Pela primeira vez no interior de Pernambuco, REC’n’Play vai inaugurar nova sede do Armazém da Criatividade de Caruaru

A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (24), uma importante notícia para a consolidação do ecossistema de inovação no Agreste pernambucano: em 2025, pela primeira vez, o REC’n’Play será realizado também no município de Caruaru. O evento vai ocorrer entre os dias 28 e 30 de agosto, na nova sede do Armazém da Criatividade da cidade (situada na histórica Fábrica Caroá), que será inaugurada na abertura do festival.

“Está marcada a data do primeiro Rolê REC’n’Play Caruaru. Um evento que já é consolidado no Recife há muitos anos agora chega ao Agreste pernambucano, celebrando a inauguração do novo Armazém da Criatividade. Só neste evento, que acontece de 28 a 30 de agosto, serão investidos R$ 1,5 milhão para impulsionar um novo ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, promover rodadas de negócios, fortalecer a economia criativa e garantir mais geração de emprego e renda para a nossa gente. É o Porto Digital marcando presença no interior do Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com investimento total de R$ 44,5 milhões, maior contrato de gestão já firmado entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital, a nova sede do Armazém da Criatividade possui uma estrutura moderna, com 2.500 m² de área construída, representando uma nova fase do desenvolvimento tecnológico e da economia criativa no interior do Estado. Os recursos, oriundos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), permitiram a requalificação completa da Fábrica Caroá, agora adaptada para funcionar como centro de inovação, prototipagem, qualificação e apoio a negócios criativos e tecnológicos.

“A nova sede do Armazém da Criatividade fortalece o nosso compromisso com a interiorização da inovação e o desenvolvimento regional sustentável. Trata-se de um equipamento estratégico, que vai ampliar oportunidades, formar talentos e atrair investimentos para o Agreste pernambucano”, afirmou a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.

O espaço, que possui capacidade total para até 526 pessoas, nasce conectado a uma rede de parcerias estratégicas firmadas com empresas, instituições de ensino, agências de fomento e ambientes de inovação. Entre os parceiros estão Softtex, Tapioca Valley, Sebrae, Senac, CESAR School, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Prefeitura de Caruaru, entre outros. “A inauguração da nova sede do Armazém da Criatividade em Caruaru é um passo decisivo na missão de tornar a inovação um motor de transformação em todo o Estado. Mais do que um imóvel requalificado, estamos entregando um espaço onde ideias ganham forma, talentos são revelados e sonhos se tornam projetos concretos. É a prova de que o interior tem força, criatividade e capacidade para liderar a nova economia do conhecimento”, destacou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Rolê REC’n’Play Caruaru – Com investimento estadual de R$ 1,5 milhão, a primeira edição interiorana do REC’n’Play, um dos maiores festivais de inovação, tecnologia, empreendedorismo e cultura do país, terá programação gratuita voltada para estudantes, empreendedores e profissionais de Caruaru e região. A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 3 mil pessoas ao longo dos três dias de evento, que contará com 100 atividades, incluindo palestras, oficinas, competições, mostras interativas, shows e experiências imersivas em arenas temáticas, como a Arena Gamer e a Arena de Robôs. Também haverá programação especial para o público infantil, com atividades lúdicas que integram tecnologia, criatividade e educação.

“Estamos descentralizando oportunidades e fomentando o empreendedorismo local com ações que promovem a inclusão produtiva, a qualificação profissional e a formação de um ecossistema de inovação no Agreste pernambucano”, disse Mauricélia Montenegro. “O Rolê REC’n’Play em Caruaru simboliza um novo capítulo para a inovação em Pernambuco. Estamos mostrando que o futuro também nasce no interior, onde há talento, criatividade e vontade de transformar realidades. Estamos conectando talentos locais a um ecossistema dinâmico de tecnologia e empreendedorismo, criando oportunidades reais para transformar o Agreste em um novo polo de desenvolvimento”, completou Lucena.

Mais informações sobre a programação do Rolê REC’n’Play serão divulgadas em breve nos canais oficiais do Governo de Pernambuco e do Porto Digital.

