Débora Almeida vistoria obras da creche na Vila do Espírito Santo

Como forma de garantir acesso a um serviço de qualidade para as crianças da Vila do Espírito Santo, em São Bento do Una, a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) realizou uma vistoria nas obras da creche que está sendo construída na comunidade. A previsão é que a construção seja concluída no primeiro semestre de 2026, beneficiando cerca de 300 crianças.

“Estamos vendo a obra avançar, e atendendo ao nosso pedido, a governadora conseguiu viabilizar essa construção. Isso é um sonho para todos, e na próxima semana estarei de volta para conferir o andamento dos trabalhos”, destacou a deputada.

A construção da creche foi indicada após articulação da parlamentar junto ao Governo do Estado, com o apoio da governadora Raquel Lyra. O anúncio repercutiu ressaltando a importância da nova estrutura para garantir o direito à educação desde a primeira infância.

Para os moradores da Vila do Espírito Santo e bairros vizinhos, a creche representa mais que uma obra física — simboliza acesso facilitado à educação, geração de empregos locais durante a execução e melhorias no cotidiano das famílias que dependem desse tipo de serviço público. “Essa é uma conquista da comunidade e um passo importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou Débora Almeida.

Governadora Raquel Lyra visita polo de inovação em Chengdu e apresenta potencialidades de Pernambuco em encontro econômico na China

A governadora Raquel Lyra visitou, nesta sexta-feira (17), a Ilha de Inovação Ecológica, Científica e Tecnológica de Tianfu, distrito urbano em Chengdu, capital da província de Sichuan, na China, um dos principais polos tecnológicos do sudoeste chinês e um dos maiores centros de pesquisa e empreendedorismo em tecnologia do país. À tarde, a gestora também participou do Encontro de Intercâmbio Econômico, Comercial e de Ciência e Tecnologia Sichuan–Pernambuco, onde apresentou as potencialidades econômicas e produtivas do Estado e destacou o ambiente favorável para novos investimentos e parcerias internacionais.

“Viemos aqui fortalecer os laços já existentes entre Sichuan e Pernambuco, entre Brasil e China, buscando apresentar as oportunidades de investimentos no nosso estado. Temos sido super bem recebidos pelo Consulado do Brasil aqui, pelo governo de Sichuan. Hoje estou aqui com a nossa equipe para que a gente possa apresentar potencialidades e buscar oportunidades de fortalecimento das nossas relações econômicas, culturais, parcerias na área de educação e de tecnologia”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A Ilha de Tianfu, também conhecida como Ilha dos Unicórnios (Unicorn Island), foi projetada para abrigar startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, além de universidades, centros de pesquisa, laboratórios e espaços corporativos voltados a áreas como inteligência artificial, big data, biotecnologia, 5G e indústria avançada. O projeto ocupa uma área de mais de 610 mil metros quadrados e uma população de cerca de 1 milhão de pessoas, entre pesquisadores, empreendedores e residentes.

A gestora também participou do Encontro de Intercâmbio Econômico, Comercial e de Ciência e Tecnologia Sichuan–Pernambuco, onde destacou as oportunidades de cooperação e investimentos nos setores de energia, logística, agronegócio, indústria, infraestrutura e inovação. A aproximação abre possibilidades de intercâmbio de experiências e projetos conjuntos com o Porto Digital, no Recife. Entre as possíveis áreas em comum estão: inteligência artificial aplicada à gestão pública, big data para cadeias logísticas, biotecnologia, projetos de cidades inteligentes e incubação de startups.

A visita reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em internacionalizar o ecossistema de inovação do Estado, fortalecer o Porto Digital e atrair novas oportunidades de investimento e pesquisa para o desenvolvimento sustentável e tecnológico do Estado. O evento reuniu representantes do governo chinês, autoridades locais e lideranças empresariais de destaque mundial, como a Huawei, Tongwei e Tianqi Lithium, e teve formato de apresentações seguidas de trocas entre as delegações de Pernambuco e Sichuan.

