Rodrigo Pinheiro reúne amigos e núcleo político em confraternização e ratifica o apoio ao pré-candidato Anderson Luiz

Em clima de confraternização, um dia após a repercussão positiva da participação do pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz na Rádio Cultura, no programa Mesa Redonda, o prefeito de Caruaru, reuniu, nesse sábado, amigos e seu núcleo político para agradecer pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade e celebrar as parcerias que marcaram o primeiro ano de seu mandato após a reeleição em primeiro turno.

Durante o encontro, Rodrigo destacou a importância dos avanços em seu governo que vem transformado Caruaru e reforçou, mais uma vez, seu apoio ao nome de Anderson Luiz para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. O prefeito reconheceu o comprometimento do secretário de Articulação Política com as demandas do município e afirmou que sua pré-candidatura representa continuidade, força e responsabilidade com o futuro da cidade.

Anderson Luiz relembrou a trajetória ao lado do prefeito e agradeceu a confiança depositada em seu trabalho ao longo dos anos. Ele afirmou estar preparado para a nova missão e que não medirá esforços para contribuir com o desenvolvimento de Caruaru e região.

Tanto Anderson quanto Rodrigo também reiteraram o alinhamento com a gestão da governadora Raquel Lyra e demonstraram confiança na reeleição da aliada política, destacando que o trabalho conjunto tem trazido importantes resultados para a região.

170 famílias beneficiadas pelo Morar Bem PE e Minha Casa, Minha Vida receberão chaves da casa própria nesta sexta-feira (05), em Igarassu

A Viana e Moura Construções, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, a Prefeitura de Igarassu e a Caixa Econômica Federal, irá realizar, nesta sexta-feira (05), a partir das 14h, a entrega do condomínio Jardim Monjope, em Igarassu. O empreendimento, com investimento de R$55 milhões, conta com subsídios do programa Morar Bem PE e Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e irá beneficiar, no total, 431 famílias. Também estarão presentes no evento representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), da Neoenergia e do Cartório de Registro de Imóveis do município.

O Jardim Monjope é o primeiro condomínio de casas lançado pela Viana e Moura na Região Metropolitana. O diretor de vendas e incorporação imobiliária da construtora, Leonardo Queiroz, ressalta que o empreendimento representa um passo importante para o crescimento de Igarassu. “Estamos entregando um empreendimento que vai transformar a vida de cerca de 2 mil pessoas, oferecendo moradia de qualidade, lazer e segurança. Além disso, a iniciativa ainda vem impulsionar o desenvolvimento do entorno e fortalecer a infraestrutura urbana da região”, ressalta.

Na ocasião, 170 famílias beneficiadas receberão as chaves das suas casas, que fazem parte da primeira etapa do empreendimento. Ao unir o padrão de qualidade das residências populares à estrutura e segurança de um condomínio, a infraestrutura foi construída para proporcionar maior conforto e bem-estar aos moradores por meio de recursos como: guarita 24 horas, garagem, áreas de convivência e espaços de lazer com quadras esportivas, churrasqueiras, piscina e salão de festas.

Com uma área de 71.924,65m², o espaço também irá dispor do Caminho Pipa, projeto dedicado à primeira infância, com playground e mini campos. “Esse é apenas o primeiro passo, estamos desenvolvendo novos condomínios no mesmo padrão nos municípios de São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes, ampliando ainda mais nosso compromisso com a Região Metropolitana do Recife (RMR) e com as famílias que sonham em conquistar a casa própria”, conclui Leonardo Queiroz.

Aeroporto de Garanhuns será administrado pela mesma concessionária do Aeroporto de Guarulhos

Boa notícia para Garanhuns! O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a B3 realizaram, na última quinta-feira (27/11), pela manhã, o leilão da primeira rodada do Programa AmpliAR, iniciativa que prevê investimentos privados para a modernização de 19 aeroportos regionais na Amazônia Legal e no Nordeste.

