Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 48 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.928 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (16). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 48 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 14 – 24 – 29 – 32 – 46 – 48

49 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 43.893,90 cada
3.987 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 889,20 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

Nova Carteira Nacional de Habilitação - Foto por: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

O Ministério dos Transportes divulgou os requisitos para instrutor autônomo de trânsito. Esses profissionais poderão oferecer serviço de aulas práticas de direção sem vínculo com uma autoescola.

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que estão em fase de consulta pública até 2 de novembro.

Curso

Para se tornar um instrutor, é preciso realizar um curso específico. Essa capacitação incluirá aulas com foco no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, no conhecimento técnico das leis de trânsito e na condução responsável. Haverá uma prova de avaliação, e os aprovados irão receber certificado de conclusão.

O instrutor autônomo deve estar apto a garantir que o aluno observe as normas de mobilidade urbana, condições de segurança, reforçar os conceitos abordados nas aulas teóricas durante a prática, monitorar seu comportamento e oferecer feedback construtivo sobre o desempenho.

Autorização

Depois de realizar o curso de formação, o instrutor deverá receber autorização do Detran para exercer a atividade.

A partir daí, o nome será registrado no Ministério dos Transportes, que manterá uma lista dos instrutores habilitados.

Veículo

O veículo (carro ou moto) usado nas aulas poderá ser do aluno ou do instrutor e deverá cumprir as condições de segurança previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como estar dentro do limite de anos de fabricação permitido para a frota.

É necessário ter uma identificação (como um adesivo, por exemplo) de que o veículo é de ensino.

As aulas ministradas pelo instrutor devem ser informadas ao Detran da região.

Contratação

O modelo permite diferentes opções de contratação para os instrutores.

Aqueles que atuam hoje junto à uma autoescola poderão seguir as atividades e, paralelamente, trabalhar de maneira autônoma.

Os profissionais serão fiscalizados pelo Detran. Durantes as aulas práticas, devem portar CNH, Credencial de Instrutor ou crachá fornecido pelo órgão competente; Licença de Aprendizagem Veicular e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

A Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo será disponibilizada, de forma gratuita, no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desde que o profissional tenha cumprido todos os requisitos necessários.

Novas regras para a CNH

A proposta do governo federal de mudar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que desobriga o candidato de frequentar aulas em autoescola e cria a figura do instrutor autônomo, visa modernizar o processo e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio).

O governo estima que o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em 80%.

Os exames teórico e prático continuarão obrigatórios para a emissão da CNH.

Vieira e Rubio dizem que Lula e Trump devem ter reunião em breve

Mauro Vieira e Marco Rubio têm encontro na Casa Branca, em Washington

Em declaração conjunta, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, informaram que “mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento”.

Mauro Vieira e as autoridades norte-americanas reuniram-se nesta quinta-feira (16), na Casa Branca, em Washington, com foco principal nas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

O comunicado diz ainda que as autoridades estão empenhadas em marcar uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.

“O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível”, diz a nota, divulgada em português e inglês.

Não foi divulgada data ou local do encontro entre os presidentes. Inicialmente, a expectativa era de que o encontro pudesse ocorrer durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, no fim de outubro.

No entanto, conforme informou o chanceler brasileiro em entrevista a jornalistas, as agendas dos presidentes devem determinar o momento mais adequado para a reunião.

A reunião entre Vieira e Rubio marca a retomada do diálogo entre os dois países após meses de tensão diplomática.

As relações entre Brasil e Estados Unidos atravessam um período de instabilidade desde que o governo Trump decidiu impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi justificada pela Casa Branca como uma resposta a uma suposta “politização” do Judiciário brasileiro e à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Além do tarifaço, Washington também aplicou sanções financeiras e consulares a autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. As ações foram vistas em Brasília como retaliação política.

O encontro entre Vieira e Rubio é o primeiro de alto nível desde que Trump reassumiu a Presidência dos Estados Unidos, em janeiro. A reunião sinaliza um esforço de reaproximação entre os dois países, iniciado após uma breve conversa entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, em Nova York

Um governo que acolhe: o legado das creches e o novo jeito de fazer política em Pernambuco

Por Marcelo Rodrigues

Há algo novo no ar em Pernambuco, algo que merece atenção e respeito: pela primeira vez na história política do Estado, uma mulher comanda o Governo, e foi eleita governadora, assumindo um papel que faz diferença concreta na vida de crianças, mães, pais e famílias inteiras. E, ao que tudo indica, esse gesto simbólico está sendo acompanhado por ações substanciais, em especial na construção das creches e da educação infantil.