“A solução para a economia está nos municípios, junto aos pequenos negócios”, afirma presidente do Sebrae

Reforçar o processo de inclusão do povo brasileiro passa pelos pequenos negócios. Essas foram as palavras de ordem durante a abertura do encontro Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae, em Brasília, a partir desta quarta-feira (23). Mais de 2,5 mil gestores públicos, agentes de desenvolvimento e atores de prefeituras e governos estaduais estão reunidos para discutir desenvolvimento territorial, sustentabilidade e inovação, além de debater e trocar experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a necessidade de integração entre os diversos atores que atuam nos municípios para promover o desenvolvimento local e a inclusão por meio do apoio aos pequenos negócios. Uma das ferramentas é a Plataforma Contrata + Brasil, do governo federal, que cadastra microempreendedores individuais (MEI) para executarem pequenos serviços nas administrações públicas. “A solução das questões econômicas está no município. Está neste contexto de fazer com que as pessoas que produzem possam vender para as prefeituras e órgãos públicos”, apontou Décio Lima.

Até o momento, a ferramenta já possui mais de 700 órgãos inseridos, incluindo prefeituras municipais, cadastrados para ofertar oportunidades locais. Entre os serviços mais oferecidos estão os de instalação e manutenção de ar-condicionado, eletricista, pintor e encanador. Além de explorar as oportunidades disponíveis navegando pelo Contrata+Brasil, os microempreendedores individuais inscritos na ferramenta recebem, caso concordem, notificações automáticas pelo WhatsApp sempre que surgir uma oportunidade de trabalho no seu município.

Durante o seu discurso, Décio Lima exaltou ainda a importância de reunir os protagonistas do desenvolvimento territorial de todo o país no evento. “O Transformar Juntos é um resultado fantástico de um conceito em que eu acredito, que é saber organizar os setores produtivos nas cidades. É o povo brasileiro se unindo, transformando a vida das pessoas com renda e com dignidade”, ressaltou. “Somos a porta dos sonhos de milhões de brasileiros. Estamos aqui nos próximos dias, junto com todos vocês, para construir a obra mais importante: modificar a vida das pessoas”, incentivou Décio.

A inclusão proposta pelo estímulo ao empreendedorismo também foi destacada pela ministra substituta da Secretaria Geral da Presidência da República, Kelli Mafort. Ela enalteceu o papel desenvolvido pelo Sebrae nos territórios. “Sebrae é sinônimo de transformação, um processo de transformação cotidiana. Pensar o território é pensar em todos os agentes locais. O Sebrae estimula a cooperação, a participação social. E é dessa forma que transformamos a vida das pessoas”, disse.

Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou também a participação da entidade no sucesso que o setor do Turismo tem atingido recentemente. “No turismo, mais de 90% das empresas são pequenos negócios. Todo sucesso alcançado tem o braço e apoio do Sebrae Nacional”, afirmou. “O que faz brilhar os nossos olhos são os números de empregos.

Caruaru e mais sete municípios terão novas instalações do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco vai ganhar um importante reforço para sua atuação no interior. O Governo do Estado vai construir uma seção para a corporação em Pesqueira, no Agreste Central. O edital de licitação para contratação de empresa que ficará responsável pelas obras foi publicado na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado. O município é o 8º que será contemplado com novas instalações, o que representa um investimento de aproximadamente R$ 60,4 milhões.

A gestão estadual vai investir R$ 10,6 milhões no grupamento de Olinda (Região Metropolitana do Recife), R$ 10,2 milhões no grupamento de Vitória de Santo Antão (Zona da Mata Sul), R$ 9,2 milhões no grupamento de Araripina (Sertão) e R$ 9 milhões no grupamento de Caruaru (Agreste), além de R$ 5,7 milhões na seção de Belo Jardim (Agreste), R$ 5,1 milhões na seção de Bom Conselho e R$ 4,8 milhões na seção de Bezerros (Agreste). Essas sete novas unidades estão, atualmente, em fase de licitação. Para a seção de Pesqueira, serão investidos R$ 5,8 milhões.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destaca a importância da descentralização dos serviços do Corpo de Bombeiros. “A nova sede da Seção do Corpo de Bombeiros Militar, na cidade de Pesqueira, representa um significativo avanço para a segurança e reforça o compromisso da governadora Raquel Lyra com a população do Agreste pernambucano. Mais uma ação que reflete a dimensão do investimento do Governo do Estado em estrutura, pessoal e presença no interior para garantir que todos os pernambucanos — do litoral ao Sertão — tenham acesso a serviços públicos de qualidade, com mais segurança e dignidade”, afirma.

