Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

Brasília (DF), 22/10/2025 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, durante anúncio do projeto de lei Antifacção. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, enviou na tarde desta quarta-feira (22) para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Casa Civil o projeto de lei chamado de Antifacção. A proposta inclui agravar a pena para lideranças e integrantes de organizações criminosas.

Os condenados pelo crime de “organização criminosa qualificada”, que passaria a ser um novo tipo penal, poderão receber a pena de de 30 anos de prisão. O texto prevê ainda a criação de um banco de dados nacional para ter uma espécie de catálogo de informações dessas facções com a finalidade de reunir informações estratégicas para investigação e rastreamento desses grupos.

“Nós fizemos o possível para dar uma resposta nesse momento”, disse o ministro, que avalia que o Estado tem o desafio de estar “mais organizado do que o crime”, “cada vez mais sofisticado”.

Ele entende que a proposta é a de atualizar a lei das organizações criminosas, que é de 2013. O projeto prevê ainda ações para diminuir os recursos financeiros das facções de maneira mais rápida.

Um exemplo das ações seria a apreensão de bens, direitos ou valores do investigado, inclusive durante o curso do inquérito ou quando houver suspeita de que sejam produtos ou instrumento de prática de crimes.

Infiltração

Outra ação prevista pela proposta é a de infiltração de policiais e colaboradores na organização criminosa durante a investigação e até a possibilidade de criar pessoas jurídicas fictícias para facilitar a infiltração na organização criminosa

O projeto de lei ainda apresenta outra possibilidade, durante a investigação, ao autorizar o monitoramento dos encontros realizados entre presos provisórios ou condenados integrantes de organização criminosas

Penas de prisão

O ministro defendeu a necessidade de aumento de pena da organização criminosa simples, de 3 a 8 anos de prisão para de 5 a 10 anos. O agravamento ainda maior (de dois terços ao dobro) das penas ocorreria nos casos do tipo penal caracterizado como “organização criminosa qualificada”.

Entre os exemplos dessa característica, estão nos casos em que ficar comprovado o aliciamento de criança ou adolescente para o crime, ou mesmo quando a ação for funcionário público. Outra “qualificação” do crime organizado pode ser entendida nos casos de exercício de domínio territorial ou prisional pela organização criminosa.

São ainda situações de agravamento de pena o uso de arma de fogo de uso restrito ou proibido e quando houver morte ou lesão corporal de agente de segurança pública. Pelo projeto, o crime tipificado como de organização criminosa qualificada passa a ser considerado hediondo, ou seja, inafiançável.

Domínio territorial

O domínio territorial pelo crime organizado ocorre, conforme exemplifica o ministro da Justiça, em comunidades dominadas por facções, o que deixa os moradores vulneráveis.

“Essa ocupação tem várias causas. Não é só a intimidação por parte dos membros das organizações criminosas, mas também a falta de serviços sociais, escolas, saneamento básico e saúde”.

O ministro adiantou que existe, inclusive, um projeto piloto de retomada de território em elaboração. “Não será apenas pela força física, mas será, claro, pela extrusão daqueles invasores dessas áreas, e assim os serviços públicos avançarão”.

Dissuasão

Lewandowski entende que não há ilusão, por parte dos integrantes do ministério, que somente o aumento de pena será suficiente. Mas será, na opinião do ministro, um fator de dissuasão e de intimidação.

“A pessoa pensará duas vezes, talvez não os líderes, mas pelo menos os faccionados de menor nível hierárquico saberão que terão a pena bastante agravada”, disse o ministro.

Banco de dados

Em relação ao banco de dados previsto no projeto enviado à Casa Civil e ao presidente Lula, o ministro explicou que a intenção é ter o máximo de detalhes, inclusive até o DNA das pessoas envolvidas com o crime organizado.

“Todos os dados relativos a membros de organizações criminosas vão integrar esse banco. Por exemplo, o nome, o pseudônimo, onde moram, documentos de identidade e características pessoais”, exemplificou o ministro.

O ministro disse que será um acervo a ser compartilhado nacionalmente com todas as forças de segurança. “Todos os agentes saberão se alguém pertence ao crime organizado”, disse Lewandovski.

