Professor da Rede Municipal de Caruaru concorre a uma das maiores premiações da internet na categoria educação

A Secretaria de Educação de Caruaru, através de um professor da rede, está participando do prêmio iBest, uma realização da iBest Global, que em sua edição de 2025 irá distinguir as melhores iniciativas do universo digital brasileiro, a partir de votação popular e de especialistas. Para a categoria de melhor professor como criador de conteúdo, concorre ao prêmio, o professor Leonel Barbosa, da Escola Municipal Professor Machadinho.

A votação tem início na próxima segunda (1), e a população pode votar quantas vezes quiser. Para ter acesso, basta clicar no link https://premioibest.vote/538447202 e realizar a votação na categoria melhor professor criador de conteúdo.

“Estou muito feliz com a indicação,é, sem dúvidas uma forma de reconhecimento do meu trabalho e da nossa classe de professores, não só pelo trabalho executado diariamente, mas por toda conjuntura que realizamos ao longo de todos os anos”,afirmou o professor Leonel Barbosa.

O preêmio iBest é uma das maiores premiações da internet brasileira e reconhece criadores de conteúdo em diversas áreas, incluindo educação. Caso classificado na votação, o docente irá até a capital paulista para participar da cerimônia de recebimento de placa.

Pátio de Eventos cheio e forró sem parar: domingo reúne gigantes do gênero no São João de Caruaru 2026

O primeiro domingo (31) do São João de Caruaru 2026 foi marcado por uma verdadeira celebração da cultura nordestina e do forró em suas mais diversas vertentes. Com um Pátio de Eventos Luiz Gonzaga tomado por um ótimo público, cinco grandes atrações fizeram a alegria dos forrozeiros e transformaram a noite em mais um capítulo memorável do Maior e Melhor São João do Mundo.

Subiram ao palco os cantores Assum Preto e Jonas Esticado, além das consagradas bandas Mastruz com Leite, Cavaleiros do Forró e Limão com Mel. Em uma mistura perfeita entre o forró tradicional, o eletrônico e o romântico, os artistas embalaram os forrozeiros com sucessos que atravessam gerações, proporcionando momentos de nostalgia, emoção e muita animação.

“Sou fã da Mastruz com Leite e da Limão com Mel. Mais uma vez, elas estão me emocionando com os sucessos que conheci ainda na adolescência. É um domingo que só o São João de Caruaru consegue proporcionar”, afirmou Rosa Silva.

A noite também teve um significado especial para o cantor Assum Preto, que fez sua estreia em carreira no São João de Caruaru.

“Subir ao palco principal do São João de Caruaru pela primeira vez em carreira solo é a realização de um sonho que carrego há muitos anos”, destacou Assim Preto.

A programação do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga segue na próxima quinta-feira (4), com a tradicional Noite Católica.

Confira a programação completa no Instagram oficial do São João de Caruaru. https://www.instagram.com/p/DZAQp-blnIv/?igsh=N3dkdDN3eDQweGRz

Vereador do Recife registra boletim de ocorrência após desentendimento com prefeito durante evento em São José do Belmonte

O vereador do Recife, Gilson Filho, registrou nesta segunda-feira (1º) um boletim de ocorrência na Delegacia de Boa Viagem, no Recife, relatando um episódio envolvendo o prefeito de São José do Belmonte, Vinícius Marques.

O parlamentar esteve acompanhado do advogado Edson Queiroz. Segundo a defesa, o caso será encaminhado para apuração pelas autoridades competentes. O advogado destacou que o crime de ameaça está previsto no artigo 147 do Código Penal Brasileiro.

De acordo com o relato apresentado por Gilson Filho, o episódio ocorreu no último domingo (31), durante a realização da Cavalgada Pedra do Reino, em São José do Belmonte. O vereador afirma que acompanhava a passagem do cortejo quando Vinícius Marques teria se aproximado a cavalo e proferido a frase: “Se liga! Aqui não é Recife não. Tu se liga!”.

