Deputada Débora Almeida viabiliza novo veículo para o TFD em São Bento do Una

A deputada estadual Débora Almeida (PSDB) participou, nesta semana, da entrega de um novo veículo destinado ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD) do município de São Bento do Una, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa, viabilizada por meio de articulação do mandato da parlamentar, reforça o compromisso de Débora com a melhoria dos serviços de saúde pública da região. Participaram da agenda o prefeito da cidade Alexandre Batité, secretários municipais e lideranças locais.

O novo veículo será utilizado no transporte de pacientes que precisam se deslocar para outras cidades, como Garanhuns e Recife, a fim de realizar consultas, exames e tratamentos especializados. A ação representa um importante avanço para o atendimento de moradores que dependem do TFD, garantindo mais conforto, segurança e dignidade durante as viagens.

“Conheço de perto a realidade do nosso povo e sei das dificuldades enfrentadas pelas famílias que precisam buscar tratamento fora do município. O TFD é um serviço essencial, e garantir um veículo novo, confortável e seguro é oferecer mais dignidade aos pacientes. Meu trabalho na Assembleia Legislativa continua focado em trazer melhorias concretas para São Bento do Una e para todo o Agreste”, destacou Débora Almeida durante o evento.

Automóvel – A deputada ainda aproveitou a agenda para fazer a entrega de um veículo ao Lar de Idosos São Vicente, em São Bento do Uma. “Essa conquista vai garantir mais conforto e dignidade na locomoção dos nossos idosos — seja para consultas de saúde ou momentos de lazer”, destacou a parlamentar. No momento ainda anunciou mais uma emenda de R$ 100 mil, que se soma aos R$ 50 mil já repassados ao lar.

Ligação com o município – Ex-prefeita de São Bento do Una por dois mandatos consecutivos (2013–2016 e 2017–2020), Débora Almeida mantém uma forte ligação com a cidade. Desde que assumiu o mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em 2023, a deputada tem priorizado ações voltadas à saúde, à infraestrutura e ao fortalecimento dos serviços públicos no interior do estado. A entrega do novo veículo TFD soma-se a outras iniciativas da parlamentar que buscam ampliar o acesso da população a um atendimento de saúde mais eficiente e humanizado.

Nota: Sobre a exoneração do Delegado Geral Renato Márcio Rocha Leite

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) lamenta profundamente a saída do Delegado Renato Márcio Rocha Leite.

Em meio a um governo que insiste em não dialogar com os policiais civis e com nenhuma das forças de segurança, Delegado Renato sempre representou uma voz interna de equilíbrio, coerência e defesa da categoria.

Durante sua gestão, o Delegado Renato Rocha se posicionou, em diversas situações, de forma firme e ética em defesa dos pleitos dos Policiais Civis, inclusive na questão da paridade, quando o Governo Raquel Lyra tentou retirar um direito histórico conquistado com muita luta pela categoria. Sua postura sempre foi pautada pelo respeito à instituição e à valorização dos profissionais que fazem a segurança pública acontecer no dia a dia, mesmo diante de condições precárias e tendo que bater de frente com o Secretário de Defesa Social e a própria governadora.

Infelizmente, vemos permanecer no comando da Secretaria de Defesa Social um gestor comprovadamente incompetente. O secretário Alessandro Carvalho, demitido por incompetência na gestão do ex-governador Paulo Câmara, hoje repete os mesmos erros: mente para a governadora Raquel Lyra sobre os indicadores criminais, não dialoga com os Policiais Civis e nenhuma força de segurança, além de contribuir para o agravamento da crise na segurança pública de Pernambuco.

Quem deveria sair, permanece. E quem ainda acreditava em diálogo e respeito com a categoria, é afastado.

O SINPOL-PE deseja boas-vindas ao novo Delegado Geral Felipe Monteiro que assumirá a função e espera que ele mantenha o respeito aos Policiais Civis e à defesa intransigente da nossa instituição e dos direitos dos seus servidores.

