Vereador Jorge Quintino propõe ações de prevenção e combate aos riscos das apostas online em Caruaru

O vereador Jorge Quintino (PODE) apresentou um requerimento na Câmara Municipal solicitando que a Prefeitura de Caruaru e a Secretaria Municipal de Saúde adotem medidas práticas e imediatas para prevenir e combater os efeitos das apostas online, conhecidas como bets, e da ludopatia — o vício em jogos. A iniciativa tem como foco principal proteger crianças, adolescentes e jovens, especialmente os da rede municipal de ensino, além do público em geral mais vulnerável a esse tipo de risco.

A proposta está em sintonia com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que já reconhece o vício em jogos como uma doença mental, capaz de gerar problemas emocionais, financeiros e familiares, além de comprometer o desempenho escolar e o convívio social.

O requerimento apresentado pelo vereador propõe a realização de campanhas educativas nas escolas, orientação às famílias, capacitação de profissionais da saúde e da educação e atendimento psicológico especializado para pessoas afetadas pelo problema.

“As apostas online se tornaram uma preocupação de saúde pública. Muitos jovens estão sendo atraídos por promessas de ganhos fáceis e acabam se endividando e adoecendo. Precisamos agir desde cedo, com informação e prevenção”, destacou o vereador.

A proposta segue agora para análise e votação no plenário e poderá evoluir para um projeto de lei municipal.

Comércio de Caruaru poderá praticar jornada de trabalho nos dois feriados de novembro

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja) informa que as empresas do comércio de Caruaru e dos centros de compras poderão praticar jornada de trabalho nos dois feriados de novembro, que são 15, Dia da Proclamação da República, e 20, Dia da Consciência Negra.

As empresas interessadas deverão cumprir as condições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que incluem o pagamento de ajuda de custo; fornecimento de refeição ou auxílio-alimentação para trabalhadores que realizarem apenas uma hora de intervalo para almoço; concessão de vale-transporte; e a garantia de uma folga compensatória no prazo de até 30 dias.

A autorização para funcionamento já está disponível para ambas as datas e deverá ser solicitada exclusivamente pela plataforma E-Sind, no endereço www.e-sind.com.br. O prazo para solicitação é de 2 dias antes do feriado para empresas associadas/contribuintes e 5 dias antes do feriado para empresas não associadas.

O descumprimento das exigências acarretará penalidades previstas na CCT.

1º Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha – Literarte promete transformar a ilha no paraíso das letras

Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2025, a Ilha de Fernando de Noronha será transformada em um polo de literatura, cultura e arte com a realização do 1º Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha, o Literarte, cujo tema é “Entre mares e palavras: a literatura no oceano da imaginação”.

A abertura acontece às 14h, na Praça São Miguel (Mãezinha), com a presença de autoridades, inauguração dos pontos de acesso a livros e o lançamento de publicações. Na ocasiãp, uma edição especial da Revista Continente sobre Fernando de Noronha será apresentada, além do lançamento da segunda edição da coletânea de xilogravuras e cordéis, escrita por alunos da Escola Arquipélago, idealizada e organizada pelo Memorial Noronhense Marieta Borges, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Durante três dias, escritores de diferentes gerações, músicos, artistas noronhenses, de Pernambuco e de outras partes do país, vão se encontrar em um dos cenários mais paradisíacos do Brasil, reforçando a vocação de Noronha como um espaço não apenas de belezas naturais, mas também de expressões culturais. Todas as atividades vão acontecer na Praça São Miguel, na Vila dos Remédios.

O homenageado desta primeira edição é o escritor pernambucano Raimundo Carrero, um dos autores mais influentes e premiados da literatura brasileira, que, neste ano, comemora os 50 anos da publicação do seu romance de estreia, “A história de Bernarda Soledade – a tigre do Sertão”, publicado em 1975. Carrero também participa da programação na abertura do evento, quando lançará “A vida é traição”, sua mais recente obra, publicada pela editora Record.

