Lula recebe ligação de Putin para conversa sobre Ucrânia e Brics

Rússia- 09/05/2025 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin. Grande Palácio do Kremlin, Rússia - Moscou.
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado (9) uma ligação telefônica do presidente da Rússia, Vladmir Putin. A conversa durou cerca de 40 minutos.

Em nota, o Palácio do Planalto confirmou que Lula e Putin trataram dos esforços pela paz entre a Rússia e Ucrânia e compartilharam informações sobre discussões em curso com os Estados Unidos.

Durante a conversa, o presidente brasileiro reafirmou que o país sempre defendeu o diálogo para tratar do conflito.

“O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”, informou o Planalto.

Os presidentes também trataram de assuntos bilaterais e do cenário político e econômico internacional.

“O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do Brics, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano”, informou o Planalto.

Itamaraty e Gleisi rechaçam ataque de vice-secretário de Trump

O Ministério das Relações Exteriores e a Secretaria de Relações Institucionais rechaçaram os ataques do vice-secretário do Departamento de Estado estadunidense, Christopher Landau, ao sistema judiciário brasileiro. Número dois do órgão, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores dos Estados Unidos, Landau escreveu que “um único ministro do STF [Supremo Tribunal Federal] usurpou poder ditatorial ao ameaçar líderes dos outros poderes”.

Segundo o Itamaraty, a postagem do vice-secretário representa um ataque frontal.

“Essa manifestação caracteriza novo ataque frontal à soberania brasileira e a uma democracia que recentemente derrotou uma tentativa de golpe de Estado e não se curvará a pressões, venham de onde vierem”, respondeu a pasta em nota.

O Itamaraty mencionou que essa foi a segunda manifestação hostil do governo estadunidense em três dias. “O Governo brasileiro manifestou ontem [sexta-feira, 8] à embaixada dos Estados Unidos seu absoluto rechaço às reiteradas ingerências do governo norte-americano em assuntos internos do Brasil, e voltará a fazê-lo sempre que for atacado com falsidades como as da postagem do último sábado, 09, disseminadas pelo subsecretário de Estado, Christopher Landau”, acrescentou o Ministério das Relações Exteriores.

Gravíssima ofensa

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann também rechaçou as postagens do vice-secretário de Estado do governo de Donald Trump. Ela classificou de “arrogante” e de “gravíssima ofensa” as insinuações de interferência do Judiciário em outros Poderes.

“A postagem arrogante do subsecretário de Estado dos EUA é uma gravíssima ofensa ao Brasil, ao STF e à verdade. Quem tentou usurpar o poder em nosso país foi Jair Bolsonaro. Quem está tentando destruir a relação histórica entre os dois países é a família Bolsonaro estimulando Donald Trump, com o tarifaço e sua chantagem contra o Judiciário brasileiro”, rebateu Gleisi nas redes sociais.

A ministra reiterou que o Brasil cumpre a Constituição e que os Poderes estão unidos para rechaçar a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.

“Nenhum poder constitucional brasileiro encontra-se impotente. Ao contrário: Executivo, Legislativo e Judiciário rechaçaram o golpe de 8 de janeiro, a chantagem de [Donald] Trump, o motim bolsonarista pela anistia e as sanções violentas contra o ministro Alexandre de Moraes e outros ministros do STF”, continuou.

“Se querem mesmo ‘restaurar uma amizade histórica’, comecem por respeitar a soberania do Brasil, de nossas leis e Justiça, e parem de apoiar o golpista que tentou destruir nossa democracia”, concluiu a ministra.

Relações destruídas

Sem citar diretamente o ministro do STF Alexandre de Moraes, Landau escreveu que um magistrado acumulou autoridade excessiva e “destruiu a relação histórica de proximidade entre o Brasil e os Estados Unidos”. “Sempre é possível negociar com líderes dos Poderes Executivos ou Legislativos de um país, mas não com um juiz”, disse o número dois do secretário Marco Rubio.

Originalmente em inglês, a publicação de Landau foi repostada pela Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, traduzida ao português.