A Operação cumpra-se a Lei, instrumento sindical de mobilização e pressão, junto ao governo Raquel Lyra continua a todo vapor para acontecer em dezembro, pois os problemas junto aos policiais civis continuam. São 3 anos de promessas, de propagandas mentirosas e falta de respeito com os Policiais Civis de Pernambuco. E caso o governo permaneça intransigente, outras ferramentas sindicais, como greve poderão ser utilizadas em janeiro ou fevereiro.

SINPOL-PE

Em defesa dos Policiais Civis e da segurança pública de Pernambuco.

Governadora Raquel Lyra chega a Fernando de Noronha e inaugura pistas de taxiamento e pátio de aeronaves do Aeroporto Governador Carlos Wilson

Uma agenda intensa de entregas, anúncios e vistorias de obras marcam, nesta sexta-feira (7), o primeiro dia de compromissos da governadora Raquel Lyra no Arquipélago de Fernando de Noronha. Assim que chegou à ilha, a gestora entregou o pátio de aeronaves e duas pistas de taxiamento do Aeroporto Governador Carlos Wilson, uma delas interditada há mais de 10 anos.

“Estamos investindo cerca de R$ 90 milhões nas obras do Aeroporto de Fernando de Noronha para garantir o pleno funcionamento do equipamento. Em breve, também teremos o início das obras no terminal de passageiros. São investimentos importantes chegando ao arquipélago, um dos maiores e melhores destinos turísticos do mundo. Ao longo deste fim de semana, faremos o anúncio de novas obras e ações do Governo de Pernambuco, algumas delas em parceria com o governo federal”, declarou a governadora Raquel Lyra.

As obras entregues nesta sexta contemplam o pátio de aeronaves, área onde os aviões ficam estacionados para embarque e desembarque de passageiros; e duas pistas de taxiamento (Taxiway Alfa e Bravo), que são os caminhos que os aviões utilizam para se deslocar entre a pista principal e o pátio de estacionamento. As pistas receberam novo pavimento e reforço de base. A Alfa tem 4.580 m², enquanto a Bravo, que estava fechada há dez anos, tem 3.002 m².

“A entrega desta obra representa um marco significativo. O investimento visa modernizar o aeroporto da ilha, um projeto que há anos não recebia atenção. A governadora Raquel Lyra está à frente desta iniciativa, que trará maior segurança e conforto para turistas, moradores e todos que utilizam o aeroporto, principal via de acesso ao continente”, detalhou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado, André Teixeira Filho.

As intervenções realizadas no equipamento fazem parte de um conjunto de melhorias estruturais em andamento realizadas pela gestão estadual, com o objetivo de ampliar a segurança, modernizar a infraestrutura aeroportuária e garantir melhores condições para o fluxo de passageiros e aeronaves. Desde setembro de 2024, o Aeroporto de Fernando de Noronha passa por esse amplo processo de requalificação, conduzido pela Semobi. A expectativa é que as intervenções sejam concluídas até março de 2026.

Em Fernando de Noronha, governadora Raquel Lyra anuncia a construção de casas e reforma do cemitério local

Dando continuidade à agenda iniciada na tarde desta sexta-feira (7) em Fernando de Noronha, a governadora Raquel Lyra anunciou, durante solenidade na ilha, a abertura de licitação para construção de casas e assinou ordem de serviço para a requalificação do cemitério local. A gestora também vistoriou obras na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago Fernando de Noronha e nos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró.

“Para nós, é uma alegria imensa poder cumprir o nosso compromisso com o povo de Pernambuco, especialmente aqui na Ilha de Fernando de Noronha, onde há muito tempo não eram vistos investimentos estaduais. Hoje, inauguramos uma pista do aeroporto que estava fechada há mais de dez anos. Também visitamos a escola, que está em reforma, e que será totalmente requalificada. Estivemos ainda nas obras dos fortes, que somam milhões de reais em investimentos e serão inaugurados em maio do ano que vem, criando um novo destino de contemplação, turismo, emprego e renda para quem vive e visita a ilha. Graças à força do trabalho de muitos, estamos conseguindo fazer tudo isso pelo nosso Estado”, disse a governadora Raquel Lyra.

