DataTrends inicia ciclo de pesquisas para as Eleições 2026 com foco inicial no Nordeste

Após atingir 94% de acerto nas eleições municipais de 2024, o DataTrends se prepara para um novo ciclo de levantamentos de olho nas Eleições 2026, com pesquisas para governador, senador e presidente em todo o país. O ponto de partida será o Nordeste, onde a primeira sondagem medirá o cenário político em Alagoas.

A divulgação da pesquisa está marcada para a próxima segunda-feira e será realizada por um pool de blogs e portais de notícias que têm se destacado na cobertura política regional. Entre eles, estão Alberes Xavier, Edmar Lyra, Finfa, Silvinho, FalaPE e Giro Mata Norte, além de outros parceiros de comunicação nos demais estados do Nordeste, que também participarão da divulgação dos próximos levantamentos.

Mantendo a proposta que marcou sua atuação nas eleições passadas, o DataTrends seguirá com a missão de democratizar o acesso a dados eleitorais, oferecendo análises amplas e metodologicamente sólidas sobre as disputas que se desenham para 2026. O instituto pretende expandir sua cobertura para todas as unidades da federação, consolidando-se como uma das principais referências em pesquisa política no Brasil.

Vereador Júnior Letal busca melhorias no sistema de carga e descarga da Feira de Caruaru

O vereador Júnior Letal esteve reunido com Manoel Júnior, diretor de Feiras de Caruaru, para tratar de assuntos fundamentais relacionados ao sistema de carga e descarga de mercadorias na Feira de Caruaru — um tema que impacta diretamente o dia a dia dos comerciantes e trabalhadores que fazem essa tradicional feira acontecer.

Durante a conversa, foram discutidos melhorias na organização do fluxo de entrada e saída de caminhões, horários de entrega e medidas que possam agilizar e facilitar o trabalho dos feirantes, sem comprometer a segurança e a mobilidade do local.

Segundo o vereador Júnior Letal, “é através do diálogo e do alinhamento com as pessoas que vivem a realidade da feira que conseguimos construir soluções práticas e eficientes. O objetivo é garantir melhores condições para quem trabalha duro todos os dias levando sustento para suas famílias e movimentando a economia de Caruaru.”

O encontro reforça o compromisso do vereador em ouvir, planejar e agir junto aos órgãos municipais, buscando sempre o avanço da feira mais tradicional do Nordeste e o bem-estar dos comerciantes e consumidores caruaruenses.

Inscrições para o Vestibular Asces-Unita 2026 encerram nesta terça-feira (21)

Encerram nesta terça-feira (21) as inscrições para o Vestibular Asces-Unita 2026. O processo seletivo é a porta de entrada para quem deseja estudar em uma instituição que alia tradição, excelência acadêmica e compromisso com a formação integral dos estudantes. Avaliando os conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Médio, o vestibular representa o primeiro passo para quem busca uma carreira sólida e uma formação de qualidade.

A Asces-Unita oferece mais de 20 cursos de graduação distribuídos em diversas áreas do conhecimento. Entre as opções estão Medicina, Direito, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Nutrição — formações que se destacam pela excelência acadêmica e pela forte atuação prática na área da saúde e das ciências humanas.

A instituição também conta com cursos nas áreas de gestão, educação e engenharias, como Administração, Ciências Contábeis, História, Pedagogia, Relações Internacionais, Educação Física e as Engenharias Civil, Ambiental, Química e de Produção. Cada curso combina uma base teórica sólida com vivências práticas e uma infraestrutura moderna, garantindo uma formação completa e alinhada às exigências do mercado de trabalho.

A prova será realizada de forma presencial no domingo, 26 de outubro, às 8h. Os candidatos receberão por e-mail todas as informações referentes ao local de aplicação. Para o curso de Medicina, o exame contará com 40 questões objetivas e uma redação. Já para os demais cursos, a avaliação será composta por 20 questões de múltipla escolha e uma redação, abordando conteúdos das principais disciplinas do Ensino Médio.

As inscrições para o curso de Medicina devem ser realizadas mediante o pagamento de uma taxa de R$ 400. Para os demais cursos, a inscrição é gratuita. O link de inscrição pode ser encontrado no site asces.edu.br.

