Rodrigo Pinheiro comemora sucesso da segurança em Caruaru e é contemplado com três viaturas em Brasília

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou nesta segunda-feira (9) da sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara de Deputados, em Brasília. Na oportunidade, foram apresentados dados que colocam o município em destaque em todo o país pelo enfrentamento à violência, sobretudo relacionado à violência contra a mulher.

O prefeito foi recebido na Câmara dos Deputados pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. A sessão, presidida pelo deputado federal Coronel Meira, destacou a eficácia do trabalho realizado em Caruaru por meio do Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ) que fez o município alcançar a marca de mais de um ano sem feminicídios.

Durante a sessão, o prefeito recebeu, em nome do município, a notícia de que a cidade vai ganhar novos equipamentos de segurança e três novas viaturas, sendo duas para a Patrulha Maria da Penha Municipal e uma para o NIOJ.

O deputado Coronel Meira destacou que o investimento vai contribuir para que o município continue avançando. “O prefeito realmente tem um compromisso sério com a segurança pública e isso mostra exatamente pelas atitudes dele, melhorando os batalhões, dando uma dinâmica diferente pra segurança pública através da Guarda Municipal, contratando mais guardas municipais, mais agentes de trânsito, enfim, uma preocupação que é importantíssima. Quando a violência em Pernambuco cresce, em Caruaru praticamente vai zerando”, destacou.

“Viemos mostrar o case de sucesso que é a segurança pública de Caruaru para o Brasil. No enfrentamento à violência contra a mulher e em todas as áreas da segurança pública, temos construído um trabalho que é referência para todo o país. Sempre que a gente vem a Brasília, voltamos com novidades, equipamentos e novos investimentos para continuar investindo em Caruaru”, destacou Rodrigo Pinheiro.

Prefeitura de Caruaru apresenta avanços econômicos em reunião da ACIC Jovem

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa, participou, nessa segunda-feira (9), da quarta reunião ordinária da ACIC Jovem, realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC). O secretário Jaime Anselmo foi o convidado da ocasião e apresentou um panorama dos avanços na área econômica do município.

Na apresentação, foram destacados dados atualizados sobre a abertura de empresas, que atualmente pode ser concluída em menos de 24 horas, uma redução de 75,9% em relação a 2020, quando o processo levava, em média, mais de três dias. Também foram apresentados os saldos positivos na geração de empregos, que colocam Caruaru como o município que mais gera empregos no interior de Pernambuco nos últimos anos.

O secretário ainda fez um balanço das ações desenvolvidas pela SEDETEC desde o final de 2024, apresentou os principais programas voltados ao fortalecimento do ambiente de negócios, além do estimulo a novas lideranças. A reunião reforçou a importância do diálogo entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento da cidade, promovendo um espaço inovador e favorável ao empreendedorismo.

“A ACIC é uma importante entidade na nossa sociedade civil organizada aqui em Caruaru, e um dos papeis da ACIC Jovem é esse fomento a novas lideranças que serão as lideranças do futuro. Então, esse diálogo e esse estreitamento são muito importantes para que a gente possa apresentar o que está sendo feito, pois nós estamos hoje construindo Caruaru do futuro em conjunto com essas novas lideranças buscando um futuro melhor para a nossa cidade.” Destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Anselmo.

CPI das Bets vai pedir indiciamento de 16 pessoas

A CPI das Bets deve apresentar nesta terça-feira (10) seu relatório final, com pedido de indiciamento de 16 investigados, entre eles influenciadores digitais, empresários e representantes de sites de apostas. Os nomes ainda não foram divulgados.

A relatora Soraya Thronicke (Podemos-MS) também propôs 18 projetos de lei e 21 medidas para conter o avanço desregulado do setor. Entre elas estão a criminalização da propaganda predatória, o uso de dados financeiros para controle e a criação de um cadastro nacional de apostadores.

Baixa adesão e momentos de tensão

Com 20 reuniões realizadas desde novembro, a CPI foi marcada por esvaziamento parlamentar e polêmicas, como a prisão de um empresário por falso testemunho e o depoimento de influenciadores como Virgínia Fonseca.

Ao todo, 18 pessoas prestaram depoimento, mas 12 convocações foram ignoradas, o dobro das efetivadas. A votação do relatório está prevista para quarta-feira (11).

