Procon Caruaru orienta consumidores sobre troca de presentes no período natalino

Com a proximidade das festas de fim de ano, a Prefeitura de Caruaru, por meio do Procon, reforça as orientações aos consumidores. O período registra aumento na procura por trocas de produtos. As substituições ocorrem, principalmente, por tamanho, cor ou preferência.

O Procon esclarece que, nas compras presenciais, o fornecedor não é obrigado a realizar trocas. A exceção ocorre quando a possibilidade é informada no momento da compra. Por isso, é fundamental que o consumidor verifique a política de trocas do estabelecimento. Devem ser observados prazos e exigências, como apresentação da nota fiscal, etiquetas e embalagens.

Quando o compromisso de troca é assumido pelo vendedor, a orientação é que a informação esteja registrada em documento. A medida garante maior segurança ao consumidor. Já nos casos de defeito, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema. Caso isso não ocorra, o consumidor pode optar pela substituição do produto, devolução do valor pago ou abatimento proporcional do preço.

Nas compras online, o consumidor tem prazo de sete dias para cancelar a compra. O direito vale independentemente da motivação. Também é importante ficar atento à procedência do site, ao prazo de entrega, ao valor do frete e guardar os registros da transação.

Em caso de dúvidas ou necessidade de orientação, o Procon Caruaru atende pela Plataforma Caruaru Digital (www.caruaru.pe.gov.br). O atendimento também ocorre pelo telefone (81) 3101-0088 e pelo WhatsApp (81) 9 8384-5909. O atendimento presencial é realizado na Rua Silvino Macedo, nº 71, bairro Maurício de Nassau.

Polícia Federal apreende R$400 mil na casa do deputado Sóstenes Cavalcanti, líder do PL na Câmara dos deputados

A Polícia Federal (PF) deflagrou, hoje, a operação Galho Fraco, com objetivo de aprofundar as investigações sobre um esquema de desvio de recursos públicos vindos de cotas parlamentares. A TV Globo apurou que os deputados Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara dos Deputados, e Carlos Jordy (PL-RJ) são alvos de mandados de busca e apreensão.

Segundo as investigações, os deputados são suspeitos de desviar verba pública para empresas de fachada, entre elas, uma locadora de veículos. De acordo com o blog da Camila Bomfim, a PF chegou aos parlamentares após análise do material colhido em operação que mirou assessores deles, em 2024. Mensagens de celular, depoimentos e quebras de sigilo levaram aos indícios contra os parlamentares.

Cota parlamentar é um valor mensal em dinheiro que deputados e senadores recebem do orçamento público para cobrir despesas ligadas diretamente ao exercício do mandato, como passagens aéreas, hospedagens, alimentação, manutenção de escritório e contratação de consultorias, por exemplo. É um recurso extra, além do salário.

O deputado Carlos Jordy publicou nas redes sociais que é vítima de “perseguição”, e que a empresa citada é usada por eles desde o início do mandato. De acordo com as investigações, agentes políticos, servidores comissionados e particulares teriam atuado de forma coordenada para o desvio dos valores do orçamento público e posterior ocultação de verba pública.

A ação desta sexta é um desdobramento da operação Rent a Car, deflagrada em dezembro do ano passado, e apura os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no Rio de Janeiro.

Outro lado

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) publicou um vídeo nas redes sociais nesta manhã, confirmando ser alvo dos mandados da PF e alegando que é vítima de perseguição. Ele negou qualquer irregularidade com a empresa citada nas investigações.

Jordy alegou que, além de endereços ligados a ele, a PF também cumpriu mandados em endereços de familiares. “Eles dizem que chama muita a atenção o número de veículos dessa empresa, dizendo que as outras empresas tem mais de 20 veículos na sua frota, e que a empresa de veículos que usamos tem apenas cinco, por isso, seria uma empresa de fachada”, afirmou

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 62 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.953 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (18). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 62 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 05 – 10 – 24 – 25 – 47 – 54

61 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 33.795,16 cada
4.925 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 689,96 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de sábado (20), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. Para o bolão, o sistema fica disponível até às 20h30 no portal Loterias Caixa e no aplicativo Loterias Caixa.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

Morar Bem: Governadora Raquel Lyra entrega 500 casas em Caruaru neste sábado

Uma parceria entre Governo de Pernambuco, Prefeitura de Caruaru, Caixa Econômica Federal e a construtora Viana e Moura, vai realizar, neste sábado (20), a partir das 10h30, a entrega de 500 casas do condomínio Recanto das Cerejeiras. As moradias foram financiadas pelos programas Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e Morar Bem PE, que juntos oferecem um subsídio de R$ 75 mil para famílias que recebem até dois salários mínimos mensais.

