Governador em exercício Ricardo Paes Barreto vistoria obras do Canal do Fragoso e Ramal da Arena

Na tarde desta segunda-feira (27), o governador em exercício Ricardo Paes Barreto visitou as obras do Canal do Fragoso e da Via Metropolitana Norte, em Olinda, para acompanhar o andamento de uma das mais importantes intervenções de mobilidade e infraestrutura urbana da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em seguida, o gestor vistoriou as obras no Ramal da Copa. Com quatro quilômetros de extensão, a via é considerada um corredor viário estratégico, conectando a BR-408, na entrada da Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, à PE-005, em Camaragibe, próximo ao Terminal Integrado.

“É um investimento grande que se vê aqui no Fragoso. São quase 5 quilômetros de canais. É uma obra estruturante para Olinda e toda essa região. Sobre o Ramal da Copa, também fico muito satisfeito em ver o avanço da obra, que também será entregue em breve após uma longa espera”, destacou o governador em exercício Ricardo Paes Barreto.

O projeto da Via Metropolitana Norte contempla o alargamento e o revestimento do Canal do Fragoso, além de intervenções urbanísticas ao longo de toda a via. Esta fase inclui 2,2 quilômetros de canal, quatro pontilhões e 6,1 quilômetros de vias marginais, conectando a PE-15 à Ponte do Janga (PE-001). O investimento total é de R$ 472 milhões, sendo R$ 123 milhões provenientes do PAC, R$ 11 milhões do FGTS e R$ 336 milhões de recursos do Governo do Estado.

Para a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, os dois equipamentos simbolizam avanços importantes para a infraestrutura da Região Metropolitana do Recife. “O Canal do Fragoso é uma obra completa, garantindo drenagem, mobilidade e urbanização, porque algumas áreas servirão como local de convivência para a população. No Ramal, devemos ter em breve a conclusão das obras, garantindo que o BRT funcione da maneira adequada, e contribuindo para avanços na mobilidade de todo o entorno da Arena de Pernambuco e municípios vizinhos”, afirmou.

No Ramal da Copa, a obra tem várias etapas. Algumas já concluídas, como a duplicação do viaduto V2 (projeto apelidado de Terra Armada). O equipamento serve de elo entre o trecho que já era duplicado, a partir da Arena de Pernambuco, em São Lourenço, até chegar ao viaduto que antes terminava afunilando a via.

A duplicação melhora a ligação entre a Arena e a Rua Belmino Correia. Outra etapa entregue, o Eixo 10 Mil, contemplou obras de drenagem, implantação de ciclovia, recuperação de vias com tapa-buracos e capinação realizadas no trecho entre a Arena e o Viaduto V2.

Foto: Miva Filho/Secom

Vice-governadora Priscila Krause visita Embaixada do Brasil na Argentina

Nesta segunda-feira (27), a vice-governadora Priscila Krause e o diretor-presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo, se reuniram com representantes da embaixada do Brasil na Argentina com o objetivo de discutir ações de ampliação do potencial turístico de Pernambuco. Hoje, o maior número de turistas recepcionados pelo Estado são oriundos do país sul-americano, seguido por São Paulo e Uruguai. A comitiva foi recepcionada por Mônica Tambelli, ministra conselheira da embaixada, e Mariana Parra, chefe do setor de promoção turística da representação.

“Foi uma satisfação encontrar a ministra conselheira Mônica Tambelli e a chefe do setor de Promoção Turística, Mariana Parra, na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Pernambuco e a Argentina mantêm laços históricos e econômicos muito fortes, e o turismo tem papel central nessa integração. Estamos alinhando ações que reforcem essa parceria e ampliem as oportunidades para o nosso Estado, fortalecendo a economia, gerando empregos e promovendo o que temos de melhor que são a nossa cultura, hospitalidade e belezas naturais”, declarou Priscila Krause.

O desembarque de turistas argentinos em Pernambuco teve grande crescimento nos últimos anos, passando de 5.260 visitantes em 2023 para 23.349 até setembro deste ano. Eduardo Loyo, que preside a Empetur, destacou que o aumento se deve a ações sólidas da atual gestão para atração e recepção de turistas.