Com mais de 66 anos de história, o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é uma das mais respeitadas instituições de ensino superior do Nordeste. Fundada em 1959, nasceu com o propósito de formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento regional e com a transformação social por meio da educação. Desde então, a Asces-Unita se consolidou como referência em inovação, excelência acadêmica e responsabilidade social, mantendo o compromisso de preparar cidadãos éticos, críticos e prontos para contribuir com a sociedade.

Governo de Pernambuco promove Desafios.Day para desenvolver soluções inovadoras no mapeamento de conflitos agrários

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), realiza, no dia 3 de novembro, mais uma edição do Desafios.Day, evento que conecta ciência e inovação à solução de problemas públicos.

Integrando o Programa Cientista Arretado, o Desafios.Day é promovido pela Usina Pernambucana de Inovação e busca aproximar pesquisadores, empreendedores e gestores públicos, estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios reais da gestão estadual.

Nesta edição, o encontro acontece em parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e tem como foco: “Mapeamento de Conflitos Agrários”. A iniciativa pretende fomentar o uso de ferramentas tecnológicas que contribuam para a prevenção e gestão de conflitos fundiários. O evento será realizado no auditório da Secti, às 14h, no bairro do Recife.

“O Desafios.Day é uma oportunidade de transformar conhecimento científico em impacto social. Ao aproximar a pesquisa das demandas do poder público, fortalecemos a cultura da inovação no Estado e abrimos caminho para soluções que melhoram a vida das pessoas”, destaca a secretária de CT&I de Pernambuco, Mauricélia Montenegro.

Serviço | Desafios.Day – SJDH
“Mapeamento de Conflitos Agrários”
Data: 03 de novembro de 2025
Horário: 14h
Local: Auditório da SECTI, na Rua Vital de Oliveira, nº 32, no Bairro do Recife.

Fundação de Cultura de Caruaru realiza capacitação sobre edital do São João 2026

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, realiza nesta quarta-feira (22), às 19h, uma capacitação voltada aos artistas, produtores e fazedores de cultura interessados em participar do edital do São João 2026. O encontro será realizado no 1º andar da Estação Ferroviária e conduzido por Caroliny Vieira, coordenadora de Cultura e Eventos, e Jô Barbosa, gerente de Projetos Especiais.

A ação tem como objetivo orientar o público sobre o processo de inscrição e o preenchimento das propostas no Mapa Cultural, por meio do qual todo o processo é realizado. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.

As inscrições para o edital do São João de Caruaru 2026 seguem abertas até as 16h59 do dia 16 de novembro, pelo site mapacultural.caruaru.pe.gov.br.

Serviço
Capacitação do edital do São João de Caruaru 2026

Data: Quarta-feira (22)
Horário: 19h
Local: 1º andar da Estação Ferroviária

Prefeitura de Caruaru abre chamamento público para ações e atividades esportivas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, abriu o Chamamento Público de Esportes, destinado à seleção de propostas para o desenvolvimento de ações e atividades esportivas nas modalidades coletiva, individual e paradesporto.

As inscrições seguem abertas até o dia 10 de novembro, às 10h, e devem ser realizadas pelo site www.portal.govgestao.com.br.

De acordo com o secretário executivo de Esportes, Adson Leonel, a iniciativa é uma oportunidade de fortalecer o trabalho de quem promove o esporte na cidade. “O chamamento público amplia a participação de instituições e profissionais que já atuam com o esporte em Caruaru. É uma forma de garantir transparência, fomentar projetos de base e valorizar quem contribui para o desenvolvimento esportivo do município”, destacou.

O edital visa incentivar ações que promovam a prática esportiva, a inclusão social e o fortalecimento das modalidades em diferentes comunidades da cidade.

Prefeitura de Caruaru promoverá vacinação noturna na Via Parque nos dias 21 e 23 de outubro

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará, nos dias 21 e 23 de outubro, uma edição especial da Vacinação Noturna dentro da Campanha de Multivacinação 2025. A ação vai acontecer no Via Parque (em frente ao INSS), das 17h às 20h, facilitando o acesso da população que não consegue buscar os serviços de saúde durante o dia.

A iniciativa tem como foco a atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes e adultos, com a oferta de imunizantes do calendário nacional, incluindo vacinas de rotina e doses de reforço. A vacinação noturna é mais uma estratégia da gestão municipal para ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção contra doenças como poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, tétano, difteria, hepatites e HPV, entre outras.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Tatiane Lino, a ação reforça o compromisso do município em garantir mais oportunidades de acesso à vacinação e fortalecer a prevenção. “A proposta é ampliar o horário de atendimento para facilitar a vida de quem trabalha ou estuda durante o dia, além de incentivar que pais e responsáveis coloquem a vacinação dos filhos em dia”, destacou.

