Raquel Lyra inaugura novas quadras poliesportivas no Recife; são mais de 200 equipamentos entregues pelo Juntos pela Educação

Quatro unidades nos bairros de Apipucos, Água Fria, Ibura e Jordão foram beneficiadas com a entrega

Fortalecendo as atividades educativas e esportivas da rede estadual de ensino, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (8), quatro quadras poliesportivas em escolas localizadas no Recife. A iniciativa faz parte do plano de requalificação da infraestrutura das escolas públicas, previsto no programa Juntos pela Educação. Desde janeiro de 2023, já foram construídos e requalificados 215 equipamentos. As entregas foram acompanhadas pela vice-governadora Priscila Krause.

Ao chegar nas escolas, a gestora recebeu homenagens e promoveu rodas de conversas com os alunos para ouvir suas demandas. “Com as quatro quadras entregues hoje, já somamos mais de 200 quadras em todo o Estado. Nós estamos atuando para garantir mais profissionais, com mais de 11 mil nomeações de profissionais da Educação, e trabalhado fortemente na melhoria da infraestrutura das escolas. Estamos reformando e entregando escolas e promovendo requalificação nas escolas que, por muito tempo, não receberam nenhum tipo de investimento. Mas os tempos mudaram e o Juntos pela Educação tem reestruturado a educação do Estado”, afirmou a governadora.

As unidades contempladas são: Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra, no Ibura; Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Maria Rita da Silva Lessa, no Jordão; Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Cândido Duarte, em Apipucos; e a Escola Técnica Estadual (ETE) Alfredo Freyre, em Água Fria. Ao longo do mês de agosto, outras 16 quadras devem ser entregues e até o fim do ano, a rede chegará à marca de 250 quadras novas.

Com investimento total de R$ 3,5 milhões, as quatro quadras poliesportivas são devidamente cobertas e iluminadas e foram construídas assegurando segurança e funcionalidade para a realização de atividades esportivas e pedagógicas. A arquibancada instalada com espaço reservado para cadeirantes (PCD), conforme normas de acessibilidade. A demarcação esportiva do espaço possibilita a prática de futsal, vôlei e basquete.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou a importância de espaços como estes para o desenvolvimento dos estudantes. “O impacto das novas quadras é grande porque existe a possibilidade da prática do esporte, além de criar um espaço de convivência. A quadra representa mais inclusão e a possibilidade do estudante, da gestão e da comunidade utilizarem de diversas formas”, disse.

Letícia Damasceno, 17 anos, é aluna da escola Professor Cândido Duarte e comemorou a entrega. “É uma realização para nós. Agora, podemos fazer as aulas de educação física num local adequado. É um marco e um dia muito feliz para nossa escola”, pontuou.

Já o professor de Educação Física, Luiz Carlos, apontou que há anos aguarda a quadra. “Sou funcionário da escola desde 2018, e essa quadra era um sonho antigo. Agora, temos um espaço seguro que vai trazer muito mais conforto aos nossos estudantes”, contou.

Presente nos eventos, o vereador do Recife Davi Muniz comentou sobre os investimentos realizados na educação do Estado. “Nunca vi um governo tão atuante na área da educação. Já são 215 quadras reformadas em Pernambuco. Só hoje, são quatro entregues, resultado dos mais de R$ 5 bilhões para a educação. E esse investimento vem transformando Pernambuco. Em pouco tempo, estamos vendo o que é gestão de verdade, com trabalho e presença”, comentou.

Acompanharam as entregas as secretárias Ivete Lacerda (Esportes), Joanna Figueirêdo (Justiça e Direitos Humanos), Juliana Gouveia (Mulher), o secretário Daniel Coelho (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e o presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), João Baltar Freire.

Alvoro e Gabriel Porto recebem homenagem Jaboatão

Álvaro e Gabriel Porto recebem título de cidadão de Jaboatão dos Guararapes

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto,

e o presidente estadual do Instituto Teotônio Vilela, Gabriel Porto, receberam, nesta sexta-feira (08.08), o título de cidadão de Jaboatão dos Guararapes. Além deles, foram agraciadas outras seis autoridades.

Para o deputado, é um privilégio passar a ter cidadania de uma terra que foi palco de lutas históricas e é dona de uma riqueza cultural singular.

“Receber o título de cidadão de Jaboatão dos Guararapes, um município que tem imensa representatividade para a Região Metropolitana e para Pernambuco é, acima de tudo, uma honra”, disse Álvaro Porto.

Ele salientou ainda que a relação com Jaboatão vem de longe, e foi iniciada por meio do irmão Eduardo Porto, que é morador da cidade e ali atuou como delegado e vereador.

“Ao acompanhar o trabalho de Eduardo na Câmara e, depois, como deputado representante do município na Assembleia, fui me aproximando, conhecendo e passando a admirar e a gostar de Jaboatão”, observou.