Após registrar a ocorrência, Gilson Filho abordou o assunto durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal do Recife. O parlamentar classificou o episódio como uma intimidação e afirmou que pretende adotar as medidas judiciais cabíveis.

“Vou tomar todas as medidas legais para que os fatos sejam apurados pelas autoridades competentes”, declarou.

O caso repercutiu nas redes sociais e no meio político. Segundo Gilson Filho, ele recebeu manifestações de apoio após a divulgação do ocorrido.

Até o momento da publicação desta matéria, não havia sido divulgada manifestação oficial do prefeito Vinícius Marques sobre o registro da ocorrência. O espaço permanece aberto para posicionamento.

PRF apreende 800kg de explosivos transportados irregularmente na Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite de domingo (31), 800 Kg de explosivos transportados de forma irregular na BR-407, em Juazeiro, na Bahia. Dois homens que teriam sido contratados para transportar a mercadoria foram detidos na abordagem.

O flagrante foi realizado durante uma fiscalização de equipes da PRF de Petrolina, do Núcleo de Operações Especiais e do Grupo de Operações com Cães, que interceptaram uma caminhonete ocupada por dois homens. Ao serem questionados, os suspeitos informaram que transportavam explosivos sem qualquer documentação ou autorização legal. Eles disseram que o material teria como destino uma área de garimpo ilegal no estado do Pará.

Na vistoria do compartimento de carga, foram encontrados aproximadamente 800 quilos de dinamite, 2.400 espoletas detonadoras e quatro rolos de fio para detonação, somando cerca de mil metros de material que poderia ser utilizado em atividades de detonação de rochas.
A contagem e perícia detalhada dos explosivos serão realizadas pelos órgãos competentes, devido à natureza sensível do material.

Diante da ausência de documentação e da suspeita de transporte ilegal de artefatos explosivos, os envolvidos foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Juazeiro. O veículo utilizado no transporte e todo o material apreendido também foram encaminhados à autoridade policial.

Apoio popular a Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro engole protesto da oposição na abertura do São João

Pedro Augusto/Blog Capital

A abertura da programação urbana do Maior e Melhor São João do Mundo 2026 foi marcada por grandes públicos, celebração popular e demonstrações de força política. No Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e nos demais polos da festa, a exemplo da Estação Ferroviária, milhares de pessoas acompanharam, na noite deste sábado, o início dos festejos juninos da Capital do Forró.

Foi justamente na Estação Ferroviária que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, protagonizaram um dos momentos mais emblemáticos da abertura. Recebidos sob aplausos e manifestações de entusiasmo por parte do público, os dois gestores foram ovacionados pelas milhares de pessoas presentes, em uma demonstração que refletiu não apenas a grandiosidade do São João, mas também o atual momento de integração entre os governos estadual e municipal na realização do evento.

A calorosa recepção dada à governadora e ao prefeito acabou ofuscando uma manifestação promovida por setores da oposição. O movimento, apontado por aliados governistas como articulado pela ex-candidata derrotada à Prefeitura de Caruaru, Michelle Santos, filiada ao PSOL, acabou sendo engolido diante da expressiva presença popular e do protagonismo exercido pelas duas lideranças políticas ao longo da noite.

A legenda de Michelle mantém proximidade histórica com o PSB, partido do ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Nos bastidores políticos, aliados de Raquel e Rodrigo lembraram que, durante os oito anos de sua gestão, Paulo Câmara raramente compareceu às festividades juninas de Caruaru, apesar da relevância econômica, cultural e turística do evento para Pernambuco.

Segundo informações obtidas pelo Blog Capital, pessoas de outras cidades pernambucanas teriam sido mobilizadas para participar da manifestação. Ainda assim, a iniciativa não conseguiu reduzir o protagonismo de Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro, que concentraram as atenções do público e da imprensa durante a abertura da programação urbana.