*MISSÃO* – Liderada pela governadora Raquel Lyra, a comitiva pernambucana segue na China até 22 de outubro, cumprindo compromissos voltados à cooperação econômica, inovação tecnológica e captação de investimentos em energia e mobilidade para o Estado. A partir do dia 22, a comitiva parte para a Dinamarca, onde participa de reuniões em Copenhague e Sønderborg com grandes empresas do setor logístico, como a APM Terminals e a Maersk.

Acompanham a governadora nas agendas a comitiva formada pelos secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura) e as secretárias executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

Na China, Raquel Lyra anuncia edital de seleção de bolsistas pernambucanos para universidades chinesas

O programa de bolsas de intercâmbio entre Pernambuco e Sichuan estabelece a cooperação entre as regiões para desenvolver futuras colaborações em ciência, tecnologia e inovação

Em agenda na China, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (17), o edital de seleção de bolsistas pernambucanos para universidades chinesas. O documento será publicado no mês de novembro com a oferta de 30 vagas para que os estudantes façam graduação, mestrado e doutorado em universidades de Sichuan. O anúncio foi feito durante encontro com a governadora da província, Shi Xiaolin. Na ocasião, foi assinado memorando de entendimento entre o Departamento de Educação de Sichuan e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti).

Durante a cerimônia, a chefe do Executivo estadual pontuou que a iniciativa dá continuidade à cooperação educacional entre as duas regiões e busca o desenvolvimento dos estudantes pernambucanos e chineses. “Esse programa é um passo concreto na construção de novos diálogos entre Pernambuco e a China. Queremos oferecer aos nossos jovens a oportunidade de expandir os estudos, conhecer novas culturas e trazer de volta conhecimento que ajude a transformar o nosso Estado. Ainda em 2024, recebemos uma comitiva do Governo da Província de Sichuan e de lá para cá, fortalecemos essa importante parceria que hoje se concretiza para beneficiar os universitários pernambucanos com essa troca de experiências”, ressaltou Raquel Lyra.

A iniciativa, que tem o objetivo de estabelecer a cooperação entre Pernambuco e a China, prevê o envio anual de 30 universitários pernambucanos para um período de estudos e imersão cultural em universidades chinesas. O edital está em fase final de elaboração pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), que irá detalhar os critérios e o processo de seleção para ser divulgado em novembro.

O Departamento de Educação e Universidades da Província de Sichuan é uma autoridade educacional de nível provincial sob o Governo Popular Provincial de Sichuan, que é responsável por supervisionar o sistema educacional da província e também a Universidade de Sichuan (SCU). A agenda ainda incluiu um encontro da governadora Raquel Lyra com representantes do governo de Sichuan e de universidades.

*MISSÃO* – Liderada pela governadora Raquel Lyra, a comitiva pernambucana segue na China até 22 de outubro, cumprindo compromissos voltados à cooperação econômica, inovação tecnológica e captação de investimentos em energia e mobilidade para o Estado. A partir do dia 22, a comitiva parte para a Dinamarca, onde participa de reuniões em Copenhague e Sønderborg com grandes empresas do setor logístico, como a APM Terminals e a Maersk.

A delegação chinesa que compareceu à agenda foi composta pelo vice-governador Ren Jingdong; o secretário-geral do Governo Provincial, Hu Yuankun; o secretário-geral adjunto do Governo Provincial e diretor do Gabinete Geral, Wang Jianjun; a diretora-geral do Escritório Provincial de Relações Exteriores, Zhang Tao; o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia, Lu Songming; o diretor-geral do Departamento de Comércio, Hui Zhaoxu; e o vice-secretário do Comitê de Trabalho de Educação do Comitê Provincial do PCCh, Zhang Lantao.

Na comitiva pernambucana, estiveram presentes os secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), além das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).

URB promoverá, na próxima quarta (22), reunião sobre a ‘Lei da Publicidade’

A Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente de Caruaru (URB) promoverá, na próxima quarta (22), a partir das 10h, no auditório da Escola de Governo, uma reunião sobre a Lei 6.750, 13 de setembro de 2021, popularmente conhecida como ‘Lei da Publicidade’. O encontro servirá para o esclarecimento de dúvidas e para reforçar a divulgação de informações importantes para empresas que trabalham nesta área.