Obra aguardada há muitos anos pelos moradores de Fernando de Noronha, a requalificação do cemitério foi um dos principais anúncios feitos pela governadora nesta sexta. Com a assinatura da ordem de serviço pela gestora, serão realizadas melhorias estruturais planejadas, ampliação da capacidade de sepultamento e adequações necessárias para garantir um ambiente apropriado para a comunidade.

Além disso, Raquel Lyra anunciou a abertura de processo licitatório para construção de 25 unidades habitacionais na ilha, com tecnologia de concreto leve, que reúne cimento portland e poliestireno expandido (EPS), mais fácil de ser transportado desde o continente. Para o empreendimento, o governo federal aportará R$ 3,2 milhões, enquanto o governo estadual destinará R$ 9,7 milhões. Os recursos estão assegurados dentro do programa estadual Morar Bem, em parceria com o governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

“Vamos fazer um cemitério ecologicamente correto, com capela, para que nesse momento tão difícil na vida dos ilhéus eles consigam se despedir dos seus com dignidade. Além disso, estamos anunciando a construção de 25 casas de interesse social, algo que nunca havia acontecido no arquipélago”, declarou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

Para o administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, a ilha vive um novo momento com a chegada desses investimentos. “As obras que estão acontecendo hoje em Noronha não foram vistas nos últimos 15 ou 20 anos. É só ver o exemplo do Aeroporto Governador Carlos Wilson, que não sofreu qualquer requalificação nos últimos 20 anos e agora está sendo reformado. E ainda há muito por vir”, afirmou.

*VISITAS* – Durante a tarde, a governadora Raquel Lyra visitou as instalações da EREM Arquipélago Fernando de Noronha, onde vistoriou as obras de requalificação que estão ocorrendo na unidade e ouviu estudantes e professores, uma vez que as aulas não precisaram ser interrompidas por conta dos serviços.

Logo em seguida, a gestora visitou os Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, que estão sendo restaurados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As intervenções estão recebendo um investimento de R$ 14,3 milhões do governo federal via Novo PAC.

Finalizando os compromissos do dia, a governadora visitou, ao lado da secretária da Mulher, Juliana Gouveia, o primeiro banco vermelho de Fernando de Noronha, equipamentos que integra uma iniciativa internacional de enfrentamento ao feminicídio.

Acompanharam as agendas secretários estaduais, além do deputado federal Waldemar Oliveira e da deputada estadual Débora Almeida.

Governo de Pernambuco convoca segunda turma da Polícia Civil e conclui ciclo do concurso da segurança pública

Com 477 novos convocados, Estado finaliza as chamadas do certame que contemplou todas as forças de segurança e reforça o compromisso com a valorização do efetivo policial

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS) e do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), publicou, nesta sexta-feira (7), o edital de convocação da segunda e última turma da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). Estão sendo chamados 45 delegados, 159 escrivães e 273 agentes, totalizando 477 novos convocados para a etapa final do concurso unificado das forças de segurança. Esta etapa conclui as convocações do concurso da segurança pública, que incluiu Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica.

“Nós estamos renovando os quadros das forças de polícia de Pernambuco para seguir no combate à criminalidade e direcionar esses novos agentes para as delegacias que estamos construindo por todo o Estado. Até 2026, mais de sete mil novos servidores estarão nas ruas, um compromisso que assumimos e, por meio do Juntos pela Segurança, iremos garantir mais proteção a todos os pernambucanos”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A matrícula no Curso de Formação Profissional – 2ª Turma deverá ser realizada entre 0h do dia 17 de novembro de 2025 e 23h59 do dia 18 de novembro de 2025, por meio do site https://academico.acadepol.pc.pe.gov.br, conforme as orientações do edital. O certame, lançado em 2023, garantiu agilidade e transparência no processo seletivo.

“Com a convocação desta última turma, o Governo de Pernambuco cumpre integralmente o compromisso assumido com os aprovados e com a população, reforçando a estrutura da segurança pública em todas as regiões do Estado”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. Os novos convocados seguem agora para as etapas de matrícula no Curso de Formação Profissional e Investigação Social, fases finais antes da nomeação.

