PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor

Rio de Janeiro (RJ), 21/10/2025 - Polícia Federal deflagrou a Operação Ignota para reprimir uma associação criminosa que atua na importação clandestina e receptação de medicamentos de procedência desconhecida, destinados a tratamentos para emagrecimento em clínicas médicas. Foto: PF/Divulgação

Agentes da Polícia Federal realizaram nesta terça-feira (21) uma operação contra a importação e a receptação de remédios para emagrecer de procedência desconhecida que eram usados em clínicas médicas.

Os policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão em uma clínica médica e residências de investigados, localizadas nas cidades do Rio de Janeiro e São Gonçalo, na região metropolitana da capital fluminense.

As investigações tiveram como ponto de partida a prisão de um servidor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que havia furtado cerca de 100 canetas emagrecedoras apreendidas pela agência reguladora, que colabora com a PF no inquérito.

A Polícia Federal identificou aumento expressivo de apreensões de remédios para emagrecimento na fiscalização aeroportuária. Importados clandestinamente, esses fármacos são desviados para comercialização em clínicas médicas.

A importação clandestina de remédios desse tipo representa um risco para a saúde pública, porque é impossível verificar sua real procedência e garantir procedimentos regulares de armazenamento e transporte.

Os investigados vão responder pelos crimes de Importação e venda de medicamento de procedência ignorada, bem como receptação qualificada.

STF condena os sete réus do Núcleo 4 da tentativa de golpe de Estado

Sessão da 1ª Turma do STFFoto: Rosinei Coutinho/STF
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (21), por quatro votos a um, os sete réus da Ação Penal (AP) 2694, referente ao chamado Núcleo 4 da tentativa de golpe de Estado. As penas serão detalhadas na fase da dosimetria. 

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo, denominado “Núcleo da Desinformação”, disseminou notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e atacou instituições e autoridades públicas, contribuindo para a articulação golpista.

Condenações 

Foram condenados Ailton Moraes Barros, ex-major do Exército; Ângelo Denicoli, major da reserva do Exército; Giancarlo Rodrigues, subtenente do Exército; Guilherme Almeida, tenente-coronel do Exército; Marcelo Bormevet, agente da Polícia Federal; Reginaldo Abreu, coronel do Exército; e Carlos César Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal.

Os seis primeiros foram condenados por todos os crimes apontados pela PGR: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Já Carlos Rocha foi considerado inocente, por falta de provas, das acusações de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, mas ele foi condenado pelos demais crimes.

Além do relator, ministro Alexandre de Moraes, votaram pela condenação, acompanhando integralmente seu entendimento, a ministra Cármen Lúcia e os ministros Flávio Dino (presidente do colegiado) e Cristiano Zanin. Confira um resumo dos votos.

Ministro Cristiano Zanin 

Para o ministro, não há dúvidas de que os acusados integraram uma organização criminosa voltada a manipular o sentimento popular contra as instituições públicas e o sistema eleitoral, incitando o uso das Forças Armadas para depor o governo legitimamente eleito. Assim como o relator, ele votou pela absolvição de Carlos Rocha dos crimes de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, por falta de provas da sua adesão à tentativa de deposição do governo legitimamente eleito.

Ministro Luiz Fux 

O ministro Luiz Fux foi o único a votar pela absolvição de todos os réus. Segundo ele, não há elementos suficientes que justifiquem as condenações. “Golpes de Estado não resultam de atos isolados ou de manifestações individuais desprovidas de articulação, mas da ação de grupos organizados dotados de recursos materiais e capacidade estratégica, hábeis a enfrentar e substituir o poder incumbente”, afirmou.

Fux também considerou que a denúncia não apresentou nenhuma evidência que relacionasse os réus aos atos de 8 de janeiro de 2023. Para ele, a invasão e a depredação causaram danos “que não podem ser ignorados”, mas os responsáveis, presentes nos ataques, “já foram devidamente condenados”.

Ministra Cármen Lúcia

Segundo a ministra, a PGR conseguiu comprovar que o grupo disseminou mentiras graves sobre o processo eleitoral e o comportamento de agentes públicos responsáveis pela garantia das instituições. As provas também revelam, a seu ver, que o grupo agiu como uma verdadeira organização criminosa, de maneira estruturada e com a mesma finalidade.

Na avaliação da ministra, os réus, alguns se valendo de cargos públicos, foram responsáveis por “adubar o terreno no qual se plantou a semente da desconfiança na democracia, da violência e da instabilidade social no país, que poderia ter resultado na ruptura social, garantindo-se um ambiente propício à instalação de um governo ilegítimo”.

