Secretaria Executiva da Primeira Infância de Caruaru capacita servidores para o “Mães de Primeira Viagem”

Entre os dias 26 e 28 de novembro, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância (Sepi), realizou oficinas presenciais sobre o projeto “Mães de Primeira Viagem”, no Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância (Cerprinc). A ação reuniu profissionais que trabalham com a primeira infância em Caruaru, por meio da parceria de algumas secretarias municipais que compõem o Programa Primeira Infância Caruaru (Princ): Saúde (SMS), Assistência e Combate à Fome (SAS), Mulher (SEMU) e Educação e Esportes (SEDUC).

Durante os encontros, que foram comandados por consultoras do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), os profissionais tiveram acesso a conteúdos relacionados aos direitos das mulheres enquanto parturientes, boas práticas de cuidado pré-natal e perinatal e estratégias de promoção do cuidado integral do binômio mãe-bebê.

A iniciativa trabalha com o acompanhamento estruturado de gestantes atendidas pela rede municipal, por meio de rodas de conversa que funcionam como dispositivos de educação em saúde, acolhimento e fortalecimento de vínculos.

“Um projeto como esse só reforça o que o Caruaru vem fazendo, tendo essa pauta como prioritária na gestão, com esse olhar desde o início da gestação, para que as mães tenham um cuidado integral com várias secretarias, a fim de garantir uma gestação saudável e o desenvolvimento integral das nossas crianças”, enfatizou a secretária executiva da Primeira Infância, Iracleide Araújo.

O projeto “Mães de Primeira Viagem” foi selecionado através da Chamada para Ação da Urban95, um processo que avalia propostas apresentadas pelas cidades integrantes da rede e identifica iniciativas com potencial estratégico para ampliar o impacto das políticas voltadas à primeira infância.

Juntos Pela Segurança: governadora Raquel Lyra reforça segurança de Pernambuco com a formatura de 148 novos oficiais da PMPE

Com o objetivo de fortalecer as forças de segurança pública do Estado, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta sexta-feira (28), a formatura de 148 novos oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A turma, composta por 117 homens e 31 mulheres, concluiu o Curso de Formação de Oficiais (CFO), marcando um avanço no recompletamento do efetivo da corporação. A vice-governadora Priscila Krause participou da solenidade.

“Mais um dia histórico para a segurança pública de Pernambuco, quando entregamos 148 aspirantes a oficial que passaram 12 meses no curso de formação. Já nomeamos 2.300 praças e bombeiros militares, e hoje entregamos os líderes que irão comandar as tropas nas ruas. A partir da próxima semana, esses profissionais já estarão atuando, ajudando a fazer de Pernambuco um Estado mais seguro. Estamos chegando ao fim do ano e não tenho dúvida de que eles contribuirão para alcançarmos a maior redução de criminalidade da nossa história, devolvendo a paz social ao nosso Estado”, ressaltou da governadora Raquel Lyra.

A cerimônia aconteceu no Quartel do Comando Geral (QCG), no bairro do Derby, no Recife, e marcou a transição dos formandos para o quadro efetivo da PMPE. Agora aspirantes a oficial, eles deverão alcançar o posto de 2º tenente em seis meses, assumindo funções de comando e gestão em áreas operacionais e administrativas.

“Pernambuco vive uma realidade inédita, com a menor taxa de homicídios da sua história recente. Já formamos e colocamos nas ruas 2.299 novos soldados. Esses profissionais precisam ser supervisionados, orientados e isso é papel dos oficiais, que há muito tempo não eram formados”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Durante a solenidade, os novos oficiais receberam a espada, um símbolo da carreira, e devolveram o espadim, marcando o encerramento do ciclo formativo. O gesto reforça o compromisso com a disciplina militar, a hierarquia e a defesa da sociedade pernambucana.

O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Ivanildo Torres, destacou o impacto da formação. “É um passo importante dentro do recompletamento do efetivo da Polícia Militar de Pernambuco. Temos a segunda turma em formação e a terceira com matrícula concluída. Somando três turmas de oficiais e duas de soldados, teremos mais de 5.250 novos policiais militares entre este ano e 2026. Não tem como fazer segurança pública sem investimento em infraestrutura”, afirmou.

