Em Caruaru, governadora Raquel Lyra anuncia mais de R$ 9 milhões em investimentos estaduais para a construção da nova Feira do Gado e pavimentação de ruas

Dando continuidade à agenda desta quinta-feira (9) em Caruaru, no Agreste do Estado, a governadora Raquel Lyra anunciou importantes obras para a cidade, como investimentos superiores a R$ 9 milhões voltados à infraestrutura e ao desenvolvimento econômico da região. Na ocasião, foi anunciada a construção da nova Feira do Gado da cidade, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que vai receber um aporte de R$ 8,6 milhões somente do Estado. A gestora autorizou, ainda, a execução de serviços de pavimentação de vias no bairro Indianópolis, com recursos da ordem de R$ 659,5 mil.

“Hoje autorizamos o início das obras da nova Feira do Gado de Caruaru, uma homenagem a todos os que sempre trabalharam nesse ramo, independentemente das condições de estrutura que lhes eram oferecidas. Mas agora estamos conseguindo fazer isso por meio de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Caruaru. Um investimento milionário da gestão estadual em um local onde será possível comercializar bovinos, caprinos, animais de pequeno e grande porte, para permitir que algo tão forte da nossa cultura siga mudando a vida de gerações”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Para a nova Feira do Gado da cidade, serão investidos R$ 10,6 milhões, sendo R$ 8,6 milhões aplicados via Adepe e R$ 2,2 milhões pela Prefeitura de Caruaru, que será responsável pelos serviços de terraplenagem do terreno. O equipamento ocupará uma área com cerca de 42 mil m² às margens da BR-104, no bairro Cidade Alta, ao lado da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca). A previsão é que a obra seja concluída até maio de 2026.

De acordo com a diretora-presidente da Adepe, Ana Luiza Ferreira, o projeto da feira conta com 104 currais para animais de grande porte, 60 currais para pequeno porte, espaço para criadores, além de blocos administrativos, banheiros, restaurantes, pequenos comércios e estacionamento com capacidade para 40 carros e 90 caminhões. “A nova feira contará com espaços diferenciados por tipo e porte de animal, um equipamento moderno e estruturado. Esse projeto integra o Programa de Suporte aos Municípios, executado pela Adepe, que desde 2023 vem atuando junto às prefeituras para promover o desenvolvimento e o fortalecimento da economia local”, disse Ana Luiza Ferreira.

Os investimentos na Feira do Gado se somam a outras ações da Adepe no município. Em 2024, a agência destinou R$ 565 mil para a aquisição de 232 freezers no Mercado Público da Carne, com a geração de mais de 700 empregos diretos e indiretos. Além disso, estão em andamento obras de pavimentação e drenagem no Distrito Industrial de Caruaru, com investimento de R$ 9 milhões, voltadas à melhoria da infraestrutura para empresas locais.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, destacou que a liberação do terreno após os serviços iniciais será feita já no próximo mês. “O que cabe a nós, estamos fazendo, a terraplenagem, deixando o terreno pronto. A partir do mês que vem, já está liberado para a obra da Feira do Gado ser iniciada”, contou.

“O Governo de Pernambuco dá dignidade às pessoas. São muitos investimentos feitos de fato, se preocupando com as mais diversas áreas, trazendo melhorias para os pernambucanos”, pontuou o deputado estadual Joãozinho Tenório.

*PAVIMENTAÇÃO* – Durante a solenidade, também foi assinada ordem de serviço para pavimentação de ruas em piso intertravado, construção de calçadas e implantação de sinalização. As intervenções têm o objetivo de facilitar o deslocamento, melhorar a infraestrutura urbana e garantir condições adequadas de trafegabilidade para veículos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. As obras serão realizadas na Rua 20 e na Rua João Francisco de Moura, em Indianópolis, totalizando uma extensão de 541,96 metros.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, as obras integram o conjunto de intervenções do Parque Janelas para o Rio de Caruaru e reforçam o compromisso da gestão estadual em dar mais qualidade de vida à população. “Isso demonstra o cuidado da gestão com a vida das pessoas que vão utilizar a obra”, contou Simone.