A boa notícia para Garanhuns é que o aeroporto da cidade estava na lista e deu tudo certo, a concessão vai para a mesma concessionária administradora do Aeroporto de Guarulhos – São Paulo. O Aeroporto de Garanhuns receberá investimentos na ordem de R$ 22,1 milhões, que inclui obras de ampliação do pátio de aeronaves e do terminal de passageiros, além da construção de RESA. Além de Garanhuns, os aeroportos de Araripina e Serra Talhada, em Pernambuco, também estavam na lista desta rodada do leilão, o total de investimentos, somando os três aeroportos, ultrapassa os R$ 80 milhões.

Para o prefeito Sivaldo Albino, a iniciativa mostra mais uma vez a prioridade que o Governo Federal dá a Garanhuns. “Temos certeza que a iniciativa privada administrando nosso aeroporto trará mais investimentos e desenvolvimento regional para o Agreste. Agradecemos ao Presidente Lula e ao Ministro Sílvio Costa Filho por possibilitar mais esta grande iniciativa que contempla Garanhuns e região”, afirmou o prefeito.

O Ministro Sílvio Costa Filho afirmou no evento: “Hoje, celebramos um marco importante para o desenvolvimento do nosso estado. Com a concessão dos aeroportos de Araripina, Serra Talhada e Garanhuns vamos ampliar as conexões, os negócios e o turismo, gerando emprego e renda para os pernambucanos. Esses investimentos são fundamentais para o desenvolvimento do Agreste e Sertão de Pernambuco”.

SAIBA MAIS

O AmpliAR integra o conjunto de ações federais voltadas ao fortalecimento da aviação regional e prevê, ao longo das próximas fases, a modernização de até 100 aeroportos em todo o País. Nesta etapa inicial, foram ofertados 19 aeroportos por meio de um modelo simplificado de concessão, com mecanismos de reequilíbrio contratual que visam atrair investimentos e garantir sustentabilidade operacional. Os contratos terão duração de 30 anos.

Feira da Moda de Caruaru supera expectativas e tem movimentação crescente neste fim de ano

Pagamento do 13º salário deve aumentar ainda mais a circulação de pessoas e as vendas.

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva do Complexo do Parque 18 de Maio, segue acompanhando a movimentação crescente da Feira da Moda de Caruaru neste final de ano, que vêm superando as expectativas. Desde a segunda quinzena de novembro é possível perceber uma grande circulação de pessoas e aumento das vendas.

De acordo com a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (Sedetec), as feiras da segunda quinzena de novembro até o final de dezembro, devem movimentar cerca de R$ 700 milhões na economia (mais de R$ 116, 6 milhões por feira), com um fluxo superior a 80 mil pessoas.

O comerciante de roupas, Marcelo Monteiro, tem um banco na Feira da Moda de Caruaru há 25 anos e está animado com o resultado das últimas feiras. “De uns 15 dias para cá deu uma aumentada no fluxo de pessoas e nas vendas”. E a tendência é melhorar ainda mais “esperamos o ano todinho até o final de ano por essa movimentação, é tanto que a gente sempre aumenta a quantidade de peças e contratamos mais gente para trabalhar”.

Carbono Oculto, Master e Poço Lobato: os elos políticos

 Por Maurício Rands

O Congresso acaba de derrubar vetos de Lula em dois projetos. O primeiro, o PL da devastação que se converteu na Lei 15.190/25, continha retrocessos ambientais. Os vetos tentaram amenizá-los, Sua derruba restabeleceu dispositivos que contornam a fiscalização ambiental, como a possibilidade de autolicença em projetos de menor impacto ambiental. Os parlamentares também derrubaram os vetos ao PLP que se converteu na Lei Complementar 212/25, que dispõe sobre o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).Todos vão poder rolar suas dívidas a uma taxa camarada (IPCA+ juros de 0 a 2%). Quando a Selic está em 15%. O projeto domineiro Rodrigo Pacheco sofreu vetos de Lula que agora foram restabelecidos pela derrubada dos vetos. Com isso, os estados que mais devem à União (SP, MG, RJ e RS) terão suairresponsabilidade fiscal bancada pelos demais estados. Em ambos os vetos, o Centrão e o PL votaram juntos.