O primeiro colocado do CFO, o aspirante a oficial Raul Vítor Andrade, natural de São Paulo e com família no interior de Pernambuco, falou com emoção sobre o momento. “Foram anos de preparação. Ver minha mãe aqui, presenciando a realização desse sonho, é especial demais. Ser oficial da Polícia Militar de um Estado tão querido e tradicional como Pernambuco é indescritível”, celebrou.

A nomeação dos novos policiais militares integra o Programa Juntos pela Segurança, que destina R$ 2,3 bilhões à segurança pública de Pernambuco. Além dos novos oficiais formados, uma segunda turma já está em curso e uma terceira foi convocada, todas provenientes do concurso unificado de 2023, que prevê a inserção de mais de 7 mil novos servidores até 2026.

Acompanharam a solenidade os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Chefe da Casa Militar) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); o secretário-executivo da Defesa Civil, Coronel Clóvis Ramalho; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro; o comandante-geral do Corpo de Bombeiro Militar de Pernambuco, Francisco Cantarelli; além do vereador do Recife, Davi Muniz.

Secretaria Executiva da Primeira Infância de Caruaru capacita servidores para o “Mães de Primeira Viagem”

Entre os dias 26 e 28 de novembro, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância (Sepi), realizou oficinas presenciais sobre o projeto “Mães de Primeira Viagem”, no Centro de Referência, Formação e Pesquisa da Primeira Infância (Cerprinc). A ação reuniu profissionais que trabalham com a primeira infância em Caruaru, por meio da parceria de algumas secretarias municipais que compõem o Programa Primeira Infância Caruaru (Princ): Saúde (SMS), Assistência e Combate à Fome (SAS), Mulher (SEMU) e Educação e Esportes (SEDUC).

Durante os encontros, que foram comandados por consultoras do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), os profissionais tiveram acesso a conteúdos relacionados aos direitos das mulheres enquanto parturientes, boas práticas de cuidado pré-natal e perinatal e estratégias de promoção do cuidado integral do binômio mãe-bebê.

A iniciativa trabalha com o acompanhamento estruturado de gestantes atendidas pela rede municipal, por meio de rodas de conversa que funcionam como dispositivos de educação em saúde, acolhimento e fortalecimento de vínculos.

“Um projeto como esse só reforça o que o Caruaru vem fazendo, tendo essa pauta como prioritária na gestão, com esse olhar desde o início da gestação, para que as mães tenham um cuidado integral com várias secretarias, a fim de garantir uma gestação saudável e o desenvolvimento integral das nossas crianças”, enfatizou a secretária executiva da Primeira Infância, Iracleide Araújo.

O projeto “Mães de Primeira Viagem” foi selecionado através da Chamada para Ação da Urban95, um processo que avalia propostas apresentadas pelas cidades integrantes da rede e identifica iniciativas com potencial estratégico para ampliar o impacto das políticas voltadas à primeira infância.

Em nova inserção partidária Marília Arraes reforça alinhamento com Lula e João Campos e mostra disposição para a disputa ao Senado

A presidente estadual do Solidariedade em Pernambuco e Secretária Nacional da Mulher da legenda, a ex-deputada federal Marília Arraes, é o destaque da mais nova inserção partidária. Em um vídeo com forte apelo visual, que utiliza a metáfora do futebol e a paixão pelo esporte, Marília mostra seu alinhamento com o presidente Lula e envia um recado à cena política pernambucana sobre a necessidade de “entrosamento” para as eleições de 2026, deixando claro sua disposição para a disputa ao Senado.

Liderando as pesquisas de intenção de voto para o Senado, Marília conquistou uma posição estratégica e, hoje, é uma peça-chave no tabuleiro político do estado. A inserção, com 30 segundos de duração, destaca o otimismo com a gestão federal, associando o retorno de Lula ao comando do país a um novo ciclo de respeito e cuidado. “Com Lula de volta ao jogo, o Brasil entrou em campo com a bola toda. O país voltou a ser respeitado pelo mundo e a cuidar de quem mais precisa”. A mensagem de Marília ressalta a importância da gestão Lula para o avanço do país, preparando o terreno para a crítica ao cenário local.

Em seguida, a ex-candidata ao Governo do estado foca a atual situação de Pernambuco. Utilizando imagens que relembram os problemas nas áreas da segurança pública e saúde, Marília crava: “Em Pernambuco, o jogo tá travado”, numa avaliação direta à performance da gestão estadual e a falta efetiva de entregas à população.