Pela manhã, a governadora Raquel Lyra visitou a obra da creche que está sendo construída pelo Governo do Estado no bairro de Xique-Xique, com investimento de R$ 4,6 milhões. Acompanharam a agenda o secretário Gilson Monteiro (Educação); o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira; os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas), Pité (Quipapá) e Beto do Sargento (Belém de Maria); entre outras autoridades e lideranças políticas.

Juntos pela Educação: governadora Raquel Lyra vistoria obra de creche no bairro de Xique-Xique, em Caruaru

A governadora Raquel Lyra vistoriou, na manhã desta quinta-feira (9), as obras do Centro de Educação Infantil (CEI) que está sendo construído pelo Estado no bairro Xique-Xique, em Caruaru, no Agreste, e conta com um investimento da ordem de R$ 4,6 milhões. A implantação de creches em todas as regiões de Pernambuco, por meio do programa Juntos pela Educação, está sendo conduzida pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).

“A construção desta creche é uma prova concreta de que o projeto de criação de 60 mil novas vagas na educação infantil está se tornando realidade. Ao todo, serão 250 unidades como esta espalhadas por todo o Estado. Apenas em Caruaru, quatro estão sendo erguidas. Cada criança na escola corresponde a uma mãe mais tranquila, podendo trabalhar, cuidar dos seus afazeres e proporcionar mais qualidade de vida à sua família. E o nosso plano é inaugurar o primeiro bloco de CEIs ainda em dezembro deste ano”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Em Caruaru, além da creche no bairro Xique-Xique, estão sendo implantadas unidades nos bairros Rendeiras, Salgado e Vila Cipó, como contou o secretário de Educação, Gilson Monteiro. “A construção de creches é muito importante, ainda mais quando o Governo do Estado entende a necessidade da gente cuidar da primeira infância. Estamos fazendo 250 creches para serem entregues em todo o Estado, pois sabemos que quando a gente cuida da base, temos um futuro melhor”, disse.

O diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira, afirmou que a expectativa do governo é entregar a obra do Xique-Xique em tempo recorde. “Hoje a obra corre em ritmo acelerado, para que possamos entregar essa creche à população no menor prazo possível. A Cehab, no seu papel enquanto executor, busca entregar uma obra com qualidade, sabendo da necessidade da população, e da importância para toda a comunidade”, pontuou.

De acordo com o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, a contribuição do Governo do Estado com a primeira infância é importante para as famílias de todo Pernambuco. “O apoio do Governo do Estado é fundamental para que a gente continue avançando. É muito importante ver a governadora Raquel Lyra cumprindo o compromisso que assumiu, não só em Caruaru, mas em todo o Estado, de avançar na educação, cuidar da infraestrutura e, acima de tudo, cuidar das pessoas”, afirmou Pinheiro, ao lado da vice-prefeita da cidade, Dayse Silva.

Os novos CEIs vão contar com espaços acessíveis e modernos, projetados para oferecer a melhor estrutura de aprendizado às crianças desde os seus primeiros anos de vida. Cada unidade terá salas de aula, além de áreas administrativa, educacional, de serviço e lazer, todas interligadas por um grande pátio central que servirá também como refeitório. As unidades atenderão até 330 crianças com idade de 4 meses a 5 anos e 11 meses, em regime de tempo integral e meio período.

*JUNTOS PELA EDUCAÇÃO* – Os investimentos nas creches, compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra, estão dentro do Juntos pela Educação. Das unidades anunciadas pelo Governo de Pernambuco, já são 192 com licitações em curso, sendo 89 com processo licitatório em curso e 103 com contrato em execução (em fase de projeto ou de obras), com um investimento superior a R$ 1,1 bilhão. A meta do Executivo estadual é criar 60 mil novas vagas para a educação infantil em todo o Estado.

Acompanharam a vistoria a secretária Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação); os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas) e Beto do Sargento (Belém de Maria); entre outras autoridades e lideranças políticas da região.