Além desses vetos absurdos, os últimos dias revelaram o entrelaçamento entre o crime organizado, corruptos espartalhõese alguns partidos e políticos de destaque. Tudo ainda pendente do prosseguimento das investigações e das ações judiciais que devem assegurar o amplo de direito de defesa. Na operação Carbono Oculto foram mencionadas conexões entre o Primeiro Comando da Capital, financeiras da Faria Lima e distribuidoras de combustíveis. Várias reportagens e o mundo político têm especulado que aliados do governador Tarcísio de Freitas estariam temerosos de delações premiadas. Cita-se uma doação de R$ 3 milhões que sua campanha teria recebido do cunhado do dono do Banco Master. Na que investiga as fraudes financeiras no Banco Master, a Operação Compliance Zero, o fraudador Daniel Vorcaro recebeu investimentos de fundos suspeitos de elo com o PCC. E fraudou recursos investidos pelos fundos previdenciários dos servidores do Rio de Janeiro, DF e Amapá, o que coloca na linha de fogo os governadores do Rio do DF e do Amapá, este último aliado do presidente do Senado Davi Alcolumbre. Segundo as reportagens sobre o caso, Daniel Vorcaro teria a proteção de políticos como Ciro Nogueira, senador do PP-PI que foi chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro. Além de Arthur Lira, deputado do PP-Al, que foi presidente da Câmara e continua sendo um dos principais líderes do Centrão. Na operação Poço de Lobato, sobre as fraudes da Refit, as reportagens salientam o papel de Jonathas Assunção, executivo de relações institucionais da Refit e ex-número 2 deCiro Nogueira na Casa Civil. Assim como teria sido citado o deputado federal Dal Barreto (União-BA). Esses políticos não podem ser considerados culpados antes do avanço das investigações e de suas eventuais defesas. Mas o que até agora aflorou nessas três operações aponta para as entranhas do apoio político às operações investigadas.

O desgaste de Bolsonaro está levando os políticos de direita a tentarem se descolar dele. Em vão. Porque os seus líderes conquistaram seus atuais cargos endossando tudo que fez o ex-presidente. Ganha uma passagem para a Flórida quem apontar um pronunciamento firme de Tarcísio de Freitas, Romeu Zema, Cláudio Castro, Ronaldo Caiado ou Ratinho Jr contra alguns dos seguintes atos do seu Jair e sua família: negacionismo na epidemia, populismo penal do “bandido bom é bandido morto”, trama golpista e atentados contra instituições democráticas, venda de joias pertencentes ao patrimônio público, articulação e apoio ao tarifaço de Trump contra as exportações brasileiras, aplicação da Lei Magnisky a ministros do STF e ameaça à nossa soberania nacional. Esses pré-candidatos precisam de Bolsonaro, mas não o querem. Tentam se equilibrar numa missão impossível, que o eleitor nem sempre é bobo. Fingem integraruma direita “moderada”, como se o apoio que sempre deram às pautas extremistas do bolsonarismo pudesse ser cancelado com o “rebranding” eleitoral. E como se nada tivessem com os personagens

das Operações Carbono Oculto, Compliance Zero e Poço de Lobato.

O país já sabe que Daniel Corvaro e Ricardo Magro tinham conexões com políticos que lideram partidos como o Progressistas, o União Brasil, o PL e outros. Não por coincidência, partidos que sempre apoiaram Jair e suas posições. E lembrar que esse movimento da direita brasileira, populista e autoritária, ganhou impulso brandindo a bandeira contra a corrupção…Afinal, o próprio epíteto “centrão” já é uma manobra ilusionista para amenizar a realidade de que pertencem à velha direita patrimonialista que tem sido uma das causas do nosso subdesenvolvimento. O país, como diria Raymundo Faoro, ainda está à espera de uma direita que seja ao mesmo tempo democrática e não patrimonialista.

Maurício Rands, advogado formado pela FDR da UFPE, professor de Direito Constitucional da Unicap, PhD pela Universidade Oxford

Carmén Lúcia: “ditadura é como erva daninha que precisa ser cortada”

Rio de Janeiro (RJ), 29/11/2025 – A ministra do STF Carmen Lúcia fala sobre literatura e democracia na Festa Literária da Casa de Rui Barbosa. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A ministra Carmén Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou neste sábado (29), em evento literário no Rio de Janeiro, que a sociedade precisa lutar

diariamente para defender a democracia contra iniciativas autoritárias. Ela comparou as ditaduras às ervas daninhas, que precisam ser cortadas e vigiadas para que não voltem a ameaçar o país.

