Desfile coletivo marca a abertura do “Trama Moda Pernambuco”

A vice-governadora Priscila Krause e a diretora-presidenta da ADEPE Ana Luiza Ferreira, juntamente com o diretor-presidente do NTCPE Pedro Miranda, fizeram a abertura oficial do TRAMA MODA PERNAMBUCO, no Recife Expo Center, neste sábado (6). Para a vice-governadora, um evento que já começou grandioso. “A gente chegou aqui hoje com um evento desse tamanho juntando dois segmentos: moda industrial e moda autoral, em um movimento onde todos saem maiores e mais fortes”.

A diretora-presidenta da ADEPE, um dos apoiadores do TRAMA, também enfatizou a união dos dois importantes segmentos da moda pernambucana. “Aqui a gente tem o que Pernambuco traz de mais valor, que é a moda industrial, importante polo nacional. Mas a gente também traz a moda autoral, artesanal, que é pulsante em nosso estado. Unindo essas duas forças incríveis, tenho certeza que ninguém vai conseguir competir com Pernambuco quando o quesito for moda e economia criativa”, afirmou Ana Luiza Ferreira.

O diretor-presidente do NTCPE explicou que o TRAMA MODA PERNAMBUCO é resultado da escuta a vários setores da cadeia produtiva da Moda, em diferentes municípios do estado, e por isso traz várias atividades, além do salão de comercialização. “A gente tem desfile coletivo com empresas incubadas em programas do NTCPE e ao longo do evento serão desfiles de várias marcas. Temos espaço para workshops e palestras e temos também o salão com mais de 100 empresas pernambucanas comercializando os seus produtos” disse Pedro Miranda ao convidar os presentes para assistir ao desfile coletivo.

Na passarela, estiveram as marcas Maria Alice Atelier, Seu Maraca, Lucy Celestino, Linha da Mão, Ateliê Sueny Barros, Carolina Escobar, Ostra Dourada, Delos e Leme. De acessórios, participaram a Lu Madre, Acessórios Ramifica, Baudoin Design e Atelier 26. A Vitalina mostrou uma coleção de calçados.

E o primeiro dia do TRAMA MODA PERNAMBUCO trouxe um pouco de tudo. Workshop apresentado por Jonas Cavalcante com cerâmica fria, palestra de Roberto Meireles sobre “Números e Cores: integrando gestão e criação”, além do desfile já citado e venda de produtos em dois espaços: o pavilhão de moda em geral e o corredor de moda autoral. *Neles, é comercializada a moda produzida no Polo de Confecções de Pernambuco, da produção industrial e da moda autoral, mostrando a qualidade dos produtos de roupas, acessórios e calçados*. Até a próxima quarta será assim.

O TRAMA MODA PERNAMBUCO é aberto ao público. O ingresso é de R$ 10,00, sendo possível comprar antecipadamente no site www.tramadoda.com.br ou, se preferir, no próprio Recife Expo Center. O evento acontece até quarta-feira, dia 10, sempre das 14h às 21h.

O TRAMA MODA PERNAMBUCO é uma realização do NTCPE (Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em PE), dentro do programa do Marco Pernambucano da Moda, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Governo do Estado. Conta com o apoio da ADEPE (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), SEBRAE-PE e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e tem parcerias da FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Pernambuco), Sinditêxtil (Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral em Pernambuco) e FACEP (Federação das Associações Comerciais de Pernambuco.

Serviço: TRAMA MODA PERNAMBUCO

Até quarta-feira, 10 de setembro

Local: Recife Expo Center

Ingressos: R$ 10,00, no local ou pelo site www.tramamodape.com.br

Instagram: @tramamodapernambuco

Realização: NTCPE, Marco Pernambucano da Moda, ADEPE, Sec. Desenvolvimento Econômico de PE e Governo de PE

Apoio: SEBRAE/PE e Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE

Parceria: FIEPE, Sindivest, Sinditêxtil e Facep

Arena Verão: Governo de Pernambuco leva esporte e lazer para a praia de Piedade

A praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, vai virar um importante palco para a promoção de esporte, lazer, cultura e ações sociais e educativas com o projeto Arena Verão Pernambuco, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Esportes a partir do próximo fim de semana. A gestão estadual ainda participa, junto com a prefeitura municipal e outros parceiros, do projeto Verão Escolar, que tem início nesta segunda-feira (8) também em Piedade, alcançando mais de 14 mil estudantes.