São Caetano inaugura unidade do CAMPI e amplia atendimento a pessoas com TEA

Inauguração marca avanço nas políticas de atenção às pessoas com autismo e apoio às famílias no interior pernambucano.

Nesta sexta-feira (10), acontece na cidade de São Caetano a inauguração de uma unidade do *Centro de Atendimento Multidisciplinar e Pedagógico Inclusivo (CAMPI).* A cerimônia está marcada para as 16h, na Rua Gercino Malagueta Pontes.

O CAMPI é uma iniciativa pioneira que oferece atendimento especializado e multidisciplinar a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também dá suporte às suas famílias. O Centro conta com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas, como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, entre outras.

De acordo com o CEO da empresa e fundador do projeto, Humberto Silva Baccin, a unidade em São Caetano será um marco para a cidade.

_“Será um divisor de águas. A cidade terá um centro de atendimento para crianças e adultos autistas, com todas as especialidades necessárias para o melhor atendimento”,_ destacou.

Humberto também falou sobre o trabalho do CAMPI em todo o país, que já possui uma unidade em Caruaru.

_“O CAMPI vem atuando no Brasil desde 2016. Hoje estamos em Caruaru e expandindo pelo Nordeste do Brasil. Realizamos em média 28 mil atendimentos por mês em todo o país. Estamos consolidando também o atendimento em saúde mental, levando para municípios distantes — onde não há oferta de profissionais — o suporte por meio da telemedicina na área da saúde mental”,_ finalizou.

Em *Caruaru,* já existe uma unidade do Centro Multidisciplinar, sob direção de Franciele Moreira, que tem feito a diferença para crianças, adultos autistas e suas famílias.

_“O CAMPI tem transformado vidas em Caruaru. Nosso trabalho é garantir que cada criança e cada família tenham acesso ao cuidado e ao acompanhamento que merecem. Ver o projeto chegar agora a São Caetano é motivo de alegria, pois representa mais inclusão, mais acolhimento e mais oportunidades para tantas pessoas que precisam desse suporte especializado”,_ afirmou Franciele.

Só no primeiro semestre de 2025, foram realizados mais de 32 mil atendimentos, beneficiando 750 estudantes em Caruaru

Serviço:

📍 Inauguração do CAMPI – São Caetano

📅 Data: 10/10/2025

📍 Local: Rua Gercino Malagueta Pontes – São Caetano

🕓 Horário: 16h

São Caetano inaugura unidade do CAMPI e amplia atendimento a pessoas com TEA

Inauguração marca avanço nas políticas de atenção às pessoas com autismo e apoio às famílias no interior pernambucano.

Nesta sexta-feira (10), acontece na cidade de São Caetano a inauguração de uma unidade do *Centro de Atendimento Multidisciplinar e Pedagógico Inclusivo (CAMPI).* A cerimônia está marcada para as 16h, na Rua Gercino Malagueta Pontes.

O CAMPI é uma iniciativa pioneira que oferece atendimento especializado e multidisciplinar a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também dá suporte às suas famílias. O Centro conta com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas, como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neurologia, psiquiatria, entre outras.

De acordo com o CEO da empresa e fundador do projeto, Humberto Silva Baccin, a unidade em São Caetano será um marco para a cidade.

_“Será um divisor de águas. A cidade terá um centro de atendimento para crianças e adultos autistas, com todas as especialidades necessárias para o melhor atendimento”,_ destacou.

Humberto também falou sobre o trabalho do CAMPI em todo o país, que já possui uma unidade em Caruaru.

_“O CAMPI vem atuando no Brasil desde 2016. Hoje estamos em Caruaru e expandindo pelo Nordeste do Brasil. Realizamos em média 28 mil atendimentos por mês em todo o país. Estamos consolidando também o atendimento em saúde mental, levando para municípios distantes — onde não há oferta de profissionais — o suporte por meio da telemedicina na área da saúde mental”,_ finalizou.