A atual governadora venceu em 2022 com 58,7% dos votos válidos, tornando-se a primeira governadora efetiva de Pernambuco. Em seu discurso inaugural, ficou claro que não se pretende apenas administrar, mas cuidar — de gente, de necessidades básicas, mas também do futuro.

Um dos focos mais fortes desse cuidado tem sido a expansão da rede de creches. Desde o início do mandato, o programa “Juntos pela Educação” tem sido o grande carro-chefe nessa área. Em fevereiro de 2025, foram autorizadas 38 creches em 30 municípios, com investimento de R$ 185,6 milhões, prometendo cerca de 10 mil novas vagas para crianças de até 5 anos e 11 meses, até o início de 2026. Mais recentemente, em setembro de 2025, o governo lançou a licitação para construir outras 35 creches pelo mesmo programa, com aporte de R$ 236 milhões.

O alcance desses números vai além das estatísticas: eles significam alívio para mães que precisam trabalhar, para famílias que antes gastavam tempo e transporte em busca de creches ou até desistiam de buscar emprego por não ter onde deixar seus filhos. Significam também cuidado com o início da vida, com educação desde cedo, com oportunidades iguais para quem começa mais vulnerável.

Importante: não se está apenas construindo prédios, mas planejando com critérios. O governo fez levantamento com cruzamento de dados do IBGE, da saúde, da agência social, do Saúde da Família, para identificar municípios e regiões com maior carência — criando um “mapa de calor” que mostra onde faltam vagas. E nas novas licitações, os projetos das creches contemplam acessibilidade, infraestrutura adequada para primeiros anos de vida, sustentabilidade (energia renovável, reúso de água) e equipamentos para os primeiros tempos de funcionamento, além do compromisso de custear o primeiro ano de operação estadualmente.

Esse tipo de política pública revela uma governança sensível, madura, que olha para quem historicamente ficou fora. Ter uma mulher à frente do Governo contribui também para mudar percepções: a liderança que cuida, que acolhe, que entende demandas do cotidiano (saúde, educação, família) além das arenas tradicionais da política. Há algo simbólico, mas também algo prático: essa sensibilidade se traduz em ação, e as creches são um excelente exemplo.

Além disso, a atual governante não só representa um marco simbólico — ser a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco —, mas também carrega experiência concreta em áreas como infância e juventude (foi secretária estadual da Criança e da Juventude) e em gestão municipal, como prefeita de Caruaru. Isso confere legitimidade e empatia — não são projetos abstratos, são projetos nascidos da vivência. E essa combinação de símbolo + ação é o que pode fazer desse momento um ponto de inflexão.

Claro, há desafios: os terrenos para algumas creches, por exemplo, têm sido cobrados pela base de oposição; há municípios aguardando para ceder espaços ou regularizar áreas, para possibilitar as construções. Essa é uma parte burocrática, mas importante — sem terreno apropriado, sem infraestrutura básica, não se ergue creche. É por isso que a participação dos municípios, da sociedade civil, das famílias importa, para garantir que essas iniciativas sejam transformadas em realidade, não fiquem apenas no papel.

Mas olhando o quadro geral, Pernambuco está diante de algo promissor. Uma mulher no comando, atuando com políticas públicas que têm impacto direto sobre quem cria crianças, quem sustenta famílias. Que na fase mais frágil da vida humana — os primeiros anos — haja atenção, estrutura e cuidado. Que mãe e pai possam trabalhar ou estudar sabendo que os filhos têm espaço seguro, digno, estimulante. Esse é um conceito de governança humanizadora, que valoriza a infância e reconhece que investir nela é investir no futuro de todos.

É cedo para celebrar totalmente, mas Pernambuco já vive um momento que pode ser transformador. E talvez, pela primeira vez, ver uma mulher governar com essa combinação de coração e ação concreta ajude a mostrar que cuidar é também governar — e que nosso estado pode crescer sem deixar ninguém para trás.