Palhinha

Ovacionada ao lado de Rodrigo Pinheiro, a governadora Raquel Lyra também protagonizou um momento descontraído. Ao encontrar a cantora Solange Almeida em uma ação promocional de uma das patrocinadoras do São João, ela arriscou cantar trechos da clássica “Capital do Forró”, arrancando aplausos e sorrisos dos forrozeiros que acompanhavam a cena.

O coração do São João bate mais forte: Caruaru inicia programação urbana da maior festa junina do país

Após o sucesso do São João na Roça, que percorreu 13 comunidades da zona rural, o Maior e Melhor São João do Mundo entra em uma nova fase neste fim de semana com a abertura dos polos urbanos da festa.

A partir deste sábado (30), caruaruenses e turistas poderão aproveitar uma programação distribuída por diversos espaços da cidade, levando o clima junino para diferentes regiões da Capital do Forró. A expectativa é receber cerca de 4 milhões de visitantes ao longo do período junino e movimentar aproximadamente R$ 760 milhões na economia local.

Além do tradicional Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, os festejos também movimentam polos como o Alto do Moura, Rildo Hora, Polo das Quadrilhas, Casa Rosa e Azulão. Na Estação Ferroviária, o público poderá conferir o Polo do Repente, Polo Camarão, Polo Infantil e o Polo Audiovisual, instalado no primeiro andar do espaço. A programação ainda conta com atrações itinerantes, como bacamarteiros, bandas de pífano e quadrilhas juninas, que circularão pela estação ao longo da festa.

No Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, a programação começa neste sábado (30) com apresentações da Orquestra de Pífanos e Maestro Mozart Vieira, Elba Ramalho, Solange Almeida e Mari Fernandez. Já no domingo (31), sobem ao palco Assum Preto, Cavaleiros do Forró, Mastruz com Leite, Limão com Mel e Jonas Esticado. Ao longo da programação, o palco principal receberá mais de 60 apresentações até o dia 27 de junho.

Outra novidade deste ano é a transmissão dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2026. As partidas dos dias 13, 19 e 24 de junho serão exibidas em telões instalados no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga e no Polo Azulão.

Para garantir o funcionamento integrado da festa, o Centro de Operações Integradas (COI) atuará durante todo o período junino. O espaço reúne diversos órgãos que acompanham a programação em tempo real e atuam de forma conjunta nas áreas de segurança, saúde, mobilidade e atendimento ao público. A estrutura conta com cerca de 800 agentes de segurança, monitoramento aéreo, reconhecimento facial e 310 câmeras distribuídas em pontos estratégicos do evento.

A programação completa do São João de Caruaru 2026 pode ser conferida no Instagram oficial da festa, @‌saojoaocaruaru.oficial.

São João deve criar até 3,3 mil empregos temporários em Caruaru e superar números de 2025

Pedro Augusto/Blog Capital

O aquecimento da economia impulsionado pelo São João de Caruaru 2026 deverá resultar em um aumento de até 10% na contratação de trabalhadores temporários em relação ao ano passado. A projeção é do auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Reginaldo, que estima um crescimento entre 5% e 10% nas vagas formais criadas durante o período junino de 2026.

Em 2025, os festejos juninos foram responsáveis pela geração de aproximadamente 3 mil empregos temporários com carteira assinada em Caruaru. Para este ano, a expectativa é de um desempenho ainda melhor, impulsionado pelo fortalecimento da economia, pelo aumento da renda das famílias e pelos reflexos da Copa do Mundo sobre setores estratégicos da economia regional.

Comércio lidera contratações; indústria e serviços aparecem na sequência

De acordo com o levantamento realizado especialmente para o Blog Capital, o comércio será novamente o principal responsável pelas admissões temporárias, concentrando cerca de 50% das vagas abertas para o período junino. Em seguida aparece a indústria, especialmente o Polo de Confecções do Agreste, com participação de 30%. O setor de serviços, que engloba bares, restaurantes, hotéis e atividades de entretenimento, responde por aproximadamente 20% das contratações.