Em *Caruaru,* já existe uma unidade do Centro Multidisciplinar, sob direção de Franciele Moreira, que tem feito a diferença para crianças, adultos autistas e suas famílias.

_“O CAMPI tem transformado vidas em Caruaru. Nosso trabalho é garantir que cada criança e cada família tenham acesso ao cuidado e ao acompanhamento que merecem. Ver o projeto chegar agora a São Caetano é motivo de alegria, pois representa mais inclusão, mais acolhimento e mais oportunidades para tantas pessoas que precisam desse suporte especializado”,_ afirmou Franciele.

Só no primeiro semestre de 2025, foram realizados mais de 32 mil atendimentos, beneficiando 750 estudantes em Caruaru

Serviço:

📍 Inauguração do CAMPI – São Caetano

📅 Data: 10/10/2025

📍 Local: Rua Gercino Malagueta Pontes – São Caetano

🕓 Horário: 16h

Pilotos e dirigentes do automobilismo nacional fazem visita ao autódromo de Caruaru e elogiam projeto

O prefeito Rodrigo Pinheiro recebeu, na tarde desta quarta-feira (8), na sede da Prefeitura Municipal, representantes da Federação Pernambucana de Automobilismo (FPEA), Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Associação Brasileira de Pilotos (ABPA) e Confederação Brasileira de Motovelocidade (CBM), além de pilotos e ex-pilotos.

Durante a reunião, o prefeito Rodrigo Pinheiro e o Secretário de Projetos Estratégicos de Caruaru (SEPE), Pedro Augusto, apresentaram detalhes do projeto de requalificação do autódromo internacional Ayrton Senna e receberam elogios dos pilotos e dirigentes presentes, que saíram felizes do encontro. Após a reunião, a comitiva junto com o prefeito, secretários e vereadores seguiram em direção ao autódromo, para uma visita técnica ao equipamento.

Estiveram presentes Roberto Araújo (Presidente da FPEA/CBA), Carlos Texeira (Vice Presidente da FPEA/CBA), o ex-piloto e ex-dirigente Zeca Monteiro, o piloto Beto Monteiro (Associação Brasileira de Pilotos e representante da comissão de pilotos da FIA), além dos pilotos Sérgio Ramalho, Fernando Baiano, Ricardo Heráclito, Arthur Guilherme, Manoel Medeiros, e o piloto de motovelocidade Thiago Fonseca.

De Caruaru, participaram do encontro, além do Prefeito Rodrigo Pinheiro e do Secretário Pedro augusto, o secretário de Governo e Relações Institucionais,
Gilvan Calado, o Procurador Geral Dimitri Bezerra, o Secretário de Articulação Política, Anderson Luiz, o Secretário Executivo de Esportes, Adson Leonel, o Secretário de Serviços Públicos, Vital Florêncio, o Secretário de Comunicação, Thiago Azevedo, e o representante da Secretaria de Projetos Estratégicos do Governo de Pernambuco,
Dário Carlos, além do vereador e presidente da Câmara Municipal de Caruaru, Bruno Lambreta e do vereador Cabo Cardoso.

Para o Prefeito Rodrigo Pinheiro, foi um dia importante para Caruaru receber os representantes do automobilismo nacional e regional e receber a validação do projeto dos que fazem o segundo esporte mais popular do mundo. “Hoje foi mais um marco na história do automobilismo. Recebemos dirigentes, pilotos e ex-pilotos, nesse momento importante para Caruaru. Apresentamos o andamento do projeto, que está sendo construído à várias mãos, em parceria com o Governo do Estado”, ressaltou.

O secretário Pedro Augusto apresentou detalhes do projeto, documentações, levantamento da área, escopo do projeto arquitetônico e levantamento topográfico e ambiental, por exemplo, além de detalhes do acesso viário e projeto da adutora para distribuição de água e subestação para eletricidade. “Quero agradecer a presença de todos os representantes do automobilismo e dizer que estamos trabalhando para entregar um equipamento multiuso moderno e completo. Quero agradecer o empenho do Prefeito Rodrigo Pinheiro e destacar também o empenho de todos que fazem o Governo do Estado”, ressaltou Pedro Augusto.