A seção em Pesqueira terá 679 m² de área construída, em um terreno de pouco mais de 4 mil m² localizado às margens da BR-232. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe). “Este é um equipamento importante não apenas para o município de Pesqueira, mas também para todo o Agreste do Estado. Com ele, a governadora Raquel Lyra dá mais um passo no sentido de fortalecer as forças de segurança de Pernambuco, ampliando a atuação do Corpo de Bombeiros no interior”, comemora o titular da pasta, Rodrigo Ribeiro.

A obra será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab). O prazo é de seis meses, a partir da assinatura da ordem de serviço. “Um edifício construído para abrigar uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar possui características específicas que visam atender a todas suas funções”, pontua o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira. “E a Cehab está ali, em todas as áreas do Governo de Pernambuco, monitorando e fiscalizando para que as obras, quando prontas, supram as necessidades de cada uma de suas aplicações”, afirma.

Casal suspeito de estelionato é preso no Sertão

Um homem e uma mulher suspeitos de praticar estelionato foram presos, na noite de quarta-feira (23), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O casal estava fugindo no momento em que foi abordado, na BR 116, em Salgueiro, no Sertão pernambucano.

Policiais realizavam uma fiscalização no Km 25 da rodovia, quando abordaram um Gol com placas do Mercosul. Ao consultar a documentação do casal, foi descoberta uma queixa prestada na Polícia Civil de Patos, na Paraíba, no mesmo dia da abordagem.

Dentro do carro, foram encontradas R$1,6 mil dentro de envelopes e três bolsas. A passageira admitiu que uma bolsa pertencia a uma das vítimas do estelionato.

O casal foi encaminhado junto com as bolsas e o dinheiro à Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro.

Caruaru Shopping reúne a criançada com a oficina “Turminha da Brincadeira”

O Caruaru Shopping realizará, no dia 25 de julho, uma tarde repleta de nostalgia e diversão com a oficina “Turminha da Brincadeira”. O evento, que é gratuito, acontecerá no corredor do supermercado e é aberto para crianças a partir dos três anos de idade.

A atividade trará de volta brincadeiras clássicas, como pescaria, amarelinha e laça-laça. “É a oportunidade perfeita para as crianças se divertirem longe das telas, usando o corpo, a imaginação e o riso como principais ferramentas”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O espaço onde será a oficina estará preparado para garantir segurança e muita alegria e também haverá monitores acompanhando cada brincadeira.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Polícia Civil de Pernambuco deflagra Operação Dinamarca em Caruaru

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 90ª Delegacia de Caruaru (90ª Circunscrição/14ª DESEC/ DINTER 1), deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a Operação de Polícia Judiciária – OPJ DINAMARCA. O objetivo é o combate ao crime organizado, com foco nos delitos de estelionato, tráfico de drogas e lavagem de capitais.

Foram cumpridos os quatro mandados de busca e apreensão domiciliar e determinada a suspensão e bloqueio de valores, totalizando R$ 18 milhões, pertencentes a investigados suspeitos de envolvimento em um esquema criminoso de estelionato. O principal investigado é acusado de desviar R$ 54 milhões de uma empresa brasileira, além de utilizar os valores ilícitos para outras práticas criminosas, como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A ação foi coordenada pelos delegados Allysson Christopher e Frederico Marcelo, ambos da 90ª Delegacia de Caruaru, em parceria com o delegado Cristian Nimoi, titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos do Estado de São Paulo (PCSP). As investigações tiveram início em 2022, em Caruaru, e em São Paulo em 2024, e levaram a deflagração da operação nesta quinta-feira.