Ministro Flávio Dino 

O presidente da Primeira Turma, ministro Flávio Dino, foi o último a votar. Ele afirmou que as provas apresentadas nos autos comprovam a disseminação de mentiras graves sobre o processo eleitoral, cuja propagação se deu de forma organizada e persistente, com nítido intuito de enfraquecer as instituições democráticas.

Dino ressaltou que os fatos relatados na delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid foram corroborados por outros elementos de prova, como trocas de mensagens, reuniões e registros de comunicação, compondo, segundo ele, um “lego de provas inteligível” que, analisado em conjunto, demonstra a participação consciente dos réus na empreitada criminosa. O ministro frisou que não se pode, em julgamentos dessa natureza, “esquartejar o acervo probatório”, isolando cada peça sem considerar o conjunto das evidências.

Núcleos

O Núcleo 4 é o segundo grupo da organização que tentou dar um golpe de Estado a ser julgado pelo STF. No mês passado, a Primeira Turma condenou oito réus do Núcleo 1 (AP 2668), formado pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro e ex-integrantes do primeiro escalão do seu governo.

O julgamento do Núcleo 3 (AP 2696), formado por nove militares de alta patente e um agente da Polícia Federal, está previsto para novembro. Já o Núcleo 2 (AP 2693), apontado como responsável por elaborar a chamada “minuta do golpe” e coordenar ações de monitoramento e planejamento do assassinato de autoridades, terá julgamento em dezembro.

Reabertura de investigação   

Com a condenação de Carlos Rocha, a Turma acolheu a proposta do relator para que seja reaberta a investigação (Pet 12100) sobre crimes de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito envolvendo o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto.

Sudene apresenta carteira de R$ 9 bilhões em projetos estratégicos às instituições financeiras federais atuantes no Nordeste

Recife (PE) – Os projetos estratégicos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, demandam investimentos de R$ 9 bilhões. A informação foi divulgada durante reunião do Comitê Regional de Instituições Financeiras Federais (Coriff), realizada nesta terça-feira (21), na sede da Sudene. A carteira soma 79 projetos estruturantes distribuídos nos 11 estados da área de atuação da Autarquia.

A maioria dos empreendimentos – um total de 65 – tem valores que variam de R$ 2 milhões a R$ 1 bilhão, compreendendo áreas como abastecimento d’água, telecomunicações, saúde pública e energia elétrica. Além disso, oito projetos de grande porte demandam investimentos superiores a R$ 1 bilhão, enquanto outros seis, estes de pequeno porte, devem ser executados com orçamento na casa dos R$ 2 milhões. Do total de recursos, R$ 5 bilhões podem ser direcionados a concessões públicas.

“Vamos refinar ainda mais a carteira e contar com apoio do Coriff para estabelecer as linhas de financiamento possíveis mais adequadas a cada um deles e a indicação de parcerias técnicas para a estrutura dos projetos que ainda estão em fase inicial”, afirmou o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre.

A atualização da carteira de projetos estratégicos do PRDNE é um trabalho realizado pela Sudene em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e a consultoria Pezco. A atividade envolve o desenvolvimento de metodologias para monitoramento e avaliação da carteira, além da criação de um portal de projetos, que permitirá o acompanhamento em tempo real dos indicadores de desempenho econômico, social e ambiental.

_Chamada Nordeste_

Durante a reunião do Coriff, que contou com a participação BNDES, BNB, Finep, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e o Consórcio Nordeste, também foi apresentado um detalhamento do andamento da seleção das propostas da Chamada Nordeste. O resultado deve ser divulgado até o dia 28 de novembro.

“Fizemos uma avaliação sobre a Chamada Nordeste, uma estratégia inovadora para a Região, além de estar alinhada com a Nova Indústria Brasil (NIB). Tivemos propostas apresentadas nos cinco eixos da nova política industrial do País, o que demonstra a enorme capacidade de projetos que o Nordeste tem. Essa chamada, então, nos anima bastante para demonstrar que juntas essas instituições financeiras, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e BNDES poderão, cada vez mais, alavancar e estruturar investimentos para a região Nordeste”, disse Maria Fernanda Coelho, diretora de Crédito Digital para MPMEs e Gestão do Fundo do Rio Doce do BNDES.