Representando a Associação Brasileira de Pilotos, Beto Monteiro, que foi quatro vezes campeão brasileiro de Fórmula Truck e Campeão Brasileiro de Kart elogiou o projeto. “Como piloto pernambucano, e criado esportivamente em Caruaru, estou muito feliz. Aqui representando os pilotos de todo o Brasil quero parabenizar o projeto, muito cobrado pelas equipes, categorias e patrocinadores, pois todos querem o autódromo de Caruaru, e o projeto está ficando lindíssimo. Quero dizer que o automobilismo está à disposição para o que precisar”, disse Monteiro.

O ex-piloto Zeca Monteiro rasgou elogios ao prefeito Rodrigo Pinheiro. “É uma felicidade pra gente voltar a ter Caruaru como protagonista nacional e internacional no automobilismo. Obrigado prefeito Rodrigo Pinheiro pelo seu empenho e pela homenagem”, disse Zeca Monteiro, que recebeu em primeira mão a notícia do prefeito Rodrigo Pinheiro da homenagem que seu nome receberá na torre de controle, deixando-o emocionado.

Já o Presidente da FPAE/CBA, Roberto Araújo, parabenizou o prefeito e o secretário e se colocou àdisposição. “Quero aqui agradecer o prefeito Rodrigo Pinheiro e o secretário Pedro Augusto pelo empenho para que tudo dê certo no autódromo. Coloco a federação à disposição para o que precisar”, finalizou.

Caruaru Shopping realiza Encontro de Príncipes e Princesas

O Caruaru Shopping vai se transformar em um verdadeiro castelo encantado no dia 11 de outubro, das 16h às 18h, com o Encontro de Príncipes e Princesas. A Nova Praça de Eventos será o cenário de uma tarde mágica, repleta de fantasia, interação e diversão.

Durante o evento, as crianças poderão participar de um desfile, assistir a apresentações teatrais e, para finalizar com um toque especial, dançar uma grande valsa real. Será uma experiência única, capaz de transportar o público para um verdadeiro conto de fadas.

E para tornar o momento ainda mais inesquecível, haverá uma sessão de fotos com os personagens, permitindo que os pequenos registrem esse encontro mágico ao lado dos seus príncipes e princesas favoritos.

“Convidamos todas as crianças a virem fantasiadas, para viverem intensamente a magia de um dia real e encantado”, disse o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho.

A entrada é gratuita, e a programação é aberta a crianças de todas as idades. “Venha viver essa experiência mágica no Encontro de Príncipes e Princesas!”, concluiu Walace Carvalho.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Dia das Crianças deve aumentar em até 7% as vendas no comércio varejista de Caruaru

Uma data comemorativa afetiva e social, o Dia das Crianças deve aumentar em até 7% as vendas no comércio varejista de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As informações são da CDL Caruaru, que também aponta entre os itens que mais devem ser procurados pelo consumidor roupas, calçados e brinquedos. Já entre a forma de pagamento, a mais usada deve ser o cartão de crédito, seguindo uma tendência habitual.

O presidente da CDL Caruaru, Rossini Batista, destaca as compras de última hora como uma mola propulsora para aquecer ainda mais o segmento, no período que antecede o Dia das Crianças, celebrado em 12/10. “O sábado (11/10) é sempre um dia de intenso movimento no comércio local, quer por costume, quer por falta de tempo dos clientes durante a semana”, detalha.

Cenário Nacional – A data comemorativa deve levar cerca de 70% dos consumidores ao comércio varejista brasileiro, o que deve movimentar 16,7 bilhões no setor. A pesquisa de Intenção de Compras 2025 foi realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

O levantamento indica ainda um gasto médio de R$ 297. Já o principal motivo para a compra, para 32% dos entrevistados, está no prazer em ver as crianças felizes. Outros 22% mantêm o hábito de presentear pessoas queridas. Mais outros 18% consideram a data um gesto importante e outros 18% entendem que a criança merece ser lembrada.