“Nada melhor do que aproveitar o clima do nosso verão para incentivar a prática de esportes ao ar livre dos nossos estudantes e da população em geral. É a primeira edição da Arena Verão Pernambuco, em que o Governo do Estado une lazer, saúde, educação e serviços sociais para promover qualidade de vida e se fazer presente na vida da população de forma leve e descontraída”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A Arena Verão Pernambuco ocorrerá aos sábados e domingos, de 13 de setembro a 12 de outubro. O espaço estará aberto a pessoas de todas as idades e irá oferecer modalidades coletivas, futmesa, totó, aulas de dança, atrações musicais, atividades culturais e de inclusão social. As ações serão realizadas em parceria com federações esportivas, academias e conselhos profissionais.

“Estamos garantindo acesso gratuito a diversas modalidades, contato com hábitos saudáveis e socialização em todas as idades. O que inicialmente estava restrito aos alunos, foi ampliado para toda a população nos fins de semana, promovendo lazer, integração e inclusão social numa grande arena”, afirmou a secretária de Esportes, Ivete Lacerda.

*Verão escolar -* Desta segunda-feira a 17 de outubro, a praia de Piedade receberá o Verão Escolar, que dará acesso a estudantes entre 7 e 17 anos a modalidades como beach soccer, vôlei de praia, basquete, handebol de areia, beach tennis, além de brincadeiras populares. O transporte até o local, lanche e retorno às escolas estão garantidos pelo projeto, que terá a participação de alunos da rede estadual de ensino e também da rede escolar de Jaboatão.

“O projeto é muito representativo quando a gente vislumbra a capacidade do esporte e do entretenimento para mais de 14 mil estudantes das redes estadual e municipal. De 8 de setembro a 17 de outubro, o Verão Escolar estará movimentado os nossos estudantes, que poderão praticar esportes como futebol e vôlei de praia. É uma iniciativa que fomenta o esporte e também a economia local”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

*Ações integradas -* A programação da Arena Verão Pernambuco também conta com serviços de diversas secretarias do Governo do Estado. A Secretaria de Defesa Social (SDS) estará presente na ação para emitir a Carteira de Identidade Nacional. Já a Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas) garantirá vacinação antirrábica para pets, ações do programa Plantar Juntos e atividades de educação ambiental.

Por sua vez, a Secretaria de Cultura (Secult) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) organizam as atrações artísticas. Também participam, com outras ações, as secretarias da Mulher; Criança e Juventude; Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas; e Saúde, ampliando o caráter integrado do evento.

No desfile cívico-militar de 7 de Setembro, governadora Raquel Lyra destaca importância da justiça social

Na manhã deste domingo (7), a governadora Raquel Lyra acompanhou o desfile cívico-militar em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil e destacou a importância da democracia, da justiça social e da educação para o país. A gestora estadual esteve acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, e do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede.

Ao chegar ao evento, a chefe do Executivo Estadual realizou a revista da tropa e recebeu honras militares. Ela ressaltou a participação dos estudantes pernambucanos no desfile como um símbolo de esperança para o Brasil.

“Mais uma vez, participamos desse evento, junto ao Comando Militar do Nordeste. Pernambuco sempre foi berço de lutas pela liberdade e pela democracia, e a mensagem que trago hoje é de fé, esperança e otimismo no nosso futuro. O nosso maior desafio no Brasil é o combate às desigualdades sociais e regionais. Temos trabalhado muito juntos para melhorar nossos indicadores e números, trazendo mais qualidade de vida para o nosso povo. Em Pernambuco, estamos no caminho certo. Temos feito o maior investimento da história em educação e é muito bom ver isso revelado em tantos sorrisos. A partir da educação e das escolas, temos a possibilidade de transformar o mundo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Para o Comandante Militar do Nordeste, General Maurílio Ribeiro, o 7 de Setembro é motivo de festa para todos os brasileiros. “É um dia de festa para a nação, em que o povo tem a oportunidade de celebrar a independência, a liberdade e a soberania. De celebrar um país gigante, pleno de riquezas e potencial, capaz de alcançar seu pleno desenvolvimento.