A ação mobilizou 246 empresas, com uma demanda bruta de R$ 128 bilhões em projetos voltados à inovação. O levantamento mostra que 88% das propostas foram apresentadas por pequenas e médias empresas. Além disso, 73% envolvem cooperação com instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e 32% foram estruturadas em arranjos de consórcio.

Para o diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos de Souza, os resultados demonstram “o potencial do Nordeste como polo de inovação e o sucesso da articulação entre instituições financeiras e governos para estimular a competitividade regional”. A experiência da Chamada servirá de base para novos editais com foco regional a serem lançados no âmbito do programa Mais Inovação, previsto para novembro, segundo ele.

_Meio Ambiente_

Também foram abordados, durante o encontro, os resultados do programa Caatinga Viva, iniciativa conjuntas do Banco do Nordeste e do BNDES, os avanços do Inovacred (Finep), o fortalecimento das agências de fomento, saneamento, e o potencial de investimento na melhoria da infraestrutura turística do Nordeste, uma pauta cara aos governadores do Nordeste. Segundo dados do Consórcio Nordeste, há uma demanda de R$ 18 bilhões na Região, que representa a geração de 150 mil empregos.

“Nós vivemos um excelente momento no turismo regional, temos o desafio de ampliar a infraestrutura do setor, mas os desembolsos das linhas de crédito não estão acompanhando esse ritmo. Nós precisamos avançar, atraindo investimentos e oportunidade de renda para nossa população”, destacou Pedro Henrique Lima, subsecretário de Programa do Consórcio Nordeste. Foi decidida a criação, no âmbito do Coriff, de um grupo de trabalho para o desenvolvimento de estratégias e ações que mudem esse cenário.

Seplag-PE lança Painel da Equidade Socioeconômica e Racial para apoiar redes municipais na redução de desigualdades educacionais

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE), por meio do Núcleo de Gestão para Resultados na Educação, lançou o Painel da Equidade Socioeconômica e Racial, uma ferramenta digital voltada para apoiar as redes municipais de ensino na redução das desigualdades raciais e socioeconômicas e no aperfeiçoamento da gestão educacional.

O painel utiliza dados do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) para detalhar o desempenho de cada escola, com foco em dois grupos prioritários: estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI) e alunos de nível socioeconômico mais baixo (NSE). O desempenho é medido pelo percentual de estudantes que alcançam o nível adequado de proficiência, englobando os níveis básico e desejável do Saepe. A ferramenta, que está disponível no link https://bit.ly/bidaequidade, facilita intervenções pedagógicas diferenciadas antes de avaliações, a exemplo do próprio Saepe.

“O objetivo é dar às redes municipais instrumentos para compreender seus desafios, planejar com base em evidências e reduzir desigualdades. Além disso, a ferramenta apoia os municípios em ações que garantem o recebimento dos recursos do Fundeb relativos aos resultados, fortalecendo a gestão e contribuindo para uma educação pública mais justa e de qualidade”, destacou Eduardo Nascimento, gerente-geral de Gestão para Resultados na Educação da Seplag-PE.

O avanço de uma escola é reconhecido quando os grupos apresentam desempenho superior ao do ano anterior. A iniciativa é estratégica, pois a redução das desigualdades está ligada ao recebimento do Valor Anual por Aluno Resultado (VAAR), complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) concedida a redes com resultados educacionais expressivos. Segundo o Núcleo de Gestão para Resultados na Educação, 80% dos municípios pernambucanos que não cumprem os critérios do Fundeb falham justamente na redução das desigualdades entre os estudantes que mais precisam.

“O Governo de Pernambuco tem um compromisso firme com a construção de uma educação pública cada vez mais justa e transformadora. O Painel da Equidade Socioeconômica e Racial é mais uma demonstração desse esforço coletivo de todo o governo, que une planejamento, tecnologia e sensibilidade social para garantir que nenhuma criança ou jovem fique para trás. Estamos avançando com políticas públicas baseadas em evidências e com foco na equidade, porque acreditamos que o futuro do nosso Estado passa, necessariamente, pela valorização da educação e pela redução das desigualdades”, afirmou o gerente-geral de Etapas e das Modalidades da Secretaria-Executiva de Desenvolvimento da Educação, Eduardo Andrade.

Nos próximos dois anos, as redes municipais de Pernambuco devem receber cerca de R$ 500 milhões em repasses do Valor Anual por Aluno Resultado, reforçando a importância de estratégias de gestão orientadas por dados.