Lula visita Sudeste Asiático para ampliar relação política e comercial

Jacarta, 22/10/2025 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada a Jacarta. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta quinta-feira (23) uma visita de Estado à Indonésia. Ele já está em Jacarta, onde será recebido pelo presidente do país, Prabowo Subianto, para reafirmar a relação estratégica bilateral e tratar de outros temas da agenda regional e multilateral.

A recepção oficial será realizada pela manhã na capital indonésia, pouco depois da meia-noite no horário de Brasília. O fuso horário de Jacarta é de 10 horas à frente do horário de Brasília. Na pauta, estão instrumentos de cooperação em diversas áreas: ciência, tecnologia e inovação, energia e recursos minerais, medidas sanitárias e fitossanitárias, além de cooperação estatística.

Brasil e Indonésia estabeleceram Parceria Estratégica em 2008, a primeira do Brasil no Sudeste Asiático. A relação bilateral tem se aprofundado em diversas áreas, como comércio agrícola, bioenergia, defesa e desenvolvimento sustentável. Em 2024, o intercâmbio comercial entre os dois países atingiu o recorde de US$ 6,3 bilhões, com superávit brasileiro de US$ 2,6 bilhões.

A agenda do presidente também prevê participação no Fórum Econômico Brasil-Indonésia, com empresários de ambos os países.

Lula busca uma aproximação política com os países asiáticos e a possibilidade de expansão do comércio brasileiro com um mercado de 680 milhões de habitantes. A viagem à Indonésia é também uma retribuição à recente visita oficial de Subianto ao Brasil, ocorrida em julho deste ano, logo após a 17ª Cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro.

Na sexta-feira (24), o presidente Lula tem encontro marcado com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), o cambojano Kao Kim Hourn. A sede da entidade fica na capital da Indonésia.

À tarde, Lula embarca para Kuala Lumpur, na Malásia. Lá, a programação inclui participações na cúpula da Asean e no encontro de líderes do Leste Asiático (EAS), além de um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ainda não está confirmado.

O Brasil é o único país latino-americano a manter Parceria de Diálogo Setorial com a Asean, com iniciativas de coordenação política e de cooperação multissetorial.

Centro do Recife: governadora em exercício Priscila Krause visita obras de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio

Na tarde desta quarta-feira (22), a governadora em exercício Priscila Krause visitou a restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro do Recife, para acompanhar o avanço das obras no edifício, que tem grande simbolismo histórico e religioso para a capital e para Pernambuco. A obra é executada pela Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe) com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no valor de R$ 3,4 milhões.

“Hoje o Estado tem uma política sólida de preservação, com a Fundarpe atuando em sua plena capacidade e liderando 13 obras simultâneas, do Litoral ao Sertão, com o objetivo de conservar, restaurar e devolver patrimônios históricos e materiais à vida das pessoas. São R$ 75 milhões investidos nesse esforço. Temos exemplos aqui no Centro do Recife, como prédio do Diário de Pernambuco, o Liceu de Artes e Ofícios e o Cinema São Luiz, que retomou sua programação e voltou a ser um espaço de convivência e memória afetiva para a população”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

Foram restaurados e recuperados elementos como o forro, cimalhas, tribunas, portadas, púlpitos, arco cruzeiro, pinturas, retábulos e balaústres (antiga mesa de comunhão que delimita os níveis e espaços no corpo da nave); a capela-mor, com o retábulo do Santíssimo Sacramento, tribunas, cimalhas, forro, revestimentos parietais em talha e pinturas apaineladas; a sacristia da Irmandade do Santíssimo Sacramento, com o nicho de N. Sra. da Soledade; a sacristia da Matriz, com arcaz em jacarandá; e subcoro com forro, capela de N. Sra. da Piedade, pia batismal e painel do Batismo de Cristo.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula ressaltou o trabalho pela manutenção da memória do povo de Pernambuco. “Estamos aqui visitando uma obra que a gente deu ordem de serviço exatamente um ano atrás e, em breve, será uma igreja totalmente restaurada aqui no coração do Recife. É mais um feito do Governo do Estado, que tem feito um trabalho incrível no tocante à restauração e manutenção da nossa memória. Tenho certeza de que a população vai gostar muito do resultado”, afirmou a titular da pasta.