Congresso em Foco

Suspeito de furtar carga avaliada em meio milhão de reais é detido pela PRF em São Caetano

Um homem suspeito de furtar uma carga de produtos diversos avaliada em cerca de meio milhão de reais foi detido, na segunda-feira (9), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A abordagem foi realizada na BR 232, em São Caetano, no Agreste de Pernambuco.

Policiais realizavam uma ronda no Km 147 da rodovia, quando abordaram um caminhão estacionado no acostamento. Em consulta à mercadoria transportada, a equipe descobriu que havia uma queixa na Polícia Civil de Minas Gerais, desde o dia 1⁰ de junho deste ano.

Na queixa, o proprietário relatou que havia contratado um frete para transportar a mercadoria, mas o motorista sumiu com a carga. Ele reconheceu o motorista e a carreta utilizada no transporte, mas as placas do veículo eram diferentes.

O motorista admitiu que havia utilizado placas falsas para embarcar a mercadoria e indicou que elas estavam guardadas na cabine do veículo. Ele possuía passagem na polícia por tráfico de drogas, roubo e receptação.

O homem foi encaminhado junto com o caminhão e a carga à Delegacia de Polícia Civil de São Caetano. A mercadoria será devolvida ao proprietário original.

Caruaru Shopping promove o Dia de Vacinação

O Caruaru Shopping promove, nesta quarta-feira (11), mais uma edição do Dia de Vacinação. A ação, que acontece na nova Praça de Eventos, das 10h às 14h30, tem como objetivo reforçar a importância da prevenção e facilitar o acesso da população a serviços de saúde.

Na ocasião, serão oferecidas doses da vacina contra a Influenza e também haverá distribuição gratuita de preservativos, como forma de incentivar práticas de prevenção e cuidado. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.

Para participar, basta comparecer ao local com um documento de identidade e o Cartão de Vacinação. “A iniciativa reforça o compromisso com a promoção da saúde coletiva, estimulando a conscientização e a proteção de todos”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Feira Diagrama reúne artistas visuais, editoras independentes e atrações musicais em programação gratuita neste domingo (15)

O Polo Lídio Cavalcanti, conhecido como Polo do Repente, ganhará uma nova cara no próximo domingo (15). Das 13h às 18h, o espaço, localizado na Estação Ferroviária, sediará a segunda edição da Feira Diagrama, que reunirá 36 expositores de artes visuais, entre livrarias, ilustradores, escritores independentes, quadrinistas, zineiros e outros segmentos.

Além disso, o evento, que terá entrada gratuita, contará com uma programação musical, com sets da DJ Yohanna (13h) e Gabiiiiip (15h45) e pocket show da multiartista Iara Costa (15h15), além de uma ação de troca de stickers com a Point Sticker, a partir das 15h. A ação visa possibilitar a visibilidade de artistas locais e o fortalecimento da produção independente em diversas áreas artísticas.

“A feira é mais que um evento: é um território de escuta, troca e fortalecimento coletivo, onde o mais bonito é ver como as pessoas se aproximam e novas conexões surgem. É potente reunir tanta diversidade gráfica em um só lugar — como se cada mesa contasse uma história, e a feira fosse o livro aberto da nossa região. Essa iniciativa também nasce da ausência de espaços para a arte impressa no interior, com o desejo de construir uma rede sólida entre quem cria, compartilha e acredita nesse tipo de expressão”, contou a produtora Ana Carolina, responsável por realizar o evento por meio da Produtora Arquivo.194.

A Feira Diagrama conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do Edital nº 001/2024 – Caruaru Criativo.

TJPE promove segunda edição da ação social Pulando a fogueira das dívidas em prol da negociação de débitos e educação financeira. A ação será realizada nesta terça (10/06) e quarta-feira (11/06)

“Pulando a fogueira das dívidas – Um salto para a liberdade econômica”. Esse é o tema da campanha da Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados (Proendividados), vinculada ao Núcleo de Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Na segunda edição, a ação social, voltada para negociação de débitos e educação financeira, será promovida na terça (10/06) e quarta-feira (11/06), das 9h às 12h, em ambos os dias, no hall monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano.

Os objetivos da ação serão voltados para a consulta e negociação de dívidas dos participantes diretamente com seus credores, à orientação financeira e jurídica, bem como para a realização de oficinas de empreendedorismo. Também participam do evento, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae/PE), o Serasa, a Neoenergia de Pernambuco, a Companhia Pernambucana de Saneamento Básico e instituições financeiras como, por exemplo, o Bradesco.