Por sua vez, Gabriel, que é pré-candidato a deputado federal, destacou as parcerias firmadas com lideranças do município e afirmou estar grato por receber o título de cidadão.

“Aqui que comecei minha formação médica, iniciando minha trajetória profissional e humana. É neste solo que, com muito esforço e fé, ajudei a construir uma escola que hoje não apenas educa, mas também gera empregos e oportunidades. Tenho raízes neste município: minha família está entrelaçada com a história de Jaboatão”, disse, lembrando que o tio Eduardo Porto foi vereador do município e que os sogros são moradores de Jaboatão.

Álvaro e Gabriel agradeceram ao presidente da Câmara e aos componentes da Casa Vidal de Negreiros, destacaram o trabalho e a liderança de Belém e parabenizaram os vereadores pelo novo plenário. Asseguraram também que permanecerão trabalhando em favor de Jaboatão dos Guararapes e do bem-estar da população.

HOMENAGENS – A proposição dos títulos foi de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Getúlio Belém. A aprovação se deu de forma unânime. As homenagens marcaram também a inauguração das novas instalações da Casa Vidal de Negreiros.

De acordo com Belém, a honraria é um gesto simbólico, mas também o reconhecimento do compromisso dos agraciados com o desenvolvimento de Pernambuco e de Jaboatão. “Como presidente da Câmara, faço questão de valorizar quem soma forças pela nossa cidade e reforça, com ações, o respeito ao nosso povo”, afirmou.

Foram também agraciados a primeira-dama do município, Andréa Medeiros; o desembargador presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto; o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Francismar Pontes; o deputado estadual João Victor Queiróz do Nascimento (João de Nadegi); o deputado federal Guilherme Uchôa Júnior; a promotora de Justiça Ana Luiza Figueiredo; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Rodrigo Novaes.

Marcaram presença o prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros; a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes; vereadores e lideranças de Jaboatão.

Mulheres do Hip Hop do interior do estado se reúnem neste domingo (10) para discutir políticas públicas

Neste domingo (10), Caruaru, no Agreste pernambucano, recebe a Conferência livre “Hip Hop do Interior em Movimento: Mulheres por Igualdade e Contra a Violência de Gênero”. O evento acontece a partir das 13h, na Secretária Municipal da Mulher, localizada no Edifício Corália Menezes, na Rua dos Expedicionários, nº 30, centro da cidade.

A iniciativa faz parte de um movimento nacional voltado à eleição de representantes, as chamadas delegadas, que irão defender propostas a serem priorizadas nas políticas públicas na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá em Brasília no mês de setembro. As eleitas em todo território nacional vão contribuir para a Plataforma das Mulheres, elaborada pelo Ministério das Mulheres.

No encontro, poderão ser escolhidas até três nomes, conforme o número de participantes da conferência: a partir de 10, uma delegada pode ser escolhida; com 51, serão duas eleitas; e com 101, serão três.

A ocasião será a segunda conferência livre promovida pela Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop em Pernambuco (FNMH2PE), que realizou a reunião em Recife no último sábado, 2 de agosto. Dessa vez, a proposta é agregar integrantes do movimento do interior do Estado. Além de Caruaru, onde será sediado o evento, o coletivo espera receber mulheres de cidades como Garanhuns, Surubim, Pesqueira e Arcoverde.

A b-girl, comunicadora popular e uma das candidatas à delegada, Master Vênus, defende a importância de os territórios fora da Região Metropolitana do Recife (RMR) terem representação. “Nós que estamos em regiões descentralizadas, fora da capital, temos vivências diferentes. Por isso, precisamos desse espaço de debate para as mulheres do interior”.

A programação vai contar ainda com atividades culturais. Irão se apresentar as cantoras N.I.X. Machine, Marília Ferro e Quequel Santana; os grupos de dança Twerk Caruaru e Mulheriu Gang Crew e as dançarinas Niny Nascimento e Marisflora. A poesia vai ficar por conta de PK, Froyd, Tayna Cabocla e Saturno. Uma batalha de rima protagonizada por mulheres (Batalha do Pátio) completa o encontro, com set da DJ Gabiiiiiip (Gabriela Ambrósio). Além disso, as grafiteiras e artistas visuais Manda, Dan e Froyd expõe seu trabalho durante todo o evento.

*Frente Nacional de Mulheres do Hip Hop em Pernambuco*

Iniciada em 2018 e retomada há pouco mais de dois anos, a FNMH2PE reúne fazedoras de cultura de Pernambuco ligadas aos cinco elementos do Hip Hop, debatendo pautas específicas da categoria e questões que afetam as mulheres em geral. Em 2025, o coletivo lançou a campanha “Mais Hip Hop, Menos Violência Contra a Mulher”, que conta com rodas de diálogo sobre violência de gênero, protocolo de acolhimento às vítimas e cartilha informativa já referenciada pelo Ministério das Mulheres.

