Obras do Complexo de Saúde do Vassoural seguem avançando

As obras do Complexo de Saúde do Vassoural, no bairro de mesmo nome, continuam avançando. E, em breve, o equipamento estará pronto para oferecer diversos serviços para os caruaruenses. Confira alguns detalhes dos trabalhos que já foram concluídos ou iniciados no equipamento, que está sendo requalificado e ampliado pela Prefeitura de Caruaru.

Foi concluído, por exemplo, todo o sistema hidráulico, a instalação da cobertura, das calhas e dos rufos. Também foram iniciados os seguintes trabalhos: as instalações elétricas; a aplicação do revestimento cerâmico interno; a cobertura e a estrutura da piscina; a construção das divisórias de gesso e alvenaria dos ambientes médicos; além de serviços de demolição e reparo do antigo piso granilite, para aplicação de um novo revestimento.

Atualmente, a obra encontra-se em execução, seguindo o cronograma estabelecido e acordado pela empresa, chegando a um total executado de 63%. De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo, os trabalhos no Complexo de Saúde estão sendo acompanhados de perto e avançando para oferecer mais estrutura e ampliação nos serviços de saúde ofertados no local.

“Seguimos acompanhando, de perto, os trabalhos que estão sendo executados no Complexo de Saúde do Vassoural. Obra importante que ampliará os serviços que são oferecidos à população caruaruense, naquela e nas comunidades próximas. Algumas etapas já foram concluídas e outras serão nas próximas semanas, dando continuidade ao cronograma estabelecido pela Prefeitura de Caruaru”, observa Andrews Melo.

Caruaru fortalece agricultura familiar na 32ª AgriNordeste

Caruaru mais uma vez demonstra protagonismo no cenário da agricultura familiar ao marcar presença na 32ª edição da AgriNordeste, que acontece de 4 a 7 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A participação da Prefeitura de Caruaru se deu por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Com um estande exclusivo para exposição e comercialização de produtos, o município leva para o evento a diversidade e a qualidade da produção local, garantindo visibilidade e ampliando as oportunidades de mercado para os agricultores e agricultoras familiares.

Além da venda direta, a participação também oferece aos produtores e produtoras o acesso à programação técnica da feira, com seminários, palestras e espaços de troca de experiências, fortalecendo o conhecimento e a prática no campo.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Weslley Nascimento, participar de um evento como a AgriNordeste é um passo fundamental para o fortalecimento da agricultura local. “Esse é um momento em que nossos agricultores não apenas expõem e comercializam seus produtos, mas também se conectam a novos mercados, recebem capacitação e ampliam suas perspectivas. Estar na AgriNordeste é garantir que Caruaru esteja sempre em destaque no setor agropecuário do Nordeste”, destacou.

*Sobre a AgriNordeste*

Realizada anualmente pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), a AgriNordeste chega à sua 32ª edição consolidada como uma das maiores feiras do agronegócio do Nordeste.

O evento é ponto de encontro de produtores, técnicos, empreendedores, profissionais do setor e visitantes interessados em conhecer mais sobre o universo agro. Com programação diversificada, a feira também oferece atrações para toda a família, reunindo expositores, gastronomia regional, produtos artesanais e orientações sobre cuidados com pets.

Na área técnica, a programação reúne centenas de palestras e oficinas voltadas para diversas cadeias produtivas, como avicultura, apicultura, aquicultura, bovinocultura de leite e de corte, caprinovinocultura, fruticultura, horticultura, floricultura, cana-de-açúcar e cooperativismo rural.

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para infraestrutura hídrica e urbanização da Vila Canaã, em Caruaru

Para dar mais segurança hídrica e garantir infraestrutura digna à população da Vila Canaã, em Caruaru, no Agreste Central, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (5), a ordem de serviço para dar início às obras de abastecimento e pavimentação da primeira etapa na localidade. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a gestora também assinou a autorização da abertura de licitação para a segunda etapa das intervenções, que vão abranger outra área da Vila. Ao todo, as ações vão beneficiar 10 mil pessoas do distrito e somarão investimentos de R$ 103,2 milhões.

“Aqui moram mais de 10 mil pessoas, que agora vão poder mudar a sua realidade. Tenho a alegria de dar ordem de serviço para as obras começarem. São mais de R$ 100 milhões de investimento em pavimentação de ruas, em garantia de água na torneira, na construção de praças, na drenagem, microdrenagem. Assim podemos levar mais dignidade para a população daqui viver no seu chão”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Os projetos são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e executados pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), que é a responsável pela supervisão técnica do projeto. A Vila Canaã fica localizada na zona rural de Caruaru, a 34 km do centro. “Esta intervenção representará uma significativa transformação, onde visa promover uma completa reestruturação da região, em um projeto dividido em duas fases, devido à sua complexidade”, declarou a secretária da Seduh, Simone Nunes.