A parte final do vídeo é ainda mais incisiva, com Marília – cuja camisa estampa uma bandeira estilizada de Pernambuco – destacando a seu entrosamento e alinhamento com o prefeito do Recife, João Campos, a quem ela já declarou apoio na disputa pelo Governo. “Mas pra gente ganhar de goleada, a equipe tem que estar entrosada, todo mundo jogando junto. Ano que vem, o time de Lula tem que estar completo e os melhores jogadores têm que estar em campo. Com o time certo, o Brasil avança, Pernambuco faz gol e todo mundo sai ganhando”, concluiu. A inserção começou a ser veiculada hoje nas emissoras de rádio e televisão de todo o estado.

Romero Sales Filho entrega ambulância em Moreno e reafirma a importância dos investimentos em saúde no estado

Com mais de R$ 1 milhão em emendas destinadas para a cidade de Moreno, na Região Metropolitana do Recife, o deputado estadual Romero Sales Filho reforça importância do investimento na saúde pública. “Desde o início do nosso mandato, percebemos que algumas cidades estavam esquecidas pelos governos anteriores. Para Moreno, destinamos emendas para a melhoria e manutenção dos serviços de saúde. Foram reformas, ampliações, custeio e compra de equipamentos, por exemplo”, destacou o parlamentar.

Na tarde desta quinta-feira (27), Romero participou, junto com os vereadores Rubem do Bar e Toni do João Paulo, da entrega de uma nova ambulância para a cidade. O veículo foi adquirido com o investimento de R$ 150 mil proveniente de emenda parlamentar destinada pelo deputado. A iniciativa proporciona a ampliação da rede de atendimento de saúde e reforço do transporte de pacientes para unidades de maior complexidade. “Essa foi a primeira. Ano que vem teremos a entrega de mais uma”, ressaltou Romero Sales.

Em Congresso Nacional de Vereadores, Rodrigo Pinheiro defende ampliação da presença feminina nos espaços de poder

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, na manhã desta sexta-feira (28), da abertura do 1° Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos, realizado no auditório da Secretaria de Educação. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Vereadores (ANV), reúne representantes de vários estados e marca a criação de uma nova associação voltada ao fortalecimento do legislativo municipal.

Em seu discurso, Rodrigo defendeu o aumento da presença feminina nos espaços de poder. Ele lembrou que, em Caruaru, metade do primeiro escalão é composto por mulheres e cerca de 75% do quadro da Prefeitura é feminino. “As mulheres precisam estar presentes, de fato, no Legislativo, no Judiciário, no Executivo e em todos os poderes. Aqui, fazemos esse compromisso valer na prática”, disse.

Rodrigo mencionou ainda a importância de discutir regras do sistema proporcional e temas ligados à representatividade. “Só com debate franco conseguimos melhorar o sistema e valorizar ainda mais o trabalho dos vereadores e vereadoras”, pontuou. Ao final, desejou um bom evento aos participantes. “Que seja um grande congresso, com medidas assertivas e resultados melhores para a população. Que a democracia sempre vença”, concluiu.

COMPESA RETOMA TESTES DA INVERSÃO DA ADUTORA DE JUCAZINHO

A Compesa retomou nesta sexta-feira (28), os testes da inversão da adutora de Jucazinho para levar água do Rio São Francisco para os municípios de Riacho das Almas, Cumaru Passira e zona rural de Caruaru. Essa etpa havia sido suspensa, na última terça-feira (25), após um vazamento em trecho da tubulação na Rua Clara Nunes, no bairro São João da Escócia, em Caruaru, por onde passa a adutora.

A meta da Compesa é que essa primeira fase de testes até Riacho das Almas tenha andamento pelos próximos 15 dias. Na sequência, entrará em testes o trecho Cumaru-Passira. A obra da inversão da adutora de Jucazinho foi a solução técnica encontrada pela Compesa para garantir o abastecimento dos municípios de Riacho das Almas, Cumaru, Passira e zona rural de Caruaru diante do colapso iminente da barragem, que está com apenas 1,11% de sua capacidade total.

