Em Xangai, governadora Raquel Lyra abre relações entre Pernambuco e o maior porto do mundo em movimentação de contêineres*

Comitiva pernambucana promoveu o Porto de Suape como hub de movimentação e exportações

A governadora Raquel visitou, nesta terça-feira (21), o Porto de Xangai, o maior do mundo em movimentação de contêineres. Acompanhada da comitiva, a gestora apresentou os potenciais do Complexo Industrial do Porto de Suape, destacando a oportunidade estratégica e os diferenciais competitivos em relação ao Brasil e à América Latina. Atualmente, o Porto de Xangai é o principal hub logístico global e se conecta a mais de 700 portos em mais de 200 países.

“Tivemos hoje a oportunidade de apresentar a infraestrutura e os números do Porto de Suape, iniciando as relações com o Porto de Xangai, que hoje opera mais de 350 rotas internacionais de carga. Sem dúvida, essa foi uma rica troca de experiências para atrair mais investimentos para Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, uma das metas da missão é conseguir estabelecer uma rota fixa entre Pernambuco e China. “O Porto de Xangai integra várias cadeias produtivas da China, sobretudo a automotiva. Conhecemos, hoje, o maior operador logístico automotivo do mundo e abrimos a possibilidade de um pacto de irmandade entre nossos portos para atrair linhas permanentes daqui da China para o porto de Suape”, disse.

Durante a agenda, a comitiva pernambucana conheceu alguns setores do Porto e também se reuniu com representantes da Haitong Logística, no maior terminal de carga e descarga de automóveis da China, localizado no Porto de Xangai.

*NEGÓCIOS* – Ao longo do dia, a chefe do Executivo estadual realizou reuniões com empresas dos setores de energia e logística, além de companhias aéreas, discutindo a possibilidade da produção do SAF, o combustível sustentável para aeronaves, a partir da biomassa em Pernambuco.

*MISSÃO* – Cumprindo missão internacional, a governadora continua em Xangai até o dia 22 de outubro. De 23 a 28 de outubro, a gestora segue para a Dinamarca, onde irá cumprir agendas em Copenhague e Sønderborg. O objetivo das agendas nos dois países é fortalecer parcerias já consolidadas e atrair novos investimentos para Pernambuco.

A agenda no Porto de Xangai foi acompanhada pelo embaixador Augusto Pestana, cônsul-geral do Brasil em Xangai e a equipe técnica do Consulado. Integram a comitiva do Governo de Pernambuco os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

Fotos: Divulgação.

Programa Amigos de Noronha é criado para apoiar melhorias e conservação em espaços públicos

A Administração de Fernando de Noronha instituiu, por meio do Decreto Distrital nº 002/2025, o Programa Amigos de Noronha, iniciativa que tem como objetivo promover ações de manutenção e aperfeiçoamento das estruturas físicas, instalações e mobiliários urbanos da ilha, inclusive a conservação dos bens que integram seu patrimônio histórico-cultural, neste caso após anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O programa permitirá que pessoas físicas, empresas e instituições civis, com ou sem fins econômicos, realizem doações de bens, materiais e serviços em prol do arquipélago, sem ônus financeiro para o poder público. As parcerias poderão contemplar desde melhorias em equipamentos públicos e alojamentos funcionais até a doação de insumos hospitalares, materiais de construção e serviços técnicos especializados.

De acordo com o decreto, todas as doações deverão seguir os procedimentos previstos na Lei Federal nº 14.133/2021 (Lei de Licitações), garantindo transparência e legalidade. Os Termos de Doação serão publicados no Diário Oficial do Estado e supervisionados pelas superintendências competentes da autarquia

O administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, destacou que o programa representa um avanço na construção de uma gestão mais participativa e sustentável.

“O Amigos de Noronha é uma forma de envolver a sociedade civil, empresas e instituições no cuidado do nosso território. A ideia é que todos possam contribuir com ações que fortaleçam a infraestrutura, os serviços e a preservação do meio ambiente, sem custos para o poder público”, afirmou.

Os doadores participantes receberão o selo oficial Amigos de Noronha, que poderá ser utilizado em seus canais de comunicação e estabelecimentos comerciais pelo período de cinco anos, como forma de reconhecimento pelo apoio ao desenvolvimento sustentável da ilha.

