INSS suspende programa de redução de fila por falta de verba

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu o programa que pretende reduzir a fila de espera de benefícios como aposentadorias e auxílios. Segundo ofício, assinado pelo presidente do órgão, Gilberto Waller Junior, a falta de recursos no Orçamento é a principal responsável pela interrupção do programa.

No documento, Waller pede a suplementação (remanejamento) de R$ 89,1 milhões do orçamento do Ministério da Previdência para dar continuidade ao Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), que paga bônus de produtividade a servidores e peritos para reduzir a fila de pedidos de benefícios previdenciários.

A medida tem efeito imediato. A interrupção paralisa o principal esforço do governo para reduzir a fila de mais de 2,63 milhões de solicitações, segundo os dados mais recentes, de agosto. Pressionada por uma greve de 235 dias de médicos peritos do INSS, a fila de espera aumenta desde o ano passado.

Segundo o ofício, a suspensão é necessária para evitar “impactos administrativos” caso o programa fosse mantido sem verba garantida.

O ofício determina que:

Novas análises sejam interrompidas;
Tarefas em andamento retornem às filas ordinárias;
Agendamentos do Serviço Social fora do expediente sejam suspensos ou remarcados.

O INSS informou que pediu uma suplementação orçamentária de R$ 89,1 milhões para retomar o programa “o mais breve possível”.

Como funcionava o programa

Criado por medida provisória em abril e transformado em lei em setembro, o PGB paga R$ 68 por processo concluído a servidores e R$ 75 por perícia médica. O bônus é pago a quem ultrapassasse as metas diárias de trabalho, mas o valor total, somando salário e gratificações, não podia ultrapassar o teto do funcionalismo (R$ 46,3 mil).

O PGB substituiu o Plano de Enfrentamento à Fila da Previdência, encerrado em 2024. Originalmente, o programa tem orçamento de R$ 200 milhões para este ano e vai até 31 de dezembro de 2026.

Segundo o próprio INSS, a iniciativa era essencial para reduzir o tempo médio de análise dos pedidos, mas a verba disponível foi totalmente consumida antes do fim do ano.

Fila em alta

Com a suspensão, o governo enfrenta o risco de novo aumento na fila de benefícios. Segundo dados internos, o estoque de pedidos passou de 1,5 milhão em 2023 para 2,6 milhões em agosto de 2025, chegando a 2,7 milhões em março.

O Ministério da Previdência Social havia prometido zerar a fila até o fim do mandato, mas o problema se agravou em meio à escassez de recursos e à lentidão na recomposição orçamentária.

Desafios fiscais

A falta de verba reflete o cenário de restrição fiscal do governo, que busca fechar as contas e atingir um superávit primário de R$ 34,3 bilhões em 2026. O bloqueio de recursos para o INSS ocorre após a perda de validade de uma medida provisória que aumentaria tributos sobre bancos e apostas online.

Sem o pagamento dos bônus, especialistas alertam que o ritmo de análise de processos deve voltar a cair, afetando sobretudo aposentados, pensionistas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que dependem do dinheiro como principal fonte de renda.

Próximos passos

No ofício, o INSS afirmou que trabalha junto aos ministérios da Previdência e do Planejamento para recompor o orçamento e restabelecer o programa ainda neste ano. “A suspensão é temporária e necessária diante da atual indisponibilidade orçamentária”, diz trecho do comunicado interno.

Enquanto isso, os servidores devem atuar apenas na rotina regular, sem pagamento adicional por produtividade.

AME Animal passa a realizar exames laboratoriais com a chegada de novos equipamentos

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), tem ampliado a estrutura da AME Animal com a chegada de dois importantes equipamentos: o hemograma e o bioquímico. Com eles, agora é possível realizar exames diretamente na unidade, oferecendo diagnósticos mais completos e rápidos.

O hemograma permite a realização de análises detalhadas, enquanto o bioquímico possibilita avaliar enzimas e substâncias como ALT, AST, creatinina, ureia e fosfatase alcalina. Esse conjunto de exames é fundamental para a realização de check-ups completos, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde em cães e gatos.