Convocação

Na sexta-feira (8), o Itamaraty convocou o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, após ameaças ao Judiciário brasileiro. O secretário interino da Europa e América do Norte do Itamaraty, o embaixador Flavio Celio Goldman manifestou a indignação do governo brasileiro com o tom e o conteúdo das postagens recentes do Departamento de Estado e da embaixada nas redes sociais.

Na quinta-feira (7), a Embaixada dos EUA no Brasil traduziu comentário do secretário de diplomacia pública Darren Beattie, ameaçando autoridades do Judiciário brasileiro que contribuam com Moraes. “Os aliados de Moraes no Judiciário e em outras esferas estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto”, disse o comunicado do diplomata, acusando o ministro de “censura” e “perseguição” contra Bolsonaro.

Sanções

Os Estados Unidos aplicam sanções financeiras contra Moraes com base na Lei Magnitsky, sob o argumento de que o magistrado estaria violando os Direitos Humanos ou está relacionado a casos de corrupção ao redor do mundo. O tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros nos Estados Unidos também foi justificado com base na atuação do STF.

O governo de Donald Trump critica Moraes e a Justiça brasileira pelo processo penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e por decisões de remoção de conteúdo e bloqueio de redes sociais e plataformas digitais estadunidenses.

Governo brasileiro critica plano de expansão militar de Israel em Gaza

Palestinos carregam ajuda em Beit Lahia, norte de Gaza
 1/8/2025   REUTERS/Mahmoud Issa

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota no último sábado (09) na qual o governo brasileiro “deplora a decisão do governo israelense de expandir as operações militares na Faixa de Gaza, incluindo nova incursão à Cidade de Gaza”.

De acordo com a nota, a nova incursão é uma medida que agravará a “catastrófica situação humanitária da população civil palestina, assolada por cenário de mortes, deslocamento forçado, destruição e fome”.

O Itamaraty lembrou que a Faixa de Gaza, assim como a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, é “parte inseparável do Estado da Palestina”, motivo pelo qual o Brasil renovou seu apelo pela “retirada completa e imediata” das tropas israelenses do território.

“Nesse contexto, reitera a urgência da implementação de cessar-fogo permanente, da libertação de todos os reféns e da entrada desimpedida de ajuda humanitária”, complementou.

Críticas

Na quinta-feira (7), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel pretende assumir o controle militar de toda a Faixa de Gaza. A declaração foi repudiada tanto no âmbito interno como externo de Israel.

Na sexta-feira (8), o plano do governo israelense foi criticado pelo alto comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos, Volker Turk. O governo alemão anunciou na mesma data que não aprovará nenhuma exportação de equipamentos militares que poderiam ser usados na Faixa de Gaza até segunda ordem.

Neste sábado (9), o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, disse, após conversações no Egito, que as nações muçulmanas devem agir em uníssono e reunir a oposição internacional contra o plano de Israel de assumir o controle da Cidade de Gaza

Polícia Federal realiza operação para combater abusos sexuais infantis em Pernambuco

A Polícia Federal, através da DELECIBER/PE – Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência Regional da PF em Pernambuco, deflagrou, na manhã do dia (07/08), uma operação com o objetivo de combater a prática de estupro de vulnerável, bem como o armazenamento, a divulgação, o aliciamento, a exposição à venda e a produção de imagens contendo cenas de abuso sexual infantil.

O inquérito foi iniciado a partir do recebimento de uma notícia anônima, informando a exposição a venda de material contendo cenas de abuso sexual infantil e, com o desdobramento das investigações foi possível identificar o possível autor da divulgação e exposição a venda do conteúdo ilícito. Em acréscimo, identificou-se esse mesmo suspeito como possível autor do estupro de vulnerável, veiculado no arquivo em questão.

Nessa fase da investigação, foi determinada a prisão preventiva do suspeito e está sendo dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão no município de Igarassu. O objetivo é realizar a apreensão de computadores, notebooks, celulares e mídias com potencial de armazenamento de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual de menores. A depender dos resultados das diligências e dos exames periciais nos materiais apreendidos, o investigado responderá pela prática dos crimes de aliciamento de menores para a prática de atos libidinosos, de produção de cenas de abuso sexual infantil, de estupro de vulnerável, bem como aos crimes de armazenamento, compartilhamento e exposição à venda de conteúdo de abuso sexual infantil. Somadas, as penas podem ultrapassar os 40 anos de reclusão.