Além da governadora Raquel Lyra e do prefeito Rodrigo Pinheiro, também estarão presentes representantes da Neoenergia e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O Recanto das Cerejeiras é o segundo condomínio de casas que a Viana e Moura conclui em Caruaru em 2025. No início do ano, a construtora também entregou o Recanto das Laranjeiras, beneficiando 500 famílias em um espaço com infraestrutura completa.

“Estamos muito felizes em poder proporcionar essa entrega aos nossos clientes, honrando o nosso compromisso com o prazo. Esse passo renova a nossa confiança em Caruaru, cidade que possui uma economia pujante e um mercado aquecido”, ressalta o diretor de vendas e incorporação imobiliária, Leonardo Queiroz.

Com um Valor Geral de Vendas (VGV) de aproximadamente R$ 90 milhões, o empreendimento conta com recursos como guarita de segurança 24 horas, garagem, áreas de convivência e espaços de lazer, como quadras esportivas, churrasqueiras, piscina e salão de festas. Com uma área de 22.053, 31m², o espaço também irá dispor do Caminho Pipa, projeto dedicado à primeira infância, com playground e mini campos.

Para quem deseja realizar o sonho da casa própria, além do Recanto das Cerejeiras e do Recanto das Laranjeiras, já concluídos, a construtora conta com unidades disponíveis no condomínio Recanto das Oliveiras, também em Caruaru. “Acreditamos que, para além de contribuir para a conquista da moradia de muitas famílias, essa entrega vem transformar a região”, conclui Leonardo Queiroz.

Serviço
Entrega de 500 moradias no Recanto das Cerejeiras
Local: Condomínio Recanto das Cerejeiras – Estr. p/ Maniçoba – Jardim Boa Vista
Data: 20 de dezembro
Horário: 10h30

STF mantém regra que reduz aposentadorias por invalidez

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (18), em Brasília, validar a regra da Reforma da Previdência de 2019 que reduziu o valor das aposentadorias por incapacidade permanente, a antiga aposentadoria por invalidez.

A Corte aceitou um recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra uma decisão da Justiça Federal do Paraná que garantiu a um aposentado o pagamento integral do benefício.

Com a Reforma da Previdência de 2019, aprovada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, a aposentadoria por invalidez passou a ser chamada de aposentadoria por incapacidade permanente e o cálculo do benefício foi alterado.

A aposentadoria por incapacidade decorrente de doença grave, contagiosa ou incurável deixou ser integral e passou a ser calculada com base em 60% da média aritmética das contribuições do segurado, com acréscimo de dois pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 20 anos de contribuição para homens e 15 anos para mulheres.

A aposentadoria integral ficou válida somente para casos de incapacidade permanente em decorrência de acidente de trabalho.

Votação

O caso começou a ser julgado de forma virtual em setembro deste ano, quando o relator, ministro Luís Roberto Barroso (aposentado), aceitou o recurso do INSS para validar a regra da reforma que reduziu o benefício.

Após a realização de outras sessões virtuais e presenciais, o julgamento do caso foi concluído nesta quinta-feira.

Pelo placar de 6 votos a 5, o STF decidiu manter a redução da aposentadoria prevista na Reforma da Previdência por entender que deve prevalecer a mudança legislativa. Outro argumento utilizado foi o prejuízo que uma decisão favorável aos aposentados poderia causar às contas da Previdência Social.

Além de Barroso, votaram para manter a redução da aposentadoria os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça, Nunes Marques, Luiz Fux e Gilmar Mendes.

Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Flávio Dino e Cármen Lúcia votaram contra a redução.