De acordo com o gerente da AME Animal, Dr. Leonardo Matos, a novidade representa um grande avanço na qualidade do serviço prestado. “A chegada desses equipamentos permite que a AME Animal realize exames laboratoriais essenciais para avaliação do quadro de saúde dos animais, aumentando a segurança e precisão dos diagnósticos”, destacou.

O secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Renato Lyra, reforçou a importância do investimento. “Estamos consolidando a AME Animal como uma referência em saúde veterinária pública. Esses equipamentos são mais uma conquista que se soma aos serviços já oferecidos e refletem o compromisso da gestão em cuidar dos animais de Caruaru”, afirmou.

Fundação de Cultura realiza oficina sobre elaboração de projetos nesta quinta-feira (16)

Caruaru sediará, nesta quinta-feira (16), uma oficina de projetos voltada para a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Promovida pela Fundação de Cultura, a atividade será realizada das 18h às 21h, no auditório da Secretaria da Mulher, localizado no Edifício Corália Menezes (Rua dos Expedicionários, nº 30).

Ministrada por Luiz Rodrigues, a oficina tem como objetivo orientar artistas, produtores e fazedores de cultura sobre a elaboração de projetos e as diretrizes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, importante instrumento de fortalecimento do setor cultural no país.

A participação é gratuita e não requer inscrição prévia. A iniciativa faz parte das ações de formação e capacitação promovidas pela Fundação de Cultura, que buscam ampliar o acesso às políticas públicas e fortalecer a rede de agentes culturais de Caruaru.

Últimos dias para garantir sua vaga no Vestibular Asces-Unita 2026

As inscrições para o Vestibular Asces-Unita 2026 encerram-se na próxima terça-feira (21) e essa é a oportunidade para quem deseja iniciar a jornada no ensino superior em uma instituição reconhecida pela qualidade e inovação. O processo seletivo avalia os conhecimentos adquiridos no Ensino Médio e é o principal meio de ingresso na universidade, reunindo tradição, excelência acadêmica e compromisso com a formação integral dos estudantes.

São mais de 20 graduações disponíveis, entre elas Medicina, Direito, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Biomedicina, Engenharias Civil, Ambiental, Química e de Produção, entre outras áreas que conectam teoria e prática para preparar profissionais para os desafios do futuro.

A prova será realizada no domingo, dia 26 de outubro, às 8h, de forma presencial, e os candidatos receberão por e-mail as informações sobre o local de realização. Para o curso de Medicina, a avaliação será composta por 40 questões de múltipla escolha e uma redação. Já para os demais cursos, o exame contará com 20 questões objetivas e uma redação, abordando conteúdos de Português, Matemática, Biologia, Geografia, História, Física e Química.

De acordo com o Pró-reitor Acadêmico da Asces-Unita, Darci Cintra Filho, o vestibular representa um momento importante para quem deseja trilhar um caminho de sucesso. “O vestibular da Asces-Unita é o principal processo seletivo que nós temos e, por isso, é tão importante que os estudantes garantam sua participação para não correrem o risco de ficar sem a oportunidade de estudar em uma instituição reconhecida pela sua qualidade e por seu caráter inovador”, destaca.

As inscrições para o curso de Medicina devem ser realizadas neste link e têm taxa no valor de R$ 400. Para os demais cursos, a inscrição é gratuita e deve ser feita neste link.

Não deixe o prazo passar! As inscrições encerram nesta terça-feira (21). Dê o primeiro passo em direção ao seu futuro e venha viver a experiência transformadora de ser Asces-Unita.

Mini Chefes em ação: crianças aprendem receitas saudáveis em oficina especial em Caruaru

Nesta sexta-feira (17/10), das 14h às 17h, a Cozinha Comunitária Novo Mundo, em Caruaru, será palco de uma tarde especial que une alimentação saudável, aprendizado e muita brincadeira. A ação celebra o Dia das Crianças e a Semana Mundial da Alimentação com atividades lúdicas e educativas, reforçando o direito à alimentação adequada e saudável.

Promovida pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco (SAS-PE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Combate à Fome de Caruaru, a iniciativa é voltada para beneficiárias da Cozinha Comunitária e seus filhos e filhas.