Para se vacinar, é necessário apresentar Cartão SUS ou CPF e o cartão de vacina para conferência das doses pendentes.

Serviço – Vacinação Noturna
Local: Via Parque (em frente ao INSS)
Datas: 21 e 23 de outubro
Horário: 17h às 20h
Documentos: Cartão SUS ou CPF e cartão de vacina.

Em agenda intensa em Pequim, governadora Raquel Lyra apresenta Pernambuco como destino de investimentos da China no Brasil

Iniciando mais um dia de agendas na China, a governadora Raquel Lyra participou, nesta segunda-feira (20), de uma reunião estratégica com o Ministério de Comércio da China (MOFCOM), principal agência governamental chinesa responsável por formular e implementar políticas nas áreas de comércio exterior. A reunião foi realizada na sede do Ministério, em Pequim. A chefe do Executivo estadual ainda foi recebida na Câmara de Comércio da China. Ao lado dos integrantes do governo na missão, a gestora estadual apresentou os potenciais de Pernambuco e reforçou o papel do Estado como um hub logístico para importação e exportação de produtos, abrindo novas rotas entre Brasil e China.

“Nossas agendas de trabalho em Pequim tiveram o objetivo de promover o comércio entre Pernambuco e China, através de importação e exportação dos nossos produtos. Na Câmara de Comércio, nós discutimos sobre alimentos e produtos agrícolas, como uva, manga, proteína animal e açúcar, para que possam ser exportados para a China, que é um grande mercado consumidor e tem o Brasil como parceiro comercial. Ainda estivemos no Ministério do Comércio da China, discutindo sobre a criação de uma rota permanente de comércio. Estamos posicionando Pernambuco no centro do mundo e criando novas conexões para que nosso Estado cresça sem deixar ninguém para trás”, destacou Raquel Lyra.

Na Câmara de Comércio da China, a comitiva pernambucana apresentou o Complexo Industrial e Portuário de Suape como hub logístico para a importação e exportação de produtos chineses e brasileiros. O encontro reforçou o papel de Pernambuco nas relações entre o Brasil e a China para ampliar a inserção internacional do porto no escoamento de produtos para o mundo.

“Tivemos importantes reuniões bilaterais com empresas que têm interesse em investimento no Porto Suape. Empresas das áreas de energia renovável, combustíveis do futuro, logística, assim como no setor agrícola, produção e transporte de grãos. Foram agendas de trabalho muito produtivas que trarão resultados para Pernambuco”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

MISSÃO – A missão internacional do Governo de Pernambuco inclui agendas oficiais na China até o dia 22 de outubro. De 23 a 28, a comitiva segue para a Dinamarca. O objetivo dos encontros com investidores é fortalecer parcerias e atrair investimentos para Pernambuco.

Participaram das agendas os secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e as secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

Foto: Divulgação.

Caruaru Shopping funcionará em horário especial no Dia do Comerciário

Nesta segunda-feira (20/10), em virtude do Dia do Comerciário, as lojas, quiosques e serviços estarão fechados. A Praça de Alimentação e as operações de lazer funcionarão das 11h às 22h; o supermercado, das 8h às 22h, e a academia, das 5h às 23h. O cinema também seguirá com programação normal, de acordo com as sessões.

“O público poderá aproveitar o feriado com diversas opções de lazer, gastronomia e entretenimento”, afirmou o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

O que é bom para os EUA deixou de ser bom para o Brasil

Por Maurício Rands

A formação da civilização brasileira começou enviesada. Foi grande o contingente de africanos escravizados e de indígenas dizimados. Mas essas culturas foram abafadas. Prevaleceu o complexo de colonizado. Valorizaram-se as culturas europeias, a portuguesa, a inglesa e a francesa.  Com o golpe dos positivistas que inaugurou a república, veio a inflexão em direção aos Estados Unidos. Em 1889, o I Congresso Pan-Americano lançou as bases do pan-americanismo para a cooperação entre os países do continente. Naturalmente, sob  a hegemonia americana. Em 1906, sob a liderança de Joaquim Nabuco, nosso primeiro embaixador nos EUA, realizou-se a III Conferência Internacional Americana no Rio de Janeiro, quando se firmou a doutrina de aproximação com os EUA também defendida pelo Barão do Rio Branco. “O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil”, a frase de Juracy Magalhães sintetiza uma política externa de cooperação com os EUA.