Moraes autoriza oitiva de Bolsonaro sobre material achado no Alvorada

Brasília (DF), 21/10/2025 - Ministro Alexandre de Moraes durante sessão no STF de julgamento da Ação Penal 2694 -Núcleo 4 da trama golpista. Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (18) a Polícia Federal (PF) a interrogar o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre os documentos encontrados em cofres do Palácio da Alvorada.

A oitiva será realizada no dia 30 de dezembro, entre as 9h e as 11h.

Mais cedo, a PF informou ao ministro que encontrou documentos pessoais e outros bens do ex-presidente em dois cofres que estavam no Alvorada, residência oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os agentes foram acionados pela Presidência da República e abriram os cofres no dia 25 de junho deste ano.

Segundo a corporação, a oitiva de Bolsonaro é necessária para esclarecer a origem dos bens.

A oitiva será realizada na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde o ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação na ação penal da trama golpista.

Câmara decide cassar mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Brasília 18/12/2025 - Foto montagem de Alexandre Ramagem com foto de Carolina Antunes/PR e Eduardo Bolsonaro com foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu cassar os mandatos dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). Os atos que determina a perda dos mandatos foram publicados nesta quinta-feira (18) em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados.

Além do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), assinam as cassações o primeiro e segundo vice-presidentes, Altineu Côrtes (PL-RJ) e Elmar Nascimento (União-BA); e os primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários: Carlos Veras (PT-PE), Lula da Fonte (PP-PE), Delegada Katarina (PSD-SE) e Sergio Souza (MDB-PR).

Eduardo Bolsonaro

A Mesa cassou o mandato de Eduardo Bolsonaro por faltas, devido ao fato de o deputado ter deixado de comparecer à terça parte das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição.

Em março, Eduardo Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos e pediu licença do mandato parlamentar. A licença terminou em 21 de julho, mas o parlamentar não retornou ao Brasil e já acumulava um número expressivo de faltas não justificadas nas sessões plenárias.

Em setembro, Motta rejeitou a indicação do deputado para exercer a liderança da minoria na Casa, com o argumento de não haver possibilidade do exercício de mandato parlamentar estando ausente do território nacional.

Eduardo Bolsonaro também é réu em processo no STF por promover sanções contra o Brasil para evitar o julgamento de seu pai, Jair Bolsonaro, pela trama golpista.

Ramagem

No caso de Ramagem, a cassação foi aplicada após o Supremo Tribunal Federal ter definido a perda de mandato no julgamento da tentativa de golpe de estado. Ele foi condenado a 16 anos de prisão.

Ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro, Ramagem está foragido em Miami, nos Estados Unidos. Desde setembro, Ramagem apresentava atestados médicos para justificar sua ausência na Câmara.

Após a descoberta da fuga, a Câmara informou que a Casa não foi comunicada sobre o afastamento do parlamentar do território nacional nem autorizou nenhuma missão oficial de Ramagem no exterior.

Repercussão

O líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), disse que recebeu uma ligação de Hugo Motta relatando a cassação. O deputado disse ainda considerar a decisão grave.

“Trata-se de uma decisão grave, que lamentamos profundamente e que representa mais um passo no esvaziamento da soberania do Parlamento. Não se trata de um ato administrativo rotineiro. É uma decisão política que retira do plenário o direito de deliberar e transforma a Mesa em instrumento de validação automática de pressões externas. Quando mandatos são cassados sem o voto dos deputados, o Parlamento deixa de ser Poder e passa a ser tutelado”, escreveu na rede social X.

Já o líder da federação PT, PCdoB e PV, Lindbergh Farias (PT-RJ), comemorou a decisão afirmando que a cassação extingue a “bancada dos foragidos”.

“Somados, os dois casos deixam um recado institucional inequívoco no sentido de que ou o mandato é exercido nos limites da Constituição e da lei, ou ele se perde, seja pela condenação criminal definitiva, seja pela ausência reiterada e pela renúncia de fato às funções parlamentares”, afirmou.

Segundo Lindbergh, o mandato parlamentar não deve ser escudo contra a justiça e nem salvo-conduto para o abandono das funções públicas.