Durante a execução da obra, foram feitas prospecções das camadas pictóricas dos bens integrados, para identificação da camada primitiva, e numa delas foi descoberta uma pintura artística no barrado liso do coro, possivelmente do século XIX, contendo arranjos florais reproduzidos por molde tipo estêncil.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, detalhou os trabalhos realizados para garantir que as ações de conservação e restauro sejam feitas integrando os espaços locais, mantendo viva a história e memória de cada espaço. “Pernambuco é o estado brasileiro com o quarto maior número de bens tombados em nível federal. Isso representa uma grande responsabilidade para o poder público e para todos os cidadãos. O diferencial em alguns patrimônios é que, além de restaurar, estamos dando novos usos, com muito cuidado para que a essência dos locais seja preservada”, explicou.

SOBRE A IGREJA– A Matriz do Santíssimo Sacramento, do bairro de Santo Antônio, localizada no Centro do Recife, é um dos principais exemplares do barroco colonial em Pernambuco. Sua construção iniciou-se em 1753 e foi concluída em 1790, sendo posteriormente enriquecida com pinturas e douramentos do artista Manuel de Jesus Pinto, entre 1790 e 1805. O templo, tombado em nível federal, abriga oito altares, duas capelas laterais, consistório no piso superior, dupla fileira de tribunas e duas sacristias. Por sua dimensão histórica, artística e religiosa, a igreja é considerada o “coração do Recife”, ponto de referência da fé católica e da memória urbana da capital.

*Anderson Correia leva a Caravana do Direito Animal às cidades de Itaíba e Iati

O vereador e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP/UP) esteve nesta quarta-feira (22) percorrendo mais duas cidades de Pernambuco com a Caravana do Direito Animal. Desta vez, o projeto chegou aos municípios de Itaíba e Iati, no Agreste pernambucano, onde o parlamentar ministrou palestras nas Câmaras Municipais de cada cidade, abordando temas como direitos e proteção animal. As atividades reuniram estudantes do ensino médio da rede pública estadual, protetores da causa animal e o público em geral. Pela manhã, a ação ocorreu em Itaíba e, à tarde, em Iati, onde Anderson também concedeu entrevista a uma rádio local.

Durante as visitas, o vereador teve a oportunidade de dialogar com protetores, autoridades políticas e representantes da sociedade civil, fortalecendo o debate sobre políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais. Desde 2021, ano em que iniciou seu primeiro mandato, Correia vem conduzindo a Caravana do Direito Animal por diversas regiões do estado, ampliando o alcance do projeto e levando conscientização, informação e propostas concretas aos municípios pernambucanos.

“É muito importante levar o tema dos direitos dos animais para outras cidades e fortalecer essa pauta a nível estadual. Cada encontro é uma oportunidade de conscientizar, trocar experiências e incentivar a criação de políticas públicas que garantam mais respeito, proteção e dignidade aos animais. Fiquei extremamente feliz com a recepção nas cidades de Itaíba e Iati, onde fui recebido com muito carinho por todos. Agradeço aos convites, à acolhida e à participação de cada pessoa que esteve presente — foi uma alegria enorme poder compartilhar esse momento com todos”, destacou Correia.

Na terça (21), o parlamentar também esteve na cidade de Cupira, onde realizou palestra na Câmara Municipal, reunindo protetores, autoridades, representantes da sociedade civil e o público em geral, reforçando seu compromisso com a defesa e valorização da causa animal em todo o Estado.

Pedro Campos cobra do Conselho de Ética rigor contra Eduardo Bolsonaro e critica submissão da direita à família Bolsonaro

O líder do PSB na Câmara Pedro Campos (PE) defendeu, nesta terça-feira (22), a abertura de processo disciplinar contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, por traição à pátria. Pedro classificou as recentes declarações e atitudes do parlamentar, que se encontra nos Estados Unidos, como “um atentado à soberania nacional e ao decoro parlamentar”.

“As atitudes que o deputado Eduardo Bolsonaro tomou nos EUA, durante o exercício do seu mandato, extrapolam qualquer limite de atuação parlamentar”, disse. Pedro Campos ressaltou que a Câmara não pode continuar refém de quem ataca o próprio país e criticou o silêncio da direita diante do comportamento de Eduardo Bolsonaro.