De acordo com o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes, Paulo Henrique Guerra, o Literarte é fruto de uma conversa com o trade turístico da ilha, com o presidente da Associação dos Donos de Pousadas e do Conselho de Turismo (Contur), Ailton Flor, para levar algo diferente para Noronha no aspecto cultural. Paulo acredita que o evento vai ficar no calendário oficial de Noronha. “Eu não tenho dúvida que a população vai consumir esse festival e ter o sentimento de pertencimento. E também os turistas que estarão na ilha na ocasião do festival. Eles irão ver uma coisa diferente. Vai ser uma surpresa muito agradável e que realmente fará a diferença na história e no calendário cultural do arquipélago.”

A curadoria do festival é do jornalista, escritor e crítico literário, Ney Anderson, que também faz parte da Assessoria de Comunicação do distrito. A coordenação do evento é assinada por Regina Piechocki e Edmar Fernandes, ambos da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes de Fernando de Noronha.

Para Ney Anderson, o Literarte representa a concretização de um sonho antigo. Na ocasião, ele lançará o seu mais recente livro de contos, “Apocalipse Todo Dia”. “O Literarte tem o objetivo de transformar Fernando de Noronha, por três dias, na ilha das letras e da arte. O clima bucólico do local, de cenários paradisíacos, combina demais com leitura e a troca de ideias. Tenho certeza de que será um evento lindo. Está sendo um prazer fazer a curadoria, pois será algo que vai marcar positivamente a história da ilha”, disse.

A programação reúne nomes de destaque da cena literária, como Aline Bei, fenômeno de vendas e uma das autoras mais lidas da nova geração; Santiago Nazarian, romancista e tradutor; Mailson Furtado, poeta cearense vencedor do Jabuti de Livro do Ano em 2018, e Cida Pedrosa, pernambucana que também já foi agraciada com o Jabuti de Livro do Ano, sendo a primeira mulher nordestina a receber tal honraria.

Outro nome de destaque na programação é Cícero Belmar, autor com sólida trajetória na literatura, na dramaturgia e no jornalismo pernambucano. Tem também Klester Cavalcanti, autor de livros reportagens adaptados para o cinema, que vai lançar na ilha a obra “Matou uma, matou todas”, sobre feminicídio no Brasil, em uma painel de debate com Wanessa Moura, que acabou de publicar o livro “Entre falésias e feridas – um olhar sobre a saúde mental em Fernando de Noronha”. A poeta Mariane Bigio, referência em literatura de cordel e infantil, também compõe o Literarte, assim como Luna Vitrolira, poeta e performer. O influenciador literário Lucas Barros, que tem milhares de seguidores nas redes sociais, vai fazer algumas intervenções literárias durante o evento.

O Literarte valoriza fortemente os talentos de Fernando de Noronha, destacando escritores e escritoras noronhenses, como Graziele Rodrigues, Ikaro Silvester, Elda Paz, Thania Brito, entre outros, que darão voz às histórias e lendas da ilha em alguns debates na programação. Um painel especial vai colocar os professores das escolas do arquipélago falando sobre a literatura e os livros como necessários para a transformação na educação.

Música, oficinas e outras artes

O Literarte vai além da literatura. A programação inclui debate do cantor Cannibal e show da banda Café Preto; apresentações musicais de Amandi Cortez, Joelson Santos, Marina do Mar e dança flamenca. Recitais de poesia com autores noronhenses e microfone aberto, para estimular a participação do público com leituras de poesia, contos, crônicas e textos autorais. Ainda haverá oficinas da Galeria Reciclada, no espaço Tenda Criativa, promovida pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que alia arte e sustentabilidade, com o mestre Júlio Gonçalves. No mesmo espaço, também vai ser feita oficina de cordel e xilogravura, voltada para crianças e as famílias. O projeto Criando Asas, já tradicional na ilha, com contação de histórias e brincadeiras cantadas, compõe a grade de programação da Tenda Criativa, com as contadoras Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro se apresentando.

Outro destaque é o lançamento da Revista Continente, com edição especial dedicada inteiramente a Fernando de Noronha, além da publicação do Folheto de Cordel com os vencedores do 2º Concurso de Escrita Criativa da Cepe.