Todo o material apreendido em cumprimento ao mandado de busca e apreensão será submetido a exame pericial com vistas a encontrar evidências dos crimes relacionados ao abuso sexual infantil por meio da internet.

“(Raquel Lyra) é perseguida de forma desumana por atores políticos locais, mesquinhos, pequenos, com o único objetivo de tentar impedir que o seu governo avance”, diz Mendonça Filho

O deputado federal Mendonça Filho, do União Brasil, concedeu entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios. Ele falou sobre a atuação e desempenho da governadora Raquel Lyra, do PSD, com quem ele mantém uma sólida aliança política/eleitoral.

Segundo Mendonça, ele tem plena confiança no trabalho de Raquel Lyra. “Ela é uma pessoa séria e trabalhadora, que muitas vezes é perseguida de forma desumana por atores políticos locais, mesquinhos, pequenos, com o único objetivo de tentar impedir que o seu governo avance, mas ela está se saindo cada vez melhor”, disse ele.

O deputado frisou ainda que Raquel tem feito um governo ‘verdadeiramente de mudança e que está sintonizado com o povo’. “Fiz uma pesquisa recente onde sua avaliação positiva já supera a negativa. Ela enfrentou dificuldades no começo de sua gestão, em razão da ‘herança’ deixada pelas gestões do PSB, mas agora ela está bem e cada vez mais forte”.

Festival Pernambuco Meu País se une ao Festival Café Cultural e fortalece turismo, cultura e economia em Taquaritinga do Norte

Governadora Raquel Lyra acompanhou, neste sábado (9), a programação que atraiu uma multidão para o município do Agreste

O Festival Pernambuco Meu País se uniu ao tradicional Festival Café Cultural e resultou em uma grande festa que levou milhares de pessoas a Taquaritinga do Norte, no Agreste. Na noite desse sábado (9), a governadora Raquel Lyra esteve no município para acompanhar o evento. A integração dos eventos contribuiu para movimentar hotéis, pousadas e restaurantes, além de oferecer apresentações musicais, gastronomia, artesanato, entre outros atrativos. A programação segue até este domingo (10).

“É a sexta edição do Festival do Café e o Governo de Pernambuco está presente pela terceira vez consecutiva e, pelo segundo ano, com o Pernambuco Meu País. O melhor de tudo é que aqui se transforma em um grande festival multicultural que tem na sua essência o café, conhecido no Brasil e no mundo, com toda a rede hoteleira, pousadas e restaurantes lotados, e toda a cultura da região sendo contemplada. Taquaritinga do Norte é uma cidade linda, cheia de tradições e destaque na produção de café orgânico, ajudando a levar o nome de Pernambuco para o mundo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

No palco do Pernambuco Meu País, neste sábado, apresentaram-se Ana Carolina, Marcelo Falcão e Claudia Leitte, atraindo grande público à Praça Padre Otto Sailler.

“Mais uma vez, o Festival Pernambuco Meu País, desta vez junto com o Café Cultural, chega fazendo a mudança necessária, mostrando às pessoas a força e a cultura de Pernambuco e trazendo desenvolvimento econômico e geração de renda. Isso faz com que a gente chegue aqui em Taquaritinga do Norte com hotéis lotados, restaurantes cheios e pessoas alugando casas e chácaras para curtir o festival”, destacou o secretário estadual de Turismo, Kaio Maniçoba.

Com mais de R$ 30 milhões investidos pelo Governo de Pernambuco, o Pernambuco Meu País reafirma seu papel na valorização cultural e no desenvolvimento regional do Estado. A programação ainda passará por Pesqueira (15 a 17 de agosto), Gravatá (22 a 24 de agosto), Arcoverde e Riacho das Almas (29 a 31 de agosto) e Caruaru (5 a 7 de setembro).

Em todos esses eventos, o Governo de Pernambuco tem garantido a segurança de pernambucanos e turistas a partir das forças operativas da Secretaria de Defesa Social.