Ponte Anastácio Rodrigues, entre a Rendeiras e o José Liberato, será entregue à população

A Prefeitura de Caruaru realizará, neste sábado (8), às 16h30, a inauguração da Ponte Anastácio Rodrigues, que liga os bairros Rendeiras e Deputado José Antônio Liberato. Com investimento de R$ 8,3 milhões, o equipamento representa um marco na mobilidade entre os dois bairros e, claro, entre outras comunidades circunvizinhas.

Isso porque o equipamento está substituindo uma antiga passagem molhada, que causava transtornos para pedestres e motoristas com certa frequência. A ponte tem 60 m de comprimento e 14 m de largura (incluindo a área destinada ao passeio público), também contempla a implantação de um sistema de iluminação e um pórtico.

A estrutura já tem beneficiado pessoas que a utilizam diariamente. É o caso do maqueiro Marcelo Nascimento: “Quem mora aqui na Rendeiras sabe a diferença que a ponte fez e continua fazendo. Só a gente sabe como era difícil atravessar a antiga passagem molhada: a insegurança, o medo de cair. Fora que as ruas do outro lado não eram calçadas, era muita dificuldade. Agora, a gente não precisa mais ficar com medo de atravessar. A ponte tá aí, pronta! Ficou bonita, segura e vai ajudar muita gente no dia a dia. As ruas são calçadas, iluminação, é bom ver o bairro recebendo atenção assim, somos muito gratos”, indica.

O equipamento alcança, diretamente, a população de sete bairros. E, indiretamente, claro, pessoas de diferentes comunidades que utilizarão o equipamento para chegar mais rápido ao destino.

“Um grande marco nos investimentos em infraestrutura e no combate a problemas históricos que a cidade sofreu no passado. A antiga passagem molhada gerava transtornos anualmente e as manutenções eram recorrentes. Era imprescindível um investimento desse porte, não só aqui, como nas diversas localidades da cidade onde a infraestrutura vem chegando e transformando cada lugar. Com projetos robustos, assim como essa nova ponte, moderna, seguiremos trabalhando por toda Caruaru”, destaca o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo.

SÉRIE DE INVESTIMENTOS – Os bairros Rendeiras e José Liberato vêm recebendo um forte investimento no município. Na Rendeiras, somente nos últimos quatro anos, foram pavimentadas 27 ruas. Enquanto que, no José Liberato, foram recapeadas sete vias – as principais que são rotas de ônibus – e foi finalizada a pavimentação das ruas Manoel Bandeira e Tenente Hipólito, no último mês. E não para por aqui. Está em execução o calçamento de mais 10 ruas. Entre elas, a Avenida Berna.

HOMENAGEM – O equipamento recebe o nome do ex-prefeito de Caruaru, Anastácio Rodrigues, que governou a cidade entre 1969 e 1973 e faleceu em 2023. Entre as suas marcas, o engajamento com as pautas culturais. Ele foi responsável, por exemplo, pela construção da Casa de Cultura José Condé, no Parque 18 de Maio, inaugurada em 1973, a segunda desse tipo erguida no Brasil.

Prefeitura de Caruaru decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Administração (SAD), publicou no Diário Oficial a Portaria SAD nº 655, de 4 de novembro de 2025. A publicação estabelece que o dia 21 de novembro será considerado ponto facultativo no município. Neste caso, serão mantidos apenas os serviços realizados pelas repartições públicas municipais considerados essenciais.

Em outros casos, caberá aos gestores das respectivas secretarias/setores determinar o funcionamento em regime de plantão, que será divulgado para conhecimento público, posteriormente. Caberá às autoridades competentes de cada órgão municipal fiscalizar o cumprimento da portaria.

“Serviços que são considerados essenciais para a população caruaruense, como os de saúde, serão mantidos, garantindo o acesso da população ao atendimento médico emergencial, por exemplo. Nos próximos dias, a Prefeitura de Caruaru divulgará a lista completa dos serviços que serão mantidos”, destaca a secretária de Administração, Michely Martins.