Conferências

A 5ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres será realizada em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”. O evento reunirá delegadas eleitas em conferências estaduais, municipais e livres em todo o país para apresentar propostas que formarão a Plataforma das Mulheres, documento que sistematiza as prioridades em políticas públicas defendidas pelas representantes. Para cada conferência, é possível eleger 1 delegada com 10 a 50 participantes, 2 delegadas com 51 ou mais, e até 3 delegadas com 101 ou mais, o que torna essencial a ampla mobilização feminina para garantir maior representatividade.

Serviço

Conferência Hip Hop do Interior em Movimento: Mulheres por Igualdade e Contra a Violência de Gênero

Quando: 10 de agosto, a partir das 13h

Onde: Edifício Corália Menezes, Rua dos Expedicionários, n 30, Secretaria da Mulher de Caruaru

Credenciamento no local

Gratuito

Jorge Quintino solicita recursos para ampliação do CAMPI em Caruaru

Vereador pede articulação junto ao Governo Federal para garantir mais investimentos no atendimento a estudantes com TEA

O vereador Jorge Quintino (PODE) formalizou um pedido ao deputado federal Fernando Monteiro, solicitando articulação direta com o Governo Federal por meio dos Ministérios da Educação e da Saúde, para que sejam ampliados os recursos destinados para o atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Caruaru.

Os recursos serão destinados ao CAMPI – Centro de Referência Multidisciplinar Pedagógico e Inclusivo, que atua há mais de um ano com serviços para esse público.

Sobre o CAMPI:

O CAMPI é uma iniciativa pioneira que oferece atendimento especializado e multidisciplinar a alunos com TEA da rede municipal de ensino, além de suporte às famílias e escolas. O Centro ainda conta com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de áreas como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, entre outras.

Apenas no primeiro semestre de 2025, foram realizados mais de 32 mil atendimentos, beneficiando 750 estudantes em Caruaru.

Caruaru encerra fase regional da Superliga C de Vôlei e reforça protagonismo no esporte

Caruaru foi palco, entre o domingo (03) e a quinta-feira (07), da fase regional – Nordeste 1 – da Superliga C de Vôlei Feminino. A competição reuniu cinco equipes, de Pernambuco, Alagoas e Bahia, movimentando o cenário esportivo da região, confirmando a cidade como referência na realização de grandes eventos.

Após cinco dias de disputas intensas, a equipe do Adas/PE sagrou-se campeã, somando 11 pontos. O Central Vôlei, representante de Caruaru, conquistou a segunda colocação, com 9 pontos, seguido pelo Salvador Vôlei (6 pontos), CRB/AL (4 pontos) e Clube Matense/BA (0 pontos).

Para o Secretário Executivo de Esportes, Adson Leonel, sediar a competição fortalece o projeto de Caruaru em consolidar-se como um centro esportivo de destaque nacional.

“Foi uma semana de muito voleibol e de valorização do esporte em nossa cidade. Receber equipes de diferentes estados e oferecer uma estrutura à altura mostra que Caruaru está preparada para eventos deste porte. Isso reforça o título que buscamos, de Cidade Americana do Esporte, e amplia o legado esportivo para nossa população”, destacou.

Com mais este evento de expressão, Caruaru reafirma sua posição estratégica no desenvolvimento esportivo regional e nacional, impulsionando o calendário local e fortalecendo a imagem da cidade como destino para grandes competições.

César Jacinto suicidou-se; veja laudo com exclusividade

O empresário do setor imobiliário e dentista César Jacinto, suicidou-se em um quarto de hotel na rua da Aviação, bairro Santana.

Segundo testemunhas, ele chegou ao local no dia 02 de julho. “Ele não era visto pelos funcionários do hotel desde o último dia 02 de agosto. Alguns hóspedes sentiram mau cheiro e informaram na recepção. Foi então que a polícia foi chamada”, disse um dos policiais militares.

o caruaruense foi encontrado com um cinto no pescoço e comprimidos em volta do corpo. Veja laudo:

Empresário morto: corpo de César Jacinto estava em hotel e foi encontrado sem sinais de violência

O blog do jornalista Wagner Gil teve acesso a informação que o corpo do empresário e dentista, César Jacinto, foi encontrado sem vida em um hotel em área nobre de São Paulo.

Hospedado há vários dias, ele não era visto há quase uma semana e quando funcionários abriram sua suíte, o corpo do caruaruense estava em estado de putrefação.

A Polícia paulista informou à equipe do Blog do Wagner Gil que não havia sinais de violência. “Trabalhamos com a possibilidade dele ter cometido suicídio”, disse um dos policiais com exclusividade.