Segundo Francisco Reginaldo, as admissões começam a ocorrer ainda em abril, inicialmente na indústria e no comércio, ganhando força em junho com a expansão das atividades ligadas ao turismo e ao lazer.

“O São João de Caruaru, essa gigantesca festa que atravessa divisas e fronteiras, além de celebrar a tradição e integrar famílias, também movimenta toda a cadeia econômica, não apenas de Caruaru, mas de toda a região que circunda o município, aumentando as receitas das empresas e gerando emprego, trabalho e renda para a população”, destacou.

O auditor lembra que Caruaru vem consolidando sua posição como a segunda cidade pernambucana que mais gera empregos formais, atrás apenas do Recife, e que os períodos sazonais têm papel importante nesse desempenho.

“Os festejos juninos representam o segundo período do ano que mais gera empregos temporários. Apenas o ciclo de Natal e fim de ano supera o São João em volume de contratações sazonais”, explicou.

Francisco Reginaldo também alertou para a necessidade de formalização dos contratos de trabalho. Segundo ele, os vínculos temporários costumam ter duração entre 30 e 90 dias e devem obrigatoriamente ser registrados.

“A legislação exige a formalização dos contratos temporários. O descumprimento pode gerar multas que variam entre R$ 800 e R$ 3 mil por trabalhador não registrado”, ressaltou.

Copa do Mundo deve impulsionar Polo de Confecções

Outro fator apontado pelo auditor para o crescimento das contratações em 2026 é a realização da Copa do Mundo, que deverá aquecer principalmente o Polo de Confecções do Agreste.

“Avaliamos que este ano haverá um incremento entre 5% e 10% nas contratações temporárias, principalmente em razão do crescimento da economia, do aumento da renda das famílias e também pela realização da Copa do Mundo, que deve movimentar significativamente o Polo de Confecções e ampliar a demanda por produção e mão de obra”, afirmou.

Para Francisco Reginaldo, a combinação entre o maior evento turístico do Nordeste e o impacto econômico da Copa cria um cenário favorável para geração de renda, fortalecimento dos negócios e expansão do mercado de trabalho formal em Caruaru ao longo de 2026.

Trabalho da Secretaria da Mulher de Caruaru é apresentado como referência nacional em Brasília

A Secretária interina da Mulher de Caruaru, Hannah Miranda, participou, nesta quarta-feira (27), em Brasília/DF, de uma audiência pública promovida pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados para debater o NIOJ Maria da Penha, Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimento de Ordens Judiciais, e a possibilidade de replicação da iniciativa em âmbito nacional.

Realizada no Plenário 6 do Anexo II da Câmara dos Deputados, a audiência reuniu representantes institucionais para discutir os impactos e resultados da experiência desenvolvida em Caruaru no fortalecimento das políticas de proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Durante o encontro, foram debatidas estratégias voltadas ao monitoramento, cumprimento de medidas protetivas e atuação integrada da rede de proteção, com foco na ampliação de mecanismos de enfrentamento à violência contra a mulher em diferentes regiões do país.

A presença de Caruaru na discussão reforça o reconhecimento da atuação desenvolvida pelo município na promoção de políticas públicas voltadas à proteção, acolhimento e garantia de direitos das mulheres.

Em Belo Jardim, no Agreste Central, governadora Raquel Lyra entrega novo Terminal Rodoviário e títulos de propriedade

A governadora Raquel Lyra apresentou, nesta quinta-feira (28), uma série de ações para o município de Belo Jardim, no Agreste Central. A gestora entregou a requalificação do Terminal Rodoviário do município, que recebeu investimento de mais de R$ 1 milhão, 181 títulos de propriedade para os bairros Cohab I e II, e autorizou o início das obras da quadra poliesportiva do 15º Batalhão da Polícia Militar (PM). Ainda para Belo Jardim, a gestora assinou convênio para pavimentação de 52 ruas, no valor de quase R$ 7 milhões, e garantiu os recursos para construção de duas creches pela prefeitura.