Anderson Correia solicita reestruturação da Central de Ambulâncias de Caruaru

O vereador e pré-candidato a deputado estadual Anderson Correia (PP/UP) apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Caruaru solicitando à Prefeitura a reestruturação completa da Central de Transporte de Ambulâncias do município. O pedido inclui a aquisição de novos veículos, manutenção da frota existente, contratação de novos profissionais, melhoria nas condições de trabalho dos motoristas e vistoria periódica nos veículos para assegurar o pleno funcionamento do serviço e evitar riscos à saúde e à integridade dos usuários.

Para Correia, a Central de Ambulâncias desempenha um papel essencial no atendimento à população, garantindo o transporte seguro e ágil de pacientes em situações de urgência, emergência e tratamentos contínuos. O parlamentar enfatizou a importância de manter os veículos em perfeitas condições de uso e de valorizar os servidores que atuam diretamente nesse serviço.

“É fundamental oferecer uma estrutura adequada e um ambiente de trabalho de qualidade aos profissionais que conduzem as ambulâncias. Modernizar essa central, atuar de forma preventiva e garantir a segurança são fatores essenciais para a eficiência e o bom funcionamento do serviço, que deve estar sempre pronto para atender a população com agilidade e excelência”, destacou Correia.

Secretaria de Articulação Política participa da entrega de 88 óculos para alunos da Vila Rafael, na Zona Rural de Caruaru

A Secretaria de Articulação Política (SAP) participou, nesta terça-feira (21), da entrega de 88 óculos para alunos da rede municipal de ensino da Vila Rafael, na Zona Rural de Caruaru.

O secretário de Articulação Política, Anderson Luiz, esteve presente na ação e reforçou o compromisso da gestão municipal com as comunidades rurais. Segundo ele, a integração entre as secretarias é essencial para garantir que programas como este cheguem a quem mais precisa.

“O que vivemos hoje na comunidade Rafael representa uma mudança concreta na vida das famílias da zona rural. Esta era uma região historicamente esquecida, mas agora recebe investimentos que valorizam as pessoas e asseguram direitos. Iniciativas como o ‘Aprender com Saúde’ demonstram que a gestão municipal está presente, ouvindo e cuidando de quem mais precisa. Seguiremos trabalhando para que cada vez mais ações cheguem às comunidades rurais, fortalecendo a educação, a saúde e a qualidade de vida”, afirmou Anderson Luiz.

De paciente a nutricionista oncológica: Maria Albuquerque transforma sua luta contra o câncer em missão de vida

Após vencer o câncer de mama, profissional de Caruaru atua para ajudar outras mulheres a enfrentarem o tratamento com mais força, fé e alimentação saudável

Durante o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, histórias como a de Maria Albuquerque, de Caruaru (PE), mostram o poder da superação e da transformação através do conhecimento.

Diagnosticada com câncer de mama há alguns anos, Maria viveu de perto os desafios físicos e emocionais do tratamento. Foi nesse período que ela descobriu, na alimentação, uma aliada poderosa para enfrentar os efeitos colaterais, fortalecer o corpo e resgatar o bem-estar.

“Enquanto lutava contra a doença, percebi que a nutrição era uma ferramenta essencial para o cuidado integral. Decidi estudar e transformar minha dor em propósito”, conta Maria. Mesmo durante a quimioterapia, ela iniciou a graduação em Nutrição e, hoje, já formada, se especializa em Nutrição Oncológica, área que une ciência e sensibilidade para oferecer mais qualidade de vida a quem enfrenta o câncer.

Recentemente, Maria participou do CINO – Congresso Internacional de Nutrição Oncológica, em Salvador (BA), um dos maiores eventos do país na área, e voltou repleta de novos aprendizados. “O congresso foi puro aprendizado e inspiração, cada palestra me trouxe novos olhares para o cuidado nutricional ao paciente oncológico e à ciência”, destaca.

A profissional explica que o papel do nutricionista oncológico vai muito além da dieta. “No pré-tratamento, o foco é preparar o organismo; durante o tratamento, amenizar os sintomas e preservar o peso corporal; e no pós-tratamento, restaurar a vitalidade. Dois fatores muito importantes são a manutenção da massa muscular e a minimização dos efeitos colaterais de todo o tratamento. Cada etapa pede um olhar específico”, detalha.

Mais do que uma nova profissão, Maria encontrou uma missão. “Hoje, meu objetivo é acolher e orientar pacientes oncológicos para que enfrentem essa fase com leveza, sabedoria e esperança.”