Para ele, a direita brasileira está tomando uma posição vergonhosa, chancelando os absurdos falados por Eduardo Bolsonaro, por falta de coragem. “Esse Congresso aqui e, principalmente, a direita brasileira continua refém da família Bolsonaro. Refém de Eduardo Bolsonaro, sem coragem de dar, no mínimo, uma suspensão que fosse. Não é possível que essa seja a direita que vamos ter que ver dentro do Congresso Nacional, refém de um deputado que está nos Estados Unidos trabalhando contra o Brasil, contra o pai dele, contra o governador de São Paulo, contra todo mundo”, afirmou.

O deputado destacou que o Conselho de Ética precisa agir com coragem e isenção, sem seletividade política, para proteger a democracia e o decoro parlamentar.

“Faço um apelo para que a gente transforme o Conselho de Ética, como um lugar de ressurgimento e instrumento de democracia. Que tenha coragem de dizer que aqui tem limite. Não é possível aceitar todo dia um novo absurdo, uma nova loucura. E imagina o absurdo que o povo brasileiro vai achar o arquivamento dessa ação de ética porque não se teve coragem de enfrentar a discussão”, concluiu.

Agreste entra no clima das tradições alemãs com a Oktober Gravatá neste sábado (25)

Tradicional festa da cerveja alemã dá o tom do projeto Tardes no Polo, que chega à marca de 20 edições. Evento oferece cultura e lazer para adultos e crianças mensalmente no Polo Moveleiro

A cidade mais suíça de Pernambuco, que tem como atração casario típico e restaurantes onde a fondue é o carro-chefe, se rende às tradições das festas da cerveja da Alemanha e realiza, pela terceira vez, a sua Okfoberfest, neste sábado (25/10). O evento ocupa a programação de outubro do projeto Tardes no Polo, iniciativa de fomento ao turismo desenvolvida mensalmente no Polo Moveleiro, na entrada da cidade.

Dessa vez, a Oktober Gravatá lembra os 35 anos da reunificação da Alemanha, comemorados neste ano, e une os sabores e a cultura do país europeu à autêntica culinária regional. O destino é um dos polos gastronômicos de Pernambuco. A festa é promovida pela Prefeitura de Gravatá, com apoio institucional do Consulado da Alemanha no Recife, e patrocínio dos Supermercados Santana, Delícias da Serra, Construtora Solar, O Boticário, Mascote, JS Dedetização, Local Link e Exclusive Gold. Também são apoiadores a Alma Núcleo de Dança, Mowa, Gravatá Aventura, Garagem do Zito, Neto Escola de Música e da Sociedade Musical XV de Novembro.

“A Oktober Gravatá sempre tem recorde de público e é uma das edições mais esperadas do Tardes no Polo. A Rua Duarte Coelho fica cheia de moradores e visitantes, que vêm do Recife e das cidades vizinhas para aproveitar uma tarde agradável, com diversão gratuita e de qualidade, e também o aquecimento do comércio no Polo Moveleiro e ruas dos arredores”, afirma, animado, o prefeito Joselito Gomes.

A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Secturcel) mobiliza toda a equipe para garantir que o evento de 2025 repita o sucesso dos anos anteriores. Além dos tradicionais três minipalcos com atrações musicais, das 16h às 22h, e do polo infantil, a rua é tomada por barracas, oferecendo cervejas diversas, comidas e produtos artesanais. As cervejarias Capunga, Babylon, Villa do Malte, Estranged Beer, São Lourenço, Alpina, Duvália e Alamoa.

Além dos shows e das compras, o público se diverte ainda com o cortejo de dançarinos com roupas típicas, ao som de músicas tradicionais alemãs. “O cortejo é o grande momento do Tardes no Polo, sempre surpreendendo pela cenografia, os figurinos dos bailarinos e as coreografias. As academias da cidade atendem nosso chamado para contribuir com a festa e mostrar todo o talento da classe artística local”, pontua o gestor da Secturcel, Marllon Lima.

*SERVIÇO:*

Tardes no Polo – Oktober Gravatá

Sábado, 25 de outubro, das 16h às 21h, no Polo Moveleiro (Rua Duarte Coelho, N. Srª das Graças, Gravatá). Aberto ao público

Corrida no Canavial 2025 reforça a importância da prevenção com o tema do Novembro Azul

A tradicional Corrida no Canavial chega à sua terceira edição, no próximo dia 9 de novembro, consolidando-se como um dos eventos esportivos mais esperados do Vale do São Francisco. Realizada pela Agrovale com a participação de colaboradores, atletas e a comunidade, a competição é um verdadeiro momento de integração, saúde e solidariedade.