A Compesa investiu R$ 4 milhões na obra. Foram trocados 1.100 metros de tubulações antigas da adutora de Jucazinho nas ruas San Marino e Clara Nunes, em Caruaru, além da implantação de uma elevatória (sistema de bombeamento) na ETA Salgado, em Caruaru, para bombear a água do Rio São Francisco até Riacho das Almas. Além disso, foram instalados seis dispositivos e 13 ventosas para controlar melhor as pressões da água e ainda foi implantado uma válvula de retenção para dar uma segurança adicional ao sistema.

Em Congresso Nacional de Vereadores, Rodrigo Pinheiro defende ampliação da presença feminina nos espaços de poder

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participou, na manhã desta sexta-feira (28), da abertura do 1° Congresso Nacional de Vereadoras, Vereadores e Agentes Públicos, realizado no auditório da Secretaria de Educação. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Vereadores (ANV), reúne representantes de vários estados e marca a criação de uma nova associação voltada ao fortalecimento do legislativo municipal.

Em seu discurso, Rodrigo defendeu o aumento da presença feminina nos espaços de poder. Ele lembrou que, em Caruaru, metade do primeiro escalão é composto por mulheres e cerca de 75% do quadro da Prefeitura é feminino. “As mulheres precisam estar presentes, de fato, no Legislativo, no Judiciário, no Executivo e em todos os poderes. Aqui, fazemos esse compromisso valer na prática”, disse.

Rodrigo mencionou ainda a importância de discutir regras do sistema proporcional e temas ligados à representatividade. “Só com debate franco conseguimos melhorar o sistema e valorizar ainda mais o trabalho dos vereadores e vereadoras”, pontuou. Ao final, desejou um bom evento aos participantes. “Que seja um grande congresso, com medidas assertivas e resultados melhores para a população. Que a democracia sempre vença”, concluiu.

Pré-candidato a estadual, Anderson Luiz já conta com o apoio da metade dos vereadores de Caruaru

Pedro Augusto/Blog Capital

Prestes a ingressar no PSD, seguindo os caminhos de seus líderes políticos Raquel Lyra e Rodrigo Pinheiro, o atual secretário municipal de Articulação Política e pré-candidato a deputado estadual, Anderson Luiz, contará com o apoio de peso para chegar até ao mandato na Alepe.

Além do apoio da governadora e do prefeito de Caruaru, o pré-candidato já firmou aliança com 11 vereadores da Câmara Municipal de Vereadores, devendo  ampliar ainda mais o grupo de apoio até a disputa eleitoral.

Pedirão votos para Anderson, durante a campanha nas Eleições 2026: Bruno Lambreta, Galego de Lajes, Hugo Leonardo Chaves, Jorge Quintino, João Neto, Raminho Xavier, Carlinhos da Ceaca, Aline Nascimento, Edmilson do Salgado, Edilson do MST e Lula Torres e Paulinho.

A soma representa quase a metade do quadro atual de parlamentares que compõem a Casa. Em paralelo, também já declararam apoio à candidatura de Anderson Luiz, os ex-vereadores Ranilson Enfermeiro e Izaac da Saúde, assim como o suplente de vereador Bafo.

Anderson, conforme já é sabido, fará dobradinha com o pré-candidato a federal Fernando Monteiro e com a atual deputada estadual Rosa Amorim, que no próximo ano, disputará a vaga para Câmara Federal.

Confira a programação completa da 4ª Seresta Natalina de Caruaru

Nos dias 5 e 6 de dezembro, a Estação Ferroviária de Caruaru será palco da 4ª Seresta Natalina. Promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, o evento, que já está marcado no calendário da cidade, reunirá atrações que celebram a identidade regional com uma programação perfeita para toda a família.

Na sexta-feira (5), o evento terá início às 20h, com shows da banda Os Veteranos, que retorna após o sucesso da última edição, e da tradicional banda de brega Labaredas, eternizada na música pernambucana com sucessos como “Garotinha Linda”.

No sábado (6), a programação terá início às 19h, com os shows Didi canta Saudade, Gilliard e o espetáculo Natal Oxente, reunindo artistas como Fabiana Pimentinha, Nerilson Buscapé, Renilda Cardoso, Benil Ramos, João Carlos Baiano, Seu Januário e Kaká Cantarelli.

Confira a programação completa:

* Sexta-feira (5)
Os Veteranos
Labaredas

* Sábado (6)
Didi Canta Saudade
Gilliard
Natal Oxente