O festival é promovido pela Administração Distrital, através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes. A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) é apoiadora do evento e também a livraria oficial, que fará ainda a doação de livros para as bibliotecas da ilha. Outros parceiros do Literarte são a Associação dos Donos de Pousadas e do Conselho de Turismo (Contur) e o Convention & Visitors Bureau.

SERVIÇO

Evento: Literarte – I Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha.
Tema: Entre mares e palavras: a literatura no oceano da imaginação
Datas: 14 a 16 de novembro de 2025
Locais: Praça São Miguel (Mãezinha)
Entrada: Gratuita

PROGRAMAÇÃO LITERARTE 2025

PALCO

14 de novembro – Sexta-feira | 14h às 20h

14h – Show de abertura com Maracatu Nação Noronha
14h30 – Solenidade de abertura
15h – Ação de doação de livros para as bibliotecas da ilha
15h30 – Lançamento da Revista Continente – Edição Especial Fernando de Noronha
16h15 – Lançamento da coletânea de xilogravuras e cordéis
17h – Painel de abertura: Raimundo Carrero fala sobre o romance “A vida é traição” e os cinquenta anos de literatura — mediação de Ney Anderson
18h – Recital poético com Luna Vitrolira
19h – Aline Bei e Ney Anderson: conversam sobre o romance “Uma delicada coleção de ausências”
20h – Show de encerramento com Amandi Cortez

15 de novembro – Sábado | 15h às 21h

15h – Roda de conversa: Luna Vitrolira, Elda Paz (poeta da ilha) e Cida Pedrosa — O fazer poético — mediação de Pedro Ribeiro
15h45 – Ney Anderson fala sobre o livro “Apocalipse Todo Dia” — mediação de Thania Brito
16h30 – Cláudia Prosini e Márcia Hazin apresentam Telma Buia e o Patrimônio Cultural de Fernando de Noronha — mediação de Pedro Ribeiro
17h15 – Apresentação artística com Marina do Mar
17h45 – Klester Cavalcanti e Wanessa Moura debatem sobre “Matou uma, matou todas” e “Entre falésias e feridas – um olhar sobre a saúde mental em Fernando de Noronha” — mediação de Lucas Barros
18h30 – Grazielle Rodrigues, Ikaro Silvester e Thania Brito: As lendas e histórias de Noronha
19h15 – Cícero Belmar e Santiago Nazarian: A urbanidade nas obras e os personagens em confronto com o mundo — mediação de Lucas Barros
20h – Cannibal e Mailson Furtado: A importância da arte para os jovens da periferia das grandes e pequenas cidades — mediação de Ney Anderson
20h45 – Apresentação artística com Joelson Santos

16 de novembro – Domingo | 15h às 19h

14h – Apresentação de abertura – dança flamenca
14h30 – Lançamento do livro “As aventuras de um arco-íris”, produzudo pelas crianças do projeto social Casa da Infância Plena
15h30 – Mariane Bigio: bate-papo sobre literatura infantil e cordel — mediação de Wanessa Moura
16h15 – Professores de Literatura de Noronha: Os livros como transformação na educação — mediação de Andrea Vasconcelos
17h – Roda de conversa com autores e escritores da ilha
18h – Show de encerramento com Café Preto

TENDA CRIATIVA

14 de novembro – Sexta-feira

15h às 17h – Oficina do Projeto Galeria Reciclada, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Projeto Criando Asas, com Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro

15 de novembro – Sábado

15h às 17h – Oficina Galeria Reciclada – Cepe, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Projeto Criando Asas, com Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro

16 de novembro – Domingo

15h às 17h – Oficina Galeria Reciclada – Cepe, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Oficina de cordel e xilogravura, com Mariane Bigio

Caruaru realiza Dia de Campo sobre Melhoramento Genético de Pequenos Ruminantes

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realiza no dia 8 de novembro, das 9h às 12h, o Dia de Campo de Melhoramento Genético de Pequenos Ruminantes, no Haras e Rebanho HCN, no Sítio Lagoa do Paulista (zona rural). O evento conta com o apoio do Sebrae, Banco do Nordeste, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Haras e Dorper HCN.