Em vigor desde 2021, a ‘Lei da Publicidade’ estipulou uma prazo de dois anos para que as empresas se adequassem à determinação. E, desde então, a URB tem orientado às orientado sobre a necessidade de cumprimento da legislação. O presidente da URB, Francisco Batista, destaca que esta é mais uma reunião de diálogo e esclarecimento, para que as empresas possam se adequar.

“O principal objetivo é conscientizar as empresas sobre a necessidade de termos uma cidade menos poluída visualmente. E que isso contribua com a paisagem urbanística da nossa cidade. Na ocasião, serão apresentados, inclusive, exemplos de cidades que adotam esta medida há muitos anos – nas quais o resultado é surpreendente”, destaca o gestor.

Durante a reunião, será divulgado, inclusive, um prazo para que as empresas se adequem a esta lei. O encontro contará com a participação da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (SindLoja) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caruaru (CDL).

A Escola de Governo da Prefeitura de Caruaru funciona na Rua Silvino Macêdo, 71, no bairro Maurício de Nassau.

Parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caruaru promove colheita solidária pelo Dia Mundial da Alimentação Saudável

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Gerência de Assistência Técnica e Extensão Rural, realizou, na quinta-feira (16), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a primeira colheita da horta biofortificada implantada na sede do sindicato, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação Saudável.

A ação reforça o compromisso com a segurança alimentar, o incentivo à agricultura urbana e a valorização da agricultura familiar. Todos os alimentos colhidos foram doados a instituições de assistências sociais do município, como o Centro de Formação Popular Irmã Werburga e a Casa dos Pobres de Caruaru.

O projeto da horta biofortificada resulta da parceria entre poder público e sociedade civil, com foco em práticas agroecológicas e no cultivo de alimentos ricos em ferro, zinco e vitamina A.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, a iniciativa simboliza união e solidariedade. “Essa colheita representa muito mais do que a produção de alimentos. É o resultado de um esforço coletivo para levar comida saudável a quem mais precisa”.

Já o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural, Maciel Tavares, destacou o caráter educativo do projeto. “A horta mostra que é possível produzir de forma sustentável em espaços urbanos e despertar o interesse das pessoas pela alimentação saudável”.

Sábado (18) é Dia D para atualização da caderneta de vacinação em Garanhuns

Brasília – Alunas do Centro de Ensino Fundamental 25, em Ceilândia, são vacinadas contra o papiloma vírus humano – HPV (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Neste sábado (18), a Secretaria de Saúde de Garanhuns promoverá o Dia D da Multivacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município, além dos parques Euclides Dourado e Luiz Carlos de Oliveira, estarão de portas abertas das 8h às 16h, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças de 0 a 14 anos. Os documentos necessários são o RG e CPF e a caderneta de vacinação.

Além de completar os esquemas de vacinação contra doenças como hepatite, meningite, influenza e HPV, a mobilização é essencial para resgatar crianças que não se vacinaram, evitando o retorno de doenças evitáveis com a vacina. No caso da HPV, além de estar disponível para o público regular, de 9 a 14 anos, jovens de 15 a 19 anos também poderão se vacinar.

“O Dia D é uma mobilização nacional pela vacinação e proteção das nossas crianças e adolescentes. Todos os postos de saúde de Garanhuns estarão abertos, com mais dois pontos de vacinação nos Parques Luiz Carlos de Oliveira e Euclides Dourado, para que a população possa vacinar suas crianças e proteger suas famílias”, diz a coordenadora municipal de Imunização, Hélen Pessoa.

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

O Ministério dos Transportes divulgou os requisitos para instrutor autônomo de trânsito. Esses profissionais poderão oferecer serviço de aulas práticas de direção sem vínculo com uma autoescola.

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que estão em fase de consulta pública até 2 de novembro.

Curso

Para se tornar um instrutor, é preciso realizar um curso específico. Essa capacitação incluirá aulas com foco no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, no conhecimento técnico das leis de trânsito e na condução responsável. Haverá uma prova de avaliação, e os aprovados irão receber certificado de conclusão.