Marcelo Rodrigues é professor e advogado.

Antonio Coelho defende criação de Hospital Regional Estadual em Petrolina

A construção de um hospital estadual regional em Petrolina, no Sertão do São Francisco, foi o ponto central do pronunciamento do deputado estadual Antonio Coelho (UB), nesta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em sua fala na tribuna, o parlamentar destacou que a proposta busca atender a uma necessidade urgente, legítima e inadiável da região, assegurando ao povo sertanejo o acesso a políticas públicas de saúde mais eficientes e próximas de casa — reduzindo, assim, a necessidade de longos deslocamentos até a capital para obter serviços que deveriam estar disponíveis no próprio Sertão.

Petrolina é a terceira cidade mais populosa do estado, com mais de 418 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE para 2025. Considerada a capital do São Francisco, a cidade é o polo de uma região que reúne mais de meio milhão de pessoas em sete municípios. Apesar dessa relevância, é a única entre as 12 sedes regionais de saúde de Pernambuco que não conta com um hospital estadual compatível com suas demandas e importância. Entre as regionais que possuem unidades hospitalares de referência estão Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada e Ouricuri.

“O município de Petrolina é, na verdade, quem tem arcado sozinho com o grosso da assistência médica e hospitalar destinada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Prefeitura opera nove unidades de saúde, mais que o dobro das mantidas pelo governo do Estado. E a disparidade é ainda maior no número de vagas: os serviços municipais superam em mais de quatro vezes a oferta estadual”, destacou Antonio Coelho.

O parlamentar ressaltou, ainda, que os investimentos municipais em saúde, com recursos próprios, superam, por habitante, a soma dos investimentos estaduais e federais. “Só em 2024, segundo o Monitora SUS, o município de Petrolina investiu 20,84% do seu orçamento próprio em saúde — percentual muito acima do mínimo constitucional de 15%”, observou.

O parlamentar também ressaltou que as graves carências na rede de saúde regional são reconhecidas pelo próprio Governo do Estado, conforme o Mapa de Saúde Macrorregional IV de 2024. O documento aponta deficiências em serviços essenciais, como UTIs (neonatal, pediátrica e adulta), cirurgias de alta complexidade, oncologia, radioterapia e exames de imagem avançados. O Hospital Dom Malan, por exemplo, segue superlotado; a única UPA 24h da cidade mantém pacientes graves internados por falta de leitos; e na UPA-E, a espera por exames pode ultrapassar um ano”, denunciou.

“Apesar disso, nenhuma medida efetiva vem sendo tomada para solucionar o problema”, criticou o deputado. “A construção de um Hospital Regional estadual em Petrolina não é um privilégio, é uma necessidade urgente e justa. É um ato de humanidade e equidade com o povo do Sertão. Além de ampliar o acesso à saúde, a nova unidade hospitalar traria eficiência ao sistema, reduzindo custos e melhorando o atendimento regional”, defendeu.

O deputado reforçou, ainda, que a demanda não é um pedido isolado, mas um clamor coletivo. Segundo ele, a proposta já foi abraçada pela Câmara de Vereadores, pelo prefeito Simão Durando e por diversas entidades da sociedade civil organizada. “Cabe agora a esta Casa Legislativa se unir e fazer ecoar esse grito de justiça”, conclamou.

Para Antonio Coelho, não é possível falar em um Pernambuco mais justo e desenvolvido sem olhar para o interior e sem atender à 8ª Região de Saúde. “A construção do Hospital Regional estadual de Petrolina representa um avanço estrutural para o SUS, resultando em uma rede pública mais robusta, equitativa e resolutiva para a região. É também um compromisso com o cuidado, o respeito e a dignidade da população sertaneja”, finalizou o parlamentar.

Confira as atrações nacionais do FIG 2026

Reconhecido como o maior evento multicultural da América Latina, o Festival de Inverno de Garanhuns chega a 2026 reafirmando seu protagonismo. Após retomar a realização integral pela Prefeitura de Garanhuns em 2024, o festival volta a reunir diversas expressões artísticas distribuídas em mais de 20 polos culturais. Entre eles, a Praça Mestre Dominguinhos, que teve sua grade nacional divulgada nesta quinta-feira (16/10).