“Estar aqui na Embaixada do Brasil, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, reforça o olhar estratégico do Governo Raquel Lyra para o turismo, consolidando o setor como vetor de desenvolvimento. A embaixada é uma grande parceira nesse trabalho de divulgar Pernambuco e aproximar ainda mais nossos laços com a Argentina”, comentou Eduardo Loyo.

A ministra conselheira da Embaixada Brasileira, Mônica Tambelli, ressaltou a importância do diálogo para promover ações de Pernambuco na capital e no interior argentinos. “Podemos desenvolver diversas iniciativas em parceria, apoiando Pernambuco na realização de ações aqui em Buenos Aires e em outras cidades da Argentina. O objetivo é promover o Estado como um grande destino turístico e, ao mesmo tempo, apresentar a riqueza da cultura pernambucana ao público argentino, fortalecendo esse intercâmbio e estimulando ainda mais o fluxo de visitantes para o Brasil”.

Foto: Mariana Carvalho/Vice-governadoria

Governadora Raquel Lyra visita Instituto Tecnológico da Dinamarca e é recebida na Embaixada do Brasil em Copenhague

Encerrando a missão internacional, a governadora Raquel Lyra visitou, nesta segunda-feira (27), o Danish Technological Institute (Instituto Tecnológico da Dinamarca – DTI), em Copenhague. A agenda, promovida pelo Senai Pernambuco, foi também acompanhada por secretários estaduais e uma comitiva de empresários da Fiepe, e teve como foco a construção de parcerias voltadas à inovação industrial, transferência de tecnologia e qualificação profissional para impulsionar o ecossistema de inovação de Pernambuco. A gestora ainda foi recebida na Embaixada do Brasil em Copenhague.

“Encerramos nossa missão na Dinamarca com a certeza de que Pernambuco está no caminho certo. Buscamos parcerias que geram inovação, emprego e desenvolvimento sustentável. Estamos conectando o que há de mais avançado no mundo à capacidade e ao talento dos pernambucanos”, destacou Raquel Lyra.

ARTICULAÇÃO – Antes de visitar o Instituto, a chefe do Executivo estadual se reuniu com o embaixador do Brasil em Copenhague, Leonardo Nogueira Fernandes. Na ocasião, a governadora agradeceu a articulação da Embaixada junto a empresas e instituições durante a visita da comitiva pernambucana na Dinamarca.

“A vinda para a Dinamarca nos dá a oportunidade de consolidar o que é, hoje, o maior investimento em descarbonização de arranjos logísticos. Ser acolhida da forma como fomos nos dá ainda mais encorajamento para seguirmos adiante”, agradeceu a governadora Raquel Lyra.

“Nós estamos honrados com essa visita da comitiva pernambucana, acompanhamos agendas muito positivas. A Embaixada teve a oportunidade de colaborar com a construção da agenda, celebrando essa integração entre Pernambuco e a Dinamarca, além dos interlocutores de grandes empresas”, comentou o embaixador do Brasil na Dinamarca, Leonardo Nogueira Fernandes.

Acompanharam a agenda da governadora o presidente da Fiepe, Bruno Veloso e o vice, Massimo Cadorin, o presidente do Sindacucar, Renato Cunha e o vice presidente do Grupo Atitude, Marcelo Guerra .

Durante a visita no Instituto Tecnológico estiveram presentes os diretores da Fiepe, Sebastião Pontes e Carolina Peixoto; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco (SIMMEPE), Alexandre Valença; o representante da Moura, Washington Araújo; assim como Sérgio Boudoux, diretor da Essential Indústria, Camila Barreto, diretora regional do Senai acompanhada de equipe técnica.

Na comitiva do Governo de Pernambuco, estiveram presentes os secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial e Relações Internacionais) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), assim como as secretárias Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

Foto: Divulgação

No Recife, governador em exercício visita casas reformadas pelo Reforma no Lar

O governador em exercício, Ricardo Paes Barreto, entregou, nesta segunda-feira (27), uma casa que foi restaurada na Comunidade do Bode, no Recife, através do Programa Morar Bem – Reforma no Lar. Na agenda, o magistrado também teve a oportunidade de conhecer de perto a iniciativa do Governo do Estado que custeia reparos no valor de até R$ 18 mil em imóveis de famílias de baixa renda. Outras 166 residências estão em fase de finalização e entrega na comunidade visitada.