Com foco no melhoramento genético e nas biotecnologias aplicadas à reprodução animal, a ação integra o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) e busca capacitar produtores e técnicos sobre inseminação artificial e transferência de embriões, técnicas que aumentam a produtividade e reduzem custos.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, destacou que a iniciativa fortalece a pecuária de pequeno porte. “Estamos promovendo conhecimento, inovação e acesso a tecnologias que podem transformar a realidade dos criadores locais, tornando a produção mais eficiente e sustentável”, afirmou.

*Programação:*

Abertura institucional

Palestra técnica sobre manejo reprodutivo

Demonstração prática de transferência de embrião

Encerramento

*Serviço:*

_Dia de Campo sobre Melhoramento Genético de Pequenos Ruminantes_

Local: Haras e Rebanho HCN – Sítio Lagoa do Paulista (Zona Rural de Caruaru)

Data: 8 de novembro de 2025 (sábado)

Horário: 9h às 12h

Felipe Monteiro da Costa é novo chefe da Polícia Civil

O delegado Felipe Monteiro da Costa é o novo chefe da Polícia Civil de Pernambuco. A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (7), do Diário Oficial do Estado.

“Agradeço a Renato Leite pela dedicação ao serviço público na área de Defesa Social, como delegado e comandando a Polícia Civil nos últimos 22 meses. Esta importante missão, agora, será liderada por Felipe Monteiro. Confiamos no seu trabalho e empenho para chefiar a Polícia Civil de Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Caruaru defende candidatura e reafirma favoritismo para ser laureada como Cidade Americana do Esporte

O terceiro dia da visita da comitiva de avaliação da ACES Europe a Caruaru foi marcado por uma programação intensa, com atividades em instituições de ensino, clubes esportivos e a tão aguardada defesa da candidatura do município ao título de Cidade Americana do Esporte 2026.

Pela manhã, os avaliadores visitaram o Colégio Sagrado Coração, onde a instituição recebeu o troféu de campeã geral entre as escolas da rede particular nos Jogos Escolares 2025. Logo depois, foi a vez da Escola Estadual Elisete Lopes ser agraciada com o título de campeã geral entre as escolas da rede pública. A comitiva também conheceu a estrutura do Clube Intermunicipal de Caruaru.

O grande destaque desta quinta-feira (06) foi a apresentação oficial da defesa da candidatura de Caruaru ao título de Cidade Americana do Esporte. Durante o evento, os avaliadores da ACES e o público presente puderam conhecer o amplo trabalho realizado pela gestão municipal para fomentar a prática esportiva, tanto no alto rendimento quanto na promoção da saúde e qualidade de vida.

“O trabalho da nossa gestão é voltado para promover, incentivar e tornar Caruaru, a cada dia, uma cidade mais ativa na prática esportiva. Para 2026, estaremos dobrando os recursos que serão investidos no esporte”, declarou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O diretor executivo da ACES Portugal, Nuno Santos, avaliou positivamente a defesa da candidatura: “A cidade fez uma belíssima apresentação, explorando elementos culturais, sociais e esportivos do município. Amanhã, no jantar de despedida, vamos apresentar a decisão que vai laurear ou não Caruaru como Cidade Americana do Esporte”.

A programação desta sexta-feira (07) inclui uma reunião com empresários locais, uma trilha no Parque Natural Municipal de Serra dos Cavalos e, à noite, o jantar de encerramento, onde será anunciada a decisão final.

Brasil capta US$ 2,25 bilhões em títulos no mercado internacional

Dinheiro, Real Moeda brasileira
Foto:José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

O Tesouro Nacional anunciou nesta quinta-feira (5) o resultado da terceira emissão de títulos soberanos sustentáveis do Brasil no mercado internacional. A operação, realizada nos Estados Unidos, movimentou US$ 2,25 bilhões, com a emissão de um novo título de sete anos — o Global 2033 Sustentável — e a reabertura do título Global 2035.

O Global 2033 Sustentável, com vencimento em 4 de fevereiro de 2033, foi emitido no valor de US$ 1,5 bilhão, com juros de 5,75% ao ano, ou seja, pagando 5,75% ao ano aos investidores. Além disso, há um cupom de 5,5% ao ano a ser pago semestralmente, em fevereiro e em agosto.