O instrutor autônomo deve estar apto a garantir que o aluno observe as normas de mobilidade urbana, condições de segurança, reforçar os conceitos abordados nas aulas teóricas durante a prática, monitorar seu comportamento e oferecer feedback construtivo sobre o desempenho.

Autorização

Depois de realizar o curso de formação, o instrutor deverá receber autorização do Detran para exercer a atividade.

A partir daí, o nome será registrado no Ministério dos Transportes, que manterá uma lista dos instrutores habilitados.

Veículo

O veículo (carro ou moto) usado nas aulas poderá ser do aluno ou do instrutor e deverá cumprir as condições de segurança previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como estar dentro do limite de anos de fabricação permitido para a frota.

É necessário ter uma identificação (como um adesivo, por exemplo) de que o veículo é de ensino.

As aulas ministradas pelo instrutor devem ser informadas ao Detran da região.

Contratação

O modelo permite diferentes opções de contratação para os instrutores.

Aqueles que atuam hoje junto à uma autoescola poderão seguir as atividades e, paralelamente, trabalhar de maneira autônoma.

Os profissionais serão fiscalizados pelo Detran. Durantes as aulas práticas, devem portar CNH, Credencial de Instrutor ou crachá fornecido pelo órgão competente; Licença de Aprendizagem Veicular e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

A Carteira de Identificação Profissional de instrutor autônomo será disponibilizada, de forma gratuita, no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desde que o profissional tenha cumprido todos os requisitos necessários.

Novas regras para a CNH

A proposta do governo federal de mudar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que desobriga o candidato de frequentar aulas em autoescola e cria a figura do instrutor autônomo, visa modernizar o processo e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio).

O governo estima que o custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em 80%.

Os exames teórico e prático continuarão obrigatórios para a emissão da CNH.

Alepe aprova Lei de combate à falsificação de bebidas alcóolicas e se torna a primeira do País a legislar sobre o tema

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou nessa quarta-feira (15/10) no plenário, em duas discussões, o Projeto de Lei que reúne um conjunto de medidas para combater a falsificação de bebidas alcoólicas. O substitutivo aprovado por unanimidade reúne propostas apresentadas por oito deputados. Por se tratar de temáticas em comum, o deputado Diogo Moraes (PSDB), designado para a relatoria, apresentou um texto substitutivo unificando todas as propostas. O PL segue, ainda hoje, para sanção da governadora em exercício Priscila Krause.

Para o presidente da Alepe”, Álvaro Porto (PSDB), “a Assembleia mostrou agilidade, se mobilizou e mostrou coesão para discutir e aprovar este projeto que combate o uso de metanol em bebidas, evitando novas tragédias, protegendo a saúde e a vida dos consumidores”.

“A aprovação desse projeto fará com que haja medidas mais restritivas ao consumo de bebidas adulteradas em Pernambuco. As fiscalizações serão mais rígidas, as notificações da Polícia Civil mais rápidas e haverá uma maior proteção dos comerciantes através da requisição das notas fiscais sobre a origem dos produtos nacionais e importados. Tudo foi feito para termos uma legislação eficaz que proteja os consumidores”, destacou o deputado Diogo Moraes.

O texto aprovado em plenário define critérios claros para a rastreabilidade das bebidas, determina a obrigatoriedade de laudos laboratoriais que atestem a ausência de substâncias perigosas e impõe obrigações para produtores e comerciantes.

Entre as proibições, destacam-se a adição de metanol na produção artesanal ou industrial e a comercialização de bebidas sem nota fiscal, com lacres violados ou armazenados de forma inadequada.

Além da fiscalização preventiva, a Lei também fortalece o atendimento em saúde. Estabelecimentos públicos e privados serão obrigados a notificar, em até 24 horas, os casos de intoxicação por metanol à Secretaria Estadual de Saúde e à Polícia Civil. O projeto ainda orienta o Poder Executivo a garantir antídotos e criar protocolos clínicos específicos.

O presidente da Comissão de Justiça da Alepe, deputado Alberto Feitosa (PL), falou sobre a importância da aprovação do projeto para o Estado. “Seremos o primeiro Estado da Federação a ter uma lei que regulamenta e pune quem adulterar bebidas com metanol ou outras substâncias que possam levar as pessoas a terem problemas de saúde ou vir a óbito”.