A programação inclui atividades de educação alimentar, conduzidas por nutricionistas da equipe da Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF), além de panfletagem e conversas sobre o direito à alimentação. A grande atração será a Oficina Mini Chefes, onde as crianças irão preparar sucos e vitaminas saudáveis com frutas e o leite do Programa Leite Para Todos.

O Programa Leite Para Todos é uma iniciativa da SDA que fortalece a agricultura familiar ao comprar leite de vaca e de cabra de pequenos produtores rurais e distribuí-lo gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de garantir acesso a um alimento essencial, o programa movimenta a economia rural, beneficiando cerca de 45 mil pessoas em 30 municípios, com 12 mil litros distribuídos diariamente e a participação de 350 pequenos produtores e cooperativas.

A ação também vai divulgar o Programa Bom Prato, executado pela SAS-PE, que conta atualmente com 232 cozinhas comunitárias em funcionamento em todo o estado. Desde 2023, já foram servidas mais de 18 milhões de refeições gratuitas, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade social, como quilombolas, indígenas, população em situação de rua, ciganos, pessoas com deficiência e outros grupos tradicionais.

Além disso, haverá brinquedos, pula-pula e outras atividades recreativas, tornando o aprendizado mais divertido e acessível. A ideia é aproximar as crianças e suas famílias das políticas públicas de segurança alimentar de maneira leve, educativa e transformadora.

“Queremos dialogar com as crianças sobre alimentação saudável de forma lúdica, através da brincadeira e do brincar. Essa é uma maneira de fortalecer a consciência alimentar desde cedo e aproximar as famílias das ações do Governo do Estado”, destaca Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome de Pernambuco.

Serviço:

📍 Local: Cozinha Comunitária Novo Mundo – Rua da Bondade, 36, Loteamento Novo Mundo, Caruaru-PE
📅 Data: Sexta-feira, 17 de outubro de 2025
⏰ Horário: 13h às 16h

Em Caruaru, setor produtivo destaca potencial da Transnordestina para fortalecimento de cadeias econômicas do Agreste

A quinta edição do seminário Conexões Transnordestina – a ferrovia que mudará Pernambuco reuniu, nesta quinta-feira (15), lideranças públicas, empresariais e representantes do setor produtivo do Agreste. Foram discutidos os impactos e as oportunidades geradas pela construção do ramal pernambucano do equipamento logístico, interligando Salgueiro ao Porto de Suape.

Promovido pela Sudene em parceria com o portal Movimento Econômico, o encontro destacou o papel estratégico da ferrovia para o desenvolvimento do estado e do Nordeste. Mais do que uma obra de infraestrutura logística, a Transnordestina é vista como um vetor de transformação econômica, capaz de atrair investimentos, reduzir custos operacionais e ampliar a competitividade dos setores produtivos locais.

O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, reafirmou o compromisso do Governo Federal com a execução do trecho pernambucano. Segundo ele, o projeto vai beneficiar diretamente polos industriais e agropecuários do estado, fortalecendo cadeias produtivas e impulsionando a integração regional. O gesto lembrou que o lançamento do edital de licitação para a retomada desse trecho pela Infra S.A. está previsto para as próximas semanas, começando por Custódia até Arcoverde.

“A ferrovia até Suape é importante para Pernambuco, estratégica para a Região, podendo interligar os portos de vários estados, promovendo o desenvolvimento. Estive ontem (14) com o governador da Paraíba, João Azevêdo, e ele destacou a importância da interligação do Porto de Cabedelo até Suape a partir da construção da Transnordestina. Então, podemos criar um novo horizonte para a expansão da nossa Região”, afirmou o superintendente.

O estudo preliminar financiado pela Sudene para a viabilidade do trem de passageiros também foi abordado. “O presidente Lula tem anunciado o transporte ferroviário de passageiros no País, então, é preciso que todos sonhem juntos para tornar esse trem realidade. Nós, da Sudene, estamos fazendo a nossa parte, queremos apresentar um projeto factível, dentro das condições, sintonizado com a capacidade de investimento do Estado”, ressaltou o superintendente da Autarquia.