Além dos órgãos citados, estarão presentes no evento de negociação de débitos a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com uma equipe do curso de Ciência do Consumo, que, na ocasião, vai atuar oferecendo planejamentos financeiros e orientações sobre educação financeira ao público o Instituto de Identificação Tavares Buril (ITTB), que vai atuar viabilizando a documentação básica dos participantes, de modo que estes possam negociar as suas dívidas.

“Essa ação capitaneada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco representa, para o consumidor, uma oportunidade de estar de frente com o seu credor para tentar renegociar suas dívidas e evitar comprometer o seu mínimo existencial”, pontua a coordenadora do Proendividados, juíza Ana Paula Lira.

“A segunda edição da iniciativa promete trazer benefícios significativos, ajudando pessoas endividadas a renegociar seus débitos e adquirir conhecimentos sobre educação financeira. A ação pode ter um impacto positivo duradouro na vida das pessoas, ajudando-as a retomar o controle de suas finanças e construir um futuro mais seguro. É um passo importante para promover a educação financeira e a inclusão social na sociedade”, afirma a gerente do Proendividados, Vivian Tavares.

Para participar da ação social “Pulando a fogueira das dívidas”, basta comparecer nos dias e horários de realização do evento ao Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, Recife-PE. No caso de o número de pessoas extrapolar o número de fichas diárias ao serviços ofertados no local, a equipe do Setor dos Superendividados do TJPE garantirá o atendimento, já designando uma nova data para uma audiência. Para mais informações, os cidadãos e cidadãs podem entrar em contato com a Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados através do telefone (81) 3192-0887/88/89 e do e-mail: proendividados@tjpe.jus.br.

Proendividados – O Programa Proendividados tem como objetivo reintegrar pessoas endividadas e superendividados à vida econômica e financeira, oferecendo orientações sobre os conceitos relativos ao consumo, e de como evitar uma nova situação de excesso de dívidas, por meio da reeducação financeira. O Setor dos Superendividados promove iniciativas que vão desde a avaliação das dívidas e da situação econômica do consumidor, passando por renegociações de débitos, até o atendimento que facilita o planejamento com um profissional capacitado.

Qualquer pessoa física que se encontre em situação de superendividamento (devedor, leigo e de boa-fé), maior de 18 anos, com qualquer renda familiar, e que não tenha capacidade econômica de quitar suas dívidas, independentemente do valor, pode participar do programa.

Para saber mais sobre o Programa Proendividados, acesse AQUI.

Governo de Pernambuco desapropria terreno para construção do novo campus da UPE e destrava projeto histórico em Caruaru

O Governo de Pernambuco deu um passo decisivo para consolidar a presença da Universidade de Pernambuco (UPE) no Agreste com a publicação do Decreto nº 58.746/2025, que declara de utilidade pública um conjunto de terrenos às margens da BR-104, em Caruaru, destinados à construção do campus definitivo da instituição na cidade. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a Universidade de Pernambuco, e representa um avanço concreto no compromisso do Estado com o fortalecimento do ensino superior público no interior.

A área desapropriada, que totaliza quase 59 mil metros quadrados, está localizada ao lado do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, no início da Avenida Mariele Franco — uma região já consolidada como polo educacional.

O investimento na desapropriação dos terrenos está estimado em aproximadamente R$ 15 milhões, com recursos assegurados pela própria UPE. A medida responde a uma demanda antiga da comunidade acadêmica e da população do Agreste, que há duas décadas aguardam a instalação de uma sede própria e definitiva para o campus da universidade.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, enfatizou o impacto do campus permanente para o Interior. “A ciência e a educação não são promessas, são políticas públicas com território e prazo para acontecer. O novo campus posiciona a cidade como referência no mapa da inovação, do conhecimento e da formação de talentos no Agreste e em todo o território pernambucano”, destacou a titular da pasta.

Desde sua criação, em 2005, o campus Caruaru funciona provisoriamente em um espaço alugado. Diversas tentativas anteriores de fixar sua sede esbarraram em entraves técnicos e legais. Com a definição dessa nova área, viabilizada após estudos técnicos e articulações institucionais, o Governo de Pernambuco garante as condições necessárias para as próximas etapas: o início do projeto arquitetônico e a construção da nova estrutura.

A UPE já está autorizada a iniciar os trâmites para imissão na posse dos terrenos e incorporá-los ao seu patrimônio. O futuro campus será projetado para atender às demandas atuais e futuras do Agreste, alinhando ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento regional.

