Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo

Kuala Lumpur, 27/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante jantar de gala oferecido pelo Primeiro-Ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nascido em 27 de outubro de 1945, em Garanhuns (PE), se tornou o primeiro presidente octogenário no exercício do poder Executivo no Brasil. Este é o terceiro mandato presidencial de Lula, após ter exercido a mesma função de 2003 a 2006 e de 2007 a 2011.

Aos 80 anos completados nesta segunda-feira (27), o governante supera o recorde anterior do ex-presidente Michel Temer, que deixou o cargo aos 78 anos, em 2018.

O terceiro presidente brasileiro mais velho em exercício foi Getúlio Vargas, em seu segundo mandato, que morreu aos 72 anos, em agosto de 1954.

Por outro lado, o mais jovem ocupante da cadeira no Palácio do Planalto foi Fernando Collor de Mello, aos 43 anos, que deixou o cargo após impeachment, em setembro de 1992.

Aniversário no exterior

Lula recebeu homenagens durante sua viagem oficial à Ásia. Na Malásia, a celebração ocorreu em jantar de gala e bolo oferecido pelo premiê do país asiático, Anwar Ibrahim.

Em entrevista coletiva de imprensa na Malásia, o presidente comentou a data.

“Estou completando 80 anos de idade no melhor momento da minha vida. Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver. Por isso, digo a todos que espero viver até os 120 anos. A partir de hoje, faltam só 40 [anos]”, disse.

Em sua rede social, o mandatário brasileiro agradeceu as homenagens recebidas em Kuala Lumpur, capital malaia.

“Finalizo o dia de hoje entre novos amigos e antigos companheiros que encontrei aqui na Malásia. Chefes de Estado do Sudeste Asiático e países convidados, que fizeram uma bonita homenagem pelo meu aniversário. A todos eles, minha profunda gratidão.”

Lula disse que espera encontrar todos em breve no Brasil, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer entre 10 e 21 de novembro, na cidade de Belém.

Dias antes, Lula recebeu homenagem antecipada na Indonésia, a convite do presidente indonésio Prabowo Subianto.

Felicitações

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desejou feliz aniversário ao presidente brasileiro por seus 80 anos, em contato com jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One, a caminho do Japão.

“Eu quero desejar feliz aniversário ao presidente. É aniversário dele hoje. Vocês sabiam disso? É um cara muito vigoroso, na verdade. Fiquei muito impressionado. Então, feliz aniversário”, declarou o norte-americano afirmando que teve uma “boa reunião” com o brasileiro, no domingo (26).

Ao chegar na 20ª Cúpula da Ásia no Leste, nesta segunda-feira, Lula se encontrou com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Em tom bem-humorado, Ramaphosa brincou ao dizer que o brasileiro ‘está fazendo apenas 25 anos’. O relato foi publicado por Lula em seu perfil oficial no X.

No Brasil, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, enviou felicitações, mencionando que comemora o 80º aniversário “junto com todos os brasileiros que escolheram a democracia como forma de realizar as suas esperanças”.

Diversos outros ministros também parabenizaram a liderança pela data. Entre eles, o novo ministro-chefe da Secretária-geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, o da Educação, Camilo Santana, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Outras personalidades políticas também enviaram felicitações, como o prefeito do Recife, João Campos. “Hoje é dia de celebrar os 80 anos de um dos maiores líderes mundiais, de uma história incrível e de uma luta incansável pelo povo brasileiro”, postou em seu perfil social na plataforma Instagram.

Retorno ao Brasil

Até esta terça-feira (28), o presidente Lula e a comitiva brasileira cumprem agenda oficial em Kuala Lumpur (MY), a convite do primeiro-ministro Anwar Ibrahim, e participam da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

A visita tem o objetivo de intensificar e diversificar o comércio e os investimentos bilaterais, com foco em setores estratégicos como energia, ciência, tecnologia e inovação.

Bolsa bate recorde e dólar cai após reunião entre Lula e Trump

Ibovespa, bolsa de valores

O mercado financeiro teve um dia de alívio no dia seguinte ao encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. O dólar caiu para o menor nível em quase três semanas, e a bolsa de valores renovou o recorde histórico.