Na primeira etapa, as obras vão abranger a implantação completa do sistema de abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário em toda a área urbana, incluindo a construção de estações elevatórias, estações de tratamento e reservatórios. A intervenção vai realizar ainda serviços de microdrenagem pluvial, pavimentação asfáltica em 21 ruas, entre outras ações.

Já a autorização da licitação para a segunda etapa do projeto vai abranger outra área da Vila Canaã. As obras vão ser de implantação das redes de distribuição de água, sistema de esgotamento sanitário, pavimentação de 67 ruas e drenagem, além da modernização da rede elétrica e da iluminação pública de toda a vila. Ainda serão construídos 14 canteiros e sete praças equipadas. A ordem de serviço para esta fase será assinada em até 90 dias.

O deputado federal Fernando Monteiro destacou a valorização da população. “O Governo está fazendo política pública, a política da transformação dessa região”, disse. A deputada estadual Rosa Amorim considerou que a infraestrutura será aprimorada. “O Agreste está passando a ser visto, com infraestrutura, com água, com saneamento, com educação e com qualidade de vida”, afirmou. O deputado estadual Abimael Santos analisou que esse é mais uma obra vista no Estado. “Onde quer que eu ande, as ordens de serviço dadas pela governadora estão em andamento. Pernambuco vai continuar trabalhando”, declarou. “O Governo destinou orçamento para uma área muito importante”, reforçou o deputado estadual Pastor Cleiton Collins.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, celebrou o investimento para a região. “É um dia importante. Essa assinatura e esse início de obras vêm se juntar a outras em Pernambuco”, declarou. O prefeito de Toritama, Sérgio Colin, também comemorou a intervenção. “É a sensibilidade e o compromisso com o povo. Fico feliz ao ver os resultados feitos da nossa região”, falou.

Iza Arruda é eleita presidente da Subcomissão do Paradesporto

A deputada federal Iza Arruda (MDB/PE) foi eleita presidente da Subcomissão do Paradesporto, vinculada à Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. A Subcomissão é um espaço dedicado à discussão e formulação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do esporte para pessoas com deficiência.

A presidente da Comissão do Esporte, deputada Laura Carneiro (PSD/RJ), destacou a escolha do nome da parlamentar pernambucana: “É uma honra para mim ter Iza Arruda como presidente dessa subcomissão, pois ela já faz um trabalho incrível com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), demonstrando compromisso e sensibilidade com pautas de inclusão”.

Ao assumir a presidência, a deputada Iza Arruda reforçou seu compromisso com a causa: “Assumo essa responsabilidade com muita alegria e senso de dever. O paradesporto é sinônimo de superação, oportunidades e cidadania. Vamos trabalhar para que atletas com deficiência tenham cada vez mais visibilidade, apoio e condições de desenvolver todo o seu potencial”.

Fernando Monteiro e Anderson Luiz destacam projeto de lei de isenção de IPI para mototaxistas

O deputado federal Fernando Monteiro anunciou, nesta sexta-feira (5), em Caruaru, o Projeto de Lei 4454/25, que propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para mototaxistas na compra de motos novas. A proposta, apresentada, na última quinta-feira (4), na Câmara Federal, busca garantir à categoria o mesmo benefício fiscal já concedido aos taxistas. A iniciativa surgiu a partir da articulação do secretário de Articulação Política do município, Anderson Luiz, que provocou o deputado a criar o projeto após ouvir as demandas da categoria.

Durante o anúncio, o parlamentar ressaltou que o projeto é fruto da escuta da categoria e tem potencial para fortalecer o trabalho de milhares de profissionais em todo o Brasil. “Os mototaxistas exercem um papel fundamental na mobilidade urbana, especialmente em cidades como Caruaru. É justo que tenham as mesmas condições de acesso ao benefício já garantido aos taxistas”, destacou Fernando Monteiro.

O secretário Anderson Luiz afirmou que a medida representa um avanço importante. “Esse projeto mostra sensibilidade e compromisso com trabalhadores que fazem parte da rotina diária da população. Torcemos para que seja aprovado, pois terá grande impacto para a categoria dos mototaxistas”. O anúncio também contou com a presença dos representantes da Associação dos Mototaxistas de Caruaru, Marcos e Luciano, que ressaltaram a importância da iniciativa para a renovação da frota e a valorização da profissão.