A instalação definitiva em terreno próprio permitirá a ampliação das atividades da UPE, como ressalta a reitora da universidade, Socorro Cavalcanti. “A conquista de um espaço definitivo para o Campus da UPE em Caruaru atende a uma antiga demanda da comunidade acadêmica. Com as novas instalações, conseguiremos ampliar as nossas atividades, promover parceria e executar projetos direcionados ao ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, com a integração de docentes, técnicos, estudantes e colaboradores. Neste momento, quero destacar que o constante diálogo com o Governo de Pernambuco e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação foi fundamental para concretizar o nosso projeto”, pontuou.

Polo do Repente Lídio Cavalcanti atrai os amantes da poesia e do forró tradicional

Nesta quarta-feira (04), as apresentações tiveram início às 19h30, com o declamador Nerisvaldo Alves, com os shows de Wilson China e Jô Querino. “Muito bom acompanhar um Polo assim, podemos degustar da cultura caruaruense e nordestina, fico emocionado ouvindo as histórias aqui apresentadas”, disse o aposentado Cleiton Vasconcelos.

Já no Polo dos Pífanos, as apresentações foram das bandas Carupife, Alvorada e Zabé da Loca. O arrasta-pé começou cedo também no Polo Mestre Camarão, com o Mestre Gennaro, Luiz Wilson, Anjos do forró e Iara Gomes. Os forrozeiros ainda acompanharam de perto o Batalhão 07 e a Cia de Dança Flávio Barbosa.

Nesta quinta-feira (5), a programação na Estação Ferroviária começa às 18h30 no Polo Camarão com a banda Decente do Forró, na sequência será a vez do cantor e compositor Humberto Bony. Encerram a noite Galeguinho de Gravatá e Manoel Netto. O Polo dos Pífanos recebe, às 19h, a banda Moisés, Carupife se apresenta mais uma vez, e fecha a noite desta quinta o grupo Bonecos de Barro.

O Polo Lídio Cavalcanti terá a apresentação dos declamadores Luciano Dionísio e Louro Monteiro, fechando com chave de ouro com o show de Jô Caruaru.

Caruaru ganha novo banco vermelho e apresenta boas práticas de enfrentamento à violência contra a mulher

Nesta quarta-feira (4), Caruaru ganhou um novo banco vermelho, símbolo do enfrentamento à violência contra a mulher. Por meio de uma parceria entre o Instituto Banco Vermelho, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur) e a Prefeitura de Caruaru, o novo banco foi instalado na entrada do Alto do Moura, maior centro de artes figurativas das Américas, para simbolizar o combate à violência de gênero durante a época em que o turismo é aquecido por causa do São João.

A iniciativa tem por objetivo levar à reflexão sobre a violência contra a mulher em todo o país. Colocado em um lugar estratégico, que recebe inúmeros turistas durante o mês de junho, o banco vermelho provoca a reflexão com a frase “A violência contra a mulher não é o nosso destino”.

“O banco vermelho, na entrada do Alto do Moura, traz esse alerta e faz com que as mulheres se sintam mais acolhidas. Caruaru anda na contramão do Brasil, enquanto o país aumenta no número de feminicídios o município conseguiu zerar. É uma cidade que tá de parabéns e o banco vermelho chega como esse sinal do acolhimento e de que no São João de Caruaru a mulher vai ter segurança sim”, destacou Paula Limongi, diretora do Instituto Banco Vermelho.

Durante o dia, as boas práticas do enfrentamento à violência no município foram apresentadas a representantes e secretárias da Mulher das cidades de Vitória de Santo Antão, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe. As representantes puderam conhecer os equipamentos que integram a SEMU, incluindo o Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), iniciativa inovadora no país que é uma das grandes responsáveis por fazer com que Caruaru chegasse à marca e mais de um ano sem feminicídios.

Também nesta quarta, foi realizada a eleição da presidência do Conselho Municipal da Mulher (CMM). A eleição foi realizada pelas conselheiras, eleitas em maio, que são representantes da sociedade civil e do poder público. Leticia Danyelle, representante da OAB Caruaru, foi eleita como presidenta do CMM com maioria dos votos.

“Por meio dessas iniciativas, a gestão municipal assume o compromisso de, a cada dia mais, fortalecer as mulheres em diversos espaços. São iniciativas que contribuem diretamente com a garantia das políticas para as mulheres, do enfrentamento à violência e da representatividade feminina presente em todos os espaços do nosso município”, afirmou Luana Marabuco, secretária da Mulher de Caruaru.