Roupas e calçados lideram a preferência, com 43% das intenções de compra; bonecas e bonecos vêm em seguida, com 36%; bem como pjogos educativos/tabuleiro são a escolha de 26% dos consumidores. Enquanto os brinquedos clássicos como carrinhos/aviões e bolas dividem a preferência com chocolates/doces, todos com 17%.

Em relação às formas de pagamento, o pagamento à vista deve predominar (85%), sendo o PIX a forma mais utilizada (50%). Apesar disso, 40% planejam parcelar suas compras, majoritariamente com o cartão de crédito (34%), com uma média de 5 prestações.

CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, que congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento da cidade de Caruaru e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial local, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista da mais profícua, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.

Procon Caruaru participa de treinamento nacional e reforça ações contra bebidas adulteradas com metanol

O Procon Caruaru participou do Treinamento Nacional de Identificação de Bebidas Falsificadas, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro e pela Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), com o objetivo de capacitar profissionais na identificação de bebidas irregulares e reforçar a proteção à vida e à saúde dos consumidores.

As equipes de fiscalização do Procon e da Vigilância Sanitária de Caruaru estão em campo em ação integrada, verificando a comercialização de bebidas adulteradas nos estabelecimentos da cidade para identificar eventuais irregularidades, especialmente após os eventos recentes envolvendo a utilização de metanol na composição de bebidas, principalmente as destiladas.

Além da fiscalização, o Procon Caruaru também recebe denúncias da população, que são encaminhadas à Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON). O objetivo é unificar os dados em âmbito nacional e, em conjunto com os Procons de todo o Brasil, adotar medidas padronizadas que garantam maior eficácia nas ações de defesa do consumidor, respeitando as particularidades de cada região.

O órgão alerta que o metanol, substância utilizada de forma irregular na fabricação de bebidas alcoólicas, é altamente tóxico e pode causar cegueira, insuficiência respiratória e até a morte quando ingerido.

O Procon orienta os consumidores a:
 • Desconfiar de preços muito abaixo do mercado;
 • Conferir rótulo, lacre e selo fiscal;
 • Evitar bebidas de origem duvidosa;
 • Preferir estabelecimentos de confiança;
 • Exigir nota fiscal e guardar comprovantes de compra.

O Procon Caruaru realiza atendimento presencial mediante agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Silvino Macedo, nº 71, bairro Maurício de Nassau.

Também é possível registrar denúncias pelos canais digitais:
Plataforma Caruaru Digital
Telefone: (81) 3101-0087
WhatsApp: (81) 98384-5909

13ª Conferência Municipal de Saúde de Caruaru reforça o protagonismo social e o compromisso com o fortalecimento do SUS

Foto: Elvis Edson

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quarta-feira (08), a 13ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema central “Caruaru pelo SUS que acolhe, integra e cuida”. O evento ocorreu na Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), no bairro Petrópolis, e contou com a presença do prefeito, de gestores municipais, gestores de saúde da região, profissionais de saúde, representantes da sociedade civil e instituições parceiras.

A conferência marcou mais um importante capítulo na construção coletiva das políticas públicas de saúde do município. O encontro foi um espaço democrático e participativo voltado à formulação do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2026–2029, documento que norteará as ações e estratégias da rede de saúde nos próximos anos.

O processo de mobilização envolveu ampla participação popular, com a realização de pré-conferências temáticas voltadas aos eixos População Negra, Quilombola e de Terreiro; LGBTQIAPN+; Saúde Mental; Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa, além de nove pré-conferências territoriais e 67 locais, que garantiram a escuta ativa dos diversos segmentos da sociedade.

Durante a programação, foi prestada uma homenagem in memoriam à enfermeira Maria de Fátima Silva Ribeiro, ex-servidora municipal falecida em 2023, vítima de leucemia. Formada pela Universidade de Pernambuco (UPE), Maria de Fátima teve uma trajetória marcada pela dedicação à saúde pública, com passagens por diversas unidades municipais e estaduais, deixando um legado de compromisso e humanidade.