Neste ano, a prova faz alusão ao Novembro Azul com o tema “Cuidar também é correr atrás da prevenção! ”, incentivando o autocuidado e a conscientização sobre a saúde do homem. A largada da Corrida será às 6h30, nas dependências da empresa com os percursos de 5KM e 10KM em um cenário único: a pista que corta o canavial, proporcionando uma experiência esportiva e visual inesquecível.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://cronoschip.com.br/. O valor é de R$ 66,00, mais a doação de um kit de higiene simples. Toda a renda será destinada a abrigos de idosos de Petrolina e Juazeiro, reforçando o caráter solidário da iniciativa.

Além da corrida, o evento contará com a Etapa final do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada e a tradicional trilha verde AgroCicloBike, ampliando as opções para quem deseja participar de um dia voltado ao esporte, à saúde e à solidariedade. A concentração acontece às 7h20, também na sede da Agrovale e o percurso será de 25 km. As inscrições para o AgroCicloBike podem ser feitas através do WhatsApp (71) 99974-0909. Os eventos esportivos têm a parceria do Governo do Estado, através do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (Faz Atleta).

Programação da 1ª edição do Verão Noronha é anunciada com diversas atrações

O Arquipélago de Fernando de Noronha se prepara para celebrar o evento Verão Noronha, que promete movimentar a agenda cultural da ilha nos dias 24 e 25 de outubro, no Forte Noronha, um dos espaços mais emblemáticos do patrimônio histórico local. A programação reúne artistas de diferentes estilos, oferecendo ao público uma experiência musical diversa e marcante.

Na sexta-feira (24), sobem ao palco Avine Vinny, Everton Freitas e André Viana, trazendo uma mistura de forró, sertanejo e brega. Já no sábado (25), o ritmo nordestino toma conta do evento com Forró do Muído e Nanara Belo, que promete um encerramento repleto de animação.

A iniciativa é promovida pela Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, com o objetivo de fortalecer o calendário cultural e turístico do arquipélago, consolidando Noronha como um destino de referência também na realização de eventos artísticos e de economia criativa.

“Estamos muito felizes em lançar a primeira edição do Verão Noronha, um evento que vem para fortalecer o calendário cultural e turístico da ilha. Nossa ideia é que essa seja uma programação permanente, que traga sempre grandes nomes da música nacional, oferecendo ao público experiências inesquecíveis em um cenário único como o Forte Noronha”, disse o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes da ilha, Paulo Henrique Guerra.

Ainda de acordo com Paulo Henrique, a festividade, além de movimentar o turismo, tem um propósito social importante de garantir que a comunidade local também tenha acesso a esse tipo de evento.

“Sabemos que, muitas vezes, shows com artistas de destaque são caros e acabam sendo inacessíveis para boa parte da população. Aqui, queremos fazer diferente. O Verão Noronha é uma festa que contempla os noronhenses, reconhecendo o direito de cada um de viver momentos de lazer e entretenimento de qualidade dentro da própria ilha”, disse.

Programação:

24/10 – Avine Vinny, Everton Freitas e André Viana – 20h às 02h

25/10 – Forró do Muído e Nanara Belo – 17h às 21h

Asces-Unita realiza IX Semana da Biblioteca com foco no incentivo à leitura e valorização da cultura nordestina

Tem início na terça-feira (28) a IX Semana da Biblioteca do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). O evento, que segue até o dia 30 de outubro, tem como tema “O Nordeste em palavras, sons e cores” e reúne uma série de atividades voltadas para a promoção da leitura, da pesquisa e da valorização cultural.

A programação inclui palestras, rodas de diálogo, apresentações artísticas, oficinas e a tradicional Feira de Troca de Livros, todas com o objetivo de estimular o interesse pela leitura e fortalecer a formação acadêmica dos estudantes. O evento é aberto ao público e não é necessário realizar inscrição.

A abertura oficial contará com a roda de diálogo “O Nordeste em Sons”, reunindo Onildo Almeida, Anderson do Pife e o projeto Sanfona pra Elas, com mediação do professor Veridiano Santos. O encontro propõe uma reflexão sobre as expressões musicais nordestinas como forma de conhecimento e identidade.