“A perda do mandato, em ambos os casos, constitui efeito constitucional objetivo que independe de julgamento discricionário ou político (artigo 55, parágrafo 3°, da CF). Como sempre defendemos, à Mesa coube apenas declarar a vacância, sob pena de usurpação da competência do Judiciário e violação frontal à separação dos Poderes, pois o mandato parlamentar não é escudo contra a Justiça e nem salvo-conduto para o abandono das funções públicas”, finalizou.

Mais tranquilidade para os servidores municipais: CaruaruPrev tem recuperação patrimonial histórica e atinge mais de R$ 164 milhões

Além do crescimento de 46% em seu patrimônio com relação a 2024, Previdência Social de Caruaru foi elevada à categoria de Grande Porte

Uma notícia que tranquiliza e traz mais segurança para os servidores, aposentados e pensionistas de Caruaru: o CaruaruPrev atingiu, pela primeira vez, um crescimento histórico do seu patrimônio, chegando a mais de R$ 164 milhões em novembro, um crescimento de 46% com relação a 2024, reflexo direto do compromisso e cuidado da gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro com os servidores públicos municipais, assegurando uma previdência social cada vez mais sólida, transparente e sustentável.

Os números foram destacados durante reunião de apresentação da Política de Investimentos do Caruaruprev, mostrando uma recuperação patrimonial histórica do Instituto de Previdência Social, que há dez anos, em 2016, tinha um patrimônio com menos de R$ 300 mil e no último mês de novembro chega a mais de R$ 164 milhões, garantindo aos servidores municipais segurança no presente e tranquilidade no futuro. “Uma realidade muito diferente da vivenciada antes de 2017, quando a previdência municipal enfrentava fragilidades patrimoniais e passava por questionamentos dos órgãos de controle em relação aos repasses das contribuições patronais e dos servidores ao CaruaruPrev”, ressaltou a presidente do CaruaruPrev, Fernanda Melo.

Além disso, outra conquista importante, o CaruaruPrev passa a ser classificado agora como uma Previdência de Grande Porte pelo Ministério da Previdência Social, resultando em maior responsabilidade, requisitos profissionais mais elevados e a possibilidade de estratégias de investimento mais complexas, visando garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do fundo a longo prazo.

“Hoje, a Previdência Social de Caruaru é outra, garantindo pagamento das aposentadorias e pensões com segurança, atingindo uma recuperação inédita de seu patrimônio e sendo classificada agora como de grande porte, após oito anos de muita dedicação. Isso é fruto de muito trabalho e de uma Gestão responsável e transparente, que valoriza o servidor municipal” afirmou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Concessão da Compesa supera expectativas e Estado terá R$ 23,2 bilhões para investir em água e saneamento

Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, Pernambuco deu, nesta quinta-feira (18), um passo histórico rumo à universalização do saneamento básico, com a realização do leilão da concessão parcial dos serviços no Estado, realizado na B3, em São Paulo. Os grupos Consórcio Pernambuco Saneamento e a Pátria Investimentos, que apresentaram as propostas vencedoras, vão investir, juntos, R$ 19 bilhões na distribuição de água e na coleta e tratamento de esgoto, enquanto a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) continuará sendo responsável pela produção e tratamento de água. Além deste valor, foram levantados em outorgas R$ 4,2 bilhões, que serão destinados à universalização do saneamento e infraestrutura dos municípios, preferencialmente saneamento. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou a cerimônia.

“Hoje é um dia histórico para Pernambuco, que marca o início de uma nova era. Este leilão foi construído a muitas mãos e com muito compromisso, ao longo dos últimos três anos. Esta é a maior concessão feita no Brasil pelo BNDES este ano. Temos a convicção de que este é o melhor e único caminho que temos para garantir a universalização do acesso à água e ao tratamento de esgoto no nosso Estado. Para muitos, faltar água é não tê-la por uma hora na torneira. Mas para algumas cidades de Pernambuco, significa não ter água em momento algum. Temos um governo sério, formado por gente competente e trabalhadora, mas acima de tudo, temos a confiança do povo de Pernambuco. Não há democracia sem que as pessoas tenham direito à água na torneira”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Marcado pela apresentação de quatro propostas por oito empresas, o leilão foi feito em dois blocos. O primeiro, “Região Metropolitana do Recife (RMR) – Pajeú”, foi vencido pelo Consórcio Pernambuco Saneamento, formado pela Acciona e a BRK, com pagamento de outorga de R$ 3,5 bilhões. Com investimentos estimados em R$ 15,4 bilhões, o bloco reúne 150 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Já o segundo bloco, o “Sertão”, formado por 24 municípios e com investimentos previstos de R$ 2,9 bilhões, teve a outorga arrematada pelo grupo Pátria Investimentos, por R$ 720 milhões.