As Forças Armadas se alegram em poder fazer parte dessa grande festa nacional junto à sociedade brasileira”, declarou.

O desfile contou com a participação de escolas, associações e tropas militares. Mais de 3 mil estudantes da rede estadual desfilaram, além de 566 policiais militares, alunos da Academia de Polícia Militar de Paudalho e do Colégio da Polícia Militar. A corporação apresentou os grupamentos especiais BOPE, CIPCães, BPTran, BPChoque, BPRp e CIPMoto. Também desfilaram 207 Bombeiros Militares, apresentando Grupamento Motorizado, que levou à avenida viaturas operacionais utilizadas diariamente nas ocorrências. A Polícia Civil também fez uma demonstração da corporação e de seus equipamentos táticos.

Marcaram presença no evento os secretários estaduais Alessandro Carvalho (Defesa Social); Túlio Vilaça (Casa Civil); Juliana Gouveia (Mulher); Yanne Telles (Criança e Juventude), além dos secretários executivos Cassiana Lima (Secretaria de Educação), Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Coronel PM Romero (Casa Militar).

Representando as forças militares e policiais, estiveram presentes o Brigadeiro Marcelo Schiavo (Comandante do II Comando Aéreo Regional); Coronel Iremberg Leal (Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco); Coronel Ivanildo Torres (Comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco); Coronel Carlos Lopes (subcomandante geral da Polícia Militar de Pernambuco); Cleiton Medeiros (superintendente regional da Polícias Rodoviária Federal); Felipe Ranier (superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal); Renato Rocha (chefe da Polícia Civil de Pernambuco); e Wagner Bezerra (gerente-geral da Polícia Científica de Pernambuco).

Também participaram da solenidade José Paulo Cavalcanti Filho, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco; Dandy Pessoa, Defensora Pública de Pernambuco; Alexandre Rebêlo, secretário de Ordem Pública e Segurança da cidade do Recife; e os deputados estaduais William Brígido e Wanderson Florêncio e os cônsules Serge Gas (França), Julieta Grande (Argentina) e Lan Heping (China).

“O que está acontecendo é um problema da justiça e da política e não das Forças Armadas Brasileiras”, diz José Múcio Monteiro

Os bastidores de Brasília fervem nesse começo de setembro… Pautas como, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de liderar um fracassado movimento golpista e a possiblidade de votação de um projeto de anistia aos envolvidos nos atos de vandalismo ao Congresso Nacional em 8 de janeiro de 2023, dominam o noticiário político e fazem o clima esquentar de vez entre governistas e oposicionistas na Câmara e no Senado.

Em meio a tudo isso, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, segue conduzindo sua pasta de forma inteligente e moderada. A frente da pasta desde o início do governo Lula, ele disse, em entrevista a Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier, que sua missão é manter as Forças Armadas distantes da polarização política que predomina na capital federal.

“Sou um amigo do presidente Lula, não tenho projeto político, nem mesmo filiação partidária, creio que o que eu poderia ter feito na política, já fiz. Vim para cá para atender ao convite de um amigo, que disse que precisava do meu trabalho, e hoje vejo que ele realmente precisava. A ‘Força’ tem que está ao lado do país, você vê, mesmo nessa turbulência no noticiário político você não enxerga uma nota sequer que desabone o trabalho das Forças Armadas”, disse e emendou, “O que está acontecendo é um problema da justiça e da política e não das Forças Armadas Brasileiras”.

Defesa Civil de Caruaru amplia grupo de voluntários e realiza capacitação

.

Antes, a coordenadoria contava com 23 voluntários cadastrados. Agora, esse número mais do que dobrou, passando a contar com 53 pessoas. Todos os integrantes passaram por triagem documental, avaliação médica e assinatura do Termo de Adesão.

O encontro foi de grande importância para os novos participantes, que puderam conhecer de perto o trabalho da Defesa Civil no município e a legislação que rege suas atividades.

Conforme o planejamento, todos os voluntários passarão por capacitações antes de atuarem em ações futuras, de acordo com suas especialidades e habilidades. O grupo é formado por bombeiros civis, engenheiros, assistentes sociais, técnico ambiental, educador físico, autônomos, servidores públicos, motoristas, enfermeiros, entre outros profissionais.