O índice Ibovespa, da B3, encerrou esta segunda-feira (27) aos 147.969 pontos, com alta de 0,55%. O indicador, que acumulava queda em outubro, agora sobe 0,5% no mês.

O mercado de câmbio teve um dia favorável. O dólar comercial fechou o dia vendido a R$ 5,37, com recuo de R$ 0,224 (-0,42%). A cotação operou em queda durante toda a sessão. Na mínima do dia, por volta das 10h15, chegou a R$ 5,36.

A moeda estadunidense está no menor valor desde 8 de outubro. A divisa acumula alta de 0,88% em outubro, mas cai 13,11% em 2025.

Tanto fatores internos como externos trouxeram alívio para o mercado. No cenário internacional, a reunião entre Lula e Trump reduziu as tensões sobre o Brasil. Além disso, o índice S&P 500 (das 500 maiores empresas estadunidenses) também bateu recorde nesta segunda.

Paralelamente, a reabertura de negociações entre os Estados Unidos e a China, anunciada no domingo (26) por Trump, ajudou a elevar o preço das commodities (bens primários com cotação internacional), favorecendo países emergentes. Na quinta-feira (30), está previsto um encontro entre Trump e o presidente chinês, Xi Jinping.

No cenário doméstico, a forte desaceleração da prévia da inflação oficial em outubro teve reflexo positivo na bolsa de valores. Nesta segunda, o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo Banco Central (BC), reduziu para 4,56% a previsão para a inflação oficial em 2025.

Em reunião na Argentina, vice-governadora Priscila Krause fortalece diálogo com o setor de turismo

Visando estimular o turismo de Pernambuco, a vice-governadora Priscila Krause comandou reunião de trabalho, nesta segunda-feira (27), em Buenos Aires, com a operadora turística All Seasons, uma das principais empresas do setor no país, reconhecida por ser campeã de vendas de pacotes para o Brasil, em especial para o Nordeste. O encontro teve como objetivo aprofundar as conversas entre o Governo e a operadora, especialmente oportunizando pacotes para Pernambuco, visto que a Argentina é o maior emissor de turistas para o Estado.

“É muito bom fortalecer essas parcerias e construir novas oportunidades para o turismo de Pernambuco. A All Seasons é uma das operadoras que mais levam argentinos ao nosso Estado, especialmente para Porto de Galinhas, e queremos seguir ampliando essa presença para outros destinos pernambucanos e, assim, consolidar Pernambuco como o destino preferido dos turistas da Argentina”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.

No ano passado, Pernambuco recebeu 9.198 turistas argentinos. Já em 2025, até o mês de setembro, foram 23.349. Os argentinos vêm a Pernambuco principalmente pelos atrativos naturais e climáticos do Estado, como sol e praia, a natureza e a cultura. O povo pernambucano e a gastronomia são outros atrativos de viagem para o Estado.

“Pernambuco é um destino muito especial para os argentinos, pela hospitalidade do seu povo e pela excelente estrutura turística que oferece. Há 35 anos, promovemos o destino e seguimos com a mesma satisfação de sempre. Estamos muito felizes em fortalecer essa parceria com a Empetur e com o Governo do Estado”, diz o fundador da operadora All Seasons, Gabriel Mario Sanchez

A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) conta com estratégias de marketing e comunicação para divulgar o Estado como destino turístico na Argentina. As ações incluem participações em roadshows, feiras de turismo, realização de famtours (roteiro organizado para que profissionais do setor conheçam atrativos, produtos e serviços de um destino), além de um bom relacionamento com os operadores turísticos.

“A All Seasons é uma grande parceira de Pernambuco, promove nosso Estado no mercado argentino e contribui diretamente para o crescimento do fluxo de turistas internacionais. Nosso objetivo é seguir estreitando a relação do Governo de Pernambuco com os principais operadores, fortalecendo parcerias que resultem em mais visitantes e mais desenvolvimento para o nosso Estado”, apontou o diretor-presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Rodrigo Pinheiro participa de evento internacional em Dubai e busca novas parcerias para o desenvolvimento de Caruaru

Durante esta semana, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participa da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 e do Fórum do Prefeito, eventos realizados na ExpoDubai, nos Emirados Árabes Unidos. A programação, iniciada nesta segunda-feira (27), reúne mais de 150 prefeitos de diferentes partes do mundo, com o objetivo de promover a troca de experiências em gestão pública, sustentabilidade e inovação urbana.