Com as propostas, o leilão de concessão superou as expectativas e garantiu R$ 4,2 bilhões em outorgas para o Estado. Segundo a governadora Raquel Lyra, o valor será usado para a distribuição de água. “É decisão política estar aqui, escolher prioridades. O valor da outorga será usado pelo Estado exclusivamente para a distribuição de água. Parabenizo os vencedores, Grupo Pátria, Acciona e BRK. Já estou solicitando a primeira reunião de alinhamento antes do dia 30, para traçarmos os próximos passos”, acrescentou a gestora.

Os contratos, que terão duração de 35 anos, preveem ainda outros R$ 770 milhões destinados especificamente à ampliação da capacidade de produção de água, elevando o total de investimentos para R$ 19,1 bilhões por parte das empresas concessionárias. Para o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, o resultado ajudará Pernambuco a erradicar o problema da água e do esgotamento sanitário. “O leilão foi um grande sucesso. Tivemos um projeto compilado a várias mãos, com uma participação muito forte de toda a sociedade pernambucana, de prefeitos e lideranças regionais, além do Tribunal de Contas do Estado. Esse momento é um marco para o saneamento e para a infraestrutura básica do Estado”, afirmou o secretário.

O projeto foi idealizado com o objetivo de garantir que o Estado cumpra a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê a cobertura de 99% do território de todos os estados com serviços de abastecimento d’água e 90% com serviços de coleta e tratamento de esgotamento sanitário no Brasil até o ano de 2033. Para isso, o Estado abdicou dos recursos oriundos da concessão para destiná-los integralmente para investimentos em saneamento.

“Nossa gestão tinha um sonho, que era virar a página do desabastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado. Vamos montar um time ainda mais forte para acompanhar cada passo dos serviços prestados pelos dois consórcios, garantindo que a água chegue às residências independentemente do tamanho das cidades e da geração de retorno financeiro. Esse é o nosso critério mais profundo e especial de decisão”, afirmou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

DIÁLOGO PÚBLICO – O leilão foi precedido por um amplo processo de diálogo público, com 58 dias de consulta, realização de audiências em diferentes regiões do Estado, além de debates na Amupe e na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ao todo, o projeto recebeu 1.012 contribuições — o maior volume já registrado em iniciativas de saneamento desenvolvidas com o BNDES —, grande parte incorporada ao modelo final, que passou pela análise de comitês técnicos, conselhos participativos, Tribunal de Contas do Estado e foi aprovado pelos prefeitos e pelas Microrregiões de Água e Esgoto antes do lançamento do edital.

Para o diretor-presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, o dia é histórico. “Nossa missão é realizar sonhos, estamos avançando em Pernambuco e, agora, temos mais uma possibilidade de trazer dignidade e saúde para a nossa população. Somos um governo que promete e faz”, disse. O presidente do conselho da companhia, Alex Campos reafirmou a aprovação dos municípios ao projeto. “Esse momento só foi possível graças a um time brilhante, um esforço liderado a várias mãos. Os prefeitos também apoiaram esse empreendimento, o que nos permitiu chegar até aqui. A parceria com a iniciativa privada é fundamental para avançarmos rumo à universalização do saneamento em 2033”, acrescentou.

O diretor do BNDES, Nelson Barbosa, também destacou a qualidade do projeto. “Um dos maiores projetos deste ano entre todos os que a gente fez e, como eu falei, a companhia continua existindo, produzindo água onde ela já atua. Para nós, do BNDES, saneamento é desenvolvimento na veia. Essa concessão vai gerar emprego e investimento imediatamente e melhorar bastante a vida da população, ajudando também a melhorar a saúde”, disse.