“É o Estado atuando na área social, melhorando a qualidade de vida da população e entregando sem ônus e sem custo nenhum para as pessoas que merecem o mínimo de dignidade. Ficamos todos muito felizes em poder encontrar uma pessoa muito querida, muito emocionada em receber a sua casa completamente reformada e em condições de ter dignidade com suas filhas, com suas netas”, destacou o governador em exercício, Ricardo Paes Barreto.

As casas reformadas ficam na Rua Eurico Vitrúvio. A residência de Maria Rosângela Martins teve a fachada, quartos e banheiro recuperados. A beneficiária que reside no local há 36 anos celebrou emocionada a entrega de sua casa. “Não tenho nem como explicar o tamanho da minha felicidade. Porque agora eu tenho uma casa digna. Quando o pessoal passou fazendo o cadastro, eu não acreditei. Hoje estou aqui com a minha casa, que está muito bonita. Minha neta falou que era um palácio. E aqui viverei feliz”, afirmou.

Executado pela secretária Desenvolvimento Urbano e Habitação, a modalidade Reforma no Lar, do Programa Morar Bem, já conta com 2.600 imóveis atendidos e mais 10 mil previstos para a segunda etapa, se tornando um marco para a política habitacional de Pernambuco. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, detalhou a importância do programa para garantir mais qualidade de vida aos pernambucanos.

“Estar aqui hoje é ver o propósito para o qual o Governo do Estado está trabalhando: pelas pessoas. Por aquelas que antes estavam esquecidas, invisibilizadas, e que hoje são alcançadas pela política habitacional do Programa Morar Bem. Aqui no Bode, a gente já entregou títulos de regularização fundiária, está realizando melhorias habitacionais, e em outros locais já entregamos casas, retiramos famílias de áreas de risco e as colocamos em moradias novas. São várias frentes de uma política habitacional séria e comprometida”, ressaltou.

Foto: Miva Filho/Secom

Rodrigo Pinheiro participa de evento internacional em Dubai e busca novas parcerias para o desenvolvimento de Caruaru

Durante esta semana, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, participa da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 e do Fórum do Prefeito, eventos realizados na ExpoDubai, nos Emirados Árabes Unidos. A programação, iniciada nesta segunda-feira (27), reúne mais de 150 prefeitos de diferentes partes do mundo, com o objetivo de promover a troca de experiências em gestão pública, sustentabilidade e inovação urbana.

Ao longo da agenda, Rodrigo Pinheiro destacou a importância de apresentar o potencial econômico e cultural de Caruaru em um ambiente internacional, fortalecendo conexões estratégicas para o futuro da cidade. “Estamos aqui representando Caruaru, mostrando as potencialidades do Brasil, da nossa região e da nossa cidade. É uma oportunidade de dialogar com embaixadores e buscar parcerias que tragam desenvolvimento e oportunidades para Caruaru e Pernambuco”, afirmou o prefeito.

Os representantes brasileiros foram recebidos por Sharif Al Suwaidi, embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, e por Sidney Leon Romeiro, embaixador do Brasil nos Emirados. A missão internacional reforça o compromisso da gestão em buscar investimentos e cooperações que impulsionem a economia local, ampliem o turismo e consolidem Caruaru como referência em inovação e crescimento sustentável.

Em Copenhague, governadora Raquel Lyra anuncia antecipação em sete anos da segunda fase do terminal de contêineres da APM Terminals em Suape

Empresa dinamarquesa está formalizando a aquisição de nova área no Porto de Suape para expansão do terminal

Durante reunião com a APM Terminals na sede do Grupo Maersk, em Copenhague, a governadora Raquel Lyra pactuou a antecipação da segunda fase do terminal de contêineres que a companhia está implantando no Complexo Industrial Portuário de Suape. O equipamento será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina, consolidando Suape como o hub logístico mais moderno e sustentável do Hemisfério Sul. Os dirigentes da Maersk detalharam o cronograma do investimento, que já supera R$ 2 bilhões, e adiantaram que novas áreas já foram solicitadas para expansão do terminal.