Rodrigo Pinheiro destaca parceria com Raquel Lyra no anúncio de obras para a Vila Canaã

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (5), a ordem de serviço para obras de infraestrutura e urbanização na Vila Canaã, comunidade rural de Caruaru, mas que também beneficia Toritama. O ato contou com a presença do prefeito Rodrigo Pinheiro, da vice-prefeita Dayse Silva e de lideranças estaduais. O investimento prevê saneamento, pavimentação de ruas, construção de equipamentos públicos e áreas de lazer. Rodrigo ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura de Caruaru e o Governo de Pernambuco nas obras que acontecem pela cidade.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou que a requalificação da Vila Canaã começou a ser discutida ainda quando Raquel Lyra era prefeita de Caruaru. “Essa esperança por muitas vezes foi castigada, massacrada pelo tempo, mas hoje começa a se tornar realidade. Conversei muito com Raquel, quando ainda prefeita, e o primeiro ato coletivo de secretários foi justamente aqui em Canaã. Hoje, com coragem e planejamento, a governadora transforma esse sonho em obra concreta”, afirmou.

Rodrigo também ressaltou a dimensão do investimento, comparando-o a quase todo o orçamento anual de Toritama, e agradeceu o empenho da gestão estadual. “Esse é um momento de esperança que começa a se tornar realidade. Agradeço mais uma vez à governadora Raquel Lyra e à vice-governadora Priscila Krause pela parceria, pela decisão política e pela dedicação em atender uma demanda tão esperada por essa comunidade”, disse.

O prefeito ainda frisou que o Governo de Pernambuco tem levado ações a todas as regiões e que a parceria com Caruaru tem feito a diferença. “Pernambuco tem o privilégio de ter uma governadora que já foi prefeita e entende as dificuldades dos municípios. Isso facilita o diálogo e acelera soluções. Aqui em Canaã, teremos uma obra de qualidade, trazendo água, saneamento, praça e dignidade para a população”, concluiu Rodrigo Pinheiro.

De Caruaru para o mundo: universitária Asces-Unita participou de cúpula da ONU, em Genebra

A estudante de Relações Internacionais do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), Heloísa Marques, participou do Global Youth Summit Conference 2025, em Genebra, na Suíça. O encontro foi promovido pelo Youth Center for Dialogue and Peace (YCDP) em parceria com o United Nations Institute for Training and Research (UNITAR) e aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

A conferência reuniu jovens de várias partes do mundo para debater, trocar experiências e cocriar soluções para desafios da agenda internacional. Foram dias de oficinas, diálogos e networking, que permitiram uma imersão em diferentes realidades culturais, sociais e políticas.

Segundo Heloísa, um dos momentos mais marcantes foi a oportunidade de se apresentar na sede das Nações Unidas. Representando o Brasil, a caruaruense discursou sobre a atuação das mulheres latino-americanas em práticas sustentáveis, ressaltando como elas se reinventam diante das mudanças climáticas por meio da agroecologia, do reaproveitamento de recursos e da construção de redes comunitárias baseadas no cuidado e na resiliência.

“A experiência foi única e inspiradora. Cada palavra dita ali refletia não só a minha voz, mas também a de muitos jovens que não puderam estar presentes. Foi emocionante perceber que, apesar das diferenças culturais e sociais, jovens do mundo todo compartilham a mesma urgência por um futuro mais justo e verdadeiramente representativo”, destacou.

Ministro das Comunicações e presidente da EBC participam de inauguração de canais públicos de TV em Caruaru

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e o presidente da EBC, André Basbaum, participam, na próxima segunda-feira (8), da cerimônia que marca a expansão da rede pública de televisão em mais um município brasileiro.

Em Caruaru (PE), eles participam da solenidade de inauguração das transmissões da PREF TV, emissora da Prefeitura da cidade que atuará em parceria com a TV Brasil. Os moradores também passarão a ter acesso gratuito ao Canal Gov, Canal Educação e Canal Saúde.

Os novos canais, em Caruaru, vão oferecer programações que incluem conteúdos educativos, artísticos, comunitários, culturais, científicos, de prestação de serviços e de informação.

A estrutura para a transmissão dos canais foi viabilizada pelo Programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações, que financia a expansão da rede pública de televisão no país.