DermoSpa Vacinas é um novo espaço dedicado ao cuidado e à prevenção em Caruaru

A DermoSpa, clínica de saúde e bem-estar, já muito bem conceituada, agora conta com a DermoSpa Vacinas. O novo espaço chega para reforçar o compromisso da DermoSpa com o bem-estar, oferecendo atendimento personalizado, ambiente moderno e acolhedor, pensado para proporcionar conforto e confiança a todos os públicos.

Com uma sala especialmente preparada para as crianças, cada detalhe foi idealizado para garantir uma experiência tranquila e positiva, transformando a vacinação em um gesto de cuidado e carinho.

A DermoSpa Vacinas oferece imunizações para gestantes, crianças, adultos e idosos, incluindo: Herpes Zóster; Pneumo 20; Dengue e muitas outras opções de vacinas.

A DermoSpa está localizada na Rua Gonçalves Lêdo, 151, bairro Maurício de Nassau, Caruaru. Outras informações e agendamentos: (81) 99914-9526. Acesse e siga no Instagram: @dermospa_vacinas

Porque prevenção é cuidado, e cuidado é saúde!

Caruaru City pega o América no domingo, por vaga na final do Pernambucano

A Federação Pernambucana de Futebol marcou para o próximo domingo (26) o duelo entre Caruaru City x América, válido pela semifinal do Campeonato Pernambucano da Série A2. As equipes se enfrentam em jogo único, na Arena de Pernambuco, às 15h, por uma vaga na grande final da competição. Neste ano, apenas o campeão garante vaga na primeira divisão em 2026.

O Caruaru City chega para a decisão com seis partidas de invencibilidade. O Leopardo venceu o Águia no último sábado, em Caruaru, por 2×1, e garantiu a classificação em segundo lugar no grupo A. A campanha do Clube na primeira fase do estadual soma 8 jogos, com 3 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota.

Além da vaga na final e a possibilidade de título, o Caruaru City joga com a missão de manter a cidade de Caruaru no grupo dos principais clubes do futebol pernambucano em 2026. Sem vaga garantida na primeira divisão do próximo ano, Caruaru poderá ficar sem representante depois de mais de 60 anos seguidos.

O Caruaru City, que foi o único caruaruense no Campeonato Pernambucano Série A1 de 2022, vai lutar para voltar a ter a honrosa incumbência de liderar a força do futebol da Capital do Agreste na próxima temporada.

Foto: Rafael Vieira/FPF

Pernambuco recebe I Encontro Pernambucano de Comunicação em Saúde e o II Encontro Nacional de Comunicadores do SUS

Pernambuco vai receber, nos dias 10 e 11 de novembro de 2025, o I Encontro Pernambucano de Comunicação em Saúde e o II Encontro Nacional de Comunicadores do SUS. A programação, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ocorre a partir das 9h, no Museu Cais do Sertão, no Recife. Os interessados já podem se inscrever e também enviar suas experiências exitosas para apresentação no evento pelo link: http://bit.ly/46IWTVZ Já o ingresso para os dois dias de apresentação pode ser retirado através do Sympla: http://bit.ly/4q9bYHS

Durante dois dias, o evento reunirá especialistas e profissionais de referência para discutir temas fundamentais à inovação, à ética e à gestão da informação em saúde. Serão abordados os seguintes painéis temáticos: RNDS e Inteligência Artificial na Saúde, com Rodrigo Brennand e Álvaro Freitas; Gestão de Crise em Saúde Pública, com Eduardo Bezerra e Henrique Mabuze; Fake News e novas tecnologias na era digital: impactos na saúde, com Fernando Sales (Porto Digital) e Marília Eutimia (Telessaúde); e, por fim, LGPD: Informação Pública x Informação Privada.

“O encontro reforça a importância da comunicação como uma ferramenta estratégica na construção de políticas públicas de saúde mais transparentes, acessíveis e participativas. É um momento de troca e fortalecimento da rede de comunicadores do SUS em todo o país”, destaca a superintendente de comunicação, Joelli Azevedo.

Romero Sales Filho celebra inauguração do Senai Park em Suape: “Um marco para o desenvolvimento de Ipojuca e de Pernambuco”

Deputado afirma que espaço é um celeiro de oportunidades com base nas tecnologias do futuro

Otimista em relação ao crescimento econômico do Estado e ao desenvolvimento industrial de Ipojuca, o deputado estadual Romero Sales Filho celebrou, nesta segunda-feira (20), a inauguração do Senai Park, novo centro de inovação e tecnologia instalado no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca. O espaço é voltado à pesquisa, capacitação profissional e desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à indústria 4.0, consolidando Suape como um dos polos mais modernos do país em inovação industrial.