A fala acontece dias depois de o STF determinar o início do cumprimento das penas impostas aos condenados do chamado Núcleo 1 da tentativa de golpe de estado. O grupo é formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, militares e ex-integrantes do primeiro escalão do governo. A ministra comparou regimes de exceção com plantas que nascem em momentos indesejados e trazem impactos negativos para um determinado ecossistema.

“A erva daninha da ditadura, quando não é cuidada e retirada, toma conta do ambiente. Ela surge do nada. Para a gente fazer florescer uma democracia na vida da gente, no espaço da gente, é preciso construir e trabalhar todo o dia por ela”, defendeu.

“Por isso, digo que democracia é uma experiência de vida que se escolhe, que se constrói, que se elabora. E a vida com a democracia se faz todo dia. A gente luta por ela, a gente faz com que ela prevaleça”, complementou.

Rio de Janeiro (RJ), 29/11/2025 – A ministra do STF Carmen Lúcia fala sobre literatura e democracia na Festa Literária da Casa de Rui Barbosa. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Carmen Lúcia fala sobre literatura e democracia na Festa Literária da Casa de Rui Barbosa.  – Fernando Frazão/Agência Brasil

Carmém Lúcia relembrou os documentos golpistas que falavam em planos para assassinar líderes do Executivo e do Judiciário.

“Primeira vítima de qualquer ditadura é a Constituição. Outro dia alguém me perguntava por que julgar uma tentativa de golpe, se foi apenas tentativa. Meu filho, se tivessem dado golpe, eu estava na prisão, não poderia nem estar aqui julgando”, ressaltou.

“Nesses julgamentos que estamos fazendo no curso deste ano, estava documentado em palavras a tentativa de ‘neutralizar’ alguns ministros do Supremo. E como eu falei em um dos votos, neutralizar não era harmonizar o rosto, para impedir que apareçam as rugas. Neutralizar é nem poder ter rugas, porque mata a pessoa antes, ainda jovem”.

A ministra participou da conferência Literatura e Democracia, evento que faz parte da 1ª Festa Literária da Fundação Casa de Rui Barbosa (FliRui), no Rio de Janeiro. A programação termina neste domingo, com a participação de nomes indígenas de destaque da literatura nacional, como Daniel Munduruku e Márcia Kambeba.

Carmém Lúcia ressaltou durante o evento a importância de aproximar debates sobre democracia de espaços culturais mais amplos e acolhedores, como a Fundação Casa de Rui Barbosa. Segundo a ministra, ambientes literários oferecem caminhos mais plurais para envolver o público em discussões que muitas vezes ficam restritas ao universo jurídico.

“Este não é um espaço próprio exclusivamente de debates da esfera política formal, oficial do Estado. Aqui é um espaço que permite que a sociedade se reúna, debata, reflita. E daqui podem sair propostas para que a gente pense que a democracia é um modelo de vida para todos nós”, disse.

A ministra destacou que a Casa de Rui Barbosa carrega em sua história um compromisso com a luta democrática, refletido na trajetória de Rui Barbosa, jurista e político que enfrentou perseguições e chegou a ser exilado por defender direitos fundamentais.

“Nada mais coerente com as finalidades de uma casa como essa do que manter esse compromisso social, institucional, com a democracia brasileira. Abrir uma casa como essa para o público é dar cumprimento com generosidade, com largueza e com o comprometimento que faz com que todos nós só tenhamos a agradecer este gesto”, disse Carmém Lúcia.

Golpe de Estado

O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais seis aliados começaram a cumprir pena na terça-feira (25) após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar o fim do processo para os réus do Núcleo 1 da trama que pretendia impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023.

A condenação ocorreu no dia 11 de setembro. Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF condenou os sete réus pelos crimes de:

. Organização criminosa armada, Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito,

. Golpe de Estado,

. Dano qualificado pela violência e grave ameaça e

. Deterioração de patrimônio tombado.