César Jacinto era proprietário A&C Empreendimentos, empresa que teria sido utilizada para enganar pessoas em Caruaru, causando rombo milionário.

O laudo que vai apontar a causa mortis sai em dez dias.

Corpo do dentista e empresário do setor imobiliário César Jacinto, acusado de estelionato em Caruaru, está no IML de São Paulo

O blog do jornalista Wagner Gil teve acesso à informação que o empresário do setor imobiliário e dentista, César Jacinto, encontra-se morto em São Paulo.

O corpo dele está no IML da Capital Paulista e deve chegar na Capital do Agreste até o próximo domingo.

César Jacinto foi acusado de praticar estelionato em Caruaru, causando prejuízo de mais de R$ 150 milhões e estaria foragido da Capital do Agreste.

Em instantes o blog trará reportagem sobre a causa mortis.

Representantes do CRECI informaram que ele não era corretor

Senac oferece curso de Mandarim em Caruaru pela primeira vez

A China tem conquistado o mundo não apenas por sua cultura e gastronomia marcantes, mas também por sua força econômica. Devido às importações que Pernambuco realizou em 2024, o país asiático está entre os principais parceiros comerciais do estado. Diante desse cenário, dominar o mandarim pode ser um diferencial competitivo e criar oportunidades para novas posições no mercado de trabalho. O Senac em Caruaru está com inscrições abertas para turma de iniciantes. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.pe.senac.br/cursos-2/ .

“É a primeira vez que uma turma de Mandarim é oferecida no Senac em Caruaru. A necessidade surgiu diante desse movimento cultural crescente em torno da cultura asiática, mas, principalmente, em virtude de negócios realizados por empresas locais”, explicou Gimyson Coutinho, analista comercial da instituição.

A turma de Mandarim Básico 1 oferece carga horária de 80 horas/aula e vai desenvolver, nos alunos, as habilidades de ler textos com pronúncia e ritmo adequados, interpretando-os corretamente; comunicar-se oralmente com clareza e objetividade, aplicando o vocabulário e estruturas gramaticais do nível; entender conversações e textos gravados, interpretando-os corretamente

Os encontros serão aos sábados, presencialmente, na unidade do Senac, das 8h às 12h. As aulas começam em agosto e só terminam em janeiro de 2026. Além do site, é possível fazer a matrícula por telefone ou na própria unidade. O Senac fica localizado na Avenida Maria José Lyra, 140. Indianópolis e os telefones para contato são: (81) 3727-8259 / 8260 ou (81) 9 8491-7379.

*Serviço*

*Curso Mandarim Básico 1*

Carga horária: 80h

Período: 16.08 a 03.01.2026 – Sab – 8h às 12h

Investimento: R$ 850,00 à vista ou 6x de R$ 141,66 no Cartão de Crédito

Senac em Caruaru

Endereço: Avenida Maria José Lyra, 140. Indianópolis.

Inscrições e mais informações:

https://www.pe.senac.br/cursos-2/

Contatos: (81) 3727-8259 / 8260 ou (81) 9 8491-7379.

Caruaru é palco, mais uma vez, de curso nacional de lipoaspiração e se fortalece como polo de cirurgias plásticas em Pernambuco

Caruaru tem se destacado no Brasil por ser um dos polos de cirurgias plásticas. A Capital do Forró reúne profissionais de excelência e hospitais de qualidade e referência para este tipo de procedimento, como o Intensiva Day Hospital, localizado no segundo piso do Caruaru Shopping, que será palco, nos dias 8 e 9 de agosto, do curso prático “Hands ON Lipo Ultra HD”, ministrado pelo renomado cirurgião plástico Marco Aurélio Cabral.

O evento vai reunir médicos de diversas regiões do Brasil interessados em aprimorar técnicas avançadas de remodelamento corporal. Além das novidades e técnicas sobre a Lipo HD, os médicos participantes terão palestras com especialistas em direito médico, cirurgia plástica, nutrologia, dermatologia avançada, entre outros.

A realização do curso reforça a posição do hospital como referência em procedimentos deste tipo, bem como apresenta a estrutura impecável do primeiro hospital-dia do interior de Pernambuco.

O diretor-médico do Intensiva Day Hospital, Dr. Luciano Ferreira, destaca a importância da instituição como referência e segurança para a prática médica. “É motivo de grande satisfação ver o Intensiva Day se consolidando como espaço de aprendizado para médicos de diversas regiões do país. Nosso compromisso com a qualidade no atendimento, tanto aos pacientes quanto às equipes médica e de enfermagem, é um diferencial reconhecido. Saber que profissionais renomados estão conhecendo de perto nossa estrutura e a forma como cuidamos das pessoas fortalece ainda mais a experiência dos que participam do curso ministrado pelo Dr. Marco Aurélio”, afirmou.