdade.

Esse crescimento aponta a consonância de uma maior percepção das entregas do governo, e os dados que colocam Raquel liderando entre os governadores mais engajados do país, confirmam o ritmo de crescimento de sua presença digital. Segundo o levantamento da BN3, o perfil de Raquel no instagram registrou durante o mês de maio mais de 4 milhões e 455 mil interações orgânicas. Já a plataforma de análise socialblade, aponta a governadora um ganho de mais de 92 mil seguidores apenas no mês de maio, ultrapassando a marca de 1 milhão e 773 contas seguindo o perfil de Raquel na rede social da Meta.

Liderança e aprovação também nas pesquisas

Engajamento no digital, avalanche de apoios no corpo a corpo, e na política do dia a dia. As últimas pesquisas divulgadas em Pernambuco e em diversos institutos (Veritá, Múltipla e Datafolha) colocam a governadora na liderança nas intenções de votos e com uma sólida e crescente aprovação.
A pesquisa Datafolha, divulgada na última semana de maio, mostra Raquel com 48% das intenções de voto e o ex-prefeito de Recife, João Campos (PSB) com 43%.
Após três anos e quatro meses de governo, a gestão de Raquel Lyra apresenta alto índice de aprovação. Dois em cada três eleitores de Pernambuco (67%) aprovam o trabalho do governo estadual.

O ranking completo do TOP 5 Governadores

Para visualizar melhor o desempenho dos gestores, veja a tabela abaixo com os cinco governadores mais engajados do Brasil em maio de 2026:

Prefeitura de Caruaru define calendário de corridas de rua, junto à organizadores, e fortalece o esporte no município

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, realizou, na terça-feira (02), uma reunião com organizadores de corridas de rua do município para esclarecer pontos relacionados ao Decreto Municipal nº 025/2026 e à nova portaria que regulamenta a realização de corridas de rua.

O encontro contou com a participação de representantes das corridas de rua, da Secretaria Executiva de Esportes e da Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC). Durante a reunião, foram apresentados esclarecimentos sobre as normas vigentes, procedimentos necessários para autorização dos eventos e demais orientações previstas na legislação municipal.

Além dos esclarecimentos, o momento também foi dedicado à construção do calendário de corridas de rua para o segundo semestre de 2026. A iniciativa busca organizar as provas esportivas, evitar conflitos de datas e garantir maior planejamento e segurança para atletas, organizadores e órgãos envolvidos na realização dos eventos.

“Foi um encontro muito produtivo e fundamental para esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao decreto. Para nós, que organizamos corridas de rua, contar com esse suporte do município contribui para que as provas sejam cada vez mais profissionais, seguras e organizadas”, comentou Welter Duarte, CEO da Abase eventos esportivos.

Comércio de Caruaru funcionará no feriado de Corpus Christi

Os consumidores que pretendem ir às compras durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (4), poderão encontrar lojas abertas em Caruaru. O funcionamento, no entanto, dependerá do cumprimento das exigências previstas na Convenção Coletiva de Trabalho para o comércio varejista. O Sindloja Caruaru informou que já está disponível a solicitação de autorização para jornada de trabalho no feriado por meio da plataforma E-Sind.

Neste ano, Corpus Christi passa a integrar oficialmente o calendário de feriados municipais de Caruaru, conforme estabelece a Lei Municipal nº 7.334/2024. A mudança representa uma alteração importante para o setor produtivo local, já que o município revogou o feriado de São Pedro, celebrado em 29 de junho, adequando a legislação municipal às regras previstas na legislação federal sobre feriados civis e religiosos.

Para que possam abrir as portas e operar normalmente durante o feriado, as empresas do comércio e dos centros de compras precisam atender às condições estabelecidas na Convenção Coletiva. Entre as obrigações estão a comunicação prévia ao Sindloja, o pagamento da taxa de autorização para empresas não associadas, a concessão de ajuda de custo aos trabalhadores escalados e a garantia de folga compensatória em até 30 dias.

A medida busca equilibrar a atividade econômica em um dos períodos de maior movimentação comercial do ano em Caruaru, impulsionado pela abertura do São João. Para muitos lojistas, a possibilidade de funcionamento representa uma oportunidade de ampliar as vendas e aproveitar o aumento do fluxo de consumidores na cidade.

O Sindloja alerta que o descumprimento das regras pode resultar em multas previstas na Convenção Coletiva, além de sanções aplicadas pelos órgãos de fiscalização trabalhista. A entidade também informou que segue oferecendo orientação aos empresários interessados em manter suas atividades durante o feriado de Corpus Christi.

Após sentir-se mal, vereador Renato Lyra recebe atendimento na UPA do Salgado

O vereador Renato Lyra foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Salgado, em Caruaru, na tarde desta quarta-feira (3), após apresentar sintomas que exigiram avaliação médica. De acordo com informações divulgadas por sua assessoria, o parlamentar deu entrada na unidade relatando desconforto físico e foi prontamente assistido pela equipe de saúde.

Segundo o comunicado, após os primeiros atendimentos e procedimentos clínicos realizados na UPA, o quadro de saúde de Renato Lyra foi estabilizado. A nota informa ainda que ele permaneceu consciente e orientado durante todo o acompanhamento médico, apresentando boa evolução após os cuidados recebidos.

A assessoria também destacou o atendimento prestado pelos profissionais da rede municipal de saúde, agradecendo à equipe da unidade pela assistência prestada. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a causa dos sintomas nem informações sobre a necessidade de exames complementares ou acompanhamento especializado.