A Primeira Turma do STF também decidiu condenar os réus à pena de inelegibilidade pelo prazo de oito anos.

Prefeitura de Caruaru realizará a I Caminhada Dezembro Vermelho com foco na prevenção ao HIV/AIDS

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoverá, na próxima terça-feira (2), a I Caminhada Dezembro Vermelho, com o tema “Nascer sem HIV, viver sem AIDS”. A concentração ocorre a partir das 18h30, na Estação Ferroviária, reunindo profissionais de saúde, usuários e toda a população para reforçar a importância da prevenção e do cuidado.

A iniciativa integra as ações municipais da campanha Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre o HIV/AIDS. O objetivo é incentivar hábitos de vida saudáveis, ampliar o acesso à informação e fortalecer as orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, além de combater o estigma e o preconceito vivenciados pelas Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (PVHA).

Durante a caminhada, serão reforçadas mensagens de acolhimento, cuidado e promoção da saúde, destacando a importância do diagnóstico precoce e do acesso aos serviços ofertados pela rede municipal.

Final de etapa da Copa do Mundo de skate street terá dois brasileiros

Copa do Mundo de skate street, Giovanni Vianna

O Brasil tem dois atletas na final da etapa de Kitakyushu (Japão) da Copa do Mundo de skate street. Neste domingo (30), a partir de 1h40 (horário de Brasília), os paulistas Giovanni Vianna e Wallace Gabriel brigam pelo título da disputa masculina. Entre as mulheres, não há representantes brasileiras na decisão, que começa às 0h40. O canal da World Skate, a federação responsável pela modalidade, transmite as provas ao vivo.

Na semifinal deste sábado (29), os skatistas realizaram duas voltas e três manobras. A somatória da maior nota de cada vale como pontuação final. Os oito melhores foram à decisão.

Número 11 do ranking masculino da World Skate, Giovanni teve o quarto melhor desempenho, com 156,81 pontos (68,26 da volta e 88,55 da manobra), enquanto Wallace (78º do mundo e que disputa apenas seu segundo evento no circuito) foi o sexto, com 153,69 pontos (68,61 da volta e 85,08 da manobra). O gaúcho João Lucas Alves, com 107,30 pontos (85,46 da manobra e 21,84 da volta), ficou em 14º, fora da final.

O japonês Sora Shirai – quarto do ranking e campeão mundial em casa há dois anos, quando a competição foi em Tóquio – teve a melhor avaliação da semifinal: 161,77 (89,06 da manobra e 72,71 da volta). Ele superou em dois pontos o compatriota Kairi Netsuke, número oito do mundo. O evento vale pontos no ranking da World Skate, que define os classificados à Olimpíada de Los Angeles (Estados Unidos) em 2028.

No feminino, o domínio também foi japonês, com Liz Akama tendo a melhor pontuação (147,24), seguida por Ibuki Matsumoto (145,85 pontos) e Yumeka Oda (143,00). O país anfitrião ainda terá Nanami Onishi (125,69), classificada com a oitava vaga. As quatro estão entre as 13 melhores do ranking da World Skate.

As paulistas Pâmela Rosa (16ª do mundo) e Isabelly Ávila (53º) foram eliminadas ainda nas quartas de final. Vice-líder do ranking mundial, a maranhense Rayssa Leal não disputou o torneio. Prestes a completar 18 anos e já na reta final do Ensino Médio, a medalhista de prata nos Jogos de Tóquio e Paris (França) dedicou-se aos estudos.

Duas funcionárias do Cefet no RJ são mortas a tiros por colega

Duas funcionárias do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Celso Suckow da Fonseca foram mortas a tiros por um funcionário da instituição de ensino.

A professora com graduação no exterior, Allane de Souza Pedrotti Matos, chegou sem vida ao Hospital Municipal Souza Aguiar, na região central da cidade. Já a psicóloga Layse Costa Pinheiro chegou em estado gravíssimo à unidade de saúde e não resistiu, segundo a Secretária Municipal de Saúde.

As duas servidoras foram atingidas por tiros na cabeça disparados por João Antônio Miranda Tello Ramos.