“Nós chegamos aqui em Belo Jardim com um pacote de investimentos em diversas áreas, sempre trabalhando com o pé no acelerador, mas sem deixar ninguém para trás. Cuidado, atenção e afeto, é assim que fazemos o Governo de Pernambuco. Trabalhamos todos os dias para tirar do papel os sonhos de cada um dos pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A requalificação do Terminal Rodoviário de Belo Jardim, por onde circulam cerca de 150 pessoas diariamente, contou com melhorias estruturais que incluem: nova cobertura, reforço nas colunas, troca de piso, pintura geral e revisão completa das redes elétrica e hidráulica, além da reforma integral dos banheiros. A cidade é um polo estratégico no Agreste de Pernambuco. Diariamente, sete linhas intermunicipais circulam no terminal, conectando o município a destinos como Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Triunfo e Buíque, além de servir como ponto de apoio essencial para viagens interestaduais.

Já a entrega dos títulos de propriedade representa estabilidade jurídica, reconhecimento legal da moradia e acesso a direitos fundamentais às famílias. A ação faz parte da Semana do Solo Seguro, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca fortalecer políticas de regularização fundiária e ampliar o acesso da população à moradia formal e à segurança jurídica em todo o país.

“A entrega destes 181 títulos de propriedade na cidade é a efetivação de um trabalho que começou há aproximadamente um ano. Com certeza novos títulos virão logo mais, à medida que o Governo do Estado for cadastrando as famílias e regularizando as pendências”, afirmou o diretor-presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), Francisco Amaral.

A professora Iranise Alves Cadete dos Santos, 63 anos, moradora da Cohab I há 43 anos, falou sobre o sentimento de receber o documento da sua casa diretamente das mãos da governadora Raquel Lyra. “Hoje eu me sinto segura e alegre. Toda a comunidade está com um sentimento de paz. Gratidão imensa ao Governo do Estado, que é liderado por uma mulher que teve a ousadia que nas outras gestões não tiveram, de trazer esse benefício para a população”, comemorou.

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, destacou a forte parceria do Governo do Estado com os municípios. “Sempre que o Governo de Pernambuco chega na nossa cidade traz novidades e ações para o povo. A gestão está salvando Pernambuco, trazendo esperança e dignidade para o nosso povo”, disse.

Ainda para Belo Jardim, a chefe do Executivo estadual autorizou o início das obras da quadra poliesportiva do 15º Batalhão da PM. Com investimento de quase R$ 570 mil, o equipamento representa a valorização institucional dos policiais militares, visando o aprimoramento físico contínuo da corporação, considerando a natureza das atividades desempenhadas e a capacidade de resposta em situações de pressão.

O secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que o novo espaço é mais uma ação do governo para melhoria da segurança pública no Estado. “Esse é um investimento com foco nos policiais, mas que trará excelentes resultados na prestação de serviço à sociedade. A quadra poliesportiva diminui o estresse que é inerente à profissão e melhora o condicionamento físico da corporação, com isso temos condições de prestar melhores serviços à população do Estado”, pontuou.

Para o fortalecimento da economia criativa de Belo Jardim, a governadora assinou, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), convênio com a Fundação Bitury, entidade sem fins lucrativos da cidade, para a construção do Centro de Produção e Cultura do Sítio Rodrigues. O projeto, que recebeu investimento de R$ 880 mil do Governo de Pernambuco, prevê a construção de um espaço multifuncional voltado à produção, exposição e comercialização do artesanato em barro produzido no Sítio Rodrigues, comunidade reconhecida como um dos principais polos artesanais de Pernambuco.

Por fim, Raquel Lyra assinou contrato para cessão de terreno do Governo do Estado para implantação de uma creche no Distrito de Xucuru. A área destinada para o equipamento municipal terá capacidade estimada para atender 220 crianças. Durante o evento, a governadora ainda garantiu apoio à gestão municipal para construção de mais uma creche, além da unidade que já está sendo erguida pelo Executivo na cidade.