“Em mais um dia de trabalho aqui na Dinamarca, em Copenhague, estamos visitando a Maersk, que está fazendo o terminal de contêineres no Porto de Suape e será o mais moderno da América Latina, totalmente eletrificado. São R$ 2,2 bilhões que estão sendo investidos nessa primeira fase. E de olho no futuro, já está em planejamento a segunda fase. Foi solicitada uma nova área para a expansão do terminal em Suape e com certeza iremos garantir que os investimentos continuem acontecendo em Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

A reunião também reforçou os laços institucionais entre o Governo de Pernambuco e a empresa do Grupo Maersk. A segunda fase da construção, que estava prevista para iniciar em 2034, já está sendo antecipada pela companhia para 2027, diante da conclusão da demanda esperada para a primeira fase do terminal. “Nós acreditamos muito no nosso projeto no Porto de Suape e, na nossa visão, podemos expandir o ramal em um futuro curto. Poderemos fazer um terminal super tecnológico que vai ajudar bastante as empresas em Pernambuco”, afirmou o diretor-superintendente da APM Terminals, Daniel Rose.

Com capacidade inicial de 400 mil TEUs/ano (medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contêiner). Na fase de obras, cerca de 2 mil empregos diretos e 4 mil indiretos estão sendo gerados. Na operação, a previsão é de 250 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, impulsionando a economia regional.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, o anúncio da expansão demonstra a potência da economia pernambucana. “A Maersk está perto de concluir a primeira etapa do terminal de contêineres já planejando a antecipação em sete anos da segunda etapa. Celebramos esse anúncio como um sinal da força da economia de Pernambuco e, acima de tudo, da competência do Estado que conseguiu garantir o que era necessário para desenvolver esse projeto”, pontuou.

O terminal, projetado para operar com tecnologia elétrica e digital, está em construção com previsão de início das operações no segundo semestre de 2026. “Foi solicitada uma nova área em Suape para ampliar o terminal, o que significa mais investimentos e a geração de ainda mais empregos. Sem dúvida, será um grande ganho logístico para Pernambuco”, comentou o presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto.

Durante o encontro, ainda foram alinhados temas como avanço da engenharia, etapas de licenciamento, contratação de fornecedores e integração operacional com as obras estruturantes conduzidas pelo Governo de Pernambuco em Suape, como a dragagem interna em licitação, a dragagem externa já concluída e a requalificação do molhe.

Participaram da reunião vice-presidente executiva e diretor de assuntos corporativos da Maersk, Caroline Pontoppidan; o diretor de parcerias globais e ESG, assuntos públicos e regulatório da Maersk, Concepción Boo Arias; o presidente do Sindaçúcar/PE, Renato Cunha; o vice-presidente do Movimento Atitude, Marcelo Guerra; o presidente da Fiepe, Bruno Veloso e o vice, Massimo Cadorin.

Integram a comitiva pernambucana os secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); e das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniela Britto (Imprensa).

Caruaru sediou o I Congresso de Regime Próprio de Previdência da AAPREV

Nos dias 23 e 24 de outubro, o auditório do WA Hotel, em Caruaru, foi palco do Primeiro Congresso de Regime Próprio de Previdência da Associação dos Advogados Previdenciaristas de Pernambuco (AAPREV). O evento teve como tema central “Tendências, avanços e desafios na prática do RPPS”, e reuniu especialistas de renome nacional, gestores, advogados e servidores públicos de todo o Estado.

Realizado pela AAPREV e UPJURIS, com o apoio institucional da OAB/PE e OAB Caruaru, por meio da Comissão de Direito Previdenciário.

O congresso teve como propósito capacitar profissionais que atuam direta ou indiretamente com os Regimes Próprios de Previdência (RPPS) — desde os gestores municipais até advogados que representam segurados e servidores públicos.

Nomes como Suzani Ferraro e Marcelo Barroso, estiveram entre os palestrantes, os quais contribuíram painéis voltados ao debate dos Regimes de previdencia e à gestão pública previdenciária.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da OAB Caruaru, Dr. Ranieri Coelho; a presidente do CaruaruPrev, Sra. Fernanda de Melo Barbosa; o ouvidor da OAB Pernambuco, Dr. Felipe Sampaio, representando a presidente da seccional, Dra. Ingrid Zanella; o presidente da Comissde Direito Previdenciário da OAB Caruaru, Nemézio Vasconcelos, e o delegado da Escola Superior da Advocacia (ESA/PE), Dr. João Lucas Amazonas.

A presidente da AAPREV e idealizadora do evento, Dra. Tallyta Bione, conduziu a cerimônia de abertura.