O empreendimento foi construído pelo Sistema FIEPE/SENAI e conta com apoio do Governo de Pernambuco, consolidando uma nova fase para a integração entre indústria, educação e desenvolvimento sustentável. Durante o evento, Romero Sales Filho destacou a importância do empreendimento para a geração de oportunidades e o fortalecimento da economia local.

“O Senai Park representa um avanço extraordinário para Ipojuca e para Pernambuco. É um investimento que une tecnologia, educação e desenvolvimento, abrindo caminho para novas oportunidades de emprego e para o fortalecimento da indústria regional. Vivemos um novo ciclo, que traz de volta aquele sentimento de esperança e oportunidade”, afirma, acrescentando: “Com o Hub de Hidrogênio, instalado no terreno doado pela então prefeita Célia Sales, celebramos não apenas a inovação tecnológica, mas também a continuidade de uma vocação: a de fazer de Ipojuca e Pernambuco um grande celeiro de oportunidades, agora não mais apenas no chão de fábrica, mas nas novas tecnologias do futuro, nas energias limpas e no conhecimento que transforma”.

Instalado em uma área estratégica dentro do Complexo de Suape, o Senai Park foi concebido para fomentar a pesquisa aplicada, a inovação aberta e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para os diversos segmentos industriais presentes no território. O empreendimento vai abrigar laboratórios de alta tecnologia, ambientes de simulação industrial e núcleos de desenvolvimento voltados para setores como energia, petróleo e gás, logística, alimentos e bebidas, e indústria química.

Romero Sales Filho reforçou ainda que o novo centro é um símbolo do potencial de Ipojuca como polo de inovação e de transformação produtiva. “Esse é mais um passo na consolidação de Suape como motor do desenvolvimento pernambucano. Este parque renova a esperança no coração de muitos de que o tempo de prosperidade, de oportunidade, de pleno emprego volte a florescer em Ipojuca e em Pernambuco. E que Deus abençoe esse novo ciclo e que nosso povo pernambucano também seja abençoado”, concluiu

Em reunião com empresas chinesas, governadora Raquel Lyra destaca papel estratégico do Porto de Suape e fortalece diálogo com a Embaixada do Brasil na China

Dando continuidade às agendas em Pequim, na China, a governadora Raquel Lyra apresentou as oportunidades de novos negócios em Pernambuco para três grandes empresas. As reuniões ocorreram com a China Blue Chemical, maior fabricante estatal de fertilizantes nitrogenados da China e produtora de combustíveis sustentáveis; a Chimbusco do grupo Cosco Shipping, uma das maiores empresas de navegação do mundo; e a COFCO, uma das maiores empresas de processamento de alimentos da China. No final da manhã, a gestora foi recebida pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão para fortalecer o diálogo entre China e Pernambuco.

“Estivemos com três grandes empresas para apresentar Pernambuco e destacar a melhoria no ambiente econômico no Estado. Duas dessas companhias já têm negócios no Brasil e pretendem expandir. Então promovemos nossos potenciais para atrair futuros investimentos e diversificar a pauta exportadora de Pernambuco por meio de novas indústrias que agreguem valor à produção local. Apresentamos os modelos já consolidados e bem-sucedidos de negócio desenvolvido em parceria com a European Energy e a Maersk, destacando Suape como hub logístico e de e-combustíveis”, destacou Raquel Lyra.

Interessados em conhecer melhor a infraestrutura do Complexo Industrial Portuário de Suape, os dirigentes da Chimbusco agendaram uma visita para o mês de dezembro. Os empresários destacaram a possibilidade de abertura de novas rotas para a produção de combustíveis e fertilizantes sustentáveis no Estado.

Ainda tendo como pauta a eficiência energética, os representantes da China Blue Chemical demonstraram interesse em expandir os negócios que já têm no Brasil, ampliando o portfólio de energia renovável competitiva.

“O objetivo desses encontros bilaterais foi avançar nos diálogos com as empresas para que conheçam melhor Pernambuco e o Porto de Suape, garantindo futuras parcerias”, pontuou o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.

À tarde, a comitiva pernambucana foi recebida na sede da COFCO (China Oil and Foodstuffs Corporation), em Pequim. Na ocasião, a gestora destacou a melhoria do cenário de negócios do estado, inclusive no setor sucroalcoleiro, bem como o potencial logístico de Suape. Na pauta esteve a ampliação das exportações e a possibilidade de melhoria do processo produtivo do açúcar.