As ações da operação Dinamarca ocorreram em Caruaru, com o objetivo de apreender provas, recolher bens e interromper a atividade delituosa do grupo investigado.

A operação contou ainda com o apoio do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (DEIC-SP) e mobilizou 20 policiais civis de Pernambuco, composta por agentes, delegado e escrivães.

A ação representa um esforço conjunto e estratégico das polícias civis de Pernambuco e São Paulo no combate à criminalidade de alto impacto financeiro e social. Este é um passo importante na repressão a crimes que extrapolam os limites estaduais e que exigem uma atuação coordenada entre as forças de segurança pública.

O trabalho investigativo continua para garantir a responsabilização dos envolvidos.

Moraes decide não prender Bolsonaro por descumprimento de cautelar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quinta-feira (24) não ter dúvida de que o ex-presidente Jair Bolsonaro violou a proibição de utilizar as redes sociais, mas que o episódio foi pontual e não seria o bastante para decretar a prisão preventiva.

Moraes apontou para publicação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro na rede social Facebook, feita momentos depois de uma ida do ex-presidente ao Congresso, onde Bolsonaro mostrou a tornozeleira eletrônica que foi obrigado a usar e deu declarações à imprensa.

“Na presente hipótese, na veiculação pelas redes sociais de discurso proferido por JAIR MESSIAS BOLSONARO na Câmara do Deputado por seu filho, também investigado, momentos após o acontecimento, constata-se a tentativa de burlar a medida cautelar”, escreveu Moraes.

O ministro reiterou que “não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que, as redes sociais do investigado EDUARDO NANTES BOLSONARO foram utilizadas à favor de JAIR MESSIAS BOLSONARO dentro do ilícito modus operandi já descrito”.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

No entanto, Moraes afirmou que a violação foi “isolada”, sem notícias de outros descumprimentos. Ele também disse ter levado em consideração as explicações da defesa de Bolsonaro. Os advogados negaram qualquer intenção do ex-presidente de violar medidas cautelares e afirmou que ele “vem observando rigorosamente as regras de recolhimento impostas”.

“1000 Pelo Parque” celebra aniversário da Serra dos Cavalos com plantio de mudas e atividades educativas

Em comemoração ao 42° aniversário do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho (PNMPJVS), conhecido como Serra dos Cavalos, será realizado o evento “1000 Pelo Parque” no próximo sábado (26), com uma programação especial voltada à preservação ambiental e ao envolvimento da comunidade.

A atividade é promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), e terá início às 8h, com café da manhã coletivo e solenidade de abertura. Em seguida, será realizado o plantio de 1000 mudas nativas, com o objetivo de recuperar uma área degradada dentro do parque.

Além do plantio, o evento contará com ações de educação ambiental para crianças, palestras sobre sustentabilidade, trilha interpretativa guiada por condutores ambientais, soltura de animais silvestres e uma mostra expositiva promovida pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), reforçando a importância da conservação da biodiversidade local.

*Serra dos Cavalos preserva biodiversidade*

Situado na divisa entre os municípios de Caruaru e Altinho, o Parque Natural Municipal João Vasconcelos Sobrinho é uma das principais Unidades de Conservação de Pernambuco. Com 359 hectares de Mata Atlântica montana, o parque está localizado em um brejo de altitude do Planalto da Borborema, entre 820 e 950 metros, o que garante clima ameno e vegetação exuberante em meio ao semiárido da Caatinga.

Criado por lei municipal em 1983, o parque homenageia o ambientalista João Vasconcelos Sobrinho, pioneiro nos estudos ambientais no Brasil e um dos fundadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Desde então, o espaço se consolidou como referência em pesquisa científica, educação ambiental e conservação da biodiversidade.

A unidade abriga áreas de floresta em diferentes estágios de preservação, com trechos em regeneração e outros mais isolados, com árvores de grande porte, copa fechada e fauna diversificada. É também responsável pela proteção de nascentes que abastecem dois açudes, garantindo água para comunidades do entorno.