Com auditório lotado e ampla adesão do público, o congresso foi considerado um marco para o fortalecimento da advocacia previdenciária no interior de Pernambuco, consolidando Caruaru como polo de debates e formação técnica na área.

Segundo a organização, o sucesso da primeira edição garante a inclusão definitiva do congresso no calendário anual da AAPREV, que pretende realizá-lo todos os anos, no mês de outubro, sempre valorizando a advocacia do interior e a aproximação entre profissionais de diferentes regiões do Estado.

“Nosso compromisso é fomentar o conhecimento técnico e aproximar os advogados que atuam com Regimes Próprios de Previdência, levando conteúdo de qualidade também ao interior do Estado”, destacou Dr. César Barbosa, diretor de atuação em caruaru e região.

📍 Serviço:

Evento: I Congresso de Regime Próprio de Previdência da AAPREV

Data: 23 e 24 de outubro

Local: WA Hotel – Caruaru/PE

Realização: AAPREV e UPJURIS

Apoio: Comissão de Direito Previdenciário da OAB Caruaru e OAB/PE.

Dayse Silva assume interinamente a Prefeitura de Caruaru e dá continuidade às ações da gestão

A vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, assume interinamente o comando do município pelos próximos 15 dias, durante a viagem oficial do prefeito Rodrigo Pinheiro, que cumpre agenda internacional. O gestor está fora do país em busca de novas parcerias e oportunidades de desenvolvimento para Caruaru, participando, nesta segunda-feira (27), da ExpoDubai, um dos maiores eventos mundiais de inovação, negócios e sustentabilidade.

Durante o período em que estiver à frente da Prefeitura, Dayse Silva dará continuidade às ações da gestão e realizará importantes entregas à população, como ruas calçadas dentro do programa Minha Rua Nova e a requalificação da comunidade da Portelinha, iniciativa que simboliza um avanço significativo na melhoria das condições de vida dos moradores.

De acordo com a vice-prefeita, o momento é de dar sequência ao trabalho que vem mudando a realidade dos bairros e comunidades de Caruaru, garantindo mais dignidade e qualidade de vida à população. “Seguiremos com o mesmo compromisso e ritmo da gestão, cuidando das pessoas e fortalecendo o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou Dayse.

Bolsonaro tem até hoje para recorrer de condenação por plano de golpe

STF realiza audiência pública sobre direitos autorais na era digital nesta segunda (27)

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza na segunda-feira (27), a partir das 14h, uma audiência pública para discutir os impactos das novas tecnologias sobre os direitos autorais e os contratos antigos de obras musicais. O debate será conduzido pelo ministro Dias Toffoli, relator do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1542420, com repercussão geral reconhecida (Tema 1.403).

A audiência vai reunir 23 expositores, entre especialistas, professores e representantes de artistas, gravadoras e associações e entidades ligadas ao setor musical. O debate será dividido em dois eixos principais: a exploração econômica de obras intelectuais na era digital e o direito de fiscalização sobre o uso dessas obras nas plataformas.

Segundo o ministro Toffoli, o objetivo é promover um debate amplo e qualificado, reunindo informações técnicas, jurídicas e econômicas que ajudem o STF a decidir sobre a validade desses contratos na era do streaming. Depois que o ARE 1542420 for submetido a julgamento, a decisão do STF servirá de referência para todos os processos semelhantes em andamento na Justiça brasileira.

As exposições serão na sala de sessões da Segunda Turma do Tribunal, com transmissão ao vivo pela TV e Rádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube.

O som dos streamings

O caso que motivou a audiência foi movido por Roberto Carlos e pelos herdeiros de Erasmo Carlos contra a editora Fermata do Brasil. Eles pedem a revisão de contratos assinados entre 1964 e 1987, que previam apenas a exploração das músicas em formatos analógicos — como LPs, CDs e DVDs —, sem mencionar os meios digitais. A alegação é de violação contratual e falta de transparência no uso das obras em plataformas de streaming.

A Fermata, por sua vez, defende que a cessão dos direitos foi definitiva no momento da assinatura e continua válida mesmo com as mudanças tecnológicas. Sustenta que os contratos garantem à empresa o direito exclusivo de explorar comercialmente as músicas em qualquer formato, presente ou futuro.