EMBAIXADA – A comitiva liderada pela gestora ainda foi recebida pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Bezerra Abbott Galvão, na sede da Embaixada, em Pequim. Na ocasião, foram apresentadas as perspectivas de atração de investimentos que foram desenhadas durante a missão internacional, e destacado o papel estratégico da embaixada no fortalecimento do diálogo entre Pernambuco e a China.

Participaram das agendas os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), além das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

Em Xangai, governadora Raquel Lyra abre relações entre Pernambuco e o maior porto do mundo em movimentação de contêineres

A governadora Raquel visitou, nesta terça-feira (21), o Porto de Xangai, o maior do mundo em movimentação de contêineres. Acompanhada da comitiva, a gestora apresentou os potenciais do Complexo Industrial do Porto de Suape, destacando a oportunidade estratégica e os diferenciais competitivos em relação ao Brasil e à América Latina. Atualmente, o Porto de Xangai é o principal hub logístico global e se conecta a mais de 700 portos em mais de 200 países.

“Tivemos hoje a oportunidade de apresentar a infraestrutura e os números do Porto de Suape, iniciando as relações com o Porto de Xangai, que hoje opera mais de 350 rotas internacionais de carga. Sem dúvida, essa foi uma rica troca de experiências para atrair mais investimentos para Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, uma das metas da missão é conseguir estabelecer uma rota fixa entre Pernambuco e China. “O Porto de Xangai integra várias cadeias produtivas da China, sobretudo a automotiva. Conhecemos, hoje, o maior operador logístico automotivo do mundo e abrimos a possibilidade de um pacto de irmandade entre nossos portos para atrair linhas permanentes daqui da China para o porto de Suape”, disse.

Durante a agenda, a comitiva pernambucana conheceu alguns setores do Porto e também se reuniu com representantes da Haitong Logística, no maior terminal de carga e descarga de automóveis da China, localizado no Porto de Xangai.

NEGÓCIOS – Ao longo do dia, a chefe do Executivo estadual realizou reuniões com empresas dos setores de energia e logística, além de companhias aéreas, discutindo a possibilidade da produção do SAF, o combustível sustentável para aeronaves, a partir da biomassa em Pernambuco.

MISSÃO – Cumprindo missão internacional, a governadora continua em Xangai até o dia 22 de outubro. De 23 a 28 de outubro, a gestora segue para a Dinamarca, onde irá cumprir agendas em Copenhague e Sønderborg. O objetivo das agendas nos dois países é fortalecer parcerias já consolidadas e atrair novos investimentos para Pernambuco.

A agenda no Porto de Xangai foi acompanhada pelo embaixador Augusto Pestana, cônsul-geral do Brasil em Xangai e a equipe técnica do Consulado. Integram a comitiva do Governo de Pernambuco os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

Fotos: Divulgação.

Reforma Tributária e os impactos da Inteligência artificial serão debatidos no Seminário de Contabilidade em Pernambuco  nesta terça-feira (21)

A contabilidade dialoga com a cultura, a inovação e as ideias que inspiram o presente e o futuro. Esse é o resumo do que vai acontecer nas mais de 8 horas de programação do Seminário de Contabilidade em Pernambuco, um evento que vai acontecer nesta terça-feira (21), das 13h às 21h, no auditório do Mar Hotel, em Boa Viagem. Promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), o evento este ano vem com o tema “Vivendo a Contabilidade Pernambucana: tradição que valoriza, inovação que transforma”.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco – CRCPE, Roberto Nascimento, abre a programação a partir de uma da tarde para um público de 1.200 pessoas, entre as inscrições presenciais e virtuais. Assuntos como Reforma Tributária e os impactos da Inteligência artificial serão muito debatidos.

Na programação do Seminário de Contabilidade em Pernambuco, a palestra “As presunções fiscais na reforma tributária sobre o consumo: alterações e novas perspectivas” vai trazer informações e análises essenciais para entender as mudanças e impactos no cenário tributário.

Já a palestra “Além dos Números: O Equilíbrio entre Informações Financeiras e Não Financeiras na Criação de Valor Público” vai apresentar reflexões sobre como alinhar dados financeiros e não financeiros para gerar resultados mais sustentáveis e relevantes para a sociedade.