Acompanhando a governadora, o senador Fernando Dueire chamou atenção para as entregas feitas pela atual gestão estadual. “Estamos de mãos dadas com o Governo de Pernambuco, que está focado em realizar ações que vão em direção às pessoas que não eram vistas. Estamos trabalhando por toda a população, esse é o nosso propósito”, disse o parlamentar.

O deputado federal Túlio Gadêlha enfatizou a boa relação do Governo do Estado com as prefeituras. “Não existe um prefeito que não elogie o Governo do Estado”, disse. O também deputado federal Mendonça Filho destacou que a atual gestão estadual “é a que mais trabalha por Belo Jardim e pelo Agreste”. Já a deputada estadual Débora Almeida disse que as entregas do Governo do Estado “trazem dignidade para o povo de Pernambuco”.

Também estiveram presentes no evento a diretora-presidente interina da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberta Andrade; o comandante-geral da PM, coronel Ivanildo Torres, e os prefeitos Lucielle Laurentino (Bezerros), César Freitas (Sanharó), Dra. Cátia (Jataúba), Joelda Pereira (Tacaimbó), Guilherme Vasconcelos (Poção), além de diversas lideranças políticas da região.

Caruaru registra melhor abril da história na geração de empregos formais, aponta Caged

Pedro Augusto/Blog Capital

O município de Caruaru segue em ritmo de crescimento no mercado formal de trabalho. Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que abril de 2026 foi o quarto mês consecutivo de saldo positivo na geração de empregos na Capital do Agreste.

Segundo o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Reginaldo, foram contabilizados 1.129 novos postos de trabalho com carteira assinada apenas no mês de abril, com destaque para o setor de serviços, responsável sozinho pela criação de 948 vagas.

“Em abril de 2026, pelo quarto mês consecutivo, Caruaru apresentou crescimento no número de empregos no mercado formal de trabalho. O setor de serviços foi o principal responsável por esse resultado, consolidando a força da economia local”, destacou Francisco Reginaldo.

De acordo com os dados, o resultado de abril deste ano representa crescimento de 55% em relação ao mês de março, quando foram gerados 730 empregos formais. Já na comparação com abril de 2025, quando o município registrou 817 postos de trabalho, a expansão chega a 38%.

Outro dado destacado pelo auditor fiscal é que abril de 2026 entrou para a série histórica como o melhor mês de abril na geração de empregos desde o início do levantamento, realizado em 2007.

“Esse foi o melhor resultado para um mês de abril em toda a série histórica do Caged em Caruaru. Isso demonstra o fortalecimento gradual da economia do município nos últimos anos”, ressaltou.

No acumulado dos quatro primeiros meses de 2026, Caruaru já soma 2.536 novos empregos formais. Mais uma vez, o setor de serviços lidera o desempenho, com 1.872 vagas criadas.

Na comparação com o mesmo período de 2025, quando foram registrados 1.526 empregos formais entre janeiro e abril, o crescimento em 2026 chega a 66%.

O levantamento também mostra que, considerando os últimos 12 meses, Caruaru contabiliza 5.357 novos postos de trabalho. Apenas em todo o ano de 2025, o município já havia fechado com saldo positivo de 4.354 empregos gerados.

Ainda segundo Francisco Reginaldo, Caruaru foi o segundo município pernambucano que mais gerou empregos formais em abril deste ano, ficando atrás apenas do Recife, que registrou 3.744 novos postos de trabalho.

A expectativa para os próximos meses segue otimista. “A tendência é que esses números continuem crescendo em 2026, impulsionados pelo fortalecimento natural da economia local, pelos grandes eventos do ano, como o São João, e também pela Copa do Mundo, que deve movimentar diretamente o Polo de Confecções do Agreste”, concluiu o auditor fiscal.