Durante o seminário, representantes do setor produtivo ressaltaram o potencial transformador da obra. “Acreditamos que a ferrovia, além de escoar a nossa produção, poderá verticalizar a produção no estado, atraindo indústrias têxteis”, exemplificou o economista Wamberto Barbosa, representando o Núcleo de Gestão da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco. Para o especialista, a cadeia de confecção no estado cresce a dois dígitos por ano no estado, com 51 municípios adensados e com produção estimada em R$ 8 bilhões. “Nós produzimos 800 milhões de peças por ano por 400 mil pessoas direta ou indiretamente. Só em 2024, foram arrecadados R$ 1,2 bilhão em ICMS”, acrescentou.

A conselheira da Associação Comercial de Caruaru, Ivânia Barbosa, frisou que a ferrovia é uma política pública de mobilidade. “Precisamos entender que a pressão política para que a gente possa concluir essa obra”, disse. Ela ressaltou o interesse público e da sociedade civil pela ferrovia.

Papel institucional

A Sudene desempenha papel central na viabilização da ferrovia. No Ceará, é a principal financiadora da obra, por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Já em Pernambuco, atua como articuladora entre os entes federativos e as políticas públicas voltadas ao planejamento regional. Com a conclusão do ramal pernambucano, prevista para 2030, a expectativa é que a Transnordestina se consolide como um vetor de transformação para o Nordeste, conectando os potenciais produtivos regionais a mercados nacionais e internacionais.

O ciclo de seminários Conexões Transnordestina já passou por Salgueiro, Petrolina, Araripina e Belo Jardim. O próximo evento está previsto para novembro, na Região Metropolitana do Recife. Participaram do seminário em Caruaru o prefeito de São Bento do Una, Alexandre Batité, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Jaime Anselmo, o ex- senador e ex-superintendente da Sudene Douglas Cintra, o ex-deputado José Queiroz.

Asces-Unita abre inscrições para o Fórum MAPES, evento com foco em inovação, pesquisa e diálogo entre saberes

Estão abertas as inscrições para o Fórum MAPES – Metodologias Ativas, Pesquisa, Ensino e Serviço, um dos maiores eventos acadêmicos do interior de Pernambuco. Gratuito e com formato híbrido, o encontro será realizado de 10 a 13 de novembro de 2025, no Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), reunindo estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas em uma ampla programação científica e formativa.

Com o tema “Aprendizagem ativa e os ODS na formação profissional: Conectando Saberes, Práticas e Inovação”, o fórum propõe reflexões sobre o papel da educação frente aos desafios contemporâneos, valorizando o protagonismo de quem ensina e aprende. A programação inclui conferências, oficinas, mesas-redondas, debates e apresentações de trabalhos, totalizando mais de 30 atividades distribuídas ao longo do evento.

A edição 2025 reúne cinco importantes iniciativas acadêmicas: o VII Fórum Regional de Metodologias Ativas no Ensino Superior, o V Colóquio Universidade e Educação Básica, a XXI Jornada de Iniciação Científica, o IX Encontro de Integração Ensino e Serviço e o IX Encontro de Residentes do Interior de Pernambuco. Juntos, esses espaços formam um verdadeiro ecossistema de formação, troca de experiências e produção de conhecimento.

Para a Coordenadora Pedagógica da Asces-Unita, Ana Paula Luna, o MAPES representa muito mais do que um evento acadêmico: “Em um mundo que exige cada vez mais autonomia, colaboração e pensamento crítico, o MAPES estimula o protagonismo de professores, estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas. Ao reunir ensino, pesquisa e inovação, o evento reafirma a importância das metodologias ativas como caminhos para uma educação significativa, centrada no estudante e conectada às demandas contemporâneas.”

As inscrições e submissões devem ser realizadas pelo site app.eventmaster.com.br/event/map25/site, até o dia 27 de outubro. Estudantes, professores e pesquisadores podem participar em diferentes modalidades: Grupos de Trabalho (GTs), Iniciação Científica (INICIA), Temas Livres, Estágio, Extensão e Residência Multiprofissional em Saúde.

As apresentações poderão ocorrer nos formatos oral (presencial ou remoto) e painel digital. Os resumos aprovados serão divulgados a partir de 5 de novembro, e a programação completa estará disponível em 7 de novembro. Os melhores trabalhos, nas modalidades INICIA, Temas Livres e Residência Multiprofissional, serão premiados em 20 de novembro.