A 13ª Conferência Municipal de Saúde consolidou o processo democrático de formulação de políticas públicas, reafirmando o papel do controle social e garantindo que as deliberações aprovadas subsidiem o novo Plano Municipal de Saúde, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a abertura o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, destacou a importância da conferência como instrumento de fortalecimento da gestão e da participação popular.

“Vocês que fazem a Saúde de Caruaru, profissionais, conselheiros e todas as categorias, são os grandes responsáveis por fazer do nosso município uma referência também nessa área. Onde quer que a gente chegue, seja no Estado ou em Brasília, há confiança no trabalho que realizamos. Isso reflete a responsabilidade compartilhada de todos que constroem, diariamente, um SUS forte e eficiente. A conferência é o momento de planejar o futuro, mas também de agradecer a cada um que faz da Saúde de Caruaru um exemplo de resultado e compromisso com as pessoas”, ressaltou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Nadja Farias, reforçou a relevância do encontro para o planejamento das próximas ações da rede municipal.

“A conferência é o espaço máximo de escuta e construção coletiva. Aqui, cada proposta, cada voz e cada ideia contribuem para o fortalecimento de um SUS mais acolhedor e acessível. Esse processo mostra o quanto Caruaru tem avançado com o diálogo entre gestão, profissionais e comunidade, garantindo que as políticas públicas de saúde sejam, de fato, construídas com a participação de todos”, destacou Nadja.

Aprovada a prorrogação dos mandatos da atual diretoria e do conselho fiscal da CDL Caruaru

Foto: Alume Filmes

Os mandatos da atual diretoria e do conselho fiscal da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caruaru serão prorrogados por mais um triênio (2026/2028). A decisão foi tomada pelos diretores e conselheiros em reunião extraordinária realizada na sede da entidade. Com isso, Rossini Batista segue no cargo de presidente da CDL Caruaru até 31 de dezembro de 2028, sendo que o novo ciclo terá início no dia 1º de janeiro de 2026.

A prorrogação dos mandatos acompanha o processo ocorrido na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que validou a manutenção dos atuais diretores e conselheiros, de acordo com a prerrogativa prevista em seu Estatuto Social. “O Estatuto Social da CDL Caruaru também expressa, no § 4º do art. 64, essa possibilidade, sendo automática, por exigência da própria confederação”, explicou Jan Grunberg, assessor jurídico da entidade, que participou da reunião.

Diante da decisão, a assembleia prevista para o dia 13 de outubro, que marcaria a eleição para uma nova diretoria, fica cancelada, uma vez que a decisão pela prorrogação dos mandatos foi aclamada por unanimidade.

Assim, após Rossini Batista manifestar a sua aceitação em permanecer no cargo até o final de 2028, estão mantidas as seguintes composições da diretoria e conselho fiscal da CDL Caruaru:

DIRETORIA
Rossini Batista de Mendonça – Presidente
Fernando Antônio Souto de Oliveira Junior – 1º Vice-presidente
Valdir Carlos L de Carvalho – 2º Vice-presidente
Almir Bezerra Leite – 3º Vice-presidente
Miguel Silveira Duarte – 1º Secretário
Carlos Alberto Pereira da Silva – 2º Secretário
Marcos Antônio Silva – 1º Tesoureiro
Edson Antônio Silva – 2º Tesoureiro
Gustavo da Cunha Melo – Diretor Administrativo
Adjar Soares da Silva – 1º Diretor de Produtos e Serviços
José Rogaciano da Paz – 2º Diretor de Produtos e Serviços
Cláudio Lobo Mendonça – Diretor de Patrimônio
Arão Bezerra Leal – Diretor de Eventos
Francisco Vasconcelos Jordão Filho – Diretor de Marketing
Rogério Antônio C de Almeida – Diretor de Centro Comerciais

CONSELHO FISCAL
Djalma Farias Cintra
Ivan José de Carvalho Galvão
Marcos Luiz Mariano de Lima
José Bezerra Filho
João Batista Viana da Silva
Moacir Latino Pontes