“A Defesa Civil tem um papel fundamental na proteção da população em situações de risco. A ampliação e capacitação do grupo de voluntários reforçam a capacidade de resposta do município, mostrando que Caruaru está cada vez mais preparada para enfrentar desafios e atuar de forma preventiva”, destacou o secretário de Segurança Municipal, Coronel Patrício Filho.

Governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para infraestrutura hídrica e urbanização da Vila Canaã, em Caruaru

Para dar mais segurança hídrica e garantir infraestrutura digna à população da Vila Canaã, em Caruaru, no Agreste Central, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta sexta-feira (5), a ordem de serviço para dar início às obras de abastecimento e pavimentação da primeira etapa na localidade. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a gestora também assinou a autorização da abertura de licitação para a segunda etapa das intervenções, que vão abranger outra área da Vila. Ao todo, as ações vão beneficiar 10 mil pessoas do distrito e somarão investimentos de R$ 103,2 milhões.

“Aqui moram mais de 10 mil pessoas, que agora vão poder mudar a sua realidade. Tenho a alegria de dar ordem de serviço para as obras começarem. São mais de R$ 100 milhões de investimento em pavimentação de ruas, em garantia de água na torneira, na construção de praças, na drenagem, microdrenagem. Assim podemos levar mais dignidade para a população daqui viver no seu chão”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Os projetos são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e executados pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), que é a responsável pela supervisão técnica do projeto. A Vila Canaã fica localizada na zona rural de Caruaru, a 34 km do centro. “Esta intervenção representará uma significativa transformação, onde visa promover uma completa reestruturação da região, em um projeto dividido em duas fases, devido à sua complexidade”, declarou a secretária da Seduh, Simone Nunes.

Na primeira etapa, as obras vão abranger a implantação completa do sistema de abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário em toda a área urbana, incluindo a construção de estações elevatórias, estações de tratamento e reservatórios. A intervenção vai realizar ainda serviços de microdrenagem pluvial, pavimentação asfáltica em 21 ruas, entre outras ações.

Já a autorização da licitação para a segunda etapa do projeto vai abranger outra área da Vila Canaã. As obras vão ser de implantação das redes de distribuição de água, sistema de esgotamento sanitário, pavimentação de 67 ruas e drenagem, além da modernização da rede elétrica e da iluminação pública de toda a vila. Ainda serão construídos 14 canteiros e sete praças equipadas. A ordem de serviço para esta fase será assinada em até 90 dias.

O deputado federal Fernando Monteiro destacou a valorização da população. “O Governo está fazendo política pública, a política da transformação dessa região”, disse. A deputada estadual Rosa Amorim considerou que a infraestrutura será aprimorada. “O Agreste está passando a ser visto, com infraestrutura, com água, com saneamento, com educação e com qualidade de vida”, afirmou. O deputado estadual Abimael Santos analisou que esse é mais uma obra vista no Estado. “Onde quer que eu ande, as ordens de serviço dadas pela governadora estão em andamento. Pernambuco vai continuar trabalhando”, declarou. “O Governo destinou orçamento para uma área muito importante”, reforçou o deputado estadual Pastor Cleiton Collins.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, celebrou o investimento para a região. “É um dia importante. Essa assinatura e esse início de obras vêm se juntar a outras em Pernambuco”, declarou. O prefeito de Toritama, Sérgio Colin, também comemorou a intervenção. “É a sensibilidade e o compromisso com o povo. Fico feliz ao ver os resultados feitos da nossa região”, falou.

Acompanharam a agenda os secretários estaduais Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Túlio Vilaça (Casa Civil). Também estiveram presentes os prefeitos Rael Ferreira (Vertentes), Chaparral (Surubim), Dió Filho (Riacho das Almas), Joia (Salgadinho) e Pollyana Abreu (Sertânia), o ex-prefeito de Vertentes, Romero Leal, entre outras autoridades.

Governadora Raquel Lyra prestigia último fim de semana do Festival Pernambuco Meu País em Caruaru

O município de Caruaru, no Agreste Central, é o grande palco da cultura pernambucana neste último final de semana do Festival Pernambuco Meu País. A cidade recebe mais de 150 atividades distribuídas em 18 polos, reunindo música, dança, teatro, e outras artes. A governadora Raquel Lyra prestigiou a festa na noite dessa sexta-feira (5), acompanhada da vice-governadora Priscila Krause.