Após o evento, os trabalhos apresentados em Grupos de Trabalho poderão compor o e-book “Metodologias Ativas: Relatos de Experiências do Ensino Superior”, ampliando o alcance das discussões e das práticas compartilhadas durante o MAPES.

Serviço:

Evento: Fórum MAPES – Metodologias Ativas, Pesquisa, Ensino e Serviço
Inscrições: app.eventmaster.com.br/event/map25/site
Data: 10 a 13 de novembro
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail forummetodologiasativas@asces.edu.br ou pelo número 2103-2000.

Assembléia aprova legislação pioneira para combater bebidas adulteradas

Bolsas de madeira criadas por artesão de Garanhuns chegarão às passarelas do São Paulo Fashion Week

Idealizadas durante as jornadas criativas do Pernambuco Artesão, iniciativa do Sebrae e do Governo do Estado, peças inspiradas em Oscar Niemeyer serão apresentadas no maior evento de moda da América Latina_

O artesão Flávio Mercês Monteiro viu a sua vida mudar rapidamente e afirma ainda estar se acostumando com o sucesso conquistado pelas bolsas artesanais em madeira da recém-lançada coleção Essência Niemeyer, inspirada nas obras do famoso arquiteto que projetou Brasília. Atuando há seis anos com peças de madeira utilitárias e decorativas, o empreendedor de Garanhuns conta que a guinada para conquistar novos mercados teve início a partir da sua participação nas jornadas criativas do Pernambuco Artesão, programa de apoio ao artesanato desenvolvido pelo Sebrae/PE e pelo Governo de Pernambuco. Com o conhecimento adquirido na iniciativa, o artista desenvolveu a coleção e foi convidado a apresentá-la na São Paulo Fashion Week, que será realizada entre os dias 16 e 20 de outubro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

“Na verdade, eu não sei nem o que dizer. Estou de boca aberta com tudo que está acontecendo. É uma chuva de bênçãos! Depois de participar das jornadas criativas, tudo mudou. E agora é esperar sempre mais”, comemora Flávio Monteiro. A sua participação nas jornadas, que ofereceram mentorias e consultorias voltadas à inovação no trabalho dos artesãos, ocorreu no último mês de março, quando criou as peças que estão fazendo sucesso. Ele conta que só tinha feito bolsa de madeira uma vez, há cerca de três anos, para atender a um pedido da esposa Cláudia Monteiro, que também é artesã. 

“A ideia de voltar a produzir bolsas, na verdade, quem deu foi o Rafael Caetano, estilista e professor de moda, que foi nosso mentor nas jornadas criativas. Eu contei que uma vez já tinha feito uma bolsa de madeira para a minha esposa. Ele gostou da ideia e abriu minha mente para produzir mais peças. Então, me inspirei nas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, de quem sou um grande admirador”, lembra o artesão.

A coleção Essência Niemeyer traz bolsas feitas à mão, em madeira sustentável, com acabamento impecável. Em todas, há referências às curvas icônicas que são a marca do trabalho do arquiteto. Segundo o artesão, as peças não são apenas acessórios de moda. Elas trazem história, identidade, alma e muita arte.

A estreia da coleção aconteceu na 25ª edição da Fenearte, realizada em julho deste ano, no Pernambuco Centro de Convenções, onde as peças foram um sucesso de vendas. De acordo com o empreendedor, depois do evento, essas criações já foram vendidas para outras cidades do Brasil e também para outros países, como Estados Unidos e Espanha.

O artesão conta que o convite para participar da São Paulo Fashion Week também partiu do consultor Rafael Caetano. “Ele gostou muito das bolsas e disse que tinha uma proposta para mim. Agora foi concretizado. Fechamos um acordo com o escritório do estilista e vamos comercializar as nossas bolsas no evento. No dia 18 de outubro, elas estarão na passarela”, celebra Monteiro.