Ao longo da agenda, Rodrigo Pinheiro destacou a importância de apresentar o potencial econômico e cultural de Caruaru em um ambiente internacional, fortalecendo conexões estratégicas para o futuro da cidade. “Estamos aqui representando Caruaru, mostrando as potencialidades do Brasil, da nossa região e da nossa cidade. É uma oportunidade de dialogar com embaixadores e buscar parcerias que tragam desenvolvimento e oportunidades para Caruaru e Pernambuco”, afirmou o prefeito.

Os representantes brasileiros foram recebidos por Sharif Al Suwaidi, embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, e por Sidney Leon Romeiro, embaixador do Brasil nos Emirados. A missão internacional reforça o compromisso da gestão em buscar investimentos e cooperações que impulsionem a economia local, ampliem o turismo e consolidem Caruaru como referência em inovação e crescimento sustentável.

Em Copenhague, governadora Raquel Lyra anuncia antecipação em sete anos da segunda fase do terminal de contêineres da APM Terminals em Suape

Empresa dinamarquesa está formalizando a aquisição de nova área no Porto de Suape para expansão do terminal

Durante reunião com a APM Terminals na sede do Grupo Maersk, em Copenhague, a governadora Raquel Lyra pactuou a antecipação da segunda fase do terminal de contêineres que a companhia está implantando no Complexo Industrial Portuário de Suape. O equipamento será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina, consolidando Suape como o hub logístico mais moderno e sustentável do Hemisfério Sul. Os dirigentes da Maersk detalharam o cronograma do investimento, que já supera R$ 2 bilhões, e adiantaram que novas áreas já foram solicitadas para expansão do terminal.

“Em mais um dia de trabalho aqui na Dinamarca, em Copenhague, estamos visitando a Maersk, que está fazendo o terminal de contêineres no Porto de Suape e será o mais moderno da América Latina, totalmente eletrificado. São R$ 2,2 bilhões que estão sendo investidos nessa primeira fase. E de olho no futuro, já está em planejamento a segunda fase. Foi solicitada uma nova área para a expansão do terminal em Suape e com certeza iremos garantir que os investimentos continuem acontecendo em Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

A reunião também reforçou os laços institucionais entre o Governo de Pernambuco e a empresa do Grupo Maersk. A segunda fase da construção, que estava prevista para iniciar em 2034, já está sendo antecipada pela companhia para 2027, diante da conclusão da demanda esperada para a primeira fase do terminal. “Nós acreditamos muito no nosso projeto no Porto de Suape e, na nossa visão, podemos expandir o ramal em um futuro curto. Poderemos fazer um terminal super tecnológico que vai ajudar bastante as empresas em Pernambuco”, afirmou o diretor-superintendente da APM Terminals, Daniel Rose.

Com capacidade inicial de 400 mil TEUs/ano (medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contêiner). Na fase de obras, cerca de 2 mil empregos diretos e 4 mil indiretos estão sendo gerados. Na operação, a previsão é de 250 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, impulsionando a economia regional.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, o anúncio da expansão demonstra a potência da economia pernambucana. “A Maersk está perto de concluir a primeira etapa do terminal de contêineres já planejando a antecipação em sete anos da segunda etapa. Celebramos esse anúncio como um sinal da força da economia de Pernambuco e, acima de tudo, da competência do Estado que conseguiu garantir o que era necessário para desenvolver esse projeto”, pontuou.

O terminal, projetado para operar com tecnologia elétrica e digital, está em construção com previsão de início das operações no segundo semestre de 2026. “Foi solicitada uma nova área em Suape para ampliar o terminal, o que significa mais investimentos e a geração de ainda mais empregos. Sem dúvida, será um grande ganho logístico para Pernambuco”, comentou o presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto.

Durante o encontro, ainda foram alinhados temas como avanço da engenharia, etapas de licenciamento, contratação de fornecedores e integração operacional com as obras estruturantes conduzidas pelo Governo de Pernambuco em Suape, como a dragagem interna em licitação, a dragagem externa já concluída e a requalificação do molhe.