E uma frase que Maria sempre costuma dizer, e que resume sua jornada com profundidade, é: “Ao descobrir um câncer, vá. Vá com você, vá com medo, vá com fé… só siga. A nutrição não me curou, a nutrição me salvou.”

Serviço:

Maria Albuquerque – Nutricionista Oncológica (Caruaru-PE)

Atendimentos presenciais e online

Instagram: @maria.nutionco – www.instagram.com/maria.nutionco

Cerca de 1.500 aparelhos celulares devolvidos a vítimas de roubo, furto ou extravio em todo o Estado

Nesta terça-feira (21), a Polícia Civil de Pernambuco realiza um mutirão para a devolução de aproximadamente 1.500 aparelhos recuperados, garantindo que retornem aos seus legítimos proprietários. A iniciativa faz parte do Programa Recupera, que, em conjunto com o Programa Alerta Celular, facilita a identificação e devolução dos dispositivos localizados após ações policiais.

O funcionamento do Programa Recupera é simples: com base no número de IMEI e nas informações registradas nos boletins de ocorrência, a Polícia Civil consegue rastrear onde e por quem o celular está sendo utilizado. Quando o aparelho é identificado, a pessoa que está com ele recebe uma mensagem via WhatsApp, informando que se trata de um produto roubado e orientando a comparecer, de forma espontânea, à delegacia indicada para realizar a devolução.

Dessa forma, as forças de segurança atuam de maneira integrada em duas frentes: a PMPE segue realizando abordagens durante as rondas ostensivas nas ruas, verificando se o celular tem registro de furto ou roubo no Sistema Alerta Celular; e a PCPE faz o cruzamento de dados que possibilita a recuperação dos aparelhos. O foco principal é ampliar o número de devoluções de aparelhos e restringir o comércio ilegal de celulares em Pernambuco.

A Polícia Civil reforça que os contatos realizados no âmbito do Programa Recupera são feitos exclusivamente por meio de mensagens claras, diretas e seguras. O objetivo é apenas orientar sobre a devolução do aparelho, sem qualquer solicitação de dados sigilosos.

“A Polícia Civil, em nenhuma hipótese, solicita dados pessoais, bancários ou informações sigilosas por meio do WhatsApp, redes sociais ou e-mail. Caso receba qualquer mensagem de um suposto policial civil, a orientação é: não forneça dados sensíveis, não realize transações financeiras e não clique em links que redirecionem a sites, aplicativos ou formulários externos. A conduta correta é procurar diretamente a delegacia para regularizar a situação”, reforça a delegada Kelly Luna, diretora adjunta da Diretoria Integrada Metropolitana (DIM/PCPE).

Pela primeira vez, Alunos de Amaraji participam do REC’n’Play em Recife e vivenciam experiências com tecnologia e inovação

Na última sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Educação de Amaraji proporcionou aos alunos selecionados dos nonos anos uma experiência única de aprendizado no REC’n’Play, um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e economia criativa do Nordeste, realizado no Recife. A iniciativa foi direcionada aos estudantes que se destacaram nos aulões promovidos aos sábados pela rede municipal de ensino.

O passeio educativo teve como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos e aproximá-los das novas tecnologias, estimulando o interesse por áreas como ciência, inovação e empreendedorismo. Os jovens puderam conhecer de perto experiências interativas e palestras sobre o futuro digital, vivenciando na prática o impacto da tecnologia no cotidiano.

“O nosso compromisso é incentivar cada vez mais os estudantes a sonharem alto, a buscarem novos horizontes e acreditarem na força da educação como instrumento de transformação. Ver o brilho nos olhos desses jovens diante de tantas oportunidades é a maior recompensa do nosso trabalho”, afirmou o prefeito Araújo.

“A seleção dos participantes foi feita com base no desempenho e na dedicação dos estudantes durante os aulões de reforço realizados pela Secretaria Municipal de Educação. A ação reforça o compromisso da gestão em valorizar o esforço dos alunos e oferecer experiências que complementem o aprendizado em sala de aula”, frisou a secretária de Educação, Maria Tereza.

Alepe celebra 190 anos com seminário e lançamento do podcast “Sagas Pernambucanas

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) comemora 190 anos de fundação com uma programação especial que une história, cultura e cidadania. O ponto alto das celebrações será o seminário “Alepe 190 Anos: História, Cidadania e Representação na Casa do Povo Pernambucano”, no próximo dia 23, das 8h às 12h30, no Auditório Sérgio Guerra. No mesmo dia, será lançada a nova série do podcast narrativo “Sagas Pernambucanas”, produzido pela Rádio Alepe, que resgata a trajetória de heróis locais e revisita os 200 anos da Confederação do Equador, um dos movimentos mais marcantes da história política brasileira.