De acordo com a Polícia Militar, o funcionário também se matou com um tiro na cabeça dentro do Cefet. O Corpo de Bombeiros informou que chegou à unidade de ensino às 15h50 e socorreu as duas funcionárias.

O Cefet decretou luto oficial de cinco dias pela morte das duas funcionárias de carreira.

“A direção-geral do Cefet/RJ lamenta profundamente essa tragédia que chocou a comunidade acadêmica e decreta luto oficial por cinco dias na instituição a partir da próxima segunda-feira (1º)”.

Em nota, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) manifestou profundo pesar pelas mortes das servidoras.

“A violência, sobretudo em um ambiente dedicado à educação, fere não apenas as vítimas e seus(suas) familiares, mas também toda a comunidade acadêmica. Reafirmamos que instituições de ensino devem ser espaços de paz, aprendizado, convivência, solidariedade e respeito. O IFRJ expressa sua irrestrita solidariedade aos(às) servidores(as), estudantes, colegas e familiares da comunidade do Cefet-RJ. Que encontrem, neste momento tão doloroso, conforto, acolhimento e a certeza de que não estão sozinhos(as)”, diz.

O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital.

Moraes pede comprovação do histórico clínico de Augusto Heleno

Brasília (DF) 26/09/2023 General, Augusto Heleno durante depoimento a CPMI do golpe. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Relator do processo da trama golpista, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou neste sábado (29) comprovação do histórico de saúde do general Augusto Heleno para decidir sobre pedido da defesa de cumprimento da pena de 21 anos em prisão domiciliar, devido ao diagnóstico de Alzheimer e a antecedentes de transtorno depressivo e transtorno misto ansioso depressivo.

De acordo com a defesa do general, que tem 78 anos e está custodiado em uma cela especial do Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, ele apresenta sintomas psiquiátricos e cognitivos desde 2018.

Em despacho, Moraes cobrou a anexação de documentos comprobatórios do histórico do estado de saúde do ex-ministro de Jair Bolsonaro.

“Não foi juntado aos autos nenhum documento, exame, relatório, notícia ou comprovação da presença dos sintomas contemporâneos aos anos de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023; período, inclusive, em que o réu exerceu o cargo de Ministro de Estado do Gabinete de Segurança Institucional, cuja estrutura englobada a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) – responsável por informações de inteligência sensíveis à Soberania Nacional -, uma vez que, todos os exames que acompanham o laudo médico foram realizados em 2024”, apontou o magistrado do STF.

A concessão do regime de prisão domiciliar em favor de Augusto Heleno recebeu parecer favorável da Procuradoria Geral da República (PGR), em manifestação publicada nesta sexta-feira (28), mas a decisão final sobre o pleito caberá ao STF.

Alexandre de Moraes determinou que a defesa de Heleno junte aos autos, no prazo de 5 dias, o exame inicial que teria identificado ou registrado sintomas ou diagnóstico de demência mista (Alzheimer e vascular) e todos os relatórios, exames, avaliações médicas, neuropsicológicas e psiquiátricas produzidos desde 2018, “inclusive prontuários, laudos evolutivos, prescrições e documentos correlatos que comprovem o alegado”.

O magistrado também solicitou “documentos comprobatórios da realização de consultas e os médicos que acompanharam a evolução da demência mista, Alzheimer e vascular durante todo esse período”.

Por fim, Moraes pediu esclarecimento, por parte da defesa, se em virtude do cargo ocupado entre 2019 e 2022, o réu teria comunicado ao serviço de saúde da Presidência da República, do Ministério ou a algum órgão seu diagnóstico de deterioração cognitiva.

Condenação

Augusto Heleno, o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais cinco aliados começaram a cumprir pena nesta terça-feira (25) após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar o fim do processo para os réus do Núcleo 1 da trama golpista que planejava impedir a posse de Luís Inácio Lula da Silva como presidente da República em 2023..

A condenação ocorreu no dia 11 de setembro. Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF condenou os sete réus pelos crimes de:

Organização criminosa armada,
Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito,
Golpe de Estado,
Dano qualificado pela violência e grave ameaça e
Deterioração de patrimônio tombado.