A Portaria 655/2025 está disponível para consulta no Diário Oficial da Prefeitura de Caruaru, que pode ser acessado, na íntegra, pela página oficial (www.diariooficial.caruaru.pe.gov.br). A edição onde consta a portaria é a de número 2442, que foi publicada no dia 4 de novembro deste ano.

Shopping Difusora inicia período natalino com o tema “Um Natal Para Recordar” e chegada do Papai Noel

Neste final de semana o Shopping Difusora inicia oficialmente um dos períodos mais aguardados do ano: a temporada de Natal. A partir deste domingo (09), às 16h, o centro de compras entra no clima de fim de ano e convida o público à celebração com a abertura da decoração natalina, o acionamento da iluminação decorativa de fachada e a chegada do Papai Noel, na área externa do shopping.

Este ano, o tema das comemorações de fim de ano é “Um Natal Para Recordar”, com inspiração nos anos 80 e 90, e a proposta de inspirar nos visitantes um sentimento de nostalgia e encantamento a partir das lembranças.

Para os pequenos, o Papai Noel estará presente todas as quintas, sextas, sábados e domingos, das 16h às 20h. O bom velhinho terá a companhia de outros personagens em cortejos temáticos e apresentações teatrais que acontecerão na praça de alimentação.

Além do valor simbólico, o Natal é o momento mais aguardado do ano no setor do varejo. Pensando em proporcionar a melhor experiência para os clientes, a programação foi pensada de forma estratégica: “Essa é a época em que as famílias aproveitam o fim de semana para passear e comprar presentes, então queremos garantir que a vinda do Difusora seja uma experiência única, mágica, tanto para os adultos com a nostalgia, quanto para as crianças”, destaca Talita Passos, gerente de marketing do mall.

“Nesse período natalino a expectativa é que o fluxo de clientes aumente cerca de 20% em comparação ao ano passado, gerando um aumento nas vendas em torno de 10%.” Completa a gerente.

O Shopping Difusora funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; aos sábados, das 10h às 21h; e aos domingos e feriados, das 11h às 20h. Mais informações no site shoppingdifusora.com.br ou no Instagram @shoppingdifusora.

Serviço
Inauguração do Natal do Shopping Difusora – “Um Natal para Recordar”
Data: Domingo, 09 de novembro
Horário: 16h
Local: Área externa do Shopping Difusora – Av. Agamenon Magalhães, 444 – Maurício de Nassau, Caruaru
Entrada: Gratuita

Lula lamenta morte de Paulo Frateschi, fundador do PT morto pelo filho

O presidente Lula lamentou a morte do ex-deputado estadual Paulo Frateschi, um dos fundadores do PT, que foi esfaqueado pelo próprio filho em São Paulo. Frateschi tinha 75 anos e chegou a ser socorrido ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos. As informações são do Congresso em Foco.

Em uma publicação nas redes sociais nessa quinta-feira (6), Lula disse estar “com o coração partido” e afirmou que o ex-parlamentar “fará muita falta”.

Histórico de militância e resistência

Militante histórico da esquerda brasileira, Paulo Frateschi participou da Ação Libertadora Nacional (ALN), grupo de resistência à ditadura militar. Em 1969, foi preso e torturado por agentes do regime. Sua libertação, ocorrida no saguão do jornal Folha de S. Paulo, tornou-se um símbolo da repressão e da luta pela redemocratização do país.

No PT, Frateschi teve papel de destaque desde a fundação do partido, no início dos anos 1980. Foi presidente do diretório estadual paulista, deputado estadual e secretário de Relações Governamentais nas gestões petistas de Marta Suplicy (2001-2004) e Fernando Haddad (2014) na Prefeitura de São Paulo.

A bancada do PT na Câmara dos Deputados divulgou nota oficial lamentando a morte do ex-dirigente: “A Bancada do PT na Câmara dos Deputados manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do companheiro Paulo Frateschi (…). Professor, Frateschi teve uma trajetória marcada pela resistência à ditadura militar e pela incansável defesa de um Brasil soberano, mais justo e democrático”.