Durante toda a Semana, será realizada a segunda edição da Feira de Troca de Livros, no campus II da instituição. O espaço estará aberto para que o público troque obras de diferentes gêneros literários, como ficção, romance e cultura. A iniciativa busca incentivar o hábito da leitura e promover a interação entre os participantes.

Outro destaque da programação é a Exposição Fotográfica “Artes Cênicas”, com obras que homenageiam as expressões artísticas nordestinas por meio de projeções fotográficas. Também haverá apresentações culturais, como o Balé das Idosas, os espetáculos teatrais “Narciso”, “Teatro do Divã”, além da roda de diálogo “O Nordeste em Cena”, mediada por Armando Andrade.

A programação conta ainda com a participação da artista plástica Íris Marcolino, em uma roda de diálogo sobre o projeto Corações de Íris, com o tema “Nordeste em Artes” e mediação da jornalista Diana Bezerra.

O encerramento da Semana contará com a Aula Espetáculo de Cordel, ministrada por Davi Geffson e Jenerson Alves, na quinta-feira (30). A atividade une poesia e música para valorizar uma das manifestações culturais mais marcantes do Nordeste.

A IX Semana da Biblioteca da Asces-Unita reafirma o compromisso da instituição com o incentivo à leitura e à formação cultural dos estudantes, destacando o papel da universidade na promoção do conhecimento e da diversidade artística.

A participação no evento vale carga horária de atividade complementar.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 28/10

19:00h – Feira de Troca de Livros; Exposição fotográfica; Roda de Diálogo: O Nordeste em Sons Onildo Almeida, Anderson do Pife e Sanfona para Elas. Mediador: Veridiano Santos

Dia 29/10

08:30h às 21:30h Feira de Troca de Livros e Exposição fotográfica – Artes Cênicas
10:00h – Balé das Idosas
19:00h – Narciso -Tabuleiro de Teatro
20:00h – Teatro do Divã – Trupe Alumiarmente
20:30h – Roda de Diálogo: O Nordeste em Cena Severino Florêncio, Tabuleiro de Teatro e Trupe Alumiarmente. Mediador: Armando Andrade

Dia 30/10

08:30h às 21:30h Feira de Troca de Livros e Exposição fotográfica – Artes Cênicas
19:30h – Roda de Diálogo: O Nordeste em Artes Iris Marcolino – Corações de Íris. Mediadora: Diana Bezerra
20:30h – Aula Espetáculo de Cordel: Davi Geffson e Jenerson Alves

Caruaru sediará a Conferência “Florescer com Elas – Mulheres da Bíblia”, em novembro

Caruaru se prepara para receber um dos encontros mais esperados do ano: a Conferência “Florescer com Elas – Mulheres da Bíblia”, promovida pelo movimento @Café.comDeus Caruaru, que acontecerá no dia 8 de novembro, das 9h às 19h, no Teatro Difusora. O evento promete reunir mulheres de diferentes áreas para um dia de adoração, comunhão e fortalecimento espiritual.

A conferência é organizada por três mulheres de destaque na cidade: Eliane Climaco, empresária reconhecida por sua atuação no setor de negócios e liderança feminina; Dra. Carla Guedes, médica endocrinologista e nutróloga, referência em saúde e bem-estar; e Dra. Luciana Marins, cirurgiã vascular e mentora de projetos voltados ao equilíbrio entre fé, propósito e vida profissional.

Com uma programação que combina momentos de louvor, palestras inspiradoras e experiências de fé, o evento propõe um mergulho na espiritualidade, mas também na realidade da mulher moderna — que busca florescer em todas as áreas da vida, sem perder suas raízes no altar.

“Nosso propósito é criar um ambiente onde mulheres possam se reconectar com Deus e umas com as outras, fortalecendo a fé e descobrindo novas formas de viver com propósito”, destacam as organizadoras.

Entre as palestrantes confirmadas estão mulheres cristãs de destaque, como Débora Manfre, Rosymara Lopes e Tatiane Brilhante. As inscrições já estão abertas (neste link: https://abre.ai/nSIg), e as vagas são limitadas. A conferência contará com estrutura completa no Teatro Difusora, decoração temática, espaço de convivência e stands parceiros.

Serviço:
📍 Evento: Conferência “Florescer com Elas – Mulheres da Bíblia”
📅 Data: 8 de novembro de 2025
📍 Local: Teatro Difusora
🎟️ Inscrições: https://abre.ai/nSIg
⚠️ Vagas limitadas