Destinado a financiar projetos sociais e ambientais, o título sustentável teve um spread 187,4 pontos-base (1,874 ponto percentual) acima do título do Tesouro dos Estados Unidos. Segundo o Tesouro, o prêmio de risco é considerado historicamente baixo, refletindo a percepção favorável do mercado internacional sobre a credibilidade fiscal do país.

Os recursos captados com o título sustentável serão destinados a despesas elegíveis nas áreas ambiental e social, conforme o Arcabouço Brasileiro para Títulos Soberanos Sustentáveis. De acordo com o Relatório Pré-Emissão divulgado em agosto de 2025, a aplicação seguirá intervalos indicativos de 50% a 60% para gastos ambientais e 40% a 50% para gastos sociais, promovendo transparência na alocação.

A primeira emissão de títulos verdes, realizada em novembro de 2023, rendeu US$ 2 bilhões ao financiamento de projetos sociais e ambientais. O Tesouro também captou US$ 2 bilhões no segundo lançamento, em junho deste ano.

Global 2035
Além do novo papel, o governo ampliou em US$ 750 milhões o volume do Global 2035, lançado em fevereiro deste ano. Com isso, o título soma US$ 4,5 bilhões em circulação, incluindo todas as emissões. O papel tem vencimento em 15 de março de 2035 e paga juros de 6,2% ao ano e spread de 210,9 pontos-base sobre os papéis de dez anos do Tesouro estadunidense.

Demanda
Segundo o Tesouro Nacional, a operação teve demanda cerca de três vezes superior ao volume ofertado, com o livro de ordens atingindo aproximadamente US$ 6,7 bilhões. Mais de 150 investidores participaram da emissão, com 74% da alocação final concentrada em investidores da Europa e da América do Norte, incluindo fundos com foco em critérios ESG (ambiental, social e de governança).

O órgão destacou que a nova emissão reforça o papel da dívida externa na diversificação da base de investidores e no alongamento do prazo médio da Dívida Pública Federal, além de contribuir para a formação de benchmarks líquidos para futuras emissões corporativas brasileiras no exterior.

A operação foi coordenada pelos bancos Citibank, Deutsche Bank e Goldman Sachs, e a liquidação financeira, data para a incorporação dos recursos às reservas internacionais do Brasil, está prevista para 14 de novembro.

Avenidas Agamenon Magalhães, Rio Branco e Rua Duque, serão revitalizadas; Espaço Abdias Lé será criado

O prefeito Rodrigo Pinheiro, revelou na noite da última quinta-feira (06), durante o lançamento do empresarial Life, a restauração das avenidas Agamenon Magalhães, Rio Branco , Duque de Caxias e adjacências. O objetivo é dar mais mobilidade ao trânsito, segurança aos pedestres e aspecto de modernidade.

O foco dessas obras está no desenvolvimento social e econômico, geração de emprego e segurança. “Brevemente estaremos apresentando o projeto que vai melhorar de forma significativa essas áreas”, disse o prefeito que estava acompanhado dos secretários Anderson Luís (Articulação Política), Thiago Azevedo (Comunicação), Jaime Anselmo (Desenvolvimento Econômico) e Pedro Augusto (Projetos Especiais) e do empresário Douglas Cintra (Grupo Bonanza).

Espaço Abdias Lé

O ‘Espaço Abdias Lé’ será criado na Praça Deputado Henrique Pinto, nas proximidades da Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores. O local era onde Seu Abdias – como carinhosamente era chamado, costumava passar algumas horas do seu tempo conversando com intelectuais ou simplesmente lendo.

Como empresário, ele sempre ajudou na formação de movimentos estudantis patrocinando Grêmios, Diretórios Acadêmicos e viagens de estudantes a congressos em todas as partes do país.