*Integração* – O Café Cultural tem como objetivo valorizar a identidade cultural de Taquaritinga do Norte e fortalecer o turismo na região, conhecida pelo clima agradável, paisagens serranas e produção de café artesanal. A integração do evento ao Pernambuco Meu País consolidou ainda mais a vocação cultural e turística da festa local.

“Taquaritinga do Norte é, por si só, bela, mas o café potencializa ainda mais o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Realmente, Pernambuco é um país e todos nós temos que conhecer as variedades e as belezas que o Estado oferece. Agradeço o apoio do Governo do Estado a nossa cidade. Neste ano, tivemos o cuidado de envolver o mais importante de todos: o próprio produtor, os donos de fazendas e cafezais, com visitações para que o turista também entenda como todo o processo é feito in loco”, ressaltou o prefeito Gena Lins.

Agrestina recebe exposição fotográfica “Retratos da Nossa Gente”

A Escola de Referência em Ensino Médio Professor José Constantino, em Agrestina, recebe nesta segunda-feira, dia 11 de agosto, a exposição fotográfica “Retratos da Nossa Gente”, assinada pelo fotógrafo Jônata Daniel.

O trabalho do fotógrafo busca retratar figuras populares e o dia a dia sob diferentes nuances da vida no município. O olhar humanizado do trabalho imprime as mais diversas expressões do povo agrestinense, ressaltando suas peculiaridades e eternizando seus traços e o seu cotidiano. Além de contribuir para a valorização e construção da memória viva e latente do município. O trabalho apresenta registros inéditos de pessoas anônimas da cidade e de comunidades rurais de Agrestina.

A “Retratos da Nossa Gente” está sendo realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Professor José Constantino como parte das comemorações do aniversário da instituição e da Semana do Estudante. E segue aberta ao público até a sexta-feira, 15 de agosto. O trabalho está disponível para visitação durante o horário de funcionamento da escola e a entrada é gratuita.

A exposição fotográfica Retratos da Nossa Gente recebeu o incentivo da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo) e o apoio do Ministério da Cultura.

UFPE comemora 198 anos no dia 11 de agosto

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comemora, no próximo dia 11, o marco de 198 anos de história, numa referência à fundação da Faculdade de Direito do Recife em 1827, o curso mais antigo da instituição e um dos pilares do Ensino Superior no Brasil. Ao longo destes anos, a instituição se destaca pela qualidade no seu ensino, pesquisa e inovação, reunindo, em sua comunidade acadêmica 35 mil estudantes de graduação e de pós-graduação, 3 mil docentes e 4 mil servidores técnico-administrativos. A UFPE conta atualmente com três campi (Recife, Vitória, Caruaru), oferecendo 105 cursos de graduação, e está se instalando em Sertânia, no Sertão do Estado, onde mais quatro cursos funcionarão já a partir de setembro deste ano. Para marcar a data, está sendo lançado um selo comemorativo ao aniversário.

Vários eventos estão sendo realizados para marcar o aniversário. Ontem (6), houve um concerto da Orquestra Sinfônica da UFPE no Teatro Santa Isabel. No dia 11, às 9h, será celebrada missa no Mosteiro de São Bento, em Olinda, local que sediou as primeiras turmas do curso jurídico, que deu origem à FDR e à UFPE. À noite, às 18h, será visitada a exposição “A Faculdade de Direito do Recife retratada em textos e imagens”, no hall de entrada principal da FDR. A mostra, formada por documentos históricos da instituição, pode ser vista até o próximo dia 22, das 7h30 às 20h. Às 18h30, no Salão Nobre da FDR, haverá uma cerimônia conjunta que marca três datas simbólicas para a história do Direito no país: o aniversário da fundação dos cursos jurídicos no Brasil, o lançamento do Projeto 200 Anos da FDR e a formalização da volta da sede do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) para o prédio da faculdade, onde o instituto iniciou suas atividades há mais de 170 anos.