Por suas características únicas, o Parque Serra dos Cavalos é considerado um refúgio pleistocênico — expressão usada para designar locais que abrigam espécies de plantas e animais remanescentes do período do Pleistoceno. A vegetação típica da Mata Atlântica convive, ali, com espécies que também são encontradas na Floresta Amazônica e no Sudeste do país, o que confere ao local grande valor ecológico.

Além da importância ambiental, o parque é uma opção de lazer e ecoturismo. A estrutura conta com trilhas ecológicas guiadas e, no entorno do parque, restaurante, área de camping e espaços para atividades educativas. Escolas, grupos de visitantes e pesquisadores encontram no local uma oportunidade de vivenciar a natureza e compreender os desafios da conservação.

Prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, declara apoio à pré-candidatura de Silvio Costa Filho ao Senado

O prefeito de São Caetano, Josafá Almeida, declarou, nesta segunda-feira, apoio à pré-candidatura do ministro de Lula, Silvio Costa Filho, ao Senado Federal. A declaração reforça a aliança histórica entre os dois, que mantêm uma parceria consolidada ao longo dos anos em prol do desenvolvimento do agreste pernambucano.

Silvio é reconhecido como um dos parlamentares que mais destinou recursos para a região, beneficiando diretamente municípios como São Caetano, com investimentos em infraestrutura, saúde, educação e mobilidade urbana.

“Para o Senado, estarei ao lado de Silvio Costa Filho e Fernando Dueire. Meu primeiro voto é Silvio Costa Filho e quero ajudar no segundo voto como prioridade o senador Fernando Dueire. Silvio é um amigo de longa data que tem feito um grande trabalho pelo desenvolvimento do agreste do estado”, afirmou o prefeito .

A pré-candidatura de Silvio Costa Filho ao Senado tem ganhado cada vez mais força em todo o estado, especialmente, entre os gestores municipais que reconhecem seu trabalho, capacidade de articulação e dedicação às causas de Pernambuco.

À frente do Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho ainda tem atuado para melhorar a malha aérea da região e a infraestrutura logística como as obras de duplicação e recuperação das BRs 104, 232 e 423.

Brasil não sairá da mesa de negociação com EUA, diz Haddad

O Brasil não vai sair da mesa de negociação com os Estados Unidos, admitiu hoje (21) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Em entrevista à Rádio CBN, o ministro afirmou que o governo brasileiro não vai deixar a mesa de negociação, mas não descarta que o tarifaço sobre os produtos brasileiros possa mesmo ter início a partir do dia 1º de agosto.

Apesar disso, o governo vem trabalhando em planos de contingência para ajudar os setores mais prejudicados com o plano de Donald Trump visando estabelecer uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros que são exportados para os Estados Unidos.

“O Brasil não vai sair da mesa de negociação. A determinação do presidente Lula é de que nós não demos nenhuma razão para sofrer esse tipo de sanção e a orientação dele é a seguinte: o vice-presidente [Geraldo] Alckmin, o Ministério da Fazenda e o Itamaraty estão engajados permanentemente [na negociação]. Mandamos uma segunda carta [ao governo dos Estados Unidos] na semana passada, em acréscimo à de maio, da qual nós não obtivemos resposta até agora, mas nós vamos insistir na negociação comercial para que possamos encontrar um caminho de aproximação dos dois países que não têm razão nenhuma para estarem distanciados”, acentuou o ministro.

Segundo ele, um grupo de trabalho está trabalhando para ajudar os setores brasileiros mais afetados pelo possível aumento do imposto de importação dos EUA, mas essas possibilidades ainda não foram apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cenários possíveis

“A pedido do presidente Lula, nós estamos desenhando os cenários possíveis, tanto da abertura de negociações por parte dos Estados Unidos, o que não aconteceu ainda, até uma resposta eventual às duas cartas que nós mandamos. Podemos chegar no dia primeiro [de agosto] sem resposta? Esse é um cenário que nós não podemos desconsiderar neste momento. Mas ele não é o único cenário que está sendo considerado por nós”, afirmou. “Então nós temos plano de contingência para qualquer decisão que venha a ser tomada pelo Presidente da República”, acrescentou.