Os recursos são provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – com previsão de R$ 150 milhões – e de recursos arrecadados pelo edital do 4G (R$ 105,5 milhões). A expectativa é beneficiar cerca de 400 municípios em todo o Brasil.

As estações de TV digital do programa, que transmitem os sinais da EBC e da Rede Legislativa (TV Câmara, TV Senado, TVs das assembleias estaduais e de câmaras municipais), são instaladas por meio de parcerias com instituições que oferecem local e infraestrutura básica.

A cidade de Caruaru serviu como projeto-piloto do programa, assim como outras 30 cidades do país.

*SERVIÇO*

*Data:* 8 de setembro

*Horário:* 15h

*Local:* Centro de Convenções do Senac

*Endereço:* Avenida Maria José Lyra, 140 – Indianápolis – Caruaru (PE)

Polícia Federal realiza operação para combater tráfico de drogas em Fernando de Noronha

NOTA OFICIAL DA OPERAÇÃO ENVIO ILEGAL E CARGA ESQUECIDA

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou na manhã de hoje (05/09/2025) as operações Envio Ilegal e Carga Esquecida, com a finalidade de reprimir a atuação de uma suposta associação criminosa especializada na prática de ilícitos relacionados ao tráfico de drogas. As investigações apontaram que o grupo criminoso investigado seria responsável pelo envio e comércio ilegal de entorpecentes na ilha de Fernando de Noronha.

Foram cumpridos 04 (quatro) Mandados de Busca e Apreensão na ilha de Fernando de Noronha e no município de Jaboatão dos Guararapes. Durante as diligências foram apreendidas diversas mídias digitais de armazenamento de dados, material que auxiliará na continuidade das investigações, possibilitando a identificação de todos os envolvidos no esquema criminoso. Os crimes investigados são de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Pernambuco registra 16 meses consecutivos de queda nos homicídios

Estado também teve o melhor agosto da série histórica nos crimes patrimoniais

Pernambuco completou 16 meses consecutivos de queda nos homicídios e alcançou o melhor agosto da série histórica nos crimes patrimoniais. De acordo com dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social (SDS), no mês passado, as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) diminuíram 6,5% no Estado, com 258 registros — 18 vítimas a menos do que no mesmo período de 2024, quando houve 276 ocorrências. No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, a redução é de 11,1%, com 2.123 casos em 2025 contra 2.389 em 2024.

“São 16 meses consecutivos de redução da violência em Pernambuco, resultado que nos anima e nos motiva a seguir trabalhando firme para fortalecer ainda mais as forças de segurança do nosso Estado e, assim, preservar vidas e proteger a população. Tenho certeza que com a atuação dos 2.299 novos policiais militares que começaram a atuar mês passado alcançaremos resultados ainda melhores. Com o Juntos pela Segurança, seguiremos avançando”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Além dos MVIs, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) também apresentaram redução. Em agosto, foram 3.111 ocorrências, o menor número já registrado para o mês em toda a série histórica. Em comparação com agosto de 2024, que contabilizou 3.687 casos, houve uma queda de 15,6%. No acumulado do ano, a redução foi de 3,6%, caindo de 26.756 ocorrências em 2024 para 25.790 em 2025.

“O cenário da segurança pública de Pernambuco precisava de uma atenção muito grande e a governadora Raquel Lyra fez isso desde o primeiro momento em que tomou posse. Foram adquiridos novos equipamentos, ampliados os investimentos em inteligência, realizados concursos para mais de sete mil vagas e iniciada a construção de novas unidades policiais. Tudo isso para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais de segurança e garantir à população um atendimento qualificado”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

*MULHER -* No recorte da Violência Contra a Mulher (VCM), houve retração de 1,3% no mês de agosto, com 5.225 registros contra 5.293 em 2024. A proteção à vida das mulheres tem sido intensificada por meio da Patrulha Maria da Penha. Desse 2023, a patrulha já acompanhou 14.672 mulheres com Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), realizando 63.084 diligências entre 2024 e 2025. Somente em 2025, 3.802 mulheres ingressaram no programa, com 20.725 atendimentos realizados.

A população pode contribuir com informações e denúncias para assegurar mais proteção às pernambucanas. Em casos de emergência, a orientação é ligar para o 190. Para denúncias anônimas, a SDS disponibiliza os telefones 181 ou 0800.081.5001. O sigilo é garantido e a ligação é gratuita de qualquer município do Estado. A Ouvidoria Estadual da Mulher também oferece atendimento especializado pelo número 0800.281.8187. Além disso, é possível registrar denúncias pelos sites www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br e www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/ouvidoria/fale-conosco.