“O Festival Pernambuco Meu País já nasceu muito grande e veio pra ficar. Conseguimos colocar diversas cidades no nosso circuito, que é multicultural, garante o nosso turismo e a geração de emprego e renda. Em uma época que normalmente é de baixa temporada, conseguimos ter lotação de turismo, pousadas, hotéis, restaurantes. Mais de 95% dos artistas são contratados via edital, e a gente permite que o público tenha acesso a artistas que não costuma ver”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Antes de chegar a Caruaru, o festival percorreu nove cidades pernambucanas — Salgueiro, Triunfo, Buíque, Bezerros, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde e Riacho das Almas —, promovendo arte, inclusão e movimentando a economia local em diferentes regiões do Estado.

A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, conta que o evento em Caruaru proporciona diversidade cultural em vários polos. “Caruaru está tomando um banho da cultura pernambucana, mas também com grandes artistas da cena nacional. O festival é isso, espalha essa alegria da cultura pernambucana, abre espaços para os nossos artistas”, declarou.

Grandes shows nacionais embalaram caruaruenses e visitantes, com artistas como Alcione, Fábio Jr. e José Augusto.

Caruaru recebe ainda apresentações de artistas populares em diferentes polos descentralizados, como o Alto do Moura e o Monte Bom Jesus. Nos polos, se apresentam nomes como a Banda de Pífanos Zé do Estado, Cubana Rasta e Marcelo Santana. Já a Estação Ferroviária abriga o País das Culturas Populares, reunindo mestres da tradição como Galo Preto, Zeca do Rolete, a Orquestra Popular do Recife e o Maestro Ademir Araújo.

“A gente fecha com mais de 95% da ocupação da rede hoteleira em todas as cidades que a gente passou, movimentando toda a cadeia do turismo, que tem mais de 52 atividades econômicas ligadas ao setor. Isso mostra a potência que o festival já tem no seu segundo ano”, pontuou o diretor presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo,.

*SEGURANÇA -* Em Caruaru, um esquema especial de segurança foi montado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), com 492 profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros militares e equipes especializadas. Além disso, também estão sendo utilizados recursos tecnológicos, como os Drones do Grupamento Tático Aéreo (GTA), o sistema de reconhecimento facial e a Delegacia Móvel.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, pontuou a importância do evento para a economia da cidade. “Depois do São João, esse é um grande festival que gera emprego, gera renda, movimenta a economia local e faz parte desse processo de investimento na cultura e de interiorização que o Governo do Estado vem fazendo”, disse.

Presente na festa, o deputado estadual Joãozinho Tenório destacou que o festival já é um marco no calendário cultural do Estado. “Ficamos muito felizes com o que esse evento representou e representa, a importância do fortalecimento da cultura e, além disso, o aquecimento que ocorre no comércio local, gerando emprego e renda para a nossa gente”, frisou.

Bia Villa-Chan aposta na lambada moderna e lança “Deixe Ela”, um hino à liberdade feminina

Single chega às plataformas digitais em 17 de setembro e ganha clipe gravado no coração do Recife Antigo

A cantora e instrumentista pernambucana Bia Villa-Chan prepara mais uma novidade para movimentar a cena musical brasileira: o lançamento do single “Deixe Ela”, marcado para o próximo 17 de setembro. A música estará disponível em todas as plataformas digitais e será acompanhada por um videoclipe inédito no YouTube, gravado na charmosa e histórica Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo.

Com batida dançante, letras afiadas e forte carga de empoderamento, “Deixe Ela” chega como uma lambada moderna, que mistura o suingue tradicional do ritmo com elementos pop e uma produção contemporânea. A música é assinada pelos compositores Jr. Birimbal e Marquinhos Maraial, com direção musical também de Jr. Birimbal. A direção do videoclipe é de Ricardo Santos.

A faixa celebra a liberdade de ser quem se é, sem medo de julgamento ou repressão. Em um mundo onde a intolerância ainda é frequente, Bia traz um manifesto alegre e direto, embalado por versos como: “Se ela beija uma boca, duas ‘boca’, a boca é dela / Deixe ela, deixe ela…”

O refrão gruda na mente, mas é a mensagem que marca o coração. “Vivemos em uma época em que as pessoas se incomodam com o que as outras querem ser, um mundo de intolerância. Deixe Ela reforça que podemos ser aquilo que queremos… afirma a importância de assumirmos quem somos sem medo de julgamento. Seja você e seja feliz!”, afirma a artista.