A revelação foi feita com exclusividade ao Blog do Wagner Gil: “Nós vamos também criar o Espaço  Abdias Lé, para homenagear esse grande visionário e intelectual que fez parte da história de Caruaru e deixou um legado importante. Seu Abdias, pai de Luiz Carlos Lé (Caruaru da Sorte), foi um caruaruense que combateu o Golpe Militar e também sofreu  consequências arbitrárias do período. Sempre focado na leitura de bons livros”, destacou o prefeito.

O valor da restauração da avenidas e início das obras, serão divulgados nos próximos dias.

 

Caruaru antecipa Dia D de Combate à Dengue para esta sexta-feira (7)

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância em Saúde, realizará, nesta sexta-feira (7), uma mobilização alusiva ao Dia D de Combate à Dengue, iniciativa do Ministério da Saúde que reforça as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Embora o Dia D nacional esteja previsto para o sábado (8), a Prefeitura de Caruaru antecipou a ação para a sexta-feira (7), em virtude da continuidade da campanha de vacinação antirrábica animal, já programada para o mesmo dia no município. A mobilização acontecerá na Praça São Francisco, com orientações educativas, vistorias domiciliares e distribuição de peixes para o controle biológico do mosquito.

De acordo com a gerente geral da Vigilância em Saúde, Cecília Borba, a iniciativa reforça o compromisso do município com a prevenção das arboviroses. “O combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população. É fundamental que cada cidadão elimine possíveis criadouros em casa para que, juntos, possamos proteger nossa cidade”, destacou.

Governadora Raquel Lyra comanda o 3º Feirão de Empregos no Recife e comemora desempenho do Estado na geração de postos de trabalho

O evento conta com serviços gratuitos para quem busca recolocação, qualificação e novas oportunidades no mercado de trabalho

Em mais uma ação voltada à empregabilidade, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (6), o 3º Feirão de Empregos, na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), no Recife. Estão sendo ofertadas 2.400 vagas de empregos em 27 empresas. O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo em parceria com instituições privadas, reforçando o compromisso do Estado com a geração de emprego e renda. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou o evento.

“Pernambuco gerou mais de quinze mil postos de trabalho no mês de setembro, de acordo com o novo Caged. O Estado é líder no Nordeste na geração de empregos. A partir da volta do crescimento do nosso Estado, com investimentos certos, milhares de pernambucanos voltaram a trabalhar com dignidade, além da credibilidade dos empresários, sabendo que Pernambuco é um bom lugar para se investir”, destacou Raquel Lyra.

As vagas são voltadas para diversas áreas e níveis de experiência, com contratações imediatas previstas durante o evento. Além das entrevistas presenciais, os visitantes terão acesso à orientação profissional, intermediação de mão de obra, inscrições em cursos de qualificação e ações voltadas ao empreendedorismo. Os serviços são ofertados até às 17h desta quinta (6).

“O Governo do Estado trabalha para diminuir as dificuldades da população em conquistar uma colocação. Essa edição do Feirão é três vezes maior do que os dois últimos e, com certeza, sairemos com todas as vagas preenchidas”, comentou o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca.

Também estão disponíveis serviços da Casa da Trabalhadora, que oferece suporte para mulheres em busca de recolocação e autonomia financeira; Cabide Solidário, espaço de doação de roupas e calçados, além de sala exclusiva para atendimento de Pessoas com Deficiência (PCD) e brinquedoteca para crianças que foram acompanhar seus responsáveis.

Acompanhando a agenda, o deputado federal Waldemar Oliveira, falou sobre a consolidação do Feirão como política pública. “Essa parceria do Governo do Estado com as empresas privadas já é um sucesso. Ano após ano, estão aumentando o número de vagas ofertadas. Todo o time da secretária Desenvolvimento Profissional está de parabéns, assim como as empresas parceiras”, enfatizou o parlamentar.

O morador de São Lourenço da Mata, Marcos Antônio Ferreira, 42 anos, encontrou no Feirão uma oportunidade para se recolocar no mercado de trabalho. “Se tudo correr bem, sairei empregado desse Feirão. O trabalho dignifica o ser humano e dá oportunidade de melhoria de vida para todos. O Feirão é fundamental para as pessoas se recolocarem no mercado de trabalho”, disse.