Tragédias pessoais e o crime

A vida de Frateschi também foi marcada por tragédias familiares. Nos anos 2000, ele perdeu dois filhos em acidentes de trânsito. Em 2002, o filho mais novo, Pedro, de 7 anos, morreu na Rodovia Carvalho Pinto. Um ano depois, em 2003, o adolescente Júlio, de 16 anos, morreu após um acidente na Rio-Santos, em Paraty (RJ).

Na quinta-feira, o ex-deputado foi atacado dentro de casa, na Lapa, zona oeste da capital paulista. Segundo a Polícia Militar, o filho de 34 anos teve um surto psicótico e golpeou o pai com uma faca, atingindo-o na cabeça e no braço. A mãe e a irmã, que tentaram intervir, sofreram ferimentos leves. O agressor foi detido e levado ao 91º Distrito Policial, onde o caso é investigado.

Em nota, o Partido dos Trabalhadores também lamentou a morte do ex-presidente do diretório paulista: “Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e com a busca por um país mais justo. Paulo Frateschi deixa um legado marcado pela luta pela justiça e pela inclusão. Ele permanecerá vivo em nossos corações e nas ações que ajudou a inspirar.”

Líderes petistas e ex-companheiros de militância manifestaram pesar nas redes sociais, destacando a dedicação do ex-deputado à construção do partido e sua atuação pela democracia e pelos direitos sociais. O corpo de Paulo Frateschi será velado nesta sexta-feira na Assembleia Legislativa de São Paulo.

STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (7), em Brasília, o julgamento dos recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais seis réus contra a condenação na ação penal do Núcleo 1 da trama golpista.

O julgamento será realizado de forma virtual e terá início às 11h. A votação ficará aberta até as 23h59 da próxima sexta-feira (14).

Estão em julgamento os chamados embargos de declaração, recurso que visa esclarecer omissões e contradições no texto final do julgamento, que foi realizado no dia 11 de setembro e terminou com a condenação de Bolsonaro e seus aliados na trama.

Esse tipo de recurso não tem poder para rever o resultado do julgamento e costuma ser rejeitado.

O primeiro voto será proferido pelo relator, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, os demais ministros ficam liberados para inserir os votos no sistema eletrônico. Estão aptos a votar os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

O ministro Luiz Fux não deve participar do julgamento. No mês passado, Fux mudou para a Segunda Turma da Corte após votar pela absolvição de Bolsonaro. Dessa forma, somente quatro ministros vão julgar os recursos.

Prisão
Atualmente, o ex-presidente Bolsonaro está em prisão cautelar em função das investigações do inquérito sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

Se o recurso for rejeitado, a prisão de Bolsonaro e dos demais acusados poderá ser decretada.

O ex-presidente pode cumprir a pena definitiva na ação penal do golpe no Presídio da Papuda, em Brasília, ou em uma sala especial na Polícia Federal. A decisão final será de Alexandre de Moraes.

Os demais condenados são militares e delegados da Polícia Federal e poderão cumprir as penas em quartéis das Forças Armadas ou em alas especiais da própria Papuda.

Diante do estado de saúde de Bolsonaro, a defesa também poderá solicitar que o ex-presidente seja mantido em prisão domiciliar, como ocorreu com o ex-presidente Fernando Collor.

Condenado pelo Supremo em um dos processos da Operação Lava Jato, Collor foi mandado para um presídio em Maceió, mas ganhou o direito de cumprir a pena em casa, sob monitoramento de tornozeleira eletrônica, por motivos de saúde.

Confira as penas definidas para os condenados
– Jair Bolsonaro – ex-presidente da República: 27 anos e três meses;

– Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa de 2022: 26 anos;

– Almir Garnier – ex-comandante da Marinha: 24 anos;

– Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal: 24 anos;

– Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI): 21 anos;

– Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa: 19 anos;

– Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin): 16 anos, um mês e 15 dias.

Ramagem foi condenado somente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Ele é deputado federal e teve parte das acusações suspensas. A medida vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, ambos relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.

– Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, assinou delação premiada durante as investigações e não recorreu da condenação. Ele já cumpre a pena em regime aberto e tirou a tornozeleira eletrônica.