Já no dia 12, às 17h, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Várzea será palco para o Coro de Câmara de Campina Grande, que apresentará o ciclo Cancioneiro Atlântico, do compositor potiguar Danilo Guanais. Fundado em 2010, o Coro é reconhecido nacional e internacionalmente por valorizar a música brasileira e nordestina. Já se apresentou nos EUA, França e Portugal, e agora integra a turnê “Vozes Ancestrais”, com apoio da Funarte, via Projeto Pixinguinha. Estará sob a regência do maestro Vladimir Silva. A entrada é gratuita.

Vitória de Santo Antão celebra o Dia dos Pais com a Noite da Boêmia na Estação Ferroviária

A Estação Ferroviária (Ponto de Partida), em Vitória de Santo Antão, foi o cenário, neste sábado (09/08), de uma programação especial em comemoração ao Dia dos Pais: a Noite da Boêmia. O evento reuniu o público para prestigiar apresentações que mesclaram romantismo, emoção e nostalgia.

Subiram ao palco a banda VR3, Altemar Dutra Júnior, Augusto César Filho e João Caverna e Edilma, que apresentaram repertórios repletos de sucessos. Além dos shows, empreendedores da cidade aproveitaram o momento para vender produtos. “Esse novo espaço aqui ficou muito bom para eventos. Desde que inaugurou, toda vez que tem alguma coisa aqui eu venho prestigiar e vender meus produtos”, destacou Maria da Conceição, empreendedora da cidade.

Durante o evento, o prefeito Paulo Roberto destacou a importância de promover momentos que celebrem a família e valorizem a cultura local. “Esta noite é uma homenagem a todos os pais vitorienses. É também um momento para celebrarmos a música e o encontro entre as pessoas. Seguiremos trabalhando para oferecer à nossa população eventos que fortaleçam os laços afetivos e a identidade cultural da nossa cidade”, afirmou.

Dia do Advogado: Tradição, Transformação e Desafios no Mundo Digital

Por João Américo Rodrigues de Freitas

O Dia do Advogado não é apenas uma data comemorativa, mas também um momento de reflexão sobre o papel da advocacia na sociedade contemporânea. Embora a profissão carregue séculos de tradição e importância histórica, as últimas décadas impuseram mudanças profundas que desafiam a forma como o direito é praticado e percebido.

O avanço acelerado das tecnologias da informação — especialmente a internet e a inteligência artificial —, a desregulamentação de mercados, a facilidade de acesso a dados e a crescente internacionalização dos negócios remodelaram o cenário jurídico. Hoje, o advogado não atua apenas na esfera local: ele precisa lidar com demandas globais, legislações estrangeiras e novas áreas que surgem na interseção entre direito, tecnologia e economia. Além disso, para que a advocacia seja bem exercida, é fundamental que seus profissionais estejam interconectados em um mundo cada vez mais digital.

Essas transformações colocam em questão a legitimidade, a posição e o poder historicamente exercidos pela advocacia. O cliente moderno é mais informado, tem acesso direto a legislações, jurisprudências e modelos contratuais, e exige soluções rápidas, eficientes e personalizadas — com comunicação na velocidade de um clique. Nesse contexto, o advogado que não se adapta corre o risco de ver seu espaço reduzido.

Por outro lado, o novo cenário abre oportunidades. A tecnologia, quando utilizada de forma estratégica, pode ampliar a eficiência, democratizar o acesso à justiça e aproximar o profissional de seus clientes. Ferramentas de automação, inteligência artificial e gestão digital de processos já fazem parte do cotidiano de muitos escritórios e departamentos jurídicos, permitindo que o advogado concentre esforços em atividades de maior valor agregado, como a análise estratégica e a negociação de soluções complexas.

No entanto, a essência da advocacia permanece: a defesa intransigente dos direitos, a busca pela justiça e a mediação de conflitos. É essa missão que sustenta a relevância da profissão, mesmo em um mundo em constante transformação.

Celebrar o Dia do Advogado, portanto, é reconhecer essa dupla identidade: a tradição que preserva princípios fundamentais e a inovação que garante a sobrevivência e o fortalecimento da profissão no futuro. O desafio é equilibrar esses dois mundos, mantendo a ética, a qualidade e o compromisso com a sociedade, sem deixar de avançar na mesma velocidade em que o mundo muda.

João Américo Rodrigues de Freitas

Advogado.