Com programação totalmente gratuita, o FIG busca fortalecer e valorizar a história do festival, resgatando a essência dos melhores momentos do evento. A Praça Mestre Dominguinhos, palco principal do festival, mais uma vez receberá noites temáticas com ritmos variados (pop, forró, rock, MPB, romântico, reggae, brega, samba, pagode, rap, hip-hop, trap, entre outros) celebrando o ecletismo que sempre marcou o polo.

Entre as atrações que já haviam sido confirmadas estão Wesley Safadão, Roupa Nova, Ferrugem, Filipe Ret, Anavitória, Biquíni, Claudia Leitte, Tarcísio do Acordeon, Jota Quest, Cheiro de Amor, Belo, e Raphaela Santos.

Durante o evento de lançamento da grade completa, realizado no Teatro Reinaldo de Oliveira, no Centro Cultural Sesc Garanhuns, o prefeito Sivaldo Albino destacou a relevância de anunciar parte das atrações com nove meses de antecedência, reforçando o compromisso com o planejamento e a valorização do festival.
“Nós anunciamos, com um ano de antecedência, 16 grandes atrações do FIG deste ano. Foi um passo importante para criar expectativa e valorizar ainda mais o evento. É dessa forma, com responsabilidade, antecedência e planejamento, que temos trabalhado para fortalecer o Festival de Inverno de Garanhuns.”

Serão ao todo, 18 dias de evento, destes 13 dias contarão com apresentações na Praça Mestre Dominguinhos. Assim como nas edições anteriores, o FIG contemplará múltiplas linguagens artísticas, como música, teatro, cultura popular, circo, dança, audiovisual, artes visuais, artesanato, literatura e muito mais.

Edital Convocatório – Para compor a programação, serão lançados dois editais de convocatória (nacional e municipal), no mês de dezembro, abrindo espaço para artistas locais e de todo o país integrarem a grade oficial, incluindo o Polo Mestre Dominguinhos e os demais polos do FIG.

A secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino, ressaltou a importância do festival para o fortalecimento da identidade cultural e o estímulo ao turismo em Garanhuns.
“Divulgar a programação com nove meses de antecedência é uma ação de planejamento. Isso permite que toda a rede turística, gastronômica e comercial da cidade se organize para receber os visitantes, além de preparar a própria população para aproveitar da melhor forma possível. Hoje estamos apresentando a grade nacional da Praça Mestre Dominguinhos, mas é importante lembrar que o FIG conta com mais de 23 polos espalhados por toda a cidade, reunindo diversas linguagens, como teatro, música, dança, circo, literatura, gastronomia e fotografia, que celebram a riqueza cultural de Garanhuns.”

Confira a grade de programação completa do FIG 2026:

Quinta-feira (09/07)
– Atração da Convocatória
– Ciel Rodrigues
– Raphaela Santos
– Zezo

Sexta-feira (10/07)
– Atração da Convocatória
– Joyce Alane
– Luiza Possi
– Alcione
– Paula Fernandes

Sábado (11/07)
– Delacruz
– Anavitória
– Jota Quest
– Luísa Sonza

Domingo (12/07)
– Atração da Convocatória
– Alexandre Pires
– Thiaguinho

Quarta-feira (15/07)
– Atração da Convocatória
– Aduílio Mendes
– Tarcísio do Acordeon
– Wesley Safadão

Quinta-feira (16/07)
– Atração da Convocatória
– Felipe e Rodrigo
– Diego e Victor Hugo
– Matheus e Kauan

Sexta-feira (17/07)
– Atração da Convocatória
– Tribo da Periferia
– Hungria
– Filipe Ret

Sábado (18/07)
– Atração da Convocatória
– Os Paralamas do Sucesso
– Detonautas
– Capital Inicial

Domingo (19/07)
– Atração da Convocatória
– Cheiro de Amor
– Rafa e Pipo Marques
– Claudia Leitte

Quarta-feira (22/07)
– Atração da Convocatória
– Tribo de Jah
– Armandinho
– Edson Gomes