O diretor da Acciona no Brasil, André De Angelo, ressaltou que atuar em água e saneamento é levar saúde e qualidade de vida para as pessoas. “Jamais investiríamos em um projeto que não tivesse esse viés social, tão importante para o nosso país e para Pernambuco”, disse. Já o sócio da Pátria Investimentos, Thiago Bronzi, também comemorou a conquista. “Temos convicção de que, com investimentos consistentes, gestão eficiente e visão de longo prazo, será possível transformar a vida dos municípios envolvidos e trazer benefícios duradouros para a população”, afirmou.

EMPRESAS VENCEDORAS

Consórcio Pernambuco Saneamento – À frente do consórcio, a Acciona se destaca como um dos maiores grupos globais em infraestrutura sustentável, com presença em mais de 40 países e reconhecimento mundial na área de água e saneamento, atuando desde a captação e distribuição até o tratamento de esgoto, dessalinização, reúso de água e soluções para escassez hídrica, com foco em inovação, baixo carbono e desenvolvimento sustentável. A parceria conta ainda com a BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento do país, presente em 13 estados e responsável por serviços que atendem cerca de 16 milhões de pessoas.

Grupo Pátria Investimentos – É uma gestora de investimentos alternativos. O grupo atua como investidor e financiador, principalmente, nas áreas de Agronegócio, Energia, Saúde, Logística e Transporte, Alimentos e Bebidas, Infraestrutura de Dados e Serviços de Tecnologia.

Estavam presentes no leilão o senador Fernando Dueire, os deputados federais Mendonça Filho e Fernando Monteiro, os secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Túlio Vilaça (Casa Civil), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Eduardo Vieira (Chefia de Gabinete), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); além do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, Marcelo Gouveia.

Hematologista destaca a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea 

Desmistificar o processo e mostrar a importância da doação de medula óssea para os pacientes que aguardam pelo transplante é o principal objetivo da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, até 21 de dezembro. A médica hematologista Dahra Teles, do Núcleo de Oncologia do Agreste (NOA), em Caruaru, Pernambuco, enfatiza que as chances de uma pessoa encontrar um doador ideal entre irmãos (do mesmos pai e mãe) é de 25%, enquanto que entre não aparentados é de 1 em 100 mil. A análise de compatibilidade é realizada por meio de exames de histocompatibilidade – testes laboratoriais realizados a partir de amostras de sangue do doador e do receptor. 

A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa as cavidades dos ossos. Nela, são produzidos os componentes do sangue (leucócitos/ glóbulos brancos, hemácias/ glóbulos vermelhos e plaquetas). A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea foi instituída pela Lei nº 11.930/ 2009, cujo texto foi alterado em 2023 com a redação dada pela Lei nº 14.530, passando a incluir itens para facilitar a localização dos doadores cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome.

A busca por doador compatível com o paciente cadastrado ocorre sempre que se precisa do procedimento e o paciente não tem doador aparentado. “Há pessoas em tratamento de doenças relacionadas com a produção de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico, a exemplo de leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, além de anemias graves adquiridas ou congênitas. Para elas, o transplante pode ser a única esperança de cura”, enfatiza a hematologista.

O Redome – terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo – conta com mais de 3 milhões e 700 mil doadores cadastrados. A chance de se identificar um doador compatível, no Brasil, na fase preliminar da busca é de até 88%, e ao final do processo, 64% dos pacientes têm um doador compatível confirmado. Por isso a necessidade de atualização contínua dos dados, que pode ser feita via site (https://redome.inca.gov.br/). Criado em 1993, o Redome é coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), desde 1998.

Entre os critérios definidos pelo Ministério da Saúde para o processo de doação de medula óssea estão: ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde, preencher uma ficha com informações pessoais e coletar uma amostra de sangue para testes de compatibilidade. As informações incluídas no banco de dados ficam ativas até os 60 anos de idade do doador.

NOA – Com uma trajetória de 15 anos de atuação em Caruaru, Pernambuco, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.