Participaram da reunião vice-presidente executiva e diretor de assuntos corporativos da Maersk, Caroline Pontoppidan; o diretor de parcerias globais e ESG, assuntos públicos e regulatório da Maersk, Concepción Boo Arias; o presidente do Sindaçúcar/PE, Renato Cunha; o vice-presidente do Movimento Atitude, Marcelo Guerra; o presidente da Fiepe, Bruno Veloso e o vice, Massimo Cadorin.

Integram a comitiva pernambucana os secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); e das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniela Britto (Imprensa).

Caruaru sediou o I Congresso de Regime Próprio de Previdência da AAPREV

Nos dias 23 e 24 de outubro, o auditório do WA Hotel, em Caruaru, foi palco do Primeiro Congresso de Regime Próprio de Previdência da Associação dos Advogados Previdenciaristas de Pernambuco (AAPREV). O evento teve como tema central “Tendências, avanços e desafios na prática do RPPS”, e reuniu especialistas de renome nacional, gestores, advogados e servidores públicos de todo o Estado.

Realizado pela AAPREV e UPJURIS, com o apoio institucional da OAB/PE e OAB Caruaru, por meio da Comissão de Direito Previdenciário.

O congresso teve como propósito capacitar profissionais que atuam direta ou indiretamente com os Regimes Próprios de Previdência (RPPS) — desde os gestores municipais até advogados que representam segurados e servidores públicos.

Nomes como Suzani Ferraro e Marcelo Barroso, estiveram entre os palestrantes, os quais contribuíram painéis voltados ao debate dos Regimes de previdencia e à gestão pública previdenciária.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da OAB Caruaru, Dr. Ranieri Coelho; a presidente do CaruaruPrev, Sra. Fernanda de Melo Barbosa; o ouvidor da OAB Pernambuco, Dr. Felipe Sampaio, representando a presidente da seccional, Dra. Ingrid Zanella; o presidente da Comissde Direito Previdenciário da OAB Caruaru, Nemézio Vasconcelos, e o delegado da Escola Superior da Advocacia (ESA/PE), Dr. João Lucas Amazonas.

A presidente da AAPREV e idealizadora do evento, Dra. Tallyta Bione, conduziu a cerimônia de abertura.

Com auditório lotado e ampla adesão do público, o congresso foi considerado um marco para o fortalecimento da advocacia previdenciária no interior de Pernambuco, consolidando Caruaru como polo de debates e formação técnica na área.

Segundo a organização, o sucesso da primeira edição garante a inclusão definitiva do congresso no calendário anual da AAPREV, que pretende realizá-lo todos os anos, no mês de outubro, sempre valorizando a advocacia do interior e a aproximação entre profissionais de diferentes regiões do Estado.

“Nosso compromisso é fomentar o conhecimento técnico e aproximar os advogados que atuam com Regimes Próprios de Previdência, levando conteúdo de qualidade também ao interior do Estado”, destacou Dr. César Barbosa, diretor de atuação em caruaru e região.

📍 Serviço:

Evento: I Congresso de Regime Próprio de Previdência da AAPREV

Data: 23 e 24 de outubro

Local: WA Hotel – Caruaru/PE

Realização: AAPREV e UPJURIS

Apoio: Comissão de Direito Previdenciário da OAB Caruaru e OAB/PE.

Dayse Silva assume interinamente a Prefeitura de Caruaru e dá continuidade às ações da gestão

A vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, assume interinamente o comando do município pelos próximos 15 dias, durante a viagem oficial do prefeito Rodrigo Pinheiro, que cumpre agenda internacional. O gestor está fora do país em busca de novas parcerias e oportunidades de desenvolvimento para Caruaru, participando, nesta segunda-feira (27), da ExpoDubai, um dos maiores eventos mundiais de inovação, negócios e sustentabilidade.

Durante o período em que estiver à frente da Prefeitura, Dayse Silva dará continuidade às ações da gestão e realizará importantes entregas à população, como ruas calçadas dentro do programa Minha Rua Nova e a requalificação da comunidade da Portelinha, iniciativa que simboliza um avanço significativo na melhoria das condições de vida dos moradores.