Bia Villa-Chan, que já percorreu diversos ritmos brasileiros em sua trajetória — do frevo ao manguebeat, da guitarrada ao pop — segue explorando novas linguagens musicais com autenticidade e coragem. “Deixe Ela” se junta à sua coleção de lançamentos que celebram a diversidade cultural e a potência feminina, com uma identidade sonora que é ao mesmo tempo moderna e cheia de raízes.

Gravado nas ruas de um Recife que pulsa cultura, o clipe promete reforçar a estética vibrante da canção. A produção mostra Bia em meio à atmosfera boêmia da Rua do Bom Jesus, cenário que dialoga com a liberdade, a arte e a celebração da vida.

Com mais esse lançamento, Bia Villa-Chan reafirma seu lugar como uma das vozes mais expressivas da nova geração da música brasileira — ousada, plural e cada vez mais indispensável.

*Letra – “Deixe Ela”*

Verso 1

Ela não quer guerra com ninguém

Deixe ela que ela tá solteira

Arrasa com o “vestidim” da SHEIN

Pronta e preparada pra zueira

Ela é do Job

É do rolê

É poderosa

É do dendê

Ela é dela e ninguém tem nada a ver

Refrão

Se ela beija uma boca, duas “boca”, a boca é dela

Deixe ela, deixe ela.

Se ela bebe e fica louca com as amiguinhas dela

Deixe ela, deixe ela. (bis)

“Não existe essa possiblidade disso acontecer” – Prefeito de Toritama crava apoio do União Progressista a Raquel Lyra em 2026

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin, do PP, concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios, que conta com 42 emissoras interligadas em todo o estado. Colin esteve esta semana em Brasília, onde cumpriu agendas política e administrativa.

No programa o prefeito falou, dentre outros assuntos, sobre a possiblidade do seu partido e a federação União Progressista, formada por PP e União Brasil, apoiarem a candidatura do prefeito do Recife, João Campos, do PSB, ao governo do estado e não a candidatura a reeleição da governadora Raquel Lyra, do PSD. “Não existe essa possiblidade disso acontecer, até porque o diretório estadual da federação será comandado ao longo dos próximos quatro anos pelo deputado federal Eduardo da Fonte, e seu filho Lula da Fonte já deu entrevista recentemente defendendo a manutenção da federação junto do projeto político da governadora”, disse ele.

Para finalizar, Colin cravou o apoio aos projetos políticos de Eduardo da Fonte e Fernando Duere para o Senado Federal. “Vou defender também, junto a todos os prefeitos da federação, a permanência nossa junto ao projeto de Raquel, assim como defendendo também o nome de Eduardo da Fonte como candidato ao Senado e o projeto de reeleição de Fernando Duere. Não tenho como dizer um não a governadora”.

Prefeitura de Caruaru lança projeto para fortalecer a produção de caprinos e ovinos

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, na quarta-feira (3), na sede da secretaria, Bloco C, uma reunião para apresentar aos produtores e potenciais produtores o novo projeto de incentivo à produção de caprinos e ovinos no município.

A iniciativa tem como objetivo resgatar a cultura do leite, que há alguns anos, perdeu força na região, e estimular a economia local a partir da valorização dessa cadeia produtiva. O projeto prevê assistência técnica, capacitações, consultorias e parcerias estratégicas, como a do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para apoiar os agricultores familiares.

Inicialmente, a produção será destinada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Prefeitura, além de possibilitar a inserção dos produtos em mercados privados e feiras livres. A proposta também inclui cursos e formações para que os produtores possam agregar valor ao leite, com a fabricação de queijos, iogurtes e outros derivados.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, destacou a importância do projeto: “Estamos resgatando uma atividade produtiva que sempre foi muito forte na região. A ideia é oferecer condições para que os produtores iniciem ou ampliem sua produção, melhorem seu potencial e consigam inserir seus produtos no mercado. Mais do que incentivar a produção de leite, queremos agregar valor, formando empreendedores capazes de desenvolver derivados e fortalecer ainda mais a economia rural de Caruaru”, afirmou.