NOVA MARCA

Com a iniciativa de voltar a produzir bolsas de madeira e com o sucesso da nova coleção, o artesão criou uma marca exclusiva para esses produtos, a Loka Arte Design. O detalhe é que Monteiro também adota o nome artístico de Loca. Toda a família do artesão é envolvida na produção. “As bolsas são feitas por todos nós. Pelo meu esposo, que corta a madeira e faz todo o processo. O meu filho mais novo, Lucas Flávio (14), também já faz alguns desenhos e dá muitas dicas. O filho mais velho, Emerson Flávio (23), faz acabamento na madeira, e eu faço o acabamento dentro das bolsas. É um trabalho coletivo, feito por nós quatro”, explica Cláudia, esposa do empreendedor.

Apesar da novidade, o artesão mantém ativa sua outra marca, a Madeiras em Arte, que comercializa peças utilitárias e decorativas. 

PERNAMBUCO ARTESÃO

Este ano, graças ao Programa Pernambuco Artesão, realizado em parceria entre o Sebrae Pernambuco e o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Desenvolvimento Econômico (Adepe), 140 artesãos – apresentaram coleções com alto nível técnico e estético durante a Fenearte, tanto na exposição exclusiva sobre o tema instalada em pontos estratégicos da feira como nos estandes.

As peças dessas coleções foram produzidas como parte das jornadas criativas, que atenderam artesãos do litoral ao sertão do estado. As capacitações tiveram como foco principal a inovação e o desenvolvimento de novos produtos como forma de profissionalizar e aumentar a competitividade dos empreendedores da economia criativa.

“As jornadas criativas trouxeram inovação e estímulo para a criação de novos produtos, levando os artesãos a se tornarem mais competitivos para acessar esse mercado, que não é para iniciantes, mas para profissionais”, destaca Verônica Ribeiro, especialista em Economia Criativa do Sebrae/PE, ressaltando que as criações apresentam apelo de mercado sem interferir na identidade cultural dos artesãos.   

Evento de estética avançada vai movimentar a economia e o turismo de Garanhuns

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Centro de Convenções do Sesc Garanhuns recebe o Garanhuns Aesthetic Vision, ação inédita voltada para profissionais e estudantes da estética avançada e harmonização orofacial que promete movimentar a economia local e atrair visitantes de diversas regiões. Com mais de 480 profissionais já inscritos, o evento, realizado pelo Sebrae/PE e o Instituto AEsthetic Educação, se consolida como um dos maiores encontros de estética do Nordeste. As inscrições podem ser feitas através do link: https://www.even3.com.br/garanhuns-aesthetic-vision-594132/

A programação inclui palestras, nos turnos da manhã e tarde, com grandes nomes do setor e uma feira de negócios com marcas de destaque nacional, que apresentarão inovações, lançamentos e oportunidades de parcerias estratégicas. A abertura acontece às 9h, com palestra sobre “A importância do estudo anatômico em cadáver frescos para a prática clínica na estética”. A programação do domingo começa às 8h20 com o tema “Do colágeno ao contorno: aplicações avançadas da hidroxiapatita de cálcio no lift up”.

O Sebrae/PE é um dos realizadores do projeto, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico, a inovação e o empreendedorismo no setor da estética. “A gente apoia essas iniciativas de trazer conhecimento para esse público, que na grande maioria são pequenos negócios. Só na nossa região temos mais de 490 empresas ligadas à estética, seja ele na atividade primária ou secundária e de 2020 a 2025, o segmento cresceu mais de 200%. Então é uma atividade que só cresce e a nossa ideia é apoiar para que eles se desenvolvam e tenham sustentabilidade”, destaca Paula de Sá, gestora de projetos do Sebrae/PE.

A expectativa é que o evento gere um impacto econômico expressivo na cidade, impulsionando hotéis, restaurantes, transporte, comércio e turismo. “Nosso objetivo é transformar Garanhuns em um polo regional de conhecimento e inovação na estética. O evento já superou nossas expectativas em inscrições e vem despertando o interesse de marcas e profissionais de todo o Brasil”, pontua Felipe Félix, idealizador do projeto. Ele acrescenta que o Garanhuns Aesthetic Vision reforça o potencial da cidade como destino de eventos e turismo de negócios, ampliando o calendário local já reconhecido por grandes celebrações culturais como o Festival de Inverno e o Encantos do Natal.