A nova legislação também mexe no Código de Defesa do Consumidor do Estado, reforçando a responsabilização dos fabricantes e distribuidores por danos causados ao consumidor em razão de adulteração ou contaminação das bebidas alcoólicas. Segundo o deputado João Paulo Costa (PCdoB), a aprovação do projeto visa garantir leis mais rigorosas e proteger a saúde dos pernambucanos. “Nosso trabalho é defender o consumidor e evitar que produtos ilegais coloquem vidas em risco”, destacou.

Na avaliação do deputado Luciano Duque (Solidariedade), o projeto aprovado na Alepe é uma medida de proteção à vida. “A gente sabe que a venda de bebidas adulteradas tem causado mortes e sérios problemas de saúde. O que estamos propondo é simples e justo: que o comércio só venda produtos de origem comprovada, com nota fiscal. Quem trabalha direito não tem o que temer. A meta é acabar com o comércio clandestino”, afirmou.

Segundo o deputado Antonio Coelho (União), a aprovação do projeto que visa combater o uso indevido do etanol de forma abrangente mostra que a Alepe está atenta e comprometida com a proteção dos consumidores. “Nosso mandato teve papel ativo nessa construção, que vai garantir mais fiscalização, rastreabilidade e responsabilidade para toda a cadeia produtiva. É uma vitória do bom senso, da segurança e do cidadão pernambucano”.

Cotas raciais

Ainda na sessão plenária desta quarta-feira foi aprovado, em segundo discussão, um Projeto de Lei que determina que os concursos públicos de Pernambuco sejam obrigados a disponibilizar uma reserva de 30% para cotas raciais. O texto prevê os percentuais de 25% para pretos e pardos, 3% para indígenas e 2% para quilombolas. A versão aprovada é de autoria da deputada Dani Portela (PSol) em conjunto com Rosa Amorim (PT) e o deputado João Paulo Costa (PCdoB). O PL seguirá, agora, para sanção do Poder Executivo e valerá de imediato para os concursos e, no prazo de 120 dias, para processos seletivos simplificados. A medida é válida para as administrações direta e indireta, incluindo empresas públicas.

“Não é possível que um Estado que se orgulha de sua história libertária ainda mantenha estruturas públicas tão brancas. Pretos e pardos representam a maioria da população e são minoria absoluta nas vagas públicas. A cada edital publicado sem cotas, o Estado reforça essa exclusão e aprofunda as desigualdades”, disse Dani Portela.

Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), com a aprovação do projeto, a Alepe reforça direitos, garantindo espaço para negros, indígenas e quilombolas, e se alinha ao sentimentos de inclusão e justiça social assimilados e cobrados pela sociedade. “A Alepe fez o seu papel, inclusive contribuindo para que o governo do estado não tenha que suspender e refazer certames públicos”, ressaltou.

“A aprovação desse Projeto de Lei é uma vitória histórica para Pernambuco. Agora vamos poder prosseguir com um projeto mais robusto e que significa um avanço enorme na luta por igualdade racial aqui no Estado”, comemorou Rosa Amorim.

Único parlamentar a se abster na votação, o deputado Renato Antunes (PL) argumentou ser contrário à política de cotas raciais sem que haja metas ou prazos definidos. “Não se tem política social ad aeternum. Temos que oferecer condições para que, aquele que recebe o benefício, tenha dignidade um dia, e que a gente não precise mais das cotas”, externou. O deputado defendeu que as políticas públicas tenham foco na vulnerabilidade socioeconômica, e não na questão racial.

2º Festival de Inovação e Negócios de Garanhuns promete movimentar a cidade com mais ativações, palcos simultâneos e público de 2.500 pessoas

No dia 1º de novembro, o Centro Cultural Sesc Garanhuns será palco da nova edição do Festival de Inovação e Negócios (FING), que se consolida no calendário dos eventos de inovação e empreendedorismo do Agreste pernambucano. Com programação gratuita, o FING 2025 chega ampliado: mais ativações, novos palcos simultâneos e uma curadoria ainda mais diversa para quem busca conhecimento, conexões e experiências transformadoras. O evento é uma realização da Comunidade Sete Colinas, Sebrae/PE e Sesc Garanhuns.