Aberto ao público, o evento reunirá historiadores, professores, jornalistas, estudantes, instituições de memória e parlamentares, promovendo um diálogo sobre os caminhos da representação política e o papel do Legislativo na formação da cidadania. A programação contará, ainda, com a mesa redonda “Do Império à República: O Legislativo Pernambucano e os Caminhos da Democracia”, sobre as transformações da Alepe ao longo dos séculos e sua relação com as demandas sociais.

A palestra será proferida pela doutora em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Suzana Cavani. O debate será mediado pela doutora em História da Universidade Federal Fluminense, a pesquisadora Lídia Rafaela dos Santos, que também é professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Sagas Pernambucanas
O evento terá como palestrantes o pesquisador George Cabral, doutor em História pela Universidade de Salamanca e professor titular da UFPE; e Marcus Carvalho, professor titular de História do Brasil na UFPE. Também serão palestrantes Dirceu Salviano Marroquim, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e integrante do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP); e Marcelo Casseb, professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE) e Doutor e Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB).

Para o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo de Pernambuco, Airton Paes, a celebração dos 190 anos da Alepe é mais do que uma data histórica. “É um convite à reflexão sobre o papel do Legislativo na construção da cidadania. Reuniremos vozes que ajudam a contar essa trajetória e a projetar os próximos capítulos da nossa Democracia. Com o podcast Sagas Pernambucanas, revisitaremos episódios marcantes, valorizando os atores locais e fortalecendo o vínculo entre memória, identidade e participação política”, enfatizou Paes.

Podcast
O lançamento do podcast está previsto para às 11h20, seguido de um círculo de conversas sobre a Confederação do Equador e sua implicação para a história política brasileira A primeira temporada do podcast traz episódios decisivos da história do país, com destaque para a atuação de Frei Caneca e Manuel de Carvalho Paes de Andrade, líderes da insurreição de 1824 contra o centralismo do Império de Dom Pedro I.

A produção é o primeiro podcast narrativo criado por uma assembleia legislativa no Brasil. Idealizado pelo jornalista André Zahar, que divide a locução com Clarissa Falbo, o projeto contou com ampla pesquisa realizada na Biblioteca da Alepe e em acervos históricos. “Foi interessante descobrir o quanto os temas de 200 anos atrás seguem em disputa. A Confederação do Equador traz posições avançadas, que iluminam debates atuais sobre desigualdades regionais, defesa da ordem constitucional e repúdio ao autoritarismo”, afirma Zahar.

Para o presidente da Alepe, deputado Alvaro Porto a história de 190 anos da Alepe mostra a responsabilidade da Casa Joaquim Nabuco com o destino dos pernambucanos e pernambucanas. “Sempre trabalhamos para servir a população, levando direitos e garantias. A Assembleia de Pernambuco sempre será uma Casa que, além dos papéis de legislar e fiscalizar, acolherá anseios, assegurará direitos e viabilizará as conquistas da população pernambucana”, destacou.

Segundo o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, “Comemorar os 190 anos da Alepe é um momento oportuno para reafirmar o papel do Legislativo como um dos pilares da democracia. Nesta data, realçamos o compromisso da instituição com a defesa de uma sociedade justa, livre e solidária. Os que passaram pela Casa de Joaquim Nabuco são parlamentares corajosos e que, com bravura, deram vez e voz aos pernambucanos”, ressaltou.

Luta e resistência

A Confederação do Equador foi um marco de resistência ao centralismo imperial e consolidou ideias republicanas e federalistas no Brasil. Mobilizando lideranças locais, intelectuais e militares, o movimento de 1824 reivindicava maior autonomia política e econômica para as províncias, defendendo princípios como constitucionalismo, separação de poderes e liberdade civil. Embora duramente reprimida, a revolta deixou um legado de luta democrática que ecoa até hoje.

Serviço:

Seminário de comemoração dos 190 anos da Alepe

Programação:
Mesa Redonda – Do Império à República: O Legislativo Pernambucano e os Caminhos da Cidadania

Lançamento do podcast e Círculo de Conversa – Sagas Pernambucanas: O Parlamento em Novas Narrativas

Data e horário: 23 de outubro, das 8h às 12h30

Local: Auditório Sérgio Guerra (sede da Alepe), Rua da União, Boa Vista