Esse alinhamento transcendeu a política externa. Avançou na cultura de nossa civilização. Por aqui o soft power americano foi avassalador. A música de Frank Sinatra, Elvis Presley, Chuck Berry, Jimi Hendrix, Bob Dylan e Michael Jackson. A literaturade Edgar Allan Poe, Emerson, Mark Twain, Faulkner eHemingway. Os feitos esportivos de Jesse Owens, Michael Jordan, Serena Williams, Muhammad Ali e Michael Phelps. As ciências de Thomas Edison, Alan Turing e Chomsky. O direito e a filosofia de Ronald Dworkin e John Rawls. A economia deGalbraith, Friedman, Krugman e Stiglitz. O cinema de Spielberg, Scorsese, Wood Allen, Tarantino e Meryl Streep. A legislação dos direitos civis das décadas de 60 e 70, inclusive as ações afirmativas. A internet e a inteligência artificial. Muita coisa boa, como se vê.

Mas o outro lado da moeda impressiona negativamente. Assim como a deterioração de parte daqueles elementos virtuosos. O american way of life passou a influir negativamente em nossa civilização. Tornou-se sinônimo de um individualismo sem consciência coletiva, incapaz de solidariedade social. Paradigma de consumismo sem consciência ambiental. De desperdício e frustração para a maioria privada de acesso aos bens de luxo. Os endinheirados comprando a segunda residência na Flórida. Muitos deles com o dízimo subtraído dos pobres recém-convertidos ao neopentecostalismo da teologia da prosperidade. A importação dessas religiões evangélicas americanas enriquecendo bispos e pastores. E, ao mesmo tempo, abafando a espontaneidade, sincretismo e alegria do jeito de ser brasileiro que herdamos dos antepassados vindos da África. Os do andar de cima sempre emulando os padrões, gostos e aspirações dos americanos. Como se fosse possível aqui replicá-los. O resultado tem sido um país com muita gente alinhada aos defeitos do grande irmão. Muitas vezes até mesmo diante de agressões como o apoio dos EUA ao regime militar de 1964. Ou,como agora, no episódio em que o ex-presidente, seus filhos e aliados do tipo do governador de São Paulo revelaram-se patriotas da pátria alheia em face do tarifaço e da agressão ao poder judiciário brasileiro.

Diante da conduta autoritária de Donald Trump, o mundo percebeu quão frágil era a democracia americana. Essa fragilidade já se havia desvelado com a eleição de Trump em 2024 mesmo depois de ter instigado a tentativa de golpe do 06 de janeiro no assalto ao Capitólio. O que diriam os brasileiros se o nosso presidente demitisse membros do ministério público euma diretora do Banco Central? E se enviassse tropas federais a cidades governadas por oposicionistas? E se sequestrasse e deportasse imigrantes, interviesse em um canal de tv ou retirasse o financiamento de universidades? E se impusesse tarifas protecionistas contra os demais países com impacto direto em nossa inflação? E se bombardeasse embarcações de outros países em águas internacionais? E se ameaçasse tomar o território de vizinhos? Ou se apoiasse os crimes de guerra de Netanyahu e o assassinato de 67 mil palestinos em Gaza? O que diriam os brasileiros se o nosso sistema de saúde negasseassistência a quem não pode pagar por uma ambulância, um exame ou uma cirurgia? Ou se tivesse um ministro da saúde e um presidente que negam a utilidade das vacinas?

O país mais rico do planeta vai assim perdendo o seu antigo soft power. Os povos vão percebendo que não é atrativo um modelo que nega o multilateralismo e as instituições de cooperação internacional como a ONU. E que não é confiável um país com atitudes supremacistas que se julga legitimado a sempre impor a lei do mais forte. Um país cujos interesses não coincidem com os de nações como a nossa. Seus valores não são os nossos. Ou ao menos não deveriam

ser. O que hoje é bom para os EUA deixou de ser bom para o Brasil.

Maurício Rands, advogado formado pela FDR da UFPE, professor de Direito Constitucional da Unicap, PhD pela Universidade Oxford