Serão mais de 40 palestrantes e painelistas debatendo temas como empreendedorismo, tecnologia, inovação e economia criativa. A expectativa é reunir 2.500 participantes, superando os números da edição anterior.

Entre os nomes confirmados estão Heraldo Ourem (Diretor de Inovação e Competitividade Empresarial do Porto Digital), Armando Costa (sócio-diretor da Ferreira Costa), Teresa Maciel (Secretária Executiva de Estratégia de CT&I da SECTI-PE), Kleber Araújo (Diretor de Inovação do IMIP), além de talentos criativos como o artista garanhuense Pedro Vinicio.

O público poderá vivenciar experiências imersivas em realidade virtual e aumentada, visitar a exposição de startups e empresas parceiras com soluções inovadoras, e participar de ambientes de networking qualificado, que favorecem a aproximação entre empreendedores, investidores e empresas. Além disso, o evento também contará com espaço gamer com PCs Gamers, Nintendos Switchs, Fliperama e Campeonato de CS2 2×2 com premiação, narrado por Bruno Cobaia (narrador profissional de eSports), que também fará uma palestra sobre o mercado dos jogos.

Segundo a organização, o crescimento do FING reflete o fortalecimento do ecossistema de inovação da região. “Se no ano passado já mostramos a força do Agreste como território criativo e inovador, este ano trazemos ainda mais ativações e oportunidades para quem quer se conectar ao futuro dos negócios”, destaca José Augusto Branco, líder da Comunidade Sete Colinas, grupo responsável pela realização do evento.

A gerente do Sebrae no Agreste Meridional, Amanda Ferreira, ressalta a importância do festival para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo no Agreste. “Estar presente em mais uma edição do FING reforça nosso compromisso em apoiar os pequenos negócios e promover conexões que impulsionam o desenvolvimento econômico da região”, comenta.

“O FING reafirma o Centro Cultural Sesc Garanhuns como um ambiente de conexões, conhecimento e estímulo à criatividade. É uma alegria ver o nosso espaço se transformar em um ponto de encontro entre cultura, tecnologia e novos negócios. Acreditamos que iniciativas como essa fortalecem o território, impulsionam vocações locais e ampliam as possibilidades de desenvolvimento para a região”, acrescenta Eduardo Espinhara, gerente do Centro Cultural Sesc Garanhuns.

Aberto ao público, o FING 2025 se posiciona como um espaço de inovação, inspiração e conexões estratégicas, consolidando Garanhuns como protagonista na cena empreendedora e tecnológica de Pernambuco.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site: https://fing.net.br e no Instagram oficial do evento: http://instagram.com/fing.festival.

Moraes autoriza investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

Brasília (DF), 31/08/2023 - Movimentação no prédio sede da Polícia Federal, que ouve Bolsonaro e mais sete envolvidos no caso da venda de joias. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (16) a reabertura do inquérito da Polícia Federal que investigou o ex-presidente Jair Bolsonaro pela suposta interferência na corporação.

Moraes atendeu ao pedido feito ontem pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Em março de 2022, durante o governo do ex-presidente, a PF concluiu que não houve ingerência política e pediu o arquivamento do caso.

A questão começou a ser investigada após Sérgio Moro pedir demissão do cargo de ministro da Justiça e insinuar interferência na PF por meio da troca do então diretor-geral Maurício Valeixo, indicado por ele.

Gonet citou que Bolsonaro enviou uma mensagem no dia 22 de abril de 2020 a Moro e confirmou que Valeixo seria demitido. No dia seguinte, o ex-presidente compartilhou uma notícia sobre investigações da PF contra deputados que o apoiavam.

Dessa forma, no entendimento do procurador, é necessário apurar se houve “efetivamente” interferências na PF.

Conforme o pedido da PGR, a PF deverá checar a ligação da suposta interferência com as investigações sobre a Abin Paralela, propagação de desinformação e uso da estrutura do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) na trama golpista.