Mas também são conteúdos fora do contexto contábil que estão atraindo o público curioso em saber como o poeta e escritor Toinho Alves vai fazer a  Relação dos Pífanos e o Livro Caixa. Ele é um dos mais conhecidos repentistas pernambucanos e consegue combinar arte, educação e tradição oral em sua obra.

Outros convidados especiais são o engenheiro e doutor em Ciência da Computação, Silvio Meira. Fundador do CESAR e do Porto Digital, atua como presidente do conselho de administração do parque tecnológico, Meira vai falar sobre “O Impacto da Inteligência Artificial no Trabalho de Conhecimento”.

No meio da programação, vai ter um momento lúdico com a banda de Mariane Bigio, apresentando o espetáculo: “Um Exagero de Contabilidade”. E no final de tudo, o filósofo e escritor de 54 livros com edições no Brasil e no exterior, Mário Sérgio Cortella faz o fechamento do Seminário: Da Oportunidade ao Êxito! Uma oportunidade de conhecimento completa.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

13h – Abertura oficial

13h15 – Palavra do Presidente do CRCPE – Roberto Nascimento

13h30 – Palestra: O Impacto da Inteligência Artificial no Trabalho de Conhecimento – Sílvio Meira

14h30 – Apresentação: A Relação dos Pífanos e o Livro Caixa – Poeta e Repentista Toinho Mendes

15h – Palestra: Reforma Tributária e Novidades do Departamento Pessoal – contadoras Emanuela de Paula e Lielda Amaral

15h45 – Coffee Break

16h – Palestra: As presunções fiscais na reforma tributária sobre o consumo: alterações e novas perspectivas – Eduardo Amorim, Ana Luiza Leite, Fábio Lima e convidados

17h – Palestra: Reforma Tributária: IBS e CBS nas NF-e – Márcio Balducci

17h45 – Espetáculo: Um Exagero de Contabilidade – Mariane Bigio, convidados e banda

18h15 – Palestra: Além dos Números: O Equilíbrio entre Informações Financeiras e Não Financeiras na Criação de Valor Público – João Eudes, Joaquim Liberalquino e Cacilda Soares

19h30 – Palestra: Da Oportunidade ao Êxito! – Mario Sergio Cortella

 

SERVIÇO:

 

QUANDO? 21 de outubro de 2025

ONDE? Mar Hotel Recife | Evento Híbrido

QUE HORAS? 13h às 21h

OUTRAS INFORMAÇÕES: seminario.crcpe.org.br

 

AP 2694: STF retoma nesta terça (21) julgamento do Núcleo 4 da tentativa de golpe de Estado

Foto do prédio anexo do STF. Fachada arredondada e espelhada com janelas verticais.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, às 9h desta terça-feira (21), o julgamento da Ação Penal (AP) 2694, relativa ao Núcleo 4 da tentativa de golpe de Estado. O núcleo é integrado por sete réus acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de espalhar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e atacar instituições e autoridades.

Na última terça-feira (14), o relator, ministro Alexandre de Moraes, leu o relatório (resumo do caso), e tanto a PGR quanto as defesas apresentaram suas manifestações. Na retomada do julgamento, após a abertura da sessão pelo presidente da Turma, ministro Flávio Dino, o ministro Alexandre proferirá seu voto, no qual analisará os fatos, as provas e os argumentos e se pronunciará pela condenação ou pela absolvição de cada réu.

Conforme o Regimento Interno do STF, os demais integrantes da Turma votam em ordem crescente de antiguidade no Tribunal, ficando por último o presidente da Turma. Assim, após o relator, votam os ministros Cristiano Zanin e Luiz Fux, a ministra Cármen Lúcia e, por fim, o ministro Flávio Dino.

Sessões

Nesta terça (21), haverá sessões pela manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 19h. Na quarta-feira (22), está marcada uma sessão das 9h às 12h.

Réus

Os réus do Núcleo 4 são:

. Ailton Moraes Barros (ex-major do Exército);
. Ângelo Denicoli (major da reserva do Exército);
. Carlos Cesar Moretzsohn Rocha (presidente do Instituto Voto Legal);
. Giancarlo Rodrigues (subtenente do Exército);
. Guilherme Almeida (tenente-coronel do Exército);
. Marcelo Bormevet (agente da Polícia Federal); e
. Reginaldo Abreu (coronel do Exército).

Segundo a denúncia, eles seriam responsáveis por espalhar notícias falsas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas e atacar instituições e autoridades. Todos respondem por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.