Quinta-feira (23/07)
– Atração da Convocatória
– Neiff
– Mc Daniel
– Felipe Amorim

Sexta-feira (24/07)
– Atração da Convocatória
– Ferrugem
– Belo
– Dilsinho

Sábado (25/07)
– Atração da Convocatória
– Padre Fábio de Melo (Show em Homenagem ao Nordeste)
– Roupa Nova
– Biquini

“Muído do Original”: Zé Vaqueiro escolhe Caruaru para gravar novo DVD


Repertório de novo projeto contará com músicas inéditas, além de participações especiais a serem divulgadas em breve 

Um dos nomes de maior prestígio da música nordestina, Zé Vaqueiro, escolheu a capital do forró, Caruaru (PE), para a gravação de seu novo DVD. Intitulado “Muído do Original”, o projeto será registrado no dia 23 de outubro durante a tradicional Vaquejada do Haras e Parque Fernando Lucena, um dos maiores eventos do gênero, que reúne milhares de pessoas de diferentes regiões do Brasil.

O artista preparou um repertório inédito para este projeto, que conversa com um álbum recentemente divulgado na plataforma Sua Música como um “esquenta” para os fãs. “Esse projeto é muito especial pra mim, já fizemos alguns muídos e queria fazer algo ainda mais especial. A vaquejada é uma parte especial da minha vida e o Muído do Original carrega a identidade do Zé Vaqueiro, sabe? Tenho certeza que será uma noite especial”, afirma o cantor. 

A escolha de Caruaru reforça a forte conexão de Zé Vaqueiro com as raízes nordestinas e com Pernambuco, seu estado natal. O DVD contará ainda com participações especiais a serem divulgadas em breve. 

“Gravar esse DVD em Caruaru, durante uma vaquejada tão importante, é uma forma de homenagear o Nordeste, minha terra, minha origem. É aqui que tudo faz sentido”, completa o artista. 

Zé Vaqueiro é um dos principais nomes da nova geração da música nordestina, conquistando mais de 5 milhões de ouvintes mensais e mais de 11 milhões de seguidores nas redes sociais

Cumprindo agenda da China, governadora Raquel Lyra realiza reunião com o corpo consular do Brasil em Sichuan

Missão internacional busca atrair investimentos para Pernambuco e fortalecer relação bilateral com a China

Em primeira agenda em Chengdu, capital da província de Sichuan, na China, a governadora Raquel Lyra teve uma reunião com o corpo consular do Brasil em Sichuan. A comitiva foi recebida pelo cônsul-geral em exercício do Brasil em Chengdu, Durval Barros, a cônsul-geral adjunta Carla Chelotti e o vice-cônsul Luís Marques. Durante o encontro, os grupos trocaram impressões e discutiram parcerias que serão anunciadas durante a missão internacional.

A gestora presenteou os anfitriões com uma peça artesanal de Miguel Borges e o passaporte turístico de Pernambuco. “O Consulado do Brasil em Chengdu é um importante parceiro na construção de projetos sólidos. Já temos muitas novidades para anunciar em breve, que estão sendo construídas desde o início do nosso governo. Além de Chengdu, nós ainda cumpriremos agendas de trabalho nas cidades de Qingdao, Pequim e Xangai. Então, agradeço a receptividade de todo o corpo consular na nossa chegada”, destacou Raquel Lyra.

Recepcionando a chefe do Executivo estadual, o cônsul-geral em exercício do Brasil em Chengdu, Durval Barros, destacou os laços de fraternidade entre a China e Pernambuco. “Sichuan teve o bom gosto e o bom senso de acolher e abraçar Pernambuco e esta fraternidade é um vínculo que marcará e dinamizará a vida dos envolvidos. O Consulado Geral do Brasil tem a honra de dar boas-vindas à governadora Raquel Lyra e à delegação aqui no coração da China, com a esperança de que leve ótimas recordações”, afirmou.

“Nesse primeiro encontro, nós tivemos a oportunidade de apresentar a missão que iremos cumprir nesses próximos dias. Esta primeira agenda foi importante para discutir sobre as potencialidades dos próximos projetos que serão executados a partir dessa importante parceria”, comentou o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.