Haddad disse que o governo Lula não vai “pagar na mesma moeda” em relação a sanções contra americanos ou empresas americanas. Mas que o governo estuda aplicar a lei da reciprocidade.

“Temos um grupo de trabalho se preparando para apresentar [propostas] essa semana para o presidente. Quais são as alternativas que temos? Tanto em relação à lei da reciprocidade quanto em relação a um eventual apoio que o presidente eventualmente queira considerar em relação aos setores mais prejudicados. Mas isso não foi apresentado ainda ao presidente Lula”, disse o ministro da Fazenda.

Para Haddad, esse plano de contingência não necessariamente vai implicar em novos gastos públicos. Ele lembrou, por exemplo, que na ajuda às [vítimas das] enchentes no Rio Grande do Sul, o governo federal adotou outros instrumentos além do aumento de despesas, como linhas de crédito.

“Não necessariamente isso vai implicar em gasto primário. No caso do Rio Grande do Sul, que é uma coisa de outra natureza e foi um evento extremo de natureza climática, a menor parte do investimento para recuperar a economia gaúcha foi de gasto primário. A maior parte foi justamente de apoio às empresas afetadas pelas enchentes do ano passado”, acentuou.

Bolsonaro

De acordo com o ministro, diversos países vêm sendo afetados pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos. Mas, no Brasil, disse Haddad, há uma particularidade: a relação individual entre a família Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Nesse momento é hora de unidade no país na defesa do interesse nacional e da percepção, que é real, de que nós não estamos sozinhos nessa questão com os Estados Unidos. Mas nós temos uma particularidade que é o fato de que tem uma força política de extrema direita no Brasil que está concorrendo contra os interesses nacionais”, disse Haddad.

Segundo o ministro, o Brasil é deficitário em relação aos Estados Unidos e estaria “longe de ser o problema dos Estados Unidos”, o que não justificaria receber uma tarifa tão alta. Além disso, Haddad afirmou ter se reunido com o governo americano ao menos 10 vezes somente neste ano e que ele havia sido sinalizado que a taxação inicial de 10% poderia até mesmo ser reduzida.

“Eu estive com o com o secretário do Tesouro na Califórnia dois meses atrás, discutindo uma tarifa de 10% como sendo injusta e ele estava aberto ao diálogo. O que que mudou de dois meses para cá para que uma autoridade dos Estados Unidos estivesse aberta a discutir uma redução de tarifa de 10% e, no meio do caminho, você acorda com a notícia de que de 10% passou a 50%?”, questionou o ministro.

“O que sobra na verdade para manutenção dessa tarifa de 50%? A questão individual da relação do Trump com o ex-presidente Bolsonaro. Do meu ponto de vista é muito grave o que aconteceu, você fazer do destino de uma pessoa que tentou efetivamente se manter no poder pela força e articulou as forças nacionais em proveito próprio”, acrescentou.

Durante a entrevista, o ministro da Fazenda também disse causar estranhamento a investigação que Trump informou que irá fazer sobre o meio de pagamento instantâneo, o Pix. Haddad comparou o Pix a um telefone celular, que veio para substituir os telefones fixos.

“O Pix é um modelo exitoso de transações financeiras a custo zero”, afirmou o ministro, reforçando que ele poderia ser copiado por diversos outros países. “Como que o Pix pode representar uma ameaça a um império?’, questionou o ministro.

Meta fiscal

Durante a entrevista, ele negou que o governo vá revisar sua meta fiscal. “Apesar de o mercado sempre falar que nós vamos rever, nós nunca revemos”, garantiu.

E reforçou que, até o final do mandato do presidente Lula, o governo vai entregar “o melhor resultado fiscal dos últimos 12 anos”.

“Nós vamos entregar o melhor resultado fiscal em quatro anos, tranquilamente, recuperando as finanças. Nós vamos entregar o melhor nível de emprego. Nós vamos entregar a melhor distribuição de renda. Nós vamos entregar o melhor crescimento médio de 2015 para cá. Anota o que estou falando. A obsessão do Ministério da Fazenda, da área econômica e da ministra [do Planejamento] Simone Tebet é entregar o melhor resultado de 2015 para cá. E isso vai ser entregue”, finalizou.