De acordo com a vice-prefeita, o momento é de dar sequência ao trabalho que vem mudando a realidade dos bairros e comunidades de Caruaru, garantindo mais dignidade e qualidade de vida à população. “Seguiremos com o mesmo compromisso e ritmo da gestão, cuidando das pessoas e fortalecendo o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou Dayse.

Bolsonaro tem até hoje para recorrer de condenação por plano de golpe

STF realiza audiência pública sobre direitos autorais na era digital nesta segunda (27)

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza na segunda-feira (27), a partir das 14h, uma audiência pública para discutir os impactos das novas tecnologias sobre os direitos autorais e os contratos antigos de obras musicais. O debate será conduzido pelo ministro Dias Toffoli, relator do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1542420, com repercussão geral reconhecida (Tema 1.403).

A audiência vai reunir 23 expositores, entre especialistas, professores e representantes de artistas, gravadoras e associações e entidades ligadas ao setor musical. O debate será dividido em dois eixos principais: a exploração econômica de obras intelectuais na era digital e o direito de fiscalização sobre o uso dessas obras nas plataformas.

Segundo o ministro Toffoli, o objetivo é promover um debate amplo e qualificado, reunindo informações técnicas, jurídicas e econômicas que ajudem o STF a decidir sobre a validade desses contratos na era do streaming. Depois que o ARE 1542420 for submetido a julgamento, a decisão do STF servirá de referência para todos os processos semelhantes em andamento na Justiça brasileira.

As exposições serão na sala de sessões da Segunda Turma do Tribunal, com transmissão ao vivo pela TV e Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube.

O som dos streamings

O caso que motivou a audiência foi movido por Roberto Carlos e pelos herdeiros de Erasmo Carlos contra a editora Fermata do Brasil. Eles pedem a revisão de contratos assinados entre 1964 e 1987, que previam apenas a exploração das músicas em formatos analógicos — como LPs, CDs e DVDs —, sem mencionar os meios digitais. A alegação é de violação contratual e falta de transparência no uso das obras em plataformas de streaming.

A Fermata, por sua vez, defende que a cessão dos direitos foi definitiva no momento da assinatura e continua válida mesmo com as mudanças tecnológicas. Sustenta que os contratos garantem à empresa o direito exclusivo de explorar comercialmente as músicas em qualquer formato, presente ou futuro.

João Fonseca conquista ATP 500 da Basileia e vai virar top-30 mundial

Tennis - ATP 500 - Swiss Indoors Basel - St. Jakobshalle, Basel, Switzerland - October 26, 2025 Brazil's Joao Fonseca celebrates with the trophy after winning his final against Spain's Alejandro Davidovich Fokina REUTERS/Pierre Albouy

O carioca João Fonseca conquistou o maior título de sua ainda curta carreira no tênis profissional. Neste domingo (26), o brasileiro, de somente 19 anos, venceu o ATP 500 da Basileia, na Suíça, ao derrotar o espanhol Alejandro Fokina por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.

Esta foi a quarta conquista de João nesta temporada. Nenhum dos títulos anteriores, porém, tem o peso de um ATP 500, terceiro principal nível de torneios do circuito mundial e que dá 500 pontos ao campeão. Esse tipo de competição é inferior apenas aos de nível ATP 1000 e aos Grand Slams (que distribuem 2 mil pontos ao vencedor).

Com os 500 pontos na Basileia, João terá um salto significativo na próxima atualização do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), saindo do 46º para o 28º lugar. Ele iniciou a temporada na 145ª posição.

Na final diante de Fokina, número 18 do mundo, João não se intimidou. Fez sete aces (quando o adversário não consegue rebater o saque) e levou todos os games em que teve o serviço.

Ele precisou de somente uma hora e 25 minutos para conquistar o maior título de um brasileiro em simples desde 2001, quando o catarinense Gustavo Kuerten foi campeão do ATP 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. O carioca, de 2005, sequer era nascido.

João também ganhou, em 2025, o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e os Challengers (torneios de nível inferior aos ATP) de Canberra, na Austrália, e Phoenix, nos Estados Unidos. A partir desta segunda-feira (27), o brasileiro já busca um novo título. Ele estreia no ATP 1000 de Paris, na França, contra o canadense Denis Shapovalov, um dos adversários que superou na Suíça, nas quartas de final. O duelo ainda será marcado.