*MISSÃO* – Até o dia 22 de outubro, a comitiva pernambucana, liderada pela governadora, participa de compromissos na China, com visitas a grandes empresas voltadas a investimentos em energia e mobilidade, participa de ações bilaterais, e de seminários com investidores. De 22 a 28 de outubro, a missão segue para a Dinamarca, onde a governadora cumpre agendas em Copenhague e Sønderborg para se reunir com representantes de companhias como a APM Terminals e Maersk.

Integram a comitiva do Governo de Pernambuco os secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e as secretárias executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

Prefeito Rodrigo Pinheiro sanciona lei que beneficia mototaxistas

Lei reforça o compromisso da gestão municipal com a população de Caruaru

O prefeito Rodrigo Pinheiro sancionou a Lei n°7.403 (de 15 de outubro de 2025), aprovada pela Câmara de Vereadores, que beneficia mototaxistas. A medida atualiza a legislação da categoria e reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança no trânsito, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico dos caruaruenses.

Washington Luis, que atua no ponto de mototáxi da Avenida Major Manoel de Freitas, falou sobre o benefício proporcionado pelo Poder Executivo Municipal: “a importância é de estar valorizando a categoria e estar dando oportunidade da pessoa se regularizar. Muito bom o projeto, muito bom mesmo”, destacou o mototaxista.

“Mais uma vez, o Poder Executivo conta com a parceria e sensibilidade do Legislativo para a aprovação de uma importante lei. Os mototaxistas beneficiados podem atualizar a sua situação, e tendo em vista a proximidade do aumento das ações por conta das festas de fim de ano, é um momento ainda mais destacado para retornar ao mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O Coronel Edson Nóbrega também ressaltou a importância da aprovação da Lei. “Esta lei facilita a regularização dos mototaxistas, além da possibilidade de atualização do cadastro. É mais uma importante vitória para oportunidade de trabalho e desenvolvimento econômico em Caruaru”, enfatizou o presidente da Autarquia de Mobilidade de Caruaru.

A Lei permite que permissionários que tiveram o cadastro desativado por falta de vistoria reativem suas autorizações até 31 de dezembro de 2025, desde que comprove o atendimento aos requisitos previstos no art. 7° da Lei Municipal n°5.120, bem como apresente a quitação integral dos débitos referentes a alvarás e as taxas de vistoria em atraso.

Prefeitura de Caruaru convocará mais 18 médicos para a rede municipal de saúde

Profissionais foram aprovados no concurso público realizado e homologado pela prefeitura em 2024

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, sancionou, nesta quarta-feira (15), o Projeto de Lei Complementar 167/2025, de 2025, que altera a Lei Complementar nº 117, de 2023. O objetivo é convocar mais 18 médicos que foram aprovados no último concurso público realizado no município. Na época da realização do concurso, oito profissionais foram convocados: cinco clínicos gerais e três ginecologistas. 

Agora, a Prefeitura de Caruaru pretende reforçar o quadro médico da rede municipal de saúde, convocando mais 15 médicos para atuar como clínicos gerais e outros três como ginecologistas e obstetras. Em ambos os casos, o intuito é que os profissionais possam atuar como plantonistas – nas diferentes unidades que compõem a rede. 

No caso dos ginecologistas e obstetras, esses profissionais serão direcionados para a Maternidade Municipal de Caruaru – Santa Dulce dos Pobres. O equipamento de saúde, localizado no Luiz Gonzaga, terá um reforço no número de médicos que atuam no atendimento às mães caruaruenses. Atualmente, já são realizados, em média, mais de 200 partos mensais na maternidade. 

“Seguimos com o compromisso de qualificar cada vez mais os serviços que são ofertados para a nossa população. É um compromisso da nossa gestão, é um compromisso com a nossa querida cidade. Agora, iremos aguardar os trâmites legais para que esses 18 médicos possam passar a fazer parte do quadro de servidores do município”, destaca o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

O projeto passou, nos últimos dias, por aprovação na Câmara Municipal de Caruaru. Foi lido em plenária e, em seguida, nas Comissões Permanentes da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, a exemplo da Comissão de Legislação e Redação de Leis, da Comissão de Finanças e Orçamento e da Comissão de Saúde e Assistência Social.